Blog criado para comunicar e informar a sociedade Capelense sobre cultura, política, economia, meio ambiente e aspectos sobre a melhoria da qualidade de vida social e política do município.
segunda-feira, março 29, 2010
EMISSORA DE RÁDIO FM PARA CAPELA/SE
A Anatel-Agencia Nacional de Telecomunicação disponibilizou a instalação de uma emissora de rádio FM para nossa cidade, pelo que já temos conhecimento, a fase de concessão já está em processo de conclusão. Grupos economicos fortes do ramo de comunicação, em numero de três, já se mostraram interessados mas mantendo-se sigilosos. Também está em processo de concessão uma Rádio Comunitária, os grupos interessados estão empenhados no projeto.
ESCANDALO DE CORRUPÇAO NA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE
A vereadora Léa Sobral, denunciou da tribuna da Camara de Vereadores de Capela/Se, a existencia de esquema de corrupção na Secretaria Municipal de Saude. Segundo a vereadora um servidor comissionado estaria vendendo exames que eram marcados pelo SUS e corre à boca miúda na cidade que existem pessoas graúdas no esquema. A Secretária de Saúde ao tomar conhecimento da denuncia por parte de usuários lesados, afastou o servidor de todas as suas atividades, mas não instaurou nenhum procedimento para apurar o grau da corrupção dentro da gestão da saúde e seus respectivos envolvidos.
quinta-feira, março 25, 2010
ABANDONO DA OBRA DO MERCADO DE CAPELA/SE É DENUNCIADA À CGU
Nesta quarta-feira, pessoas da comunidade capelense, comerciantes, feirantes, resolveram encaminhar denuncia à Controladoria Geral da União - CGU referente a obra do mercado que deveria ser concluida em 120 dias, já vai completar 01 ano que está parada e abandonada pela empresa contratada para execução. Como se trata de recursos federal oriundo do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento no valor de R$ 993 mil reais, é da competencia desse órgão fiscalizar a aplicação.
segunda-feira, março 22, 2010
POPULAÇÃO COBRA PULSO FIRME DO MINISTÉRIO PUBLICO
Conforme se pode ver no documento, o Ministério Publico procedeu Audiencia
entre o Prefeito, secretários municipal, comerciantes e feirantes, logo após, pela falta de cumprimento do acordado na audiencia, os envolvidos juntos ao presidente da Associação Comercial de Capela/Se, procuraram o juiz da Comarca, Dr. Paulo Teles Barreto, que para surpresa da comissão ouviram o Magistrado dizer que o Termo de Audiencia não vale para nada, dizendo em parábola que era mesmo que uma pessoa emitisse um cheque de um milhão para alguém e, quando esse alguém chegasse ao banco só tinha saldo para um real. A sociedade capelense quer saber se o documento abaixo tem ou não valor.
A obra de reforma do mercado se encontra parada há um ano, veja as fotografias postadas adiante.
quinta-feira, março 11, 2010
domingo, março 07, 2010
JOAO ALVES RECEBE LIDERANÇAS DE CAPELA
Neste fim de semana, o ex governador João Alves Filho, recebeu em seu escritório, na Mansão Drumond lideranças de Capela/Se para tratar de estratégias para a campanha deste ano. Dentre os assuntos pautados, mereceu especial atenção do pré candidato a governo do Estado, Dr. João Alves Filho, a idéia sobre a candidatura a deputado estadual de um dos membros da comitiva, o ex governador ficou muito entusiasmado e disse: "vocês não sabem como eu fico feliz com essa atitude corajosa de vocês"; a reestruturação do partido Democratas em Capela; e a sua nova visita ao municipio de Capela, desta feita para um povoado.
COMO PROMOVER EDUCAÇÃO SOCIALMENTE EFICAZ
"Não podemos pensar em educação socialmente eficaz sem professores adequadamente preparados, condignamente remunerados, para que possam desempenhar uma profissão fundamental não só para a formação das pessoas, mas igualmente para a definição do tipo de sociedade que se pretende construir próspera e equilibrada" (Dom Helder Camara)
CIDADÃOS E CIDADÃS DENUNCIAM PROMOTOR DE CAPELA
Uma representação de 06 pessoas, estiveram nesta quinta feira (04/03/2010) na Procuradoria Geral de Justiça do Estado de Sergipe, para denunciar a atuação do Promotor de Justiça da Comarca de Capela. Devido a Procuradora e Corregedor estarem viajando, a comissão procurou a Ouvidoria do Ministério Publico, sendo recebidos pelo Dr. Josenias, e formularam a denuncia contra a atuação do Representante do Ministério Publico do Comarca de Capela, Dr. Henrique Cardoso. Segundo os denunciantes, as ações que envolevem o prefeito Sukita, estão paradas na gaveta do Dr. Henrique, a exemplos de outros processos,citamos o que requer a prestação de contas do municipio, desde o mês de novembro/2009, deveria ter sido encaminhado para o promotor da Comarca de Nossa Senhora das Dores e ainda se encontra na gaveta. Foi dito ainda pelos representantes, a existencia de outros, como: Processos dos vigilantes, sobre a reforma do mercado, dos excedentes do concurso publico.
Os denunciantes enalteceram a atuação do Dr. Augusto César Resende, que em apenas 30 dias que serviu na Comarca, deu andamento a tantos outros processos que se encontravam engavetados também.
terça-feira, março 02, 2010
POR QUE TANTAS OBRAS PARADAS
Causa indiganção a tantos quanto veem a quantidade de obras com recursos do governo federal e que tais recursos já foram liberados para execução das obras, além daquelas contratadas com recursos do governo do estado e que se encontram paradas sem conclusão. Existem obras que as empresas contratadas abandonaram, outras que ninguem sabe o que aconteceu. O caso do CEO- Centro de especialização odontologica que iniciou a reforma de uma casa ainda no inicio do governo Deda e ainda hoje não terminou, enquanto a população sofre a ausença desse serviço básico de saúde. A UPA - unidade Padrão de atendimento se arrasta sem conclusão enquanto os usuarios são atendidos em uma casa e cuja sala de espera é a rua. E o posto da SAMU? A lista é acrescida pela obra parada do mercado. e a rede de esgoto da Rua Antonio Carlos e Zé Pierre.
domingo, fevereiro 28, 2010
DESCASO É POUCO
Há mais de 01 ano o MEC doou para a Escola Antonio Ferreira, localizada no Campo da Aviação neste municipio, 10 computadores para instalação de um laboratorio de informática. Tratando-se de uma comunidade carente, a instalação desse laboratório contribuirá substancialmente com o desenvolvimento e a formação, além da inclusão digital dos alunos que ali residem. A demonstração do descaso é que os equipamentos se encontram na Secretaria Municipal de Educação, algum já danificado por goteiras.
quarta-feira, fevereiro 24, 2010
COMO ESTÁ A SUA ESCOLA?
No final do ano de 2009, os profissionais de educação da rede municipal de Capela se mobilizaram, culminando com a greve reivindicando a melhoria na qualidade do ensino ofertado pelo Poder Publico Municipal e a implantação do Piso Nacional de Salarios. Os trabalhadores foram às ruas entoando uma música cuja letra denuncia o estado que se encontravam os estabelecimentos de ensino e a relação com a comunidade. Vejam a letra da mùsica:
"É uma escola muito engraçada
por fora linda, toda pintada
Por dentro dela não existe nada,
pois é mais uma escola maquiada,
e suas salas o que divide
são umas tábuas de madeirite.
Sua merenda dá indigestão
é só biscoito e um sopão.
E quem ensina com muito esmero
é o professor. O seu piso é zero.
Tudo é escola nesse lugar
Um salão velho, um antigo bar
O coroné engana a população
e ao professor é só perseguição.
Por isso eu falo não economizo
coroné pague o nosso piso.
A educação você não leva a sério
Prefeito sua nota é zero"
Com o retorno as aulas, os alunos encontrarão as escolas nas mesmas condições denunciadas pelos professores e o sindicato da classe. Comente neste espaço. Como está a sua escola?
quarta-feira, fevereiro 10, 2010
FERIDAS ABERTAS EM CAPELA/SE.
O Povoado Lagoa Seca a 2 km da sede da cidade, nosso colaboradores encontraram a triste realidade em que vive aquela comunidade. Apesar do prefeito Sukita de ter visitado e desdenhado daquele povo, além de administrar um orçamento de quase 50 milhões de reais não teve a sensibilidade de tratar com dignidade os menos favorecidos ali residentes. Segundo informações colhidas no recente conjunto residencial que leva o nome do avô do alcaide, o cadatramento e distribuição daquelas casas não teve um critério sério, deixando de fora as pessoas que mais necessitavam de uma moradia. A seguir expomos uma série de imagens (fotos tiradas em 10/02/2010) de miséria, incluindo um jovem com um sério problema na pele devido contatos com insetos provenientes da casa de taipa.
Local onde crianças e adultos utilizam como sanitário.
Jovem sofre com doença proveniente da convivência com insetos em sua moradia "casa de taipa".
sábado, fevereiro 06, 2010
NOVO TEMPLO DA ASSEMBLÉIA DE DEUS EM CAPELA/SE
EDUCAÇÃO EM SEGUNDO PLANO
A Escola Adelina Matos situada no povoado Igrejinha Povoado a 2 km do centro da cidade, conforme as rachaduras apresentadas, ameaça desabar a qualquer momento. Este modelo de administração do sistema educacional em Capela / SE é vivido em muitos outros povoados, a exemplo do Povoado Cuminho, cujas postagens adiante se encontram. Lamenta-se que o FUNDEB sendo a segunda maior receita do Município, o Governo Municipal não tenha o seu planejamento, nem para mehorar prioridade a rede. Surpreende-se ainda pela pasta ser ocupada por uma ex-Desembargadora com vasto currículo.
segunda-feira, fevereiro 01, 2010
REFLETINDO COM RUY BARBOSA
"Nenhum país salva sua reputação com os abafos, capuzes e mantilhas da corrupção encapotada"
(Ruy Barbosa)
(Ruy Barbosa)
sábado, janeiro 23, 2010
CAPELA PERDE POLO DA UNIT
Segundo coordenadores do Pólo da Unidade em Capela, não houve interesse do Prefeito em Sukita Manter o polo funcionando em nosso municipio, depois de marcar com os Representantes da Entidade de Ensino (Unit), desmarcou o encontro, demonstrando falta de interesse no assunto.
A Entidade possuía um predio Devidamente instalado, até climatizado para Oferecer aos capelenses uma oportunidade de Calendari no ensino superior, mas Devido a falta de compromisso e apoio do município o pólo foi desativado e os alunos Transferidos para o polo de Nossa Senhora das Dores, onde O prefeito daquela cidade apoiou uma iniciativa da Instituição.
Isso que é um compromisso com educação, com os jovens eo futuro de Capela.
A Entidade possuía um predio Devidamente instalado, até climatizado para Oferecer aos capelenses uma oportunidade de Calendari no ensino superior, mas Devido a falta de compromisso e apoio do município o pólo foi desativado e os alunos Transferidos para o polo de Nossa Senhora das Dores, onde O prefeito daquela cidade apoiou uma iniciativa da Instituição.
Isso que é um compromisso com educação, com os jovens eo futuro de Capela.
quarta-feira, janeiro 20, 2010
SALVE OS MARAJÁS!!!!
Todos os candidatos a vereador que fizeram parte da coligação que elegeu o Prefeito Sukita e não foram eleitos, recebem sem trabalhar um generoso salario em forma de CC da Prefeitura de Capela. Agora, em gratidão ao que recebem, deverão transformar-se em cabos eleitorais dos candidatos do prefeito, pagos com dinheiro público.
Imagine você que no passado o prefeito Sukitta inflamava os eleitores de uma panela de come e dorme na Prefeitura.Agora, temos o que com esses marajás?
domingo, janeiro 17, 2010
NOVO CIDADÃO CAPELENSE
Ao apagar das luzes da sessão legislativa de 2009, depois de acaloradas discussões de manifestações em contrário, os vereadores de Capela concederam "titulo de Cidadão" Dr. Henrique Ribeiro Cardoso, promotor substituto que prestou seus serviços em nosso municipio durante 60 dias, vindo a esta comarca uma vez por semana.
Parece que aquela Casa Legislativa não interpretou a Lei Organica Municipal que diz: "Será concedido titulos de cidadão a pessoas que tenham prestados relevantes serviços ao municipio".
Assim, a concessão de titulo não deve ser ato deliberado incondicional do vereador, a lei condiciona tal concessão a relevantes serviços.
A atuação do homenageado não passou de atos meramente profissionais. Não existindo sinais de relevancia.
Acredito que o autor da propositura não escreveu ou teve palavras para justificar o projeto.
sábado, janeiro 16, 2010
RETRATOS DE UMA COMUNIDADE ABANDONADA.
O Povoado Cuminho situado a 3 quilometros da Sede do Município de CapelaSE vive totalmente abandonado. As imagens postadas adiante mostram essa triste realidade vivenciada por essa comunidade, carente de serviços públicos essenciais.
Fachada da Escola Municipal José Menezes.
Pré- Escolar Tia Léa
Atual prédio onde funciona o Pré Escolar Tia Léa, com 50 alunos.
Posto de Saúde, funcionando em precárias condições.
Antiga Sede Social da comunidade.
Casa com aproximadamente 50 metros quadrado onde funciona a Escola José Menezes, com 140 alunos
quarta-feira, janeiro 06, 2010
segunda-feira, janeiro 04, 2010
PLACA DA OBRA DE REFORMA DO MERCADO
A obra foi orçada em quase UM MILHÃO de reais investidos pelo governo Federal. Vejam que esta placa não diz o objetivo da referido obra.
REFORMA A PASSOS DE TARTARUGA
A reforma do mercado de Capela tão propagandeada pelo Prefeito Sukita, anda a passos de tartaruga há quase 1 ano, quando o prazo da obra era para 120 dias. Apesar dele (Sukita) dizer que está construindo 3 mercados, somente 2 estão sendo reformados. Quanto às construções, são apenas imaginárias, pra não dizer, ment.........kkkkkk
Assinar:
Postagens (Atom)