quarta-feira, julho 31, 2013

REPRESENTANTES DA CONSTRUÇÃO CIVIL SE REUNEM COM PREFEITO

Foto SECOM/PMC
Os representantes da construção civil de Capela/Se concluiram como satisfatória a reunião que aconteceu na tarde desta quarta-feira com o prefeito Ezequiel, o Secretário Acrísio e técnicos da Secretaria de Obras.
Os construtores apresentaram suas reivindicações, sendo prontamente ouvidas e adotadas as medidas de adequações para  dar celeridades aos processos de Alvarás, licenças e habite-se dos imóveis construidos e que devem obedecer a um checklist a ser disponibilizado na Secretaria de Obras para qualquer pessoa que deseja construir casa individualmente ou loteamentos.
Diante do dominio da informação que a equipe da Secretaria de Obras através da Katiane Estevão transmitiu sobre a legislação vigente e a necessidade de que as construções sigam os padrões mínimos exigidos para assegurar mobilidade aos residentes e organização urbana,   todos foram conscientizados a regularizarem quaisquer pendências até o dia 30 de agosto.
Para o prefeito, a construção civil tem sido parceira da administração, gerando emprego e renda, tendo assim todo o seu apoio.

domingo, julho 28, 2013

POR QUE O PAPA FRANCISCO FASCINA TANTO OS JOVENS?

Copiado do blog Cláudio Nunes
27/07/2013 - 06:32
Por que o papa Francisco fascina tanto os jovens?
Intuem que Francisco não é um ator nem um hipócrita
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

(El País 25/07/2013)
Ninguém mais duvida. Francisco agrada aos jovens, católicos ou não. Mais ainda, os eletriza, como se pôde comprovar ontem nas ruas do Rio, onde pudemos ver, com um nó na garganta, o pequeno Fiat do papa materialmente invadido por uma maré de jovens peregrinos que vieram para a Jornada Mundial da Juventude.
A pergunta é por que esse fascínio de jovens que, ao mesmo tempo, como revelam as pesquisas, exigem da Igreja muito mais do que o próprio papa lhes oferece.
Os jovens hoje estão desencantados com quase tudo, preocupados com o futuro. Eles mesmos são vítimas, por exemplo, de uma violência assassina. Entre os 50 mil homicídios com armas de fogo cometidos por ano no Brasil, 80% são de jovens.
Dizem que não creem nos mais velhos. Menos ainda nos políticos. Dizem que são fundamentalmente egoístas e hedonistas. E sobretudo consumistas. Que não têm valores.
E chega Francisco, bem mais velho, quase um avô para eles, um papa exigente que os põe em guarda contra o "fascínio do provisório", quer dizer, a ânsia de consumir e possuir; que lhes diz que são a porta por onde entra o futuro do mundo, mas lhes propõe um futuro no qual "menos é mais". Chama-os a despojar-se do provisório e fugaz em busca do que permanece, da essência.
Há algumas chaves, apresentadas pelos próprios jovens presentes no Rio, que são significativas para entender esse paradoxo. Alguns desses jovens dizem que gostam do papa Francisco porque "não representa um papel. É o que diz". Como sabem disso? Intuem.
Gostam dele porque é diferente dos personagens do poder que eles conhecem e abominam. Dizem que Francisco "simplifica" as coisas, que para ele menos é mais.
Talvez porque os jovens sentem com força o verme do consumismo e do efêmero, sentem-se fascinados pela simplicidade de seus gestos e palavras.

Cansados das hipocrisias e do esbanjamento dos homens no poder, sentem-se atraídos e enlouquecidos vendo Francisco percorrer as ruas do Rio em um carro utilitário, sem blindagem, com a janela aberta. Veem-no sem medo de morrer, algo que excita os jovens.
E apreciam que Francisco seja um papa com "corpo". Não é um espírito nem um anjo. Não tem medo de beijar nem de abraçar. Não rejeita o contato dos corpos.
Intuem que Francisco não é um ator nem um hipócrita, que não exige o que não é capaz de fazer, que é consequente com suas palavras. Veem-no despojado, carinhoso, terno e ao mesmo tempo severo, a começar por si mesmo.
Quando soube que queriam contratar o chefe de cozinha de um luxuoso e mítico hotel do Rio, o Copacabana Palace, informou que preferia que as freiras lhe cozinhassem arroz, feijão e pão de queijo, bem à brasileira.
Gostam desse seu olhar, escreveu ontem um jovem, "que o olha e parece vê-lo por dentro".
Os jovens sabem que Francisco já foi como eles: teve namorada, pensou em se casar antes de decidir seguir sua vocação. Mais ainda, já sacerdote, durante um casamento apaixonou-se perdidamente por uma garota e passou, como ele mesmo contou a seu amigo, o rabino Skorka, uma semana sem poder dormir. Havia até pensado em deixar o hábito. Resistiu e preferiu seguir sua vocação. Isso também agrada aos jovens.
"Parece-nos sincero, não é hipócrita", dizia um jovem espírita que veio de fora do Rio para conhecer Francisco: "Embora eu não seja católico, gosto desse senhor tão simples apesar de ser papa", disse a um repórter do jornal "O Globo".
E, finalmente, os jovens sentem que Francisco acredita neles, no que representam no mundo. Acredita, como ele mesmo disse, nessa "capacidade de surpresa" que os jovens costumam oferecer.
Em tempos de descrença geral, enquanto grupos de adultos fazem ritos aqui na rua para "desbatizar-se" ou exibir seu ateísmo, uma boa surpresa é que centenas de milhares de jovens de tantos países e línguas diferentes se apaixonaram por um papa que lhes pede que se despojem da casca do supérfluo para sentir a vibração do que permanece e vale a pena saborear.
Sobretudo, disse-lhes o papa, vale a pena "fazer algo pelos outros". Parece pouco, mas é esse pouco proposto como mensagem condensada que está conquistando a simpatia e o carinho dessa juventude, sobre a qual ele disse ontem que "devemos abrir espaço" para que possa "crescer e amar em liberdade".

PREFEITURA DE CAPELA, PRONATEC/SENAI ENTREGAM CERTIFICADOS

Já foram expedidos pelo PRONATEC/SENAI os certificados dos alunos que concluiram os cursos profissionalizantes realizados nesse primeiro semestre de 2013.
Dessa primeira etapa o "Programa Municipal de Qualificação Profissional" entregará 168 certificados, na sua maioria composta por jovens. Mais duas turmas iniciarão os estudos no mês de agosto, desta feita srão ministrados os cursos de Tecnologia da Informação e de Eletricista.
O Municipio busca ampliar o Programa, firmando novas parcerias com outras organizações de reconhecido conceito de formação profissional, o SESI, por exemplo.
A coordenação do Programa informa que a entrega dos referidos certificados será efetuada festivamente em local, data e horário previamente estabelecidos em que todos os concludentes serão convidados.

sábado, julho 27, 2013

PROCISSÃO DOS MOTORISTAS EM CAPELA

Daquí a alguns minutos acontecerá a procissão dos motoristas saindo da igreja de São Cristovão localizado no bairro que é Padroeiro, percorrendo as ruas da cidade.

RECUPERAR ESTRADAS

O Diário Oficial da União dessa sexta-feira (26) publica que o municipio de Capela/Se receberá do Ministério do Desenvolvimento Agrário um caminhão pipa e um caminhão caçamba.
É com essa estrutura mecanizada que o municipio já se planeja para lançar um projeto de abertura, conservação,  manutenção de todas as estradas vicinais e abertura de barragens, assim que cessarem as chuvas.
O projeto que será lançado solenemente em uma das comunidades da zona rural, propõe implementar uma força tarefa para concluir com rapidez e com qualidade os serviços de empiçarramento, terraplenagem etc.

PARECER DO CONSELHEIRO DO TCE GERA DISCUSSÃO

Na manhã dessa quinta-feira (25) as declarações da ex-prefeita Léa Sobral envolvendo um membro da corte do Tribunal de Contas de Sergipe, causou um abalo sísmico de credibilidade nos julgamentos, isto é, nos pareceres, dados pelo mesmo.
 Farejado pela Mega FM, "Faro Fino" encontrou o ex-prefeito Carlão para entrevistá-lo sobre o parecer do Conselheiro para que Carlão devolva R$ 300,000,00 aos cofres públicos, o ex-prefeito declarou que "o povo de Capela me conhece e sabe que não sou corrupto". Ai, Léa entrou na defesa do marido e fez duríssimas críticas à postura do Conselheiro, dizendo ela ter conhecimento profundo do que estava falando pois vivia dentro do gabinete do mesmo. Disse ainda que o parecer de condenação é porque o seu marido não se submeteu a propostas feitas pelo Conselheiro, e foi mais além ao perguntar: - "será se esse mesmo entendimento é dado ao seu filho quando prefeito de Pirambu, e aos outros seus aliados"?
Não é a primeira vez que posicionamentos de membros do Tribunal de Contas de Sergipe é questionado sob a ótica da influencia politica nos pareceres e decisões: Há muito anos, o Governador em exercício Jackson Barreto, denominava a Corte de "Tribunal de faz de Contas". Agora mais recente, o ex-prefeito Sukita disse ter sido pressionado por um Conselheiro, e por não tê-lo atendido, teve parecer pela rejeição de suas contas; o resultado de uma pesquisa de nível nacional revelou que o Tribunal de Contas de Sergipe é o que sofre maior influencia política em todo país; o Deputado Mendonça Prado vem manifestando proposta de impedir que filhos de Conselheiros possam candidatar-se a mandatos eletivos; pronunciamentos do Deputado Augusto Bezerra na Assembléia Legislativa teceu comentário envolvendo um Conselheiro.

sexta-feira, julho 26, 2013

PAC 2 BENEFICIA CAPELA/SE

Capela foi um dos municipios sergipanos beneficiados com o recebimento de uma patrol, uma pá carregadeira e uma retroescavadeira entregues pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário através do Programa de Aceleração do Crescimento, PAC 2, resultado dos esforço empreendidos pela administração municipal.
Agora, o municipio de Capela/Se dispõe de uma patrulha mecanizada para atender as demandas da população e dos serviços de limpeza pública, construções de barragens, abertura e melhoramento de estradas vicinais.

terça-feira, julho 23, 2013

PARÓQUIA DE NOSS SENHORA DO AMPARO CAPELA/SE

Tivemos a informação de que será criada mais uma paróquia em nossa cidade. Trata-se da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo que por ocasião da festa religiosa alusiva a sua invocação, a Diocese irá conferir a denominação paroquial.
Igreja Nossa Senhora do Amparo, Por Angelo Henrique Matos dos Santos - Capela - 65296
Vista da Igreja do Amparo Capela-se
A assistencia espiritual da fé católica que já vem sendo prestada pelos padres: Luciano e Eriston permitiu o crescimento do rebanho o que possibilita a criação dessa nova paróquia no ano da visita do Papa Francisco ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. 
 

domingo, julho 14, 2013

PRGRAMA MUNICIPAL DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Sala de curso técnico profissionalizante em Capela/Se
Inteligente a parceria firmada entre Prefeitura de Capela/Se e o PRONATEC/SENAI que cria o Programa Municipal de Qualificação Profissional visando ampliar a capacidade da força de trabalho proporcionando melhorias das condições de inserções e reinserções no mercado. A administração estabeleceu como meta qualificar 1000 (um mil) pessoas até o final do ano 2014, nos diversos cursos ofertados nesse programa oriundo do BSM - Brasil Sem Miséria do governo Federal que propõe qualificar 1 milhão de pessoas até o final de 2014 em todo o país.
Aos alunos matriculados e frequentadores ser-lhes-ão concedidos além do certificado, bolsas no valor financeiro de R$ 400,00 mensal enquanto durar o curso, como incentivo.
A execução de políticas públicas dessa natureza abre perspectivas para os jovens e adultos estarem preparados para as oportunidades que surgirão atendendo as exigencias do mercado de trabalho que busca mão de obra especializada, sendo a formação para a qualificação profissional a porta de acesso para ocupação de bons empregos, consequentemente, de progressão social. O trabalho dignifica o homem e a mulher. É um dos atributos de progresso real, ficando apenas abaixo da educação, a meu ver.
A coordenação do Programa criará também um banco de dados constando dos profissionais qualificados o que possibilita ao Governo Municipal conhecer a capacidade da força de trabalho local disponibilizando no site oficial. Dessa forma, empresas e pessoas que necessitarem de mão de obra qualificada recorrerão ao banco de dados.

quinta-feira, julho 11, 2013

PROGRAMA "MAIS MÉDICOS" PRIORIZA CAPELA.

Capela está incluida entre os 31 municipios sergipanos a serem priorizados  com o Programa do Governo Federal denominado "mais médicos para o Brasil".
O Programa que prevê a contratação de 10 mil médicos para a região Norte e Nordeste do País tambem destina recursos para construção de Unidades de Saúde, Postos de Saúde e Hospitais são respostas às manifestações populares que reivindicam melhorias na estrutura do funcionamento do serviço público na área de saude.
Não temos informações de quantos profissionais médicos serão disponibilizados para o municipio de Capela, mas temos certeza que a sua vinda irá reforçar o serviço e ampliar a cobertura de atendimento que veem sendo prestados à população capelense.
 

sexta-feira, julho 05, 2013

IMAGENS DA BUSCA DO MASTRO EM CAPELA

Milhares de pessoas entre elas, homens, mulheres, crianças acompanharam o cortejo da busca do Mastro em sua 74º edição neste ano de 2013.
Apesar de pouca chuva e consequentemente a existencia de pouca lama, o trajeto foi mudado a fim de passar por estrada de barro onde ainda havia muita lama. Deu certo. 
Ao som de Chiclete com banana -"riacho do navio, corre pro Pajaú, o rio pajaú vai despejar no São Francisco, O Rio São Francisco vai bater no meio do mar, laiá, laiá. Laiá laiá, laiá...", os foleões entraram na cidade de forma majestosa e triunfante, explodindo de animação. É muita emoção!
Estão de parabéns o governo municipal de Capela e a comissão organizadora.

segunda-feira, julho 01, 2013

GOVERNADOR NÃO COMPARECEU NA FESTA DE CAPELA

A população capelense notou que não foi prestigiada com a presença do Governador em Exercício Jackson Barreto durante a festa de São Pedro, a maior festa popular da cidade.
Entre as pessoas circulavam as indagações: será se o Governador não vem prestigiar a nossa festa?Por que será que o Governador não veio? Ninguém sabe o porquê.
O municipio de Capela com mais de 30mil habitantes e com aproximadamente 22mil eleitores, dentre os quais contribuiram com a eleição da chapa vitoriosa nas eleições de 2010, não poderia ser desprestigiado.