sexta-feira, maio 23, 2025

FAMES SILENTE NA CAUSA FEMINISTA

A Presidência da FAMES representada por uma mulher, Silvany Mamlak,  ex-prefeita de Capela/Se, ainda não se pronunciou a respeito da declaração do vereador José Carlos Andrade, na tribuna da Câmara de Vereadores que diz: " quanto mais apanha, mais a mulher gosta do homem" .
O assunto tomou conta dos noticiários em redes sociais,  falados, escritos e televisão, repercutindo em todo o país. 
Enquanto a OAB secção de Sergipe,  encaminhou ofício à presidência da Câmara questionando quais as providências tomadas, considerando que houve quebra de decoro parlamentar e crime de apologia a violência do gênero, sugere o documento da Ordem dos Advogados do Brasil.
Sergipe tem 11 municípios administrados por mulheres ; a entidade FAMES presidida por uma mulher não pode silenciar diante desse fato de tamanha repercussão. 
Ou é o feminismo de ocasião?

quarta-feira, maio 21, 2025

FÁBIO MITIDIERI DERROTADO EM 2026 - PESQUISA DO IDPS

Em pesquisa realizada pelo IDPS pesquisas e servicos entre os dias 1 a 4 deste mês (maio), em 60 municípios do Estado, constatou - se a desaprovação do governo de Fábio Mitidieri.
Confrontadas as pré - candidaturas de Fábio Mitidieri (38,4) e Valmir de Francisquinho (45,2), O atual governador sería derrotado com 6,8% de diferenca pró Valmir, aponta a pesquisa. 
Até Ricardo Marques  atual vice-prefeito de Aracaju apresenta força eleitoral para derrotar o governador Fábio. 
No confronto Fábio Mitidieri  (40,4) e Ricardo Marques (43,4), demonstrando a fragilidade e rejeição do grupo governista
Insatisfeitos com com a forma a qual o Estado vem sendo governado nesses três últimos governos - Jackson, Belivaldo e Fábio; os sergipanos suprapartidariamente promoveram um projeto de mudanças com a votação de Valmir de Franciscquinho em 2022 para governador. Por questões judiciais o projeto do povo não vingou, mas nas eleições de 2024 os sergipanos da capital mandaram um forte recado nas urnas, derrotando o governador,  o prefeito com todo o agrupamento dos dois mandatários ( Fábio e Edvaldo ),, e os estilhaços atingiram André Moura. Rogério Carvalho e Daniele Garcia. .
Ninguém suporta mais esse ostracismo e a perpetuação dos que servem-se do Estado.
O cenário mostra que os sergipanos estão em rota de troca,dessas figuras.
Para consumar o desejo e os conchavos vai a pergunta:
CONSULTARAM O POVO?

 

segunda-feira, maio 19, 2025

PARLAMENTARES DE SERGIPE QUE NÃO ASSINARAM A CPMI DO INSS

Descoberta a fraude que tirou mais de 6 bilhões dos benefícios dos idosos sem autorização,  deputados e senadores de diversos partidos da oposição propuseram a instalação de uma,Comissão Parlamentar Mista de Inquérito - CPMI, para investigar a origem, os envolvidos e os reais valores descontados.
Vejamos os representantes de Sergipe que não assinaram para que essa fraude fosse apurada: Deputado João Daniel  PT; Senador Rogério Carvalho PT, e o senador Laércio Oliveira  - PP.

NÃO DÁ PARA ACREDITAR

A semana passada o radialista Nilmar Davi através do jornal falado denominado "fala capela", rádio web, concedeu espaço por telefone ao deputado Cristiano Cavalcante,  que se pronunciou negando sua participação na sociedade de arrendamento da Usina Nova Campo Lindo. 
Devido ao cancelamento do contrato de arrendamento,  deixando para trás uma dívida que segundo boatos ultrapassa 30 milhões de reais, incluindo os produtores,  trabalhadores, encargos sociais e dilapidação do patrimônio; a Nova Campo Lindo está na via crucis de funcionamento. Nao se sabe da moagem da safra de 2025.
Foi aí que o deputado Cristiano Cavalcante se utilizou do jornal fala capela para dizer que não tem nada a ver com a Campo Lindo. 
Como assim? O jornalCana publicou um editorial intitulado "Nova Campo Lindo renasce após sofrer duro golpe ", onde menciona Christiano Rogério do Rêgo Cavalcante como diretor. (acesse jornalCana), que formou o "trio parada dura" , Kayro Castro,  Umberto  Gonçalves  e o deputado Cristiano Cavalcante.  .Esse não é o deputado?
Vim à público dizer que não tem nada ver é uma atitude de muita fraqueza de personalidade.
Se cuida Júnior!

domingo, maio 18, 2025

CORAL DA ACADEMIA SERGIPANA DE LETRAS SE APRESENTA EM CAPELA/SE

Ontem, 17/05 na igreja do Amparo, os capelenses foram prestigiados com a apresentação do coral da Associação Sergipana de Letras; assistido por várias pessoas que lotaram a igreja. 
Regido pelo capelense Edson Silva Nascimento, " Dida", como é conhecido, o público viveu momentos encantadores cantados através da cultura musical erudita, religiosa e popular,  destacando-se a valsa "Luar de Capela "  letra do professor Manoel Cabral Machado,  o rosarense de Capela,  como ele se denominava, e composição musical do maestro Leozirio Fontes Guimarães,  capelense. 
Agradecemos ao regente Dida e aos coristas que tão brilhantemente se apresentaram, revivendo essa cultura que outrora era distinta em nossa sociedade, a exemplo do coral Genaro Plech fundado pelo professor maestro Leozirio Guimarães, ícone da cultura musical no Estado de Sergipe. 

sexta-feira, maio 16, 2025

INSS FRUSTRA ESPERANÇA DOS APOSENTADOS

Para o cidadão que trabalhou e contribuiu 35 anos ou mais com descontos em seu salário que deveriam ser seguramente guardados pela instituição estatal INSS garantido pelo governo; após atender todas as exigências e conseguir a aposentadoria, percebe que o  benefício do resultado de sua contribuição não está bem guardado nem seguro. Ocorre que, pela fragilidade e conluio da instituição (INSS) que deveria manter seguro os dados do segurado, permitiu que associações tivessem acesso ao banco de dados (do INSS) e estas aplicassem o golpe efetuando descontos consignados não autorizados pelos beneciarios.
Descobero o escândalo, o governo responde que iria ressarcir todo o dinheiro descontado ilegalmente.
Agora, o governo mudou de ideia, e através de uma Portaria joga para as associações fraudadoras a responsabilidade de devolver o que foi subtraído. Fica assim: o aposentado entra em questão diretamente com as fraudadoras; caso estas apresentem documentos comprobatórios, ainda que falsos; caberá ao aposentado contestar, até judicialmente. 
Pensem como ficarão os idosos vulneráveis e desprovidos de informações. 
Desta forma, une-se o INSS e as associações fraudadoras, adotando medidas para dificultar o ressarcimento, o que beneficia a fraude,  os fraudadores e o conluio, (INSS/ASSOCIAÇÕES), deixando o prejuízo para os aposentados.

quarta-feira, maio 14, 2025

A MANCHETE DO DIA

Capela e região acordou atónitas com as manchetes de todos os meios  de comunicação com a trágica informação do fechamento da Usina Campo Lindo.
Segundo se comenta através desses mesmos noticiários,  a proprietária não teria assinado uma procuração para que os atuais arrendatários utlizassem para representa-la, por razões não divulgadas..
Fala-se que o impasse tem origem na divida milhonaria acumulada nesses ultimos anos em que a indústria esteve sob a,direção desse grupo, deixando para trás os trabalhadores sem receber salários, prestadores de serviços e fornecedores,  muitos quebraram.
Pior é que os credores não têm a atenção dos devedores para sequer negociar os pagamentos.
Diante da iminência de uma crise social de desemprego, resta aos envolvidos: a proprietária e os arrendatários virem a público prestar esclarecimentos à população.
Mesmo sendo uma organização privada, mas pelo desencadeamento de uma crise social como já foi mencionada  acima; o governo do Estado atraves da Secretaria competente deveria articular a viabilidade da permanência do funcionamento dessa indústria, considerando ainda que o deputado Cristiano Cavalcante,  líder do governo na,Assembleia Legislativa é um dos arrendatários.

terça-feira, maio 13, 2025

PROJETO CARNALITA - RIQUEZA ESQUECIDA PELAS AUTORIDADES DE SERGIPE

Assistindo a entrevista do governador Fábio Mitidieri,  relatando sobre o sucesso da participação da comitiva sergipana na Offshore Tecnologic Conference - OTC , EUA.
Segundo o governador foram atraidos novos negócios através da empresa optmus que irá implantar um data center e um centro de pesquisa com investimentos de $ 1 bilhão de dolares o que equivale a R$ 6 milhões de reais.afirma o governador. 
Falou ainda da grande reserva de gás no território sergipano.
Mas sequer lembrou da carnalita.
Estando o governador e sua comitiva nos Estados Unidos,  sede da empresa MOSAIC, bem que deveria fazer também uma visita a sua diretoria para cobrar a execução do projeto de extração do minério. 
O último governador a lutar por esse projeto foi Marcelo Deda.
Capela/Se, foi pressionado pelo governo do Estado e pela direção da Companhia Vale do Rio Doce, para assinar a licença ambiental,  sob pena de ser responsabilizada pelo atraso ou suspender a execução do projeto. Diante dessa pressão a licença foi assinada. Logo depois a Companhia Vale do Rio Doce vendeu a jazida para a Empresa  norte-americana Mosaic, que mantém a segunda maior reserva de carnalita do mundo. Isso mesmo! A primeira no Canadá. 
Aqui, a Mosaic está num paraíso fiscal: sem pagar impostos e sem Responsabilidade Social, e os bilhões no subsolo multiplicando seu valor.

segunda-feira, maio 12, 2025

AS OBRAS DE URUBUS

O provérbio popular dos mais antigos diz o seguinte: " morre o cavalo para o bem do urubu".
De janeiro para cá,  algumas tragédias aconteceram em nosso Estado como: a ocorrida em Capela na rodovia Santa Clara e essa última no povoado Borda,da Mata em N S das Dores, todas com vítimas fatais.
Os perigos previamente anuniados e vistos, só são tomados providências quando acontece a catástrofe com vidas ceifadas. Ai aparece um parlamentar mostrando-se conhecedor das realidades, dos problemas e perigos vividos pelo povo. Tal aparecimento para tirar proveito político eleitoral na miséria das pessoas. 
Se não, vejamos: o deputado Cristiano Cavalcante, que apresentou indicação para correção da estrada do povoado Borda da Mata em Dores,  bem que podia fazê-lo também para as pontes dos povoados Barracas e Angas, em Capela, onde já aconteceram acidentes com repercussão nacional e nada foi feito para melhorar aquelas estruturas.
Torcemos que não mais aconteça; mas porque não tomar providências previamente? Espera que aconteça para apresentar a força do mandato?
Como urubus se alimentam de animais mortos; tem políticos que aparecem para se promover com as catástrofe.
Lembrando que o ex-governador João Alves deu exemplo construindo a ponto sobre o rio japaratuba no povoado Tapuio. 




sexta-feira, maio 09, 2025

ESTUDANTES CAPELENSES DA UFS PREOCUPADOS

As aulas da UFS começarão no dia 12/05, próxima segunda-feira,  e os 35 alunos matriculados naquela instituição ainda não têm certeza de frequentar as aulas.
Ocorre,  que, até a data desta postagem o prefeito Júnior Tourinho Capela/Se, não confirmou a destinação do transporte para atender ao alunado da Universidade Federal de Sergipe.
Segunda-feira estaremos no ponto de embarque dos estudantes para acompanhar o que será decidido.