sábado, agosto 24, 2019

O CENÁRIO POLITICO DE CAPELA PARA 2020

Há um ano das eleição municipais, podemos ouvir e observar a movimentação das lideranças políticas de Capela/Se com vistas a sucessão e ocupação de vagas na Câmara de Vereadores.
Pelo menos até agora, o cenário se compõe de pré candidatos à sucessão com nomes que já estão sendo discutidos pelos capelenses, a exemplo da Prefeita Silvany (reeleição) Ezequiel, Astrogildo e Nacélio; é possivel que outros nomes apareçam, pois como dizia Tancredo Neves, "política é a Hora"!
O que pode atrapalhar na quantidade de candidatos é extinção das coligações proporcionais. 
No passado, um lider politico se tornava presidente de um partido e sozinho se coligava com outros  e assim conseguia se eleger com a soma dos votos dos partidos coligados ; Agora não! O quociente partidário deve atingir o quociente eleitoral. O partido no caso de Capela/Se, deve registrar 20 candidatos reservada 6 vagas para mulheres, atingindo, repito, o quociente eleitoral.
Vai ter partido de sobra!
Vamos conjecturar os agrupamentos:
A prefeita Silvany com mais condições de organizar dois partidos, contando com doze vereadores que fazem parte de sua base aliada, enquanto os demais pré candidatos não se sabe os partidos pelos quais concorrerão.
Astrogildo diz ser pré candidato e não abre mão dessa pretensão: Ezequiel já anunciou também sua pré candidatura e Nacélio também.
Pode acontecer alianças entre esses três pré candidatos?
Temos um ano para discorrer sobre este assunto que iniciamos hoje.





Nenhum comentário:

Postar um comentário