segunda-feira, fevereiro 28, 2011

ENCONTRADA

Foto recebida por e-mail da empresa
que vneceu uma licitação no municipio
de Capela/Se no valor de R$ 4,8 milhoes
de reais
 
Este blog recebeu via e-mail estas fotos que indicam o local onde se situa a empresa que venceu uma licitação para fornecimento de material de construção com o municipio de Capela/Se no valor de R$ 4,8 milhoes de reais.A empresa foi aberta em 2006 e comercializa  com materiais de construção, madeira e derivados, generos alimenticios, peças para veículos e automotores, artigos esportivos, equipamentos e materiais para informática. ferragens, produtos de limpeza e conservação domiciliar etc. O ex-deputado federal Zé Carlos Machado e o deputado Augusto Bezerra mantém reservado o respectivo endereço, informando apenas que a mega loja fica no bairro Suiça em Aracaju.A razão Social é F1 e no local o nome de fantasia é outro.
O deputado Augusto Bezerra através do jornal O Correio de Sergipe, denunciou essa licitação, chamando a atenção do Ministério Público com a seguinte manchete; "O Ministério Público tem que agir em Capela".
Daí pra cá, p deputado continuou uma diligencia para verificar a lisura do processo e já chegou nessa informação. Resta-nos aguardar a conclusão.

domingo, fevereiro 27, 2011

CONSELHEIRO TUTELAR OU CABO ELEITORAL?

Chega-nos a informação de que alguns conselheiros tutelares estão se utilizando da estrutura do conselho para prestarem serviço de cabos eleitorais para vereadores.
A vinculação é praticada quando adolescentes ou seus pais procuram os serviços públicos necessários à atenção da criança e adolescente através do conselho, então os tais conselheiros recorrem ao vereador que atende ao pedido do coselheiro para que esse faça propaganda de seu nome já para a próxima campanha eleitoral de 2012.
Teve um que recentemente cobrou de uma familia a quantia de R$ 2.000,00 para buscar uma adolescente em São Paulo.

sábado, fevereiro 26, 2011

NA PISTA DOS ESCLARECIMENTOS

O deputado estadual Augusto Bezerra e o ex-deputado federal Zé Carlos Machado já estão com os dados completos da F1, empresa que ganhou uma licitação para fornecer materiais de construção ao municipio de Capela/Se no valor de 4,8 milhoes de reais.
A qualquer instante os capelenses poderão ser surpreendidos com noticiários dando esclarecimentos mais precisos sobre esse embróglio.

EDUCAÇÃO DE CAPELA/SE NA UTI

Pasmem! Os alunos da rede municipal de ensino no horário matutino só estão tendo aulas até às 10:00h, o vespetino até às 15:00hs, motivo, falta de merenda. Segundo as informações sequer foi feita a licitação.
Ainda na Escola Aurelina no bairro São Cristovão e Zózimo Lima no povoado Pirunga, os alunos assistem aulas em pé ou assentados no chão. Já na Escola Antonio Ferreira, algumas turmas foram dispensadas até que cheguem carteiras.
Tudo isso acontecendo e ainda tem uma ordem de que ninguem pode entrar nos estabelecimentos e fotografar nada.
Esse espaço está a disposição de professores, alunos, pais de alunos e da comunidade em geral que queiram nos trazer mais infomações, manteremos o sigilo da fonte.
Ou através do e-mail jorgival2009@hotmail.com

quarta-feira, fevereiro 23, 2011

URUBUS E CÃES TOMAM CONTA DA RUA SÃO PEDRO

Nessa terça-feira, os moradores da Rua São Pedro observaram uma cena inusitada. Dezenas de urubus tomaram conta da rua para se alimentarem dos restos da feira que aconteceu no dia anterior(segunda-feira). A Prefeitura não fez a limpeza da rua e o mau cheiro produzido por carnes podres, peixes, visceras de aves, etc. atraiu urubus e cães. Os moradores indignados chamaram o Diretor do SAAE que vem a ser o irmão do Prefeito Sukita para presenciar o fato, e que a partir desse momento digno ser apresentado no Programa o Panico ou CQC, foi tomada as providencias da retirada do lixo fétido.
Cadê a vigilancia Sanitária de Capela?

RECADASTRAMENTO ELEITORAL EM CAPELA/SE

Fomos informados que ainda neste primeiro semestre/2011, o Tribunal Regional Eleitoral procederá RECADASTRAMENTO ELEITORALem nosso municipio que tem uma população de 30mil habitantes mas foge a média em relação aos eleitores. De acordo com as previsões estatísticas, o numero de eleitores poderá superar 70% da população, isto é, o numero de eleitores acima da média.
Toda cidade comenta que as ultimas eleições municipal, a disputa e apostas entre os políticos de Capela era saber quem transferiu mais eleitores.
Aqueles que sustentam seus mandatos com os votos de fora começam arder o juízo e a justiça eleitoral põe o dedo na ferida que há muito adoece os pleitos.
Mas o referido recadastramento só terá sucesso se o Ministério Público mantiver uma vigilancia externa e apoio da sociedade e dos partidos para fiscalizar os ônibus que poderão chegar em nossa cidade com aqueles eleitores transferidos de outras cidades, pagos por políticos local.
Todos devemos estar atentos e prontos para denunciar ao Ministério Público inclusive nos povoados onde a distribuição é feita de forma escandalosa.  

terça-feira, fevereiro 22, 2011

CGU-CÓPIA DO RELATORIO SERÁ DISTRIBUIDO PARA A POPULAÇÃO

A população capelense receberá cópia do Relatório da CGU.
O objetivo é oferecer a todos, indistintamente da posição política, a informação sobre a constatação de irregularidades detectadas  pela Controladoria Geral da União em nosso municipio no mês de agosto de 2010
Como o referido Relatório não se alimenta de tendencias, parcialidades ou paixões políticas partidárias, entendemos ser uma peça importante para que o nosso povo possa adotar os principios: da dúvida, da crítica e da decisão a respeito da aplicação do dinheiro público no municipio de Capela/Se.

sábado, fevereiro 19, 2011

RECURSOS DO PETI FORAM GASTOS COM OUTRAS FINALIDADES

Foi reformada a Secretaria Municipal de Ação Social e Trabalho e pago um buffet no valor de 7.800,00 que supostamente teria sido oferecido às cadastradas no Pety no dia 12/12/2009. Pelo visto foi um festaço, de fardamento nem se fala.
Fonte - CGU

PECULATO OU ESTELIONATO?

Pensei que isto não acontecia mais isso em nosso municipio. Alguém chamado "mandatário", indica pessoas para o cargo público sem trabalhar, e ao final do mês o nomeado recebe o dinheiro para devolver ao "chamado mandatário", enquanto o suposto servidor fica apenas com R$ 100,00. Imaginem que são as próprias pessoas extorquidas que reclamam.
Isso é peculato, estelionato ou os dois.

MOBILIZAÇÃO PELA ÉTICA E CONTRA A CORRUPÇÃO

Estamos trabalhando, atendendo aos diversos cometários deste blog, e da sociedade capelense, para relaizar uma manifestação pública na cidade de Capela/Se  pela Ética e Contra a Corrupção.
Em breve anunciaremos a data.

quarta-feira, fevereiro 16, 2011

GRADUADOS EM HISTORIA VÃO AO MINISTÉRIO PUBLICO

Um grupo de professores de Capela/Se, licenciados em História, preocupados com a possivel destruição do patrimonio histórico, artistico e cultural deste municipio, decidiram ir ao Ministério Público solicitar intervenção do órgão promotorial no sentido de proteger a identidade cultural do povo capelense.
Eles pedem que o Ministério Público requeira a apresentação do projeto de reformas das praças que o prefeito pretende executar sem destinar nenhuma atenção para restauração e conservação do acervo identitário artistico e cultural existente.
Essa atitude só foi tomada depois que a equipe procurou informações na Secretaria Municipal de Cultura e ninguem que os recebeu sabia nada sobre o projeto e muito menos sobre restauração e proteção cultural.
Povo capelense, vamos nos unir para salvar o que nos resta de belo, a sua manifestação é valiosa.

terça-feira, fevereiro 15, 2011

COMUNIDADE DO POVOADO QUIXABA HÁ DOIS MESES SEM ÁGUA

Moradores do Povoado Quixaba, municipio de Capela/Se, utilizaram os microfones da Rádio Ouro Negro no dia 15/02, para pedirem socorro. Segundo os mesmos há 02 meses que não tem agua nas torneiras e que estão sendo abastecidos de carro pipa.
Quem é responsavel pelo abastecimento de agua no municipio de Capela/Se é o SAAE, uma autarquia municipal controlada pela Prefeitura.

domingo, fevereiro 13, 2011

PROGRAMA NOVO - O BOLSA GASOLINA

Foi adquirido com recursos do Programa Bolsa Familia o veículo de placa IAI 4116 para atendimento as ações do programa. Os auditores da CGU ao analisarem o hodometro com a planilha de abastecimento, constataram que o veiculo havia percorrido 20.429km até o dia 13/08/201 enquanto as notas de abastecimento indicam o consumo de 11.612,81 litros de gasolina com a kilometragem adiantada nas planilhas de abastecimento de 104.842km.
Esclarecendo, o carro do bolsa familia consumiu 568,44 litros de gasolina por kilometro.

sábado, fevereiro 12, 2011

LABAREDAS PODEM ATINGIR MAIS GENTE

A procuradora do municipio de Capela/Se, O presidente e respectivo vice do Conselho do Fundeb, o Presidente e respectivo vice do Conselho de Alimentação Escola, O Presidente e os membros da Comissão Permanente de Licitação a Secretária de Educação, são indicados como responsáves conjuntamente com o prefeito pelas irregularidades constatadas no Relatório da CGU.
Adicione o Secretário de Transportes, o Diretor de Transportes e o Secretário de Finanças.
Tenham certeza que ninguém está acima da lei, e que um dia cedo ou tarde a justiça reinará. Os culpados serão punidos. 

SAIBA PORQUE FALTA MÉDICO EM CAPELA/SE

A CGU constatou que 04 médicos contratados pela Prefeitura de Capela/Se para o Programa Saúde da Familia não tem condições de cumprir a caga horaria em virtude de trabalharem em até 08 plantões semanais.
A carga horária que os médicos do PSF devem cumprir no muniipio é de 40h/semanal, ou seja de 08h diaria. 

VEJAM ESSA!

O municipio de Capela/Se segundo Relatório da CGU comprou 76.572 pães no período de 31/03 a 31/05/2010 no valor de R$ 19.143,00. A matrícula é de 6.177 alunos, conclui-se que cada aluno comeu nesse periodo de 90 dias 12.396 pães.Dividindo isso por dias letivos, cada aluno comeu por dia 60 pães,
O pior é que não existe comprovação de que os pães foram entregues nas escolas

sexta-feira, fevereiro 11, 2011

LIDERANÇAS POLITICA DE CAPELA/SE SE REUNEM

No dia 10/02 as lideranças da oposição reuniram-se no sítio de Zé Arimatéa para traçar um planejamento estratégico com vistas as eleições de 2012. Participaram do encontro: Jó, Zé Arimatéa, Roberto do Boticário, Astrogildo da Farmácia, Jota, Rony, Marcio Donizete, Rogério Moura, Eduardo, Cruz e Eudes, eunquanto justificaram sua ausenças, Chico de Ary, Acrisio, Anizio Leite e Rodrigo Fontes.
O grupo pretende a partir de agora adotar uma agenda positiva de ações e reuniões periódicas para avaliar o respectivo desempenho.
Já na próxima semana os integrantes da oposição entregarão ao Ministério Publico cópia do  Relatório da CGU, e recortes do jornal o correio de Sergipe com as denuncias de Luciano de Celi e do deputado Augusto Bezerra para que sejam apuradas as irregularidades ali apontadas.
Ao mesmo tempo, encaminhará oficio a Camara de Vereadores solicitando a apresentação da prestação de Contas do Municipio conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal.

quarta-feira, fevereiro 09, 2011

CÂMARA DE VEREADORES MÍOPE, VEREADORES AMORDA$$ADOS

A Camara de Vereadores de Capela/Se, está sofrendo de uma miopia aguda quanto ao papel que deveriam cumprir o dever constitucional de fiscalização do chefe do Poder Executivo e também ser a Casa de ressonância da sociedade.
Comenta-se em toda cidade que os integrantes daquela Casa que deveria ser do povo, estão amorda$$ados pelo Poder Executivo. Já se sabe até que a partir do dia 15 de fevereiro quando serão reabertos os trabalhos a morda$$a já será unânime.

O MUNICIPIO DE CAPELA/SE NOVAMENTE EM MANCHETE DE JORNAIS

O jornal O Correio de Sergipe do dia 09/02 na página A3 destaca maior parte a noticas de Capela/Se. Além da entrevista concedida pela empresário da construção civil, Luciano Barreto, a outra metade da página, o deputado Augusto Bezerra (DEM), denuncia uma manobra do prefeito Sukita na realização de uma licitação em que através de um pregão presencial a Prefeitura de Capela licitou um montante de R$ 6,5 mihões para aquisição de materiais para a construção de obras.
Curioso foi a empresa F1 Comércio em Geral Ltda a ganhadora de um lote no valor de R$ 4,8 milhões para fornecimento de materiais.
A sociedade precisa saber quem é essa empresa, se a mesma reune condições para fornecer tanto, onde fica essa mega empresa? ou será que faz parte daquelas que iniciou as obras do mercado?

CAPELA/SE OUTRA VEZ EM DEBATE NAS EMISSORAS DE RÁDIO

Hoje foi a vez de Luciano Barreto, o Luciano de Celi. Há dias atrás, atavés do jornal Cinform, o prefeito de Capela denominou de picaretas os empresários da construção civil do Estado de Sergipe, e que por esse motivo tocaria as obras do municipio a partir de agora de forma direta. Hoje o prefeito disse ainda que não confia que tais empresas cumpram contratos e ouviu o que ele não queria, Luciano disse: "as empresas que voce (prefeito sukita) arranja pode não cumprir. Emparedado, ao invés de tratar da paralisação das obras de sua responsabilidade, foi questionar as paralisações do Estado.
Luciano Barreto promete ir ao Ministério Público contra as atitudes equivocadas do prefeito.
Ainda o locutor da FM Ouro Negro, George Magalhães, que realizou a entrevista recebeu um pito quando quiz como é de costume, interferir para defender o prefeito.

...COM A MÃO NO COFRE PÚBLICO DO MUNICIPIO DE CAPELA/SE

Foi constatado no Relatório da CGU, uma surrupiada nos recursos da educação no tocante a transporte escolar, o montante de R$ 337.343.36.
De acordo com o mesmo relatório, o prefeito Sukita reconhece a metida da mão nos cofres da prefeitura de Capela/Se, e "determinou" que a empresa S T devolva aos cofres públicos a importancia de R$ 130.407,91.
Que açoes o prefeito adotará para que esse dinheiro seja ressarcido aos cofres da Prefeitura? Será se a S T vai devolver por que o prefeito determinou?
Estaremos atentos para esta devolução.
Quanto aos responsaveis pelo pagamento a mais em razão do acrescimo dos dias letivos que são: O chefe de transportes, a Secretária Municipal de Educação e o próprio prefeito Sukita no valor de R$ 206.985,45, foi silenciado. Quem vai devolver?
É bom frisar que esses desmandos foram constatados apenas na aplicação de recursos federais no periodo de 2009/2010. Se o Tribunal de Contas usasse a mesma metodologia da CGU, a sociedade capelense tomaria conhecimento da razão dos enriquecimentos ilícitos, e já estariamos nas ruas imitando o Egito.

domingo, fevereiro 06, 2011

ESPERTOS, TOLOS OU INESCRUPULOSOS?

Conta no Relatório da CGU a celebração de um convenio, cujo objeto seria construção de escolas no valor de R$ 707.070,71. Em sua execução o municipio de Capela/Se, optou por reformas de unidades escolares onde os técnicos identificaram o desrespeito com o dinheiro público:
- camada impermeabilizadora de concreto - R$ 17,27 por metro quadrado, quando o valor de mercado é de R$ 14,54;
- rodapé em cerâmica - pago R$ 40,15 po metro quando o valor de mercado é de R$ 5,48;
- reboco - pago R$ 18,15 por metro quadrado quando o valor de mercado é de R$ 10,80;
- luminária completa com 2 lâmpadas - pago R$ 150,00 quando o valor de mercado é de R$ 64,17.
Somente nesse convenio foi descoberto um superfaturamento de R$ 41.422,61
Enquanto a comunidade do povoado Cuminho está com as unidades escolares caidas, funcionando em pequenas casas.
Em resposta a constatação, o prefeito responde que está tomando providencias cabiveis. Quais? 

quarta-feira, fevereiro 02, 2011

CGU - RELATORIO ABRE A CAIXA PRETA DE CAPELA/SE

A CGU publicou no site o Relatório da fiscalização realizada na Prefeitura de Capela no mês de agosto/2010. Dentre tantas irregularidades insanadas, o relatorio com 160 páginas, aponta cartas marcadas nas licitações, compra de combustiveis e de peças para veículos que estão desativados, fornecimento de material e merenda escolar para escolas desativadas, superfaturamento nas contratações do transporte escolar. Os detentores dos cargos de Secretário de Finanças, da Saúde, da Educaão, dos Transportes, de Ação Social, e o Diretor de transportes, além dos membros da Comissão de licitação e do Prefeito foram citados e responsabilizados pelas irregularidades.
O prefeito informou ainda estar abrindo uma investigação contra uma diretora que deixou desapaecer o material de determinada escola.
A CGU encaminhou o relatório para a Policia Federal, Camara de Vereadores e outros órgãos federais e estaduais para que cada um tome a atitude que lhe couber.
Pelo jeito tem muita gente envolvido na encrenca e podem pagar mults, serem processados e sofrerem penalidades duras.
Veja por Ministério o que a auditoria da CGU detectou detalhadamente, até com fotografias, o que confirma a matéria publicada pelo Jornal o Correio de Sergipe em relação ao abandono da área de educação e saúde no municipio.
Agora fica mais nítido porque da resistencia de prestar contas.
A Camara de Vereadores já recebeu o relatorio, escondeu e silenciou. 

terça-feira, janeiro 25, 2011

E O MERCADO FOI DEMOLIDO.

Diferente do que foi noticiado pelo prefeito Sukita neste última semanário do jornal Cinform, o mercado municipal foi demolido, derrubado à força de máquina contratado pela Prefeitura.
Os habitantes que têm o prédio do mercado como parte de sua história, sabendo que se for contruido, o novo mercado jamais trará a mesma arquitetura que compunha o conjunto denominado histórico e cultural do municipio, mesmo sem legalidade, mas com legitimidade, ficaram constrangidos com a atitude do prefeito.
O passado chega ao presente. As fotos antigas mostram a fot da antiga prefeitura, um prédio lindo, sem manutenção, demolido na década de 70 dando lugar a uma vila de quartinhos como dissera a museóloga Rosa Farias.
O Grupo Escolar Coelho e Campos, sofreu mudanças criminosas no assoalho e nas dependencias na década de 80.
A estação ferroviaria, o prédio mais bonito de todas da região, destruida para dar lugar hoje a nada. Em outras cidades as estações ferroviárias servem como espaço cultural e de comercio para artezanato.
Agora é a vez do mercado.
Se fizermos um estudo criterioso, outros demolidores, cupins do patrimonio público cultural aparecerão.
Há mais de um ano, foi enterrado na inexplicável reforma do mesmo mercado R$ 993,00, verba do governo federal, dá para explicar?

quinta-feira, janeiro 20, 2011

MILITANTES PETISTAS DEFENDEM O PATRIMONIO DE CAPELA/SE

Pedrinho do PT, Jozemi e outros petistas, denunciaram a imprensa sergipana a atitude do prefeito de Capela/Se em demolir o mercado municipal sob alegação de que o mesmo está para desabar. Todos os capelenses sabem que não é verdade. Por telefone, Pedrinho conversou com o prefeito sobre o desperdicio da verba pública federal no valor de 993 mil na obra do mercado que não se concluiu e não foi por problemas de desabamento, os trabalhadores deixaram a obra porque a empresa contratada pelo prefeito não pagou aos trabalhadores, em muitas reuniões em público o prefeito dizia que a empresa quebrou e não tinha mais dinheiro, que as obras seriam concluidas com recursos próprios.
Hoje, o prefeito disse para Pedrinho que só havia gasto 300 mil reais na obra.
Os bois estão dormindo!

quarta-feira, janeiro 19, 2011

POPULAÇÃO DE CAPELA/SE MOBILIZADA CONTRA DEMOLIÇÃO DO MERCADO

Os capelenses ao tomarem conhecimento de que o prefeito Sukita vai demolir o mercado, começaram a se manifestar contrário. Comerciantes, feirantes e partidos políticos até aliados estão mobilizados. Hoje, o jornal Cinform foi chamado por populares e deram entrevistas e outros meios de comunicação estão sendo acionados.
O prefeito alega ameaça de desabamentos sem apresentar nenhum laudo técnico que comprove sua afirmação, por outro lado o que se comenta a cidade é que o prefeito enterrou mais de 2 milhões na obra do mercado e agora vai derrubar, e que todos vêem que não é verdadeira a afirmação de que há riscos de desbamentos.
O que existe é muita coisa mal explicada no gasto dos recursos que envolve a obra do mercado.

CAMPANHA PARA REFORMA DA IGREJA DE NOSSA SENHORA DO CARMO

A comunidade de Vila Pedras em Capela/Se, está em campanha para reformar a igreja de Nossa Senhora do Carmo. Com a aproximação dos festejos que acontecerão no mês de julho, a comunidade percebeu as ruinas no telhado e no estado de conservção, então começaram a campanha para angariar fundos necessários a execução da reforma.
Os devotos devem procurar zé Andrade, Jolinda e fazer sua doação.

EFEITOS DE UMA GESTÃO EMPIRICA

Nesta obra, foram gastos, não podemos dizer que investidos, recursos públicos federal no valor de R$ 993 mil reais conforme a propria placa informa e gasto ainda recursos proprios conforme a propaganda do prefeito Sukita à época o valor de R$ 1.200.000,00. Dizia o prefeito que se não fosse logo aprovado o projeto de reforma do mercado, o dinheiro seria devolvido. Iniciada as obras, misteriosamente a empresa responsavel parou os serviços abandonando até os dias de hoje, ou seja, há mais de 01 ano que o mercado municipal encontra-se da forma vista nesta foto, enquanto os feirantes estão jogados na rua. Hoje tivemos a informação de que o mrcado será demolido, pois segundo a nova equipe de engenheiros contratada pelo prefeito, as paredes do mercado estão prestes a desabarem. Para quem conhece a estrutura daquele prédio, sabe que não existe muita verdade na informação. Mas é oportuno obter algumas respostas: Quando foi feita as reformas iniciais, a equipe de engenheiros do prefeito não percebeu o risco que esta equipe está vendo? Se a gestão do prefeito Sukita é transparente, existe laudo da defesa civil? ou a gestão é empirica? Será se a obra do mercado se transformara na construção de uma lavanderia do dinheiro público? É justo demolir uma obra em que já se gastou mais de 2 milhões de reais? Além disso, trata-se de uma obra centenária cujos traços e estrutura guardam estilo que compoe parte da história patrimonial e artisitica do municipio que deve ser preservado. Gestão empirica e culturalmente ignorante.

A sociedade capelense deve ficar atenta para a demolição de seu acervo histórico e cultural, manifestando-se em sua defesa. Chamamos a atenção dos portadores de diploma da área de história, soltem suas vozes e conhecimentos.

domingo, janeiro 16, 2011

PREFEITO PERDOADO, VEREADORES REDIMIDOS E AMÉM

Aqueles vereadores que foram humilhados nas dependencias da Camara de vereadores de Capela/Se, chingados e ameaçados pelo prefeito Sukita em praça publica por ocasião da eleição da presidencia da Camara, já estão de volta ao seio, ou melhor, às tetas do poder executivo municipal. Pesou nos bolsos dos edis o corte dos valores complementares que recebiam, então eles esqueceram os valores morais, a honra, a diginidade em troca de receber os mimos de antes.
Neste final de semana, em uma feijoada, ausente apenas a vereadora licenciada, os demais vereadores agredidos, o suplente Robinho , o prefeito Sukita e Chico de Ary, foi só wisks, abraços, acordos e tudo mais,
Prefeito perdoado, vereadores remidos e redimidos, agora é que vai dizer AMÉM!
Faltou só o Padre Antonio Maria para "simular" uma bênção ao sacrilégio da união.rsrs.

quinta-feira, janeiro 06, 2011

RESIDENCIA SUKITA

Esta é a planta da "residencia sukita" exposta no site do arquiteto Eduardo Carlo Magno, um dos melhores do país, portanto, qualquer detalhe não é mera coincidencia ou erro.De fato, o projeto arquitetonico além de oferecer conforto aos prefeitos, embeleza a praça da matriz. Mas corre a boca miuda na cidade de Capela e até em outros municipios de que esta residencia poderá ser vendida ao municipio de Capela para servir de morada oficial dos prefeitos. A maquete falaria alguma coisa, para que serveria esstes 03 mastros em frente a esta residencia? Já temos o palácio Sukita, teriamos a residencia. Não deixa de ser uma inovação no modelo da gestão pública municipal. considerando que o padre tem a casa paroquial, o pastor a casa pastoral, e o prefeito a casa oficial, resta saber se esses boatos forem verdadeiros, quanto custará ao municipio esta residencia. Se depender da Camara de Vereadores a cotação será em Euro.


quarta-feira, janeiro 05, 2011

GUARDA MUNICIPAL DE CAPELA/SE ESFACELADA

O Prefeito Sukita depois de autorizar a demissão de 22 membros da guarda municipal de Capela/Se, convidou-os para uma reunião geral no auditório do Palácio Municipal Manoel Messias Sukita Santos, hoje às 17h, para justificar as causas das demissões. Presentes demitidos e da ativa, inicia-se a semelhança do tribunal inquisitório. Imaginem que houve demissões porque alguém votou nos candidatos da oposição nas eleições 2010, outros porque fora visto encostados numa bicicleta, outro porque era amigo do comando anterior e assim por diante.
Antes dessas justificativas, houve o que se caracteriza assédio moral, o prefeito chamou os demitidos em público de imprestáveis, e outros termos humilhantes, para depois propor aos mesmos uma experiencia de continuar no trabalho durante 60 dias. 18 não confiaram na proposta e devido aos maus tratos, humilhações e assédio moral, decidiram ingressar na justiça além de procurarem a imprensa para denunciar os fatos. 
Para o prefeito, a criação da guarda municipal foi a maior "cagada", isso mesmo, esse foi o termo usado na reunião.
Tem sido uma característica desta administração "que volta".
Criou-se o time de futsal de Capela, sumariamente extinto pelo prefeito, agora a guarda municipal não é mais aquela que tornaria Capela o municipio mais seguro do Estado de Sergipe, está esfacelada.
Há insegurança interna na guarda, pois nem os seus direitos trabalhistas são assegurados, tampouco a segurança do emprego.
Municipios como Dores, Rosario, a guarda municipal funciona muito bem!

terça-feira, janeiro 04, 2011

QUEIMADAS, AINDA.

Voltou a infernizar a vida dos capelenses o carvão das palhas da cana qeimadas nos arredores da cidade de Capela/Se. Tal atitude além de ser uma agressão a natureza, dizimando todo tipo de animais que vivem nas matas e canaviais, polui o ar e perturba a vida dos moradores.
Já é momento, a exemplo de outras cidades no Brasil, do municipio através da Secretaria de Meio Ambiente propor medidas de redução gradativa das queimadas, e não aguardar o prazo final dado para queimadas em 2014.
É momentoso o debate da sustentabilidade em Capela/Se, considerando o crescimnto do agronegócio e a exploração dos recursos naturais, partindo do principio de que qualquer empreendimento  sustentável deve ser ecologicamente corretos, socialmente justos, economicamente viáveis e culturalmente aceitos.
Essa é uma tarefa iminente do nosso Secretário de Meio Ambiente.

segunda-feira, janeiro 03, 2011

GUARDAS MUNICIPAL DE CAPELA DEMITIDOS

Os 22 guardas municipal de Capela/Se, foram surpreendidos neste final do ano, quanto foram informados de que estariam demitidos de seus serviços. Eles não sabem explicar os motivos que levaram às suas demissões, considerando que a Camara de Vereadores autorizou a renovação do contrato para a guarda municipal.
Embora não esteja devidamente equipada, ressalvados alguns excessos de alguns membros da corporação, no geral eles já fazem parte do dia-a-dia da sociedade, isto é, incorporaram algum tipo de serviço útil a população, mesmo sem as prometidas câmaras de filmagens, sem os rádios amadores e outros equipamentos prometidos pelo prefeito.
Será se não fará falta a segurança municipal a demissão desses 22 servidores?

quarta-feira, dezembro 29, 2010

LATA D'ÁGUA NA CABEÇA - CAPELA FALTA AGUA TODOS OS DIAS

A população está reclamando da falta d'água todos os dias. Não se sabe os motivos mas agora no inicio do verão em que se tem necessidade de mais agua é que está faltando.
Mas, algumas informações demonstram que algo está errado: imaginem que a água que é consumida nas construções das obras públicas como as dos calçamentos e que molha os jardins da cidade é água tratada captada na caixa d'agua da praça Jose Cabral Neto. Além da doação para encher piscinas de organizações privadas em que o trator da prefeitura faz o transporte.
Os investimentos de captação (barragem) é de 1963, ano da fundação do SAAE e os reservatórios da Conceição também de 1963, o da Praça Jose Cabral Neto da gestão de Aurelina Sobral, os de Pedras, Miranda e Saúde na gestão de Manuca.
Como todos sabem, a cidade cresceu aumentando consequentemente a população, a arecadação do municipio aumentou em relação ao ano 2000 o equivalente a 400%, isso mesmo, quatrocentos por cento, e nenhum investimento capaz de garantir o regular fornecimento de agua fora feito.
Sabemos de pintura de reservatórios e escritórios nas cores amarela, melhoramentos das atividades meios, piscinas e as promessas de construir un reservatório no povoado pirunga, enquanto o problema se agrava.
A qualquer momento teremos um colapso no fornecimento de água em Capela/Se, não é por fenomeno da natureza, mas por falta de planejamento estratégico com vistas a aumentar a capacidade do sistema de captação, busca de outras fontes perenes e construção de mais sistemas.
É um alerta! A Capela está à beira de um colapso no fornecimento de água, todo o sistema está comprometido, desde as bombas de captação às tubulações desde 1963.
Na Grécia tinha pão e circo. Em Capela tem muito circo, pouco pão, pouca água, pouca saúde, pouca educação, pouco saneamento, enfim, pouco tudo e muita propaganda.
O SAAE, é uma autarquia municipal, que se tiver projetos, é um setor que mais tem recursos da União justamente para atender uma das principais ações da política de saneamento básico que é o fornecimento de agua tratada. Vamos trabalhar gente!
Segundo dados do PNAD _Programa Nacional de Amostras Domiciliares e do IBGE,o municipio de Capela/Se não esta bem na fita quando se fala em saneamento básico.

domingo, dezembro 26, 2010

POR QUE PAROU? AS OBRAS DA ESTRADA DO MIRANDA?

Qual o motivo e o posicionamento do prefeito Sukita em relação a paralização das obras da estrada do Miranda, que as máquinas já deixram o local. A poeira foi o que restou pra os maradores das margens da rododia, o que tem causado doenças respiratórias, afetando mais crianças e idosos. Quem viaja por aquela estrada sabe o sofrimento.
Mas existem comentários de que a paralização é uma estratégia do governo do Estado e do Prefeito de Capela para reiniciar as obras no final do próximo ano para inaugurar no período das eleições de 2012. Essa turma seguem fielmente o mandamento de Maquiavel: "façam o mal de uma vez, e o bem de conta gotas, para que não venham a esquecer".
Capela/Se talvez seja a campeã das cidades de obras inacabadas.vejamos a reforma do mercado; a drenagem da Rua Zé Pierre, Praça do Mercado e Antonio Carlos; a construção da UPA-Unidade Padrão de Atendimento; a construção do CEO-Centro de Especialização Odontológica; a ampliação da maternidade; a construção da sede do Samu; a construção do Hotelzinho para abrigar crianças da creche;a construção das casas dos povoados Saude, Pirunga e Pedras e as promessas treplicadas da construção da rodoviária e do forródromo.
Muitas dessas obras já se arastam há 03 anos

sábado, dezembro 25, 2010

GALEGO DE JOVITA MORRE AOS 41 ANOS - FALTOU MEDICO E AMBULANCIA

Lamentamos a morte de Galego de Jovita, como era conhecido em Capela/Se, aos 41 anos de idade. O moço reclamou do dores no peito e foi levado ao Hospital da cidade, e como não tinha médico para atende-lo, levaram-no até a Prefeitura a fim de que a ambulancia o transferisse a Aracaju ou atendimento médico mais próximo, e não teve carro ou ambulancia para atender ao moço, segundo populares as duas ambulancias estariam na praça a serviço de uma festa promovida por um vereador da base aliada.
Galego faleceu na porta da prefeitura na noite do dia 24/12 a espera de socorro médico, que o poder público lhe faltou.
Quantas vidas deverão ser ceifadas por falta de responsabilidade e respeito do poder publico ao povo capelense? Lembra do homem que caiu no buraco do mercado? morreu por falta de atendimento médico e de ambulancia, agora este, todos neste ano de 2010 que vieram à tona.
Morrer é regra geral, mas muitas vidas chegam ao fim antecipado por falta de atendimento médico no tempo.
As pessoas que necessitam de serviços públicos de saúde nos finais do dia, de semana e em período de festas em Capela, são tratados como indigentes chegando a óbitos.
Ninguém apurou o acontecimento do caso daquele que morreu no buraco do mercado e sem atendimento médico, e o fato se repete, os pobres sofrem e as elites, poderosos, governantes se banqueteiam e ignoram a dor que sente uma familia de perder ente querido.

quinta-feira, dezembro 23, 2010

CENSO ESCOLAR DE CAPELA E SEU CONTRASENSO NO RESULTADO

Está sendo realizado em Capela/Se, o censo escolar 2010 executados por professores da rede pública, atendendo determinação da legislação vigente que também determina a chamada.
Há contrasenso no censo escolar a partir da utilização dos profissionais da educação para prestar um serviço que não faz parte de suas atividades, portanto não estão obrigados a faze-lo. Ainda pela ausencia de profissionalismo e tecnologia para melhor aproveitamento dos dados coletados agregados a informações tão necessárias à excelencia do sistema da educação municipal que apresenta um IDEB abaixo da média.
Dessa forma, o referido censo não passa apenas de uma obediencia a lei, mas que não produz resultados nítidos pela sua realização.
Quais os dados e informações colhidos nos censos anteriores e quais as políticas educacionais efetivas são executadas a partir das informações censitárias escolar ano após ano?
Por fim, a chamada escolar está sendo realizada?
É preciso não explorar profissionais da educação, tratar do censo como ferramenta importante para aplicação de melhoria do sistema, adotando mecanismos profissionais modernos e eficazes para servir de base para a chamada escolar e confiável dado estatistico anual do ingresso de alunos na escola.
Se o censo escolar não busca objetivos, torna-se o contrasenso.

sexta-feira, dezembro 17, 2010

RETROSPECTIVA POLITICA 2010 CAPELA/SE

O cenário e acontecimentos políticos em nosso municipio, iniciou o ano de 2010 na tradicional calmaria. Mas já em fevereiro na abertura da sessão legislativa, devido a uma nota do prefeito sukita chamando politicos da cidade de prostitutos eleitorais, o vocabulario parlamentar foi de prostitutos, gigolô e cafetão. Daí pra frente os fatos demonstram o declinio do prefeito sukita, de seus auxiliares manifestado em desequilibrio:
FESTA DE SÃO PEDRO - vereadores são chingados de cachorros, cabras safados, fuleiros, que não serviam pra nada, só atrapalham, por Adaltro, irmão do Prefeito e Diretor da autarquia municipal (SAAE).
Vereadores, presidente da Camara, vice-prefeito são barrados por seguranças do camarote da Boa Luz.
INAUGURAÇÃO DO COMITÊ - desentendimento entre o governador Marcelo Deda, Sukita, Amorim por causa do apoio a Albano, mas na verdade o grande fato foi que o povo não compareceu para inaugurar o comitê
ELEIÇÃO DA CÂMARA - 05 vereadores formam bloco para eleger presidente da Câmara de Vereadores contrários ao candidato do prefeito sukita, a praça Manoel Cardoso Souza fica repleta de populares para assistir o tombo do prefeito. O prefeito sukita, segundo os vereadores, ameaça os vereadores dissidentes, interrompe a eleição e mediante acordo com o vereador bebe água, reverte a presidencia a seu favor, perde 03 vereadores na base aliada, sobe no mini-trio, e chinga novamente os vereadores de cabras safados, e que os mesmos deveriam tomar tapas na cara de mão aberta como se bate em bandidos, ainda que os tais vereadores deveriam trocar suas identidades acrescentando o sobrenome: "cabra safados". A população vê terrorismo político e se decepciona com a atitude do governante;
ELEIÇÃO PARA GOVERNADOR - o prefeito sukita desiste de lançar sua esposa candidata a deputada estadual, não consegue os votos que prometera aos seus candidatos, amarga uma derrota nas urnas da zona urbana e apresenta uma diferença nada confortável entre o seu candidato Marcelo Deda e o ex governador João Alves. Diante dos fatos, o prefeito montou novamente o mini-trio em companhia do seu irmão Adaltro para agredir a honra e a moral do grupo opositor. Novamente a população se envergonha e repudia a atitude;
JÓ CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL - professores, estudantes, profissionais liberais, comerciantes lançaram a candidatura de Jó para deputado estadual, que monta palanque para João Alves em Capela, apoia Mendonça Prado para deputado federal e consegue a segunda maior votação para si e  para Mendonça Prado, mesmo sem apoio das lideranças tradicionais;
SEGUNDO TURNO - o grupo liderado pelo ex-governador João Alves vence as eleições em Capela com 1.130 votos de vantagem para Serra. contra a candidata Dilma, apoiada pelo prefeito Sukita e seu grupo politico; 
O POVO FALA - as emissoras de rádio vem sendo utilizadas por populares para denunciar a falta das ações do poder público municipal para atendimento digno. Os jornais Cinform, Jornal da Cidade e Correio de Sergipe tem noticiado matérias que estarrecem o Estado de Sergipe sobre a gestão do municipio de Capela;
TCU - multados o prefeito sukita e alguns auxiliares e ex-secretários por superfaturamento da merenda escolar e simulação dos produtos;
VEREADORA SE LICENCIA -a vereadora Léa Sobral pede licença por 30 dias, frustra o suplente Robinho, quebra o petém da oposição e diminue a pressão legislativa ao prefeito.

segunda-feira, dezembro 13, 2010

A MERENDA ESCOLAR EM CAPELA/SE FOI SUPERFATURADA

Os motivos pelos quais o prefeito Sukita, o Secretários de Finanças Edvaldo e o Senhor Genival foram punidos pelo TCU com multas de 20 mil e 15 mil respectivamente, dentre outras irregularidades fora detectado o superfaturamento e a simulação de fornecimento do produto para merenda escolar, por exemplo aquela picanha que o prefeito disse na emissora de rádio Ouro Negro que servia na merenda escolar para os alunos, virou costelas, osso duro de roer!
Esse foi o relatório do TCU encaminhado aos órgãos de controle no Estado de Sergipe com notificação para  os multados.

quinta-feira, dezembro 09, 2010

MUDANÇAS NO SECETARIADO E MULTAS PARA CONSELHEIROS

Muitos dos membros do CAE - Conselho de Alimentação Escolar, e membros da CPL - Comissão de Licitação do municipio de Capela/Se foram "contemplados" com multas milionários mediante apuração de irreglaridades verificadas nos processos da merenda escolar.
Tomamos conhecimento de uma lista composta por servidores que estão indiciados e já condenados ao pagamento de multas.
Essas punições poderão servir de alerta para aqueles conselheiros que apôem suas assinaturas para agradar e serem simpáticos, sem se importarem com a legalização, agora se vêm encrencados.
Devido a fotos que demonstram um declinio da gestão do prefeito sukita no ano de 2010, já está havendo mudanças significativas no quadro de  seus auxiliares.

segunda-feira, dezembro 06, 2010

DIA MUNDIAL DE COMBATE A CORRUPÇÂO

No dia 09/12 o mundo se mobiliza para envolver mais a sociedade no combate a corrupção.
Podemos definir a corrupção como a utilização do poder ou da autoridade para conseguir obter vantagens e fazer uso do dinheiro público para o seu próprio interesse, de um integrante da familia, amigo e organizações.
o ranking da corrupão mundial indica os países: Dinamarca, Nova Zelandia e Cingapura, pela ordem, os menos corruptos, e a Somalia, Myamar e Afeganistão os mais corruptos. O Brasil ocupa entre os países das Américas, o  9 lugar, ficando ao lado de Cuba já no ranking mundial ocupa o 63 lugar em corrupção.
Uma sociedade corrupta, sacrifica a camada mais pobre. E quando um governo não tem transparencia em sua adminstração, dá lugar e estimulo a corrupção.
Combater este mal, é um exercicio de cidadania, e começa com atitudes dentro de sua Associação de Moradores, em sua comunidade, em seus municipio etc. 
Os processos de corrupção envolve no mínimo duas partes: o corruptor e o corrompido. e seus procedimentos envolve a autoridade e o servidor ou funcionário.
Antoninho Trevisan, em sua cartilha "Combate a Corrupção", descreve algumas dicas de indicios de corrupção na gestão pública:
1- Sinais exteriores de riquezas dos auxiliares do governante (quando o individuo muda substancialmente a sua condição social, isto é, passa misteriosamente a ser rico)
2- Empresas constituidas no período pós eleição e durante o mandato para executar obras cujos proprietários são "laranjas". sendo esses mais comuns.
A corrupção tira o remédio do posto médico e coloca somente a nota, da mesma forma a merenda das escolas. tira as oportunidades dos jovens quando oferece educação cujo IDEB é baixo.
A tecnologia e a especialização é para atender aos procedimentos da corrupção.
Esse assunto deveria ser bem discutido nas escolas, nas igrejas, organizações sindicais a fim de que toda sociedade possa melhor colaborar nesse combate.

 

sexta-feira, dezembro 03, 2010

AÍ TEM BRANCO NO SAMBA!

Verificando o Demonstrativo das Receitas e Despesas do municipio de Capela/Se, relativo ao ano de 2009, informado ao SISTN, pode-se perceber a gastança de muitos recursos na execução das políticas de saúde.
Vejamos então o montante de R$ 8.431.618,18 (oito milhões, quatrocentos e trinta e um mil. seiscentos e dezoito reais e dezoito centavos), sendo que deste, R$ 5.418.009,39 (cinco milhoes, quatrocentos e dezoito mil, nove reais e trinta e nove centavos), foi gasto em assistencia hospitalar e ambulatorial.
A população não percebe na prática a melhoria correspondente ao volume de recursos gastos.
Daí a necessidade da transparencia, da apresntação da prestação de contas a fim de que todos nós, cidadãos contribuintes possamos melhor entender o que significa para o Poder Executivo Municipal assistencia hospitalar e ambulatorial. Por que não apresentar a prestação de contas?
Ah! como no referido Demonstrativo, o gasto com comunicação foi ZERO, é possivel que até despesas de comunicação (rádio, jornais, propagandas etc.) sejam inseridas em despesas de saude.
Tem branco no samba!?

segunda-feira, novembro 29, 2010

IBGE - NOVOS DADOS SOBRE CAPELA/SE

O resultado do censo 2010 realizado pelo IBGE, traz dados importantes do nosso municipio. A população cresceu´para 30.769 habitantes, sendo que desse total a maioria são mulheres - 15.497 e homens 15.272. Predomina o numero dos que residem na zona urbana - 19.752 habitantes
1/3 da população vive na zona rural = 10.017 habitantes, que segundo dados do IBGE, grande parte dessas comunidades rurais não têm nenhum tipo de saneamento básico, principalmente o de agua tratada.

domingo, novembro 28, 2010

...MENOS CULTURA!

O municipio de Capela/Se, "gastou" nas ações de cultura no ano de 2009, a bacatela de R$ 3.434.438,42 (tres milhões,quatrocentos e trinta e quatro mil, quatrocentos e trinta e oito reais e quarenta e dois centavos).
Quem vive e vivencia a nossa terra, não percebe sinais de incentivos a cultura, pela contrário as remanescencias estão se acabando ou sofrendo mundanças significativas que afetam a originalidade identitária.
Deve está havendo mistura proposital de evento social com cultura. 

REPASSE PARA A CÂMARA DE VEREADORES CAPELA/SE - 2009

A Câmara de Vereadores de Capela/Se, recebeu de repasses do municipio no ano de 2009, o significativo montante de R$ 1.670.704,03 (hum milhão, seiscentos e setenta mil, setecentos e quatro reais e tres cetavos). Esses dados estão identificados no SISTN - Sistema do Tesouro Naciona, mas o Poder Legislativo não informou como gastou esses rcursos, visto que na página que deveria constar os dados apresenta a  mensagem de que nenhum da do fora informado,
Se dividir-mos o custo médio de cada vereador/ano, ou sejo o total de repasse entre os vereadores e suas respectivas estrutras, cada vereador custou aos cofres público minicipal no ano de 2009, R$ 185.633.78l,11 (cento e oitante e cinco mil, seiscentos e trinta e tres reais e onze centavos).

terça-feira, novembro 23, 2010

MAIS QUE ÁGUA FRIA - GELO PARA OS VEREADORES DA OPOSIÇÃO

A vereadora Léa Sobral pediu licença para tratamento de saúde por um período de 30 dias. Os vereadores da bancada de situação nunca tiveram tanta alegria numa sessão, chegando a aprovar a referida licença na sessão de hoje cujo atestado será apresentado amanhã. incrivel não é?
Os vereadores Zezinho, Romildo e Ninho, receberam mais que um balde de água  fria no projeto de oposição na Camara, um bloco de gelo. Enquanto o prefeito ri.

segunda-feira, novembro 22, 2010

SUSTENTABILIDADE - A PALAVRA DO SÉCULO

No dia 19 de novembro do corrente foi realizado pela ULBRA - Universidade Luterana do Brasil, em Aracaju/SE ciclo de palestra para os acadêmicos de administração e ciências sociais, de forma complementar as atividades curriculares, com o tema " Sustentabilidade".
Jó deu sua contribuição proferindo a palestra "Sustentabilidade: Uma Visão Geral" , veja as fotos:



sábado, novembro 20, 2010

VAMOS CHAMAR O IPHAN!

Insistimos em informar a sociedade capelense que o prefeito Sukita, pretende reformar as Praças: da Matriz, Manoel Cardoso Souza e Adroaldo Campos. De acordo com informações de pessoas que participaram esta semana de uma reunião na Prefeitura de Capela/Se, entre engenheiros, empresa responsável pela reforma e auxiliares do prefeito, haverá modifiações significativas nas obras artisticas que estão nessas localidades. Ah! falou-se até em demolir o mercado, pois depois das reformas as paredes apresentaram frissuras e rachaduras segundo anunciado na dita reunião.
A Capela depois de perder prédios históricos como a prefeitura antiga, mudanças profundas na estrutura do Colegio Coelho e Campos entre outras agressões à arte e a cultura, agora pode perder obras como o coreto, os leões, e estátuas centenárias.
O Instituto do Patrimonio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, deve ser informado para tomar conhecimento da planta das referidas modificações, já que a sociedade capelense não sabe nada.

quarta-feira, novembro 10, 2010

AS TRÊS PRAÇAS SERÃO REFORMADAS?

Recebemos informações de que a Praça Adroaldo Campos, Manoel Cardoso Souza e a da Matriz serão completamente reformadas. Há uma preocupação da ´população em conhecer o projeto das referidas reformas, temendo que o coreto, o cruzeiro e a estátua do padre juca sejam retirados bem como os leões, e a estrutura da fonte da praça Manoel Cardoso Souza sofram tais modificações.
Diante da reforma da praça da matriz, é oportuno até restaurar as 04 estátuas que representam as estações do ano.
É imprescindivel os esclarecimentos do prefeito para tranquilizar a população.

ATÉ O PADRE FOI CORROMPIDO!

A cidade de Capela/Se, de tanto o prefeito Sukita dizer que a encontrou na lata do lixo, eis que agora é que nós capelenses a vemos mergulhada no lixo da falta da ética e de moralidade com a coisa pública. Os acontecimentos recentos colocam a nossa Rainha dos Tabuleiros em noticiários escritos e falados nada confortável, e todos tendo como protagonista o prefeito da cidade. Por último, ouvimos o padre Antonio Maria confessar que  fez"a simulação de um sacramento", isso para dar mais notoriedade ao seu casamento.
è assunto de boca miúda na cidade que o prefeito Sukita influencia no judiciário local, no Ministério Público, onde nas emissoras de rádios muitos interlocutores revelam esses boatos, agora influenciou a um membro da igreja católica, um padre muito experiente.
Vamos fazer a correição para ver como estão as igrejas evangélicas e os terreiros de macumba.

segunda-feira, novembro 08, 2010

Padre se envergonha de casamento de Sukita

O padre Antônio Maria está proibido de fazer shows e celebrar atividades religiosas em Sergipe nos próximos cinco anos.

Clique para ouvir o Padre Antônio Maria

Clique para ouvir Dom Henrique Soares

A decisão foi tomada pelos bispos da Igreja Católica em Sergioe porque o padre participou, recentemente, da união civil do prefeito de Capela, Sukita (PSB), e sua esposa, Silvany.

Desde a última sexta-feira, a imprensa veicula gravação de um depoimento do padre em que ele pede perdão por ter participado da união civil "de duas pessoas que não podem mais casar na igreja".

Fonte: nenoticias.com.br

domingo, novembro 07, 2010

BÊNÇÃO DE CASAMENTO COMPLICA PADRE

O padre Antonio Maria, ministrou uma bênção a um casamento numa cidade do interior do Estado de Sergipe para um casal que já fora casado na igreja, o que lhe rendeu além do caxê, uma punição de ser suspenso de vir a Sergipe num prazo de 05 anos e ainda ter que pedir desculpas aos fiéis católicos publicamente através da rádio cultura de Sergipe ontem, dia 06/11/2010, pelo ato que ele sabia que não poderia fazer.
Há comentários em nossa cidade que tal celebração fora de uma autoridade que induziu e convenceu o sacerdote descumprir até as normas da igreja, haja visto a sua influencia nas demais instituições.

quinta-feira, novembro 04, 2010

VEREADORA DENUNCIA A EXISTENCIA DE MARACUTAIA EM CAPELA

A sessão de hoje, dia 04/11, os vereadores da oposição usaram da tribuna da Camara para denunciar, nos termos de vereadora Léa Sobral, a maracutaia que existe naquela Casa. Segundo os vereadores as votações não obedecem a tramitação Regimental, os projetos são votados sem respeitar o quorum, o Prefeito não dá informações nenhuma a Camara, até a prestação de Contas requeridas por cidadãos, com recomendação do Ministério Público não mereceu atenção da Presidenta.
O vereador Zezinho ainda denunciou irregularidade no Conjunto João Nunes, que vem prejudicando 212 familias que não receberam as escrituras de suas casas em virtude de tais irregularidades. O vereador zezinho disse ainda que a truculencia de não resolver as irregularidades e entregar as escrituras aos moradores é justamente para utilização eleitoral, ao insinuar que quem não votar nos cadidatos do Prefeito poderá perder a sua casa.
Está tramitando o orçamento do municipio para o ano de 2011.

OBRAS PÚBLICAS EXECUTADAS SEM AS PLACAS INFORMATIVAS

Diferente do que determina a Lei, as obras executadas em Capela/Se pela Prefeitura não obedece ao principio da transparencia, publicidade. Visitamos nesta semana algumas que estão sendo executadas
no bairro Aeroporto(antigo Campo da Aviação), no bairro São Cristóvão, na Vila Barracas e não existe em nenhuma delas a placa informando a população dados como: o valor da obra, origem dos recursos, o engenheiro e empresa responsavel e prazo de conclusão.é ORIGATÓRIA! A quem interessa esconder esses dados? Como se isso não bastasse, existem autoridades a que caberiam garantir a sociedade essas informações e passam todos os dias por muitas dessas localidades mas ignoram tal omissão proposital.

domingo, outubro 31, 2010

OPOSIÇÃO AGRADECE AOS CAPELENSES

Inegável a luta incansável do grupo liderado pelo suplente de deputado estadual Jó, em prol da candidatura de Serra em Capela. Ao fim do primeiro turno, o grupo montou o comitê de Serra, criou duas oportunidades favoráveis: uma com a presença do deputado Mendonça Prado na criação da Juventude Democratica de Capela, outra com a presença do ex-goverador João Alves para agradecer os votos recebidos e oxigenar a campanha de Serra reunindo centenas de pessoas na praça para o bate papo.
Executamos panfletagem com santinhos, jornais adesivos, bicicletas e carro de som e corpo-a-corpo.
Agradecemos aos capelenses pela maioria de votos dados ao candidato Serra em Capela, em nome do ex-governador Joao Alves e do grupo guerreiro, superando a candidata do governo com 1.130 votos. Fica ainda o nosso mais profundo respeito aos que militaram aqui para a sua candidata, reconhecendo que o trabalho executado por ambos os lados só embelezam e fortalecem a democracia.


2º Turno - Fase: Oficial - Data: 31/10/2010 - Hora: 21:48:42 - Totalização: 100,00%

SituaçãoSequênciaNúmeroNomePartidoVotos% Válidos
145JOSÉ SERRAPSDB8.08653,76%
213DILMAPT6.95646,24%
Fonte: TSE

Total de votos16.148
Total de seções66
Votos brancos387 (2,40%)
Seções apuradas66 (100,00%)
Votos nulos719 (4,45%)
Eleitorado21.248
Votos válidos15.042 (93,15%)
Eleitorado apurado21.248 (100,00%)
Votos nominais15.042 (100,00%)
Comparecimento16.148 (76,00%)
Votos legenda0 (0,00%)
Abstenção5.100 (24,00%)

sexta-feira, outubro 29, 2010

CAPELA EM MANCHETE NO CORREIO DE SERGIPE

O jornal O Correio de Sergipe do dia 28/10 traz manchete sobre detenção arbitrária dos auxiliares do jornalista César Gama e do advogado Alexandre Porto por investigarem denuncia de distribuição de dinheiro às vésperas das eleições pela Prefeitura de Capela/Se. A matéria completa na pág A3 do referido jornal.

quarta-feira, outubro 27, 2010

ESTILO CHAVISTA É ADOTADO EM CAPELA

Hoje, por ocasião do "cadastramento do bolsa ajuda" no Ginásio de Esportes desta cidade, dois cidadãos acompanhavam todo o procedimento do projeto, eles ficaram sentados na arquibancada observando até os discursos politico do prefeito. e promessas eleitoreiras em virtude das eleições de segundo turno para presidente da República. De repente, os dois cidadãos foram surpreendidos por chefe da guarda municipal e policiais, segundo eles em depoimento na Delegacia de Capela, pistolas foram postas em suas faces sob alegação de que os mesmos queriam roubar, Eles foram levados na condição de delinquentes para a delegacia e até seus equipamentos ameaçados de serem tomados.
Por todo o constrangimento, foi mobilizado advogados, que orientou a abertura do BO(Boletim de Ocorencia) cuja atitude será motivo de processo judicial para apuração e responsabilização das agressões.
Ainda esta semana a sociedade sergipana tomará conhecimento da vedardeira profissão dos atingidos.

segunda-feira, outubro 18, 2010

GOVERNADOR REELEITO FAZ CARREATA EM CAPELA/SE

Hoje, o governador reeleito Marcelo Deda circulou em carreata a cidade de Capela/Se, numa manifestação de campanha pró Dilma para Presidencia da República do Brasil, ao lado dos aliados: Jackson Barreto, Valadares Filho, prefeito Sukita, alguns vereadores. Em frente a Prefeitura, Marcelo Deda fez um breve discurso pedindo votos para sua candidata.

REPORTAGEM BOMBÁSTICA

O Jornal O correio de Sergipe desse domingo, 17/10, produziu uma reportagem que chama a atenção da sociedade capelense e comove o país. Em seu caderno "Interior", a reportagem relata sobre o abandono nas diversas áreas por parte do poder publico municipal, mas, a imagem que comove todos, são crianças dormindo deitadas no chão da creche Rei Davi, em colchonetes..
Diante de tantos recursos que Capela/Se arrecada, tendo à ffrente da Secretaria de Educação uma ex-Desembargadora, por que ainda acontece essa falta de cuidados com as crianças?
Espero que nenhum tipo de retaliação, perseguição ou prejuizos de alguma forma, recaia sobre os servidores que estavam prestando seus serviços na hora da visita da reportagem, eles não podiam esconder fatos das fotos.
Adquira o jornal e leia toda matéria!

sábado, outubro 16, 2010

DEPUTADO MENDONÇA PRADO AGRADECE OS VOTOS RECEBIDOS

Por ocasião da criação do Projeto Juventude Democrata de Capela e lançamento de seu respectivo blog, o deputado federal  Mendonça Prado se fez presente representado o Diretorio Estadual e agradeceu em seu nome e do ex-governador João Alves as votações obtidas em Capela, classificando-o o segundo deputado federal mais votado do municipio. Agradecendo, afirmou que contribuirá com o fortalecimento do movimento Jovem de Capela, estando sempre à disposição do grupo e da população,

INICIO DA COLHEITA

O Jornal da cidade noticiou a punição do Prefeito Sukita em pagar uma multa no valor de 20 mil reais e o Secretário de Finanças a pagar 15 mil reais, por irregularidades no processo de aquisiçao da merenda escolar. O Conselho de Alimentação Escolar denunciou a má aplicação dos recursos da merenda escolar aos órgãos competentes e os resultados já começaram aparecer. Existe um processo tramitando no Ministério Público que envolve um cidadão que nunca vendeu nada para o municipio mas figura como médio fornecedor de produtos para a merenda escolar.

sexta-feira, outubro 15, 2010

JUVENTUDE DEMOCRATAS DE CAPELA EM AÇÃO

Mais de 100 jovens estarão reunidos hoje para o lançamento do Projeto dos Democratas em Capela/Se.
Trata-se da mobilização da juventude para o engajamento na vida politica como ciencia, e a motivação para execução do voluntariado. O lançamento consiste na formação do grupo denominado Juventude Democrata de Capela e a divulgação do seu blog. O evento acontecerá às 19hs e contaremos com a presença do deputado federal eleito Mendonça Prado. Participe!

quarta-feira, outubro 13, 2010

SEGUNDA FOTO DE ONIBUS ESCOLAR NO RIO DA PRATA NO FERIADO

Caro leitor, veja esta foto em outro angulo onde é possivel ver que este ônibus é de uso exclusivo escolar

terça-feira, outubro 12, 2010

ONIBUS ESCOLAR MAIS UMA VEZ NO DESVIO DA FUNÇAO

Neste dia 12 de outubro, flagramos este ônibus lotado de pessoas adultas no Rio da Prata, certamente para tirar o sal das aguas de Pirambu. A nossa Secretária de Educação, ex desembargadora Josefa Paixão de Santana deve esclarecer para a população sergipana que criticou a presença deste veículo a serviço do turismo, se está correto, O municipio possui um onibus confortabilissimo para atender ao turismo do povo de Capela. Por que não foi disponibilizado aquele ônibus amarelo do Ministério do Turismo para atender aquelas pessoas do interior? Será que aqueles homens e mulheres não têm o direito de viajar naquele ônibus de placa 4040?

segunda-feira, outubro 11, 2010

A EVIDENCIA DA VERDADE É O FUNDAMENTO DE QUALQUER DEFESA

A postagem neste blog com o titulo: ofensas em lugar de agradecimentos, promoveu uma grande movimentação de comentários de todas as correntes e lados políticos, cada um expressando o seu pensamento; mas o que nos chama a atenção são as defesas do ato que foi repudiado por toda a sociedade capelense, inclusive o autor das ofensas, o Sr. Adaltro, mas tem aqueles que ainda apoiam a atitude que ele mesmo pediu desculpas, esses tipos de amigos levam os outros a passarem por constrangimentos e que nas barras da justiça os incentivadores dessas atitudes sequer comparecem.
Ainda faz-me lembrar das sábias palavras do Dr. Ulysses Guimaraes que dizia: "Quem se defende acusando não procura culpado, quer cumplices." Quem procura complices já confessa a sua culpa.

sábado, outubro 09, 2010

AGRADECIMENTO, O MELHOR GESTO

Jó, candidato a deputado estadual PV, quero agradecer os 1.416 votos que obtive em minha cidade Capela/Se, o que representou 9,02% dos votos válidos e aos 249 votos obtidos em outros municipios. A essas pessoas generosas, livres e independentes, de espirito publico democrático com capacidade de entender a minha proposta dedico-lhes não apenas o meu gesto de gratidão mas o meu profundo respeito por cada um individualmente.
Valeu a experiencia!
A energia transmitida no aperto de mão, nas mensagens de orkuts, sites e blogs, telefonemas, recados, abraços. As presenças nas ruas para ouvir as nossas propostas etc. por  fim, os parabéns pela coragem e pela votação obtida, por tudo.
Agradeço a Deus, pela minha vida e autor da minha fé, sem Ele nada existiria. Aos que colaboraram diretamente com doações e aqueles que trabalharam comigo dia-a-dia, meus familiares em especial a minha mãe, altar constante de oração que me apresenta a Jesus rogando bênçãos. Não posso deixar de agradecer a alegria e a pureza das crianças que qando eu passava pelas ruas elas gritavam: JÒ!, esperando um aceno meu, um abraço, beijo, que manifestação linda.
Ao ex-governador João Alves Filho, pela credibilidade depositada e estimulo a minha candidatura.
Por fim, quero plagiar um pensamento do anjo do Nordeste Dom Elder Câmara: -"GRAÇA DIVINA, É COMEÇAR BEM. GRAÇA MAIOR, É CONTINUAR A CAMINHADA. MAS GRAÇA MAIOR AINDA, É NÃO DESISTIR DA CAMINHADA.".

sexta-feira, outubro 08, 2010

O SENADOR ELEITO EDUARDO AMORIM VAI PROCESSAR SUKITA

O senador eleito Eduardo Amorim, PSC, recebeu a gravação na qual o Prefeito Sukita lhe ofende e difama nesta quinta feira e disse que vai interpelar judicialmente e processa-lo por prática de crimes contra a honra e danos morais. Disse ainda o senador eleito Amorim, que o valor da indenização será doada para uma organização de caridade em Capela/Se.

segunda-feira, outubro 04, 2010

OFENSAS EM LUGAR DE AGRADECIMENTOS

Mais uma vez a nossa querida Capela/Se, foi palco de baixaria, ofensas, chingamentos e outros comportamentos não recomendáveis num regime democrático. O Prefeito Sukita, junto com seus aliados e seu irmão Adaltro, montados em seu mini-trio na praça da cidade usou de seus microfones não para agradecer os votos dados aos seus candidatos, mas para ofender a moral, a honra dos que tão respeitosamente lhe faz oposiçao, não por medo, mas pela decencia e acima de tudo o respeito aos nossos irmãos capeleenses, inclusive àqueles que não votam conosco. As fitas gravadas demonstram o nivel baixo dos discursos onde o vocabulário fora: filhos do cabrunco, viados, cornos, ladrões, traficantes, safados e outros termos não recomendados para serem postados. Já dizia Voltaire - "quem se vinga quando vence não é digno da vitória"
Mas eu quero chamar o Sr. Adaltro, para podermos comparar a nossa passagem na gestão e vida pública, fui vereador por dois mandatos, presidente da Camara por duas vezes, O Sr Adaltro foi Secretário de Obras do municipio de Capela e hoje ocupa o cargo de Diretor do SAAE.
É oportuno comparar entre nós dois quem é LADRÃO do dinheiro público, coloco a disposiçao da justiça a quebra do meu sigilo fiscal e bancário até o grau familiar que for necessário, e desafio o Sr Adaltro a colocar o seu também, e partir daí a sociedade perceberá quem tem a ficha limpa, o LADRÃO.
Fiquem tranquilos, eu estou felicissimo com a votação que obtive, sou suplente de deputado e continuarei militando na politica da minha cidade, já convocando os nossos aliados para engajameto na campanha de SERRA. Ninguem de nós vai se apequenar, temer ou correr, estaremos na luta todos os dias, armados simplesmente com muito amor no coração e argumentos firmes,
Amigos o que engrandeceo homem não é apenas a vitória, mas a forma como conquistou.
A politica não deve ser o instrumento de inimizades, mas de confrontos de idéias, pena que isso não é assimilado por quem se desequilibra.
O pior é que tudo isso tem o apoio do prefeito Sukita
Como sabemos que o Sr. Adaltro não vai aceitar o nosso desafio, estaremos entrando na justiça com interpelação judicial, posterior processo de danos morais e civil que serão adicionados às dezenas de processos aos quais o Sr. Adaltro já responde.
Não guardo ódio, rancor ou coisa semelhante, só quero alertar a sociedade sergipana e especialmente capelenses, que o que vier acontecer com minha vida dos meus familiares e dos agredidos, seja imputado ao grupo poliico do prefeito Sukita, liderado pelo Sr. Adaltro que vem a ser o irmão do Prefeito Sukita.

sexta-feira, outubro 01, 2010

SÓ SE USA A FORÇA QUANDO FALTAM ARGUMENTOS

A postagem do assunto "cadastramento para a compra de votos", já motivou até agora 31 comentários dos quais uns merecem destaques, pois pretendem discutir o assunto de maneira a contribuir com eleições limpas em nosso país em que os vicios anteriores devem desaparecer do processo politico moderno, onde a baixaria e os chingamentos dêm lugar a apresentação de propostas; e as divergencias politicas não devem ser confundidas com inimizades pessoal, todos dever ter o seu ponto de vista e isto engrandece a nossa democracia.
Outros porém, por falta de argumentos e até de conhecimentos entram no debate sem saber o que estão debatendo, deixando um rótulo para o prefeito Sukita de que ele é cercado de pessoas sem o minimo poder de argumentação, o que não acredito, ele tambem possui pessoas capacitadas em sua equipe.
Vejam que nenhum dos comentários negam a existencia da nossa denuncia. Primeiro por ser verdadeira, segundo pela falta de argumentos.
O saudoso Ulysses Guimarâes á dizia: -"quem se defendo acusando, não quer encontrar culpados, quer   encontrar cumplices".

quinta-feira, setembro 23, 2010

CADASTRAMENTO DA COMPRA DE VOTOS

Começou o cadastramento para compra de votos em Capela/Se. É um modelo implantado pelo prefeito Sukita desde sua primeira eleição, motivo que provocou sua cassassão, mas que continua sendo praticado.
O referido cadastramento acontece da seguinte forma: os aliados do prefeito saem nas comunidades mais carentes, cadastrando pessoas para receberem R$ 40.00(quarenta reais) por semana sem necessitar prestar nenhum tipo de serviço. chegou-nos informações de que nesta última semana deverá fechar um total de 10 mil cadastros, o unico compromisso é votar nos candidatos do prefeito.
Será se a justiça eleitoral não possui um sistema de inteligencia ou mesmo de investigação para conferir e coibir esse abuso de poder economico? ou será que faz de conta que não vê

segunda-feira, setembro 13, 2010

A FARRA DA CONCESSÃO DE ALVARÁS PARA TAXISTAS

Foi publicado no Jornal Cinform desta semana a denuncia de que está existindo na Prefeitura de Capela/Se a concessão de alvarás para taxistas que sequer residem em nossa cidade, segundo informações, o numero de concessão para táxi em Capela já ultrapassou de 200 isso que possibilita a falsos taxistas comprarem carros novos, até importados, por preços abaixo da tabela comercial devido a isenção do IPI dada pelo governo federal.
O fato é verdadeiro, pois muitas vezes nós capelenses nos surpreendemos ao encontrar em Aracaju, carros com placa vermelha de Capela, Meriva, Honda Civic e outros modelos distribuidos por mitos municipios sergipanos, fala-se à boca miuda de que existe um "negócio" nesta farra.
O municipio tem uma lei determinando a quantidade de veículos para a frota de taxista em Capela que é de 25, o chefe do Poder Executivo concedeu tanto alvará sem autorização legal, e agora?!
A policia Federal investigará a lesão ao erário e todos os envolvidos estarão na mira da investigação cujos resultados mais cedo ou mais tarde vai chegar;

sexta-feira, setembro 03, 2010

"QUEM SE VINGA QUANDO VENCE, NÃO É DIGNO DA VITÓRIA"

Arbitrária a atitude do prefeito Sukita em RETIRAR a placa com o nome do Dr. GERALDO LUIZ SOUZA MOTA, da Unidade Padrão de Saúde nesta cidade. Trata-se de vingança do prefeito ao filho do Dr. Geraldo (in memorian), que é vereador em Capela/Se, que rompeu-se nos ultimos acontecimentos da eleição para presidente da Camara. Consideremos ainda que existe uma lei, aprovada pela Camara de Vereadores, denominando de - Unidade de Saúde Dr. Geraldo Luiz Souza Mota, cujo projeto foi de iniciativa e justificativa do próprio prefeito. è bom lembrar que trata-se de uma obra do Estado
Só na era da ditadura militar com a edição do AI 5 os brasileiros viram tamanha tirania.

sexta-feira, agosto 27, 2010

COMENTARIO SOBRE A ATUAÇÃO DO REPRESENTANTE DO MINISTÉRIO PUBLICO

Leia o comentário muito rico que faz o nosso leitor e nesta oportunidade comenta sobre a atuação e respectivo papel constitucional do Representante do Ministério Público. Vale a pena ler!

Prezado Jó,

É bom refrescar a memória do representante do MP quanto a alguns preceitos legais a que ele, querendo ou não, deve submeter-se. Vejamos:

1- A Constituição Federal, ao referir-se ao MP, no artigo 129 diz que, dentre outras, é função institucional do Ministério Público:

II - zelar pelo efetivo respeito dos Poderes Públicos e dos serviços de relevância pública aos direitos assegurados nesta Constituição, promovendo as medidas necessárias a sua garantia.



2 - A Constituição do Estado de Sergipe, no capítulo reservado ao MP, em seus artigos 116 e 118, diz que o Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

Reza ainda a Constituição Estadual que são funções institucionais do Ministério Público, dentre outras zelar pelo efetivo respeito dos Poderes Públicos e dos serviços de relevância pública aos direitos assegurados na Constituição Federal e nesta Constituição, promovendo as medidas necessárias a sua garantia, bem como receber petições, reclamações, representações ou queixas de qualquer pessoa por desrespeito aos direitos assegurados na Constituição Federal e nesta Constituição. A Constituição do Estado de Sergipe determina também que as funções do Ministério Público só podem ser exercidas por integrantes da carreira, que deverão residir na comarca da respectiva lotação.



O Estatuto dos funcionários públicos civis do Estado de Sergipe, nos capítulos que tratam dos deveres e das proibições, diz que é dever do funcionário, dentre outros, usar de urbanidade, no trato com as partes, os colegas e os superiores hierárquicos, sendo-lhe proibido promover manifestações de apreço ou desapreço no ambiente de trabalho.



Assim sendo, cabe representação contra este servidor público, para que tenha a exata noção do significado de seu cargo e do dever que lhe compete.

Antes de mais nada você, como qualquer outro, é cidadão brasileiro e como tal merece respeito e atenção daqueles que são pagos para prestar serviço ao cidadão.

Use de suas prerrogativas e faça valer seus direitos enquanto cidadão.

Um abraço.

quinta-feira, agosto 26, 2010

ESCANDALO FEDERAL NA CODEVASF

Os engenheiros funcionários da CODEVASF através de suas associações de classe assinaram nota de repudio ao Ministro da Integração Nacional, ~contra a nomeação da senhora Silvany Sukita para o cargo de superintedente da referida Companhia, obedecendo indicação política e fugindo dos requisitos que são necessários para ocupação do maior cargo da organização.
O senador Valadares no afã de cabalar os votos de Capela/Se para si e  seus aliados, não primou em nada pela importancia da CODEVASF para a região e prestou um deserviço assombroso, ao ponto de ser necessário a manifestação dos servidores que nesse gesto defendem a proteção de um patrimonio tão importante para os ribeirinhos.
Da CODEVASF à educação não existe o sentimento de um bom serviço para a população.

quarta-feira, agosto 18, 2010

MINISTÉRIO PUBLICO REUNE COM PREFEITO E DEPOIS COM VEREADORES

O Representante do Ministério Público promoveu reuniao separada com o Prefeito de Capela/Se, e depois com os vereadores. Segundo alguns dos participantes (vereadores), o promotor informou que havia conversado com o prefeito para que os debates nas emissoras de rádio e de jornais fossem terminados. Nessa mesma reunião o promotor demonstrou a ira que possue contra Jó, Roberto do Boticário e Rogério dizendo que não iria mais processá-los, mas que não os atenderia mais em seu gabinete.
Mas aquí fica uma pergunta que não pode calar: as denuncias de mal versação do dinheiro público que foi matéria dos jornais e de rádios não merecem ser investigados? Ainda esta semana na sessão da terça-feira foi repetido que dentro da negociação para eleger a presidencia estaria um acordo para que o vereador Carlos Augusto contruisse uma piscina no valor de 22 mil reais e que seria pago com diárias, não merece uma investigação para esclarecimento a sociedade capelense? isto é, essa matéria foi publicada em sites a semana passada.

O INDEFENSÁVEL NÃO SE DEFENDE

Ao episódio ocorrido na cidade de Capela/Se na ultima quinta-feira por ocasião da eleição para presidente da Camara de Vereadores, entendo que a maior autoridade administrativa do municipio não pederia de forma nenhuma instigar a violencia, provocar a desordem pública, orientando a sociedade baterem na cara dos vereadores de mão aberta como se bate em bandidos. Quem defende essa atitude como positiva para o prefeito, eu hein....  qualquer pessoa ou administrador sensato afastar-se-ia dos tais.
"quando não existe liberdade para criticar, não existe elogios sinceros".

quinta-feira, agosto 12, 2010

PREFEITO SUKITA PERMANECE COM A PRESIDENCIA MAS PERDE 03 VEREADORES ALIADOS

Hoje concretizou-se a eleição para a Mesa Diretora da Camara de Vereadores de Capela/Se; Depois de muitos embates que tomaram conta da imprensa sergipana, chegaram reforços de todos os lados. Da oposição estavam Ulices Andrade, Amorim, André Moura, já ao lado do prefeito Sukita estavam Valadares, Valadares Filho e a peça mais importante para convencer o voto de Bebe Agua, o Senhor Ramon que é contador da prefeitura de Capela;
Os membros do bloco dos rebeldes formado pro Romildo, Ninho, Zezinho e Léa Sobral aceitaram conduzir o vereador Bebe Água à presidencia, mas não se sabe o porquè ele rejeitou e declarou seu voto para Meirinha a candidata de Sukita, sendo o voto decisivo para elege-la.
Show à parte, o prefeito subiu no trio elétrico e mandou mimos, afagos e homenagens aos 04 vereadores que não votaram na sua candidata. Sem citar nomes, chamou-os de moleques, traidores, cabras safados e ainda ameaçou que se alguns deles falarem mal vai tomar tapas na cara de mâo aberta; Amorim, Ulices e André Moura também receberam suas "homenagens";
A população de capela está estarrecida com tanta baixaria que não precisava; Capela  está vivendo um tema diferente do resto do país de abaixo a democracia e viver a anarquia . 

quinta-feira, agosto 05, 2010

QUEM NAO DEVE, NÃO TEME!

A Secretária Municipal de Educação de Capela/Se, na última reunião do CMECAP - Conselho Municipal de Educação de Capela, deu espécie de uma ordem aos conselheiros dizendo que não queria que o Conselho tomasse nenhuma atitude que viesse mudar o curso da fiscalização da CGU . A professora Rita de Cassia que preside o conselho, educadamente respondeu de pronto: - " Se for questionada não omitirei nada". Então ficou nítido que existe algo que alguém quer esconder, enquanto outros têm algo pra dizer. Não seria esta uma boa oportunidade de passar a educação a limpo?

quarta-feira, julho 28, 2010

MODELO HITLERIANO ADOTADO NA GUARDA MUNICIPAL CAPELA/SE

A equipe que forma a guarda municipal veem comendo o pão que o diabo amassou e deu pra os demonios comerem. Além de serem obrigados a ficar 6 horas em pé no mesmo lugar expostos a tudo, também passarem  noites inteiras de serviço, eles e elas não têm direito a adicional noturno, nem a periculosidade, nem a horas extras, aqueles que tem filhos não têm direito ao salário família. Nos contra-cheques o municipio desconta a contribuição para o INSS mas a turma não tem acesso aos benefícios da previdencia.
Será que a prefeitura não está recolhendo o dinheiro descontado para o INSS? Isso é crime, chama-se apropriação indébita. Além disso o tratamento ´humilhante.
A insatisfação é tamanha que os guardas já promoveram reunião com o promotor para tratar do assunto, e pasmem! O promotor endossou tudo que o comando hitleriano adota. Será que esse promotor conhece a lei municipal 25/93 - Regime Jurídico Unico? Esse promotor conhece mesmo direitos trabalhstas? Só existem três formas de admissão no serviço púlico: Concurso, Cargo em Comissão e Contratado, todos submetidos à Constituição, às leis e especifico ao Regime Jurídico Unico que é uma lei complementar do municipio.
Presume-se que os guardas são contratados e gozem de todos os benefícios que a lei estabelece.

domingo, julho 18, 2010

RAINHA E NÃO PRINCESA

A Lei que criou a bandeira do município de Capela/Se, na gestão do Prefeito Antonio Arimatea Rosa na década de 70, legaliza o título de Rainha dos Tabuleiros à nossa cidade. Tal revelação é fruto da pesquisa da professora Maria Zuleide Moura que dispõe de cópia da referida lei. Recomendamos a Secretaria de Cultura que busque a certificação do que estamos informando a fim de que sejam corrigidos os equívocos, ao menos que os capelenses tenham acesso ao verdadeiro titulo. As escolas deveriam também buscar essa informação para que os nossos alunos não tenham deformação quanto a historia do seu municipio.

terça-feira, julho 06, 2010

IDEB-ESCOLA ANTONIO FERREIRA TEM O MELHOR DESEMPENHO

Nós que fazemos este blog, PARABENIZAMOS a equipe da Escola Municipal Antonio Ferreira, localizada no bairro Aeroporto, antigo Campo da Aviação, por atingir a maior nota na avaliação do IDEB 2009 do municipio de Capela/Se ao lado da Escola Estadual Irmã Maria Clemencia ambas com a nota 4,0. No entanto, a Escola Aurelina de Melo localizada no bairro São Crisovão e a Escola Zózimo Lima no povoado Pirunga, tiveram o pior desempenho na avaliação de 6a a 8a série com as notas 1,7 e 1,8 respecivamente.
Ficou evidenciado um pequeno avanço nas séries iniciais e um fracasso nas últimas séries do ensino fundamental.

Acesse www. http://ideb.inep.gov.br/Site/

sábado, julho 03, 2010

O POVO CAPELENSE SOFRE PELA FALTA DE MÉDICOS

Ontem, dia 02/07;10, quem necessitou de cuidados médicos na cidade de Capela/Se, teve que recrrer aos serviços em outras cidades vizinha ou ir até a Capital. Os pacientes ao chegarem no Hospital encontraram os portões fechados e uma enfermeira atendente informando que não existia médico para atendimento.
Quem sofre com essa negligencia na saúde pública são os mais porbres, aqueles que agora nas eleições receberão uma interesseira atenção dos candidatos em troca de votos.
Também é de se observar um municipio que gasta aproximadamente R$ 2.000.000,00(dois milhões de reais) em uma festa de 04 dias, não tenha recurso para cuidar dos doentes, das camadas mais necessitadas especialmente, ainda que seja responsabilidade cuidar de todos.
Não é a primeira vez que a nossa população fica sem atendimento no Hospital e as chamadas clinicas do municipio.
Parece que nesta cidade as autoridades estão todas dominadas e a lei não funciona em favor do interesse público.

É OBRIGATORIA A PRESTAÇÃO DE CONTAS


Exibimos aqui a Decisão e Recomendação à Presidente da Camara de Vereadores de Capela/Se, do Representante do Ministério Público na pessoa do Dr.GILTON  FEITOSA CONCEIÇÃO, promotor substituto.
É que o promotor que responde pela Comarca de Capela, Dr Henrique Cardozo não quiz dar continuidade ao pedido encaminhado a promotoria, alegando ter havido problemas com o cidadão Rogério Moura.
Estamos atentos para o cumprimento do prazo aqui estabelecido a fim de que a sociedade capelense tenha acesso a tudo quanto a Constituição e legislação garante a todos os cidaçãos, bem como a obediencia ao principio fundamental da administração pública que é a transparencia.
Abaixo, scaneamos o documento expedido pelo Ministério Público onde o nosso leitor pode tomar conhecimento do teor da recomendação da mesma forma da decisão e dos fundamentos legais que obriga que o gestor deve prestar contas anuais.



quinta-feira, julho 01, 2010

OBRAS DA ESTRADA DO MIRANDA ESTÃO PARALISADAS

Chegaram ao nosso conhecimento que as obras de pavimentação asfáltica da estrada que liga Capela/Se a BR 101 via Miranda estão paralisadas há mais de 30 dias e que as máquinas já foram retiradas do local. Até a semana passada o trecho lagoa seca/Boa Vista era intransitavel. A borra do asfalto só foi colocada até a subida da ladeira chamada cavacão no povoado Terra Dura.

IGREJA DE SANTA RITA CONSTRUIDA NO BAIRRO AEROPORTO

A comunidade católica do bairro aeroporto, antigo campo do avião,em Capela/Se, está trabalhando duro para construir uma igreja cuja padroeira será Santa Rita de Cassia. São diversos eventos para arrecadar recursos a serem aplicados na obra. O terreno foi doado por dona Ritinha de Sr. Louro, e ela também tem se esforçado para pedir contribuições. As pessoas que desejarem ajudar aquela obra, devem procura-la.

MAIS DE 60 ANOS DE CULTURA E TRADIÇAO PARA O RALO

Terminadas as festividades do Mastro de Capela/Se, restaram as avaliações da população sobre a preservação da cultura e tradição instituidas nesses festejos. A Sarandaia agonizou para cumprir o seu roteiro tradicional devido a dispersão dos acompanhantes para permanecerem na praça onde paralelo a Sarandaia existia um show. Já o baile da Rainha de São Pedro não teve mais o mesmo entusiasmo e motição dos participantes. O cortejo da baiana foi um problema, muitos se perderam e outros sequer sabiam por onde a baiana andava. A volta que o mastro dá na cidade foi um desastre, quase não tem homens pra conduzir a arvore até o local da queima. E o casamento da viúva como chamávamos a cavalgada, quem viu? Este ano nos shows artisticos tivemos O São Pedro na versão sertanejo, certamente o próximo será na versão axé, e em 2012 na versão arrocha. Vamos cuidar de nossas tradições, gente!

quarta-feira, junho 23, 2010

VEREADORES CHINGADOS EM PRAÇA PÚBLICA


Depois de dois dias que os vereadores pediam ao prefeito Sukita a autorização para que o Sr. Carlos da Oficina armasse sua barraca em frente a sua residencia, o desfecho não alcançou o êxito. Na tarde de hoje, na Praça do Amparo, local onde acontece os eventos da festa, o Diretor do SAAE(autarquia municipal) e assiste também na Secretaria de Obras, irmão do Prefeito, não poupou homenagens aos vereadores, disse em alto tom: "... esses vereadores são uns cachorros, cabras safados, uns m..., uns b..., não fazem nada e só atrapalham, eu mandei arrancar a barraca e se algum desses vereadores moleques forem armar eu quebro o pau nas costas deles". Estavam presentes na praça neste momento o Prefeito Sukita, uns vereadores e muitas pessoas.

sábado, junho 19, 2010

PROMESSAS REPLICADAS E NÃO CUMPRIDAS

Desde o ano de 2008, o nosso prefeito Sukita anunciou a construção de um forródromo e da Rodoviária para embarque e desembarque dos turistas e viajantes. No ano passado, o governador Marcelo Deda motivado pela multidão que lotava a praça do evento da festa do Mastro de São Pedro, emocionou-se, e garantiu que este ano de 2010 o governo do Estado entregaria para os capelenses e visitantes o forrodromo, a rodoviária e ainda a construção de camarotes,
A nossa grande festa chegou, nada do prometido aconteceu.

sexta-feira, junho 18, 2010

CURSOS ONLINE GRATUITOS DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

Invista em seu tempo, faça cursos online gratuito na Fundação Getulio Vargas. Neste blog no lado esquerdo você encontra o titulo "links Interessantes" . Abra o link Fundação Getulio Vargas, escolha o curso que desejar e sucessos. 

quarta-feira, junho 16, 2010

CADASTRAMENTO PARA A BOLSA AJUDA

Começou ontem no Ginásio de Esportes em Capela/Se, o cadastramento para a bolsa ajuda concedida pelo municipio. Milhares de pessoas passaram a noite expostos ao sereno e chuva e na manhã desta terça-feira, dia 15/06 disputarem a efetivação do cadastro para receber R$ 40,00 (quarenta reais), já que o mesmo é periodico e a cada ediçao é feito novo cadastro
Não se sabe ao certo quantas pessoas são atendidas e qual o critério utilizado para atendimento pois são muitas as reclamações de quem necessita mais e não é comtemplado com o beneficio.
Por falar nisso, fomos informados  de que um vereador professor, encaminhou por meio de sua companheira um pelotão de mais de 300 alunos cujos cadastros já teriam sido aprovados previamente. Face a denuncia, receitamos o remédio: Transparencia!
Seria essa bolsa ajuda o mix daquele cadastramento para os cabos eleitorais?
Teria algum órgão em Capela ou Câmara capaz de fiscalizar a lizura e a transparencia desse Programa?

quinta-feira, junho 10, 2010

A VERDADE EM BIQUINI

O senador Arthur Virgilio, tribuno eloquente do PSDB, em um dos seus grandes pronunciamentos esclareceu o significado de "a verdade em biquini", é aquela que mostra tudo mas o essencial fica encoberto.
Corre à boca miúda em nossa cidade o comentário de que está existindo uma separação do prefeito Sukita e a primeira dama Silvany, ela que foi uma máquina nas eleiçôes concorridas por Sukita e que ainda conta com maior simpatia junto aos capelenses do que o esposo.
Entre os vários comentários que a "rádio peão" noticia, diz-se até que tal ensaio de separação não é nada mais nada menos que uma forma de burlar a legislação eleitoral para que ela, a primeira dama Silvany, possa concorrer à sucessão municipal em 2012.
A emissora "rádio peão", ainda especula a existencia de uma carta entregue a um jornalista do nosso Estado cujo teor comprometeria o processo eleitoral em Capela, havendo intervenção de mandatários do alto nível da politica sergipana para impedir a sua publicação.

segunda-feira, junho 07, 2010

CLINICAS E HOSPITAL DE CAPELA NÃO TEM MEDICOS

Neste final de semana a exemplo de outros, a população capelense que necessitou dos serviços de saúde tiveram que recorrer à automedicação dos farmacêuticos da cidade. É que não tinha médico na cidade para atender aos pacientes, embora tenhamos muitas clinicas construidas e o Hospital, esses não dispôem de profissional médico para atender aos pacientes. Na semana passada houve até um debate através da FM Ouro Negro, entre o vereador Alexsandro, o Prefeito Sukita e o diretor do Hospital Manoel Guimarães sobre a questão de saúde no municipio e em especial sobre o Hospital, mas nada resolvido, e a população continua sofrendo a maior dor que é a falta de serviços público de saúde.