domingo, fevereiro 28, 2010

DESCASO É POUCO

Há mais de 01 ano o MEC doou para a Escola Antonio Ferreira, localizada no Campo da Aviação neste municipio, 10 computadores para instalação de um laboratorio de informática. Tratando-se de uma comunidade carente, a instalação desse laboratório contribuirá substancialmente com o desenvolvimento e a formação, além da inclusão digital dos alunos que ali residem. A demonstração do descaso é que os equipamentos se encontram na Secretaria Municipal de Educação, algum já danificado por goteiras.

quarta-feira, fevereiro 24, 2010

COMO ESTÁ A SUA ESCOLA?

No final do ano de 2009, os profissionais de educação da rede municipal de Capela se mobilizaram, culminando com a greve reivindicando a melhoria na qualidade do ensino ofertado pelo Poder Publico Municipal e a implantação do Piso Nacional de Salarios. Os trabalhadores foram às ruas entoando uma música cuja letra denuncia o estado que se encontravam os estabelecimentos de ensino e a relação com a comunidade. Vejam a letra da mùsica:

"É uma escola muito engraçada
por fora linda, toda pintada
Por dentro dela não existe nada,
pois é mais uma escola maquiada,
e suas salas o que divide
são umas tábuas de madeirite.
Sua merenda dá indigestão
é só biscoito e um sopão.
E quem ensina com muito esmero
é o professor. O seu piso é zero.
Tudo é escola nesse lugar
Um salão velho, um antigo bar
O coroné engana a população
e ao professor é só perseguição.
Por isso eu falo não economizo
coroné pague o nosso piso.
A educação você não leva a sério
Prefeito sua nota é zero"

Com o retorno as aulas, os alunos encontrarão as escolas nas mesmas condições denunciadas pelos professores e o sindicato da classe. Comente neste espaço. Como está a sua escola?

quarta-feira, fevereiro 10, 2010

FERIDAS ABERTAS EM CAPELA/SE.

O Povoado Lagoa Seca a 2 km da sede da cidade, nosso colaboradores encontraram a triste realidade em que vive aquela comunidade. Apesar do prefeito Sukita de ter visitado e desdenhado daquele povo, além de administrar um orçamento de quase 50 milhões de reais não teve a sensibilidade de tratar com dignidade os menos favorecidos ali residentes. Segundo informações colhidas no recente conjunto residencial que leva o nome do avô do alcaide, o cadatramento e distribuição daquelas casas não teve um critério sério, deixando de fora as pessoas que mais necessitavam de uma moradia. A seguir expomos uma série de imagens (fotos tiradas em 10/02/2010) de miséria, incluindo um jovem com um sério problema na pele devido contatos com insetos provenientes da casa de taipa.




Local onde crianças e adultos utilizam como sanitário.



Jovem sofre com doença proveniente da convivência com insetos em sua moradia "casa de taipa".

sábado, fevereiro 06, 2010

NOVO TEMPLO DA ASSEMBLÉIA DE DEUS EM CAPELA/SE



A Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Capela / SE fundada em 04 de novembro de 1951, por ocasião das comemorações do Centenário das Assembléias de Deus no Brasil está reconstruindo um novo templo com acomodações diversas, como: galerias, departamento de Escola Dominical, além de um espaço aconchegante para Prestação de cultos. A igreja situa-se à Rua Floriano Peixoto, no centro da cidade e as obras estão bem adiantadas. Parabenizamos a Comunidade Evangélica da denominação representada pelo seu Pastor Abraão.

EDUCAÇÃO EM SEGUNDO PLANO

A Escola Adelina Matos situada no povoado Igrejinha Povoado a 2 km do centro da cidade, conforme as rachaduras apresentadas, ameaça desabar a qualquer momento. Este modelo de administração do sistema educacional em Capela / SE é vivido em muitos outros povoados, a exemplo do Povoado Cuminho, cujas postagens adiante se encontram. Lamenta-se que o FUNDEB sendo a segunda maior receita do Município, o Governo Municipal não tenha o seu planejamento, nem para mehorar prioridade a rede. Surpreende-se ainda pela pasta ser ocupada por uma ex-Desembargadora com vasto currículo.


segunda-feira, fevereiro 01, 2010

REFLETINDO COM RUY BARBOSA

"Nenhum país salva sua reputação com os abafos, capuzes e mantilhas da corrupção encapotada"
(Ruy Barbosa)