domingo, junho 30, 2013

TRIBUTO A SEU DERSON CRIADOR DA FESTA DO MASTRO

Há 74 anos os irmãos "Melo" criava a festa do Mastro de São Pedro em Capela/Se. Toda concentração e organização ficava na casa e por conta do Senhor Anderson de Melo, chamado por "Seu Derson" como era conhecido. O Poder público não era parceiro até a década de 80. Mas este homem de pouca compleição física transformava-se em um leão para realizar a sarandaia, a baiana, a busca e a queima do mastro.
Suas palavras foram traduzidas na atitude determinada de criar e não deixar morrer a festa idealizada por ele e seus irmãos e que orgulhosamente faz parte da identidade do povo capelense. Podemos dizer da perseverança e persistencia de "Seu Derson". Perseverança pois até o dia de sua morte ele tinha o mesmo ânimo que começou. Persistente por perseguir seu ideal buscando o crescimento e a progressão desta que hoje é a maior festa popular do Estado de Sergipe.
O grande legado deixado por Derson deve  ser aprendido por todos: Ele nunca buscou se aparecer, sua grande motivação era a festa, uma festa do povo e para o povo, era essa sua realização, uma energia que o motorizava durante o mês de junho, mesmo com idade avançada.
Testemunhei o primeiro ano em que ele, Derson, com idade acima de 90 anos, não pode ir buscar o Mastro.
A multidão que carregava a árvore do mastro nos ombros, parou em frente a sua casa, arriaram o pau, pegaram-lhe nos braços, colocaram assentado no Mastro e levantaram com ele em cima. Ainda me arrepio com a cena. Nesse momento houve aplausos e uma saraivada de espadas de fogo e tiros de bacamarte.  Saudação a um chefe de estado de espírito elevadíssimo.
A Inteligencia Infinita, o Criador lhe reservou o direito de falecer depois que viu passar em sua porta a obra da sua criação. Faleceu no dia do mastro, horas depois que passou por seus olhos aquilo que era a emoção de sua vida. Só ele e Deus sabem o que passava em sua mente naquele momento.

sábado, junho 29, 2013

PRAÇA DE EVENTOS CAPELA/SE

Assim ficou a Praça do Amparo nesta noite 28/06.
Atraídos pelas tradições culturais que fazem a identidade da festa, pelas bandas de forró e por uma boa estrutura nos serviços públicos em especial na área de segurança, pessoas de todas as cidades circunvizinhas e turistas de outros Estados vieram à Capela/Se, lotaram o local do evento que teve como primeira apresentação a "Aviões do Forró", seguido por outras atrações.
Os shows vão até amanhecer o dia.
Amanhã pela todos convidados para acompanhar a baiana e à noite mais forró na praça de eventos.

sexta-feira, junho 28, 2013

TUDO PRONTO PARA O INICIO DA FESTA DE SÃO PEDRO EM CAPELA

O clima festivo tomou conta da cidade.
Os turistas começaram a chegar para juntar-se com  alegria dos capelenses. Muita gente que alugou casas chegaram cedo e já fazem a festa com seus paredões de som enquanto aguardam com muita expectativa a primeira atração no palco da noite: Aviões do Forró.
A cidade está pronta, ornamentada para receber todos os visitantes.

"...DE UM POVO HERÓICO, O BRADO RETUMBANTE"

O numero de pessoas que participaram da manifestação ontem em nossa cidade, foi de fato pequeno. Mas nem por isso, na sua essência, deixa de ser grandioso pela forma ordeira, reivindicatória e sobretudo por comungar com o momento histórico vivido pela Nação brasileira.
Será engano se nós, representantes de partidos, de entidades representativas, instituições democráticas e representantes dos órgãos e Poderes constituídos, medirmos o tamanho da manifestação pela quantidade de pessoas que foram às ruas. Para exemplificar melhor, somos 190 milhões de brasileiros, as manifestações levaram aproximadamente 3 milhões de pessoas às ruas, mas o restante apoia quem está nas ruas.
A grande manifestação está nas mentes de cada um brasileiro, chega a ser uma revolução. Todos queremos mudanças na estrutura do funcionamento do País: no judiciário ágil, no Ministério Público atuante, no sindicato sem pelegos, nos Tribunais de Contas que fiscalize, nos partidos que tenham posicionamento identico com o seu programa, na Camara de vereadores que cumpra o seu dever constitucional, no executivo zeloso com a coisa pública e eficiente na execução das politicas públicas. Enfim, que se forme uma estrutura para melhorar a vida das pessoas. Sem esquecer de combater de todas as formas a CORRUPÇÃO.

domingo, junho 23, 2013

TEXTO DE DIVALDO FRANCO SOBRE O CLAMOR POLÍTICO DOS BRASILEIROS



Segue texto de autoria de Divaldo Franco publicado no Jornal A Tarde de hoje, 20/06/13, sobre as manifestações estudantis pelo Brasil.

"Quando as injustiças sociais atingem o clímax e a indiferença dos governantes pelo povo que estorcega nas amarras das necessidades diárias, sob o açodar dos conflitos íntimos e do sofrimento que se generaliza, nas culturas democráticas, as massas correm às ruas e às praças das cidades para apresentar o seu clamor, para exigir respeito, para que sejam cumpridas as promessas eleitoreiras que lhe foram feitas...

Já não é mais possível amordaçar as pessoas, oprimindo-as e ameaçando-as com os instrumentos da agressividade policial e da indiferença pelas suas dores.

O ser humano da atualidade encontra-se inquieto em toda parte, recorrendo ao direito de ser respeitado e de ter ensejo de viver com o mínimo de dignidade.

Não há mais lugar na cultura moderna, para o absurdo de governos arbitrários, nem da aplicação dos recursos que são arrancados do povo para extravagâncias disfarçadas de necessárias, enquanto a educação, a saúde, o trabalho são escassos ou colocados em plano inferior.

A utilização de estatísticas falsas, adaptadas aos interesses dos administradores, não consegue aplacar a fome, iluminar a ignorância, auxiliar na libertação das doenças, ampliar o leque de trabalho digno em vez do assistencialismo que mascara os sofrimentos e abre espaço para o clamor que hoje explode no País e em diversas cidades do mundo.

É lamentável, porém, que pessoas inescrupulosas, arruaceiras, que vivem a soldo da anarquia e do desrespeito, aproveitem-se desses nobres movimentos e os transformem em festival de destruição.

Que, para esses inconsequentes, sejam aplicadas as corrigendas previstas pelas leis, mas que se preservem os direitos do cidadão para reclamar justiça e apoio nas suas reivindicações.

O povo, quando clama em sofrimento, não silencia sua voz, senão quando atendidas as suas justas reivindicações. Nesse sentido, cabe aos jovens, os cidadãos do futuro, a iniciativa de invectivar contra as infames condutas... porém, em ordem e em paz."

* Divaldo Franco escreve às quintas-feiras, quinzenalmente.

sábado, junho 22, 2013

MANIFESTAÇÃO DA JUVENTUDE CHEGA A CAPELA

A manifestação do "Acorda" chega a  nossa cidade com a denominação "Acorda Capela".
Chegaram-nos as informações de que o ato acontecerá no dia 27/06 a partir das 16:00hs com a concentração no trevo de Odilia saindo em direção ao centro da cidade. Muitos jovens já trabalham nas confecções de cartazes e ensaios de coreografias que animarão a caminhada.
A juventude capelense quer participar como protagonista neste momento de civismo e sentimento Nacional por mudanças que devem ser despertadas também no município.
Entendo como momento histórico, patriótico, grandioso da juventude de minha querida Capela.
A exemplo do que vem sendo realizado em todo o País, esse é um momento do povo. Para os manifestantes, quem detém mandatos, representantes de partidos políticos, são dispensáveis, descaracteriza e descredibiliza a manifestação.
O Senador Cristóvam Buarque, em seu pronunciamento no Senado ontem (21/06) disse: -"eu até gostaria de estar junto com os manifestantes. Mas eles não aceitam-nos lá. Imaginem como a classe politica está desgastada diante dessa meninada! E temos que respeitar".

quinta-feira, junho 20, 2013

PODER EMANADO E EXERCIDO PELO POVO NAS RUAS DE ARACAJU

Segundo informações dos organizadores mais de 20 mil pessoas participam da manifestação do "Acorda Aracaju".
Jovens de todos os municipios do Estado deslocaram-se para a capital sergipana a fim de fortalecer o movimento.
As manifestações chegam a todos os Estados pois o objetivo é despertar toda a Nação para a forma de governo que estamos vivenciando. A democracia é apenas para escolher o governante. Depois de eleitos esquecem dos compromissos, deixam de ser eficientes, e governam para si. A sociedade recebe serviços públicos de péssima qualidade enquanto a corrupção campeia e afortuna os desonestos, cupins dos cofres e dos bens públicos.
Agora o Congresso Nacional vergonhosamente começa a tirar da gaveta projetos adormecidos há mais de 05 anos que tratam de transporte público entre outros tão importante para a população, mas que não eram de interesse das classes dominantes.

POVO PASSIVO, CORRUPÇÃO ATIVA!

O movimento "Acorda Brasil" chega a Sergipe, na capital Aracaju amanhã 20/06.
Muitos jovens capelenses já anunciaram suas presenças, e como é importante que eles participem desses movimentos, pois despertam a coragem de lutar saindo assim da passividade.
Grupos de universitários e demais estudantes de nossa cidade deveriam se organizar em caravanas para serem protagonistas neste momento de patriotismo que toma conta não apenas de todo o território nacional, mas, mais que isso, a consciencia da maioria esmagadora da sociedade apoiando o movimento e defendendo as reivindicações.
As bandeiras levantadas pelo fim da corrupção, pela melhoria dos serviços publicos (educação, saúde, segurança pública), pela eficiencia na gestão pública, contra o aumento da tarifa do transporte público e contra a aprovação da PEC 37, revelam que o povo está vendo tudo, enquanto os governantes e as instituições achavam que suas atitudes não estavam sendo observadas. Para se ter uma idéia, a votação da
PEC 37 seria no dia da final da Copa das Confederações. Os jovens através das redes sociais orientam a não ligar as tvs para assistirem ao jogo, vamos estar de olho no congresso.
Os governos em todas as esferas, federal, estaduais e municipais a partir de agora ou mudam as suas formas de governar, gerenciando a coisa pública com transparencia e eficiencia na gestão, ou caem.
Os jovens dos municipios que não foram às ruas, pra "maior arquibancada do Brasil", estão com suas mentes povoadas por mudanças, por ética na política, por decencia, competencia e respeito ao cidadão.

segunda-feira, junho 17, 2013

MANIFESTAÇÕES POPULARES ABALAM GOVERNOS

Os últimos acontecimentos que dominaram o noticiário do País nesse final de semana servem como alerta para as autoridades constituidas e de exemplos para as instituições democráticas: A manifestação pela liberdade de expressão, liberdade religiosa e em favor da vida realizada em Brasilia; a manifestação dos paulistanos contra o aumenta da tarifa do transporte coletivo, a ação da polícia e a reação dos manifestantes entregando flores aos policias; as vaias sofridas pela Presidenta Dilma Russef durante a abertura dos jogo da Confederação, demonstram a elevação da consciencia política da Nação e a coragem de lutar por seus direitos e interesses coletivos.
Mesmo com a avalanche de "programas denominados sociais" distribuidos pelo governo, as famosas "bolsas", o povo brasileiro quer mais. Não mais bolsa! Mais dignidade, mais respeito com o dinheiro público, mais justiça para quem é considerado corrupto, mais educação, mais saúde, mais emprego.
Os governantes em todas as suas esferas, federal, estaduais e municipais; legislativo, executivo e judiciário, devem atentar bem para esse novo grito da sociedade.
É preciso administrar com competencia, com transparencia e respeito aos cidadãos.


terça-feira, junho 11, 2013

CONFUCIO ESTAVA CERTO

"Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade".
Confúcio

Os ex-prefeitos de Capela/Se sabem muito bem interpretar e identificar pessoas que se dizem mandatários em nosso municipio e que se enquadram perfeitamente nesse pensamento de Confúcio.
Recentemente ouvimos nos palanques candidatos dizerem: - "o meu mandato é do prefeito fulano de tal, vou ser eleito para fazer o que o prefeito fulano de tal mandar". Tudo isso era dito na esperança de que o candidato apoiado pelo prefeito fulano de tal fosse eleito. Como não fora, nada do que foi prometido aconteceu. O prefeito fulano de tal caiu na desgraça e revelou-se a verdadeira face daquele que se dizia "o amigo". 
No regime democrático é natural o Poder Executivo ampliar sua base de apoio no Legislativo, faz parte do jogo democrático.
Agora, medir os outros com a sua régua é querer cumplices de suas atitudes.
Como ser humano tenho muitos defeitos.
O meu caráter, minha integridade e vida pública são valores não precificáveis.

sábado, junho 08, 2013

ELEITA A RAINHA DE SÃO PEDRO 2013

O Concurso "Rainha de São Pedro"  realizado na noite de hoje, 08/06, considerado o segundo grande evento que precede a Festa do Mastro, este ano a administração introduziu uma inovação: trazer para a Praça do Amparo, ou seja, tornar em festa pública o que antes era privada.
A alegria e o glamour das garotas que concorreram ao título de "Rainha de São Pedro 2013" certamente demonstrou quão belas e desenvoltas são as mulheres capelenses.
Esta festa teve sua primeira edição com a decisão de Conceição
Iraely, eleita "Rainha de São Pedro 2013"
Souza, ex-primeira dama e professora de história. Em seu primeiro ano o publico assistiu encantado uma peça denominada "Pedaços do Brasil", uma demonstração das regiões do País. Após a apresentação foi realizado o concurso para a escolha da rainha que na ocasião fora eleita Cecilia Oliveira, portanto, a primeira Rainha de São Pedro.
Outro aspecto interessante era que toda a renda adquirida com a festa (mesas, individuais e patrocinios) eram revertidos para a compra de agasalhos a serem distribuidos com as pessoas carentes.
A jovem Iraely, aluna da Escola Municipal Maria Conceição Menezes do povoado Oiteiro, foi eleita  a Rainha de São Pedro 2013.

segunda-feira, junho 03, 2013

FALECEU PADRE GERARD OLIVIER - UMA VIDA A SERVIÇO DE UM POVO

Faleceu na manhã desta segunda-feira o padre GERARD OLIVIER, popularmente conhecido como "padre Geraldo".
Dedicou sua juventude como sacerdote, pastor do rebanho da fé católica no municipio de Japaratuba/Se, preocupou-se também com as causas sociais não só daquele municipio como do Estado de Sergipe. Ainda lembro dele em passeata na cidade de Capela liderando o Movimento Sem Terra para invadir as terras da Santa Clara. Quanta coragem! Ele ia na frente. Naquele tempo os latifundios dominavam, eram valentes, mais violentos que hoje.
A sua simplicidade e humildade são legados a serem aprendidos.
Em suas 04 gestões como prefeito da sua amada Japaratuba, ou (japarratuba como ele a chamava) fica marcada pelo respeito e valorização do serviço e do servidor público cujo meta era de servir a população principalmente àqueles que mais necessitam das ações sociais do poder público.
Nada é por acaso!
Não foi por acaso que o belga Gerard de Olivier foi enviado em missão religiosa, justamente para cidade antes denominada "missão de japaratuba".
Cumpriu sua missão, na "missão de japaratuba", contribuindo valorosamente com a trasnformação e desenvolvimento daquela gente.

sábado, junho 01, 2013

PROGRAMAÇÃO DA FESTA DO MASTRO DE CAPELA 2013

Capela - saiba da programação completa da Festa do Mastro. clique aquí.

A Administração municipal divulgou através do seu site a programação oficial da festa que acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de junho/13.
Vale registrar também da vasta programação cultural que faz parte dessa grande festa que são: A sarandaia que abre os festejos na virada do dia 31/05 para 01/06; o concurso da Rainha de São Pedro que acontecerá este ano na Praça do Amparo no dia 08/06; a novena de Santo Antonio organizada por Sr. Antonio, mas conhecido como "trator" que acontecerá no dia 12/06 (rua da palmeira); apresentações de quadrilhas nas ruas. 
No dia 28, sexta-feira temos a missa do fogueteiro e logo após se inicia os shows.
A baiana sai pelas ruas no sábado dia 29 à tarde acompanhada pela multidão e banda de pífanos.
Às 8:00hs do domingo todos concentrados na praça Manoel Cardoso Souza para enlamear-se e seguir em direção a mata na busca da árvore que denominamos "Mastro de São Pedro". Depois de meio dia já começa a cavalgada culminando com o casamento do matuto; a partir das 19:00hs acontece a guerra dos buscapés, um ritual enquanto o mastro é queimado e os aventureiros correm para tirar os prêmios quando a árvore cai.