segunda-feira, abril 29, 2013

AS INTRIGAS POLITICAS

Começam entrar em processo de estouros as "bolhas" formadas durante a campanha eleitoral em nosso municipio; depois do processo por compra de votos envolvendo o ex-prefeito Sukita, vem em seguida o processo envolvendo o prefeito eleito Ezequiel na Polícia Federal também por compra de votos; agora, na manhã desta segunda-feira, 29/04, os capelenses acordaram com mais uma onda de denuncia, dessa vez, envolvendo integrantes da campanha de Ezequiel, enquanto o jornal Cinform pela segunda vez faz manchete das irregularidades da administração do ex-prefeito Sukita.
 Instalou-se aquí um ambiente agressivo, de denuncismo, vingativo e de conteúdos mútuos que não interessam e nem contribuem com os interesses do conjunto da sociedade, ao contrário, esta só perde.

  

domingo, abril 28, 2013

O SAAE INFORMA - SEGUNDA-FEIRA SEM ÁGUA

O SAAE - Serviço Autonomo de Agua e Esgoto do municipio de Capela/Se informou aos consumidores que o fornecimento de água será suspenso durante todo o dia dessa segunda-feira, 29/04 em razão de serviços a serem executados na barragem da represa situada no Junco.
Conforme anuncio, o serviço de abastecimento só retornará a partir das 22 horas da segunda -feira.

sexta-feira, abril 26, 2013

A GUERRA DAS CORES - AMARELO X AZUL

O advogado João Batista "Batista", como é conhecido popularmente, ingressou na justiça com uma Ação Popular, questionando sobre a pintura da cidade e dos prédios públicos cuja atitude imprimem não só a vontade do prefeito, como também as cores do seu partido.
Em sua petição, o Dr. João Batista mostrou através de leis, jurisprudencias e decisões de tribunais que a atitude de impor cores ao bel prazer do governante fere principios da administração pública, chegando a configuração de Improbidade Administrativa.
Passamos 08 anos criticando a poluição visual do amarelo, agora essa poluição é do azul.Não é porque mudou a cor que ficamos favoráveis à prática
Não é a cor que destaca a grandeza e a capacidade da administração. Mas sim, as realizações, a execução de políticas públicas na direção da satisfazer as necessidades da população com vistas ao seu desenvolvimento e bem estar social.

 


terça-feira, abril 23, 2013

SUKITA E EZEQUIEL DEBATEM NO RÁDIO

As emissoras de rádio de nosso Estado foram motivadas por uma matéria publicada no jornal Cinform dessa semana.
Segundo o jornalista Jozailto Lima, que assina a matéria, há indicios de irregularidades nos diversos saques em cheques efetuados diretamente no caixa pelo ex-prefeito Sukita nos meses de novembro e dezembro/12, cujo beneficiário fora a prórpria Prefeitura, isto é, não indica fornecedores.
 O assunto rendeu no noticiário falado dos dias de ontem, segunda-feira e hoje, terça-feira em que foram confrontados em debate acalorado os envolvidos: o ex-prefeito Sukita, o prefeito Ezequiel configurado como suposto denunciante e o jornalista Jozailto. O desequilibrio triunfou! Houveram ataques e ofensas pessoais pra todo lado e troca de acusações entre o ex-prefeito Sukita e o prefeito Ezequiel. 
"Foi montada uma quadrilha em Capela", - diz Ezequiel se referindo a admistração de Sukita.
"Os carros coletores de lixo de Capela não têm placas, porque são de propriedade do irmão de Ezequiel"- retruca Sukita.

sexta-feira, abril 19, 2013

FELECEU HONORINO LEAL

Registramos com pesar o falecimento de HONORINO LEAL NETO ocorrido em 18/04/13 em nossa cidade.
O corpo está sendo velado em sua residencia situada na Praça da Matriz e o sepultamento será nesta sexta-feira, 19/04 em horário ainda não divulgado.
A equipe deste blog une-se ao sentimento da vereadora Érica pelo falecimento de sua bisavó, ocorrido em 18/04/2013,

quarta-feira, abril 17, 2013

VISITE O SITE OFICIAL DE CAPELA/SE

O municipio de Capela lançou o site Oficial. Através dele, acreditamos que poderemos acompanhar o dia-a-dia da gestão pública transparente e eficaz.
Com a Lei de Acesso a Informação que entrará em vigor em sua plenitude a partir do mês de maio, tornará possivel a todos nós capelenses, por intermédio dessa ferramenta, acompanhar oline, os processos e procedimentos financeiros da administração.
Transparencia é o unico remédio pra combater corrupção.
No lado direito da tela, na Minha Lista de Blogs, você encontra o link: SITE OFICIAL DE CAPELA/SE.

sábado, abril 13, 2013

RADIALISTA EVANILSON ETREVISTA O PREFEITO EZEQUIEL

Na manhã dessa sexta-feira 12/04 o prefeito Ezequiel concedeu entrevista ao radialista Evanilson Santana através de emissora Ouro Negro, com o objetivo de apresentar os resultados dos seu 100 dias à frente da administração do municipio de Capela/Se.
O prefeito alega que ainda não pôde trabalhar em virtude da desorganização que recebeu o municipio; com essa afirmação ele dá reforço ao sentimento da população de que até agora como novo gestor nada fez.
Citou uma lista de obras a serem executadas, dizendo ter adquirido recursos junto ao governo Federal, cutucou adversários e como de praxe não esqueceu o ex-prefeito.
A população ouviu a fala de Ezequiel com naturalidade, aguarda além de seu discurso, prática, ações positivas.
Notadamente, os capelenses vivem o que podemos chamar de "déficit de atenção" - entusiasmo insuficiente do povo em relação às atitudes de seu governante.
 

NEGOCIAÇÃO DOS SALARIOS

Reunidos em Assembleia nessa sexta-feira, os professores deliberaram sobre a proposta do Prefeito Ezequiel e a proposta intermédiária apresentada pelo Representante do Ministério Público.
Na quinta-feira, representantes sindicais de 04 categorias de servidores públicos municipais, reuniram-se com a Promotoria e representante do Poder Executivo de Capela/Se para negociarem a forma de pagamento dos salários atrasados. Duas propostas foram apresentadas: O Prefeito propõs parcelar em 30 meses; o Representante do Ministério Público propôs 24 meses. Os presentes sinalisaram para o pagamento total dentro do ano de 2013.
Convocada a Assembléia para ontem, 12/04, a categoria dos professores deliberaram aceitar o parcelamento em 04 vezes. Caso contrário ingressarão com ação na justiça.
A meu ver, deve ser contados já no acordo, os meses de janeiro a abril em que os servidores ainda não receberam nada, como prazo dado ao prefeito para o devido pagamento

quarta-feira, abril 10, 2013

100 DIAS DE GOVERNO SEM NADA DE NOVO

Completa hoje, 100 dias da administração. A confiança e a esperança depositadas através do voto parecem desfalecidas diante da inércia e das atitudes adotadas pelo atual governo. O descontentamento parece generalizado no municipio.
Devemos levar em consideração que desde o dia 07 de outubro de 2012 Ezequiel fora eleito prefeito de nossa cidade, com data marcada para 01 de janeiro/13 em que deveria dar inicio ao seu primeiro dia de trabalho, colocando em prática as suas propostas e projetos apresentados durante a campanha e aprovados pela sociedade. (eleitorado)
Quero dizer com isso, que o prefeito Ezequiel teve 85 dias para planejar a sua gestão e por a máquina em funcionamento no seu primeiro dia de governo. O que não aconteceu!
Lembremos algumas de suas propostas:
  • Bolsa ajuda no valor de R$ 120,00 pago através de cartão;
  • Ninguem de fora será empregado na Prefeitura;
  • Fazer a melhor e transparente administração que Capela já viu;
  • Não haverá nepotismo;
  • Prestar contas de cada centavo arrecadado do municipio;
  • Os servidores serão tratados com respeito e valorizados;
  • Construir a Rodoviária e concluir a obra do mercado
  • A educação, saúde, habitação e Assistencia Social serao prioridades;
  • gerar empregos para a juventudde.
 Nenhuma dessas propostas foram encaminhadas sequer em forma de projetos e nem executadas aquelas que dependem apenas da vontade política. Ao contrário, imprime a marca do ódio, de vingança e de perseguição e de uma paralisia admistrativa inexplicável
Que crueldade é essa com os servidores, com esse desejo de dividir os salários atrasados em 36 vezes? Até o transporte para pacientes necessitados de hemodiálise está suspenso, conforme denunciado na Camara de Vereadores; estudantes universitários amontoados em transportes superlotados; comunidades rurais sem água; o comércio local agonizando; e quem vive abaixo da linha de pobreza aguardando a chegada da bolsa ajuda.
Todos nós, partidos, lideranças, o povo, que somados formamos 10.049 votos responsáveis pela vitória do prefeito Ezequiel, acreditamos na mudança dos rumos.

terça-feira, abril 09, 2013

AUDIENCIA PÚBLICA - LEIS ORÇAMENTÁRIAS


A democracia social exige a participação do cidadão nas decisões do governo nos seus três estágios – municipal, estadual e federal. Esta participação vai além do voto, dever e direito básico do eleitor, e abrange não só a fiscalização dos atos dos eleitos mas também a discussão da política administrativa adotada pelos que eventualmente encontram-se no poder.
O importante, o indispensável é lembrar que todo o poder emana do povo e em seu nome será exercido. Quando um governo age em áreas cruciais, como a das privatizações de empresas estatais, vendendo patrimônio do povo, sem consulta prévia aos verdadeiros donos, está traindo a confiança do eleitorado, incluindo aí as forças da oposição.
Também na elaboração dos orçamentos públicos – e em especial os municipais – o eleitorado deve ter voz ativa, discutindo, analisando e fiscalizando a sua execução. Sem essa ativa participação, a democracia passa a ser um mero jogo eleitoral, onde disputas paroquiais influem negativamente nos verdadeiros interesses da coletividade.
Um orçamento participativo é um orçamento democrático. Sem a participação do povo, do contribuinte, do eleitor, o dinheiro público será aplicado segundo critérios que nem sempre representam as melhores soluções para os problemas da comunidade. Participar é tão importante quanto votar. E é com a participação ativa que se constrói a verdadeira democracia social.
Barbosa Lima Sobrinho

O municipio de Capela/Se, realizará a Audiencia Pública onde serão debatidas as Leis de Diretrizes Orçamentárias, O Plano Plurianual e a Lei Orçamentária Anual para 2013 nessa quarta-feira, dia 10, a partir das 8:00hs na Escola Edelzio Vieira de Melo. É importante, e porque não dizer, indispensável a participação da sociedade nesse processo de planejamento para a execução de políticas públicas necessárias ao desenvolvimento e modernização do nosso municipio. Participe!



sábado, abril 06, 2013

CAPELA PERDE CENTRO PROFISSIONALIZANTE

O Centro Profissionalizante deveria ser construido em Capela/Se. De acordo com o Planejamento Estratégico elaborado no inicio do governo Marcelo Deda, sob a coordenação da então Secretária de Planejamento, Lúcia Fálcon e com a participação da sociedde civil representada, na região do leste sergipano seria construida uma escola de ensino técnico profissionalizante no municipio de Capela.
Tudo isso foi exaustivamente discutido e aprovado pelos participantes dos diversos encontros entre os municipios que integram a região leste sergipana.
Sem que se saiba as razões, o projeto intitulado de PROINVESTE, define que o Centro Profissionalizante será construido na cidade de Nossa Senhora das Dores.
Perguntar não deve ofender: Para que serviu aquele planejamento. 

quarta-feira, abril 03, 2013

CAPELA É CONTEMPLADA NO PROINVESTE

Chegou hoje na Assembléia Legislativa o projeto do PROINVESTE. Nele, a pedido do Deputado Augusto Bezerra, consta a alocação de recursos para o Centro de Obstetricia LEONOR BARRETO FRANCO ( a maternidade em nosso municipio).
Depois da visita que o deputado Augusto Bezerra fez a Camara de Vereadores, ouviu os pronunciamentos dando como reivindicação prioritária a reestruturação dos serviços daquela casa de parto que atende não só as parturientes local, como também da região, o parlamentar comprometeu-se em envidar esforços para atender a solicitação dos vereadores levando tal preocupação para as negociações com o governador. O resultado foi exitoso: A maternidade está contemplada no projeto.
Infelizmente não consta nenhum recursos para a construção da Rodoviária.
Acesse o link abaixo e confira as obras
 Governo de Sergipe quer viabilizar mais de 30 obras com o Proinveste 

"SÓ PAGO NA JUSTIÇA"

Esta é a decisão do prefeito Ezequiel Leite em relação ao pagamento dos salários dos servidores públicos de Capela/Se, deixados em atraso pelo ex-prefeito Sukita.
Depois de 90 dias de espera, de reuniões sem finalidades e negociações sem sucessos, é manifestada a real característica da insensibilidade, tirania e indiferença às necessidades daqueles que são seus colaboradores. Os servidores não prestaram seus serviços ao ex-prefeito Sukita, como não servem ao prefetio Ezequiel. Eles prestaram serviços à sociedade capelense. E nós como membros dessa sociedade devemos repudiar a atitude dos dois administradores; Sukita e Ezequiel. Não podemos nos calar diante de tamanha injustiça, onde o trabalhador depois de prestar seus serviços não recebe os salários e ainda é desdenhado de que só recebe na justiça.
É esse o "novo tempo" que o excelentíssimo prefeito pretende instalar em nosso município?
A ex-senadora Heloisa Helena já dizia: - "o poder não muda as pessoas, REVELA"!