sexta-feira, agosto 15, 2025

192 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLITICA DE CAPELA

Prédio da antiga Prefeitura

É muito importante a existência de historiadores e pesquisadores em uma comunidade.

Há muitos anos, os capelenses comemoravam o dia 28 de agosto de 1888 como sendo a data da Emancipaçâo política do municipio, mesmo estando descrito na Lei Provincial nª 1,331 como a data de elevação à categoria de cidade.

A partir de uma pesquisa do saudoso Antonio Carlos Mota apresentada em um seminário sobre a história de Capela, (ano 2002) foi mostrada como resultado da referida pesquisa as atas nas quais estavam registrada a instalação da Câmara de Vereadores de Capela em 15 de agosto de 1833, o que implicitamente tornava Capela  administrativa e politicamente emancipada do município de Santo Amaro da Brotas.

Àquela época cabia as Câmaras de vereadores administrar as Províncias.

Entendo que dentre os nossos historiadores e pesquisadores, mais informações possam ser trazidas para conhecimento de nossa história.

Da comemoração

O poeta capelense Moacir Carvalho, ao escrever o hino do centenário de Capela, que hoje é oficializado hino de Capela, em sua última estrofe declara:

" Um século de glória e de luz;
Um século de amor e liberdade;
Salve filha legítima da cruz;
Salve Capela ó lírica cidade!

COMO SERÁ O HINO DO BICENTENÁRIO?




quarta-feira, agosto 13, 2025

VAZOU NAS REDES SOCIAS A BOMBA QUE PODE EXPLODIR O MANDATO DE JÚNIOR TOURINHO

A página do Instagram "NA CAPELA" divulgou na manhã desta quarta-feira (13/08) o vídeo da inauguração do Parque Aquático "Maria Izabel Lima" em Capela. 

Na oportunidade o secretário Marcio Santana, adjunto de comunicação anuncia para fazer uso da palavra o secretário de obras e servicos públicos Júnior Tourinho,

Foram essa e outras provas que o Ministro Kacio Nunes Marques mandou que o TRE/SE incluisse no processo e realize novo julgamento.de indeferimento do registro da candidatura de Júnior Tourinho. 

A decisão da juíza Eleitoral da 5° Zona Eleitoral de Capela estava correta.



sexta-feira, agosto 08, 2025

JUNIOR TOURINHO RECORRE DO JULGAMENTO TSE


Após ser derrotado por 7 x 0 em um julgamento do Agravo na busca de reconsideração da decisão do Ministro Nunes Marques - TSE, o acusado Junior Tourinho recorre desse reaultado.

O objetivo é postergar, isto é: ganhar tempo para o julgamento final, todos sabem disso.

Enquanto essa manobra está dando certo, a AIJE - Ação de Investigação Judicial Eleitoral aguarda sentença do Juízo Eleitoral da 5ª Zona eleitoral, denuncia do Ministério Público Eleitoral por abuso de autoridade contra os candidatos Júnior Tourinho, Alexsandro Nascimento e a ex´prefeita Silvany Cavalcante,

O MPE pede a cassação do diploma, consequentemente o mandato de Junior e Alexsandro, bem como a inelegibilidade de Silvany.

É possível que o resultado desse segundo processo seja julgado em definitivo antes do que trata do indeferimento

OAB - ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL - CONDUTA DO DEPUTADO E TAMBÉM ADVOGADO CRISTIANO CAVALCANTE NÃO ATINGE A IMAGEM DA ORDEM?

Há quase dois anos a imprensa nacional noticiou através dos diversos meios de comunicação falado e televisado, um vídeo no qual o deputado e también advogado Cristiano Cavalcante aparece jogando dinheiro na rua do município de Ilha das Flores/Se, enquanto os humildes, humillados corríam e se atropelavam uns aos outros para pegar as cédulas jugadas.

O escándalo tomou conta dos telejornais em todo o País.
A JP NEWS com um grupo de 04 jornalistas dedicaram um bloco do programa para comentar e criticar a conduta do deputado Cristiano Cavalcante com a seguinte manchete: DEPUTADO DE SERGIPE JOGA DINHEIRO PARA A POPULAÇÃO.  Além de crticarem, os jornalistas cobraran providências do governador Fábio Mitidieri,  por se tratar do deputado ser líder do governo; como também da Assembleia Legislativa. Como foi omitido que se tratava de um advogado,  os jornalistas não incluiram a OAB. Mas será se a Ordem não sabia que se tratava de um dos seus?

Impune, o deputado promove mais um espetáculo monstruoso; foi flagrado em um vídeo reunido com os trabalhadores da Usina Nova Campo Lindo, pedindo votos para o candidato a prefeito de N S das Dores/Se, dizendo que estava pedindo como amigo, deputado e patrão.com a promessa de que para  a empresa continuasse funcionando, precisava que o seu candidato fosse eleito. Essa reuniao se deu no meio do canavial.mm onde alguém dos  presentes filmou e recentemente jogou nas redes sociais. O deputado e también advogado não sabia que essa conduta é vedada?

E quanto a OAB, o que diz a lei 8.906 de 04 de julho de 1994.

Das infraçöes e sanções disciplinares

Art. 34 Constitui infrações disciplinares:
XXV - manter conduta incompativel com a advocacia;.

Parágrafo 1° incluí- se na conduta incompativel:

b) incontinência pública e escandalosa.

Perguntar não deve ofender.
Houve ou não houve conduta incompatível com a advocacia?

quarta-feira, agosto 06, 2025

QUAL O CARGO DO DEPUTADO CRISTIANO CAVALCANTE NA PREFEITURA DE CAPELA?

Depois da entrevista da ex-prefeita Léa Sobral concedido ao radialista Luiz Foca na manhã de ontem (05/08), com revelacões bombásticas referentes a prestação de contas relativas ao ano de 2024, gestão da ex-prefeita Silvany. Na condição de membro do Conselho Municipal de Saúde, ao ser submetido para apreciacão o RAG - Relatório Anual de Gestão 2024, Léa Sobral observou irregularidades que não foram sanadas. A prova é que por unanimidade o Conselho aprovou com ressalvas o Relatório. 
Se tudo estava correto, por que todos aprovaram com ressalvas? Que ressalvas foram essas?

Curioso é não foi a ex-prefeita Silvany que rebateu as declarações da ex-prefeita e conselheira Léa Sobral,  mas o deputado Cristiano Cavalcante. Qual o cargo que ele exercia ou exerce na gestão além de marido da ex-prefeita Silvany?

A ex-prefeita Silvany é quem deve as explicações e respostas às questões trazidas a público pela conselheira Léa Sobral. O deputado Cristiano Cavalcante não tem autoridade oficial para falar pelo município. 

terça-feira, agosto 05, 2025

O DEVEDOR DE PROMESSAS

As redes sociais começam esta semana com um vídeo do deputado Cristiano Cavalcante falando sobre  um importante projeto do governador Fábio Mitidieri aprovado na Alese, referente a um programa de construção de creches nos municípios. 

O deputado promete que uma dessas unidades será construída em capela,  no povoado Miranda.

Em 08 de abril deste ano, o governador assinou ordem de serviço para construção de creches em diversos municípios e capela não estava na lista, o que este blog publicou uma matéria com o titulo: líder sem prestigio. 

Agora ele aparece com mais essa promessa. Vamos lembrar de outras:
- Pavimentação asfáltica ligando o povoado Miranda à BR 101 passando pela usina taquary; (anuncio do governador)
- Pavimentação asfáltica ligando o município de Siriri à Aquidabã passando pelo povoado fazendinha. Como o mesmo fala sa força do seu mandato. 

Lembremoa da promessa do matadouro de Capela que segundo o deputado já estava com o projeto pronto, contrada com pedido de licença, para ser um matadouro moderno, capaz de atender aos municípios da regiao.
 
Chega a ser recorrente a prática  de prometer, haja vista a bronca de pessoas do município de Neópolis onde foi prometida a Pavimentação asfáltica do povoado Pindoba.

O povoado Miranda carece de uma creche sim; não de promessa às vésperas  de eleições. 





domingo, agosto 03, 2025

O DETETIVE VIRTUAL DE FRENTE COM SUKITA

NOTA DE REPÚDIO 
A sociedade de Capela (SE) e todos aqueles comprometidos com a verdade vêm a público manifestar veemente repúdio às declarações inverídicas publicadas nas redes sociais pelo ex-prefeito Sukita, no dia de hoje.
Sukita, de forma recorrente, tem feito uso de fake news e distorções históricas para tentar se promover politicamente. Desta vez, ele alega ser o principal responsável pela organização do assentamento da antiga Usina Santa Clara. Tal afirmação é totalmente falsa e desrespeitosa com a história do município e com aqueles que verdadeiramente lutaram pela causa.
É importante relembrar que o movimento dos Sem Terra em Capela teve início no começo da década de 1990, durante a gestão da ex-prefeita Aurelina de Melo Sobral, conhecida como Tia Léia. Foi ela quem, com coragem e compromisso social, acolheu o movimento após ser procurada pelo então ex-prefeito de Japaratuba, Padre Geraldo (in memoriam). Tia Léia foi ameaçada de morte, enfrentou momentos difíceis e liderou uma gestão que marcou a história da luta pela terra em nosso município.
As agrovilas da Santa Clara foram estruturadas e organizadas graças ao trabalho do INCRA, órgão federal responsável pela política de reforma agrária, e não por gestões municipais, como quer fazer crer o ex-prefeito Sukita.
Além disso, é inaceitável que ele use o nome da Reserva Ecológica da Mata do Junco e do saudoso ex-governador Marcelo Déda para atribuir a si méritos que jamais lhe pertenceram. As indenizações da BR no povoado Miranda, por exemplo, foram coordenadas pelo Governo do Estado, em parceria com os órgãos competentes.
A tentativa de reescrever a história com mentiras é desrespeitosa, oportunista e enfraquece ainda mais a posição política de quem insiste em viver de enganos e manipulações.
Por tudo isso, repudiamos com firmeza as falas e atitudes do ex-prefeito Sukita e reafirmamos nosso compromisso com a verdade, com a memória dos que lutaram de verdade por Capela, e com a justiça social.
Capela, 03 de agosto de 2025. Detetive Virtual 🤝🫡

sábado, agosto 02, 2025

DECISÃO QUE PREJUDICA O POVO

O TCE -Tribunal de Contas do Estado de Sergipe tomou uma decisão que provocou a retirada dos 15 ônibus elétricos de circulação da frota do transporte público de Aracaju. 
 
Aspectos burocráticos como: processo de licitação,  indícios de sobrepreços preponderaram ao interesse e atendimento publico, sendo retirados os modernos e confortáveis ônibus para retornarem ás "latas velhas", talvez com tarifas mais caras. 

Aonde está o interesse público? Perdido entre a burocracia e interesses qué satisfazem a alguns mais influentes, enquanto a população que precisa do transporte público padece e nenhuma satisfação lhes é dada. 

A atitude acertada da prefeita Emília Corrêa cumprindo o prometido  em campanha sobre a melhoria do transporte publico agradou aos usuários, mas deixou descontentes setores políticos,  empresarual; o famoso sistemão.

Seria necessário mesmo retirar os ônibus elétricos de circulação para resolver questões burocráticas?

CRIME ELEITORAL ESCANCARADO - LIDER DO GOVERNADOR FÁBIO

Cristiano Cavalcante, deputado e líder do governo Mitidieri na Alese, não combina com vídeos feitos pela população. Circula na net um em que ele pede votos como “patrão” numa usina

`Clique no link abaixo e confira!`

https://andersonsblog.com.br/cristiano-cavalcante-deputado-e-lider-do-governo-mitidieri-na-alese-nao-combina-com-videos-feitos-pela-populacao-circula-na-net-um-em-que-ele-pede-votos-como-patrao-numa-usina/