sexta-feira, junho 26, 2015

FESTA DO MASTRO DE SÃO PEDRO EM CAPELA/SE 2015


domingo, junho 21, 2015

SIM! MERECE CRÉDITO A DELAÇÃO DE TONINHO ARIMATÉA.

Mesmo reconhecendo o erro cometido pelo vereador Toninho Arimatéa, em relação ao seu envolvimento no processo de desvios de verba de subvenção da Assembleia Legislativa, merece crédito a sua delação.
Por mais que queiram esbravejar e dizer que o vereador Toninho Arimatéa está mentindo, os boatos no meio do povo é de que houve repartição da verba.


DONA LUCIA MELO

Carecendo de nossas orações a senhora Lucia Melo, esposa de Derson Melo (in memorian) fundador da festa do Mastro em Capela.
Dona Lucia, desde a tarde de ontem foi transferida para Aracaju e se encontra interna em uma UTI. 

terça-feira, junho 16, 2015

ADVOGADO DE ADELSON BARETO AMEAÇA PROCESSAR TONINHO ARIMATEA

O Ministério Público Eleitoral denunciou o Deputado Adelson Barreto, e mais sete pessoas envolvidas no desvio de subvenções da Assembleia Legislativa, entre eles o vereador por Capela, Toninho Arimatéa.
Ao fazer delação premiada, o vereador Toninho Arimatéa contou para as autoridades como se deu a distribuição do dinheiro: ele disse que do valor recebido pela Associação, ficou com R$ 30.000,00, entregou R$ 30.000,00 para o presidente da Associação, repassou R$ 40.000,00 para a engenheira e a empresa supostamente contratada, e R$ 200.000,00 devolveu para o deputado Adelson Barreto.
O advogado de Adelson Barreto disse que vai processar Toninho Arimatéa.

quinta-feira, junho 04, 2015

MPF PROCESSA EX PREFEITO SUKITA POR FALTA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS

do Programa Nacional de Alimentação Escolar foram desviados R$263.590,95



O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE), ajuizou uma ação na Justiça Federal contra o ex-prefeito de Capela, Manoel Messias Sukita Santos, por improbidade administrativa. A medida foi tomada porque o ex-prefeito deixou de prestar contas ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) da aplicação de R$ 425.472, relativos ao Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), durante o ano de 2012.

De acordo com a ação, Sukita não prestou conta das verbas recebidas pelo FNDE em 2012 no tempo devido. Além disso os documentos que comprovavam as transações sumiram no fim do mandato e houve um desvio de R$263.590,95 no PNAE.

Também foram relatados problemas referentes a prestação deficiente dos serviços de transporte escolar, falta de fornecimento de merenda em 2012, más condições de armazenamento dos alimentos e suspensão do funcionamento de escola infantil.

Pedidos – O MPF pede o ressarcimento integral pelo réu dos valores devidos, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, pagamento de multa civil de até 100 vezes o valor da remuneração percebida por Sukita à época dos desvios e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios fiscais ou creditícios pelo prazo de três anos. 

O processo tramita na Justiça Federal com o número 0800067-27.2015.4.05.8504-ACO.

quarta-feira, junho 03, 2015

O ESCÂNDALO DA MERENDA ESCOLAR EM SERGIPE TEM REPERCUSSÃO INTERNACIONAL

Diante da gravidade e da repercussão da matéria exibida pelo SBT no ultimo domingo no programa "conexão repórter",  denominado "senhores da fome", o apresentador Roberto Cabrini volta a Sergipe e visita mais cidades que estão na lista das prefeituras participantes do esquema de fraude nas licitações da merenda escolar.
Segundo as informações noticiadas recentemente as empresas envolvidas no esquema fraudulento distribui a merenda escolar para muitas prefeituras do Estado.

segunda-feira, junho 01, 2015

A REPORTAGEM QUE ENVERGONHOU OS SERGIPANOS

Nesse domingo, 31/05, o Programa "Conexão Repórter" do SBT apresentado pelo jornalista Roberto Cabrini, denunciou o esquema de fraude nos processos de licitação da merenda escolar nas Prefeituras no Estado de Sergipe.
A reportagem apresentada em rede nacional, envergonha o povo sergipano.

sábado, maio 30, 2015

O FIM DA REELEIÇÃO NÃO ATINGE OS ATUAIS PREFEITOS

Tendo aprovação no segundo turno na Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, o fim da reeleição não atinge aos atuais prefeitos que pretenderem concorrer ao segundo mandato.
A regra começa a vigorar nas eleições de 2018 ou posterior de acordo com o que for votado em referencia ao tempo de duração  dos mandatos.

CAPELA - PROCURADORIA QUER SABER: ONDE FOI PARA 300 MIL DA SUBVENÇÃO?

O farol que indicou o caminho  percorrido pelos trezentos mil (R$ 300,000,00) da subvenção da Assembleia Legislativa para a Associação de Capela foi também as ligações telefônicas entre os envolvidos.
Houve contatos antes do saque com todas aquelas pessoas que foram intimadas a prestarem depoimentos, faltando apenas esclarecer o misterioso D A B anotado no topo do talonário do cheque.
Fala-se até em delação premiada.
Corre também boatos de que outra Associação de Capela recebeu recursos de subvenção da Assembleia.
Seria bom que os presidentes das tais associações se manifestassem ou botem as barbas de molho, porque as investigações não vão ficar só naquela.

A REFORMA POLITICA SE TRANSFORMOU NUM REPARO

Diferente do que se falava, a Câmara dos Deputados deu a demonstração de que não pretende reforma na política. Nem mesmo o tão anunciado fim das coligações proporcionais!
A população está frustrada, depois de tanta valorização à proposta, até pela Presidenta da Republica, quando da ocasião das manifestações do mês de março; esperava-se um outro comportamento dos deputados, que fossem capazes de representar os sentimentos do povo.
O voto distrital, o distrital misto ou o distritão, um deles, deveria ser aprovado. No meu entendimento o distrital seria mais viável (após ler artigo do jurista Jose Afonso da Silva). e outros especialistas.
Interessante é que todos diziam que o modelo atual está falido, não serve mais. No entanto, votaram pela permanência, Por que?
Segundo o artigo de Lidson José Tomass, publicado nas redes sociais, -"os políticos tradicionais tem horror a reforma política, porque ela pode mudar a situação onde eles usam e manipulam o eleitor e são puco cobrados".
Então, já que fomos frustrados, a reforma não foi feita de dentro para fora, ou seja, da Câmara para o povo, devemos ter coragem e faze-la de fora para dentro, no  momento da escolha.  

domingo, maio 24, 2015

A SARANDAIA ESTÁ CHEGANDO. PURA EMOÇÃO!

ÔÔÔ Seu Derson!
O seu nome não vamos esquecer.

Nós capelenses abrimos os festejos juninos com a "sarandaia". 
Folguedo popular genuino e exclusivo da nossa gente. Criada pelo saudoso Ary Vieira e integrada a festa do mastro idealizada pela familia Melo, mas mantida assegurada todas as tradições por Anderson Melo, Seu Derson como era carinhosamente chamado pelo povo de sua querida terra, Capela.
Há aproximadamente três décadas, seu Derson manteve a realização da sarandaia e da festa do mastro com ajuda de seus amigos, mas muito mais com suas economias, sua disposição e a disponibilização de sua força de vontade envolvendo toda a sua familia. Os cortejos, tanto da sarandaia como da busca do mastro, partiam de sua residencia.
No próximo domingo, dia 31, acontecerá a 76ª edição da Sarandaia.
Vamos homenagear seu Derson e acordar São João.
ÔÔ abra a porta que eu quero beber!
Hoje é primeiro de São João, traga cachaça pra nós beber
Se não tiver cachaça, traga dinheiro,
Pra nós pagar o zabumbeiro.

sábado, maio 23, 2015

NOTA DE FALECIMENTO

Noticiamos com profundo pesar o falecimento PALITO, irmão do Dr. Cesar Melo.
O sepultamento será às 17:00hs, saindo o féretro de sua residencia situada na Praça do Amparo, para o cemitério da Trindade em nossa cidade.
 

sexta-feira, maio 22, 2015

NOVOS DEPOIMENTOS COMPLICAM MAIS OS ENVOLVIDOS EM CAPELA/SE

Voltou ao telejornalismo o caso da suspeita de fraude envolvendo recursos das subvenções da Assembleia Legislativa de Sergipe.
Ontem, foi noticiado o depoimento de Michele e da empresária que emprestou o nome de sua empresa para a engenheira responsavel pela suposta obra.
 Michele revelou que era funcionária do vereador Toninho, e que obedeceu as ordens do patrão para ir ao banco buscar uma sacola com uns brindes; já a empresária revelou que cedeu o nome de sua empresa, endossou o cheque e devolveu; disse ainda que foi chamada para uma reunião para orienta-la o que dizer em seu depoimento, mostrou até um rascunho do que escreveram para ela falar, mas a empresária disse que iria falar a verdade.
Além do suposto desvio da verba pública, destinada pelo deputado Adelson Barreto, os envolvidos poderão responder por falso testemunho.

domingo, maio 17, 2015

BOMBARDEIOS DE TODOS OS LADOS

O ex líder e correligionário do vereador Toninho, tem ligado para outros vereadores comentando sobre a situação que se encontra Toninho em relação ao envolvimento no suposto esquema de desvio do objeto dos recursos das subvenções da Assembleia Legislativa de Sergipe. Os comentários feitos não são de solidariedade.
Enquanto isso, para fustigar mais a vida do vereador Toninho Arimatea, tem vereadores falando em criação de CPI na Camara. Esse assunto vem sendo conversado a boca miuda entre uns vereadores. Teve já quem se manifestasse contrário.

A CHAPA ESQUENTA MAIS UMA VEZ

Durante dois dias, o telejornalismo sergipano noticiou a manchete revelando a associação de um suposto esquema fraudulento de recursos das subvenções da Assembleia Legislativa de Sergipe entre deputado, instituição financeira, Associação e vereador de Capela/Se.
O telejornal mostrou a audiencia e os depoimentos no Ministério Público em que se procura apurar a destinação e a respectiva aplicação de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais) para a Associaçao Musical, que segundo relatório de diligencia, nenhuma obra fora executada.
Ficaram nítidas as contradições dos envolvidos: o gerente da instituição, o vereador Toninho, membros da Associação  e as gravações das fitas do dia em que o saque foi efetuado, desfezazendo cabalmente os argumentos por eles defendidos.
A justiça quer saber onde foi para R$ 300.000,00 (trezentos mil reais) 

sábado, maio 09, 2015

FALECEU ROMUALDO MARQUES

É com profundo pesar que informamos o falecimento de ROMUALDO MARQUES, o motorista que conduzia ônibus dos estudantes universitários; tambem esposa da professora Fátima, ex-diretora da Escola Monsenhor.
Que Deus na sua imensa graça. console os familiares por essa tão grande perda.

quinta-feira, maio 07, 2015

FILHOS E AMIGOS DE CAPELA

Raquel Kênnia Santos, será homenageada no 9º Encontro dos Filhos e Amigos de Capela. 
Nós que fazemos a familia, agradecemos a deferencia da coordenação pela distinção do nome e parabenizamos RAQUEL, minha filha.
O evento acontecerá no dia 16/05, a partir das 21hs no Iate Clube de Aracaju

INTIMAÇÕES DA POLICIA FEDERAL PARA CAPELENSES

No inicio deste mês, maio, dezenas de pessoas receberam intimações da Polícia Federal para prestarem depoimentos sobre suas participações nos atos de corrupção envolvendo a Prefeitura de Capela/Se.
Tem outras dezenas que estão dormindo à base de lexotan, na expectativa de que os seus "convites" lhes cheguem.

terça-feira, abril 07, 2015

ISSO FOI MUITO ESTRANHO!

Recebí ontem, dia 06/04 às 16:00hs, pelos correios, o oficio 083/2014 - PJC/M, datado de 11 de março de 2015, encaminhado pela Promotoria de Justiça de Capela, com o seguinte teor:

Ao Ilustríssimo Senhor
Jorgival Santos
Digníssimo noticiante
Capela/Se

Assunto: INQUERITO CIVIL Nº 22.22.01.0055

Ilustríssimo Senhor,

Notifico V. Sa. a comparecer à Promotoria de Justiça de Capela, localizada no Forum de Capela, no dia 31 de março de 2015, às 11:00h, visando sua oitiva acerca da representação feita por V. Sa. nesta promotoria de Justiça no ano de 2010.

Atenciosamente,


Karla Christiany Cruz Leite de Carvalho
Promotora de Justiça

O estranho é que o carimbo de postagem data do dia 31 de março, vinte dias após a emissão. E mais estranho ainda é que essa correspondencia chegou em minha residencia no dia 06/04. Exatamente seis dias depois da data que deveria ter acontecido a oitiva.



segunda-feira, abril 06, 2015

FUSÃO DE PARTIDOS! COMO FICAM O DEM E O PTB EM CAPELA.

O jornalista Ricardo Boechat publicou na ISTO É desta semana o encontro entre os líderes dos partidos DEM e PTB, no próximo dia 15/04, em Brasília, para concluírem o processo de fusão entre as duas siglas.
Em Sergipe, caso a fusão se concretize, a nova sigla será dirigida pelo prefeito da Capital, João Alves Filho e pelo deputado Federal, Adelson Barreto.
E em Capela, devido ao compromisso do deputado Adelson Barreto com o grupo que o apoiou em sua eleição, o comando será do vereador Toninho Arimatéa.

domingo, março 22, 2015

O SUFOCO DE DILMA É EXEMPLO PRA TODOS OS GOVERNANTES

O permanente diálogo do governante com a sociedade faz com que o governante tenha um diagnóstico das demandas do povo e realize um governo a altura das esperanças depositadas pelo voto.
O sufoco pelo qual vem passando a presidente Dilma Roussef é o exemplo disso. Hoje, nem os aliados do Congresso Nacional demonstram vontade de defende-la. Pelo menos foi o que disse o ex-Ministro da Educação, Cid Gomes. - "larguem o osso"!
No dia 15 de março o povo foi às ruas, de lá para cá a presidente falou mais, do que de janeiro a março, ou seja, tentando restabelecer o dialogo. Mas dia 12 de abril, as manifestações voltarão, pois a fala da presidente não correspondeu aos temas abordados pela sociedade.
Nem as ditaduras subsistem quando o povo toma a decisão de não aceita-la. Lembremos de Mubarck do Egito; as campanhas das Diretas no Brasil.

OS MORDEM-E-ASSOPRAM DA POLITICA EM CAPELA

Uma conversa entre dois vereadores por telefone comentando sobre política: gestão e processo de sucessão 2016, os dois concluiram que deverá haver uma reunião para arrumar o que na concepção deles deve ser arrumado.
Citados na conversa alguns nomes, um desses foi taxado de "morde-e-assopra". 
Morcego! - dentre outras características do animal que enquanto morde, bate as asas, estão: morder, sugar, envenenar; e não ver.
O político que tem a característica de morcego é assim: está havendo sangria mas ele bate as asas aplaudindo para que o prejudicado não perceba a transmissão do veneno; e a falta de visão pois não vêm nada em sua frente, sentem o perigo, a depender da armadilha. Exemplo: morcego não percebe a rede. 
O morcego não tem visão, o obstáculo determina o seu fim.

quarta-feira, março 11, 2015

VEM PRA RUA OU ENTRE NAS REDES.

O povo brasileiro, inclusive muitos que votaram pela reeleição da presidenta Dilma estão indignados com o estado em que o País se encontra mergulhado num mar de lama; a corrupção e a institucionalização da propina; a inflação corroendo os salários dos trabalhadores e impedindo o crescimento da economia;  
A palavra mais ouvida é corrupção. Nunca se ouviu falar em tanto dinheiro roubado, mas também nunca se ouviu falar na especialização dos ladrões como agora.
Enquanto sobram milhões nas contas dos que se beneficiaram da roubalheira, falta dinheiro para a educação, para a saúde e habitação.
Autoridades em conluiato ou com a falta da conduta ética, como é o caso do juiz que utilizava os carros do presidiário Eike Batista, ao oferecimento do Ministro Dias Toffoli, ex advogado do PT, para atuar no processo da Lava a Jato.
Mesmo assim, a presidenta Dilma pede paciência.
E paciência tem limites!
Neste domingo, dia 15 os brasileiros irão manifestar sua indignação.
O movimento "vem pra rua" convida todos para se manifestarem, pois - " de nada adianta a opinião de quem não se manifesta".
Vamos usar as redes sociais para divulgar e apoiar esse momento de coragem e grandeza.

domingo, março 08, 2015

PARTIDOS E LIDERANÇAS POLÍTICAS DE CAPELA.

Queremos chamar a atenção das lideranças e presidentes de partidos político de Capela a atentarem para o calendário eleitoral referente ao pleito de 2016.
As filiações partidárias de quem desejar concorrer a cargos eletivos nas eleições de 2016 deverão ocorrer até o mês de junho de 2015, um ano antes da convenção.
É imprescindível que os partidos estejam devidamente estruturados para promoverem a pluralização em lugar da polarização do debate politico eleitoral, e tambem os seus representantes devidamente capacitados para influenciarem nas composições e implementação de um modelo atualizado de fazer política e a consequente gestão pública.
Se não houver essa atençao, corre-se o risco de haver exclusão dos partidos e das lideranças da agenda política e do processo eleitoral vindouro.

sábado, fevereiro 28, 2015

CONSELHO VALIDA ESTUDOS DOS ALUNOS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL

O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CAPELA validou os estudos dos alunos da rede municipal de ensino que se encontrava sem o devido Ato desde o ano de 2009.
Vale registrar o esforço dos membros do Conselho juntamente com a vontade e priorização da Secretaria Municipal de Educação que elaboraram e aprovaram a Resolução 02/2014, dando resposta a uma demanda tão necessária para a vida escolar dos aluno da rede pública municipal que desde o ano de 2009 estava pendente.

sexta-feira, fevereiro 27, 2015

COMO VENCER A POBREZA E A DESIGUALDADE

Pátria Madrasta Vil 

 por Clarice Zeitel Vianna Silva

Redação classificada pela UNESCO entre 50.000 outras,




Onde já se viu tanto excesso de falta? Abundância de inexistência… Exagero de escassez… Contraditórios?? Então aí está! O novo nome do nosso país! Não pode haver sinônimo melhor para BRASIL.


Porque o Brasil nada mais é do que o excesso de falta de caráter, a abundância de inexistência de solidariedade, o exagero de escassez de responsabilidade.


O Brasil nada mais é do que uma combinação mal engendrada - e friamente sistematizada - de contradições.


Há quem diga que ‘dos filhos deste solo és mãe gentil.’, mas eu digo que não é gentil e, muito menos, mãe. Pela definição que eu conheço de MÃE, o Brasil está mais para madrasta vil.


A minha mãe não ‘tapa o sol com a peneira’. Não me daria, por exemplo, um lugar na universidade sem ter-me dado uma bela formação básica.


E mesmo há 200 anos atrás não me aboliria da escravidão se soubesse que me restaria a liberdade apenas para morrer de fome. Porque a minha mãe não iria querer me enganar, iludir. Ela me daria um verdadeiro PACote que fosse efetivo na resolução do problema, e que contivesse educação + liberdade + igualdade. Ela sabe que de nada me adianta ter educação pela metade, ou tê-la aprisionada pela falta de oportunidade, pela falta de escolha, acorrentada pela minha voz-nada-ativa. A minha mãe sabe que eu só vou crescer se a minha educação gerar liberdade e esta, por fim, igualdade. Uma segue a outra… Sem nenhuma contradição!


É disso que o Brasil precisa: mudanças estruturais, revolucionárias, que quebrem esse sistema-esquema social montado; mudanças que não sejam hipócritas, mudanças que transformem! A mudança que nada muda é só mais uma contradição. Os governantes (às vezes) dão uns peixinhos, mas não ensinam a pescar. E a educação libertadora entra aí. O povo está tão paralisado pela ignorância que não sabe a que tem direito. Não aprendeu o que é ser cidadão.


Porém, ainda nos falta um fator fundamental para o alcance da igualdade: nossa participação efetiva; as mudanças dentro do corpo burocrático do Estado não modificam a estrutura. As classes média e alta - tão confortavelmente situadas na pirâmide social - terão que fazer mais do que reclamar (o que só serve mesmo para aliviar nossa culpa)… Mas estão elas preparadas para isso?


Eu acredito profundamente que só uma revolução estrutural, feita de dentro pra fora e que não exclua nada nem ninguém de seus efeitos, possa acabar com a pobreza e desigualdade no Brasil.


Afinal, de que serve um governo que não administra? De que serve uma mãe que não afaga? E, finalmente, de que serve um Homem que não se posiciona?


Talvez o sentido de nossa própria existência esteja ligado, justamente, a um posicionamento perante o mundo como um todo. Sem egoísmo. Cada um por todos…


Algumas perguntas, quando auto-indagadas, se tornam elucidativas. Pergunte-se: quero ser pobre no Brasil? Filho de uma mãe gentil ou de uma madrasta vil? Ser tratado como cidadão ou excluído? Como gente… Ou como bicho?"

quarta-feira, fevereiro 18, 2015

ELEIÇÃO 2016: INICIO DAS ARTICULAÇÕES EM CAPELA

A partir de agora, começaremos a executar o projeto de estruturação e articulação político-partidária com vistas a congregar partidos e lideranças para estarem habilitados e fortalecidos para a discussão eleitoral de 2016.
Organizar diretórios, identificar e filiar cidadãos que desejam candidatarem-se, unificar as idéias para formação de uma frente política sólida capaz de contribuir com a construção de uma agenda política moderna e participativa. 

terça-feira, fevereiro 10, 2015

FEIRA LIVRE: CAPELA PODERÁ TER A MAIOR DA REGIÃO

Depois que o prefeito Ezequiel determinou a transferencia da feira livre para o Praça do Mercado, houve um aquecimento nos negócios tanto para os feirantes como também para os comerciantes estabelecidos no centro comercial de nossa cidade.
O numero de pessoas que vêm à feira de Capela no domingo e na segunda feira superam as estatísticas se comparadas ao mesmo período do ano passado, se levarmos em consideração a quantidade de feirantes e o volume de negócios tambem são animadores.
Temos uma feira que dispõe de tudo necessário para o consumo.
A administração municipal precisa ousar mais, ou seja, ampliar esse espaço, motivando a comercialização em feira livre desde o sábado. 
Digo isto porque os feirantes e os compradores já começaram essas atividades no sábado.
Precisa que o Poder Público esteja atento a esta atividade e se faça presente com a organização e estrutura.
Se formos inteligentes, atrairemos para a nossa cidade o espaço e denominação da maior feira livre de nossa região, isto é, atrairemos negócios, geração de renda.

terça-feira, janeiro 27, 2015

02 DE FEVEREIRO - FESTA DA PADROEIRA DE CAPELA

A Festa de Nossa Senhora da Purificação de Capela, neste ano de 2015 não terá programação social em praça pública.
A festa segue a tradição religiosa com o novenário que teve inicio no dia 24/01 e culminará com a procissão no dia 02/02 - segunda feira a partir das 15:00hs percorrendo as ruas da cidade.
Haverão bailes nos dias 31/01 e 01/02 promovidos pelo Rio Branco, em sua sede como também no espaço de festas da AABB.

NINGUEM SE RESPONSABILIZA PELA MÁ CONSTRUÇÃO DAS CASAS

Muitas das pessoas que financiaram a casa própria em nossa cidade estão enfrentando problemas devido a má construção e situação em locais impróprios, o que vem comprometer a estrutura da edificação.
Chega ao conhecimento nosso que existem casa novas, recém-financiadas apresentando rachaduras e outros problemas. 
O pior é que o proprietário procura quem se responsabilize pela pelo prejuizo causado, mas ninguém: nem o construtor, nem o banco financiador e nem o poder público assumem a responsabilidade desde autorizar a construção no referido local ao parecer final concedido pelos engenheiros dos órgãos e bancos financiadores.
Aquíferos foram aterrados para construção de casas; licenças concedidas para atender a especulação imobiliária sem observar a agressão ao Meio Ambiente; a fiscalização dos agentes financiadores fizeram de contas que fiscalizaram; o prejuizo ficou na conta do comprador.
Agora, ninguem se responsabiliza. Imagine, você financiar uma casa, atestada pelo construtor, pelo Poder público e pelo agente financiador; esta casa começa a cair e nenhum desses se responsabilizam?
 

quinta-feira, janeiro 01, 2015

PADRE TENÓRIO ASSUME A PAROQUIA DE N SRA DO AMPARO EM CAPELA

O padre Tenório Fialho tomará posse na Paróquida de Nssa Senhora do Amparo na cidade de Capela no dia 17/01 em substituição ao saudoso padre Ériston.
Padre Tenório foi transferido da Paróquia de Nossa Senhora das Graças da cidade de Feira Nova/Se
A comunidade católica se mobiliza para acolher o novo padre com muita alegria.

NOTA DE FALECIMENTO DE MARLUCE

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de MARLUCE esposa de Pedro Alves Melo, conhecido como Pedrinho do PT.
O féretro sairá da sua residencia situada à Rua de São Pedro, às 16:00hs de hoje para o cemitério da Conceição.

domingo, dezembro 28, 2014

ENSAIOS POLÍTICOS PARA 2016 EM CAPELA

Tenho informações da realização de várias reuniões promovidas por lideranças políticas de nosso município,  visando a sucessão municipal para 2016.
A ideia desses líderes, ou melhor, dos dois líderes que promoveram esses encontros, já falam em composição da chapa majoritária com indicações de nomes para prefeito e vice-prefeito.
De um lado foi oferecido a um vereador, e este já se movimenta, percorrendo todo o município e patrocinando tudo que é de eventos. Assegura que o seu líder lhe prometeu a sua participação na chapa na condição de candidato a vice-prefeito.
Do outro lado, para não fugir do costume, a três pessoas foi oferecida a vaga de vice, dentre eles, dois vereadores e um político com mandato. As iniciais dos três convidados formam a sigla: F. A. M.
Falta mesmo a essas lideranças aprenderem o ensinamento do Estadista Tancredo Neveves: "política não é o ano, nem o mês, nem o dia. É A HORA!

quinta-feira, dezembro 11, 2014

O FIM DA PELEJA. SUKITA PERDE NO TSE.

Num julgamento que durou poucas horas da noite de hoje, o Pleno do Tribunal Superior Eleitoral por 4 x 2 deu o veredito cujo resultado é o de que Sukita não será diplomado como deputado Estadual no próximo dia 18. Obviamente, está fora da Assembleia Legislativa.
Certamente amanhã, através das emissoras de rádio, Sukita irromperá o silencio que se manteve nessas últimas semanas e deve falar das assistências de acusações manifestadas pelo seu antigo partido e pelo também aliado, deputado Gualberto, através de seu advogado.
Os Valadares se veem com a integridade confirmada perante a opinião pública depois de sofrerem a suposição de falsificadores de assinatura. Devem estar em estado de regozijo!
Já Sukita, que antes chamava os Valadares de Pai e irmão de Capela, hoje os tem como carrasco e assistente.
É complicado porque eu já vi adotar filho; adotar pai e irmão, é novidade.

segunda-feira, dezembro 08, 2014

SUKITA SERÁ JULGADO PELO PLENO DO TSE.

Há dez dias da diplomação dos eleitos, contrariando o pensamento estratégico da Defesa, entra na pauta de julgamento do Pleno do TSE o processo da impugnação, inelegibilidade de Sukita.
Significa dizer que: caso Sukita venha a perder nessa instancia, é quase impossível continuar sonhando com o assento na cadeira do deputado Francisco Gualberto na Assembleia Legislativa.
Em 21/11 este blog afirmou que o mandato de Sukita dependia do julgamento no TSE.






























sexta-feira, dezembro 05, 2014

MENDONÇA PERDE A VAGA PARA ANDRÉ MOURA NA CÂMARA FEDERAL

Por ironia do destino e entendimento do STJ - Superior Tribunal de Justiça, o Deputado Mendonça Prado perde a cadeira na Câmara Federal para o Deputado André Moura.
Esta semana o STJ liminarmente entendeu como legal o registro da candidatura do Deputado André Moura e em consequencia, André será diplomado na condição de eleito, enquanto Mendonça Prado será diplomado na condição de suplente.
O DEM perde o único representante por Sergipe na Câmara Federal.

terça-feira, novembro 25, 2014

CAPELA DE LUTO CHORA A MORTE DO PADRE ÉRISTON.

A Arquidiocese de Aracaju convida toda comunidade para acolher o corpo do padre Ériston na entrada da cidade, em frente a igreja de São Cristovão, conduzindo até a igreja de Nossa Senhora do Amparo onde será celebrada a Missa de corpo presente pelo Arcebispo Dom José Palmeira Lessa.
A missa será celebrada "as 9:30 hs e logo após o sepultamento.
Padre Ériston é o primeiro vigário da paróquia de Nossa Senhora do Amparo.

segunda-feira, novembro 24, 2014

PAROCO DE CAPELA MORRE EM ACIDENTE.

Foto do padre Ériston celebrando
Faleceu vítima de acidente automobilístico o padre Ériston, vigário da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo na cidade de Capela/Se.
Temos informações de que junto com o padre estava um sobrinho que tambem faleceu no episódio.
A notícia do acidente e da fatalidade comoveu toda a população capelense do centro e dos povoados em que o padre celebrava missas.
Ainda não sabemos como será a cerimônia fúnebre, onde o corpo será velado e onde será sepultado.
Aguardamos devidas informações que certamente serão dadas pelo padre Luciano, pároco da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação.
Toda a comunidade está consternada com a morte do padre.

segunda-feira, novembro 17, 2014

GUALBERTO (PT) LUTA PARA PERMANECER COM A VAGA NA ASSEMBLEIA

Se depender do PT de Sergipe, Sukita não será diplomado e consequentemente não assumirá uma cadeira na Assembleia Legislativa.
Nesse sentido, o deputado Gualberto que vê sua vaga ameaçada, caso o TSE entenda como legal a candidatura e valide os votos dados a Sukita, há 05 dias entra como interessado no processo que torna o ex-prefeito de Capela inelegivel, portanto irregular o registro da candidatura.
O PT luta contra o PMDB  para não ter reduzida a uma cadeira a representação do partido na Assembleia que na legislatura atual tinha 04 cadeiras, e levou para o processo  complicar mais a vida de Sukita um monte de informações de cometimento de crimes desde eleitorais a improbidade e de corrupção. Num linguajar mais popular: jogou lenha na fogueira. Essa briga promete!

VITÓRIA DE CAPELA NO STF

O Ministro Fux, relator, afirma em seu parecer que é direito do município de Capela/Se, receber os recursos da CFEM referente a silvinita explorada do subsolo capelense e industrializada pela Companhia Vale S/A localizada no município de Rosário do Catete.
Ele esclarece que é jurisprudência da Corte o entendimento de que a referida contribuição é devida ao território onde o minério é explorado.
Foi uma ação importantíssima da administração do prefeito Ezequiel, lutando pelos direitos de nosso municipio, objetivando melhorar a arrecadação e assim executar os serviços e as obras tão necessárias à melhoria da qualidade de vida de seus munícipes.
Insatisfeito, o município de Rosário do Catete tenta impedir que os recursos que se encontram bloqueados, sejam liberados imediatamente para Capela, e pede que essa liberação só se dê apos o julgamento do mérito.
Nesse momento todos devemos torcer por Capela.

sexta-feira, novembro 14, 2014

TCE JULGA IRREGULARES AS CONTAS DA CAMARA DE CAPELA/SE

O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe deu parecer pela irregularidade das contas da Câmara de Vereadores de Capela, exercicio de 2011.
Conforme observado no Portal de Transparencia do TCE, consta de 06 ex-presidentes da Casa Legislativa de Capela inscritos com suas contas irregulares perante a Corte.

sábado, novembro 08, 2014

QUEM SUBIU, QUEM DESCEU NAS ELEIÇÕES EM CAPELA

Ao analisar os votos dados nas eleições de 2010 e comparados às eleições de 2014 para deputado estadual em nosso município, chegamos a uma conclusão de que cresceu e quem despencou na preferencia do eleitorado capelense, vejamos:
Candidato                                             Eleição 2010                             Eleição  2014
Venancio Fonseca                                 198 votos                                  1010 votos
Augusto Bezerra                                     82 votos                                    410 votos
Conceição Vieira                                  582 votos                                    184 votos
Jeferson Andrade                                 578 votos                                    352 votos
Garibaldi Mendonça                            216 votos                                     171 votos.

terça-feira, outubro 21, 2014

JULGAMENTO DE SUKITA DEPENDE DO TSE

Continua dependendo do julgamento junto ao Tribunal Superior Eleitoral o registro da candidattura de Sukita para deputado estadual.
Apesar do MPF ter pedido hoje, 21, ao Tribunal Regional Eleitoral para reconhecimento do registro, isso não deve ser compreendido como decisão, sentença ou fim do julgamento. Cabe ao TSE o julgamento.

sexta-feira, outubro 17, 2014

ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA DA CAMARA DE VEREADORES DE CAPELA

Nessa terça-feira, 21 acontecerá a eleição para a Mesa Diretora da Camara de Vereadores de Capela. Fabinho Cabral é o candidato da bancada governista composta por 09 vereadores.
Praticamente, Fabinho Cabral está eleito.
O que não consigo entender é o bochicho entre os próprios vereadores de que existe um 7 x 6, isto é, existe uma outra chapa com 06 vereadores. Aí tem branco no samba!
Então vamos ter uma pancada governista ao invés de bancada governista.
Soube que tem vereadores oferecendo cargos em outras prefeituras para cooptar votos da bancada governista. Poderosa edilidade!

quinta-feira, outubro 09, 2014

GUALBERTO X SUKITA

O deputado estadual reeleito Francisco Gualberto se diz tranquilo quanto ao resultado do julgamento do recurso desfavorável a Sukita no TRE/Se e no TSE, agora no STF.
Segundo análise feita pelo deputado orientado por sua assessoria jurídica, é comum o STF seguir o julgamento do TSE; sendo assim, o Sukita não ocupará a cadeira na Assembleia Legislativa de Sergipe.

sábado, setembro 27, 2014

SUKITA PEDE ARREGO A JACKSON.

Rabelo diz que Sukita pode não ser candidato
O PSB pode expulsar Sukita antes das eleições, o que o impediria de ser candidato a deputado estadual.
É o que informa a jornalista Rita Oliveira em sua coluna nesta sexta-feira, 26, no Jornal do Dia:
Apelo
Informações chegadas à coluna dão conta que o candidato a deputado estadual Manoel Sukita (PSB) pediu ao governador Jackson Barreto (PMDB), na quarta-feira pela manhã, que intercedesse junto ao seu partido para que não seja expulso. Argumentou que isso o prejudicaria, por não poder concorrer a eleição.
Sem volta
Ontem, em conversa com a coluna, o secretário-geral do PSB, o advogado Jorge Rabelo, disse: "ninguém me peça para não mover processo contra Sukita". Revelou que na próxima semana dará entrada na Justiça em processo contra o ex-prefeito de Capela pelas acusações que vem fazendo a ele e ao partido.
Na corda bamba
Informa Rabelo que a Comissão de Ética do PSB já abriu processo ético contra Sukita, que foi notificado na terça-feira passada e tem 10 dias para apresentar defesa. "A Comissão dará parecer conclusivo sobre o caso e o Diretório Regional vai apreciar, julgar e estabelecer a pena. Caso a decisão seja por expulsão e venha a ser tomada antes das eleições, ele perde o registro", afirma.

quinta-feira, setembro 25, 2014

SUKITA ESTÁ FORA DAS ELEIÇÕES, SEGUNDO O TRE-SE

SUKITA ESTA FORA DAS ELEIÇÕES, SEGUNDO O TER-SE.
“Tire seu cavalo da chuva que o senhor não vai acabar com a minha vida política”, afirma Sukita, referindo-se ao senador Valadares
Em entrevista ao radialista George Magalhães, na 103 FM, o ex-prefeito de Capela, Manoel Sukita (PSB), voltou a dizer que permanece candidato a deputado estadual, mesmo com a decisão de ontem do pleno do Tribunal Regional Eleitoral, que negou recurso movido por sua assessoria jurídica, mantendo a cassação da sua candidatura. Sukita foi mais longe e mandou um recado duro ao presidente de honra do PSB, senador Antônio Carlos Valadares. “O senhor não me manda pra casa com documento falsificado. Alguém vai ficar desmoralizado nessa história e não será eu. Como ex-presidente da Comissão de Ética do Senado o senhor quer dar uma de bom moço. Entrei e sai da prisão, o senhor sabe bem porque, nunca e jamais lhe expus pra nada, e agora fica usando Paulo Viana, Felizola e Jorge Rabelo colocando eles em situação difícil, dando prejuízo imensurável à coligação. Tire seu cavalo da chuva que o senhor não vai acabar com a minha vida política. Eu sou candidato e ponto final. Quem vai me julgar é o povo sergipano no dia 5 de outubro”, desafiou o ex-prefeito. A polêmica em torno da candidatura de Sukita refere-se a uma carta de renúncia, que o partido apresentou no TRE, assinada pelo próprio. O ex-prefeito alega que o documento é falso. Através de um exame grafológico assinado por um perito, o PSB provou que a assinatura é mesmo de Manoel Sukita.

segunda-feira, setembro 22, 2014

SUKITA - CANDIDATURA INEXISTE PERANTE A JUSTIÇA ELEITORAL

O Pleno do TRE decidiu por unanimidade, na tarde desta segunda-feira, 22/09,  pela anulação da candidatura de Sukita para deputado Estadual, com base no seu pedido de renuncia, cuja assinatura foi confirmada a autenticidade.
A candidatura de Sukita passa a inexistir perante a Justiça Eleitoral. Em outras palavras: SUKITA NÃO É CANDIDATO!

LEIA! COMUNIDADE DA RUA "LÁ VEM UM" REALIZA DESFILE.

Excelente a idéia e a coragem da jovem Leticia, apoiada por Regis, por ter realizado o desfile dos moradores da Rua Nossa Senhora da Paz, antigo "Lá vem Um", nesse domingo, 21/09.
Para que o evento acontecesse, a jovem Leticia, ensaiou o desfile durante a semana usando tampas de panelas e latas como instrumento de percussão e saiu pedindo emprestado as roupas do desfile cívico realizado na semana anterior; também procurou o senhor Popô, maestro da banda N. Srª da Purificação e pediu a liberação de alguns músicos para tocar, sendo prontamente atendida.
O desfile pelas alegorias e apresentações teve como tema a diversidade.
Toda a comunidade da rua se mobilizou, pediram apoio a Marcelo Petitó, que garantiu a segurança e apoio ao evento.
Atitudes como essa precisam ser vistas, apoiadas, um evento que nasce no seio da comunidade e pode ajudar bastante para a melhoria das condições das comunidades. Não apenas pelo desfile, mas pela iniciativa e apoio dos próprios moradores em outras atividades que colaborem com a progressão social.
Parabéns, Leticia! Parabéns, moradores da rua Nossa Senhora da Paz!
Vocês deram um grande exemplo.

quinta-feira, setembro 18, 2014

E AGORA, MANÉ MESSIAS SUKITA?

18/9/2014 22:08:22
PERITO CONCLUI QUE ASSINATURA DE SUKITA NO DOCUMENTO DE RENÚNCIA É AUTÊNTICA

EXCLUSIVO - O perito judicial Geraldo Moura do Amaral concluiu, em seu parecer sobre a assinatura do ex-prefeito de Capela, Manuel Messias Sukita dos Santos, que ela é absolutamente autêntica, sem risco de falsificação.
A conclusão do parecer, que será anexado ao processo que o advogado Jorge Rabelo e o PSB movem contra Sukita, foi entregue na noite desta quinta-feira (18) e desmente tudo o que o ex-prefeito de Capela e atual candidato a deputado estadual nega em relação ao documento em que ele renuncia à candidatura, caso acontecesse uma nova prisão.
Fonte: Faxaju

segunda-feira, setembro 15, 2014

INSCRITOS NA FICHA SUJA EM CAPELA

Os candidatos que estão enguiçados na  justiça eleitoral enquadrados na "Ficha Suja", não terão os seus votos computados para efeito da apuração no pleito eleitoral que se aproxima, até que a justiça defina sobre a habilitação dessas candidaturas.
Caso seja confirmada a inelegibilidade os votos dados aos enguiçados não valem pra ninguem.
Os capelenses sabem quem compõe a lista da "ficha suja" e se encontram com seus registro sub-júdice e que foram julgados por colegiados.

domingo, setembro 07, 2014

A COVARDIA DO PSB DE SERGIPE

Foi assim que o ex-prefeito Sukita classificou a atitude de seu partido, o PSB, em relação a manutenção de sua candidatura para deputado Estadual, enguiçada por um pedido de renuncia a qual ele afirma que membros do diretório estadual fraudaram a sua assinatura.
Ele diz que é uma covardia do partido fraudar o documento e que a justiça vai mostrar a verdade.
Se analisarmos como agiram  partidos quando algum de seus integrantes se envolveram em escandalos, realmente em relação a Sukita, o PSB de Sergipe demonstrou a falta de coragem pra punir.
No escândalo que envolveu Arruda no Distrito Federal, o PSDB expulsou-o do partido. O mesmo acontecendo com o Senador Demóstenes Torres apenas pelo envolvimento de amizades com Carlinhos Cachoeira, o DEM também o expulsou do partido.
Pela falta de atitude corajosa por parte dos dirigentes do partido, Sukita arrasta todos para baixa; enquanto ele é processado pela justiça pelos crimes de lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e desvio do dinheiro público, processa na mente da sociedade sergipana que o seu partido, o PSB, frauda documentos.

sexta-feira, setembro 05, 2014

IDEB 2014 - RESULTADO DE CAPELA

Queremos parabenizar a todos que compõem o corpo docente e discente das Escolas: Major Honorino Leal em Vila Pedras, por ter superado a meta da nota estabelecida para o 4º e 5º ano e obtido a maior nota entre as escolas da rede publica municipal para o 8º e 9º ano, divulgado hoje pelo SAEB.
Da mesma forma, aos que compõem a Escola Estadual Coelho e Campos que alcançou nota superior a estabelecida pelo MEC para 4º e 5º ano e a maior nota entre as escolas da rede estadual no municipio de Capela.
ESCOLA                                                             ANO       NOTA/IDEB              META/IDEB

ESCOLA MAJOR HONORINO LEAL            4º e  5º           4,1                             3,8
                                                                          8º e  9º           3,2                             3,9

ESCOLA E COELHO E CAMPOS                 4º e  5º           4,6                             4,0
                                                                         8º e  9º           3,8                             3,1

quarta-feira, setembro 03, 2014

QUEM FRAUDOU A ASSINATURA DE SUKITA?

Derrotado na sua pretensão de manter a sua candidatura para deputado estadual, devido ao TRE reconhecer por 7x0 que o seu pedido de renuncia, o ex-prefeito Sukita alega que a assinatura não é dele, afirma que fraudaram a sua assinatura.
Mas quem teria fraudado a assinatura de Sukita? O senador Valadares ou o deputado Valadares Filho aos quais Sukita chamava de Pai e irmão? Seria um pai e um irmão tão desnaturado e mal a ponto de fraudar a assinatura do filho? ou um filho tão amaldiçoado capaz de incriminar um pai?
A verdade é que Sukita põe em xeque a conduta ética do partido.
Mas se é verdade que houve fraude, por que Sukita não entra com um processo contra o diretório do seu partido, o PSB? Eu mesmo respondo: Sukita tem dúvidas se não foi ele mesmo quem assinou. kkk. Do mesmo jeito que ele não lembra do saque no banco.
O PSB deve uma explicação a sociedade sergipana. Quem fraudou a assinatura de Sukita?

terça-feira, agosto 26, 2014

ELEIÇÕES MORNAS EM CAPELA

Há exatamente 40 dias para as eleições, o pleito é morno no municipio de Capela principalmente para governador e senador.
Sendo o maior colégio eleitoral do Leste sergipano, com mais de 20 mil eleitores, Capela é ignorada pelas duas candidaturas visto que nenhum dos concorrentes aos cargos de governador e senador incluiram em sua proposta e na programação da campanha a atenção correspondente ao seu peso nas urnas.
De um lado espera a definição do ex-prefeito Sukita e do outro lado responsabilizar o prefeito Ezequiel pela instalação do palanque em nossa cidade.


quinta-feira, agosto 14, 2014

FRAUDE E SUPERFATURAMENTO NA MERENDA ESCOLAR

A justiça Federal condenou o ex-prefeito Sukita e seu auxiliar, Secretário de Finanças, por superfaturamento e fraude nas licitações da merenda escolar durante sua gestão na prefeitura de Capela/Se.
De acordo com a decisão da justiça federal, foi provado que a turma superfaturou os preços de gêneros alimenticios em até 100% do preço normal, como tambem fraudou processos licitatórios, apresentando como fornecedores pessoas que nunca foram comerciantes e nem produtores.
Genival Rosa foi inocentado.
O processo tramita sob nº 0000680-31..2011.4.05.8501 justiça federal

domingo, agosto 10, 2014

PARABÉNS A TODOS OS PAIS.

Você é capaz de colorir o azul do céu com todas as cores do arco-íris, porque é um vencedor.
Não importa os obstáculos, as tempestades, os dias nublados, porque você está sempre de pé direcionando os seus objetivos, planos e sonhos, para um lugar de vitórias.
Energia é sua palavra mágica, sabedoria também. Ela faz definir os seus caminhos, suavizando seus passos, abrindo seus horizontes e trazendo o dourado do Sol a sua vida.
Você é sensacional, guerreiro, vitorioso consegue traçar suas metas, e concretizar suas tarefas da melhor maneira.
Siga sempre em frente, sem mito, sem meta, sem medo, porque você é e será capaz.
Parabéns pelo Dia dos Pais, te amo muito. Você é o mais maravilhoso de todos os pais.

sábado, agosto 09, 2014

SUKITA PRESO NOVAMENTE

Sukita voltou a ser preso às 8:30 deste sábado, 09/08 pela Policia Federal, pelo motivo do mesmo processo e prisão anterior.
O Tribunal Federal da 5ª Região cassou o habeas corpus concedido pelo juiz Rebelo, de Propriá dando liberdade a Sukita.
Sendo conduzido, jornalistas o entrevistaram, ele apenas pediu que rezassem por ele.

sexta-feira, agosto 08, 2014

É incompreensível ao entendimento do eleitor e da sociedade sergipana em geral, essa decisão tanto do partido - PSB, quanto das instituições democráticas a quem cabe julgar se os candidatos apresentados pelos partidos políticos estão de fato habilitados para serem escolhidos pelo povo como seus legitimos representantes, permitirem o registro da candidatura de Sukita, ex-prefeito de Capela para deputado Estadual.
Indiciado por formação de quadrilha, desvio de dinheiro público, saques em especie na boca do caixa de mais de 1 milhão de reais sem justificar o destino. Além disso, a Lei de Responsabilidade Fiscal determina que a entrega do balanço financeiro fora do prazo torna o responsável inelegível; Pergunto ao TCE, Sukita a apresentou o balanço relativo ao ano de 2012.
Vale esclarecer que os magistrados que concederam liminares, nenhum deles inocentaram o ex-prefeito dos crimes que lhes são imputados.
O povo capelense de fato deu diversas oportunidades para que o ex-prefeito Sukita galgasse postos elevados na política sergipana, mas ele escolheu ser ficha suja. Foi escolha única e exclusiva dele.
Tanto o partido quanto as instituições democráticas prestam um desserviço à sociedade quando permitem que pessoas com esses enquadramento participem do pleito eleitoral.

 

quarta-feira, agosto 06, 2014

VEREADOR ACUSADO DE SEDUÇÃO DE MENOR

O vereador e professor da rede estadual no municipio de Capela/Se está sendo acusado por crime de sedução de menor.
Na manhã dessa terça-feira 05/08, estiveram na delegacia de Capela uma mãe e um irmão da suposta vítima, menor de 16 ano, para prestar queixa contra o vereador e professor Carlos Augusto, por sedução.
O assunto foi matéria jornalistica através da FM OURO NEGRO que entrevistou os familiares da vítima que se encontravam na delegacia e que afirmaram publicamente o envolvimento da menor com o vereador.

sábado, agosto 02, 2014

OS VALADARES PRESSIONADOS POR SUKITA

O ex-prefeito Sukita tem encontrado apoio de alguns setores da imprensa sergipana para pressionar o Senador Valadares e o deputado Valadares a acatar o seu registro de candidatura a deputado estadual pelo PSB. 
Se somarmos o tempo utilizado por Sukita nas emissoras de rádio, televisão e jornais na semana que passou, supera o tempo utilizado pelos dois candidatos a governador de Sergipe juntos, no mesmo periodo.
Com essas ferramentas midiáticas, Sukita apela para o emocional, contando uma história de 40 dias na cadeia, cujo conto vai originar composiçao musical e até livros. 
O PSB deve entender que se conceder legenda a Sukita vai dar discurso à campanha adversária e tostar o palanque do presidenciável Eduardo Campos que vem pregando moralidade e combate a corrupção, e ver estampado no programa eleitoral em rede nacional o episódio de Capela. Mas parece que está faltando coragem dos dirigentes do Partido dizer toda verdade.

sexta-feira, agosto 01, 2014

VAMOS APOIAR A CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SERGIPE

Projetos desta magnitude, dignificam o mandato do parlamentar e promovem o desenvolvimento do Estado, possibilitando o ingresso de mais pessoas no ensino superior.
Devemos apoiar a iniciativa corajosa e visionária do deputado Augusto Bezerra, também notável professor de química, ao trazer para o debate e apresentação das propostas políticas, a criação da Universidade Estadual Sergipe.
Certamente esse projeto não se perderá em discursos eleitoreiros e finda-se ao término das eleições. Ele desperta o interesse de todos os sergipanos.
 

domingo, julho 20, 2014

QUADRILHA FAMOSA

Um marcador de quadrilha junina foi chamado a depor na policia federal, para dar explicações sobre o recebimento de recursos da Prefeitura de Capela para manutenção.
Ao iniciar lhe foi feita a seguinte interrogação: "sua quadrilha é famosa, não é?" O rapaz sem entender, disse: "é, eu brinco em muitos lugares".
Seguiu a pergunta: esta assinatura é do senhor? o rapaz responde: é sim. Continua perguntaNdo: quanto o senhor recebeu para a manutençao de sua quadrilha? R$ 2.000,00, respondeu o rapaz. Nesse momento lhe foi apresentado um pagamento no valor de R$ 200.000,00. Isso mesmo, Duzentos mil reais.
Haja nervos! 

segunda-feira, julho 14, 2014

SUSPENSA A PRISÃO PREVENTIVA DE SUKITA

Foto após a liberdade
O juiz Rebelo, da Justiça Federal seccional de Propriá, atendendo o pedido da defesa, suspendeu a prisão preventiva e concedeu liberdade ao ex-prefeito Sukita, que há vinte e nove dias encontrava-se preso por crimes cometidos contra a administração público durante a sua gestão à frente da Prefeitura de Capela/Se.
Às 19hs deste dia 13/07 (domingo), final da Copa do Mundo, o juiz despachou o habeas corpus e imediatamente lavrado os Alvarás de soltura e comunicado a carceragem que o cumpriu, libertando Sukita e Edvaldo.
Orientado por seu advogado, Sukita não quis dar entrevistas, apenas reclamou do abandonou que sofreu por parte dos aliados politicos, durante os dias em que esteve preso.
Em Capela, os correligionários soltaram fogos e tentaram mobilizar a população para uma carreata, buzinaço; mas não aconteceu. Tambem a manifestação que seria em frente a casa de Sukita não aconteceu.
Cautela ou o numero de participantes para as manifestações não fora o esperado pelos organizadores.
Agora eles ficarão fora da cadeias, respondendo pelos crimes que lhe são imputados  obedecendo algumas regras estabelecidas pela justiça: de apresentar-se ao juiz da Comarca a cada 15 dias,; não se ausentar do Estado de Sergipe sem autorização judicial e não atar contato com as testemunhas arroladas em seus processos.

quinta-feira, julho 10, 2014

SUKITA AMEAÇA ABRIR A BOCA E DEIXAR GENTE SEM DORMIR

"... estou nessa, porque ajudei a muita gente; se eu abrir a boca, muitos radialistas e políticos vão ficar sem dormir". Disse ainda que está nessa porque ajudou a muita gente. Essa muita gente, se refere a políticos.
Com essas palavras, o ex-prefeito Sukita começa a dar indícios de que existem pessoas do alto clero político e dos meios de comunicação beneficiários do esquema de corrupção instalado na Prefeitura de Capela/Se, durante sua gestão, cujos processos o mantém preso há mais de trinta dias.
Este recado tem destinatários e endereços completos. Eles, os destinatários, vivem linkados com qualquer fala do ex-prefeito Sukita. Temos certeza de que se Sukita abrir a boca, a oposição dormirá tranquilamente.
Esse assunto foi veiculado na rede Ilha e comentado no Faxaju.

sexta-feira, julho 04, 2014

NEGADO HABEAS CORPUS AO EX-PREFEITO SUKITA

Negado pelo Pleno do Tribunal Federal da 5ª Região em Recife, o habeas corpus pedido pela defesa do ex-prefeitoSukita.
Com esse decisão a Corte entendeu que os indiciados: ex-prefeito e ex-secretário de finanças da gestão Sukita, deverão continuar presos até a conclusão dos processos.
Enquanto isso, muitos daqueles que inocentemente e outros conscientemente participaram dos atos considerados corruptos e componentes da chamada "formação de quadrilha", estão sendo ouvidos pelas policias federal e civil para deporem sobre seus envolvimentos no esquema.
E a cada depoimento a coisa se agrava e novos integrantes aparecem.

sexta-feira, junho 27, 2014

O BATISMO DE LAMA DA FESTA DO MASTRO

Momento do batismo
Para quem acompanha a busca do Mastro pela primeira vez, sabe da emoção desse momento que é considerado de "o batismo na lama".
A partir desse momento os batizados levantam-se da lama prometendo nunca mais perder a busca do mastro.
Nesse dia, durante o cortejo de ida e volta, o principal ingrediente é a lama e pequenos lagos na beira da estrada onde os milhares de participantes se envolvem na melação.
Neste ano, devido às muitas chuvas nos últimos dias tem gerado mais ânimo, pois tem lama em abundancia. Certamente teremos um dos maiores cortejos da busca do Mastro de São Pedro.

quinta-feira, junho 26, 2014

JUSTIÇA FEDERAL CONCEDE LIBERDADA A SILVANY E MIRANY

O Pleno do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em Recife, julgou procedente o pedido de habeas corpus impetrado pela defesa e concedeu liberdade a Silvany (esposa) e Mirany (irmã) do ex-prefeito Sukita, para responderem os processos fora da cadeia.
Foi negado o pedido para José Edivaldo, e o ex-prefeito terá o seu pedido julgado na próxima semana.

segunda-feira, junho 23, 2014

PROGRAMAÇAO COMPLETA DA FESTA DO MASTRO 2014

A festa do Mastro de São Pedro de Capela/Se tem uma programação completa para assegurar aos capelenses e visitantes participarem dos eventos culturais e sociais simultaneamente.
A partir da sexta-feira, dia 27/06, acontece a missa do fogueteiro com a celebração em rítimo de forró para logo após dar inicio aos shows; no sábado, dia 28, à tarde, temos o acompanhamento da baiana com milhares de pessoas  seguindo o cortejo ao som da banda de pífanos e de som elétrico (chiclete com banana) - "riacho do navio, corre pro pajaú, o rio pajaú vai despejar no São Francisco; O Rio São Francisco vai bater no meio do mar, laiá, laiá, laiá laiá laipa. O Rio São Francisco vai beter no meio do mar". À noite shows na praça.
Na manhã do dia 29 acontece o momento mais significativo e glorioso da festa que é a busca do mastro. A multidão enlameada, motivada por uma alegria que contagia quem assiste a sua passagem, sai da cidade em busca do mastro. Não tem quem não se mexa quando os rítimos  do Chiclete.
Aproximadamente às 11 horas a multidão retorna e percorre as ruas da cidade com o mastro nos ombros, acompanhada de pífanos e muitos carros de som. Levanta-se a árvore na Praça de São Pedro, saudada com uma saraivada de tiros de bacamartes e às 19 horas a queima do mastro e guerra dos buscapés.
às 21 horas começam os shows na praça do Amparo e encerra-se no amanhecer do dia.

domingo, junho 22, 2014

RAINHA DE SÃO PEDRO 2014

Brenda Menezes
Brenda Menezes foi eleita "Rainha do São Pedro 2014" no baile realizado para esse fim no dia 21/06 no Ginásio de Esportes de nossa cidade.
O baile para a escolha da Rainha, conforme o calendário, faz parte das manifestações que antecedem a festa do Mastro e tem a participação dos estabelecimentos de ensino e do comércio local com objetivo de fortalecer as tradições culturais do folguedo junino de nosso municipio.
Criado pela ex- primeira Dama Conceição, editado com a apresentação teatral denominada "Pedaços do Brasil" com artistas capeleneses , a peça encantou; em seguida se deu a escolha da Rainha,  e naquela ocasião foi eleita, Cecília Oliveira, a primeira Rainha do São Pedro.
Durante a gestão do prefeito Manuca, toda a renda gerada no baile era revertida para a compra de agasalhos para serem distribuidos com as famílias carentes.
A administração deste blog parabeniza aos organizadores do evento e a nossa Rainha.

sexta-feira, junho 20, 2014

DISTRIBUIÇÃO DE CONVITES INDESEJADOS

Durante esta semana os Correios e os Agentes das Policias Federal e da Civil entregaram dezenas de intimações àquelas pessoas que estão arroladas no processo de corrupção, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha, que levou o ex-prefeito Sukita, a irmã e auxiliares à prisão.
Os "convidados" irão prestar depoimentos nas respectivas polícias, algumas já na próxima segunda- feira.
São pessoas simples que recebiam valores relativos a aluguéis e do chamado "bolsa ajuda" que assinaram documentos com valores muito acima daquele recebido. Nem padres foram poupados!

quinta-feira, junho 19, 2014

MARCAÇÃO DO MASTRO DE SÃO PEDRO DE CAPELA

Saída para a marcação do Mastro
Cumprindo o calendário da tradição dos folguedos que precedem a festa do Mastro, aconteceu hoje, como de costume, dia de Corpus Christy, a "marcação do mastro".
Neste dia, as pessoas se deslocam para a Mata do Junco, animados pelos pífanos e zabumbas; mini-trios, com a finalidade de escolher e marcar a árvore que servirá de Mastro de São Pedro no dia da festa.
Não é retirada árvore conhecida como madeira de lei, e nesta mesma oportunidade são plantadas centenas de mudas de plantas nativas no local em que é se tira a árvore.
Antes, a marcação do Mastro se dava sem essa manifestação. Foi na gestão do prefeito Carlão que se deu pela primeira vez; na volta houve uma saborosíssima feijoada no sítio de Seu Derson. Como também o plantio, ou seja, a reposição de árvores nativas.

sábado, junho 14, 2014

CONCEDIDA A LICENÇA SOCIAL PARA O PROJETO CARNALITA.

Prefeito assina Licença Social
Perante os diversos segmentos da sociedade; de autoridades: deputado, vereadores e secretários municipais; de integrantes do Movimento a carnalita é nossa e de representante da empresa Vale S/A. O prefeito Ezequiel Leite assinou em 13/06, no auditório do Colégio Imaculada Conceição, a licença social para a exploração da carnalita do subsolo capelense.
O ato se revestiu de um importante momento para esclarecer a população das conquistas alcançadas durante o processo de discussão entre o municipio de Capela, governo do Estado, a empresa Vale , culminando com um entendimento entre as partes citadas, confirmado pela Assembléia Legislativa do Estado de Sergipe e pelas respectivas Câmaras de Vereadores de Capela e Japaratuba, assegurando ao municipio de Capela a participação de 80% sobre o VAF - Valor Adicionado Fiscal sobre os produto industrializado e comercializado decorrente da exploração da carnalita.
Afirmou também que continuará  a luta pelo reconhecimento do território em conformidade com a lei 554/54 que estabelece os limites dos municipios sergipanos, onde revela que o local onde a fabrica será instalada pertence ao municipio de Capela.
Usaram da palavra o professor Jota, que relatou as dificuldades e embates travados até esse momento. Também eu (Jó), fiz uma introdução histórica desde as primeiras informações em 2009 até 2013, cujo objetivo foi conscientizar a sociedade presente de que esse foi mais um passo importante para o desenvolvimento economico e social do povo capelense.


DESEMBARGADOR CONCEDE HÁBEAS CORPUS PARA SUKITA

Após o indeferimento pelo Desembargador de plantão em 08/06; o Desembargador Édson Ulisses, do Tribunal de Justiça de Sergipe, em 13/06 concedeu habeas corpus ao ex-prefeito Sukita e o Secretário de Finanças de sua gestão, José Edvaldo Santos, transformando a prisão preventiva em medidas cautelares, a saber:
- compareça quinzenalmente ao juiz da comarca para informar e justificar suas atividades;
- proibido de manter contato com pessoas (testemunhas) relacionadas aos fatos delituosos objeto da apuração;
- proibido de ausentar do Estado de Sergipe, onde reside sem a devida autorização judicial.
A soltura depende agora da Justiça Federal, com sede em Recife, onde os mesmos advogados deram entrada no mesmo pedido de habeas corpus e aguardam deferimento.
Fonte: Ne noticias.(ler o despacho completo).
-

domingo, junho 08, 2014

FALTA DE FISCALIZAÇÃO E CONTROLE, FACILITA A CORRUPÇÃO

Não é o desejo e nem o prazer de nenhum cidadão, eleger alguem para exercer um cargo eletivo e depois vê-lo encerrado detrás das grades prisionais por culpa de corrupção. Isso só acontece por causa da prevaricação das instituições que deveriam cumprir seu papel de fiscalização e controle e não o fazem a tempo.
Ruy Barbosa já dizia: " Justiça tardia, não é justiça; senão injustiça manifesta e qualificada".
A sociedade brasileira paga caro para manter a estrutura necessária aos Tribunais de Justiça e de Contas; às Controladorias;  aos Ministérios Públicos Federal e Estadual; e aos Poderes Legislativos,  não só para punir quando a corrupção acontece, mas não deixar acontecer e nem se estabelecer. Por mais que seja correta e necessária, a punição não repara os prejuizos e males sofridos pela população no período em que os recursos foram mal aplicados ou desviados.
O grande problema é que em muitos casos o representante fica maior que a instituição, transformando-os em verdadeiro Solimão, o Magnífico (1520-66) que pôde afirmar legitimamente: "Sou o sultão dos sultões, o soberano dos soberanos, o distribuidor de coroas aos monarcas do globo, a sombra de Deus na Terra". E generaliza-se tanto para os representantes das instituições como daqueles que são eleitos.
O que interessa e faz bem a sociedade são ações preventivas, coibidoras,  de controle e de fiscalização de verdade! Não se pode agir como o pai permissivo que deseja impor regras ao filho quando já é adulto.
Recentemente, li nas redes sociais uma manifestação de uma revista francesa que dizia: - " no Brasil a corrupção é endêmica, de governo ao povo".
Cadê as Camaras de Vereadores? os Tribunais de Contas do Estado? Os Ministérios Públicos? O Judiciário?
A sociedade quer que essas instituições não deixem roubar e punam quem roubar. 



quarta-feira, junho 04, 2014

POLICIAS FEDERAL E CIVIL PRENDEM EX-PREFEITO.

Numa operação conjunta das Polícias Federal e Civil foi efetuada as prisões do ex-prefeito Sukita, sua esposa Silvany, sua irmã Mirany e o ex-secretário de finanças do municipio de Capela no período de sua gestão.
As declarações da delegada da Policia Civil à imprensa, esclarece que o motivo das prisões deveu-se a indicios de desvios de aproximadamente 3 milhões de reais dos recursos da prefeitura; e parte desse desvio constatados pela CGU.
Ainda de acordo com as declarações da delegada, o resultado das investigações durante um ano, chegaram a conclusão de que a mentoriação do esquema seria ato da ex-primeira dama e os demais seriam executores. Além disso, pesa os saques realizados em espécie nos últimos dias da sua gestão.
Os prisioneiros encontram-se à disposição da justiça nos presídios Copemcam e de São Cristóvão e as suas contas bancárias bloqueadas.
Dentro do prazo legal a justiça deverá se manifestar sobre a legalidade das prisões e determinar o seu relaxamento caso os indícios sejam fracos ou a manutenção das prisões se os indicios forem fortes.
Não cabe nesse espaço e nem a mim o papel de acusar e nem de absorver; cabe as instituições democráticas como: Ministérios Públicos Federal e Estadual; CGU; Tribunais de Contas; e ao Judiciário aplicar a lei e estabelecer a justiça.
Tripudiar sobre quem esta imobilizado, caído, não é atitude corajosa.

domingo, junho 01, 2014

O CLIMA ESQUENTOU NA PRAÇA DA MATRIZ

Como resultado dos combates verbais que aconteceram durante a semana nas emissoras de rádios envolvendo o ex-prefeito Sukita e o deputado Venâncio Fonseca; um membro da familia do deputado esteve em Capela para uma conversa com Sukita.
O deputado e familiares entenderam que o ex-prefeito Sukita saiu da seara política para atacar também os seus familiares sob a acusação de "matadores".
Venâncio reagiu dizendo que poderia processá-lo, mas como a acusação foi extensiva a familiares do parlamentar, isso motivou a conversa.
Foi uma movimentação na praça da matriz sem nenhuma animação junina e nem de sarandaia.
Sukita se explica dizendo que sofre perseguição por parte dos deputados, pois sentem-se ameaçados com a sua candidatura para deputado no pleito deste ano.
Esse assunto deve esquentar ainda mais esta semana.

E ASSIM FOI A SARANDAIA DE 2014

Esta foto é para todos os capelenses que residem ou estão em viagens fora da Capela, matarem a saudade. O fortalecimento da tradição arrasta mais pessoas.