domingo, junho 23, 2013

TEXTO DE DIVALDO FRANCO SOBRE O CLAMOR POLÍTICO DOS BRASILEIROS



Segue texto de autoria de Divaldo Franco publicado no Jornal A Tarde de hoje, 20/06/13, sobre as manifestações estudantis pelo Brasil.

"Quando as injustiças sociais atingem o clímax e a indiferença dos governantes pelo povo que estorcega nas amarras das necessidades diárias, sob o açodar dos conflitos íntimos e do sofrimento que se generaliza, nas culturas democráticas, as massas correm às ruas e às praças das cidades para apresentar o seu clamor, para exigir respeito, para que sejam cumpridas as promessas eleitoreiras que lhe foram feitas...

Já não é mais possível amordaçar as pessoas, oprimindo-as e ameaçando-as com os instrumentos da agressividade policial e da indiferença pelas suas dores.

O ser humano da atualidade encontra-se inquieto em toda parte, recorrendo ao direito de ser respeitado e de ter ensejo de viver com o mínimo de dignidade.

Não há mais lugar na cultura moderna, para o absurdo de governos arbitrários, nem da aplicação dos recursos que são arrancados do povo para extravagâncias disfarçadas de necessárias, enquanto a educação, a saúde, o trabalho são escassos ou colocados em plano inferior.

A utilização de estatísticas falsas, adaptadas aos interesses dos administradores, não consegue aplacar a fome, iluminar a ignorância, auxiliar na libertação das doenças, ampliar o leque de trabalho digno em vez do assistencialismo que mascara os sofrimentos e abre espaço para o clamor que hoje explode no País e em diversas cidades do mundo.

É lamentável, porém, que pessoas inescrupulosas, arruaceiras, que vivem a soldo da anarquia e do desrespeito, aproveitem-se desses nobres movimentos e os transformem em festival de destruição.

Que, para esses inconsequentes, sejam aplicadas as corrigendas previstas pelas leis, mas que se preservem os direitos do cidadão para reclamar justiça e apoio nas suas reivindicações.

O povo, quando clama em sofrimento, não silencia sua voz, senão quando atendidas as suas justas reivindicações. Nesse sentido, cabe aos jovens, os cidadãos do futuro, a iniciativa de invectivar contra as infames condutas... porém, em ordem e em paz."

* Divaldo Franco escreve às quintas-feiras, quinzenalmente.

sábado, junho 22, 2013

MANIFESTAÇÃO DA JUVENTUDE CHEGA A CAPELA

A manifestação do "Acorda" chega a  nossa cidade com a denominação "Acorda Capela".
Chegaram-nos as informações de que o ato acontecerá no dia 27/06 a partir das 16:00hs com a concentração no trevo de Odilia saindo em direção ao centro da cidade. Muitos jovens já trabalham nas confecções de cartazes e ensaios de coreografias que animarão a caminhada.
A juventude capelense quer participar como protagonista neste momento de civismo e sentimento Nacional por mudanças que devem ser despertadas também no município.
Entendo como momento histórico, patriótico, grandioso da juventude de minha querida Capela.
A exemplo do que vem sendo realizado em todo o País, esse é um momento do povo. Para os manifestantes, quem detém mandatos, representantes de partidos políticos, são dispensáveis, descaracteriza e descredibiliza a manifestação.
O Senador Cristóvam Buarque, em seu pronunciamento no Senado ontem (21/06) disse: -"eu até gostaria de estar junto com os manifestantes. Mas eles não aceitam-nos lá. Imaginem como a classe politica está desgastada diante dessa meninada! E temos que respeitar".

quinta-feira, junho 20, 2013

PODER EMANADO E EXERCIDO PELO POVO NAS RUAS DE ARACAJU

Segundo informações dos organizadores mais de 20 mil pessoas participam da manifestação do "Acorda Aracaju".
Jovens de todos os municipios do Estado deslocaram-se para a capital sergipana a fim de fortalecer o movimento.
As manifestações chegam a todos os Estados pois o objetivo é despertar toda a Nação para a forma de governo que estamos vivenciando. A democracia é apenas para escolher o governante. Depois de eleitos esquecem dos compromissos, deixam de ser eficientes, e governam para si. A sociedade recebe serviços públicos de péssima qualidade enquanto a corrupção campeia e afortuna os desonestos, cupins dos cofres e dos bens públicos.
Agora o Congresso Nacional vergonhosamente começa a tirar da gaveta projetos adormecidos há mais de 05 anos que tratam de transporte público entre outros tão importante para a população, mas que não eram de interesse das classes dominantes.

POVO PASSIVO, CORRUPÇÃO ATIVA!

O movimento "Acorda Brasil" chega a Sergipe, na capital Aracaju amanhã 20/06.
Muitos jovens capelenses já anunciaram suas presenças, e como é importante que eles participem desses movimentos, pois despertam a coragem de lutar saindo assim da passividade.
Grupos de universitários e demais estudantes de nossa cidade deveriam se organizar em caravanas para serem protagonistas neste momento de patriotismo que toma conta não apenas de todo o território nacional, mas, mais que isso, a consciencia da maioria esmagadora da sociedade apoiando o movimento e defendendo as reivindicações.
As bandeiras levantadas pelo fim da corrupção, pela melhoria dos serviços publicos (educação, saúde, segurança pública), pela eficiencia na gestão pública, contra o aumento da tarifa do transporte público e contra a aprovação da PEC 37, revelam que o povo está vendo tudo, enquanto os governantes e as instituições achavam que suas atitudes não estavam sendo observadas. Para se ter uma idéia, a votação da
PEC 37 seria no dia da final da Copa das Confederações. Os jovens através das redes sociais orientam a não ligar as tvs para assistirem ao jogo, vamos estar de olho no congresso.
Os governos em todas as esferas, federal, estaduais e municipais a partir de agora ou mudam as suas formas de governar, gerenciando a coisa pública com transparencia e eficiencia na gestão, ou caem.
Os jovens dos municipios que não foram às ruas, pra "maior arquibancada do Brasil", estão com suas mentes povoadas por mudanças, por ética na política, por decencia, competencia e respeito ao cidadão.

segunda-feira, junho 17, 2013

MANIFESTAÇÕES POPULARES ABALAM GOVERNOS

Os últimos acontecimentos que dominaram o noticiário do País nesse final de semana servem como alerta para as autoridades constituidas e de exemplos para as instituições democráticas: A manifestação pela liberdade de expressão, liberdade religiosa e em favor da vida realizada em Brasilia; a manifestação dos paulistanos contra o aumenta da tarifa do transporte coletivo, a ação da polícia e a reação dos manifestantes entregando flores aos policias; as vaias sofridas pela Presidenta Dilma Russef durante a abertura dos jogo da Confederação, demonstram a elevação da consciencia política da Nação e a coragem de lutar por seus direitos e interesses coletivos.
Mesmo com a avalanche de "programas denominados sociais" distribuidos pelo governo, as famosas "bolsas", o povo brasileiro quer mais. Não mais bolsa! Mais dignidade, mais respeito com o dinheiro público, mais justiça para quem é considerado corrupto, mais educação, mais saúde, mais emprego.
Os governantes em todas as suas esferas, federal, estaduais e municipais; legislativo, executivo e judiciário, devem atentar bem para esse novo grito da sociedade.
É preciso administrar com competencia, com transparencia e respeito aos cidadãos.


terça-feira, junho 11, 2013

CONFUCIO ESTAVA CERTO

"Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade".
Confúcio

Os ex-prefeitos de Capela/Se sabem muito bem interpretar e identificar pessoas que se dizem mandatários em nosso municipio e que se enquadram perfeitamente nesse pensamento de Confúcio.
Recentemente ouvimos nos palanques candidatos dizerem: - "o meu mandato é do prefeito fulano de tal, vou ser eleito para fazer o que o prefeito fulano de tal mandar". Tudo isso era dito na esperança de que o candidato apoiado pelo prefeito fulano de tal fosse eleito. Como não fora, nada do que foi prometido aconteceu. O prefeito fulano de tal caiu na desgraça e revelou-se a verdadeira face daquele que se dizia "o amigo". 
No regime democrático é natural o Poder Executivo ampliar sua base de apoio no Legislativo, faz parte do jogo democrático.
Agora, medir os outros com a sua régua é querer cumplices de suas atitudes.
Como ser humano tenho muitos defeitos.
O meu caráter, minha integridade e vida pública são valores não precificáveis.

sábado, junho 08, 2013

ELEITA A RAINHA DE SÃO PEDRO 2013

O Concurso "Rainha de São Pedro"  realizado na noite de hoje, 08/06, considerado o segundo grande evento que precede a Festa do Mastro, este ano a administração introduziu uma inovação: trazer para a Praça do Amparo, ou seja, tornar em festa pública o que antes era privada.
A alegria e o glamour das garotas que concorreram ao título de "Rainha de São Pedro 2013" certamente demonstrou quão belas e desenvoltas são as mulheres capelenses.
Esta festa teve sua primeira edição com a decisão de Conceição
Iraely, eleita "Rainha de São Pedro 2013"
Souza, ex-primeira dama e professora de história. Em seu primeiro ano o publico assistiu encantado uma peça denominada "Pedaços do Brasil", uma demonstração das regiões do País. Após a apresentação foi realizado o concurso para a escolha da rainha que na ocasião fora eleita Cecilia Oliveira, portanto, a primeira Rainha de São Pedro.
Outro aspecto interessante era que toda a renda adquirida com a festa (mesas, individuais e patrocinios) eram revertidos para a compra de agasalhos a serem distribuidos com as pessoas carentes.
A jovem Iraely, aluna da Escola Municipal Maria Conceição Menezes do povoado Oiteiro, foi eleita  a Rainha de São Pedro 2013.

segunda-feira, junho 03, 2013

FALECEU PADRE GERARD OLIVIER - UMA VIDA A SERVIÇO DE UM POVO

Faleceu na manhã desta segunda-feira o padre GERARD OLIVIER, popularmente conhecido como "padre Geraldo".
Dedicou sua juventude como sacerdote, pastor do rebanho da fé católica no municipio de Japaratuba/Se, preocupou-se também com as causas sociais não só daquele municipio como do Estado de Sergipe. Ainda lembro dele em passeata na cidade de Capela liderando o Movimento Sem Terra para invadir as terras da Santa Clara. Quanta coragem! Ele ia na frente. Naquele tempo os latifundios dominavam, eram valentes, mais violentos que hoje.
A sua simplicidade e humildade são legados a serem aprendidos.
Em suas 04 gestões como prefeito da sua amada Japaratuba, ou (japarratuba como ele a chamava) fica marcada pelo respeito e valorização do serviço e do servidor público cujo meta era de servir a população principalmente àqueles que mais necessitam das ações sociais do poder público.
Nada é por acaso!
Não foi por acaso que o belga Gerard de Olivier foi enviado em missão religiosa, justamente para cidade antes denominada "missão de japaratuba".
Cumpriu sua missão, na "missão de japaratuba", contribuindo valorosamente com a trasnformação e desenvolvimento daquela gente.

sábado, junho 01, 2013

PROGRAMAÇÃO DA FESTA DO MASTRO DE CAPELA 2013

Capela - saiba da programação completa da Festa do Mastro. clique aquí.

A Administração municipal divulgou através do seu site a programação oficial da festa que acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de junho/13.
Vale registrar também da vasta programação cultural que faz parte dessa grande festa que são: A sarandaia que abre os festejos na virada do dia 31/05 para 01/06; o concurso da Rainha de São Pedro que acontecerá este ano na Praça do Amparo no dia 08/06; a novena de Santo Antonio organizada por Sr. Antonio, mas conhecido como "trator" que acontecerá no dia 12/06 (rua da palmeira); apresentações de quadrilhas nas ruas. 
No dia 28, sexta-feira temos a missa do fogueteiro e logo após se inicia os shows.
A baiana sai pelas ruas no sábado dia 29 à tarde acompanhada pela multidão e banda de pífanos.
Às 8:00hs do domingo todos concentrados na praça Manoel Cardoso Souza para enlamear-se e seguir em direção a mata na busca da árvore que denominamos "Mastro de São Pedro". Depois de meio dia já começa a cavalgada culminando com o casamento do matuto; a partir das 19:00hs acontece a guerra dos buscapés, um ritual enquanto o mastro é queimado e os aventureiros correm para tirar os prêmios quando a árvore cai.

sexta-feira, maio 31, 2013

CAPELA ABRE OS FESTEJOS JUNINOS COM A SARANDAIA

É muito folguedo!
A cidade de Capela/Se esta pronta para "acordar São João" cantando: Oia a Sarandaia! Oia a Sarandaia! Acorda minha gente que já vem a Sarandaia!
Podemos plagiar as palavras de Lucas Arimatéa: - "só quem é capelense sente o quanto é emocionante".
A cultura e a tradição move e emociona os capelenses ao mesmo tempo que atrai e recebe os visitantes com muita alegria.
Quem chega na cidade já percebe o espírito festeiro dos capelenses.
A partir das 20:00hs, damas e cavalheiros estão concentrados na Praça Manoel Cardoso Souza curtindo e dançando o forró pé de serra animado por Erivaldo de Carira e Brasas do Forró. E à meia noite o cortejo sairá para a Praça de São Pedro para hasteamento do estandarte. De lá inicia-se as visitas as casas pedindo os prêmios, todos ao som da banda de pífanos. 

INFLEXIBILIDADES DE COMPORTAMENTOS

Chamou a atenção das pessoas a discussão entre dois Secretários do municipio.
O motivo teria sido por causa do local de instalação do palco para a festa de amanhã, a Sarandaia. Um queria que o palco ficasse de um lado, o outro queria do outro lado da praça.


quarta-feira, maio 29, 2013

MARCAÇÃO DO MASTRO - CONSCIENCIA SUSTENTÁVEL.

Amanhã, 30 de maio, Corpus Christy, será a marcação do Mastro.
Concentram-se às 8:00hs em frente a Prefeitura, de onde sai o cortejo acompanhado pela banda de pífanos para a mata do junco a fim de marcar a árvore que servirá de Mastro no dia da festa.
Este ano foram adotadas algumas medidas de ordem educativa ambiental para não haja devastação. 
O objetivo e conscientizar a continuidade da tradição com a preservação da mata.
O professor Eduardo dos Santos, acompanha os seus alunos para lecionar com a prática esse processo e procedimento no trato do homem com a natureza, com o meio, com o ambiente que necessitamos para viver. Parabéns, Dudu!

terça-feira, maio 28, 2013

OS MELHORES DE 2012

A Federação Estadual das Entidades Comunitárias de Sergipe e a Federação Nacional de Associações de Moradores, no evento intitulado "Melhores de 2012", entregaram ao Deputado Augusto Bezerra o prêmio de Melhor Deputado Estadual; Mendonça Prado, Melhor Deputado Federal; Maria do Carmo, Melhor Senadora.
A solenidade aconteceu ontem, dia 27/05 no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, presentes outras personalidades também homenageadas como: o Governador em exercício, Jackson Barreto, o Prefeito de Socorro, Fábio Henrique; emissoras de comunicação: TV Sergipe, Mega FM, Rádio Jornal Am; comunicadores: Evanilson Santana, George Magalhães.
Os Democratas, Augusto Bezerra e Mendonça Prado agradeceram ao povo de Sergipe pelo reconhecimento dos seus trabalhos e que o gesto da sociedade traduzido com o presente prêmio oxigena as artérias que canalizam mais luta, mais dedicação, mais trabalho para o crescimento e o desenvolvimento do Estado de Sergipe.
Parabéns! Augusto e Mendonça.

domingo, maio 26, 2013

ORDENAÇÃO SACERDOTAL DE FREI FRANCISCO CAPELA/SE

Aconteceu hoje, na Matriz de Nossa Senhora da Purificação em Capela/Se a ordenação sacerdotal de Frei Francisco (o semeador).
Natural de Capela, concluiu sua formação teológica  culminando com a sua ordenação.
A igreja Matriz lotou para assistir a celebração.
Frei Francisco irá desempenhar o seu sacerdócio em Moçambique, País Africano, onde já vem desenvolvendo os seus serviços de assistencia religiosa. (foto)
Nós, seus conterrâneos, desejamos que o mais novo sacerdote filho de Capela, seja bem sucedido e abençoado por Deus no oficio de ministrar os ensinamentos da Palavra de Deus.
Parabéns, frei Francisco

A CIDADE SEM ÁGUA. UM TRANSTORNO!

A população capelense neste domingo sofrendo com a falta de água. O SAAE continua falhando no serviço que vem prestando aos usuários.
A autarquia municipal precisa absorver a sua obrigação de manter regularmente o abastecimento de água nas residencias o que consiste em direito dos usuários que pagam por esse serviço.

O FUTURO É VISTO PELOS OLHOS DOS MOÇOS E MOÇAS. (Tancredo Neves)

Por Victor Silva Cruz.
 
É triste ver Capela/SE em crise, o comercio em plena sexta feira a noite com pouco movimento, enquanto a prefeitura e as Usinas tbm sofrem com essa realidade sem oportunidade de melhorias para dar preferência aos conterrâneos... O QUE SERÁ QUE ESTA ACONTECENDO? assalto em todo canto da cidade, e a SEGURANÇA PUBLICA? a Saúde do município estar em fase de modificações...ATENDIMENTOS SÃO SELECIONADOS PELO ASSISTENCIALISMO GOVERNAMENTAL, existem algumas realidades do nosso município é a falta de prioridade para classe dos mais necessitados É UM GRANDE PROBLEMA NOS ATUAIS DIAS DE HOJE, E DENTRE TANTOS MILHÕES ARRECADADOS PELA PREFEITURA ATÉ HOJE O QUE SE PLANEJOU PARA ESSA GENTE? EMERGÊNCIA? e a solução que até hoje nada. vamos acordar para tal realidade A FASE DA PRINCESINHA TA É FEIA. com: Jorgival Santos, Jailson Correia da Silva,Jair Menezes,Vando Correia,Júnior De Correia,Luan ZeroBala Raizeiro,Eduardo Dos Santos Santos,Érica Santana,Joseane Melo,Joseana Silva,

sexta-feira, maio 24, 2013

RESTABELECER A VERDADE. É PRECISO!

Por ocasião da festa de São José no povoado Pirunga, no mês de março/13, o prefeito Ezequiel e o grupo político que o acompanhava fizeram uso da palavra, disseram em seus discursos que tinham garantido recursos no PROINVESTE para construção da rodoviária. Em nenhum momento falaram em recursos para a maternidade.
O deputado Augusto Bezerra (DEM), em visita à Camara de Vereadores, durante sessão, comprometeu-se com os edís e com a população de que levaria ao governador proposta de alocar recursos do PROINVESTE destinados à maternidade de Capela. E assim foi feito. O pleito do deputado Augusto Bezerra foi atendido e é o que consta no projeto votado pela Assembleia.
Resumindo, foi o deputado Augusto Bezerra que veio à Capela ouvir os apelos da população apresentados por seu grupo político: Jó, Mattos, Dudu, Érica, Anderson, Adeilson, Jota, apoiado pelos vereadores, em especial a preocupação do vereador Zezinho, reafirmando a necessidade de equipar e reestruturar o funcionamento da maternidade  fezendo chegar ao governador e cnsequentemente no projeto a reivindicação. 
Parafrasendo Napoleon Hill - "É preciso perceber com clareza que nenhum bem ou posição pode perdurar, a menos que seja construído sobre a verdade e a justiça".

quarta-feira, maio 22, 2013

SEM EXPLICAÇÕES

O governo do prefeito de Capela/Se, Ezequiel Leite, vem adotando métodos e atitudes que se caracterizam mais pelo autoritarismo do que dignificar a autoridade do cargo. Refiro-me aquí aos problemas enfrentados por quem busca renovação de Alvarás e certidões negativas municipal: taxistas já foram multados por retardamento da renovação de seus respectivos Alvarás, enquanto outros ainda aguardam a boa vontade e o critério não protegido pelos princípios fundamentais da administração pública.
Já em relação a emissão de certidões, uma empresa sediada no municipio, com suas obrigações fiscais em dia, foi-lhe negada a certidão negativa e ameaça de cassação do respectivo Alvará, sem justificativa, em virtude do proprietário fazer parte de corrente política oposta ao atual gestor.
É bom lembrar que vivemos num Estado democrático de direitos e que ninguem está acima da lei.

sábado, maio 18, 2013

O SISTEMA DE SAÚDE EM CAPELA/SE PRECISA MELHORAR

A população capelense tem reclamado bastante pela falta de serviços públicos de saúde nas unidades do município. A falta de médicos, de medicamentos, de material até para curativos são as principais reclamações. Além disso, ainda não foi firmado nenhum convênio com o Hospital para que na ausencia do Poder Público, possa o Hospital atender aos pacientes; quem adoecer no final da tarde da sexta-feira até a segunda-feira em Capela está ferrado., caso não seja urgência e emergência não tem assistencia médica!
Imaginem um municipio com aproximadamente 32 mil habitantes não tratar minimamente de sua política de saúde! A sede está assim, voltemos o olhar para os povoados!
Não deve ser dado como justificativa a falta de recursos, pois de janeiro a 20 de maio/13 o municipio recebeu do Ministério da Saúde R$ 1.177.249,94 que adicionando com R$ 1.015.450,54 (hum milhão, quinze mil, quatrocentos e cinquenta reais e cinquenta e quatro centavos), de recursos próprios, totalizam nesse período R$ 2.182.810,48 (dois milhões, cento e oitenta e dois mil, oitocentos e dez reais e quarenta e oito centavos).
A Administração da Seriedade e Transparencia tem a responsabilidade de fazer chegar e o povo perceber o benefícios da gestão, como tem o dever de informar o que  é direito da sociedade, saber como está sendo gasto o dinheiro público.

sexta-feira, maio 17, 2013

FILHOS E AMIGOS DE CAPELA - 2013

Nessa edição registramos com alegria as homenagens prestadas a JOSE PINTO MENEZES FILHO (professor Jota) e ÉRICA SILVA SANTANA (vereadora Érica).
Em nome da vereadora Érica cumprimentamos todas as mulheres homenageadas e em nome do professor Jota cumprimentamos todos os homens homenageados nesse evento.
Como relata a professora MADALENA SILVA CRUZ, - é um momento de emoções muito fortes.
De fato, não dá para quantizar o estado de alegria, de satisfação e emocional que invade todos que dessa festa participa.
Personalidades como: Ary do Proveito e o Senhor Inácio (in memorian), são relembrados pela sua s contribuições dadas à nossa gente, em seu tempo.
É oportuno ainda e sempre destacar a iniciativa de Antonio Correia Matos (Dr. Correia) e Aurelina de Melo Sobral (Léa) e tantas outras mulheres e homens que idealizaram e fazem acontecer esse momento de reencontro dos filhos e amigos da Rainha dos Tabuleiros.
PARABÉNS!

quarta-feira, maio 15, 2013

MUNICIPIO DE CAPELA/SE PODERÁ TER CONTAS BLOQUEADAS

O Ministério Público da Comarca de Capela/Se comunicou à Camara de Vereadores e ao Prefeito Municipal que pedirá ao Judiciário o bloqueio das contas do municipio até que se complete o montante que corresponde aos salários dos servidores em atraso, referentes aos mês de dezembro e 13°.
Os Sindicatos das categorias desde o mês de janeiro tentam negociar com a administração municipal propondo o pagamento em 04 parcelas, enquanto o prefeito sinalizava para 36 vezes. As categorias avançaram com a proposta junto ao Ministério Público consentindo uma negociação para 7 vezes, enquanto o prefeito propôs 28 vezes(parcelas). Os servidores não aceitaram a proposta. O Ministério Público ingressa com Ação na justiça pedindo o bloqueio das contas para saldar o débito com os servidores.
 

terça-feira, maio 14, 2013

RIO BRANCO VENCE POR 4 X 0

Foto O time de Futsal do Rio Branco Esporte Clube de Capela/Se venceu a equipe de Nossa Senhora do Socorro numa partida realizada no Ginásio de Esportes da cidade de Capela.
Os 4 gols marcado por Adolfo foram decisivos para a calssificação da Semifinal da Primeira Fase do Campeonatode Futsal Sergipano.

segunda-feira, maio 13, 2013

ENGANA-SE, QUEM PENSA QUE ENGANA O POVO.

 Vejam o comentário de um dos nossos leitores a respeito da nossa publicação "Tráfico de influencia".
 
Caro edil.
Voce está certo defender sua mãe, com tráfico de influência ou não, mas está totalmente errado quando fale em legislar, pois todos nós sabemos que a maioria dos vereadores, com raras exceções, o que fazem é rezar na cartilha do prefeito em troca de cargos e às de grana pública. Diga-me, por favor quantas leis voces estão discutindo para melhorar a vida dos capelenses. Agora o prefeito teve o apoio repentino da maioria dos vereadores, inclusive os do partido do maquiado - sukita -, será que foi realmente para melhorar a vida do povo, ou foi tão somente por troca de cargos e verbas ocultas?

sábado, maio 11, 2013

MÃE! QUEM É VOCE?

Mãe, quem é você?
Se estou feliz,
quantas vezes te esqueço;
se estou triste,
quantas vezes te procuro.
Mãe, quem é você,
que eu critico,
de quem eu exijo coisas tão pequenas
para satisfazer a minha comodidade,
mas a quem peço a maior ajuda
nos instantes mais difíceis?
Mãe, quem é você,
para quem eu tantas vezes
esqueço o meu carinho,
e de quem exijo tanta atenção?
Mãe, quem é você, com que discuto
e para quem peço conselhos?
Mãe, quem é você,
para quem reclamo sempre,
e para quem guardo
o abraço maior e a maior ternura.
Mãe, eu sei,
Você só é… AMOR.

Maria Helena Gouveia

quarta-feira, maio 08, 2013

A SARANDAIA ESTÁ CHEGANDO - DIA 31

Integrantes da Banda de pífanos e zabumba  



"Oia a Sarandaia! Oia a Sarandaia! Acorda minha gente que já vem a Sarandaia"!
Todo o capelense conhece a letra e o som desse folguedo que abre os festejos juninos, "acordando São João" na virada do dia 31/05 para o dia 01/06.
A banda de pífanos e zabumba acompanhada por milhares de pessoas saem às ruas, chamando nas portas: - "Ô fulano! abra a porta que eu quero beber, hoje é primeiro, de São João, traga cachaça, pra nós beber, se não tiver cachaça! Traga dinheiro! pra nós pagar o zabumbeiro".
O prêmio ou o dinheiro é entregue e os foliões partem para outra casa. `´É uma festa contagiante pela alegria e por sua identidade cultural que resiste a mais de 60 anos.

O TRÁFICO DA INFLUENCIA

É inadmissível que uma professora da rede municipal passe duas semanas sem comparecer às escolas para trabalhar. As crianças estão indo para a Escola para passar o tempo, estão sem aulas, enquanto esta ainda goza do direito de receber Dedicação Exclusiva pela prestação desse desserviço na Escola Maria do Carmo e Aurelina.
A comunidade, isto é, os pais dos alunos reclamam, mas o descontentamento não prospera porque a professora tem parentesco com um vereador.
Diante de um calendário já prejudicado pelas anteriores  e recentes greves e paralisações, agrava-se a situação da aprendizagem com a ausencia do "mestre" na sala de aula mas a carga horária andando normal para os alunos.

sábado, maio 04, 2013

FORRÓ NUM SÍTIO.


PODEM ACREDITAR

A semana que passou o ex-prefeito Sukita juntamente com seu irmão Adaltro foram recebido na residencia de uma liderança política que fez parte ativamente da campanha do prefeito Ezequiel. Estou dizendo de alguém que é peso pesado!
Regado a uísques, cervejas e churrascos temperados com assuntos da política, a conversa durou das 18h às 23hs. O cruel foi o motivo do encontro: relembrar fatos negativos da campanha e lamentar o tratamento que tem recebido do prefeito.
Pelo jeito, essas placas tectônicas da politca de Capela estão se aproximando, não para colidir.

DERRUBAR ÁRVORES NÃO É PROPOSTA SUSTENTÁVEL

Tomei conhecimento de que a atual Administração pretende arrancar duas árvores da Praça do Amparo para dar maior espaço para instalação do palco onde se apresentarão as atrações da Festa do Mastro de São Pedro.
As últimas administrações se viraram contra as árvores dessa Praça. Na gestão passada arrancaram umas 10 (dez), e no inicio desta, já planejam arrancar 02 (duas). Se nada for feito, no final desta década não restará uma árvore em pé. Se for considerar os últimos 30 anos, a devastação foi mais de 40%.
Interessante é que o Poder público não cuida dessas plantas, limpando-as, retirando os gravatás, as chamadas trepadeiras, que matam.
Chamamos a atenção dos organizadores para atentarem para a Norma ISO 20.121/2012 que trata de eventos sustentáveis;
Eventos sustentáveis são: ecologicamente corretos; socialmente éticos; culturalmente aceitos e economicamente viáveis.
 O importante é que, dentro dos limites da organização, os eventos possam apresentar resultados positivos na redução dos impactos ambientais, no fortalecimento da economia local e na ampliação dos impactos positivos sobre a cultura e a sociedade. É importante também que estas ações sejam comunicadas e que os resultados sejam apresentados aos públicos de interesse. O engajamento socioambiental é uma atitude necessária na conjuntura atual; ultrapassa, e muito, a questão comercial do “marketing verde” refletindo a adaptação da sociedade para um novo modelo de economia em que a sustentabilidade não será mais um diferencial e sim a linha de base de qualquer ação a ser realizada.

1° JEEP SHOW DE CAPELA

Acontecendo em nossa cidade, Capela/Se, o 1° JEEP SHOW DE CAPELA. Os jipeiros do Estado de Sergipe e de Alagoas concentraram hoje pela manha na Praça do Amparo, saindo para a trilha às 11:00hs findando o percurso na fazenda Palmeiras.
Amanhã o show continua com o passeio pela cidade, retornando para a fazenda Palmeiras onde todos os jipeiros e organizadores se confraternizam ao som de minitrios, churrascos e muita loira gelada.

quarta-feira, maio 01, 2013

PERSEGUIÇÃO. UMA MALDADE PRA NADA!

Repudiável as atitudes de perseguições que veem sendo adotadas pela administração do prefeito de Capela/Se, Ezequiel Leite. Adversários e servidores públicos estão sendo vítimas.
A maioria dos artistas e bandas contratados para tocarem no evento denominado "forró no sítio", tiveram que anular a contratação porque foram avisados de que quem se apresentasse nesse evento estaria suspenso de qualquer contratação nas grades festivas do municipio enquanto esses administradores estiverem à frente do governo municipal. Isso porque a esposa de Luquinha é tia do vereador Zezinho que não integra a bancada de situação na Camara de vereadores.
Já o servidor conhecido  como "Betinho de Gago", efetivo, há 26 anos como auxiliar de serviços gerais e há 15 anos a serviço da Secretaria de Educação, servindo na Escola Aurelina no bairro São Cristovão, porque não votou e não é simpatizante do atual gestor, está sendo remanejado para a Secretaria de Obras, mesmo a escola precisando de seus serviços. Como dizem: Betinho está precisando se calar!
Se isso não bastasse, tentando engana-lo e acreditando em sua pouca instrução, solicitaram que ele assinasse um documento pedindo o tal remanejamento, não obtiveram êxito.
Betinho recorreu ao Ministério Público e aos vereadores.
O Representante do Ministério Público, segundo Betinho, disse o seguinte: atenda ao prefeito e ao seu Chefe.
Os vereadores na cessão de ontem, disseram: obedeça ao prefeito, ele é seu patrão. disseram mais: quem mandou voce levantar bandeira? a campanha já passou, agora quem manda é o prefeito.
Para a vereadora Érica (DEM), o Prefeito Ezequiel deveria ter a mesma disposição para trabalhar, que tem para perseguir.
Toda a população sabe que o que estão fazendo com Betinho é perseguição política.
Diante de tão evidente perseguição política ao cidadão, servidor público exemplar, não é dever do Ministério Público defendê-lo? ou a lei não o protege? Os posicionamentos ora omissos de Representantes desse importante órgão, as vezes dá lugar a sociedade apoiar a PEC 37. Eu sou contra!  
Aos vereadores pergunto: quem é o patrão do prefeito? não é o povo? Betinho é povo.
Essa prática pode estar apenas começando, sendo exitosa, outros sofrerão as mesmas ou maiores perseguição. Quem sabe, retroagiremos ao "tronco"!

segunda-feira, abril 29, 2013

AS INTRIGAS POLITICAS

Começam entrar em processo de estouros as "bolhas" formadas durante a campanha eleitoral em nosso municipio; depois do processo por compra de votos envolvendo o ex-prefeito Sukita, vem em seguida o processo envolvendo o prefeito eleito Ezequiel na Polícia Federal também por compra de votos; agora, na manhã desta segunda-feira, 29/04, os capelenses acordaram com mais uma onda de denuncia, dessa vez, envolvendo integrantes da campanha de Ezequiel, enquanto o jornal Cinform pela segunda vez faz manchete das irregularidades da administração do ex-prefeito Sukita.
 Instalou-se aquí um ambiente agressivo, de denuncismo, vingativo e de conteúdos mútuos que não interessam e nem contribuem com os interesses do conjunto da sociedade, ao contrário, esta só perde.

  

domingo, abril 28, 2013

O SAAE INFORMA - SEGUNDA-FEIRA SEM ÁGUA

O SAAE - Serviço Autonomo de Agua e Esgoto do municipio de Capela/Se informou aos consumidores que o fornecimento de água será suspenso durante todo o dia dessa segunda-feira, 29/04 em razão de serviços a serem executados na barragem da represa situada no Junco.
Conforme anuncio, o serviço de abastecimento só retornará a partir das 22 horas da segunda -feira.

sexta-feira, abril 26, 2013

A GUERRA DAS CORES - AMARELO X AZUL

O advogado João Batista "Batista", como é conhecido popularmente, ingressou na justiça com uma Ação Popular, questionando sobre a pintura da cidade e dos prédios públicos cuja atitude imprimem não só a vontade do prefeito, como também as cores do seu partido.
Em sua petição, o Dr. João Batista mostrou através de leis, jurisprudencias e decisões de tribunais que a atitude de impor cores ao bel prazer do governante fere principios da administração pública, chegando a configuração de Improbidade Administrativa.
Passamos 08 anos criticando a poluição visual do amarelo, agora essa poluição é do azul.Não é porque mudou a cor que ficamos favoráveis à prática
Não é a cor que destaca a grandeza e a capacidade da administração. Mas sim, as realizações, a execução de políticas públicas na direção da satisfazer as necessidades da população com vistas ao seu desenvolvimento e bem estar social.

 


terça-feira, abril 23, 2013

SUKITA E EZEQUIEL DEBATEM NO RÁDIO

As emissoras de rádio de nosso Estado foram motivadas por uma matéria publicada no jornal Cinform dessa semana.
Segundo o jornalista Jozailto Lima, que assina a matéria, há indicios de irregularidades nos diversos saques em cheques efetuados diretamente no caixa pelo ex-prefeito Sukita nos meses de novembro e dezembro/12, cujo beneficiário fora a prórpria Prefeitura, isto é, não indica fornecedores.
 O assunto rendeu no noticiário falado dos dias de ontem, segunda-feira e hoje, terça-feira em que foram confrontados em debate acalorado os envolvidos: o ex-prefeito Sukita, o prefeito Ezequiel configurado como suposto denunciante e o jornalista Jozailto. O desequilibrio triunfou! Houveram ataques e ofensas pessoais pra todo lado e troca de acusações entre o ex-prefeito Sukita e o prefeito Ezequiel. 
"Foi montada uma quadrilha em Capela", - diz Ezequiel se referindo a admistração de Sukita.
"Os carros coletores de lixo de Capela não têm placas, porque são de propriedade do irmão de Ezequiel"- retruca Sukita.

sexta-feira, abril 19, 2013

FELECEU HONORINO LEAL

Registramos com pesar o falecimento de HONORINO LEAL NETO ocorrido em 18/04/13 em nossa cidade.
O corpo está sendo velado em sua residencia situada na Praça da Matriz e o sepultamento será nesta sexta-feira, 19/04 em horário ainda não divulgado.
A equipe deste blog une-se ao sentimento da vereadora Érica pelo falecimento de sua bisavó, ocorrido em 18/04/2013,

quarta-feira, abril 17, 2013

VISITE O SITE OFICIAL DE CAPELA/SE

O municipio de Capela lançou o site Oficial. Através dele, acreditamos que poderemos acompanhar o dia-a-dia da gestão pública transparente e eficaz.
Com a Lei de Acesso a Informação que entrará em vigor em sua plenitude a partir do mês de maio, tornará possivel a todos nós capelenses, por intermédio dessa ferramenta, acompanhar oline, os processos e procedimentos financeiros da administração.
Transparencia é o unico remédio pra combater corrupção.
No lado direito da tela, na Minha Lista de Blogs, você encontra o link: SITE OFICIAL DE CAPELA/SE.

sábado, abril 13, 2013

RADIALISTA EVANILSON ETREVISTA O PREFEITO EZEQUIEL

Na manhã dessa sexta-feira 12/04 o prefeito Ezequiel concedeu entrevista ao radialista Evanilson Santana através de emissora Ouro Negro, com o objetivo de apresentar os resultados dos seu 100 dias à frente da administração do municipio de Capela/Se.
O prefeito alega que ainda não pôde trabalhar em virtude da desorganização que recebeu o municipio; com essa afirmação ele dá reforço ao sentimento da população de que até agora como novo gestor nada fez.
Citou uma lista de obras a serem executadas, dizendo ter adquirido recursos junto ao governo Federal, cutucou adversários e como de praxe não esqueceu o ex-prefeito.
A população ouviu a fala de Ezequiel com naturalidade, aguarda além de seu discurso, prática, ações positivas.
Notadamente, os capelenses vivem o que podemos chamar de "déficit de atenção" - entusiasmo insuficiente do povo em relação às atitudes de seu governante.
 

NEGOCIAÇÃO DOS SALARIOS

Reunidos em Assembleia nessa sexta-feira, os professores deliberaram sobre a proposta do Prefeito Ezequiel e a proposta intermédiária apresentada pelo Representante do Ministério Público.
Na quinta-feira, representantes sindicais de 04 categorias de servidores públicos municipais, reuniram-se com a Promotoria e representante do Poder Executivo de Capela/Se para negociarem a forma de pagamento dos salários atrasados. Duas propostas foram apresentadas: O Prefeito propõs parcelar em 30 meses; o Representante do Ministério Público propôs 24 meses. Os presentes sinalisaram para o pagamento total dentro do ano de 2013.
Convocada a Assembléia para ontem, 12/04, a categoria dos professores deliberaram aceitar o parcelamento em 04 vezes. Caso contrário ingressarão com ação na justiça.
A meu ver, deve ser contados já no acordo, os meses de janeiro a abril em que os servidores ainda não receberam nada, como prazo dado ao prefeito para o devido pagamento

quarta-feira, abril 10, 2013

100 DIAS DE GOVERNO SEM NADA DE NOVO

Completa hoje, 100 dias da administração. A confiança e a esperança depositadas através do voto parecem desfalecidas diante da inércia e das atitudes adotadas pelo atual governo. O descontentamento parece generalizado no municipio.
Devemos levar em consideração que desde o dia 07 de outubro de 2012 Ezequiel fora eleito prefeito de nossa cidade, com data marcada para 01 de janeiro/13 em que deveria dar inicio ao seu primeiro dia de trabalho, colocando em prática as suas propostas e projetos apresentados durante a campanha e aprovados pela sociedade. (eleitorado)
Quero dizer com isso, que o prefeito Ezequiel teve 85 dias para planejar a sua gestão e por a máquina em funcionamento no seu primeiro dia de governo. O que não aconteceu!
Lembremos algumas de suas propostas:
  • Bolsa ajuda no valor de R$ 120,00 pago através de cartão;
  • Ninguem de fora será empregado na Prefeitura;
  • Fazer a melhor e transparente administração que Capela já viu;
  • Não haverá nepotismo;
  • Prestar contas de cada centavo arrecadado do municipio;
  • Os servidores serão tratados com respeito e valorizados;
  • Construir a Rodoviária e concluir a obra do mercado
  • A educação, saúde, habitação e Assistencia Social serao prioridades;
  • gerar empregos para a juventudde.
 Nenhuma dessas propostas foram encaminhadas sequer em forma de projetos e nem executadas aquelas que dependem apenas da vontade política. Ao contrário, imprime a marca do ódio, de vingança e de perseguição e de uma paralisia admistrativa inexplicável
Que crueldade é essa com os servidores, com esse desejo de dividir os salários atrasados em 36 vezes? Até o transporte para pacientes necessitados de hemodiálise está suspenso, conforme denunciado na Camara de Vereadores; estudantes universitários amontoados em transportes superlotados; comunidades rurais sem água; o comércio local agonizando; e quem vive abaixo da linha de pobreza aguardando a chegada da bolsa ajuda.
Todos nós, partidos, lideranças, o povo, que somados formamos 10.049 votos responsáveis pela vitória do prefeito Ezequiel, acreditamos na mudança dos rumos.

terça-feira, abril 09, 2013

AUDIENCIA PÚBLICA - LEIS ORÇAMENTÁRIAS


A democracia social exige a participação do cidadão nas decisões do governo nos seus três estágios – municipal, estadual e federal. Esta participação vai além do voto, dever e direito básico do eleitor, e abrange não só a fiscalização dos atos dos eleitos mas também a discussão da política administrativa adotada pelos que eventualmente encontram-se no poder.
O importante, o indispensável é lembrar que todo o poder emana do povo e em seu nome será exercido. Quando um governo age em áreas cruciais, como a das privatizações de empresas estatais, vendendo patrimônio do povo, sem consulta prévia aos verdadeiros donos, está traindo a confiança do eleitorado, incluindo aí as forças da oposição.
Também na elaboração dos orçamentos públicos – e em especial os municipais – o eleitorado deve ter voz ativa, discutindo, analisando e fiscalizando a sua execução. Sem essa ativa participação, a democracia passa a ser um mero jogo eleitoral, onde disputas paroquiais influem negativamente nos verdadeiros interesses da coletividade.
Um orçamento participativo é um orçamento democrático. Sem a participação do povo, do contribuinte, do eleitor, o dinheiro público será aplicado segundo critérios que nem sempre representam as melhores soluções para os problemas da comunidade. Participar é tão importante quanto votar. E é com a participação ativa que se constrói a verdadeira democracia social.
Barbosa Lima Sobrinho

O municipio de Capela/Se, realizará a Audiencia Pública onde serão debatidas as Leis de Diretrizes Orçamentárias, O Plano Plurianual e a Lei Orçamentária Anual para 2013 nessa quarta-feira, dia 10, a partir das 8:00hs na Escola Edelzio Vieira de Melo. É importante, e porque não dizer, indispensável a participação da sociedade nesse processo de planejamento para a execução de políticas públicas necessárias ao desenvolvimento e modernização do nosso municipio. Participe!



sábado, abril 06, 2013

CAPELA PERDE CENTRO PROFISSIONALIZANTE

O Centro Profissionalizante deveria ser construido em Capela/Se. De acordo com o Planejamento Estratégico elaborado no inicio do governo Marcelo Deda, sob a coordenação da então Secretária de Planejamento, Lúcia Fálcon e com a participação da sociedde civil representada, na região do leste sergipano seria construida uma escola de ensino técnico profissionalizante no municipio de Capela.
Tudo isso foi exaustivamente discutido e aprovado pelos participantes dos diversos encontros entre os municipios que integram a região leste sergipana.
Sem que se saiba as razões, o projeto intitulado de PROINVESTE, define que o Centro Profissionalizante será construido na cidade de Nossa Senhora das Dores.
Perguntar não deve ofender: Para que serviu aquele planejamento. 

quarta-feira, abril 03, 2013

CAPELA É CONTEMPLADA NO PROINVESTE

Chegou hoje na Assembléia Legislativa o projeto do PROINVESTE. Nele, a pedido do Deputado Augusto Bezerra, consta a alocação de recursos para o Centro de Obstetricia LEONOR BARRETO FRANCO ( a maternidade em nosso municipio).
Depois da visita que o deputado Augusto Bezerra fez a Camara de Vereadores, ouviu os pronunciamentos dando como reivindicação prioritária a reestruturação dos serviços daquela casa de parto que atende não só as parturientes local, como também da região, o parlamentar comprometeu-se em envidar esforços para atender a solicitação dos vereadores levando tal preocupação para as negociações com o governador. O resultado foi exitoso: A maternidade está contemplada no projeto.
Infelizmente não consta nenhum recursos para a construção da Rodoviária.
Acesse o link abaixo e confira as obras
 Governo de Sergipe quer viabilizar mais de 30 obras com o Proinveste 

"SÓ PAGO NA JUSTIÇA"

Esta é a decisão do prefeito Ezequiel Leite em relação ao pagamento dos salários dos servidores públicos de Capela/Se, deixados em atraso pelo ex-prefeito Sukita.
Depois de 90 dias de espera, de reuniões sem finalidades e negociações sem sucessos, é manifestada a real característica da insensibilidade, tirania e indiferença às necessidades daqueles que são seus colaboradores. Os servidores não prestaram seus serviços ao ex-prefeito Sukita, como não servem ao prefetio Ezequiel. Eles prestaram serviços à sociedade capelense. E nós como membros dessa sociedade devemos repudiar a atitude dos dois administradores; Sukita e Ezequiel. Não podemos nos calar diante de tamanha injustiça, onde o trabalhador depois de prestar seus serviços não recebe os salários e ainda é desdenhado de que só recebe na justiça.
É esse o "novo tempo" que o excelentíssimo prefeito pretende instalar em nosso município?
A ex-senadora Heloisa Helena já dizia: - "o poder não muda as pessoas, REVELA"!

sexta-feira, março 29, 2013

FELIZ PÁSCOA!

quinta-feira, março 28, 2013

O POVO JÁ FALA EM DECEPÇÃO

Há décadas o municipio de Capela/Se por intermédios dos prefeitos praticavam em nome da municipalidade o gesto social e fraterno de distribuir peixe para as familias carentes por ocasião da Semana Santa.
Este ano, o prefeito Ezequiel deixa de levar à mesa de tantas familias capelenses a condição de participarem desse momento pascal dignamente. Um gesto insensível e sem espírito cristão, longe do sentimento de fraternidade.
Quando candidato, Ezequiel visitou todas as residencias deste municipio, viu de perto as  necessidades vividas pelo nosso povo, segundo ele, chegou algumas vezes não segurar as lágrimas. A situação dessas pessoas não mudou, e o senhor prefeito não pode estar esquecido.
O governante negar o peixe ao seu povo, sabendo que mais de 50% deles vivem na linha de pobreza à indigencia, é atitude de fariseu.

A GESTÃO PRECISA SER TRANSPARENTE

Aproxima-se de R$ 15.000.000,00(quinze milhões) a arrecadação do municipio de Capela/Se no período de 01 de janeiro a 28 de março de 2013. De acordo com os dados do Banco do Brasil e da Secretaria da Fazenda, as transferencias constitucionais, ICMS e transferencias do Estado, nesse período o montante arrecadado foi de R$ 12.207.714,47 (doze milhoes, duzentos e sete mil, setecentos e catorze reais e quarenta e sete centavos) .
Devido a falta de transparencia, não se tem informações concretas sobre o valor arrecadado com ISSQN, ITBI, taxas de poder de policia.
Vale destacar que o FUNDEB arrecadou até esta mesma data, 28/03 o montante de R$ 4.035.283,44.
Dentre outras propostas de campanha, estava a de ser transparente. Inclusive o nome da coligação era: Administraçõ com Seriedade e Transparencia.

segunda-feira, março 25, 2013

CAMARA DE VEREDORES E DEPUTADO MOBILIZADOS

O Deputado Estadual Augusto Bezerra atendendo convite da vereadora Érica (DEM), apoiado pelo vereador Adeilson (PSC) e com o consentimento do Presidente Toninho Arimatéa, participará da sessão da Camara de Vereadores de Capela, ás 20:00hs do dia 26/03(terça-feira) com o objetivo de explanar sobre as possibilidades das instalações da Usina de exploração do Projeto Carnalita e do campus de engenharia em nosso municipio.
Trata-se de uma ímpar oportunidade para que a comunidade estudantil  e a sociedade em geral possa tomar conhecimento da riqueza mineral existente no subsolo; dos recursos que poderão ser investidos na implantação do projeto através da Vale do Rio Doce; como também da instalação do Campus de Engenharia.
Todos nós capelenses, independentemente de ideologia política-partidária devemos nos unir nessa luta de interesse coletivo. Só se defende aquilo que se conhece.


domingo, março 24, 2013

O QUE OS UNIU O POVO NÃO SEPARA!

Foto

Numa ação rápida e sem muito trabalho, o prefeito Ezequiel já conquistou o apoio desses vereadores, todos do PSB (40).
Apesar de alguns ainda dizerem que não é verdade, os outros afirmam, como foi o caso do discurso de um deles no povoado Pirunga durante a festa de São José.
A justificativa do pulo é porque estão ao lado do povo. E como dizia um senhor conhecido meu: "o vereador e seus familiares tambem é povo". Inclusive familiares que residem fora do municipio e até fora do Estado recebendo salários da PMC, conforme informações do prefeito antes de conquista-los.
Mas nem tudo é mal, agora os vereadores aprovaram mais 40% de suplementação orçamentária, aqueles 5%  que motivou aquelas manifestações em frente a Camara não é mais problema. Já como ponto negativo, o chefe do Executivo com quase todos os vereadores ao seu lado, deixa de atender as solicitações do Poder Legislatvo, fugindo  de ser transparente, pois sequer a arrecadação está sendo informada aquele Poder. Pra que, não?
Sendo assim, não existe problema de orçamento e nem de dinheiro para que o prefeito e os vereadores comecem a trabalhar.
 
 

quinta-feira, março 21, 2013

TRABALHADORES, UNÍ-VOS! (Karl Marx)

SERVIDOR VALORIZADO É SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE
 
 
A tomada de consciencia por parte da classe trabalhadora é o principal elemento para mudança da realidade social, segundo Karl Marx. Se ainda estivesse entre nós, escreveria o Manifesto entitulado: - "Servidores Públicos de Capela, Uní-vos"!
Este é o chamamento à tomada de consciencia e à mobilização.
Os funcionários públicos são servidores da sociedade, embora geridos pelo governante de plantão que deseja impedir novas conquistas, oprimir e até eliminar direitos anteriormente conquistados. Somente refletindo o grito de Marx "uní-vos" é que se pode fortalecer idéias e ações para combater todo  tipo de opressão e descaso vividos pelos servidores deste município.
 
 

 



terça-feira, março 19, 2013

PROCESSOS POR COMPRA DE VOTOS

Estarão sendo ouvidas hoje na Polícia Federal a Senhora Meire e sua filha Emília como parte integrante do processo que tramita naquele órgão por denuncia de compra de votos nas eleições de 2012 no municipio de Capela/Se.
A materialidade da denuncia consta de uma gravação onde o Senhor Acrísio, coordenador da campanha de Ezequiel, vai até a casa de Meire oferecendo-lhe dinheiro e outros beneficios para que as mesmas votassem em seu candidato.(Ezequiel), dizia ainda que o dinheiro viria do carvão(industria de propriedade do candidato).
Processo semelhante tramitou na Comarca de Capela/Se, movido pela coligação de Ezequiel que senteciou a inelegibilidade de Sukita, pela compra de votos, e multas contra Josefa e Carlos Milton por supostamente serem beneficiários. Como o crime é também semelhante, algo vai acontecer: multas, inelegibilidade, cassassão e até uma eleição suplementar.
 

sexta-feira, março 15, 2013

PREFEITURA NÃO É BANCO

Acreditamos que as contas da Prefeitura Municipal de Capela/Se estão abarrotadas de dinheiro; considerando que de janeiro à 10 de março/13 as receitas ultrapassaram R$ 11.000.000,00(onze milhões de reais) e nem um investimento, pagamento de dívidas ou execução de projetos foram realizados. Então acreditamos que tenha muito dinheiro guardado. Mas, a funçao do Poder Público não é juntar dinheiro. Prefeitura não é Banco! O seu resultado não é lucro, e sim promover o bem estar social.
Enquanto os servidores públicos do nosso municipio passam por dificuldades devido a falta de pagamento dos seus salários de dezembro e o 13°; portadores de necessidades especiais e de doenças crônicas sem medicamentos, acontecendo escandalos no predio da Prefeitura para adquirir a medicação; ausencia de médicos e dentistas para atender a população; ambulancias retiradas dos povoados; a falta de estímulo ao comércio interno; a inexistencia de programa de transferencia de renda para os mais carentes e a inadequação das unidades escolares para atender os alunos, entre outras, o governo municipal pratica outra política, que não é publica, que não promove bem estar, que não inclui: guardar dinheiro. 

terça-feira, março 12, 2013

LUTO! FALECEU RENATA.

Renata Bastos,25, submetida a uma cirurgia estética de lipo cujo procedimento teve conclusão fatal.
Renata faleceu, segundo familiares, por volta das 13:30hs durante o procedimento cirurgico e inconformados com a causa alegada no laudo médico, requereu a autopsia para saber qual a causa que levou Renata a óbito.
O corpo encontra-se ainda e Aracaju e deverá chegar em sua residencia hoje pela manhã onde será velado e sairá para ser sepultada em horario ainda não informado.
 
A cidade de Capela está em  estado de comoção, lamentando o acontecimento.
 
Casada com Paulo César, deixa uma filha de 06 anos.
 
Rogamos a Deus que preencha a lacuna aberta pela sua ausencia, com as consolações que somente Ele (Deus), pode transmitir a cada um dos familiares.
 
 
 
 
 

quinta-feira, março 07, 2013

CGU DE VOLTA A CAPELA

O municipio de Capela/Se será fiscalizado mais uma vez pela CGU conforme resultado do 38° sorteio realizado pela Controladoria Geral da União.
No Estado de Sergipe, duas cidades tiveram esse privilégio: Capela e Boquim.
A sociedade agradece quando os órgãos de controle cumprem com lisura e competencia o seu papel, como é o caso da CGU
Os trabalhos iniciarão dentro de até 60 dias a contar da publicação da Portaria 479 de 05 de março de 2013 da CGU;

NEGOCIAÇÃO DOS SALARIOS ATRASADOS

Está marcada para hoje, 07/03 uma reunião entre a comissão representativa dos professores da rede municipal, acompanhada por membros do SINTESE e o prefeito de Capela. com a finalidade de resolver a questão do pagamento dos salários atrasados referentes ao mês de dezembro/12 e 13°.
No último encontro, o prefeito com a sua equipe propuseram dividir em 36 parcelas. A classe refutou a proposta.
Para que a decisão seja justa, já que todos os servidores encontram-se na mesma condição, o acordo deve comtemplar também a todos, independentemente da categoria.
Esse assunto foi questionado ao prefeito por Eudes por ocasião da reuniao de presidentes de partidos com a seguinte indagação: - " quando é que o senhor (prefeito) vai resolver o problema da salário de dezembro e do 13°"? O prefeito respondeu: -"ainda nem pensei nisso"!
 
 

quarta-feira, março 06, 2013

PREFEITO EZEQUIEL X PRESIDENTES DE PARTIDOS

Depois de eleito em 07/10/12, o prefeito Ezequiel convidou os presidentes dos partidos de base da coligação que o elegeu, para uma reunião que aconteceu ontem, dia 04/03. Foi o primeiro encontro com as lideranças partidárias. Estiveram presentes: Jó (DEM) Saralvo (PRB), Beto Ribeiro(PTB),
Eudes (PV), Otacilio(PSL), Lourdes Pereira(PDT), Jair (PHS), Marcio Donizete (PMN) com duração de 1h e 40min., pensei que esse fosse o momento até para o prefeito agradecer o empenho, determinação e entendimento de unidade entre partidos a fim de consolidar o êxito das eleições.Mas isso não aconteceu!
Durante a reunião o prefeito deu a perceber que não dará nenhuma importancia aos partidos, chegando a dizer que estávamos querendo emprego.
Os partidos serviram apenas para formar o palanque com seus candidatos a vereadores, pois o partido do prefeito só tinha 02 candidatos.
A sociedade capelense sabe da contribuição de cada um de nós para a vitória de Ezequiel, mas ele mesmo não admite ou não aceita.
Somos vítimas da ingratidão, dentre os 10.049 eleitores que acreditaram na proposta do novo tempo. Mas como dizia Ulysses Guimarães, o dia do benefício é a véspera da ingratidão, e Luiza Gosuen afirma que a gratidão é fruto da dignidade.
Será se o nosso prefeito gozará da credibilidade de numa eventual necessidade ter apoio desses partidos?
 

terça-feira, março 05, 2013

INELEGIBILIDADE! MULTAS! CASSASSÕES!

Tomou conta da imprensa falada nessa segunda-feira (04) a entrevista da ex-Desembargadora e candidata a prefeita de Capela/Se no ultimo pleito, Senhora Josefa Paixão de Santana, questionando sobre o processo que lhe imputa o crime de ser beneficiária de compra de votos, sentenciando-lhe multa de R$ 110.000,00 e a inelegibilidade do ex-prefeito Sukita com multa do mesmo valor.
Em sua participação no programa matinal da Mega FM com o radialista George Magalhães, a Senhora Josefa informou que também existe um processo semelhante na mesma comarca de Capela contra o prefeito eleito Ezequiel Leite, e espera que tenha a mesma celeridade.
Esclarecendo: cofirmados os crimes eleitorais, pois cabem recursos, Josefa, Carlos Milton e Sukita ficarão inelegíveis e pagarão multas. Já Ezequiel perderia o mandato, tornar-se-ia inelegivel e pagaria multa.
Será que irá  repetir-se o epsódio político de 2005, onde vivemos crises de cassassão com a convocação de novas eleições?
Essa resposta está sob a análise do judiciário e a qualquer momento a sociedade capelense poderá ser surpreendida ou tranquilizada. 

sexta-feira, março 01, 2013

DECRETADA INELEGIBILIDADE DO EX-PREFEITO SUKITA

A justiça decretou a inelegibilidade do ex-prefeito de Capela, Sukita, por compra de votos na última eleição. Se confirmada a decisão judicial após as impetrações dos recursos, o ex-prefeito Sukita vê complicada a sua pretensão de concorrer às eleições de 2014 para o cargo de deputado.
Ninguém pode apostar em sua ausencia no pleito de 2014.

quinta-feira, fevereiro 28, 2013

METENDO A MÃO NO BOLSO DO POVO

É condescendente o comportamento do prefeito de Capela  permitir a cobrança da CIP - Contribuição de Iluminação Publica de maneira arbitrária e ilegal pela distribuidora de energia elétrica -ENERGISA.
Tomamos conhecimento que o municipio na gestão anterior deixou de pagar a conta de iluminação pública.
A dívida  do municipio, a ENERGISA faturou na conta do consumidor. 
Essa decisão foi tomada à revelia da autoridade administrativa municipal?  É justo a população pagar a dívida que é de responsabilidade da Prefeitura?
As autoridades constituidas de nossa cidade, prefeito e vereadores precisam se pronunciar sobre o assunto.
Vamos imaginar o contrário: seria aceitável que as contas em atraso da população fossem faturadas na conta da Prefeitura?



quarta-feira, fevereiro 20, 2013

PRIMEIRA SESSÃO DA CAMARA DE VEREADORES

Na primeira oportunidade que o Prefeito Ezequiel teve de falar aos seus munícipes e aos vereadores, por ocasião da abertura dos trabalhos Legislativos, não levou a "Mensagem" que é praxe de todos os chefes do Executivo. Em sua fala ficaram destacadas afirmações que determinarão o espírito da administração e surpreenderam.
 Disse o prefeito: - "Eu não quero agradar a todos, quero agradar apenas a 50% + 1".
Disse mais, -"não quero unanimidade, quero que tenha oposição, pois enquanto os cães ladram, a caravana passa".
Salvo explicação, soou como a implantação de um aparthaid na governança do municipio, algo mais ou menos assim: 49% não interessa; e quem não concordar com atitudes do chefe do executivo ou criticar, é cachorro.
É bom lembrar que onde não existe liberdde para criticar, não existe elogio sincero.
Não foram essas as propostas apresentadas por Ezequiel e por todos nós ques estávamos em seu palanque.

sábado, fevereiro 16, 2013

ARRECADAÇÃO: JANEIRO A 20 DE FEVEREIRO

Do dia 01 de janeiro à 20 de fevereiro de 2013, o municipio de Capela/Se arrecadou R$ 7.133.452,01 (sete milhões, cento e trinta e tres mil, qutrocentos e cinquenta e dois reais e dois centavos) o que correspondem as trasnferencias constitucionais. Computados os valores de recursos próprios oriundos de ISSQN, taxas, ITBI e outros tributos municipais o total beira a 8 milhões.
Destaque para a arrecadação do FUNDEB nesse mesmo período cujo montante é R$ 2.685.401,10(dois milhões, seiscentos e oitenta e cinco mil, quatrocenos e um reais e dez centavos)
fonte: bb.com.br, SEFAZ, Ministério da Saúde.

sexta-feira, fevereiro 15, 2013

DIRETOR DO SAAE EXPLICA O MOTIVO DA FALTA D'ÁGUA

          - SAAE INFORMA - 
 Fonte Photo: Sandro Melo

O crescimento desordenado do número de imóveis, a falta de hidrômetros em residências, e de investimentos na rede hidráulica ao longo dos últimos dez anos estão provocando a deficiência no abastecimento de água no município de Capela.
Atualmente 1.200 residências da localidade não possuem o hidrômetro. Outras 1.800 estão com esse aparelho sem funcionar. Esses dados foram levantados pelo Serviço Autônomo de Água de Esgoto (SAAE) e estão dentre as ações executadas pela Prefeitura Municipal para retomar, de forma regular e de acordo com as possibilidades, o fornecimento de água na zona urbana e rural da localidade.



Segundo as informações do diretor do SAAE, Henrique Santos, os aparelhos serão instalados nas residências que ainda não o possuem pelo valor de R$ 110,00 (cento e dez reais), podendo esse montante ser parcelado em até seis vezes. Já as outras 1.800 residências terão os hidrômetros substituídos por outros novos, sem qualquer custo.
Outras medidas já estão sendo viabilizadas, a exemplo da realização de pesquisa técnica no solo capelense objetivando a perfuração de novos poços para a captação de água, e estudo sobre a qualidade da água ofertada à comunidade de Vila Miranda. A água de Miranda se apresenta na coloração quase vermelha e segundo geólogos, devem conter grande quantidade de ferro.
Com relação às citações sobre um possível aumento na taxa da água, a direção do SAAE informou que não existe orientação do prefeito Ezequiel Leite para essa medida. “A taxa a ser cobrada continuará sendo de R$ 12,70”, ressaltou Henrique.  
Saldo negativo
De acordo com relatório encaminhado pelo Serviço de Água, a situação financeira do órgão não é das melhores. Foram feitos parcelamentos pela gestão anterior no final de 2012, com as empresas Deso no valor de R$ 73.441,00, e a Empresa Energisa no valor de R$ 167.637,00. Ambos não foram cumpridos.
Ainda existe mais de R$ 25 mil em restos a pagar extraorçamentária, e mais de R$ 22 mil em restos a pagar.  “O saldo negativo do SAAE é de aproximadamente R$ 300 mil, já em bancos a autarquia possuía apenas pouco mais de R$ 8 mil ”, listou Henrique.
14.02.2013   CAPELA/SE

quinta-feira, fevereiro 14, 2013

ÁGUA! ÁGUA! ÁGUA!

Sandra Beiju Jorgival Santos, aproveito a oportunidade do nosso contato aqui para lhe falar sobre a falta de água na nossa terra! O que é aquilo mesmo? Ninguém fala nada; o SAAE não se manifesta, não tem consideração alguma as donas de casa...ao menos colocar um carro de som avisando sobre o problema e estabelecer horários fixos para a chegada da água nas torneiras em casa, né? Outro dia conversei com Érica sobre isso. Espero que logo que inicie os trabalhos na câmara, ela se pronuncie sobre a calamidade. Deixo claro que me dirijo a sua pessoa, porque você foi uma das, senão, a primeira pessoa a apontar que o município sofreria um colapso de falta de água logo e logo. E aí está! Não tenho mais condição de todo final de semana estar na casa dos meus pais, como sempre fiz....um calor terrível e sem água prá uso em casa. Como fazer??? Grata por sua atenção.

sexta-feira, fevereiro 08, 2013

MUNICIPIO DE CAPELA E O DECRETO DE EMERGENCIA

O Decreto n° 12/2013 de 02 de janeiro de 2013, publicado na mesma data, Declara Situação de Emergência em toda exensão territorial do município de Capela, Estado de Sergipe.
O parágrafo 1° do Art. 3° desse Decreto inclui a contratação de eventos culturais tradicionais, que significa festas, em qualquer dos setores da administração pública municipal.
Em entrevista na emissora de rádio na manhã dessa quinta-feira, o Dr. Sérgio Monte Alegre, Procurador do Ministério Público do TCE teceu comentário sobre a apresentação de uma Resolução ao Pleno do Tribunal de Contas de Sergipe proibindo àqueles municipios que decretaram estado de Emergencia a realizarem festas enquanto durarem os efeitos do Decreto Emergencial.
Agora estão sobre a mesa, abacaxi e pepino para descascar

quarta-feira, fevereiro 06, 2013

CAPELA É DESTAQUE EM ENTREVISTA

O Deputado Augusto Bezerra em entrevista concedida ao radialista George Magalhães na Mega FM na manhã desta quarta-feira (06), tornou público os temas que nortearão as suas ações a serviço da população capelense: Acompanhar o processo junto ao Ministério das Minas e Energia  para a instalação da Usina da Vale em território capelense;  Verificar a viabilidade de instalação do campus de engenharia; e buscar incluir a obra da construção do Terminal Rodoviário na cidade dentro do PROINVEST.
As ações foram pleiteadas pelo grupo do DEM em Capela, liderada por seu presidente, JÒ, juntamente com os vereadores Érica (DEM) e Adeilson (PSC) que apoiam o deputado.
Esses temas foram apresentados e debatidos durante a campanha eleitoral em 2012, e dado a suas importancias, não deverão ser abandonadas.
A articulação do deputado Augusto Bezerra com representantes no Senado e na Camara Federal, na Câmara de Vereadores, as lideranças politicas e a sociedade, podemos obter os resultados desejados.
 

terça-feira, fevereiro 05, 2013

FALECEU DONA HELENA

Faleceu esta noite Dona Helena, em Vila Miranda Capela/Se.
Trata-se da avó do nosso amigo Rony, candidato a vereador e atual coordenador da Merenda Escolar em nosso municipio.
Tive a oportunidade de conhecer Dona Helena. Pessoa muito querida na comunidade.
À família enlutada, manifestamos através deste blog os nossos mais profundos sentimentos pela perda de uma pessoa tão amável.

PROFESSORES AVALIAM COMO INDECENTE A PROPOSTA DO PREFEITO

Causou frustração a proposta do prefeito de Capela/Se feita aos professores da rede municipal, dividir em 36 parcelas, o salário do mês de dezembro e o 13° que deixaram de ser pagos pela gestão anterior.
No Estado de Sergipe, 51 prefeituras estão na mesma situação do municipio de Capela, algumas já quitaram essa dívida, as demais já negociaram, mas a proposta mais alongada está sendo apresentada aos trabalhadores da educação capelense.


segunda-feira, fevereiro 04, 2013

IRMA JOANA BOSCO - 60 ANOS DE CONSAGRAÇÃO RELIGIOSA

Irmã Joana Bosco, completa 60 anos de consagração religiosa à Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada ConceiçãoMãe de Deus.
Filha natural de Capela/Se, serviu a nossa comunidade como professora no Colégio Imaculada Conceição e na rede estadual no Colégio Estadual Edelzio Viira de Melo.
Como religiosa conduziu por diversos anos a catequese para crianças e manutenção da cruzadinha formada por crianças e adolescentes que permaneciam nos movimentos da igreja após a primeira comunhão. Quem poderia recitar alguma estrofe do hino da cruzadinha? Alguem lembra?
Irmã Joano Bosco tambem é muito lembrado por seu gesto caridoso de ajudar aos mais necessitados. C.IRumpria a missão de pedir ao mais abastados para entregar para as famílias daqueles que nada ou pouco tinham.
A festa e procissão de 02 de fevereiro, lá estava ela, com vestes de festas, tradicional de sua congregação, numa devoção incomparável.
Hoje, recolhida na casa das freiras do Hospital São José em Aracaju, vive a saudade de seu povo, de sua igreja matriz

domingo, fevereiro 03, 2013

IMAGEM DA PROCISSÃO EM 02 DE FEVEREIRO

Imagem fotografa milhares de devotos à Nossa Senhora da Purificação de Capela/Se em procissão, vendo-s ao fundo o carro triunfal cuja ornamentação tem a criatividade do artista capelense, Marcos Paulo.
Estiveram presentes diversas autoridades do municipio e da esfera estadual, a exemplo do Deputado Estadual Augusto Bezerra (DEM), que esteve ao lado dos seus correligionários: Jó, Èrica, Jota, Dudu, Anderson, Nenen Taxista, Augusto Careca, Nego do ônibus e também do petebista Beto Ribeiro.
O Deputado Augusto Bezerra foi saudado por Vaguinho da Coco Verde, que está se preparando para concerrer às próximas eleições em 16 pelo DEM.