terça-feira, outubro 15, 2013

HOMENAGEM AO DIA DO PROFESSOR

“Vocês que plantaram um dia a semente do conhecimento em nós, a verão brotar e gerar, no futuro, cada vez mais plantios e proveitosas colheitas de reconhecimento pelo ato e dedicação de ensinar”.
Autor Desconhecido

segunda-feira, outubro 14, 2013

SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO CARNALITA

Augusto Bezerra defende divisão mais justa dos royalties da exploração da carnalita

08/10/2013 14:52

Edjane Oliveira, da Agência Alese

O deputado Augusto Bezerra (DEM) defendeu na tribuna da Assembleia Legislativa, na sessão desta terça-feira, dia 8, que se faça justiça com relação à divisão dos royalties da exploração e produção do cloreto de potássio no projeto Carnalita, para o município de Capela. Segundo o parlamentar, essa é atualmente uma das maiores riquezas de Sergipe que são exploradas pela Vale, minério que é utilizado para a produção de adubos. Hoje, disse ele, o Brasil importa 90% do cloreto de potássio necessário para atender a crescente produção da agricultura.

Com a presença de diversos vereadores e lideranças políticas de Capela presentes à galeria da Assembleia Legislativa durante a sessão de hoje, o deputado fez seu pronunciamento baseado em dados do Estudo de Impacto Ambiental (EIA Rima) sobre o projeto Carnalita de Sergipe. De acordo com o parlamentar, tanto o município de Capela quanto Japaratuba e toda região do Vale do Cotinguiba têm seu subsolo rico em minérios e a Vale tem ao longo dos últimos anos contribuído para o desenvolvimento de Sergipe através de sua unidade operacional Taquari Vassouras.

“E agora pretende implantar um novo projeto que visa a exportação e exploração da carnalita, visando a fabricação do cloreto de potássio que produz fertilizantes”, disse. Augusto acrescentou que Capela, que passou muitos anos sem ser explorado e sem receber os royalties que tinha direito, hoje tem condição privilegiado, exploração essa que vai beneficiar toda região.

Com base no EIA Rima, o deputado Augusto Bezerra disse que é no município de Capela que se encontra quase todo minério. “O estudo EIA Rima, feito por um sergipano de grande valor, João Sampaio d’Ávila, uma pessoa de gabarito e incapaz de cometer erro técnico, aponta que quase todo minério se encontra em Capela, mas a boca da mina se encontra em Japaratuba. E uma decisão que está no Supremo Tribunal Federal diz que os maiores e melhores incentivos vão para Japaratuba”, declarou.

Segundo o deputado democrata, ninguém está contra Japaratuba, mas informou que a população capelense está organizando um movimento intitulado “A carnalita é nossa”, visando sensibilizar deputados federais e senadores da bancada sergipana para que revejam essa lei. “Como é que Capela tem 90% do minério e a boca da mina está em Japaratuba a unidade vai ser lá e os maiores recursos vão para lá”, indagou.

Augusto Bezerra ressaltou que está nessa luta e vai acompanhar as lideranças do município a Brasília para visitar a bancada sergipana para que consigam sensibilizá-los para essa questão. “Esta Casa, independente de bandeira política, deve se envolver, porque é uma luta não para tirar nada de ninguém, mas para fazer justiça”, disse, acrescentando que mesmo sendo a regra é um equívoco beneficiar mais o município onde está a boca da mina.

O parlamentar disse que convidou o presidente da Vale para que, na Assembleia, possa informar sobre o acordo com a Petrobras, como está esse contrato e qual a data para iniciar a produção. Segundo ele, pelo EIA Rima já era para em 2014 a mina estar produzindo cloreto de potássio, no entanto ele acredita que isso não será possível.


Ele acrescentou também que em visita a Brasília conversou com o reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Ângelo Antoniolli, para mostrar a importância de que na expansão da UFS para o Vale do Cotinguiba os cursos de Engenharia de Minas e de Produção fossem em Capela. “Pois o município tem vocação para isso. E o Projeto Carnalita será um divisor de águas para o desenvolvimento pleno do Estado”, destacou. Augusto Bezerra ressaltou que Capela precisar do que lhe é de direito e não tirar para dar a Japaratuba. “Essa é uma luta nossa, dos vereadores, lideranças políticas e do povo de Capela”, frisou.

Apartes
Vários deputados apartearam o pronunciamento para se solidarizar ao discurso do deputado Augusto Bezerra. Zezinho Guimarães disse que esse é um assunto que a Assembleia tem que pautar com bastante brevidade. Ele lembrou que já foi votado na Casa, na semana passada um requerimento convidando um representante da Vale para que possa discutir a Carnalita com a máxima urgência. Zezinho também ressaltou que é preciso que se faça justiça, para que Capela, que tem a maioria absoluta do minério em seu território, não seja injustiçada na hora da repartição dos royalties e benefícios.

O deputado Antônio dos Santos (PSC) também se somou e acrescentou que todos sabem que a Petrobras procura cumprir com justiça a repartição dos royalties. “Se Capela detém quase 90% do minério, não tenha dúvida de que o caminho é contemplar paritariamente. Isso é o justo. Mas o EIA Rima está dizendo que vai ser em Japaratuba a unidade, porque é lá que se encontra a boca da mina”, disse. Augusto Bezerra disse que é por isso está à frente dessa luta. Já Antônio dos Santos acrescentou que acredita que isso será corrigido, porque os parlamentares estão reivindicando junto com a população para que capela não perca o que lhe é de direito.

A deputada Maria Mendonça afirmou que essa causa é justa e sugeriu que a Assembleia fizesse uma moção de apelo à bancada federal para que possa intermediar essa questão para que se corrija a legislação, no sentido de garantir que o subsolo fértil e rico em minério é o de Capela. “Em torno de 90%. E é um relatório de um técnico que eu conheço e sei que este EIA Rima tem toda credibilidade. Não é justo que Capela tenha o subsolo rico e depois fique essa divisão e garanta a mesma divisão do bolo para quem só tem a boca da mina. É uma causa extremamente justa para ser abraçada e Capela saiba que pode contar conosco”, declarou.

Augusto Bezerra finalizou o pronunciamento agradecendo a presença de todas as lideranças de Capela e disse que vai começar uma grande campanha de conscientização da juventude com o tema “A carnalita é nossa”, envolvendo todos e discutindo essa questão com toda seriedade. “Trouxe esse assunto para a Assembleia porque conheço meus pares e sei que iriam se posicionar a favor de Capela. Essa luta está apenas começando e contem com esta Casa”, disse aos capelenses.

sexta-feira, outubro 11, 2013

OUTUBRO ROSA - CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO AO COMBATE DE CANCER DE MAMA

Outubro Rosa

O Câncer de Mama é hoje o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo. Porém quando diagnosticado e tratado precocemente as chances de cura aumentam de forma expressiva.
Apesar de fundamental, o auto exame das mamas não deve ser o único meio de diagnostico precoce, a mamografia é fundamental para um diagnostico completo e mais eficaz.
É recomendado que mulheres entre 50 e 69 anos realizem mamografia a cada 2 anos acompanhando do exame clinico anual, já para as mulheres de 40 a 49 a recomendação é a realização do exame clinico anual, e a mamografia quando surgir alguma alteração.
Para as mulheres que encontram-se na classe de risco elevado, deverá iniciar os exames aos 35 anos de idade. Encontram-se nessa classe de risco: Mulheres com histórico familiar de câncer de mama de primeiro grau antes dos 50 anos, câncer bilateral (quando existe a presença de nódulos nos dois seios) ou de ovário em qualquer idade; e histórico familiar de câncer de mama masculino entre outros sinais.
Nossa recomendação é que mantenha-se hábitos de vida saudável e sempre consulte um médico com periodicidade.
Matéria publicada pelo Centro de Oncologia - REDE D'OR

quarta-feira, outubro 09, 2013

ARROMBAMENTO E EXPLOSÃO DE CASH ELETRONICO EM DORES/SE

Na madrugada desta quarta-feira a agencia do Bradesco em Nossa Senhora das Dores foi arrombada e explodido os cashs eletrônicos.
Devido ao estampido da explosão a cidade viveu momentos de temor percebendo que aquilo que era visto apenas nos telejornais, agora estava próximo.
Não foi divulgado o quanto foi levado em dinheiro.

CAPELA-PROJETO CARNALITA DISCUTIDO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Na manhã dessa terça-feira, dia 08/10 o Deputado Augusto Bezerra usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe para chamar a atenção da classe política e da sociedade sergipana sobre a injustiça que estão querendo fazer com o municipio de Capela.
De acordo com estudos realizados, o municipio de Capela possui em seu subsolo, mais que 80% do minério carnalita e silvinita. Sendo assim, não é justo que a instalação da usina seja em outro municipio: disse o deputado Augusto Bezerra. Falou também da importância da instalação do polo da UFS ofertando o curso de engenharia de minas no município de Capela.
"os candidatos ao governo do Estado devem incluir em suas propostas de governo deferências ao município de Capela em virtude da riqueza mineral existente que consequentemente contribuirá para o desenvolvimento do Estado". Concluiu o deputado.
O deputado Zezinho Guimarães e a deputada Maria Mendonça apartearam o deputado Augusto Bezerra, parabenizando-o pela relevância da causa e se propuseram a defender também que a instalação da usina seja em nosso município.
Estavam presentes na sessão: Jó, o vereador Adeilson, a vereadora Érica, Argemiro Macedo e o seu filho, Edson, Matos, Anderson, Antonio Melo, o professor Jota, Penca e os jovens Everton e Jéssica. O prefeito Ezequiel também esteve presente. 
 

sexta-feira, outubro 04, 2013

MOBILIZAÇÃO EM DEFESA DA INSTALAÇÃO DA USINA VALE DO RIO DOCE EM CAPELA

O Deputado Augusto Bezerra fará pronunciamento na tribuna da Assembléia Legislativa na sessão da terça-feira, dia 08 de outubro em defesa da instalação da Usina da Vale no municpipio de Capela.
Trata-se do início da campanha de mobilização buscando conscientizar e motivar a luta dos capelenses na defesa das compensações pela extração das riquezas minerais existentes em seu subsolo.
Analisando outros municíoios a exemplo de Carmópolis onde existe a maior extração de petróleo de Sergipe, nada mais justo de que a instalação do escritório da Petrobrás esteja em Carmópolis; Rosário tendo a maior jazida de Potássio, justa a instalação da Usina em Rosário; e por que Capela tendo a maior jazida de carnalita e silvinita, a instalação da usina deve ser em outro município
Todos os capelenses estão convidados a estarem presentes na Assembléia Legislativa nessa terça-feira, dia 08 de outubro às 8:00.
Vale ressaltar que essa campanha é supra e apartidária. A causa é a única bandeira! Assim sendo, todas as lideranças: políticas, religiosas, associativas, organizações governamentais e não governamentais, professores, estudantes, comerciantes, enfim, todos os segmentos doa nossa sociedade civil, organizada ou não, devem ser parceiros. 


sexta-feira, setembro 27, 2013

CAMINHADA BÍBLICA EM CAPELA

Neste momento acontece a "Caminhada Bíblica" em Capela/Se. Centenas de estudantes, movimentos religiosos, e de fiéis percorrem as ruas da cidade contando animados pelo trio Bibi-Som com a voz de Magna. -"Toda biblia é comunicação de um Deus de paz.de um Deus irmão, é feliz quem crê na revelação, quem tem Deus no coração". Palavra de salvação, somente o céu tem pra dar, por isso o meu coração, se abre para escutar". dentre outras músicas e citações de versículos da bíblia.
Os padres Luciano e Ériston das paróquias de Nossa Senhora da Purificação e de Nossa Senhora do Amparo respectivamente, coordenam a caminhada.

quarta-feira, setembro 25, 2013

FESTA DO POVOADO BOA VISTA

O Povoado Boa Vista estará em festa nesse fim de semana, dias 28 e 29/09. Haverá torneio de futebol, distribuição de lanches para crianças, churrasco e animação com Tony Reis.
Trata-se de um evento realizado pelo vereador Adeilson do Conselho que vem cumprindo esse compromisso com aquela comunidade mesmo antes de sua eleição para vereador.
 

domingo, setembro 22, 2013

SAIBA O QUE ACONTECE EM CAPELA NESTE DOMINGO

- Desfile Cívico em Vila Pedras - a partir das 14:00hs;

- Parada Gay de Capela - periodo da tarde;

- Cavalgada das Mulheres em Vila Miranda - a partir das 13hs.

CAVALGADA DAS MULHERES

As mulheres da Vila Miranda em Capela/Se realizam hoje mais uma edição da "Cavalgada das Mulheres". Trata-se de um encontro das amazonas e admiradoras dessa diversão, de cidades e povoados da redondeza cujo percurso é o seguinte: sai do Miranda para o povoado Terra Dura, retornando para o Miranda, onde haverá apresentações das bandas.
Em Capela é tradicional a realização de cavalgadas, mas exclusivamente de mulheres é um acontecimento raro, por isso, digno de elogios.
A festa tem o apoio do vereador Toninho Arimatéa.

sábado, setembro 21, 2013

200.000 (DUZENTAS MIL) VISUALIZAÇÕES

Temos  a imensa satisfação de informar aos nossos seguidores, comentaristas e leitores que estamos completando o total de 200.000 (duzentas mil) visualizações.
Como dizia frei Caneca: - "o homem só deve curvar-se para agradecer". Pois é com esse gesto que me dirijo a todos que contribuíram para que alcançássemos esse número de acessos ao nosso blog.

sexta-feira, setembro 20, 2013

PARADA GAY DE CAPELA

Nesse domingo, dia 22/09, acontece a "Parada Gay de Capela". Os organizadores estimam que o movimento trará para a nossa cidade pessoas de todas as cidades vizinhas, concentrando milhares de de gays e simpatizantes.

VILA PEDRAS REALIZARÁ DESFILE CÍVICO

A Escola Municipal Major Honorino Leal em Vila Pedras realizará nesse domingo, 22/09, a partir das 14hs o desfile cívico comemorativo aos 191 anos de independência do Brasil.
Também será a inauguração da Banda Fanfarra, composta por alunos residentes na comunidade, uma conquista da diretora Edilene Silva e do povo pedrense.

PROGRAMA "MAIS MÉDICOS" NÃO CHEGA AINDA EM CAPELA

As forças ocultas do mau continuam operando contra os interesses do povo capelense. Dessa feita, na área da saúde. Nosso municipio se inscreveu no "Programa mais Médicos" , sendo dos primeiros a cadastrar-se no programa. Para surpresa desagradável, quando foi publicada a lista dos municipios contemplados, novamente Capela está fora dessa etapa.
Como dizia Adam Smith, as "mãos invisiveis" estão trabalhando contra a nossa terra, e quem diz estar ao lado do povo capelense não faz nada.

segunda-feira, setembro 16, 2013

FORÇAS OCULTAS INVESTEM CONTRA CAPELA

Sem que se saiba os motivos, Capela/Se não foi contemplada na seleção dos municípios sergipanos beneficiados no programa do governo federal, "agua para todos".
Todas as exigências foram atendidas. A equipe da Prefeitura elaborou e entregou ao Dnocs os projetos para implantar o sistema de abastecimento de água nos povoados que ainda não possui. São aproximadamente 23 comunidades que vivem nessa situação. Estranhamente, no último dia 11/09, data em que foram divulgados os municipios contemplados, Capela ficou de fora.
Já em relação ao Projeto Carnalita, no final do mês de agosto/13 o Prefeito Ezequiel foi chamado para uma reunião no Palácio do governo do Estado, onde estiveram presentes: o governador em exercício Jackson Barreto; o Prefeito de Japaratuba, Hélio Sobral; o secretário de governo, Oliveira Junior e o assessor do Prefeito Ezequiel. O motivo da reunião seria convencer o prefeito de Capela, Ezequiel Leite aceitar que a instalação da Usina de beneficiamento da carnalita silvinita seja construida no município de Japaratuba.
É no município de Capela onde se localiza a maior parte do minério que terá a "maior planta de extração mineral do Brasil" com investimentos no valor de U$ 1,8 bilhões (dólares) segundo o Eia-Rima - Projeto Carnalita de Sergipe - Vale, de 28.08.09, elaborado pela ambientec - consultoria Ltda.
Esse mesmo Relatório, que deve ser lido por todos os capelenses, para que tomem conhecimento e sejam conscientes da oportunidade que poderemos perder e dos prejuizos que poderemos ficar. Pois bem, nesse Relatório está expresso que a Usina deverá ser instalada no municipio de Japaratuba. Precisamos nos unir por esta causa que não é apenas do Prefeito, mas sim dos capelenses.
Nós não podemos ser punidos porque conservamos uma das maiores reservas de mata atlântica de Sergipe. Devemos ser recompensados!

quarta-feira, setembro 11, 2013

DESFILE CIVICO EM CAPELA SERÁ DOMINGO

Acontecerá nesse domingo (15/09) o desfile cívico em Capela/Se, comemorativo aos 191 anos de Independencia do Brasil. As unidades escolares das redes publica e particular com apoio da Prefeitura Municipal e com organização da Secretaria Municipal de Educação pretendem promover um grande e belíssimo desfile, abordando temas da atualidade e com objetivo de fortalecer o patriotismo.
A saída da Praça do Amparo (Posto de César) com inicio previsto para 14:00hs em direção à Avenida Monsenhor Eraldo Barbosa, retornando para a mesma Praça do Amparo (Lar São José) onde ficará instalado o palanque oficial.

quinta-feira, setembro 05, 2013

MORADORES DE VILA PEDRAS FECHAM RODOVIA

Foto de Francisco Souza.
imagens da pista fechada
MORADORES REIVINDICAM CONSTRUÇÃO DE QUEBRA MOLAS E ILUMINAÇÃO PARA EVITAR ACIDENTES QUE VÊM ACONTECENDO COM FREQUENCIA ATÉ COM VÍTIMAS FATAIS.

Na manhã dessa quarta-feira (04/09) os moradores de Vila Pedras fecharam o tráfego da Rodovia Manoel Dantas que liga a cidade de Capela a N. Sra. das Dores. Eles montaram barreiras com galhos de árvores, pedaços de madeira e atearam fogo impedindo a passagem dos veículos em ambos os sentidos, permanecendo até às 17:00h
O motivo da manifestação é a ocorrência de diversos acidentes nesse trecho da Rodovia até com vítimas fatais e eles reivindicam a construção de quebra molas e iluminação.
Sendo de dominio estadual, cabe ao DER - Departamento Estadual de Rodagens, dialogar com a comunidade para resolver o problema dos quebra-molas; para isso, foram mantidos diversos contatos com o referido Departamento mas ninguem atendeu o chamamento do povo; já  a Secretaria Municipal de Obras já se comprometeu de colocar as luminários.
Os manifestantes prometem fechar amanhã novamente o mesmo trecho até que o DER atenda as suas reivindicações.

terça-feira, setembro 03, 2013

DESFILE CIVICO DO IMACULADA SERÁ NO DIA 07 DE SETEMBRO

O Colégio Imaculada Conceição vai realizar o seu desfile cívico em comemoração a Independencia do Brasil nesse sábado, dia 07 de setembro. Para isso, a direção do Colégio adquiriu instrumentos e formou a sua própria banda marcial com alunos da instiuição

ESCOLA DO ASA BRANCA

A Escola Maria do Carmo Alves localizada no conjunto Asa Branca, está sendo ampliada para receber com segurança o alunado residente naquela comunidade que tem aproximadamente 200 residencias. O projeto consta da construção de uma quadra de esportes, refeitório, duas salas de aulas (perfazendo um total de 04 salas), banheiros, estacionamento, jardins e muro em todo o entorno da unidade escolar, sendo observados os requisitos de acessibilidade.

sábado, agosto 31, 2013

HÉLIO DANTAS

Faleceu nessa sexta-feira no Rio de Janeiro o Senhor HÉLIO DANTAS, empresário, ex-deputado estadual, ex-deputado Federal, proprietário da antiga Usina Vassouras localizada em nosso municipio Capela-Se. Ainda não sabemos onde serão os funerais e o horário do sepultamento.
O Transparencia Capela expressa em nome do povo capelense, sentimentos de pesar aos que fazem a familia enlutada.

quinta-feira, agosto 29, 2013

CRESCE A POPULAÇÃO DE CAPELA

O IBGE divulgou hoje uma nova estimativa da população brasileira, ultrapassa 200 milhoes de pessoas. Na lista dos municipios sergipanos, Capela/Se tem uma população de 32.666 habitantes.
Consideremos que os dados censitários de em 2010 a população (capela) era de 30.756 habitantes.


terça-feira, agosto 27, 2013

ANIVERSÁRIO, 125 ANOS DE ELEVAÇÃO À CATEGORIA DE CIDADE

 

 

SALVE CAPELA,

 

Ó LÍRICA CIDADE! 

A programação comemorativa ao aniversário de nossa cidade terá inicio às 8:00hs  dessa quarta-feira 28, com hasteamento das bandeiras em frente a Prefeitura e em seguida com a celebração da missa em ação de graças na igreja matriz de Nossa Senhora da Purificação. Às 19:00hs a Secretaria de Municipal de Educação  realiza o Sarau intitulado "Rosalvo Rodrigues" no auditório do Colégio Imaculada Conceição.

 


ACIDENTE LEVA MOTOQUEIRO A ÓBITO

Acidente envolvendo um motoqueiro, uma carroça de burro e um veículo levou a óbito o motoqueiro.
Na tarde-noite de hoje, conforme declarações das pessoas presentes, o rapaz que pilotava a moto bateu em uma carroça que transitava sobre a pista nas imediações do povoado Pedras, o motoqueiro foi jogado sobre o asfalto no momento em que um veículo passava e sem possibilidade de desviar-se, o atingiu.

PREFEITO DÁ ORDEM DE SERVIÇO

Assinado o convênio entre o município de Capela/Se e o Ministério da Saúde com o objetivo de reformar e ampliar as clinicas e postos de saúde da sede (antigo SESP), bairro São Cristóvão, Vila Miranda, Povoado Pirunga, Povoado Cruz do Congo, bairro Conceição e Santa Cruz.
O Prefeito Ezequiel Leite dará a ordem de serviço nessa quinta-feira, 29/08 em cerimônia a ser realizada na Clinica de Saude Dr. Geraldo Mota (antigo SESP)

segunda-feira, agosto 26, 2013

TRE ABSOLVE CARLOS MILTON, SUKITA E JOSEFA PAIXÃO

O TRE/SE - Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe reformou a decisão do Juizo Eleitoral da Comarca de Capela que condena Manoel Sukita, Josefa Paixão e Carlos Milton por crime de corrupção eleitoral cometido no pleito das eleições de 2012, com penas de multa e de suspensão dos direitos políticos durante 08 anos
Para melhor entendimento dos nossos leitores, a expressão "reformou" significa neste contexto, modificou, desfaz, anulou.
Por unanimidade os membros do Tribunal entenderam que os candidatos 9josefa Paixão e Carlos Milton) não se fizeram presentes no momento das ocorrencias supostamente vedadas; que não existiram provas; e que a distribuição de dinheiro, R$ 40,00, tratava-se de um programa social instituido pela Prefeitura.
O julgamento concluiu pela absolvição dos réus.

DEPUTADO VISITA LIDERANÇAS


Foto
O Deputado Augusto Bezerra esteve em Capela visitando amigos e correligionários.                              O encontro se deu na Churrascaria Nova Opção onde estiveram presentes: Jó, Dudu, o vereador Adeilson, Matos, professor Jota, a vereadora Érica e o jovem João Paulo, filho de Matos tratando de assuntos de interesse da nossa comunidade referentes as políticas de educação e geração de emprego e renda, pedindo seu engajamento na defesa dos interesses do nosso municipio na esfera estadual.

Após esse encontro o deputado visitou Toninho Arimatéa, vereador presidente da Camara de vereadores e seu pai Antonio Arimatéa, ex-deputado estadual.

domingo, agosto 25, 2013

MATOS - PRESIDENTE DO DIRETÓRIO MUNICIPAL DO PEN EM CAPELA/SE

Constituido o Diretorio Municipal do mais novo partido político de Capela, o PEN - Partido Ecológico Nacional,  e  tem como presidente o nosso amigo Matos.

sábado, agosto 24, 2013

PESQUISA PARA O GOVERNO DE SERGIPE

O Instituto Padrão, conceituado na realização de pesquisas no Estado de Sergipe publicou o resultado de
uma pesquisa eleitoral de intenção de votos para o cargo de governador nas eleições vindouras de 2014.
No gráfico ao lado vemos a liderança de João Alves (DEM)
Apesar do Negão afirmar que só fala em eleições para governador no próximo ano (2014), o povo sergipano já demonstra preferencia pelo Democrata ha mais de 01 ano do pleito, sendo observado um dado interessante: nos maiores colégios eleitorais como Lagarto, Capela, Aracaju ele (João Alves) tem liderança isolada.
VOLTA NEGÃO!

VILA PEDRAS TERÁ A OBRA DOS SONHOS.

A comunidade de Vila Pedras em Capela/Se será beneficiada com a construção de uma avenida ligando da entrada  (rodovia Capela/Dores) ao centro do povoado (rua Nossa Senhora do Carmo).
O prefeito Ezequiel sintonizado com a politica da mobilização urbana, autorizou a elaboração de um projeto arquitetônico moderno nos moldes denominado de "rua completa", que garante espaços para ciclovias, pedestres, com acessibilidade e com iluminação apropriada para proporcionar mais segurança aos moradores e transeuntes que constantemente fazem aquele percurso, devidamente pavimentada.
Com o projeto em mãos, o prefeito pretende abrir a avenida em linha reta;  para isso, já manteve contato com o proprietário de uma área de terra que fica no meio, propondo a indenização para que o projeto seja executado.
A comunidade de Vila Pedra que sonhava apenas com a pavimentação, é surpreendida com a realização de um maior projeto. Parabéns, povo Pedrense!



quinta-feira, agosto 15, 2013

DEPUTADO AUGUSTO BEZERRA PARABENIZA OS NOVOS PAROQUIANOS

O Deputado Augusto Bezerra através deste blog cumprimenta toda a comunidade católica de Capela
parabenizando pela criação da nova paróquia de Nossa Senhora do Amparo.
"O mês de agosto continua sendo marcado por acontecimentos significativos na vida dos capelenses: a sua Elevação à categoria  de cidade e hoje a criação de mais uma paróquia. O que demonstra o avanço da fé. E como diz o hino de Nossa Senhora do Amparo; -"... teus filhos, cada dia que passa, mais e mais confia em sua proteção". Parabéns, fiéis católicos!"( Deputado Augusto Bezerra)


Registramos com profundo pesar o falecimento do Senhor "Louro", genitor da historiadora Denilza Oliveira e Maria de Oliveira, esposa de Eduardo, ocorrido ontem. O sepultamento será hoje, dia 15/08 com o cortejo fúnebre saindo de sua residencia situada na Avenida Quintino Bocaiuva, Capela/Se para o povoado Fazendinha, municipio de Siriri.

quarta-feira, agosto 14, 2013

CAPELA - PREFEITO E VICE ESTÃO ROMPIDOS

Sem muita surpresa, a população capelense acordou com o vice-prefeito de Capela/Se, Chico de Ary, sendo entrevistado pela Mega FM, para tornar público o rompimento político com o Prefeito Ezequiel Leite.
O assunto já era do conhecimento de todos, por isso não causou impacto no meio político. Desde a posse que os ensaios de rompimento foram encenados. Insatisfação de um lado, reclamações do outro, o relacionamento foi se estrangulando e se rompeu.

quinta-feira, agosto 08, 2013

ELEIÇÃO PARA MEMBROS DO CONSELHO DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Publicado o Edital para eleição dos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Capela/Se.
Para se habilitarem, as entidades interessadas devem efetuar as suas inscrições na Sede do Conselho Tutelar no período de 07 a 14 de agosto de 2013, apresentando a documentação exigida no Edital.
O pleito se dará às 15:00hs do dia 20.08.2013 na Secretaria de Cultura.

quarta-feira, agosto 07, 2013

PROJETO DE SAÚDE - "TEMPO DE CUIDAR"

Equipe executando o projeto
Tem sido muito bem avaliado o projeto "tempo de cuidar" executado pela Secretaria Municipal de Saúde de Capela/Se com destaque à atenção da saúde do homem. O projeto além de ir até as maiores industrias sediadas no municipio com equipes especializadas para fazerem exames de laboratório como: glicemia, HIV e verificação de pressão arterial, leva informações sobre a importância na prevenção de doenças quando os homens procuram fazer exames de rotina e consultas médicas periódicas.
Considerando que os recentes resultados de pesquisas alertam que devido as mulheres se cuidarem mais, a expectativa de vida no Brasil é maior que a dos homens, a Secretaria de Saúde esforça-se para promover a política pública de saúde direcionada aos homens, facilitando e assegurando-lhes o acesso..
Nessa quinta-feira a equipe estará atendendo na Clínica da sede, antiga Secretaria de Saude.

ARACAJU TERÁ SISTEMA MODERNO DE TRANSPORTE PÚBLICO

O prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), apresentará à imprensa na manhã da quinta-feira, dia 08, na praça de eventos da Orla de Atalaia um modelo do ônibus do sistema BRT (Bus Rapid Transit), que ele pretende implantar em Aracaju. A informação é de que o ônibus articulado terá corredores exclusivos e plataformas, além de possuir uma largura maior interna para facilitar a circulação dos passageiros, o que deve proporcionar mais conforto.

Ônibus do BRT para Aracaju têm diferenciais

terça-feira, agosto 06, 2013



PEDIDO FORMAL DE DESCULPAS

                               Caros leitores, amigos que me dão ânimo e força para que eu mantenha este blog on line, sempre atualizando as notícias, trazendo opiniões e abrindo espaço para que vocês, meus incentivadores, também possam expor seus pensamentos e entendimentos diante de tantos temas polêmicos que neste espaço democrático são debatidos.
                               Com a mesma contundência com que apresento minhas críticas, também sou incisivo para reconhecer possíveis falhas e, principalmente, quando sou excessivo em meus textos. Um grande exemplo disso foi quando, no ano de 2010, distribuí no município de Capela/Se, panfletos com o título, “OFENSAS EM LUGAR DE AGRADECIMENTOS”. Nele, externei, desnecessariamente, uma revolta movida pela emoção, não permitindo que a razão tomasse as rédeas da minha vida.
                               Naquele momento não tomei a atitude correta, como determinado pelo Estado Democrático de direito, ou seja, não busquei o Poder Judiciário para que tomasse as providencias cabíveis em relação aos supostos atos que ali tinha tomado conhecimento. Simplesmente lancei à querida população capelense, panfletos que resultaram em claro e grande desconforto populacional, chegando a atingir pessoas que JAMAIS apresentaram qualquer tipo de ofensa contra este blogueiro que vos escreve.
                               Os impensáveis panfletos tiveram grande repercussão no município de Capela e, consequentemente, neste espaço democrático, ao ponto de que pessoas de conduta ilibada, como é o caso do Sr. JOSE AUGUSTO SANTOS, popularmente conhecido como “GUSTO”, ter seu nome, e de seus familiares, lançados “aos leões”, com suspeitas infundadas e completamente absurdas, não retratando de forma alguma a realidade desses cidadãos capelenses que tanto contribuem para o desenvolvimento desta cidade.
                               Infelizmente, não tinha maturidade nem experiência suficiente para lidar com informática e a rapidez com que as informações circulam na rede mundial de computadores, resultando na permissão de que conteúdos publicado por pessoas as quais maldosamente revestiam-se do anonimato, acabassem denegrindo a imagem de cidadãos de bem, isso tudo, fazendo suposições infundadas e absurdas.
                               O resultado final de tudo isso foi à interposição de ações, tanto na seara cível, quanto na penal, movidas pelo ofendido, Jose Augusto, as quais foram resolvidas amigavelmente.
                               Devo ressaltar meus caros leitores, que a atitude tomada pelo Sr. Jose Augusto, foi a atitude correta! Era exatamente isso que eu deveria ter feito antes mesmo de iniciar todo este imbróglio, quando me sentí ofendido com os episódios que supostamente tinham ocorrido, e não lançar mais lenha uma fogueira que não possuía sentido algum, se não o da destruição da democracia.
                               A atitude tomada por mim, em distribui os panfletos, somente resultou em ofensas desnecessárias a pessoas sem máculas. No que pese termos encerrado os litígios judiciais amigavelmente, necessário é que eu venha a público pedir, formalmente, DESCULPAS ao Sr. JOSE AUGUSTO SANTOS e todos os seus familiares, os quais tiveram sua honra atingida covardemente, por pessoas que nem mesmo assumem os textos que publicam, e que se escondem no anonimato.
                               Como bem escreveu Shakespeare, “O bom nome para o homem e a mulher é a joia de maior valor que se possui. Quem rouba a minha bolsa me desfalca de um pouco de dinheiro. Mas quem surrupia o meu bom nome, tira-me o que não o enriquece e torna-me completamente pobre”.
                               Portanto, meus caros leitores, indispensável é o presente pedido de desculpas, uma vez que a honra de um cidadão. É o que ele possui do mais precioso.
                               É exatamente neste sentido, que peço ao Sr. JOSE AUGUSTO SANTOS, bem como a seus familiares, as mais sinceras DESCULPAS, me comprometendo, desde já, a jamais permitir que tamanhas inverdades sejam aqui publicadas. Mais uma agradeço sua compreensão frente à tamanha confusão, a qual repito, poderia ser suprimida por mim.
Att. JORGIVAL SANTOS

CAIXA ECONOMICA INAUGURADA EM CAPELA

A cidade de Capela/Se a partir desta segunda-feira, dia 05/08 conta com mais uma instituição financeira.
A inauguração da Agencia da Caixa Economica Federal foi uma solenidade bastante concorrida, contando com as presenças do Superintendente, Luciano Pimentel, do Prefeito Ezequiel Leite, representantes do Poder Legislativo, o vereador Presidente, Toninho Arimatéa, e os vereadores Alexsandro, Bebe Água, Carlos Augusto, empresários e  do povo. Usaram da palavra o Superintendente, dizendo que a instituição voltou pra fica. O prefeito falou sobre as importantes parcerias a serem firmadas entre o municipio e a Caixa Econômica. Ao Poder Legislativo não fora concedida a oportunidade de se pronunciar.
Na condição de banco social, a instalação dessa Agencia trará grandes benefícios à população que até ontem se deslocavam para cidades vizinhas onde existem agencia da Caixa a fim de tratar de assuntos de seus interesses; fortalece a concorrencia e amplia o volume de créditos, financiamentos e investimentos.

sábado, agosto 03, 2013

JOAO ALVES LIDERA EM CAPELA

O resultado das recentes pesquisas de intenção de votos para governador realizada na última semana desse mês de julho em todo o Estado de Sergipe, confirmou  João Alves (DEM) como favorito, caso coloque o seu nome para concorrer ao cargo de governador nas próximas eleições.
Nós Democratas de Capela estamos bem alegres com esses resultados e mais ainda porque em nosso municipio, o Negão tem o maior índice de intenção de votos. Líder isolado em relação aos demais.
O Diretório Municipal de Capela defende que o partido (DEM) tenha candidatura própria para governador em 2014 e essa candidatura já tem nome.
Também é oportuno agradecer a generosidade do povo capelense em reconhecer o trabalho e a figura ilustre do nosso grande líder JOÃO ALVES FILHO.
JÁ ESTAMOS NA LUTA!

sexta-feira, agosto 02, 2013

CAVALGADA DOS AMIGOS - CAPELA/SE

Estamos em contagem regressiva para a realização da 5º CAVALGADA DOS AMIGOS promovida pelo vereador Toninho Arimatéa em 18/08, saindo da Avenida Ariovaldo Barreto (local da antiga rodoviária) percorre as ruas da cidade e segue  com destino a Vila Pedras, onde diversos artistas e bandas: Tony Reys Samuel, Alma Gemeas, Joilson e Bafafá, farão a grande festa.
Devido a organização, estrutura e das atrações musicais, a Cavalgada do Amigos chega a sua 5º edição com notoriedade, motivando motivando a participação dos cavaleiros e amazonas da região.
Percebemos que a cada ano o numero de participantes vem aumentando na mesma proporção do crescimento da festa. São centenas de cavaleiros e amazonas de Capela e vindos de outras cidades circunvizinhas. Sem dúvida, é a maior!

Parabenizamos o vereador Toninho por proporcionar mais um momento de lazer no estilo que grande parte da população capelense e região gosta de participar.
Não percam! É no dia 18.

quarta-feira, julho 31, 2013

REPRESENTANTES DA CONSTRUÇÃO CIVIL SE REUNEM COM PREFEITO

Foto SECOM/PMC
Os representantes da construção civil de Capela/Se concluiram como satisfatória a reunião que aconteceu na tarde desta quarta-feira com o prefeito Ezequiel, o Secretário Acrísio e técnicos da Secretaria de Obras.
Os construtores apresentaram suas reivindicações, sendo prontamente ouvidas e adotadas as medidas de adequações para  dar celeridades aos processos de Alvarás, licenças e habite-se dos imóveis construidos e que devem obedecer a um checklist a ser disponibilizado na Secretaria de Obras para qualquer pessoa que deseja construir casa individualmente ou loteamentos.
Diante do dominio da informação que a equipe da Secretaria de Obras através da Katiane Estevão transmitiu sobre a legislação vigente e a necessidade de que as construções sigam os padrões mínimos exigidos para assegurar mobilidade aos residentes e organização urbana,   todos foram conscientizados a regularizarem quaisquer pendências até o dia 30 de agosto.
Para o prefeito, a construção civil tem sido parceira da administração, gerando emprego e renda, tendo assim todo o seu apoio.

domingo, julho 28, 2013

POR QUE O PAPA FRANCISCO FASCINA TANTO OS JOVENS?

Copiado do blog Cláudio Nunes
27/07/2013 - 06:32
Por que o papa Francisco fascina tanto os jovens?
Intuem que Francisco não é um ator nem um hipócrita
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

(El País 25/07/2013)
Ninguém mais duvida. Francisco agrada aos jovens, católicos ou não. Mais ainda, os eletriza, como se pôde comprovar ontem nas ruas do Rio, onde pudemos ver, com um nó na garganta, o pequeno Fiat do papa materialmente invadido por uma maré de jovens peregrinos que vieram para a Jornada Mundial da Juventude.
A pergunta é por que esse fascínio de jovens que, ao mesmo tempo, como revelam as pesquisas, exigem da Igreja muito mais do que o próprio papa lhes oferece.
Os jovens hoje estão desencantados com quase tudo, preocupados com o futuro. Eles mesmos são vítimas, por exemplo, de uma violência assassina. Entre os 50 mil homicídios com armas de fogo cometidos por ano no Brasil, 80% são de jovens.
Dizem que não creem nos mais velhos. Menos ainda nos políticos. Dizem que são fundamentalmente egoístas e hedonistas. E sobretudo consumistas. Que não têm valores.
E chega Francisco, bem mais velho, quase um avô para eles, um papa exigente que os põe em guarda contra o "fascínio do provisório", quer dizer, a ânsia de consumir e possuir; que lhes diz que são a porta por onde entra o futuro do mundo, mas lhes propõe um futuro no qual "menos é mais". Chama-os a despojar-se do provisório e fugaz em busca do que permanece, da essência.
Há algumas chaves, apresentadas pelos próprios jovens presentes no Rio, que são significativas para entender esse paradoxo. Alguns desses jovens dizem que gostam do papa Francisco porque "não representa um papel. É o que diz". Como sabem disso? Intuem.
Gostam dele porque é diferente dos personagens do poder que eles conhecem e abominam. Dizem que Francisco "simplifica" as coisas, que para ele menos é mais.
Talvez porque os jovens sentem com força o verme do consumismo e do efêmero, sentem-se fascinados pela simplicidade de seus gestos e palavras.

Cansados das hipocrisias e do esbanjamento dos homens no poder, sentem-se atraídos e enlouquecidos vendo Francisco percorrer as ruas do Rio em um carro utilitário, sem blindagem, com a janela aberta. Veem-no sem medo de morrer, algo que excita os jovens.
E apreciam que Francisco seja um papa com "corpo". Não é um espírito nem um anjo. Não tem medo de beijar nem de abraçar. Não rejeita o contato dos corpos.
Intuem que Francisco não é um ator nem um hipócrita, que não exige o que não é capaz de fazer, que é consequente com suas palavras. Veem-no despojado, carinhoso, terno e ao mesmo tempo severo, a começar por si mesmo.
Quando soube que queriam contratar o chefe de cozinha de um luxuoso e mítico hotel do Rio, o Copacabana Palace, informou que preferia que as freiras lhe cozinhassem arroz, feijão e pão de queijo, bem à brasileira.
Gostam desse seu olhar, escreveu ontem um jovem, "que o olha e parece vê-lo por dentro".
Os jovens sabem que Francisco já foi como eles: teve namorada, pensou em se casar antes de decidir seguir sua vocação. Mais ainda, já sacerdote, durante um casamento apaixonou-se perdidamente por uma garota e passou, como ele mesmo contou a seu amigo, o rabino Skorka, uma semana sem poder dormir. Havia até pensado em deixar o hábito. Resistiu e preferiu seguir sua vocação. Isso também agrada aos jovens.
"Parece-nos sincero, não é hipócrita", dizia um jovem espírita que veio de fora do Rio para conhecer Francisco: "Embora eu não seja católico, gosto desse senhor tão simples apesar de ser papa", disse a um repórter do jornal "O Globo".
E, finalmente, os jovens sentem que Francisco acredita neles, no que representam no mundo. Acredita, como ele mesmo disse, nessa "capacidade de surpresa" que os jovens costumam oferecer.
Em tempos de descrença geral, enquanto grupos de adultos fazem ritos aqui na rua para "desbatizar-se" ou exibir seu ateísmo, uma boa surpresa é que centenas de milhares de jovens de tantos países e línguas diferentes se apaixonaram por um papa que lhes pede que se despojem da casca do supérfluo para sentir a vibração do que permanece e vale a pena saborear.
Sobretudo, disse-lhes o papa, vale a pena "fazer algo pelos outros". Parece pouco, mas é esse pouco proposto como mensagem condensada que está conquistando a simpatia e o carinho dessa juventude, sobre a qual ele disse ontem que "devemos abrir espaço" para que possa "crescer e amar em liberdade".

PREFEITURA DE CAPELA, PRONATEC/SENAI ENTREGAM CERTIFICADOS

Já foram expedidos pelo PRONATEC/SENAI os certificados dos alunos que concluiram os cursos profissionalizantes realizados nesse primeiro semestre de 2013.
Dessa primeira etapa o "Programa Municipal de Qualificação Profissional" entregará 168 certificados, na sua maioria composta por jovens. Mais duas turmas iniciarão os estudos no mês de agosto, desta feita srão ministrados os cursos de Tecnologia da Informação e de Eletricista.
O Municipio busca ampliar o Programa, firmando novas parcerias com outras organizações de reconhecido conceito de formação profissional, o SESI, por exemplo.
A coordenação do Programa informa que a entrega dos referidos certificados será efetuada festivamente em local, data e horário previamente estabelecidos em que todos os concludentes serão convidados.

sábado, julho 27, 2013

PROCISSÃO DOS MOTORISTAS EM CAPELA

Daquí a alguns minutos acontecerá a procissão dos motoristas saindo da igreja de São Cristovão localizado no bairro que é Padroeiro, percorrendo as ruas da cidade.

RECUPERAR ESTRADAS

O Diário Oficial da União dessa sexta-feira (26) publica que o municipio de Capela/Se receberá do Ministério do Desenvolvimento Agrário um caminhão pipa e um caminhão caçamba.
É com essa estrutura mecanizada que o municipio já se planeja para lançar um projeto de abertura, conservação,  manutenção de todas as estradas vicinais e abertura de barragens, assim que cessarem as chuvas.
O projeto que será lançado solenemente em uma das comunidades da zona rural, propõe implementar uma força tarefa para concluir com rapidez e com qualidade os serviços de empiçarramento, terraplenagem etc.

PARECER DO CONSELHEIRO DO TCE GERA DISCUSSÃO

Na manhã dessa quinta-feira (25) as declarações da ex-prefeita Léa Sobral envolvendo um membro da corte do Tribunal de Contas de Sergipe, causou um abalo sísmico de credibilidade nos julgamentos, isto é, nos pareceres, dados pelo mesmo.
 Farejado pela Mega FM, "Faro Fino" encontrou o ex-prefeito Carlão para entrevistá-lo sobre o parecer do Conselheiro para que Carlão devolva R$ 300,000,00 aos cofres públicos, o ex-prefeito declarou que "o povo de Capela me conhece e sabe que não sou corrupto". Ai, Léa entrou na defesa do marido e fez duríssimas críticas à postura do Conselheiro, dizendo ela ter conhecimento profundo do que estava falando pois vivia dentro do gabinete do mesmo. Disse ainda que o parecer de condenação é porque o seu marido não se submeteu a propostas feitas pelo Conselheiro, e foi mais além ao perguntar: - "será se esse mesmo entendimento é dado ao seu filho quando prefeito de Pirambu, e aos outros seus aliados"?
Não é a primeira vez que posicionamentos de membros do Tribunal de Contas de Sergipe é questionado sob a ótica da influencia politica nos pareceres e decisões: Há muito anos, o Governador em exercício Jackson Barreto, denominava a Corte de "Tribunal de faz de Contas". Agora mais recente, o ex-prefeito Sukita disse ter sido pressionado por um Conselheiro, e por não tê-lo atendido, teve parecer pela rejeição de suas contas; o resultado de uma pesquisa de nível nacional revelou que o Tribunal de Contas de Sergipe é o que sofre maior influencia política em todo país; o Deputado Mendonça Prado vem manifestando proposta de impedir que filhos de Conselheiros possam candidatar-se a mandatos eletivos; pronunciamentos do Deputado Augusto Bezerra na Assembléia Legislativa teceu comentário envolvendo um Conselheiro.

sexta-feira, julho 26, 2013

PAC 2 BENEFICIA CAPELA/SE

Capela foi um dos municipios sergipanos beneficiados com o recebimento de uma patrol, uma pá carregadeira e uma retroescavadeira entregues pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário através do Programa de Aceleração do Crescimento, PAC 2, resultado dos esforço empreendidos pela administração municipal.
Agora, o municipio de Capela/Se dispõe de uma patrulha mecanizada para atender as demandas da população e dos serviços de limpeza pública, construções de barragens, abertura e melhoramento de estradas vicinais.

terça-feira, julho 23, 2013

PARÓQUIA DE NOSS SENHORA DO AMPARO CAPELA/SE

Tivemos a informação de que será criada mais uma paróquia em nossa cidade. Trata-se da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo que por ocasião da festa religiosa alusiva a sua invocação, a Diocese irá conferir a denominação paroquial.
Igreja Nossa Senhora do Amparo, Por Angelo Henrique Matos dos Santos - Capela - 65296
Vista da Igreja do Amparo Capela-se
A assistencia espiritual da fé católica que já vem sendo prestada pelos padres: Luciano e Eriston permitiu o crescimento do rebanho o que possibilita a criação dessa nova paróquia no ano da visita do Papa Francisco ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. 
 

domingo, julho 14, 2013

PRGRAMA MUNICIPAL DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Sala de curso técnico profissionalizante em Capela/Se
Inteligente a parceria firmada entre Prefeitura de Capela/Se e o PRONATEC/SENAI que cria o Programa Municipal de Qualificação Profissional visando ampliar a capacidade da força de trabalho proporcionando melhorias das condições de inserções e reinserções no mercado. A administração estabeleceu como meta qualificar 1000 (um mil) pessoas até o final do ano 2014, nos diversos cursos ofertados nesse programa oriundo do BSM - Brasil Sem Miséria do governo Federal que propõe qualificar 1 milhão de pessoas até o final de 2014 em todo o país.
Aos alunos matriculados e frequentadores ser-lhes-ão concedidos além do certificado, bolsas no valor financeiro de R$ 400,00 mensal enquanto durar o curso, como incentivo.
A execução de políticas públicas dessa natureza abre perspectivas para os jovens e adultos estarem preparados para as oportunidades que surgirão atendendo as exigencias do mercado de trabalho que busca mão de obra especializada, sendo a formação para a qualificação profissional a porta de acesso para ocupação de bons empregos, consequentemente, de progressão social. O trabalho dignifica o homem e a mulher. É um dos atributos de progresso real, ficando apenas abaixo da educação, a meu ver.
A coordenação do Programa criará também um banco de dados constando dos profissionais qualificados o que possibilita ao Governo Municipal conhecer a capacidade da força de trabalho local disponibilizando no site oficial. Dessa forma, empresas e pessoas que necessitarem de mão de obra qualificada recorrerão ao banco de dados.

quinta-feira, julho 11, 2013

PROGRAMA "MAIS MÉDICOS" PRIORIZA CAPELA.

Capela está incluida entre os 31 municipios sergipanos a serem priorizados  com o Programa do Governo Federal denominado "mais médicos para o Brasil".
O Programa que prevê a contratação de 10 mil médicos para a região Norte e Nordeste do País tambem destina recursos para construção de Unidades de Saúde, Postos de Saúde e Hospitais são respostas às manifestações populares que reivindicam melhorias na estrutura do funcionamento do serviço público na área de saude.
Não temos informações de quantos profissionais médicos serão disponibilizados para o municipio de Capela, mas temos certeza que a sua vinda irá reforçar o serviço e ampliar a cobertura de atendimento que veem sendo prestados à população capelense.
 

sexta-feira, julho 05, 2013

IMAGENS DA BUSCA DO MASTRO EM CAPELA

Milhares de pessoas entre elas, homens, mulheres, crianças acompanharam o cortejo da busca do Mastro em sua 74º edição neste ano de 2013.
Apesar de pouca chuva e consequentemente a existencia de pouca lama, o trajeto foi mudado a fim de passar por estrada de barro onde ainda havia muita lama. Deu certo. 
Ao som de Chiclete com banana -"riacho do navio, corre pro Pajaú, o rio pajaú vai despejar no São Francisco, O Rio São Francisco vai bater no meio do mar, laiá, laiá. Laiá laiá, laiá...", os foleões entraram na cidade de forma majestosa e triunfante, explodindo de animação. É muita emoção!
Estão de parabéns o governo municipal de Capela e a comissão organizadora.

segunda-feira, julho 01, 2013

GOVERNADOR NÃO COMPARECEU NA FESTA DE CAPELA

A população capelense notou que não foi prestigiada com a presença do Governador em Exercício Jackson Barreto durante a festa de São Pedro, a maior festa popular da cidade.
Entre as pessoas circulavam as indagações: será se o Governador não vem prestigiar a nossa festa?Por que será que o Governador não veio? Ninguém sabe o porquê.
O municipio de Capela com mais de 30mil habitantes e com aproximadamente 22mil eleitores, dentre os quais contribuiram com a eleição da chapa vitoriosa nas eleições de 2010, não poderia ser desprestigiado.

domingo, junho 30, 2013

TRIBUTO A SEU DERSON CRIADOR DA FESTA DO MASTRO

Há 74 anos os irmãos "Melo" criava a festa do Mastro de São Pedro em Capela/Se. Toda concentração e organização ficava na casa e por conta do Senhor Anderson de Melo, chamado por "Seu Derson" como era conhecido. O Poder público não era parceiro até a década de 80. Mas este homem de pouca compleição física transformava-se em um leão para realizar a sarandaia, a baiana, a busca e a queima do mastro.
Suas palavras foram traduzidas na atitude determinada de criar e não deixar morrer a festa idealizada por ele e seus irmãos e que orgulhosamente faz parte da identidade do povo capelense. Podemos dizer da perseverança e persistencia de "Seu Derson". Perseverança pois até o dia de sua morte ele tinha o mesmo ânimo que começou. Persistente por perseguir seu ideal buscando o crescimento e a progressão desta que hoje é a maior festa popular do Estado de Sergipe.
O grande legado deixado por Derson deve  ser aprendido por todos: Ele nunca buscou se aparecer, sua grande motivação era a festa, uma festa do povo e para o povo, era essa sua realização, uma energia que o motorizava durante o mês de junho, mesmo com idade avançada.
Testemunhei o primeiro ano em que ele, Derson, com idade acima de 90 anos, não pode ir buscar o Mastro.
A multidão que carregava a árvore do mastro nos ombros, parou em frente a sua casa, arriaram o pau, pegaram-lhe nos braços, colocaram assentado no Mastro e levantaram com ele em cima. Ainda me arrepio com a cena. Nesse momento houve aplausos e uma saraivada de espadas de fogo e tiros de bacamarte.  Saudação a um chefe de estado de espírito elevadíssimo.
A Inteligencia Infinita, o Criador lhe reservou o direito de falecer depois que viu passar em sua porta a obra da sua criação. Faleceu no dia do mastro, horas depois que passou por seus olhos aquilo que era a emoção de sua vida. Só ele e Deus sabem o que passava em sua mente naquele momento.

sábado, junho 29, 2013

PRAÇA DE EVENTOS CAPELA/SE

Assim ficou a Praça do Amparo nesta noite 28/06.
Atraídos pelas tradições culturais que fazem a identidade da festa, pelas bandas de forró e por uma boa estrutura nos serviços públicos em especial na área de segurança, pessoas de todas as cidades circunvizinhas e turistas de outros Estados vieram à Capela/Se, lotaram o local do evento que teve como primeira apresentação a "Aviões do Forró", seguido por outras atrações.
Os shows vão até amanhecer o dia.
Amanhã pela todos convidados para acompanhar a baiana e à noite mais forró na praça de eventos.

sexta-feira, junho 28, 2013

TUDO PRONTO PARA O INICIO DA FESTA DE SÃO PEDRO EM CAPELA

O clima festivo tomou conta da cidade.
Os turistas começaram a chegar para juntar-se com  alegria dos capelenses. Muita gente que alugou casas chegaram cedo e já fazem a festa com seus paredões de som enquanto aguardam com muita expectativa a primeira atração no palco da noite: Aviões do Forró.
A cidade está pronta, ornamentada para receber todos os visitantes.

"...DE UM POVO HERÓICO, O BRADO RETUMBANTE"

O numero de pessoas que participaram da manifestação ontem em nossa cidade, foi de fato pequeno. Mas nem por isso, na sua essência, deixa de ser grandioso pela forma ordeira, reivindicatória e sobretudo por comungar com o momento histórico vivido pela Nação brasileira.
Será engano se nós, representantes de partidos, de entidades representativas, instituições democráticas e representantes dos órgãos e Poderes constituídos, medirmos o tamanho da manifestação pela quantidade de pessoas que foram às ruas. Para exemplificar melhor, somos 190 milhões de brasileiros, as manifestações levaram aproximadamente 3 milhões de pessoas às ruas, mas o restante apoia quem está nas ruas.
A grande manifestação está nas mentes de cada um brasileiro, chega a ser uma revolução. Todos queremos mudanças na estrutura do funcionamento do País: no judiciário ágil, no Ministério Público atuante, no sindicato sem pelegos, nos Tribunais de Contas que fiscalize, nos partidos que tenham posicionamento identico com o seu programa, na Camara de vereadores que cumpra o seu dever constitucional, no executivo zeloso com a coisa pública e eficiente na execução das politicas públicas. Enfim, que se forme uma estrutura para melhorar a vida das pessoas. Sem esquecer de combater de todas as formas a CORRUPÇÃO.