segunda-feira, dezembro 31, 2012

ELEIÇÃO DA CAMARA DE VEREADORES DE CAPELA

O processo para a eleição da Mesa Diretora da Camara de Vereadores de Capela/Se está  mais aquecido que as larvas de um vulcão. Hoje os grupos politicos liderados pelo prefeito eleito Ezequiel Leite e do outro por Sukita, dispuseram suas ultimas fichas.
O grupo liderado por sukita se retiraram da cidade e só retornam no horario da votação. Já a equipe de Ezequiel permanceceu na cidade para conquistar mais votos.
O placar está de 7X6.

quinta-feira, dezembro 27, 2012

SERVIDORES PUBLICOS DE CAPELA EM MANIFESTAÇÃO E PROTESTO

A partir da 8:00hs começou a manifestação dos servidores públicos do municipio de Capela/Se em protesto ao atraso de salários, 13º e férias vencidas. Todos as categorias, inclusive professores estão com os proventos atrasados.
Concentrados na Praça do Amparo, os trabalhadores se preparam para percorrerem as principais ruas da cidade, esclarecendo a população o motivo da manifestação.
Este ano, os alunos já sofreram efeitos causados por uma greve de prefessores que durou quase 60 dias devido oa falta de boa vontade em pagar o piso. 

quarta-feira, dezembro 26, 2012

ENERGISA x SAAE

Por falta de pagamento foi cortado o fornecimento de energia do poço de captação que abastece aos povoados Pedras e Cuminho. Isso implica na falta de água para as duas comunidades.
O SAAE, autarquia municipal, deve não só explicar como resolver o problema.

sábado, dezembro 22, 2012

POSSE DE JOÃO ALVES FILHO

O Diretório Municipal do DEM em Capela/Se convidado para a solenidade de posse e transmissão do cargo de Prefeito do Municipio de Aracaju ao Excelentíssimo Senhor João Alves Filho, Prefeito Eleito, às 18h30min do dia1° de janeiro de 2013 no Auditório do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe.
Parabenizamos o nosso líder Democrata

quinta-feira, dezembro 20, 2012

BOMBA NO RÁDIO. MANDATOS AMEAÇADOS

Se o Ministério Público Eleitoral da Comarca de Capela/Se quizer apurar as denuncias veiculadas através da emissora de rádio FM OURO NEGRO no programa dia-a-dia, apresentado em 19/12 pelo radialista Evanilson, mandatos serão cassados.
Pessoas que participaram do referido programa, tornaram público que a distribuição de lotes de terrenos na Vila Miranda se deu por cumprimento da promessa durante a Campanha Eleitoral àqueles que votassem nos candidatos indicados pelo prefeito Sukita. Nesse caso o candidato a vereador e prefeita. A participante citou os nomes dos indicados.
O Ministério Público não deve desaperceber-se de um fato que se constitui crime eleitoral e que se tornou público. É necessária a apuração!
O artigo 41 A da Lei de anticorrupçao eleitoral prevê que a promessa de favores, empregos, bens, constitui crime eleitoral.

quarta-feira, dezembro 19, 2012



A tempestade
Luiz Ricardo Leite dos Santos

            É o momento que Capela vive. Não sobre os efeitos de fenômenos como o Katrina, um tsunami como o ocorrido no Japão ou sob o poder de um Sandy. Não, estes são eventos naturais, previsíveis e, dependendo do controle dos institutos que estudam o clima, é possível que muitas vidas sejam salvas. Algo semelhante tem aterrorizado a população da nossa cidade, não apenas os servidores municipais, mas toda uma estrutura que depende da arrecadação proporcionada pelo pagamento dos salários ou do fornecimento de materiais e serviços prestados ao executivo. Esse tem sido o cotidiano dos capelenses nos últimos dias do atual governo municipal.
            Pensar nas famílias que precisam pagar suas dívidas para poder adquirir o alimento necessário à sobrevivência de seus entes queridos é muito comovente. Pensar na cidade que “voltava a ser princesa” se tornar um depósito de lixo é trágico. Pensar nas crianças sem merenda nas escolas é revoltante. Como é possível uma perversidade como esta acontecer em pleno século XXI? Isso é política? Isso é socialismo? Acho que não. Muitos desses despolitizados que se intitulam políticos não sabem nem quais os alicerces sob os quais seus partidos carregam suas bandeiras. O partido se tornou apenas um degrau para alguns oportunistas. É uma pena, pois a vaidade é a grande força motriz destes indivíduos. Seres sem a menor sensibilidade. Alguns culpariam Maquiavel por isto, o que é um equívoco. A leitura equivocada de suas obras pode proporcionar tragédias como esta que vivemos, mas essa é uma discussão para outra oportunidade.
            O que nos resta é esperar, pois assim como o povo japonês conseguiu reestruturar-se depois do tsunami, bem como os moradores de Nova Orleans, mesmo sob constante risco, ou, mais recentemente, a destruição ocorrida em Nova Iorque, fazem com que as pessoas arregacem as mangas e continuem suas vidas. Apesar das tragédias, estes são fenômenos naturais que trouxeram algo ruim àquelas localidades. Mas, a nossa dificuldade momentânea revela o elevado grau de maldade que o ser humano pode proporcionar àqueles que estão próximos. Nesse sentido, apesar da tempestade que vivemos, acredito que dias melhores virão.

terça-feira, dezembro 18, 2012

PSB/PMDB DEFINEM CHAPA PARA PRESIDENCIA DA CAMARA

Após a solenidade de diplomação, os vereadores eleitos dp PSB e do PMDB exceto Romildo, se reuniram com o prefeito Sukita para formarem a chapa para compor a Mesa Diretora da Camara de Vereadores para o biênio 2013-14.
Recebemos a informação que o candidato a presidente é o vereador Toninho Arimatéa e o vice-presidente Junior de Correia.
Fui informado ainda que o vereador Lopes colocou seu nome para concorrer ao cargo de vice-presidente mas não foi aceito pelos vereadores dos dois partidos.(PSB/PMDB)

VEREADOES! CADÊ OS PROJETOS?

Em abril de 2011 postamos neste blog comentário sobre as viagens de congressos dos vereadores de Capela/Se, nessa ocasião realizado em Brasilia, conforme foto.
À postagem, o vereador Alexsandro Nascimento comentou que a presença sua e de seus pares em Brasilia, estaria levando projetos aprovados pela Camara de Vereadores, entregues ao Deputado Valadares Filho para contribuir com o desenvolvimento de nosso municipio. Beleza!
Alguma coisa ficou ou está desconexa. Ou não existiram os projetos comentados pelo vereador, ou o Deputado não atendeu aos pedidos dos seus correligionários. A foto ficou de primeiríssima, mas daí não saiu nada para Capela.Desse mato não saiu coelho, como diz o adágio sertanejo.
A única Emenda que beneficia nossa comunidade foi indicação do Deputado Mendonça Prado -DEM, a pedido da vereadora Érica, no valor de R$ 1.200.000,00 (hum milhão e duzentos mil reais) destinado à construção da ponte de Vila Barracas. A maior Emenda já feita por um parlamentar na história de Capela.
Este blog em nome da sociedade capelense, agradece o gesto de grandeza do Deputado Mendonça Prado e da vereadora Érica.

segunda-feira, dezembro 17, 2012

A LUTA PELA PRESIDENCIA DA CAMARA DE VEREADORES

A vereadora eleita Érica (DEM) colocou seu nome para concorrer como candidata a presidencia da Camara de Vereadores de Capela/Se para o biênio 2013-14.
Ela tem afirmado que irá estabelecer um diálogo com todos os pares, buscando um entendimento e o fortalecimento do Legislativo.

PREFEITO E VEREADORES DIPLOMADOS

No dia 18/12 às 9:00hs acontecerá a diplomação dos prefeitos eleitos e dos vereadores dos municipios de Capela e Muribeca.
A solenidade será realizada no auditório do Fórum Francisco Vieira de Andrade Capela/Se, presidida pela juíza da Comarca, Dr Camila Pedrosa.

terça-feira, dezembro 11, 2012

TERRENOS SÃO DOADOS EM CAPELA

O prédio da Prefeitura de Capela/Se hoje ficou lotado de pessoas por ocasião da distribuição e entrega de de terrenos para construção de casas, situados na sede e nos povoados Miranda, Pirunga e Saúde.
Segundo entrevista do prefeito, são 700 terrenos doados, devidamente documentado, às pessoas que não têm moradia. Disse ainda que durante seu governo entegou 646 casas populares.
Ainda não se sabe qual o critério adotado para contemplar os beneficiados. Tivemos conhecimento que os lotes da sede foram doados obedecendo as indicações dos vereadores o que não causará surpresas a ninguém da existencia daqueles que não se enquadrariam nesse projeto.
A lista dos beneficiários esa na Camara, mas os vereadores escondem. 

domingo, dezembro 09, 2012

AGENCIAS BANCÁRIAS PRECISAM RESPEITAR A CLIENTELA

Quem depender do autoatendimento para fazer saques nos cashs dos bancos das agencias instaladas em Capela/Se no fnal de semana, está ferrado! Tem aquelas que amanhecem o sábado sem nem um real, a opção de saque já desabilitado.
E não é um acontecimento isolado, a falta de dinheiro nos cashs tem sido uma normalidade.
Isso se constitui uma falta de respeito à clientela.

sábado, dezembro 08, 2012

ATRASAR SALÁRIOS É ATITUDE DESUMANA

Até hoje, 08 de dezembro, os servidores públicos do municipio de Capela não receberam os seus salários referentes ao mês de novembro/12. Os trabalhadores que só tem essa fonte de renda para manter a família, sofre necessidades das mais diversas, ainda mais corroído pelos juros cobrados pelas responsabilidades a serem pagas em atraso.
Atrasar salários é uma atitude das mais desumanas que pode se praticar, pois dele dependem o sustento.

quarta-feira, dezembro 05, 2012

O LEILÃO DAS COISAS PÚBLICAS

No apagar das luzes da gestão, uma avalanche de "projetos" estão tramitando na Camara de Vereadores em regime de urgencia urgentíssima. Tata-se do leilão de carros, da entrega dos box do mercado mesmo sem a conclusão da obra e da denominação de prédios públicos em seu próprio nome como é o caso do Palácio que se denominará de Palácio Municipal Manoel Messias Sukita Santos, enquanto as escolas de Pedras e Cuminho serão denominadas de ESCOLA MUNICIPAL VITÓRIA MAMLAK SANTOS e ESCOLA MUNICIPAL MANUELLE SUKITA MAMLAK SANTOS, filhas do prefeito. Os vereadores Toninho Arimatéa, Alexsandro Nascimento, Bebe Água e Zezinho Mota já manifestaram seus votos.

A prática é expressamente proibida pela Constituição Federal em seu artigo 37, princípio incorporado por leis orgânicas de municípios e constituições estaduais.

Diz o texto constitucional: "A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos".

Atribuir nome de pessoa viva a bem público é proibido também pela Lei 6454/77.
.
Lei nº. 6454, de 24.10.77
Artigo 1º – É proibido, em todo o território nacional, atribuir nome de pessoa viva a bem público, de qualquer natureza, pertencente à União ou às pessoas jurídicas da Administração indireta.
Artigo 2º – É igualmente vedada a inscrição dos nomes de autoridades ou administradores em placas indicadores de obras ou em veículo de propriedade ou a serviço da administração pública direta ou indireta.
Artigo 3º – As proibições constantes desta Lei são aplicáveis às entidades que, a qualquer título, recebam subvenção ou auxílio dos cofres públicos federais.
Art. 4º – A infração ao disposto nesta Lei acarretará aos responsáveis a perda do cargo ou função pública que exercerem, e, no caso do artigo 3º, a suspensão da subvenção ou auxílio

Eu queria ver os pareceres da Comissão de Constituição e Justiça da Camara de Vereadores de Capela favorecendo tais projetos

terça-feira, dezembro 04, 2012

A CRIANÇA É OU NÃO É PRIORIDADE?

A sede do Conselho Tutelar do municipio de Capela/Se teve suas portas fechadas hoje.
A proprietária do imovel alugado ao municipio diz que há 04 meses não recebe o aluguel. Depois de diversas cobranças sem êxito, hoje, foi pegar as chaves. Avisou aos Conselheiros que estaria tomando a decisão recolher as chaves e fechar as portas. Isso mesmo! As portas foram fechadas e as chaves levadas para a casa da proprietária.
Os Conselheiros estão na rua.

domingo, dezembro 02, 2012

FALECEU O PAI DO VEREADOR BEBE ÁGUA

Com tristeza, informamos o falecimento do Sr. Bebe Água Velho, o pai do vereador Bebe Água.
Os funerais sairão de sua residencia situada à rua 02 para o cemitério de Nosa Senhora da Conceição às 11:00hs.
Nós que fazemos este blog, unimos o nosso sentimento à familia enlutada, nesse momento de dor tão profunda.