sexta-feira, junho 12, 2020

NOVA PESQUISA ELEITORAL E A BACIA DAS ALMAS

O www.idataplan.com,br coletou dados para pesquisa eleitoral em Capela/Se, no  05/06 deste ano, com vistas às pré-candidaturas majoritárias e influencias das lideranças local.
Quis o interessado contratante da presente pesquisa, estabelecer o confronto direto entre o pré-candidato Adaltro Sukita e a atual Prefeita Silvany Mamlak, pré-candidata à reeleição.
Conforme se pode ver no gráfico ao lado, o pré-candidato Adaltro com o apoio do irmão Sukita, lidera com praticamente o dobro da preferencia dos eleitores capelenses sobre a atual prefeita Silvany Mamlak,  (47,8% Adaltro contra 24,3% Silvany)
Os eleitores também responderam na mesma porcentagem, (47,8%) estão dispostos a votar nos candidatos a vereadores apoiados por Sukita, isto é: os sukiteiros só votam no palanque do Sukita, esta é a análise. É o líder que mais influencia na transferência de votos para o seu agrupamento.
Nesta mesma pesquisa se buscou avaliar a gestão da Prefeita Silvany e a do ex-prefeito Sukita, e 72,3%  dos entrevistados responderam que a gestão de Sukita foi boa, contra 15,5% da prefeita Silvany.
O pendor e estagnação para o 20 tem deixado a prefeita na " bacia das almas".
Vejam: eleições de 2020, o numero de seu partido é 20, e nas pesquisas fixou residencia na casa dos 20,
fonte: www.idataplan.com.br
Bacia das almas -situação dramática, desesperadora

terça-feira, junho 09, 2020

DEOTAP EM CAPELA

Na manhã desta terça-feira, 09/06, policiais civis estiveram na Câmara de Vereadores de Capela, apreenderam documentos, e levaram preventivamente preso o vereador ex-presidente Adaltro.

segunda-feira, junho 08, 2020

É ESCÂNDALO A SAÚDE DE PAPEL EM CAPELA

O município de Capela/Se sob o empenho 771 em favor da empresa HYPEX COMÉRCIO E SERVIÇOS - EIRELLI, está comprando com recursos da saúde,  SUS - Fundo de Atenção Básica, (recurso federal) um valor de R$ 208.135,00 (duzentos e oito mil, cento e trinta e cinco reais) em papel. Isso mesmo. Papel!
Para se ter uma ideia do escândalo, são 1.500 atestados odontológicos com custo unitário de R$ 5,99 perfazendo um total de R$ 8.985,00; ainda 5000, isso mesmo! cinco mil blocos de receituário médico no valor unitário de R$ 5,80  num total de R$ 29.000,00.(vinte e nove mil reais).
Desrespeito ao dinheiro público e às necessidades mais prementes do cidadão capelense que em muita das vezes não lhe é garantido a entrega de medicamentos.
Onde está a CGU - Controladoria Geral da União? 
Que prefeita impiedosa! 

sábado, junho 06, 2020

PROERD EM CAPELA

Cumprimentamos O senhor Prado, sargento da Policia Militar do Estado de Sergipe, também coordenador do PROERD.
Estando Secretário da Educação, tomei conhecimento e me encantei pela necessidade de trazer para nosso município o Programa Educacional de Resistência  as Drogas e a Violência. Fui pessoalmente ao comando da Policia Militar e viabilizei todo o procedimento para efetivação do Programa e no mesmo ano de 2017 realizamos a sensibilização dos agentes públicos; a capacitação dos profissionais da educação; a formação das turmas; a realização das aulas e a formatura de 150 alunos.
Em 2018, continuamos com o Programa, dessa feita foram formados 183 alunos, incluindo alguns da rede pública estadual.
Todos os professores que participaram da capacitação; as escolas onde foram desenvolvido o Programa; os alunos e seus familiares, são unânimes em dizer da importância na vida da comunidade escolar.
Parece que a única pessoa insensível foi a prefeita!
Por que não se deu continuidade ao PROERD, se não havia custos? Se a parceria que fizemos fora para os 04 anos?
Deixar de cuidar das crianças, é perder o País.
Ao governante assiste o dever de cuidar principalmente das crianças em sua integralidade para formar cidadãos.



PESQUISA ELEITORAL REVELA SILVANY NA CORDA BAMBA

Não precisa ser cientista político para observar os números do resultado da pequisa em tela, e concluir a fraca performance da prefeita Silvany Mamlak para o pleito de 2020.
Pré-candidata à reeleição, apoiada por 9 dos treze vereadores e com a força da máquina, Silvany comemora estar disparada com 4% à frente de seu possível adversário, Miranir Sukita .
A força das campanhas adversárias, tendem a tirar mais votos, e a distancia menor está entre a prefeita e Miranir, irmã de Sukita.
A união de qualquer dos adversários da prefeita ( Miranir, Astrogildo e Ezequiel)  em qualquer aliança entre esses, já desbanca toda a sua possibilidade de ser reeleita.
Considerando o percentual de 27,18% de indecisos, temos a clara falta de confiança em quem está sentada na cadeira e quer continuar. Os eleitores não se sentem seguros e nem satisfeitos com a gestão, se estivessem,  responderiam a favor da continuidade.
É bem verdade que esses eleitores indecisos não votarão em sua totalidade no candidato A ou candidato B, mas se fosse publicado o indice de REJEIÇÃO da prefeita Silvany, chegaríamos a conclusão que o seu baixo desempenho na preferencia dos eleitores está ligado a sua alta rejeição. Está na corda bamba!
Com 21,12% de intenção de votos dos eleitores capelenses, Silvany e seu grupo tem mesmo o que comemorar? se há um ano vem patinando e atolada entre 17% a 21%  que expressaram seus votos favoráveis ela?


quarta-feira, junho 03, 2020

QUAL A ATITUDE DO REPRESENTANTE DO MINISTÉRIO PUBLICO DA COMARCA DE CAPELA/SE

Depois de promover a abertura dos festejos juninos na noite do dia 31/05, aglomerando dezenas de pessoas no folguedo, consequentemente descumprindo as orientações das autoridades de saúde; e desobedecendo ao Decreto do governo do Estado e do Decreto do Governo municipal editado pela própria prefeita Silvany Mamlak, hoje ela (a prefeita), ao conceder entrevista na FAN FM, disse que não promoveu aglomeração.
O contrassenso da prefeita e as imagens veiculadas na imprensa e nas redes sociais denunciam que de fato aconteceu aglomeração.
Se a prefeita não promoveu, ou não motivou ; o que fez para impedir que houvesse aglomeração? Na condição de autoridade responsável tambem pela edição de um Decreto? Ao contrário. A prefeita disse em sua entrevista que cumpriu preceito constitucional de cuidar da saúde e das tradições
 culturais do povo da Capela.
Dividiu seu ato dizendo que estava acompanhada do padre e da polícia.
Não teria a prefeita, o padre e a policia, cometido o crime de prevaricação?


terça-feira, junho 02, 2020

CADÊ OS KITS DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

Os recursos federal para a compra da alimentação escolar já foram depositados na conta da Prefeitura. Como as aulas ainda estão suspensas, os alimentos deverão ser repartido e distribuídos com os pais dos alunos matriculados na rede pública.
Até agora a prefeita Silvany Mamlak não se pronunciou marcando a data da entrega.
Se o dinheiro já esta em conta, está esperando o que? Prefeitura não é banco!

NÃO CONSIGO RESPIRAR! O CLAMOR DO NEGRO,

Ao ver o soldado branco, servidor da democracia dita a mais concretizada do mundo, asfixiando com o joelho um cidadão igualmente norte-americano de cor negra, revolucionou os Estados Unidos da América.
O ódio manifestado na frieza do soldado ensurdeceu os seus ouvidos que não ouviu as palavras: "eu não consigo respirar!" O objetivo foi alcançado: matar!
Não é a primeira vez que policiais brancos assassinam negros nos Estados Unidos e são punidos com penas leves e curtas, conforme matéria do JG do dia 02 de junho de 2020, É um episódio recorrente. E esta é a razão de revolta daquele povo.
Falta a presença física do líder negro Martin Luther King Jr, mas oportuno refletir sobre as suas palavras -Tenho um sonho de que meus quatro filhos viverão um dia  em uma Nação onde não serão julgados pela cor de sua pele, mas pelo teor de seu caráter". (discurso eu tenho um sonho. Martin Luther King) George Floyd, executado por sua cor,

PRESTE ATENÇÃO. O DINHEIRO PUBLICO É DE SUA CONTA

Tenho pesquisado nesses últimos dias no Portal da Transparência dados sobre a contratação de bens e serviços pelo Poder público municipal, e observei que a gestão não incentiva o desenvolvimento econômico local, através das compras às empresas aqui instaladas, fazendo com que o dinheiro circule internamente, gerando emprego, renda e riqueza para o município.
Ao contrário disso, a administração da prefeita Silvany, contribui para que esses fatores aconteçam em outros municípios e até outros Estados,
Um exemplo é o combustível. Capela tem 04 postos de combustível, contratou uma empresa de Nossa Senhora das Dores com os seguintes valores anual: SAAE - R$ 164.667,694; FUNDO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - R$ 221.444,042; FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE R$ 1.120.367,754; PREFEITURA GERAL - R$ 2.388,900,00, totalizando R$ 3,895.379,49 (três milhões, oitocentos e noventa e cinco mil, trezentos e setenta e nove reais e quarenta e nove centavos). que deveriam estar sendo injetados em alguma empresa do ramo de combustíveis local.
Deixamos de receber R$ 282.415, 01(duzentos e oitenta e dois mil, quatrocentos e quinze reais e um centavo) de ICMS, além do prejuízo incalculável das viagens para abastecimento diariamente.
Tem algum capelense que concorda com essa prática? Está correto a prefeita injetar recursos do nosso municipio



segunda-feira, junho 01, 2020

IGNORÂNCIA! IRRACIONALIDADE COM A COVID19 EM CAPELA

Noticiou negativamente a imprensa Sergipana, a atitude da prefeita Silvany Mamlak, que nessa noite de domingo, (31/05) promoveu segundo ela, a abertura dos festejos juninos de Capela/Se, permitindo aglomeração de centenas de pessoas no folguedo em que ela mesma estava presente.
Ora, se os festejos juninos em Capela foram cancelados por força do decreto de calamidade pública requerido pela prefeita; como existir a abertura desses festejos? 
O descumprimento do decreto editado pela própria prefeita proibindo aglomerações, leva-nos a acreditar que a gestão está com brincadeira; demonstra nitidamente o descaso com a saúde dos capelenses.
Um governante não deve mentir para seus governados! Foi o que vimos: a prefeita dizer que não conteve o acompanhamento dos populares; que só tinha 30 pessoas no cortejo.
Vejam a falta de responsabilidade.
O Estado de Sergipe com um numero crescente de infectados e o municipio de Capela até o dia 31 contava 23 positivos para a covid19, a gestora descumpre o decreto do governo do Estado e o próprio que ela editou.
Como reagiria as autoridades se essa atitude fosse praticada por iniciativa popular?



A SARANDAIA FICOU PARA O PRÓXIMO ANO, SE DEUS QUISER.

O acorda São João, ou abertura dos festejos juninos em Capela/Se com a tradicional sarandaia, não aconteceu nesse 31 de maio de 2020, devido a pandemia do coronavirus, que causa a covid19.
Houve lives, hasteamento do Mastro de São Pedro: apresentação de bacamarteiros; apresentação da banda de pífanos.
Mesmo com a proibição de aglomeração, dezenas de pessoas formaram cortejo para levar a bandeira da festa do mastro até o local de hasteamento. 

sábado, maio 30, 2020

O COMÉRCIO DE CAPELA

Estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços estão passando por dificuldades além de outras fechando e encerrando suas atividades devido a pandemia da COVID19 em nosso município.
Há mais de 60 dias a população em isolamento social e a suspensão da abertura das organizações comerciais de bens e serviços não essenciais, muitas dessas entraram em dificuldade para se manterem ativas.
As consequências são avassaladoras; comprometem o emprego e a geração de rendas. Trabalhadores perdem seus postos de trabalho e empreendedores encerram suas atividades. Daí, o fosso social.
É preciso buscar alternativas local para amenizar os efeitos dessa crise; e é possível.
A população deve ser consciente e efetuar suas compras dentro do seu município; da mesma forma que a Prefeitura reveja a contratação de obras, bens e serviços, preferencialmente por empresas sediadas em Capela.
Dessa forma, a circulação do dinheiro internamente, assegura empregos e faturamento das empresas, além de aumentar a arrecadação do ICMS.
Não é sensato, principalmente para a prefeitura, contratar obras, bens e serviços em estabelecimentos comerciais ou prestadores de serviços que existem em Capela.
Comprar em outro Estado, inexplicável.




sexta-feira, maio 29, 2020

CÂMARA DE VEREADORES DE CAPELA/SE, VOTA PELO AFASTAMENTO DE VEREADOR

Na sessão virtual ordinária do dia 28/05(quinta-feira), presentes 11 vereadores,, votou e aprovou o afastamento do vereador Adaltro de suas atividades parlamentares., atendendo despacho judicial que deliberasse sobre o afastamento ou não do vereador; o plenário entendeu pelo afastamento,
No histórico da Câmara de Vereadores de Capela, do nosso conhecimento, registramos as perdas dos mandatos aprovados pelo plenário da Câmara os vereadores: Zé de Nenem e Zé Maria, por faltas; Bebe Água por decisão judicial - improbidade Administrativa; Lopes - decisão judicial por infidelidade partidária e Adaltro, pelo plenário da Câmara.
A defesa do vereador Adaltro tende a recorrer da decisão do plenário assim que for notificado.


segunda-feira, maio 25, 2020

CONCHAVOS POLÍTICOS ENVOLVEM CONTRATOS PÚBLICOS

A Prefeitura de Capela/Se contratou o aluguel da antiga pousada do ex-vereador Carlos Augusto, situado à Rua Dois de fevereiro, pelo custo total de R$ 25.000,00 por um período de 10 meses, para servir como almoxarifado da farmácia básica.
Algumas curiosidades precisam ser esclarecidas:
Depois de três anos e dois meses de administração, e ja no fim de seu mandato, é que a prefeita percebeu a necessidade de retirar o  almoxarifado do lugar onde funcionava até o mês de fevereiro;
O contrato se deu, depois das tratativas políticas entre o ex-vereador e a prefeita,com  a finalidade de filiar o ex-vereador em um dos partidos de comandado pela gestora;
A meu ver, existe uma omissão ou escondrijo do verdadeiro nome do proprietário, pois Anagleis Ferreira é a procuradora, o contrato deve estar em nome no proprietário.
Quem é o proprietário daquele imóvel? Por que omitiu?
Anagleis é companheira do ex-vereador Carlos Augusto.
Os recursos para pagamento do contrato veem do Fundo Municipal de Saúde.

sábado, maio 23, 2020

A PRINCESA DESMORALIZADA E SEU POVO ENVERGONHADO

A semana que se finda foi marcada por sucessivos acontecimentos na municipalidade que fogem dos costumes do povo capelense.
Se não basta o momento da pandemia que vitima o mundo, particularmente, a nossa cidade ainda tem que simultaneamente conviver com a intimidação, a incitação ao desrespeito e à violência; os insultos nas redes sociais e nas emissoras de rádio com a linguagem de nível e caráter ameaçador.
Na Câmara de Vereadores tramita um processo para afastamento do vereador de oposição, Adaltro, agora judicializado; a prefeita e seu companheiro vai soltar fogos em frente a casa do ex-marido e opositor político (sukita), em Capela, para supostamente celebrar  obtenção de uma liminar para permanecer no cargo de prefeito da cidade de Ilha das Flores. A imprensa sergipana noticia e reprova a atitude.
A declaração de que ninguém tem medo de ninguém, demonstra a elevação dos ânimos para confrontos e violência. Da mesma forma a intimidação de processar aqueles que manifestarem opinião duvidosa sobre atos da gestão municipal.
A Princesa está desmoralizada e o seu povo envergonhado.
Em todos os lugares que se trata sobre Capela, a frase é uma só: QUE VERGONHA!






quinta-feira, maio 21, 2020

A PREFEITA SILVANY VAI DESTRUINDO PATRIMÔNIO ARTISTICO E CULTURAL

De Arquitetura Eclética, tipo de arte que surgiu em países da Europa como França, Inglaterra e Alemanha,  em meados do século XIX até as primeiras décadas do século XX. Por não ter uma definição, foi chamada de antiarquitetura pois, reuniu vários estilos que exibiam combinações de elementos que podiam vir da Clássica, Gótica, Medieval, Renascentista,  Barroca,  e Neoclássica. No Brasil,  o ecletismo, estilo arquitetônico, teve início ao final do século XIX e perdurou até as primeiras décadas do século XX. Em Capela, a Arquitetura Eclética, também "acompanhou" o ritmo do país, como podemos perceber no Prédio do Antigo Cinema, construído no início do século XX,  identificado por nosso povo como Identidade e,  Patrimônio Histórico e Cultural. foi pelas brilhantes mãos do Mestre Olívio, que o ecletismo vem embelezar as faixadas frontal, exterior, de prédios públicos e residências privadas como podemos perceber no do antigo Cine Capela e, na residência da família do Sr. (in memorian) José Guimarães. 
Hoje, o prédio do antigo Cine Capela, que no passado foi palco de várias manifestações artísticas e Culturais,  como também,  da inesperada visita de Virgulino Ferreira, o Lampião,  conhecido como o "Rei " do Cangaço,  amarga o descaso e, reage à ação devastadora do tempo e do poder público municipal.
(Este texto foi escrito por um historiador e postado nas redes sociais pelo Sr, Lizaldo)
Vemos dois prédios. O segundo funcionava a prefeitura municipal, destruída pela incultura do gestor, para construir a "vila de quartinhos" como bem denominou a museóloga capelense Rosa Farias.
O primeiro, o prédio do cinema, ameaça desabar após a Prefeita Silvany mandar retirar o telhado, e há quase um ano abandonou a obra. A GRANDE OBRA. UM TELHADO!
A prefeita Silvany não conhece, não zela, não respeita , ignora até o que tem valor histórico para nós capelenses.
Será se não cabe uma ação judicial?

ELEIÇÕES MUNICIPAIS PODERÃO SER ADIADAS

O Senado Federal apreciou na noite dessa quarta-feira, 20/05, a PEC 16/2020 que autoriza ao TSE adiar se necessário for, a data da realização das eleições municipais deste ano e também fixar pleitos unificados para 2026.
Esclarecendo, o termo "adiar a data das eleições" não deve ser confundido com "prorrogação de mandatos".
Tem muitos prefeitos e vereadores celebrando que aconteça a segunda expressão.
Já a unificação dos pleitos para 2026, se dará após estas eleições de 2020, o que compreende que, em sendo aprovada a referida PEC, os eleitos terão mandatos de seis (06) anos.
Pelo que tem demonstrado os ministros do TSE - Tribunal Superior Eleitoral, há a possibilidade de adiamento do pleito, mas não se fala em prorrogação de mandato. 
Ora, se não há prorrogação de mandatos, as eleições acontecerão neste ano, quem sabe até o mês de dezembro.

sábado, maio 16, 2020

CONCURSO PUBLICO CAPELA/SE -TAC MINISTÉRIO PÚBLICO

No mês de junho do ano de 2019, o município de Capela/Se através da prefeita Silvany Mamlak, assinou o TAC - Termo de Ajustamento de Conduta, referente a realização de concurso público, junto ao Ministério Público Estadual, Comarca de Capela/Se.
Acontece que nada do que foi ajustado e se comprometido pela prefeita Silvany, teve o seu devido cumprimento até os dias de hoje, e que aniversaria em 05 de junho deste ano, 2020.
Conforme os termos ali ajustados, o concurso se realizaria no ano de 2019, a prefeita se comprometeu no referido TAC, mas não realizou. Nada. nada do que se comprometeu.
E agora fica como? Para que serviu o Termo de Ajustamento de Conduta?


sábado, maio 09, 2020

MERENDA ESCOLAR - DESVIO DO DESTINO E FINALIDADE EM CAPELA/SE

A Prefeita de Capela/Se, Silvany Mamlak -PSC, distribuiu 01 pacote de macarrão de 500g, 01 pacote de café 200g, 01 kg de açúcar, 01 pacote de biscoito de 200g, 01 kg de arroz e meia duzia de ovos, perfazendo um total de seis (06) itens o kit distribuído com os pais dos alunos matriculados na rede.
Descumprindo a lei 13.987 de 07 de abril de 2020 que diz: Art. 21-A . "Durante o período de suspensão das aulas nas escolas públicas de educação básica em razão da emergência ou calamidade pública, fica autorizada em todo território nacional, em caráter excepcional, a distribuição imediata aos pais e responsáveis dos estudantes nelas matriculados, com acompanhamento do CAE, dos gêneros alimentícios adquiridos com recursos financeiros recebidos, nos termos desta lei, à conta do Pnae".
A matrícula registrada  de 5232 alunos no FNDE para efeito de alimentação escolar, se multiplicado pelo valor estimado de R$ 21,17 desse kit distribuído pela Prefeita, totalizaria um custo total de R$ de 110.761,44.
Levemos em consideração que o FNDE liberou de fevereiro a abril R$ 212.299,80; que as unidades escolares tinham armazenada a alimentação completa, como foi mostrada na Escola Maria do Carmo, por que esses alimentos não foram entregues aos pais?
E se o restante desse dinheiro  não foi comprado a merenda, isso significa negligencia e descaso com o sofrimento e segurança alimentar e nutricional dos alunos.
O Frango, a carne moída e a carne bovina que desde março estava na escola, tem validade até o fim da pandemia ou vai para o lixo?
A lei fala em distribuição imediata. 
Cadê o restante da merenda, prefeita?

Jorgival Santos
Político com princípios

quinta-feira, maio 07, 2020

SALÁRIOS DE PROFESSORES NÃO SERÃO CONGELADOS

Aprovado na quarta-feira, dia 06/05 o PLP 39/2020 do Senado, de ajuda financeira aos Estados e municípios, retirando o congelamento dos salários de professores e outras categorias,
No início, a proposta seria de congelar por 180 dias, os salários de todos os servidores públicos das esferas federal, estaduais e municipais.

segunda-feira, maio 04, 2020

ALIMENTAÇÃO ESCOLAR DE CAPELA/SE - KITS DA VERGONHA



O municipio de Capela/Se, recebeu no período de fevereiro a abril deste ano, R$ 212.299,80 do FNDE para a compra da Alimentação Escolar.
Devido a pandemia e a consequente suspensão das aulas, o governo federal sancionou lei, autorizando os gestores a distribuir os gêneros alimentícios comprados com esses recursos com os pais dos alunos matriculados. Isto fica bem claro que os itens que compõem o cardápio escolar, devem ser repartidos e distribuídos com os pais, na proporção da quantidade de filhos  matriculados em cada unidade escolar.
Como podemos observar esses kits que serão distribuídos amanhã nas escolas da rede municipal de Capela, pelo volume e visualização, está bem longe do cardápio escolar, Soube que apenas 6 (seis) está dentro dessa bolsa,
E o restante prefeita Silvany?  dos alimentos ou do dinheiro.
A prefeitura não é supermercados para guardar alimentos, nem tão pouco banco para guardar dinheiro.
Prefeita, tu não se acanha de entregar essa bolsa vergonhosa, dizendo que é da alimentação escolar?
Apresente a nota fiscal.
ATENÇÃO CAE - Conselho de Alimentação Escolar, a lei diz que os senhores devem acompanhar.





sábado, maio 02, 2020

CONGELAMENTO DE SALÁRIOS DOS SERVIDORES PÚBLICOS

Está previsto para ser votado na tarde deste sábado, (02/05) em sessão virtual do Senado Federal, o PL 149/2019, que trata do congelamento dos salários, progressões, promoções e benefícios de servidores federais, estaduais e municipais por 18 meses.
O município de Capela/Se, postergou desde o mês de janeiro/20 o pagamento do Piso Salarial dos Professores, sem ao menos ter enviado à Câmara o Projeto de Lei tratando da matéria.
Sobre este assunto, considerando o iminente perigo da aprovação desse congelamento e a inércia da gestão municipal de Capela/Se, chamei a atenção através desse blog, na postagem: "PISO SALARIAL DOS PROFESSORES NÃO É PAGO PELO MUNICIPIO DE CAPELA", bem como através dos grupos da rede social, zap e face, da agilidade da categoria em pressionar a prefeita Silvany no sentido de enviar proposta à Câmara, antes da aprovação do congelamento proposto pelo governo federal.

Jorgival Santos
Político com principio/blogueiro

sexta-feira, maio 01, 2020

O TRABALHO DIGNIFICA O HOMEM

1º de maio. Comemoramos o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador?
Quando foi instituido foi como dia do trabalhador. Justamente pelas reivindicações da classe trabalhadora por melhores condições de trabalho e remunerações justas.
Platão, em sua frase célebre é categórico em dizer: " o trabalho dignifica o homem e enriquece a nação".
Fica evidenciado por Platão que toda riqueza obtida pela Nação vem do trabalho, consequentemente dos braços, dos peitos e das mentes dos trabalhadores.
Somos nós trabalhadores os responsáveis pela riqueza do País.
No cenário atual agravado com a pandemia do COVID 19, diminuindo as oportunidades e ofertas de postos de trabalho, precisamos nos unir na defesa do emprego.
já bradava Carl Max: "trabalhadores, uní-vos"!
A nossa homenagem a todos os trabalhadores.




quinta-feira, abril 30, 2020

PISO SALARIAL DO MAGISTÉRIO NÃO É PAGO PELO MUNICÍPIO DE CAPELA/SE

Desde o dia 1º de janeiro de 2020 entrou em vigor, sendo obrigatório o pagamento do Piso Salarial Nacional do Magistério, no valor de R$ 2.886,15 aos professores da rede pública.
Findo os dias do mês de abril, a administração do município de Capela/Se ainda não cumpriu a obrigação de sequer ter encaminhado para a Câmara de Vereadores, Projeto de Lei tratando da matéria, o que significa postergar o ato, demonstrada a clara e evidente desvalorização dos profissionais do magistério.
A incapacidade para gestão da Prefeita Silvany, poderá apresentar diversos motivos como justificativas para não pagar o Piso dos professores, até o Coronavirus.

terça-feira, abril 21, 2020

CALAMIDADE PUBLICA

O município de Capela/Se decretou estado de emergência e consequentemente, estado de calamidade pública.
Mas o que tem mudado na vida da população capelense, essa decretação de calamidade? Que ações emergentes estão sendo adotadas pela prefeita em que o povo tenha serviços e benefícios originados por tal decreto, como: segurança alimentar, assistência médica, transferência de renda para as famílias mais carentes e os serviços de proteção e combate a COVID19?
Até agora o governo federal fez sua parte,o governo do Estado distribuiu uma ajuda de R$ 100,00, e o município de Capela? Cesta básica da merenda escolar, kits de material de limpeza doados pela MOSAIC,
Mas a decretação de calamidade pública é para que mesmo?
Para não licitar nada, gastar mais do que o previsto e desobedeça a lei fiscal.
Até o momento a população não foi em nada atendida em suas necessidades provocadas pela pandemia.

domingo, abril 12, 2020

O PRÉDIO DO ANTIGO CINEMA É DISTRUIDO PELA PREFEITA SILVANY

Este prédio tem algum valor histórico para o povo capelense?
O cinema foi e ainda é um lugar de difusão da cultura artística Pois bem. Nesse lugar, há décadas se dava o encontro dos capelenses para assistirem os filmes da época, "faroestes" por exemplo.
Desativada as atividades de cinema, o prédio serviu como biblioteca e Secretaria de Assistencia Social, mas a identidade com a população capelense é tão forte, que todos conhecem como "o cinema", mesmo aqueles que nunca assistiram a um filme naquele lugar.
Como iniciei indagando, agora afirmo. Esse prédio tem valor histórico e significativo para os capelenses.
Na passagem de Lampião em Capela, ele escolheu assistir a um filme nesse cinema com todos os seus cangaceiros.
Para a Prefeita Silvany, nada disso interessa. Se depender dela, tudo isso vai ao chão, ou melhor, ela levará tudo isso ao chão,
Ha mais de um ano, a Prefeita retirou todo o telhado do "prédio do cinema" e as paredes se encontram expostas as chuvas e temporais.
Qual o sentimento que a prefeita nutre pela cultura e a arte do povo que ela diz cuidar?

sexta-feira, abril 10, 2020

PARA ONDE FOI O DINHEIRO DO PEIXE?

Desde o ano de 1967, o prefeito Manoel Cardoso Souza (in memorian), iniciou uma ação de distribuir peixes para as familias carentes na sexta-feira da paixão. Primeiro distribuía na prefeitura, em fila, depois de porta em porta.
Essa prática veio seguida pelos sucessores, inclusive a atual gestão até o ano passado,
A espera de receber esse peixe faz parte não só da tradição religiosa, mas sobretudo, ser para muitas familias a única porção de alimento para esse dia, ou de muitos dias.
Num momento tão difícil para a humanidade, acuada de um lado pela pandemia e a falta de pão do outro, podemos imaginar pessoas, humanas como nós, perecendo pela fome e muito mais pelo descaso de tiranos governantes.
É o caso de Capela. 
Com a máquina funcionando pela metade de sua capacidade, devido ao isolamento social, fica claro para todos que sobram recursos, e esses devem ser aplicados para amenizar o sofrimento de quem mais precisa, começando pelo combate a fome.
O que justifica a não entrega do peixe? Para a população, para que serve a aprovação do decreto de calamidade pública? Não é essa mesma população acometida pela calamidade  a ser favorecida pelo tal decreto?
Suspender a entrega de peixe não é o que vai equilibrar ou desequilibrar as finanças da Prefeitura. É uma atitude fria, desumana, perversa e cruel.
Como se sente uma governante que nesse momento está em sua mesa regada de pescados de toda espécie, vinhos e chocolates, enquanto os seus governados anseiam um bocado de farinha?

terça-feira, abril 07, 2020

AS LIDERANÇAS POLITICAS DE CAPELA/SE

Nesse dia 04 de abril/20, aconteceram a corrida dos Partidos para filiarem os possíveis candidatos aos cargos eletivos de prefeitos e vereadores.
Essas filiações apontam para a configuração do pleito eleitoral deste ano, é como se fossem prévias.
Em Capela/Se,  ficaram  formados os grupos liderados por Sukita; Ezequiel; Astrogildo; Silvany ;Nacélio Andrade e Roberto.
Vem a partir de agora a fase das coligações majoritárias. Essa fase é aquela que uma liderança começa a dialogar com a outra, se entendem e se unem na mesma chapa, essa é uma das formas. A outra se dá pela intervenção das forças externas, de instancias partidárias superiores.
Haverá algumas alianças em nossa cidade no modelo dos casamentos da antiguidade em que os pais escolhiam as noivas. rsrsrs isso mesmo! o PSD com o PODEMOS, por exemplo, é um namoro alimentado na esfera estadual.


quarta-feira, março 18, 2020

CAPELA/SE SEM TRANSPARÊNCIA

O site do Portal da Transparência do município de Capela/Se, está como cabeça de cágado: passa mais tempo escondido.
Ha dias que esse site está fora do ar.
A quem interessa?
O gestor que resiste ser oculto em suas deliberações, leva a interpretação de estar escondendo alguma coisa.
A transparência é o remédio eficaz para dar publicidade aos atos administrativos e para o combate à corrupção. É lei! e quem não cumpre recai em ilicitude,
Talvez, a falta de transparência e publicidade de atos públicos,  permitiu tempos atrás, liberdade de ação sem o devido acompanhamento e controle popular, surpreendendo a todos com a prisão da atual gestora no passado,
Precisamos acompanhar diligentemente tudo. Até para conter arroubos de ilegalidades.
O Portal é uma conquista da sociedade que serve de instrumento para efetivação do controle social.

sábado, março 07, 2020

COMO ESTÁ O GASTO PÚBLICO EM CAPELA

Enquanto os fiéis católicos manifestam à sua Padroeira Nossa Senhora da Purificação  fé e devoção, a prefeita de Capela/Se faz a festa.
A festa da gastança com dinheiro público! 
Foi licitada uma empresa para administrar a festa da Padroeira a bacatela de R$ 116.000,00, neste ano de 2020.
Alguem sabe que serviço foi prestado por essa empresa?
Analisem comigo. 
A mesma gestora não tem a sensibilidade de por em dia o pagamento do Bolsa Capela, que segundo as informações em propaganda oficial  atende a 1000 (mil) pessoas declaradas carentes que representa um montante no valor de R$ 70.000,00.

quarta-feira, março 04, 2020

CADEIRA VAZIA DEMONSTRADA EM PESQUISA

A equipe da prefeita de Capela/Se, divulgou comemorando o resultado de uma pesquisa realizada no final desse mês de fevereiro/20.De acordo com a pesquisa, a prefeita "dispara" na frente com 20,34% das intenções de votos dos capelenses.
Ao analisarmos o percentual apresentado, chegamos a conclusão de que esse resultado é da máquina.
Ha sete meses das eleições e com a possibilidade real de três candidaturas concorrerem ao cargo de prefeito, a detentora do mandato ter apenas 20 pontos, não tem muito o que comemorar.
A cadeira está vazia!
Faz-me lembrar de uma reflexão do saudoso Ulisses Guimarães quando do período de afastamento do presidente Fernando Collor. Dizia Ulisses : " Fernandinho! Fernandinho não é mais presidente. Ele está sentado na cadeira, mas o povo não mais lhe respeita mais como presidente". É o que estamos vendo em nossa cidade.

domingo, março 01, 2020

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SERGIPE

É questionável a nota de transparência atribuída aos municipios sergipanos pelo TCE;Se, se observado o que determina a lei 12,527 de 18 de novembro de 2011.
A exemplo do municipio de Capela/Se que durante o período de janeiro a fevereiro do ano em curso, poucos dias o Portal de Transparência esteve disponibilizando as informações obrigatórias em decorrência desta lei.
Na interpretação da administração de Capela/Se, as informações obedecem as vontades de disponibilizar o que quer e quando quer.
O Tribunal de Contas não acompanha isso? Não interessa o cumprimento dos prazos de disponibilização dos dados?
Dessa forma fica em descrédito esse órgão atribuir notas de transparência comemoradas pelo gestor, mas o cidadão não sente que isto aconteceu.


sábado, dezembro 07, 2019

PESQUISA ELEITORAL EM CAPELA...

E OS RECADOS DO EX-GOVERNADOR JACKSON BARRETO.
Na ultima quinta-feira, dia 05/12, o ex-governador Jackson Barreto concedeu entrevista nos stúdios da rádio FAN FM, e dentre outros assuntos, o entrevistado teceu comentários sobre as eleições vindouras de 2020.
O curioso é que o ex-governador, comentou sobre o desempenho dos pré-candidatos majoritários em outras cidades, mas sobre Capela, ele detalhou os percentuais com os respectivos candidatos; declarou o seu apoio e ainda deu uma dica para vereador Toninho Arimatéa;
Veja os dados da pesquisa anunciada por Jackson Barreto: Astrogildo 35,6%;  Ezequiel 13,6%; Adaltro 13%; Silvany 11,9% e Chico de Ary 6,4%. (pesquisa realizada em 30/11 pelo Instituto Padrão, segundo Jackson).
Ele foi enfático ao enaltecer a liderança de seu pretenso candidato e a dificuldade dos demais; que estará no palanque de Astrogildo por ele ter ajudado a sua campanha e a do governador, e gostaria de estar ao lado de seu amigo Toninho Arimatéa.
Mas a prefeita Silvany , o ex-prefeito Ezequiel e o ex-prefeito Sukita, votaram no governador no segundo turno.
A pergunta que desejamos a resposta, é a seguinte:  Jackson Barreto divulga e festeja essa pesquisa sozinho, ou conta com o apoio do governo Belivaldo? Mas até que ponto o governo vai influenciar nas eleições de Capela?


segunda-feira, agosto 26, 2019

186 ANOS - SALVE CAPELA OH LÍRICA CIDADE!

Estamos no mês de agosto, aniversariamos em dose dupla; Capela/Se, comemora o aniversário de Emancipação e de elevação à categoria de cidade,disso todos nós sabemos.
Mas qual o nosso sentimento de emancipados e de elevação?
O poeta Moacir Carvalho em uma das estrofes do Hino do Centenário de Capela, já mencionava um dos sentimentos:
"E o capelense muitas vezes sente, seu orgulho de nascer dessa grandeza"
Verdade!
A grandeza do povo capelense é a marca indelével de sua identidade, de sua história, de sua cultura e de sua tradição. Somos barristas, amamos nossa terra. 
O patrimonio arquitetônico,histórico, artístico e cultural de nossa terra são gestos de grandezas dos antepassados e que inspiram os contemporâneos.
O maior patrimonio de uma Nação é o seu povo, este também é o maior patrimonio de Capela: SEU POVO! Que durante esse tempo, com expertise, construiu e vem aperfeiçoando sua identidade.
JAMAIS DESISTIREMOS DE VOCÊ, CAPELA!







sábado, agosto 24, 2019

O CENÁRIO POLITICO DE CAPELA PARA 2020

Há um ano das eleição municipais, podemos ouvir e observar a movimentação das lideranças políticas de Capela/Se com vistas a sucessão e ocupação de vagas na Câmara de Vereadores.
Pelo menos até agora, o cenário se compõe de pré candidatos à sucessão com nomes que já estão sendo discutidos pelos capelenses, a exemplo da Prefeita Silvany (reeleição) Ezequiel, Astrogildo e Nacélio; é possivel que outros nomes apareçam, pois como dizia Tancredo Neves, "política é a Hora"!
O que pode atrapalhar na quantidade de candidatos é extinção das coligações proporcionais. 
No passado, um lider politico se tornava presidente de um partido e sozinho se coligava com outros  e assim conseguia se eleger com a soma dos votos dos partidos coligados ; Agora não! O quociente partidário deve atingir o quociente eleitoral. O partido no caso de Capela/Se, deve registrar 20 candidatos reservada 6 vagas para mulheres, atingindo, repito, o quociente eleitoral.
Vai ter partido de sobra!
Vamos conjecturar os agrupamentos:
A prefeita Silvany com mais condições de organizar dois partidos, contando com doze vereadores que fazem parte de sua base aliada, enquanto os demais pré candidatos não se sabe os partidos pelos quais concorrerão.
Astrogildo diz ser pré candidato e não abre mão dessa pretensão: Ezequiel já anunciou também sua pré candidatura e Nacélio também.
Pode acontecer alianças entre esses três pré candidatos?
Temos um ano para discorrer sobre este assunto que iniciamos hoje.





quinta-feira, maio 02, 2019

EZEQUIEL NÃO TEM AUTORIDADE MORAL PARA ATACAR A PREFEITA SILVANY

Ezequiel Leite, ex-prefeito de Capela/Se, não tem autoridade moral para criticar a gestão da prefeita Slvany Mamlak.
Depois de quatro anos à frente frete do governo do município  de Cepela/Se, o ex~prefeito Ezequiel Leite foi julgado e condenado em, primeira e segunda instancia pelo Tribunal da Opinião pública.
Senão vejamos; pretendeu concorrer à reeleição e como a pesquisa de opinião pública lhe fora desfavorável, desistiu e apoiou outro candidato que foi derrotado nas urna pela prefeita Silvany.
Quero aqui lembrar qu na gestão do prefeito Ezequiel, o municipio obteve nota zero no quesito transparenca verificado pelos órgão de controle - Tribnunal de Contas e Ministério Público Federal.
Somente Ezequiel pode responder a razão pela qual ele escondeu as contas públicas durante um ano.
Eu entende que o unico remédio contra a corrupção é a transparencia.
Esse direito conquistado pela sociedade foi cerceado pelo ex-prefeito Ezequiel, insisto: por que razão.
o que estaria acontecendo que a sociedade não poderia saber?
Dizer que foi o melhor gestor essa terra, é susbetimr da inteligencia do povo capelense.


sexta-feira, novembro 23, 2018

EDUCAÇÃO - OBMEP PREMIA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE CAPELA/SE

A OBMEP - Olimpíadas Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, premiou com "Menção Honrosa", as alunas Emanuelle Lima Santos, da Escola Municipal Zózimo Lima do Povoado Pirunga e a aluna Karen Silva Santos da Escola Municipal Maria da Conceição Barreto Alves Souza na Vila Miranda.
Também será premiado com o mesmo tipo, o professor José Augusto Santos da Escola Zózimo Lima.
A Secretaria Municipal da Educação, parabeniza os homenageados e as comunidades escolar, com distinção para as famílias dos alunos, equipe diretiva e professores.
Este é mais um resultado dos esforço dedicado pela gestão educacional do município, que tem como finalidade o aluno; sua aprendizagem e promoção.

quarta-feira, outubro 10, 2018

BRIGA NA CÂMARA DE VEREADORES DE CAPELA

A Câmara de Vereadores de Capela, na noite de ontem, foi palco de acontecimentos nunca vistos.
Depois de uma discussão entre dois cidadãos que assistiriam a sessão, chegaram a sacudir cadeiras um no outro, causando um grande alvoroço entre as demais pessoas que ali estavam.
O fato aconteceu antes da abertura da sessão, mas devido ao clima, o presidente resolveu suspender os trabalhos.
Os ânimos eleitorais ainda continuam exaltados em Capela.
Precisamos entender que mandatos são passageiros, as eleições permanentes e a vontade do povo soberana.
Já em relação a gestão governamental, se faz com aliados, com parceiros, com correligionários; é natural que o gestor modifique, altere e aperfeiçoe o serviço da máquina administrativa. É ato discricionário do gestor.




segunda-feira, outubro 08, 2018

O POVO ASPIRA POR MUDANÇA

Exatamente há dezesseis anos, o povo brasileiro tomou a decisão de através do voto, com uma manifestação democrática, mudar a tradicionalidade e a manutenção da forma de governo até aquela data praticada.
Governos carcomidos pelo vício de tráfico de influência, do nepotismo, dos privilégios para poucos e do aumento das desigualdades sociais.
O povo mudou da social democracia para o trabalhismo, elegendo o Presidente Lula.
Dessa forma, o Partido dos Trabalhadores teve a sua oportunidade de mostrar a sua forma de governar.
Protagonista do capítulo inaudito da corrupção, reduzido nas representações estaduais, assim como os da social democracia há dezesseis anos, enfrenta a vontade do povo de MUDAR.
Agora, o povo promove o movimento democrático para avançar a mudança.
Vejamos que coisa linda, a democracia se aperfeiçoando no Brasil: mudamos de governantes de origem elitista para o metalúrgico; e agora tenciona para um servidor público, das forças armadas que exerce o mandato de deputado federal.
A vontade do povo prevalece sobre qualquer forma ou Regime de governo; até a mais tirana ditadura.
Esta vontade manifesta em quatro das cinco regiões do Brasil com a votação surpreendente Jair Bolsonaro.


sábado, outubro 06, 2018

DOMINGO É A FESTA DA DEMOCRACIA

Nesse domingo cumpriremos o nosso dever cívico de votar.
E conforme pesquisa publicada pelo Jornal Nacional, o povo brasileiro vem aumentando a crença no Regime Democrático, mesmo com os percalços não do Regime, mas das imperfeições dos agentes políticos e públicos.
Estamos assistindo uma ruptura do tradicionalismo com a derrubada de idéias de que se conquista o poder através da força do poder econômico ou da força do poder estatal, ou ainda das duas forças somadas.
Na esfera Federal, a liderança do presidenciável Bolsonaro, filiado a um pequeno partido, sem apoio de lideranças reconhecidas nacionalmente, sem a força do poder econômico, nem do Estado e nem da imprensa, é um recado duro para os atuais agentes políticos e públicos que repercutirá nas urnas, cuja eleição poderá ser concluída no primeiro turno.
Em Sergipe, vemos o crescimento do candidato ao Senado Alexandro Vieira, desbancando candidatos com mega estrutura financeira e com aparato do Estado e apoiado por lideranças historicas e atuais governantes.
Na festa da democracia, é manifestada a vontade do povo, aspirando mudanças, apostando em novas propostas.
Teremos uma eleição de resultados surpreendentes, mas que seja para o aperfeiçoamento da democracia e a melhoria do funcionamento da máquina do Estado. É tudo que o povo quer e que o País precisa.

terça-feira, agosto 21, 2018

FALECIMENTO DO EX-VEREADOR AUGUSTO MACEDO

É com profundo pesar que informamos o falecimento Augusto Macedo, ou Augusto do Sapato, como era popularmente conhecido em Capela.
Augusto Macedo, exerceu o mandato de vereador em nossa cidade por quatro legislatura, reconhecido o seu trabalho social para as pessoas mais pobres, assistindo na área da saúde.
Tive a oportunidade de te-lo como colega na Camara de Vereadores, posso testemunhar a nobreza de um homem público.
Aos familiares, especialmente sua esposa dona Josa, pedimos que Deus console os seus corações.

sexta-feira, agosto 03, 2018

INSENSATEZ OU IRRESPONSABILIDADE

Assustado estou com a postagem do ex-prefeito de Capela/Se, Ezequiel, intitulada de "apela ao bom senso da administração".
A gestão municipal através da Secretaria de Educação é responsável também pelo ambiente e procedimentos seguros para os seus alunos; desde o transporte, recebimento e entrega aos respectivos pais ou responsáveis.
A polêmica transformada por Ezequiel em denúncia, deveu-se a uma senhora ter procurado a Secretaria da Educação requerendo o transporte para levar uma criança do povoado igrejinha para a creche Rei Davi, prontamente atendida; só que esta criança de creche viria acompanhada por outra criança menor de doze anos.
Dialogando com a senhora, disse para ela que "menor não se responsabiliza por menor", então a aluna da creche deveria ter alguém maior para acompanha-la.
Seria uma insensatez ou uma irresponsabilidade, permitir que as nossas gestores entreguem crianças em idade de creche a outra criança com idade já mencionada?
Havendo qualquer problema, a quem seria imputada culpa?
Ignorar é não conhecer.
O art 37 parágrafo 6º da CF e o Art 43 do código civil demonstram que a Administração Pública é passível de responsabilidade na esfera  civil pelos danos que causar a terceiros, independente da culpa, ou seja, responde objetivamente pelo resultado oriundo de suas ações ou omissões, sendo obrigado a reparar e ou indenizar os danos causados.
O senhor sabia disso?
Temos recomendado a todas as nossas gestoras, bastante cuidado na entrega de crianças.

sábado, julho 21, 2018

CRISE NÃO ATINGE A GOVERNABILIDADE

O Sistema de comunicação do Estado quer por rádio, televisão, jornais e redes sociais, foram encharcados  de bombardeios a nossa prefeita nesses últimos dias.
O equilíbrio da prefeita Silvany, preserva o ambiente de nítida governança, consequentemente de tranquilidade para a população capelenese.
Outra atitude merecida de respeito é o funcionamento regular dos serviços públicos e o andamento das obras, entre as quais podemos destacar :a quadra e a creche em Vila Pedras, o mercado, os pórticos, a Escola Antonio Ferreira.






quarta-feira, julho 18, 2018

FESTEJOS JUNINOS ESCOLARES

Li uma matéria nas redes sociais postada pelo ex-prefeito Ezequiel, "assessoria de comunicação",  segundo a postagem, visa trazer a tona mais uma denúncia que evidencia o descaso da administração com a educação, em especial com os profissionais do magistério e com os alunos.
PASMEM!
A preocupação do ex-gestor com  educação, profissionais e alunos, refere-se a falta de patrocínio de festas juninas nas escolas; para ele isso e um desrespeito aos profissionais e alunos.
Risivel essa preocupação!
Desrespeitoso e descaso é negociar o Piso Salarial do Magistério no mês de setembro sem pagar o retroativo;
Desrespeitoso e descaso é decretar suspensão de direitos dos profissionais como: férias e licenças; 
Desrespeitoso e descaso é perseguir aqueles que não comungam com a sua ideologia política;
Desrespeitoso e descaso é deixar os alunos trinta dias sem alimentação escolar, conforme denuncia o CAE junto ao Ministério Publico;
Desrespeitoso e descaso é comprar grampo, pastas, clips e outros materiais de expediente com recurso da alimentação escolar.
Discutir sobre essas premissas sim, é preocupação e respeito com a educação.
Para nós, educação, escola e valorização dos profissionais do magistério e de alunos, tem outro sentido, superior ao evento do festejo; 
Todas as unidades realizaram festejos com café nordestino. Foi um sucesso!


domingo, maio 27, 2018

ACORDA MINHA GENTE, TÁ CHEGANDO A SARANDAIA!

A animação que contagia os capelenses para os festejos juninos, tem sua abertura oficial no dia 31/05 com a SARANDAIA.
SARANDAIA: palavra inexistente no vocabulário português; criada por nós,   que denomina uma das manifestações culturais e folguedos nossos. Somente quem participa desse momento, passa a entender o seu real significado.
Para quem já conhece, vamos a música tradicional que acorda São João:
Oia a sarandaia! Oia a sarandaia!
Acorda minha gente que já vem a sarandaia.

sábado, dezembro 30, 2017

ESSES NUMEROS REFLETEM A REALIDADE

Diante das declarações do ex-prefeito Ezequiel veiculadas nas redes sociais com relação a educação, tenho o dever de me manifestar, apresentando numeros exitosos, que por si só confrontam a avaliação do sindicato.
Parabenizo a atitude corajosa da UMDIME-SE, que repudia o critério, objetivo e parcialidade política da entidade sindical.
Mas falemos de Capela, a política da educação na gestão da prefeita Silvany.
Recebemos da gestão do ex-prefeito a rede com uma matrícula total de 5.064 alunos e elevamos em 2017 para 5.683 alunos, podem conferir no censo escolar.
Destacamos a decisão da prefeita Silvany em ofertar vagas em creches; recebemos do ex-prefeito Ezequiel a rede ofertando 120 vagas; em 2017, a gestão de Silvany ofertou e atende 326 crianças em creches.
A gestão da prefeita Silvany, concluiu em 04 meses de seu governo, a Escola Maria do Carmo.
Um fato curioso foi a evasão de 33 crianças de creche na gestão do ex-prefeito Ezequiel, enquanto na gestão da prefeita Silvany tem lista de espera..
Em relação a valorização, a prefeita pagou o Piso em março, com direito a retroativo, buscou parceria com a UFS para oferecer capacitação; os direitos como férias, licenças, reduções de carga horária e pagamentos dos adicionais;
As escolas tiveram que passar por reparos e tivemos que responder processo junto ao Ministério Público em relação as escolar Rita Helena, em Gado Bravo; a quadra da Escola Zózimo Lima, em Pirunga; e Escola Maria do Carmo, no conjunto Asa Branca.
Ex-prefeito Ezequiel, exponha o TAC que o senhor assinou junto ao Ministério Público. Aí fica demonstrado como foi gerida a educação.
Fui ao MP responder um processo deixado pelo ex-prefeito Ezequiel sobre merenda escolar, e lí uma denuncia do Conselho de Alimentação Escolar àquele órgão, informando que as aulas tinham sido iniciadas em 09/02 e até o dia 09/03 as escolas não tinham recebido um grão de arroz.
Acredito que o ex-prefeito está desorientado depois de ver seus bens bloqueados pela justiça por sua traquinagem de fraudar licitações.
Estamos dispostos d discutir e confrontar os avanços obtidos na educação nesta ano de 2017, numa linguagem dialógica 

sexta-feira, dezembro 01, 2017

RAQUEL. MEDALHA DE OURO NAS PARALIMPÍADAS ESCOLARES

Raquel Vitória, aluna da Escola Municipal Antonio Ferreira Carvalho, quarto ano. uma história de superação que motiva.
Acometida por um câncer, Raquel teve que amputar muito cedo uma perna.
Desde o diagnóstico e ainda permanece sendo assistida pela AVOSOS, lugar onde percebemos o quanto ele sente-se feliz.
Neste ano de 2017, ela em São Paulo das Paralimpíadas Escolares, vindo a conquistar três medalhas de ouro, classificada em 2º lugar geral na competição e 1º para o Estado de Sergipe.
O municipio de Capela através da prefeita Silvany Sukita, fará uma homenagem a nossa atleta, hoje às 8:30 na Câmara de Vereadores e às 9:00, Raquel desfilará em carro aberto do Corpo de Bombeiros pelas ruas do nossa cidade.
Todos podem participar.


sábado, novembro 18, 2017

CAPELA/SE - GESTÃO BEM AVALIADA NA TRANSPARENCIA

Desde 1988, ano da promulgação da Constituição Cidadã, como é chamada a nossa Carta Magna, em seu artigo 37, estão estabelecidos os princípios fundamentais da administração pública, dentre os quais, o principio da publicidade.
Entendem os estudiosos que a transparência é o desdobramento desse principio; o da publicidade. E nessa visão o Poder Legislador aprova Lei Complementar 131/2009, que permite aos cidadãos o acesso às informações dos atos dos governos em todas as esferas.
Os órgãos de controle juntamente com as instituições, vêm se somando numa heroica força para que o conjunto de normas relativas a transparência seja cumprido, criando avaliações e atribuindo notas; imputando culpas e multas àqueles transgressores da lei.
A atual gestão do nosso município (Capela/Se), neste ano de 2017 atinge nota superior a 7,0 no que diz respeito a transparência.
Vale ressaltar que no período de 2013 a 2016, a nota atribuída foi ZERO. 

DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Ser consciente é vivenciar, experimentar ou compreender aspectos ou totalidade do próprio mundo interior, eis o conceito de consciência.
A luta pela causa do combate ao preconceito racial no Brasil, é secular.
Nos dias atuais, como dizia Gandhi - " Tolerância é uma necessidade em todos os tempos e para todas as raças. Mas tolerância não significa aceitar o que se tolera". Isto nos esclarece o que acontece com os negros em nossa Nação: nos toleram, mas não nos aceitam!
A descriminação sorrateira presente em todos os ambientes onde a pirâmide organizacional é estabelecida; dificilmente o negro chega ao topo dessa pirâmide; 
Foi o comentário mundial a vitória de Barack Obama para governar os Estados Unidos da América; não pela capacidade que ele demonstrou ; MAS POR SER NEGRO!
E o Brasil? Nilo Peçanha foi o primeiro e único Presidente Negro, apesar de ser um povo em sua minoria de cor branca.
Precisamos de ações afirmativas, isto é fato; mas sobremodo superar os limites que nos impõem, seguindo exemplos de negros, não de alma branca, como os brancos costumam dizer; mas de coragem, altruistas e intelectuais, nobres e de caráter como Nelson Mandela e Martin Luther King Junior.
Cada um de nós, brancos e negros ou da cor que se declarar, devemos ter consciência de que somos seres humanos!
(recomendo a leitura de "eu tenho um sonho" de Martin Luther King)



sábado, agosto 05, 2017

ProFuturo - Aula Digital - CAPELA/SE CONTEMPLADA

O Municipio de Capela/Se, aderiu ao Projeto, e foi contemplada com 10 escolas da rede municipal. Nessa segunda feira, dia 07/08, acontecerá a Formação para os gestores e coordenadores pedagógicos das unidades selecionadas, com o tem: Gestão Inovadora.
A gestão da prefeita Silvany Sukita, através da Secretaria Municipal de Educação, visou alcançar e incluir no mundo digital, também comunidades distantes e de dificil possibilidade da inclusão digital.
Estão no PROFUTURO: Escola Municipal Manoel Cardoso Souza - Povoado Pau D'arco; Escola Maria Conceição Menezes - Povoado Oiteiros; Escola Débora Cruz - Povoado Canta Galo; Escola Rural Pirunga - Povoado Pirunga; Escola Municipal Maria do Carmo N Alves - Conjunto Asa Branca; Escola Antonio Ferreira - Bairro Aeroporto; Escola Municipal Aurelina de Melo Sobral - Bairro São Cristóvão; Escola Maria Conceição B Alves Souza - Povoado Miranda; Escola Municipal Major Honorino Leal - Povoado Pedras e a Escola Irmã Joana Bosco - Povoado Saúde

domingo, julho 23, 2017

Canção Proerd

PROERD EM CAPELA

Nessa quinta-feira, dia 27/07 acontecerá a "Sensibilização PROERD" em nossa cidade.
Os policiais militares instrutores do Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência - PROERD, estarão transmitindo informações para os agentes públicos sobre a necessidade e a importância dessa ação na vida da nossa sociedade, e sobremodo, da juventude estudantil.
A Escola Municipal de Educação Infantil Dona Zinha, sediará o evento que terá início 'as 8:00hs e se finda 'as 17;00hs, e o participante deverá ter frequência de 100%.
O Programa destina-se a alunos do 5º ano, e nessa primeira etapa, implantaremos nas escolas: José Ferreira - sede; Antonio Ferreira - Bairro Aeroporto; Aurelina Sobral - Bairro São Cristóvão e Maria do Carmo - Asa Branca.
A equipe gestora e os professores do 5º ano dessas unidades foram inscritos automaticamente, por estarem envolvidos diretamente com a aplicação do Programa.
A prefeita Silvany através da Secretaria Municipal de Educação, demonstra sua preocupação com a juventude estudantil, para que eles possam fazer "escolhas saudáveis", como é a linguagem PROERD.  

domingo, abril 30, 2017

100 DIAS DE GOVERNO - PREFEITURA DE CAPELA/SE



Foi instituído pela prefeita de Capela/Se, Silvany Sukita, o projeto de apresentação dos 100 dias de governo.
A execução do projeto acontece com a presença do Secretário da pasta designada, na Câmara de Vereadores, a partir das 20:00hs,  perante os edís, a prefeita, demais Secretários, servidores públicos e a sociedade, para expor a esse público as ações e serviços realizados.
No dia 27/04. foi o dia da apresentação da Secretaria de Obras; e segue o cronograma:
Dia 02/05 Terça-feira - Secretaria de Assistência Social;
Dia 04/05 Quinta-feira - Secretaria de Educação;
Dia 09/05 - Terça-feira - Secretaria de Saúde

sábado, dezembro 31, 2016

PREFEITA SILVANY SE REUNE COM EQUIPE DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

A Prefeita eleita, Silvany Sukita, se reuniu na tarde dessa sexta - feira com a  equipe que conduzirá as ações programáticas da educação constantes no plano de seu governo.
A composição é a seguinte: Jorgival Santos - secretário; Léa Sobral - sec adjunta; Professora Nancy Moura - Diretora Pedagógica; Janice Mota - Diretora Administrativa; Purificação (Bem) - Chefe de Divisão do ensino infantil; Maria José (Nilda) - Chefe de Divisão do Ensino fudamental; Marileide Oliveira -  Coordenadora do EJA; Luciene (esposa de da Silva) coordenadora do AEE; Lorena - Chefe de Divisão da alimentação escolar;Genes Benedito (Bené) - coordenador do transporte escolar.
Dentre as prioridades para dinamizar o processo da educação, a Prefeita autorizou a criação do Nucleo de Apoio Psicopedagogo ao educando, com  a contratação de um psicólogo e a Divisão de AEE  - Atendimento Especializado ao Educando, que apesar dessa política constar no Plano Municipal de Educação, não constava na estrutura funcional;
A novidade é o investimento em tecnologia; a prefeita informou dos estudos para investir na implantação de um programa para informatizar o sistema que facilitara a gestão e o monitoramento dos resultados estabelecidos como metas. 
Frequencia digital escolar facial, gestão do ponto eletrônico, gestão da secretaria escolar, gestão pedagógica, censo escolar, índices e indicadores educacionais, são alguns dos módulos a serem implantados para inovar e produzir resultados no processo de ensino e aprendizagem;
O Secretário Jorgival Santos iniciou sua fala com as palavras: -"Bem vindos todos nós que acreditamos ser possível oferecer educação pública de qualidade!"
Disse a ainda o Secretário que a finalidade da Secretaria da Educação é o aluno; e que existem dois pontos relevantes que devem ser conectados: a sala de aula e a estrutura da Secretaria onde deve se situar a "inteligencia" e o monitoramento do sistema educacional.
Finalizou dizendo: "todos nós temos a oportunidade servir"
Ao usarem da palavra, os componentes da equipe agradeceram o convite da Prefeita Silvany, e demonstraram o comprometimento com a proposta.
Presente o Secretário de Planejamento, Clediston, disse que as portas estão abertas em sua Secretaria para dar celeridade nos processos da educação.

sexta-feira, dezembro 30, 2016

CAPELA - EDUCAÇÃO! PREFEITO NOTA 6,1, IDEB 2,8

A atribuição da nota 6.1 para o Prefeito de Capela-Se, é muito diferente do conjunto dos resultados obtidos pelo SAEB com a divulgação do IDEB 2015, além de outros dados constantes do www.qedu.org.br/cidade/5495-capela; por exemplo, a evolução do aprendizado no período 2009 a 2011 foi de +5 pontos; e de 2011 a 2013 foi de 1 ponto.
Já o resultado do ideb 2015 distanciou-se da meta que foi de 3,4 e o resultado foi 2,8 para os alunos do 9º ano.
Vale ressaltar que as metas estabelecida por esta administração no Plano Municipal de Educação, ao serem monitoradas pelo Estado, demonstram os descumprimento das referidas metas, necessitando de adequações;
Entre as extremidades: Prefeito nota 6,1 e educação (entenda-se ideb) nota 2,8 está um abismo; e nesse abismo está o resultado  do que se espera de uma educação de qualidade.
O que de fato interessa a sociedade como um todo: uma nota atribuida ao prefeito, ou a nota da avaliação da qualidade da educação ofertada aos alunos da rede municipal?


sábado, dezembro 24, 2016

ENERGISA CORTA FORNECIMENTO DE ENERGIA DE CAPELA

imagem da Praça
Este é o cenário que se encontra a Praça da Matriz da cidade de Capela/Se.
Os fiéis que forem participar da Missa de Natal nesta noite de natal, deveão ficar surpresos com a escuridão devido ao corte do fornecimento de energia elétrica naquela localidade.
Nesta sexta-feira, a Energisa decidiu desligar a energia por falta de pagamento por parte da Prefeitura.
O Prefeito Ezequiel afirma que a conta está paga, enquanto a Energisa afirma que não houve pagamento e efetuou o corte.
Capela nunca assistiu um evento tão inusitado desses, pode ser um fato de pouca relevancia, mas de um motivo para reflexão de como está se findando a gestão atual.
Seria por falta de recursos? descaso com a coisa pública? ou má gestão recursos?
Pode ser erro de cálculos: deixar de pagar especificamente as contas dessas praças, acreditando que o corte se daria na noite da posse da nova prefeita?
Qual seja a justificativa do Prefeito e sua equipe, todos este cometeram um ato de desrespeito a sociedade capelense.
Falta espírito e zelo pela coisa pública!
Ainda em relação ao fornecimento de energia, corre os boatos na cidade de que o Terminal Rodoviário da cidade fora ligado no sistema "GATO".

domingo, dezembro 18, 2016

JÓ RECEBERÁ O TITULO DE CIDADÃO DORENSE

A Câmara de Vereadores de Nossa Senhora das Dores, por indicação do vereador Rickley Marcel, aprovou Resolução outorgando a mim, Jorgival Santos, o  Título de Cidadão Dorense.
A sessão solene acontecerá às 19:30 hs do dia 21 de dezembro de 2016 na Câmara de Vereadores, situada na Praça Joel Nascimento (antiga praça do jacaré), N. S. das Dores.
Agradeço aos edís da Egrégia Casa Legislativa pela aprovação da propositura da honrosa homenagem.
Convido todos os meus amigos para compartilharem comigo esse momento relevante e de imensa alegria.

quarta-feira, dezembro 14, 2016

OS RANÇOS DA CASA GRANDE EM LUGAR DE PRINCIPIOS

Secretário Jorgival e Sec Adjunta Lea Sobral
Atendendo a determinação do Prefeito Ezequiel, a atual Secretária Municipal de Educação de Capela/Se, foi impedida de receber e prestar as informações inerentes ao processo de transição conforme preceitua a Resolução do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe.
Há dezesseis dias, a prefeita eleita, Silvany Sukita, protocolou no gabinete do prefeito, ofício acompanhado do cronograma de visita dos futuros gestores às respectivas secretarias, com objetivo obter dados informativos a fim de que o serviço público não sofra a descontinuidade e assim venha prejudicar a população;
Conforme cronograma, estava marcado para o dia 13/12, ás 9:00, a visita e consequente encontro entre o futuro Secretário de Educação com a atual Secretária, que detém as informações que interessam ao prosseguimento da execução da política pública de educação no municipio.
Chegando na Secretaria, fomos informados pela Secretária, de que por determinação superior, a visita teria sido adiada; que depois comunicaria a nova data para a visita.
De repente, já com as presenças da futura Secretaria de Gabinete, Clarissa Prata; do futuro Secretário de Governo , Robervan Cruz; do futuro Secretário do Controle Interno, Dr. Adison e da minha filha Raquel; nova informação fora transmitida: a todas as visitas seriam remarcadas para os próximos dias 22 e 23 do mê em curso.
Daí, foi tomada a decisão pelo coordenador de protocolar ofício comunicando o ocorrido ao Ministério Público; a Conselheira do Tribunal de Contas como também junto ao gabinete do Conselheiro Presidente, Cloves Barbosa para tomada das providencias cabíveis.

segunda-feira, dezembro 05, 2016

SILVANY SERÁ DIPLOMADA NO DIA 15 DE DEZEMBRO


A Justiça Eleitoral, Juízo da Comarca de Capela/Se, realizará audiência solene no dia 15/12, ás10:00, para diplomar a prefeita eleita,  Silvany Sukita e a vice - prefeita eleita,  Adjane Pires.
Na mesma solenidade serão diplomados os vereadores eleitos e suplentes das coligações.
O referido ato de diplomação será realizado no auditório do Fórum " Francisco Vieira de Andrade" , localizado na Rodovia Manoel Dantas, nesta cidade.
Esse procedimento da Justiça Eleitoral habilita os eleitos a tomarem posse dos cargos para os quais foram eleitos, para exercerem os mandatos a partir de 1º de janeiro de 2017.



domingo, dezembro 04, 2016

ARRECADAÇÃO DE CAPELA É RECORDE EM 2016

De acordo com os informes do Portal de Transparência do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, o municipio de Capela arrecadou como Receita Corrente Líquida, até o mês de agosto/16, o montante de R$ 56.600.000,00 (cinquenta e seis milhões e seiscentos mil reais); adicionadas as arrecadações previstas para os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro; cuja média mensal é de R$ 4.500.000,00 (quatro milhões e quinhentos mil); teremos uma arrecadação recorde de R$ 75.000.000,00 (setenta e cinco milhões) neste ano.

domingo, novembro 20, 2016

A PRAÇA DA JUVENTUDE! ANTES DE INAUGURAR PRECISA REFORMAR

Passando pela "Praça da Juventude", antiga praça de São Pedro, em construção; eu observei que o passeio da obra que sequer foi inaugurada, já necessita de reforma. É visivel as rachaduras e qualquer pessoa pode verificar o que estamos falando.
É o tipo de calçada "não pise que estraga".
Ora, se o passeio que está exposto, a qualidade da obra já apresenta esses defeitos, imaginem as edificações cujas irregularidades não são vistas sem avaliação técnica.

quinta-feira, novembro 03, 2016

RECURSOS DA REPATRIAÇÃO PARA CAPELA

O município de Capela/Se, receberá R$ 1.275.541,61 (um milhão, duzentos e setenta e cinco mil, quinhentos e quarenta e um reais e sessenta e um centavos), referente quota de repatriação de recursos do exterior.

A DESPESA COM PROPAGANDA DE MAIO A DEZEMBRO/2015

Acessando o Portal de Transparência do Tribunal de Contas de Sergipe, me surpreendi com algumas notas de empenho da Prefeitura de Capela/Se, em relação a despesa com comunicação.
No ano de 2015, mas precisamente no mês de maio, foi licitado como objeto de despesa - PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO VISUAL o valor de R$ 773.200,00 correspondente 7.200 m² (sete mil e duzentos metros quadrados) de placa em lona com impressão digital e estrutura ; produção e instalação de placas para sinalização, 1800m² (um mil e oitocentos metros quadrados), somente esta custou R$ 450.000,00.
Ainda foi licitado em setembro/15 como objeto de despesa, locação de carro de som no valor de R$ 277.400,00, totalizando o gasto com comunicação em R$ 1.050.600,00 (hum milhão, cinquenta mil e seiscentos reais).
Com esses recursos daria para construir 30 casas populares para as famílias carentes sem teto; ou beneficiar com R$ 120,00 da denominada "bolsa capela",  regularmente durante 12 meses a 700 famílias, considerando o numero de desempregados e sem segurança alimentar devido ao fechamento de industrias que empregava milhares de pessoas.

sexta-feira, outubro 28, 2016

PREFEITURA DE CAPELA NA MIRA DO TRIBUNAL DE CONTAS

Pela segunda vez, a Prefeitura de Capela/Se, será auditada pelo Tribunal de Contas do Estado.
A primeira auditoria se deu neste ano para elucidar supostas irregularidades na Secretaria Municipal de Saúde; agora, nova auditoria para analisar possíveis irregularidades na construção da Praça da Juventude.
O procedimento do TCE se dá da seguinte forma: a inspeção é realizada de forma periódica e habitual, baseada nas informações do SISAP;  quando essas inspeções detectam irregularidades nos processos e nos procedimentos, realiza-se auditoria.



quinta-feira, outubro 13, 2016

RENOVAÇÃO DA CÂMARA DE VEREADORES DE CAPELA

A Câmara de Vereadores de Capela/Se, teve uma renovação de 2/3 (dois terços) de seus membros nas eleições deste ano, 2016.
Candidatos que tinham as suas reeleições como garantidas, foram surpreendidos pela vontade do eleitorado que votaram pela renovação, mantendo apenas 04 vereadores reeleitos.
Foi um recado duro que a população deu aos representantes da classe política de nosso municipio. Tanto para o prefeito quanto para os vereadores.
Foram eleitos: José Adaltro Sukita, Rony, Irmão Isaac, Tony filho de Lucival, Iolando das Pedras, Silvana, Arildo, Professora Áurea, Joyce; e reeleitos: Alexsandro, Toninho Arimatéa, Zezinho de Dr. Geraldo e Lopes.

quinta-feira, outubro 06, 2016

O CAMINHO DO BEM ERA HIPOCRISIA

Nessas eleições de dois de outubro/16, a Coligação "Capela no caminho do bem" apoiada pelo prefeito Ezequiel, foi derrotada pela Coligação "Unir para Reconstruir", liderada por Silvany Sukita, 
De ontem, 05/10, um clima de terror começa a ser instalado em nossa cidade, devido as decisões tomadas pelo prefeito, prejudicando a população.
Foi autorizado o fechamento da rede de água para Vila Pedras logo no domingo a noite, e moradores alegam que o motivo foi porque o candidato do prefeito perdeu nas urnas daquela localidade;
Nas redes sociais, veiculou um áudio onde a Secretária Municipal de Saúde diz que está suspenso o transporte para pacientes de hemodiálise e outras doenças crônicas, chegando a orientar que os familiares contratem táxi para transportar seus pacientes;
Os alunos universitários e de cursos técnicos profissionalizantes, estão ameaçados de não terem mais o transporte.
Essas medidas foram tomadas entre o dia dois a quatro deste mês.
Possivelmente até o dia 31/12, outras medidas da sacola de maldades virão.
É uma extrema falta de espírito público e de conhecimento.
Os serviços públicos não devem sofrer descontinuidade em virtude da perda das eleições.
Cadê as mulheres e os homens do caminho do bem até o dia das eleições?
O caminho do bem não é suficiente! O importante são pessoas de boa vontade.
Para isso, o Mestre dos mestres alerta nas Escrituras Sagradas: "esse povo me honra com os lábios; e o coração longe de mim"! 
Cadê as senhoras e os senhores do caminho do bem para defender os direitos da população, sobretudo dos que mais precisam?


domingo, outubro 02, 2016

NÃO HÁ NADA MAIS TRÁGICO NESTE MUNDO, DO QUE SABER O QUE É CERTO, E NÃO FAZE-LO! Martin Luther King Jr

Parece-me muito oportuno, aplicar o pensamento do líder Martin Luther King Jr, às eleições municipal de Capela/Se.
Iniciamos o ano de 2016 com o ensaio de diversas pré-candidaturas a prefeito de nossa cidade; cada um, no período de janeiro a julho foi desistindo, inclusive o prefeito que pretendia concorrer a reeleição.
Para o povo capelense, as duas chapas que apresentam condições de disputa: Silvany e Astrogildo.
Durante os quarenta e cinco dias de campanha, os dois candidatos tiveram a oportunidade de apresentarem e discutirem com a população capelense, os seus planos de governos; fato que só aconteceu através da candidata Silvany, além de apresentar a proposta de seu governo, soube explicar como executa-lo.
Já o candidato Astrogildo, apesar de apresentar a sua proposta mostrou-se completamente alheio ao que estava escrito; em nenhum momento explicou para a sociedade como executaria seu plano de governo, ignorou o que escreveu! Mostrou-se completamente despreparado, sem a devida capacidade para o cargo.
Dentre alguns citamos a resposta dada ao radialista Ely Augusto em relação a cultura do municipio; Astrogildo responde: -"não é o cara que filma? vou trazer!" e sobre o projeto carnalita,responde: não sei! sou voluntario. Agora mesmo estava trabalhando!
Nada contra a pessoa de Astrogildo: Tudo a favor de nossa cidade!
A escolha de alguém para administrar Capela, deve se dar pela percepção da capacidade de colocar a nossa cidade no ciclo do desenvolvimento, na execução de melhoria dos serviços públicos, na execução de obras estruturantes e projetos que melhorem a qualidade de vida de nosso povo.
Quem encabeça o processo da administração é o prefeito. Por isso ele deve ter o minimo de preparação. Não adianta querer que esse papel seja exercido por outro qualquer, seja quem for.
Os capelenses sabem quem é que está preparado para essa tarefa!



quarta-feira, setembro 28, 2016

VAMOS A JUSTIÇA, VEREADOR VALENTÃO!

Na noite dessa terça-feira, 27, o vereador valentão Alexsandro Capela/Se, ameaçou e agrediu verbalmente ao ex-vereador Jó e seus familiares em seu discurso no palanque do povoado Boa Vista.
De forma desequilibrada e desrespeitosa a Jó, sua familia e até aos assistente da campanha a qual ele faz parte, pois acredito que lá estavam pessoas de bem e que não aceitam esse tipo de debate politico.
O  vereador valentão não sabe que na democracia se respeita adversário.
Ao invés dele explicar aos seus eleitores e ouvintes sobre o andamento do processo do qual é acusado na justiça eleitoral, partiu pra agressão verbal, baixaria e ameaça.
Já constitui advogado para leva-lo a justiça por crime de injuria, danos morais e ameaça. Na presença do juiz ele deverá provar tudo o que disse.
E tem mais! cuide de me proteger daqui até de anos, pois um risco que eu vier a ter em minha pele, devido a qualquer tipo de atitude vinda de terceiros, o senhor vereador valentão Alexsandro é responsavel.

EU JÓ, E O VEREADOR VALENTÃO, ALEXSANDRO

Eu, funcionário concursado há 35 anos na empresa que trabalho; Na época fiz concurso para os Correios e fui aprovado, escolhi ser bancário;
O vereador valentão; se submeteu-se a algum concurso, nunca foi aprovado; seus empregos deveu-se a pedidos ou apadrinhamentos politicos;
Eu: Vereador por dois mandatos, um dos mais, se não o mais atuante no exercicio do mandato.
Tenho o prazer de ser o vereador que defendi intransigentemente a educação e o direito dos professores;
O vereador valentão: seu mandato dedicado a bajular prefeito; Sukita e Ezequiel. E tratou professores como vagabundos pra agradar o ex-prefeito, chegando a levar sopapos de maridos de professoras, vindo se esparramar no chão, tamanho o solavanco;
Eu: Presidente da Camara de Vereadores de Capela por dois mandatos;
O vereador Valentão: nunca chegou  a vice-presidencia;
Eu: presidente da Associação de Vereadores da Barra do Cotinguiba por dois mandatos consecutivos. Abro um parêntese para sugerir a qualquer conterraneo procurarem saber da minha atuação como presidente da Associação de Vereadores nas seguintes Camaras: N. Sra das Dores, Siriri, Rosario, Carmópolis, Santo Amaro, Muribeca, Malhada dos Bois, Areia Branca, Japaratuba, Pirambu, Socorro, Divina Pastora, Santa Rosa de Lima, Maruim, Malhador e General Maynard.
O respeito que conquistei junto aos meus colegas e a valorização da edilidade municipal;
O vereador valentão: Nunca! Nunca mesmo galgará espaços tão dignos.
ONDE ESTÁ A CAPACIDADE E A COMPETENCIA DO VEREADOR VALENTÃO? NA BAIXARIA! VAI SER PROCESSADO CÌVEL E ELEITORALMENTE.

EPISÓDIO DO VEREADOR ALEXSANDRO

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral de numero 185.62.2016.6.25.0005 é contra o vereador Alexsandro Nascimento.
Trata-se da promoção pessoal quando o vereador pousava em foto exibindo cheque de recurso público destinado a pessoas beneficiárias de programas sociais do municipio de Capela.
Fica evidente que o objetivo era a promoção pessoal, visto que não se tratava de um gesto de caridade praticada pelo vereador, mas sim, utilizando-se do momento, do recurso e das pessoas beneficiadas para sua promoção já que estávamos em período de pré-campanha eleitoral.
Cometeu sim, crime eleitoral! ABUSO DE PODER ECONOMICO E POLITICO.
Dai gera o processo que pede a cassação do Registro e do Diploma.
O processo encontra-se em fase de julgamento, restando a ele provar o que estavam fazendo, qual o objetivo de sua presença no momento de distribuição do cheque dos recursos púbicos.


sábado, setembro 10, 2016

IDEB 2015 - CAPELA TEM PÉSSIMO DESEMPENHO.

O Ministério da Educação através do SAEB - Sistema de Avaliação da Educação Básica, divulgou nessa sexta-feira, dia 09/09/16, o resultado do IDEB - Indice de Desenvolvimento da Educação Básica no País referente ao ano de 2015.
Interessa a população capelense saber a qualidade de ensino que estão sendo ofertados para as nossas crianças, adolescentes e jovens.
Então vejamos: nosso município não atinge a nenhuma meta e tem um péssimo desempenho quando avaliada as séries do 8º ao 9º ano, obtendo 2,8 como nota da rede municipal, enquanto a nota 3,2 é alcançada pela rede estadual;
Nas séries do 4º e 5º ano, a rede municipal obtém nota 3,8, contra a nota 4,4 da rede estadual.
Percebe-se nessa avaliação que a qualidade do ensino fundamental ofertado pela rede municipal, está muito abaixo daquele que é ofertado pela rede estadual em Capela mostrando um total descompromisso com o cumprimento da meta.
Parabenizamos a todos os profissionais que formam a Escola Estadual Coelho e Campos, que pela segunda vez consecutiva alcança o melhor IDEB do município, com nota 4,4, superando a meta de 4,1 estabelecida para 2015 pelo Ministério da Educação,