segunda-feira, julho 09, 2012

PARA REFLETIR


“Entre um governo que faz o mal
e um povo que o consente,
há uma cumplicidade VERGONHOSA”.
Vitor Hugo

domingo, julho 08, 2012

A MISSA DAS FAMILIAS

Missa da Família. Esse é um grande e valioso projeto do padre Ériston a ser executado a partir da próxima terça-feira na igreja de Nossa Senhora do Amparo às 19:30hs.
Conforme informações chegadas a equipe deste blog, a missa celebrada com o objetivo de fortalecer o conceito e os valores da familia na visão do evangelho acontecerá uma vez por mês e o público alvo são os casais (esposos/esposas, namorados/namoradas), filhos e demais que fazem parte do convivio familiar.

MAIS UM ASSALTO EM CAPELA

Desta vez foi o abatedouro de frangos de nossa amiga Élia e Gil, localizada na praça do mercado. Os indivíduos chegaram armados e levaram toda a renda das vendas de hoje.
A população continua revoltada, assustada, pois em menos de 60 dias é o 8° assalto aos estabelecimentos comerciais de nossa cidade.
Se pelo menos tivessemos aquelas tão sonhadas câmeras anunciadas pelo prefeito Sukita, intimidaria as ações dessa brutal violencia.
Será que ainda não dá pra coloca-las.

CAPELA TEM INICIO DE CAMPANHA MORNA

No segundo dia após a autorização da justiça eleitoral para que os candidatos iniciem as suas propagandas, os eleitores de Capela/Se estão estranhando o comportamento morno das campanhas da situação e da oposição. Não se ouviu nada nesses dois dias, apenas o contato tímido de alguns candidatos a vereador trabalhando no corpo a corpo.
Com certeza os profissionais de marketing político estão de lupa observando todo o movimento de oportundades, considerando o conceito de marketing é entender para atender.
Essa campanha promete!

sexta-feira, julho 06, 2012

NO MUNICIPIO DA MELHOR ADMINISTRAÇÃO DO PLANETA - EDUCAÇÃO NÃO É PRIORIDADE!

No municipio da "melhor adminstração do planeta", conforme exibido no palco da festa do Mastro, há 57 dias os professores estão em greve por falta de cumprimento da lei do Piso.
A categoria vem promovendo atos públicos para chamar a atenção da população e manifestado imenso desejo de dialogar com o prefeito Sukita, mas sem êxito. Educação não é prioridade. Alunos sem aulas não sensibiliza, ou melhor, como ele ousa falar, não lhe emociona.  Até agora nenhuma proposta foi apresentada.
Pelo que estamos percebendo, se depender da vontade do prefeito e de sua equipe, este ano os alunos da rede pública municipal não terão aulas.

terça-feira, julho 03, 2012

A FORÇA DO DEM - DEMOCRATAS - EM CAPELA

O Diretório Municipal do DEM  em Capela/Se, em convenção realizada no dia 30/06 homologou os nomes de 05 membros para concorrer as eleiçoes proporcionais de 2012.
O partido traz um professor da rede pública estadual, um representante dos povoados Pedras e Cuminho, uma mulher academica em direito, um jovem academico em direito e um representante desportista.


sexta-feira, junho 29, 2012

MARTELO BATIDO. CHAPA DA OPOSIÇÃO FECHADA

Concretizou-se o fechamento da chapa de oposição esperada por todos os capelenses. Há poucos minutos Ezequiel Leite - PR e Chico de Ary - PSDB confirmaram a aliança para compor a chapa majoritária pelas oposições.
O sonho de Chico de Ary não acabou, foi adiado.
A visita do presidentes dos partidos e lideranças do DEM,(jó) PRB(Saralvo), PV(Eudes), PSC(Roberto), PSL(Nenca) PHS(Jair) ontem à noite a Chico de Ary em sua  residencia, contribuiu muito para esse acontecimento grandioso para o bloco de oposição.

quinta-feira, junho 28, 2012

POLITICA TEM SEMELHANÇAS DE NUVENS

Há dois dias da data limite para as convenções partidárias, Chico de Ary buscou nesta manhã reforço que precisava  para viabilizar a sua candidatura para prefeito de Capela pelo PSDB. Esses dias prometem!
As informações são preliminares, mas existe uma forte tendencia do registro de sua candidatura, o que passariamos a ter 03 candidatos majoritários, engrossando o caldo para nós da oposição.
Até ontem tinhamos informações de que Chico de Ary estaria deixando o processo eleitoral deste ano, abrindo mão de sua candidatura a qualquer cargo eletivo.

terça-feira, junho 26, 2012

OLHA A TRAIRAGEM. ALGUEM QUER ENGANAR ALGUEM

Não é tempo de quaresma.  Mas o consumo de peixe "traíra" está em alta no meio político.
Aquí em Capela a lei da oferta de traíras aumentou nos últimos dias.
A partir do dia 07/07 vai ter trairas até no mar.

domingo, junho 24, 2012

PARTIDOS DE OPOSIÇÃO REUNIDOS

Os presidentes dos Diretórios Municipal do DEM (jó), do PSC (Roberto), do PRB (Saralvo) e do PV (Eudes), se contram hoje para discutirem que rumo tomarão para o pleito das eleições deste ano ano.

PSB REALIZA CONVENÇÃO HOJE

O PSB - Partido Socialista Brasileiro homologa hoje em convenção os nomes de Josefa Paixão de Santana e Carlos Milton Calumby Tourinho como candidatos a prefeito e vice respectivamente do municipio de Capela/Se, numa coligação composta pelos seguintes partidos: PSB, PMDB, PCdoB, PSD.
O grande dilema está na formação da chapa proporcional onde se cogita que o PMDB não pretende coligar-se com o PSB e nos outros partidos não têm quadros para fechar o numero exigido para uma coligação.

quinta-feira, junho 21, 2012

VITORIA DE CAPELA NO STJ

Os recursos de ICMS adicionais que ficaram bloqueados devido a peleja judicial entre o municipio de Capela/Se e Rosário do Catete, foram liberados nessa terça-feira, favorável ao municipio de Capela.
O bom direito e a capacidade dos advogados por Capela, convenceram aos membros do STJ em garantir ao nosso municipio o que lhe é de direito.
Este blog sempre mateve posição clara a favor de todos os direitos pertencentes a Capela.
Com esta vitória, com certeza teremos também a vitória da educação, cujos profissionais estão em greve por falta de pagamento do Piso.

terça-feira, junho 19, 2012

ESTÁ CHEGANDO O MOVIMENTO

22

ESTAMOS COM ELE

segunda-feira, junho 18, 2012

TESTA DE FERRO

O vereador Alexsandro Nascimento, denunciou nesta manhã,um suposto tráfico de influencia do municipio de Rosário no Tribunal de Contas, dentro do gabinete do Conselheiro Ulices Andrade, onde teria alguém ligado ao prefeito de Rosário para pejudicar o municipio de Capela/Se.
O vereador chegou a classificar de atitudes individuais e irresponsáveis do Conselheiro Ulices Andrade.
Com palavras duras e comprometedoras, o vereador Alexsandro Nascimento citou o nome do Conselheiro Ulices Andrade por diversas vezes como culpado por esse possivel tráfico.

domingo, junho 17, 2012

CAPELENSE HOMENAGEADO EM MURIBECA

ROGÉRIO DOS ANJOS ANDRADE, receberá nessa nessa quarta-feira, 20/06 o diploma que lhe outorga o "TITULO DE CIDADÃO MIRIBEQUENSE", pelos serviços prestados no ensino da música aos jovens do municipio cuja banda lhe tem como maestro.
A solenidade acontecerá às 19:0h na Camara de Vereadores daquela cidade.
A equipe do Transparencia Capela parabeniza o homenageado.

ONDA DE ASSALTOS DEIXA POPULAÇÃO ASSUSTADA

Num período de 20 dias, 5 assaltos aconteceram em Capela.
Do acontecimento trágico de Vila Miranda que levou a óbito uma criança de 09 anos de idade, seguiu-se da assalto à residencia de Arnaldinho, logo após o estabelecimento de Aricio Arimatéa, o Posto de Zé Antonio e por último a Casa Arimatéa.

sábado, junho 16, 2012

CONVENÇÕES DOS PARTIDOS DE OPOSIÇÃO SERA DIA 30

As convenções dos partidos de oposição em Capela/Se, (DEM, PSC, PTB, PRB, PV, PSL, PDT, PSDB, PR) estão marcadas para o dia 30/06, data limite para sua realização.
No inicio desta semana o bloco partidário definira o nome que encabeçará a chapa majoritária e o eixo de propostas que serão apresentadas e discutidas com a sociedade como conteúdo programático de governo.
Também estão sendo estudadas as possibilidades de lideranças expressivas que não compuserem a chapa majoritária, concorrerem às eleições proporcionais, cujo objetivo é fortalecer a legenda para eleger o maior numero de vereadores.

quarta-feira, junho 13, 2012

JOÃO ALVES LIDERA COM 53,4%

O resultado da pesquisa realizada em Aracaju entre os dias 2 a 4 de junho do corrente ano revela a liderança do ex-governador João Alves Filho - DEM.

53,4% - João Alves - DEM
9.1%   - Rogério Carvalho - PT
8,5%   - Valadares Filho - PSB
8,3%   - Almeida Lima - PPS
2,7%   - Outrs

domingo, junho 10, 2012

ANSLELMO RECEBE TITULO DE CIDADÃO LAGARTENSE



"O trabalho poupa-nos de três grandes males: tédio, vício e necessidade". Voltaire

A Câmara de Vereadores do municipio de Lagarto/Se, em sessão solene do dia 12/06 (terça-feira), entregará o diploma que outorga o "Titulo de Cidadão Lagartense" ao nosso conterrâneo ANSELMO GUILHERME.(foto)
A pessoa, o profissional, empresario responsavel e competente, que já conquistou prêmios fora do Estado sergipano pela qualidade de seus serviços fotográficos, além de se traduzir em divisas para a cidade de Lagarto, enche de orgulho o coração do povo capelense pela distinção dessa grandiosa honraria.
A equipe do Transparencia Capela, em nome da população, parabeniza o homenageado.
Bem que a Câmara de Vereadores de Capela poderia enviar uma Comissão Especial Representativa,  composta por membros do Legislativo, para prestigiar, como nossos legítmos representantes, nessa tão singular homenagem prestada a Anselmo.

sábado, junho 09, 2012

SEMANA DECISIVA NO PROCESSO ELEITORAL DE CAPELA/SE

A semana que se inicia este domingo 10/06, será decisiva e cheia de surpresas no processo político eleitoral para a sucessão de 2012. A chapa da situação que já está fechada, candidatos a prefeito e vice, vem trabalhando para ampliar a base de apoio, buscando adesão de partidos, fato normal no regime democrático.No dia 16/06 o PSB e os partidos coligados realizarão sua convenção oficializando as candidaturas majoritária e proporcional.
Já a  oposição trabalha a apresentação de uma chapa consensual dentro dos partidos que compõem o bloco das oposições, levando em consideração alguns fatores determinantes: o candidato que obtiver maior poder de aglutinação, popularidade e estrutura para a campanha. Com essa analogia será oficializada a chapa majoritária com data limite em 05/07.
Já para as eleições proporcionais (vereadores), o bloco oposicionista trabalha com a idéia de uma única chapa com 26 candidatos.

quinta-feira, junho 07, 2012

SÃO PEDRO EM CAPELA: falta sensibilidade para montar a programação.


 Por Ana Carla Barreto Alves


São Pedro em Capela: falta sensibilidade para montar a programação

Muitos capelenses e admiradores do São Pedro de Capela esperam por mudanças na programação da tradicional Festa do Mastro. É que nas últimas edições a administração municipal não tem priorizado a parte cultural do evento.
É importante ressaltar que as inovações são bem vindas, mas não se pode perder o rumo da história. A Festa do Mastro de Capela é do povo e não da política, não dos políticos.
Para lembrar, as atrações musicais podem ser vistas em outras cidades e em diversas épocas do ano. A parte cultural não, e foi justamente a cultura e a tradição desse evento que garantiu seu sucesso. A festa do Mastro foi criada em 1939.
Já não se fala na cavalgada que se encerrava com o divertido casamento da viúva. Por decisão da prefeitura municipal, o desfile da baiana, outra atração da cidade nesse período, chegou a acontecer às 9h da manhã depois de anos e anos realizada no período da tarde.
A reação de membros da família Melo, idealizadora da grande festa, foi promover no mesmo dia outro desfile. Esse saiu às 15h, de acordo com a tradição e com o apoio da comunidade.
O cortejo do Mastro tem sido angustiante desde que trios elétricos foram incluídos na programação, tornando inevitável a dispersão das pessoas e minimizando, cada vez mais, o som dos pífanos e zabumbas.
Agora, o desfile que leva a grande árvore pelas ruas, só chega ao destino final porque conta com capelenses e visitantes apaixonados pela tradição da festa. Eles ainda tentam resistir a inovações desrespeitosas.
Na programação artística, apresentada nos grandes palcos instalados na praça, quase não há espaço para os forrozeiros, para o forró pé-de-serra. Em Capela, está cada vez mais difícil ouvir o toque da sanfona. A atenção especial é mesmo para sertanejos, bandas de axé, arrocha e de eletro forró.



quarta-feira, junho 06, 2012

COMUNIDADE PRETENDE INVADIR CONJUNTO HABITACIONAL

As famílias inscritas no programa de habitação denominado "minha casa minha vida", se mobilizaram esta semana para invadir as casas do conjunto habitacional de Vila Pedras.
Há quase 03 anos que as obras vem se arrastando, e em alguns meses chegam até parar sem que as autoridades e os órgãos responsáveis tomem providencias, tampouco fiscalização da qualidade das edificações.
Observado o descaso, a comunidade se organizou para a invasão que aconteceria no inicio desta semana, mas o prefeito ao tomar conhecimento, dirigiu-se ao povoado e prometeu concluir as obras e fazer a entrega com rapidez.

PROFESSOR QUE TANTO PISO

Está para ser votado na Camara de Vereadores o projeto de Lei 02/12 que concede atualização salarial aos servidores públicos contratados do municipio de Capela/Se enquanto os professores da rede estão em greve há mais de 30 dias reivindicando o cumprimento da Lei do Piso Nacional.
Fica confusa e desacredita a informação dada pelo prefeito de que não poderia atualizar os salarios dos prefessores porque estaria ultrapassando os limites das despesa de pessoal estabelecidos pela Lei de Responsabiliade Fiscal.
Ah! Educação não é prioridade da administração que volta a ser princesa.

domingo, junho 03, 2012

DECISÃO ESTÁ MARCADA PARA QUARTA-FEIRA

Da reunião que aconteceu hoje no gabinete do prefeito Sukita, cujo objetivo foi decidir o nome para compor a chapa majoritária, na condição de vice, pelo menos até o presente momento, de acordo com as informações, tem-se como certo que mais uma vez um membro da familia Arimatea teria sido eliminado da disputa.
Permaneceram o dr. Carlos Milton e o dr. Cesar Melo, o fumacinha branca subirá do telhado do palacio municipal nessa quarta-feira, dia 06, o que já é tido como certa a permanencia do dr. Carlos Milton na chapa.
E os boatos dizem que ele só abriria mão dessa condição para compor com um membro da oposição. Quem será?
Um dos participantes da reunião saiu chateadíssimo. Rasteira de capoeira: derruba e machuca.

terça-feira, maio 29, 2012

ASSALTO EM VILA MIRANDA MATA UMA CRIANÇA DE 09 ANOS

Bandidos armados assaltaram uma mercearia na Vila Miranda, municipio de Capela/Se. A ação violenta matou uma criança de 09 anos de idade e duas pessoas gravemente feridas foram encaminhadas ao Hospital João Alves em Aracaju.

ESQUENTANDO NOS BASTIDORES DA POLITICA

Animado com a pontuação nas recentes pesquisas eleitorais, o presidente do Regional do PSDB, Roberto Goes e o Secretário José Carlos Machado  estarão viajando esta semana para Brasíla levando os pré-candidatos Chico de Ary (Capela) e Lila Fraga (Lagarto) a fim de se encontrarem com lideranças nacionais e traçarem estratégias políticas para obter atenção do Diretório Nacional do PSDB no pleito de 2012, haja visto a estruturação do partido para disputar as eleições em 2014.

sábado, maio 26, 2012

6° ENCONTRO DE FILHOS E AMIGOS DE CAPELA HOMENAGEIA JÓ


 
PRÊMIO JOSE GUIMARAES CABRAL

Ao Senhor JORGIVAL SANTOS
Diante da notória importância de V. Sa. para o Município de Capela, a Comissão Organizadora do 6° Encontro de Filhos e Amigos de Capela em Aracaju tem a honra de convidá-lo para receber uma homenagem intitulada “Prêmio José Guimarães Cabral”, categoria “Filho de Capela” no referido evento.
Local: IATE CLUBE DE ARACAJU
Data: 26 de maio de 2012
Horário: 21h

sexta-feira, maio 25, 2012

EU TENHO UM SONHO

De ver
A Constituição do meu País obedecida;
As instituições democráticas funcionando sem tráfico de influnencias;
Oportunidades para todos, sem acepção de gênero, cor ou condição social;
Corruptos devolvendo aos cofres do povo, aquilo que furtaram, inclusive as oportunidades;
As nossas crianças frequentando escolas de qualidade;
E as riquezas da nossa naçao, do nosso muicipio, rapartidas com justiça para cada filho seu.
Pois, como discursou o pastor Martin Luther King em "eu tenho um sonho":
" Mas nós nos recusamos a acreditar que o banco da justiça é falível. Nós nos recusamos a acreditar que há capitais insuficientes de oportunidade nesta nação. Assim nós viemos trocar este cheque, um cheque que nos dará o direito de reclamar as riquezas de liberdade e a segurança da justiça".(parágrafo do discurso - eu tenho um sonho, proferido por Martin Luther King em 1963)


quinta-feira, maio 24, 2012

NEM A CHUVA IMPEDIU A MANIFESTAÇÃO DOS PROFESSORES

O Ato realizado pelos professores da rede publica municipal que aconteceu esta noite com uma carreata, contou com a participação de alunos, pais de alunos e a população nas portas das residencias aplaudiando a coragem dos educadores, que mesmo debaixo de chuva, utilizando motos, biz e automoveis percorreram as ruas da cidade com os professores, Jailson, Eduardo e Djenal, em cima de um mini-trio concedido pelo SINTESE, comunicando-se com a população sobre o estado que se encontra o sistema da rede em Capela/Se, e a intransigencia do profeito Sukita para não pagar o Piso .
Pais de alunos discursaram defendendo a melhor qualidade da educação e apoiando a luta dos professores.

terça-feira, maio 22, 2012

PROFESSORES REALIZARÃO CARREATA DA INDIGNAÇÃO

Os professores da rede pública municipal realizarão nessa quinta-feira, dia 24/05, em Capela/Se, a "Carreata da Indignação", como mais um ato para chamar a atenção da sociedade para os motivos que levaram os trabalhadores da educação a entrarem e se manterem em greve.
O prefeito Sukita se recusa negociar com a categoria e bate o pé para não cumprir a lei do piso.
São convidados a participarem dessa carreata, todos os professores e familiares, alunos e seus pais, bem como qualquer cidadão que queira manifestar solidariedade ao movimento dos educadores.
Vamos aplaudir o movimento.

sábado, maio 19, 2012

IBGE IRÁ REALIZAR MAPEAMENTO DOS MUNICIPIOS

O IBGE estará realizando nesses dias um novo mapeamento do territorio de Capela e Japaratuba para demarcar os limites entre os dois municipios. A tarefa deve-se ao fato da instalação da usina exploradora do minério carnalita -VALE DO RIO DCE - situar-se no povoado Terra Dura, municipio de Capela, e constar na documentação junto ao DNPM como municipio de Japaratuba.
Existe junto com o processo em que o municipio de Capela conquistou os recursos do CFEM junto ao mesmo DNPM, documentos raros que esclarecem os limites do território capelense com os municipio vizinhos. Sugerimos ao prefeito Sukita tomar conhecimento dessa documentação para robustecer os argumentos.
A título de informação, caso o municipio de Capela venha a perder a instalação dessa usina, perderemos 80% de ICMS dos minérios explorados em nosso municipio para o municipio de Japaratuba.
O municipio de Japaratuba com o deputado André Moura, trabalham para tirar de Capela esse investimento. Nós capelenses não podemos ficar alheios ou ignorar esse processo.
Independentemente de nosso sentimento partidário de situação ou oposição, nesse sentido, formamos um único partido: CAPELA! Compartilhamos com todo o esforço que o prefeito Sukita envidar para garantir o que é de direito nosso.
Ainda mais, o prefeito Sukita deve tornar público quais os parlamentares que estão contra Capela. 
 


terça-feira, maio 15, 2012

PROFESSORES DE CAPELA OCUPAM AS RUAS

Os professores da rede pública municipal de Capela/Se, apoiados pelo SINTESE, ocupara as ruas da cidade para esclarecerem a população os motivos que os levaram a deflagrar greve por tempo indeterminado.
As condições as quais estão submetidos os alunos com as unidades escolares sem a menor estrutura física; a falta de material didático e de merenda escolar;
A falta de cumprimento da Lei que obriga o pagamento do Piso Nacional.
Já nesta quinta-feira os professores servirão uma sopa em frente a Camara de Vereadores a partir das 19:00hs.
Sugerimos que seja a famosa "mão de vaca" para dar uma sustança aos edís, pois eles estão fraquiiiinhos.

domingo, maio 13, 2012

LIDERANÇAS SE REUNEM COM CHICO DE ARY

Estiveram reunidos nesse sábado os presidentes dos partidos: Democratas - (jó), PSC - Roberto, PV - Eudes, com a concordancia do PRB - Saralvo, e do PSL - Nenca, com o PSDB - Chico de Ary.
A pauta do encontro foi a definição do nome para disputar o pleito da sucessão municipal.

quarta-feira, maio 09, 2012

RELAÇÃO DOS GESTORES - CONTAS REJEITADAS TCE

O prefeito Sukita está entre os quatro administradores do municipio de Capela/Se com irregularidades nas prestações de contas. Contas Rejeitadas.
 O Tribunal de Contas do Estado emitiu, publicou e encaminhou a lista dos tais gestores ao Tribunal Regional Eleitoral, a quem caberá homologar pretensas candidaturas nesse pleito de 2012.
Trata-se de uma primeira remessa, podendo aparecer surpresas nas próximas remessas, com a inclusão de gestores que tiveram suas contas rejeitadas recentemente.
Acesse www.tce.se.gov.br e confira.

quinta-feira, maio 03, 2012

MENSAGEM AOS PROFESSORES

Verdades da Profissão de Professor
Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.
Paulo Freire

PROFESSORES DE CAPELA NA LUTA POR EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Hoje, quinta-feira, 03/05 os professores da rede municipal concentrar-se-ão às 19:oohs em frente a Camara de Vereadores de Capela/Se, com o objetivo de chamar a atenção dos edís para as condições precárias em que se encontra o sistema da educação municipal e o pagamento do Piso Nacional.
A classe se reuniu com o prefeito Sukita a semana passada para negociar o passivo salarial e estrutural do sistema, mas não tiveram êxito.
Caso não cheguem ao entendimento entre a categoria e o governo municipal, as aulas serão paralisadas por tempo indeterminado.
Fui informado que o prefeito está tramando a possibilidade de esvaziar a sessão, orientando aos 09 vereadores a não comparecerem à sessão.

quinta-feira, abril 26, 2012

STF confirma: É Constitucional o estabelecimento das cotas raciais para negros nas universidades. Ao nosso ver, uma sábia e reparadora decisão.

quarta-feira, abril 25, 2012

COMO ESTÃO SENDO GASTOS OS RECURSOS DA SAUDE

O Diretório Municipal do DEM em Capela-Se, estuda a possibilidade de representar a Secretária Municipal de Saúde na justiça, em virtude da falta de medicamentos para a população carente e portadoras de doenças cronicas.

COMPROMISSO ZERO TAMBEM COM A EDUCAÇÃO

O resultado da reunião entre os professores e o prefeito Sukita (Capela-Se), não foi nada exitosa. Depois de esperarem aproximadamente 03 meses para que essa reunião acontecesse, os profissionais ouviram do prefeito o ultimato:" Não pago o piso porque não governo com a faca nas costas". Depois deu outras justificativas como extrapolamento de limites da lei de responsabilidade fiscal.
Os professores entraram em greve.

segunda-feira, abril 23, 2012

PROFESSORES DE CAPELA MOBILIZADOS

Os professores da rede municipal de Capela/Se realizam a partir de hoje uma mobilização para chamar a atenção e conscientizar os capelenses da iminência de greve.
Nesta manhã, os profissionais do magistério fazem um café em praça pública, Praça do Amparo, e amanhã esperam ser recebidos  pelo prefeito para tratar os assuntos pendentes desde o ano passado.
A classe reivindica, melhores condições de trabalho, dignidade e merenda escolar para os alunos, cumprimento da lei do piso e definição da reposição salarial dos anos de 2009/2010.
Após essa reunião, os professores se reunirão em assembléia, para de acordo com a avaliação da proposta do governo municipal decidir se entram em greve ou não.

domingo, abril 22, 2012

PERDEU TEMPO E PERDE RECEITA

Desde a campanha eleitoral de 2008, em meus pronunciamentos no palanque da oposição, alertava a sociedade capelense sobre a prospecção dos investimentos da Vale do Rio Doce para a exploração do minério Carnalita Silvinita no subsolo do nosso municipio.
O governo municipal não fez nenhuma gestão no sentido de acompanhar os processos e procedimentos do empreendimento, tornando-se negligente.
Sabemos hoje, que o municipio de Capela/Se ficará com o buraco e 25% do ICMS sobre a venda do minério, enquanto o municipio de Japaratuba ficará com 75% do ICMS.
Apoiamos toda a iniciativa que seja tomada para garantir os direitos de Capela, nos somamos de corpo e alma em qualquer batalha nesse sentido. Mas não podemos deixar de afirmar que o prefeito de Capela, Sukita, perdeu tempo, chegou atrasado na bola. Enquanto ele estava cantado e bailando nos palcos festivos, assumindo o lugar de radialista, em entrevistas repetitivas e vazias para cuidar do marketing político, o prefeito vizinho estava trabalhando, inclusive criando um povoado Terra Dura para Japaratuba. rsrsrs.
Agora podemos contabilizar mais uma perda.
Mas aonde estavam o pai e o irmão da Capela, se todas essas tratativas são procedidas em Brasília?

MUDANÇA DE DESIGNR

Estamos trabalhando para melhorar o designer deste blog, com o objetivo de oferecer aos nossos visitantes e colaboradores, uma comunicação informacional com imagem leve e satisfatória.
Pedimos desculpas se causarmos alguns transtornos, no mesmo instante em que agradecemos a credibilidade que voces depositam a este informativo virtual.
Caso queiram enviar alguma sugestão para a mudança que estamos propondo, envie-nos através dos comentários.

sábado, abril 21, 2012

MARCHA PARA JESUS

A exemplo do que acontece há vários anos nos centros metropolitanos do Brasil, será realizada amanhã, na cidade de Capela/Se, a Marcha para Jesus.
As Igrejas Evangélicas reunidas neste evento pretendem fazer um grande movimento envolvendo toda a comunidade com aninação de cantores da música gospel com a concentração na pração do Amparo à partir da 19:00hs.

quinta-feira, abril 19, 2012

CRIANÇA NÃO TEM PROTEÇÃO NA ESCOLA

A Escola Estadual Coelho e Campos, na cidade de Capela/Se, permitiu que policiais e guarda municipal que arrancasse da sala de aula uma criança com idade de 11 anos, forçado a entrar na viatura policial  sob a alegação de que a mesma havia furtado uma lata de goiabada.
As outras crianças ficaram muito temerosas. A escola não tomou nenhuma providencia, os conselheiros tetelares estavam todos viajando e o caso ficaria abafado se  uma das crianças da sala e que presenciou a cena não tivesse contada à mãe, e esta indignada, levou ao conhecimento da imprensa através da emissora de rádio Ouro Negro, e só a partir daí o conselho tutelar começou a tomar providencias
Precisamos saber qual o atendimento e tratamento psicológico que está sendo dado a esta criança e aos demais coleguinhas da mesma sala. Isso não só ao meu ver, é muito grave para uma criança de 11 anos.
Qual a manifestação do representante do Ministério Público da Comarca de Capela, não só no sentido de punir os infratores, mas de adotar medidas de reparação e atençao psicológica à criança que sofreu tamanha violencia?

PREGUIÇA, INCOMPETENCIA

Por falta de autonomia, preparo e de conhecimento por parte do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente do municipio de Capela/Se, que além de ser vinculado, se permite ser submisso e obediente a Secretaria de Assistencia Social pelo desconhecimento de seu papel e prerrogativas, prejudicou o funcionamento do Conselho Tutelar.
O Conselheiro que deseja concorrer às eleições para o cargo de vereador nas eleições deste ano, consultou e encaminhou pedido de desincompatibilização no dia 07/04, cujo documento fora recebido pela presidenta do CMDCA, deixando vago o cargo de conselheiro até esta data sem qe fosse convocado o suplente.
Hoje, 19/04, tivemos conhecimento que o conselheiro vai voltar ao trabalho porque não se tem certeza do prazo de desincompatibilização.
Por favor, gente, leiam a lei complementar 64/90 acompanhado por um excelente trabalho do Ministério Público do Rio Grande do Sul, através do ex-coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infancia e Juventude, Sr. Divino Marcos de Melo Amorim.
Se em um assunto tão simples engasga, imagina num mais complexo.

quarta-feira, abril 18, 2012

FALECEU O ADVOGADO ELIZEU LEITE MOREIRA

Elizeu Leite Moreira, advogado, ex-diretor da antiga Escola Técnica de Comércio "Sagrado Coração de Jesus" em Capela/Se, faleceu hoje em Aracaju. O corpo será velado na OSAFsituado à Rua Itaporanga (Aju) e seu sepultamento será  às 9::00hs no cemitério Santa Izabel, Aracaju.
Tive a felicidade de gozar da amizade do Dr. Elizeu como o chamava, por quem tinha imensa admiração.
Aos familiares manifestamos os nossos votos de pesar. Nós que fazemos este blog e todos os seus ex-alunos e amigos capelenses.

CONSELHO TUTELAR

Desde o dia 07/04/2012 que o quadro de Conselheiros Tutelar em Capela/Se está incompleto.
Com o pedido de desincompatibilização de 02 membros para concorrerem às eleições para vereador, as vagas deveriam ser preenchidas pelos respectivos suplentes, mas a Presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente não tomou nenhuma providencia nesse sentido.
O Estatuto da Criança e do Adolescente garante o numero de 05 membros do Conselho Tutelar, portanto, constitui obrigação do poder público e direito da sociedade.
Não caberia uma representação junto ao Ministério Público contra a senhora presidenta do CMDCA por desobedienciaas leis?

terça-feira, abril 17, 2012

MPF PROCESSA OS PREFEITOS DE CAPELA, MARUIM E SÃO CRISTOVÃO

MPF/SE PROCESSA PREFEITOS DE CAPELA, SÃO CRISTÓVÃO E MARUIM POR FALTA PAGAMENTOS


MPF/SE processa três prefeitos por não pagamento de precatórios
Prefeitos de Capela, Maruim e São Cristóvão deixaram de pagar dívidas do município e estão sendo processados por improbidade administrativa
O Ministério Público Federal moveu três ações de improbidade administrativa contra prefeitos sergipanos por não efetuarem pagamentos de precatórios. Estão sendo processados Manuel Messias Sukita Santos, prefeito de Capela; Gilberto Maynart de Oliveira, de Maruim; e, Alexsander Oliveira de Andrade, de São Cristóvão.
A prefeitura de Capela deixou de pagar precatórios ao INSS, a de Maruim deixou de pagar à União e a de São Cristóvão, ao INSS, União e Incra. No processo, a procuradora da República Eunice Dantas Carvalho explica que tanto a Procuradoria Regional da República da 5ª Região (em Recife) e a Procuradoria da República em Sergipe enviaram diversos ofícios aos três prefeitos requerendo informações sobre a quitação do débito.
O prefeito de Capela, Manuel Sukita Santos, chegou a responder a um dos ofícios do MPF em Sergipe afirmando que não poderia realizar o pagamento imediatamente, por conta de outros compromissos financeiros assumidos pelo município. O MPF aguardou, então, que as dívidas fossem quitadas ou, ao menos, parceladas. Entretanto, a prefeitura não enviou qualquer documento ao MPF que comprovasse o pagamento.

MORRE O HISTORIADOR LUIZ ANTONIO BARRETO


Morreu às 10:20h desta terça-feira (17), na UTI do Hospital Primavera, Luiz Antônio Barreto.
Luiz Barreto era jornalista , historiador, diretor do Instituto Tobias Barreto e ex-secretário de Estado da Cultura.
Ele estava internado desde o ultimo dia 4, no Hospital Primavera, devido a problemas renais e tambem cardiacos. No dia 10, o boletim médico informava que seu estado de saúde era delicado.
Luiz Antônio tinha sofrido duas paradas cardíacas e mantinha um quadro instável de saúde.
Último boletim médico informou:
É com pesar que comunicamos o falecimento do historiador Luiz Antônio Barreto. Ele estava internado desde a madrugada do dia 04 de março no Hospital Primavera, sendo preciso o encaminhamento para a UTI. Ele faleceu às 10h20, com falência múltipla dos órgãos. Seu diagnóstico foi infecção generalizada decorrente de uma infecção urinária

O velório será realizado na Academia Sergipana de Letras, localizada na rua de Pacatuba.

"...ESTE POVO QUE TANTO PISO, NESTE CHÃO QUE TANTO AMO"

Esta frase é de um capelense para definir o modelo de governo deste municipio.
Não se paga piso de professor, não tem merenda para crianças,não tem médicos nem medicamentos nas clinicas, não oferece oportunidades para a juventude no mercado de trabalho.

TIROTEIO DEIXA VÁRIAS VITIMAS GRAVEMENTE FERIDAS

Motivados pela bebida e pela discussão, ontem à noite nas imediações da Rua Santa Cruz para o Alto do Fogão, nesta cidade. Um dos frequentadores do bar envolvido na discussão sacou de uma arma de fogo e atirou contra a outra pessoa com quem estava discutindo, havendo troca de tiros. Pessoas outras que passavam no momento também foram atingidos. As vítimas foram levadas ao Hospital de  para os primeiros socorros e de imediato transferidos para Aracaju. Um deles, após ser atendidos pelo médico no Hospital foi levado para a Delegacia

sexta-feira, abril 13, 2012

TCE REJEITA CONTAS DO PREFEITO SUKITA

O Pleno do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe rejeitou por unanimidade as contas do municipio de Capela na gestão do prefeito Sukita referente ao ano de 2005.
Conforme estamos acompanhando, o prefeito Sukita não teve atá agora,  nem uma de suas  contas aprovado por aquele Colegiado. Os anos de 2005, 2006 e 2007 foram rejeitados.
Mas o que está acontecendo? Incompetencia do governo municipal ou corrupção.

quarta-feira, abril 11, 2012

O CAOS NA EDUCAÇÃO DE CAPELA CONTINUA DE MAL A PIOR.

A merenda que chegou nas escolas da rede municipal esta semana: abacaxi, tangerina e banana. PODRES! ontem um carro da prefeitura recolheu tudo para jogar no lixo.
As creches retornaram as atividades segunda-feira, mas os servidores contratados estão sem querer ir ao trabalho porque estão com os salários atrasados.
E o transporte escolar? ontem estava uma senhora na Camara de Vereadores denunciando que há 05 meses não recebe o valor de seu contrato de transporte de estudantes. Perdeu o tempo, pois os cordeiros do prefeito fazem de conta que não estão vendo e nem ouvindo nada.
Os recursos do PNATE - Programa Nacional de Transporte Escolar, está indo pra onde?

A REUNIÃO DO "PISO NOS PROFESSORES" DE CAPELA

Depois de esperar desde o mês de novembro/11, O prefeito Sukita reuniu-se na tarde de ontem, dia 10/04 para tratar do pagamento das diferenças salariais perdidas dos anos 2010/2011 e o cumprimento da lei que obriga o pagamento do Piso Salarial do Magistério.
Ficou denominada de reunião do "piso nos professores", pois além de não apresentar nehuma  proposta, deu para perceber que ele não tem interesse de cumprir a lei por falta de recursos. Disse até que vai demitir professores.
A categoria aceitou voltar a encontrar-se com o prefeito e sua equipe no dia 24 do corrente, e em não havendo definição, deflafra a greve. Tudo que o prefeito quer! Assim economiza.

LIXEIRA DE CAPELA É FECHADA POR FALTA DE PAGAMENTO DO ALUGUEL

Publicamos que a proprietária do terreno onde é descarregado o lixo da cidade, tomaria a decisão de suspender a entrada dos carros e seu respectivo descarrego por falta de pagamento e reajuste no aluguel. Desde o mês de dezembro que o municipio de Capela/Se não paga pelo aluguel do espaço.
Ontem, a proprietária foi chamada pelo prefeito para comparecer ao gabinete, e diante da procuradora do municipio, da Secretária de Administração, da Secretária de Ação Social e da ex-Secretária de Educação josefa Santana, disse para a proprietária que ela só tinha duas alternativas: manter o terreno alugado ao municipio ou seria desapropriado. Capela virou Cuba! Tudo é do governo.
Além disso a polícia foi enviada ao local e a temeridade da proprietária cedeu a pressão da presença policial.
A assessoria do prefeito precisa ler melhor o artigo 5° incisos XXII e XXIV.
Artigo 5° - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade nos termos seguintes:
XXII - é garantido o direito de propriedade;
XXIV - a lei estabelecerá o procedimento para desapropriação por necessidade ou utilidade pública ou por interesse social, mediante justa e prévia indenização em dinheiro, ressalvados os casos previstos nesta Constituição;
É preciso respeitar o direito de propriedade. Capela não é Cuba.

terça-feira, abril 10, 2012

AMEAÇAS - "JÓ JA FALOU DE MAIS, PASSOU DOS LIMITES".

Essas foram as palavras utilizadas por uma autoridade em umas das farras em que estavam presentes pessoas que se sentiram incomodadas com a publicação no blog Transparencia Capela sob o título:" desvio de gasolina pública". Toda sociedade fica sabendo de que existem interesse de me calar. A expressão -"Jó já falou de mais, passou dos limites", seriam autorizativas? DEUS ME LIVRARÁ DE TODO O MAL!

NINGUEM DEFENDEU CAPELA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Nenhum dos deputados estaduais, nem aqueles mais votados, defenderam o municipio de Capela em relação a instalação da Universidade de Engenharia. Veja a seguir:
Publicado em: 10/04/2012 16:44:37
GILSON PEDE APOIO PARA CAMPI EM ESTÂNCIA


O Dia da Engenharia, 10 de abril, foi lembrado na Assembleia  Legislativa pelo deputado estadual Gilson Andrade (PTC). Ele  aproveitou a data para propor à classe política que se uma na defesa  da implantação em Estância do Campi de Engenharia da Universidade  Federal de Sergipe. “O município está preparado para receber tão  importante investimento, e é o único no estado que atende todas as  exigências do Ministério da Educação”, afirmou.
De acordo com Gilson Andrade, por se encontrar localizado na região  Centro-Sul de Sergipe, Estância atende o quesito do Ministério da  Educação relativo à descentralização da Universidade Federal de  Sergipe. “Socorro quer o Campi, mas por fazer parte da Grande Aracaju  foge à exigência do MEC. Por sua vez, Capela não possui mais de 50 mil  habitantes, outra condição do Ministério para a implantação do  empreendimento. Neste quesito, Estância também é contemplado”, frisou  o parlamentar.
Em seu discurso, Gilson Andrade revelou que Estância possui um parque  industrial que é orgulho de Sergipe. Segundo ele, para se ter uma  ideia, grande parte das exportações sergipanas saem daquele município.  Portanto, a implantação do Campi de Engenharia vai alavancar ainda  mais a economia da região, além de contribuir com a formação de mão de  obra especializada visando atender as necessidades do Estado.
O deputado pediu aos colegas parlamentares que se unam em defesa do  Campi para Estância, antes que outro estado entre na briga. Gilson  disse que o prefeito Ivan Leite (PSD) já colocou à disposição da  Universidade dois espaços para que as aulas teóricas sejam iniciadas  de imediato, sem que seja preciso esperar pela conclusão das obras. 
Por fim, Gilson disse que a Prefeitura já dispõe, inclusive, do  terreno para desapropriá-lo assim que o Ministério da Educação  anunciar a implantação do Campi naquele município.

A BICA ESTÁ ABANDONADA PELO PODER PUBLICO

Uma das paredes da Bica desabou por cima das pernas de um dos frequentadores daquela Ponto Pitoresco, o única da cidade, o que causou ferimentos nas pernas do usuário. Fomos informados de que o municipio não deu a devida assistencia. Apenas mandou levantar a parede caída.
A falta de cuidados e de manutenção com aquela riqueza natural poderá deixar as futuras gerações apenas com a história da bica e suas fotografias.
Os capelenses não devem assistir a destruição da Bica pelo descaso de quem tem a obrigação de cuidar.

CONFIRMADA PELO PARTIDO A PRÉ CANDIDATURA DE EZEQUIEL

O Diretório Municipal do PR - Partido da República (22) em Capela/Se, reuniu-se no inicio da semana passada, juntamente com membros da Executiva Estadual, com a presença do Senador Eduardo Amorim, e confirmaram que Ezequiel Leite é o candidato do Partido para a sucessão municipal. DEFINIDO!

domingo, abril 08, 2012

O DESVIO DA "GASOLINA PÚBLICA"

Um servidor público, contratado, daquele bem chegados ao chefe e ao alcaide, está armazenando combustível em sua residencia. Os vizinhos testemunham a chegada dos vasos cheios de gasolina sem nenhum disfarce.
A origem e o transporte desse combustível é mais grave do que o armazenamento.
Origem: "gasolina pública"; transporte: carro público.

IDOSOS E DEFICIENTES ABANDONADOS PELO PODER PÚBLICO

O Jornal Cinform do numero passado, veiculou matéria que traz a imagem e a história de uma idoso de 114 anos que reside no povoado Quixaba, municipio de Capela/Se e sofre o abandono do Poder Público. Segundo declarações dos familiares, a idosa não recebe assistencia médica e nem da assistencia social, disse ainda ter sido enganada pela primeira dama Silvany, que prometera uma cadeira de rodas que nunca chegou, e o prefeito prometera reformar a sua casinha de taipa.
Diante da matéria, recebí inúmeros e-mails informando também que os deficientes residentes no municipio não estão tendo o atendimento domiciliar das equipes médicas e nem dos agentes de saúde.
O que faz a Secretaria da Ação Social, além da "distribuição" dos 40? qual é a política pública de atendimento ao idoso e ao deficiente no municipio? Pergunto para provocar. Mas sei que não existe!
Os idosos que podem dançar e passear, a Secretaria promove a festa e o passeio.

sábado, abril 07, 2012

CRESCE O NUMERO DE CASOS DE DENGUE

O numero de pessoas hospitalizadas com sintomas de dengue vem crescendo na cidade de Capela/Se. As enfermarias do Hospital encontra-se com quase todos os leitos ocupados, além das pessoas que estão em tratamento em suas casas.
Até o momento não se percebeu nenhuma ação da Secretária Municipal de Saúde voltada para prestar um serviço a população de combate às causas que combatam o avanço da infectação.

quarta-feira, abril 04, 2012

ATOS RELIGIOSOS DA SEMANA SANTA EM CAPELA/SE

A Igreja Católica em Capela dá inicio hoje as celebrações da Samana Santa com a procissao do "encontro"com as imagens de Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores. A imagem de Senhor dos Passos sai da Avenida Monsenhor Eraldo Barbosa e a imagem de Nossa Senhora das Dores sai do antigo trevo de Odilia. Os homens acompanham a imagem de Senhor dos Passos e as mulheres a imagem de Nossa Senhora das Dores, e o encontro se dará na praça do Amparo onde todos ouvirão o cântico da "verônica".
Amanhã à tarde haverá a celebração do lava-pés" na igreja matriz.
Sexta-feira haverá procissão de Senhor morte e logo após o momento de passar por debaixo das imagens, e à meia noite a apresentação dos penitentes.

QUEM FICA COM A PASTA DA EDUCAÇÃO?

Com a desimcompatiblização da Senhora Josefa Paixão de Santana, pré candidata pela PSB em Capela/Se, fica sem titular a pasta da Educação no municipio.
Mais que isso, instalou-se uma briga interna entre o grupo liderado pelo prefeito que pretende indicar a professora Maria do Carmo Leite; o grupo da primeira dama, que pretende ela mesma assumir a pasta; e o pé da senhora Josefa que pretende indicar sua assessora de confiança, a professora Marleide.
O prefeito já havia confirmado por ocasião do aniversário do neto da professora Marleide que contou com a presença do vice-governador Jackson Barreto, que a nomeação seria da professora Marleide.
Enquanto isso, a educaçãode Capela fica mais desgovernada.

ONDE HÁ FUMAÇA, HÁ FOGO.

O programa matinal do radialista Gilmar Carvalho, rede Ilha, noticiou uma manobra entre a Camara de Vereadores de Capela e o prefeito Sukita, cuja tentativa é vender para o municipio a casa (palácio residencial) construida pelo prefeito por R$ 7.000.000,00 (sete milhões de reais).
Segundo os comentários no programa de rádio, a casa é de propriedade de uma irmã de Sukita, aliás, isso já foi dito anteriormente em outra emissora através da vereadora Léa Sobral.
Interagindo no programa, o prefeito desmentiu a informação. Resta-nos aguardar.

segunda-feira, abril 02, 2012

NOSSO COMPROMISSO: INFORMAR E REVELAR VERDADES

Ministério da Saúde
Gabinete do Ministro

PORTARIA Nº 2.844, DE 2 DE DEZEMBRO DE 2011

Suspende a transferência de incentivos financeiros referentes à Estratégia Saúde da Família, no Município de Capela (SE).
O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos I e II do parágrafo único do art. 87 da Constituição, e
Considerando os esforços do Ministério da Saúde pela transparência nos repasses de recursos para a Atenção Básica;
Considerando o disposto na Política Nacional de Atenção Básica, instituída pela Portaria Nº 2.488/GM/MS, de 24 de outubro de 2011, em especial o seu Anexo I;
Considerando a responsabilidade do Ministério da Saúde pelo monitoramento da utilização dos recursos da Atenção Básica transferidos para Municípios e o Distrito Federal; e
Considerando a existência de irregularidades na gestão das ações financiadas por meio do Incentivo Financeiro, Parte Variável do Piso da Atenção Básica (PAB), para a Saúde da Família, resolve:
Art. 1º Suspender, a partir da competência financeira novembro de 2011, a transferência do incentivo financeiro referente às equipes de Saúde da Família implantadas no Município de Capela (SE).
Parágrafo único. Tal suspensão deve-se a irregularidades/impropriedades detectadas por meio do Relatório de Fiscalização, relativo ao 33º Sorteio Público de Fiscalização, oriundo da Controladoria-Geral da União, devidamente comprovadas por meio de supervisão técnica realizada pela Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe, especialmente no que tange ao descumprimento da carga horária obrigatória de 40 horas semanais, por parte dos profissionais médicos vinculados às equipes de SF, conforme preconiza a Política Nacional de Atenção Básica.
Art. 2º Em conformidade com a Política Nacional de Atenção Básica, a suspensão ora formalizada dar-se-á em 10 (dez) equipes de Saúde da Família, e perdurará até a adequação das irregularidades por parte do Município.
Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

ALEXANDRE ROCHA SANTOS PADILHA

sexta-feira, março 30, 2012

É BAIXO O NÍVEL DOS DEBATES NA CAMARA DE CAPELA/SE

Mergulhado em Ações de Improbidade Administrativa, rejeição de contas do executivo e do legislativo, denuncias de fraudes em licitações, as chamadas clinicas sem material, sem médicos e sem remédios, recursos da saúde suspensos por má aplicação, na educação, as escolas sem merenda, as creches sem funcionar, os vereadores do municipio de Capela/Se deixam de cumprir o seu papel de fiscalizar e gastam o tempo com uma discussão que em nada serve ao municipio.
Na última terça-feira, a sessão da Camara de Vereadores foi palco de um palavrório pequeno, deselegante por parte de um edil que ataca a honra e a moral do colega. Tudo porque esse colega estava fazendo críticas à administração municipal.
A presidencia da Casa deve fazer cumprir o Regimento Interno, aplicando até suspensão ao parlamentar que não se comportar de acordo ao Regimento e do Código de Ética.
Deve também garantir a integridade não apenas física, mas também moral de todos os prlamentares, caso contrário perderão o respeito por todos que assistem os trabalhos.
E tem mais: só se usa força, até força verbal, quando os argumentos são fracos ou não existem.

quarta-feira, março 28, 2012

TCE REJEITA CONTAS DA CAMARA DE VEREADORES DE CAPELA/SE ANO 2006

Por unanimidade, o Pleno do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, rejeitou as contas do ex-presidente da Camara de Capela/Se, vereador Carlos Augusto, referente ao ano de 2006.
A Decisão 17054 TCE, imputa ao gestor a devolução de dinheiro aos cofres públicos, pagamento de multa além da rejeição das contas.
Já tem colegas do vereador Carlos Augusto, pulando de alegria, torcendo que ele fique enganchado na "Ficha Limpa".

domingo, março 25, 2012

RIO BRANCO FAZ AMISTOSO E EMPATA COM O SERGIPE JUNIORES


A nova diretoria do Rio Branco Sporte Clube, de Capela/Se deu inicio a execução do seu projeto de reestruturação e posicionamento do clube no cenário esportivo municipal com vistas ao estadual.
Neste domingo, os amantes do futebol, lotram as arquibancadas do campo do Rio Branco para assistirem ao amistoso entre Rio Branco X Sergipe juniores. Uma partida equilibrada até no resultado 1x1, demonstrou a capacidade técnica do treinador Nenen, que nun curto espaço de tempo apresentou aos capelenses um plantel de jogadores que se revelaram durante a partida.
Percebí, ao final do jogo, um dos nossos atletas ser convidado pelo técnico do Sergipe para uma conversa de pé de orelha, tal grandiosa foi a apresentação do garoto. Parabéns a nova equipe, em especial ao presidente Beto Ribeiro. 

sexta-feira, março 23, 2012

RIO BRANCO SPORTE CLUBE - NOVA ERA.

A nova diretoria do Rio Branco Sporte Clube, sob a presidencia de Beto Ribeiro, já começa realizar eventos grandiosos para motivar os desportistas capelenses a integrarem a nova proposta de reestruturação do clube.
Nesse domingo, dia 25, acontecerá um jogo amistoso entre o clube Rio Branco de Capela/Se e o Clube Sportivo Sergipe. O ingresso custará R$ 5,00 (cinco reais).

quinta-feira, março 22, 2012

FALTA DE PAGAMENTO PODE FECHAR LIXEIRA.

O terreno onde são jogados o lixo da cidade, alugado pelo municipio de Capela/Se, desde o mês de dezembro/2011 que não paga a proprietária por esse aluguel. Ainda, quando  qualquer tipo de cobrança, ameaçam desapropriar, imaginem?
Por falta de pagamento, a proprietária está entrando hoje com um comunicado ao municipio de que se os pagamentos não forem realizados até o dia 07/04/12, o lixo não poderá ser mais descarregado em sua propriedade.

terça-feira, março 20, 2012

ROUBALHEIRA INSTITUCIONALIZADA, ESPECIALIZADA,

O Fantástico, programa da Rede Globo exibido nesse domingo, revelou o que todos os políticos e instituições democráticas sabiam, mas faziam de contas que não sabiam.
Seria interessante que houvesse um bom serviço prestado ao povo brasileiro pelos Tribunais de Contas dos Estados em conjunto com a Controladoria Geral da União, esta que vem mostrando serviço de transparencia. Imaginem que um relatório da CGU é concluido em tempo recorde e disponibilizado na internet na íntegra, e quem viu um relatório assim dos tribunais de contas dos estados?
O único remédio capaz de combater a corrupção é a transparencia.
Esses termos de fraudes em licitação é o que mais encontramos no relatórios da CGU quando inspecionou o municipio de Capela.

segunda-feira, março 19, 2012

QUALIDADE DE GESTÃO MUNICIPAL EXIBIDA NA REDE GLOBO.

O Jornal Nacional dessa sexta-feira apresentou os 100 (cem) municipios de melhor índice de qualidade de gestão e os 100 (cem) de piores índices de gestão.
Os municipios mais bem administrados do país estão na região Sudeste, enquanto que os municipios mais mal administrados estão na região Nordeste de acordo com o noticiario da Rede Globo, JN.
Sendo assim, não é verdadeira a propaganda patrocinada pelo prefeito Sukita de que Capela está entre os 100 (cem) municipios melhor administrados do Brasil.

domingo, março 18, 2012

PAVÃO CHATO

Esse cognome foi dado pelo prefeito Sukita a um dos vereadores de sua base aliada.
Nessa sexta-feira com a praça da pirunga lotada, fizeram uso da palavra no palanque, o vice-orefeito Crlos Milton, os vereadores: Alexsandro Nascimento, Toninho Arimatéa e por fim o prefeito.
Ao se referir à fala de cada orador que o precedeu, apelidou, cognominou o vereador Alexsandro de "pavão chato", enquanto teceu elogios honoráveis ao Dr. César Melo.

E O POVO RESPONDEU

Esta madrugada, na praça do povoado pirunga, antes de anunciar a banda "jegue desimbestado", o prefeito Sukita proferiu mais uma de suas falas enfadonhas, repetitivas e longa. Antecipando o debate eleitoral, ele partiu para o ataque aos empreendedores e geradores de empregos principalmente e Capela, a quem ele deominou de "usineiros".
Imaginem que grande parte de pais de familia e jovens que estavam presentes na praça são trabalhadores da industria do agronegócio (chamados de usineiros) que responderam gritando e dizendo: deixa de conversa, sai daí ladrão, outros diziam: cadê o emprego que voce trouxe pra Capela?
Imterrompido com a manifestação do povo, Sukita atrapalhou e misturou o discurso com uma pergunta: se eu sou ladrão, por que não me prendem?

sábado, março 17, 2012

A TEMPESTADA EM UM COPO D'ÁGUA

Antes mesmo do meu comentário, quero deixar bem claro que sou favorável a entrada de qualquer real que entre como recursos para o municipio de Capela.
O municipio de Capela/Se não perdeu receita diante da disputa judicial com o municipio de Rosário do Catete, deixou de receber mais recursos provenientes de ICMS, isso é fato.
A proposta orçamentária municipal não será alterada em nada, e é absurda a informação de que os recursos próprios serão afetados, reduzidos em 80%.
Capela continua recebendo regularmente os recursos da Vale (CFEM) e Royalties,  entrou com uma ação na justiça para participar da divisão do ICMS pelas vendas do potassio, nessa questão o municipio de Rosário do Catete logrou êxito no STJ.
Nós capelenses devemos defender com bravura tudo em favor da nossa terra, mas não ao ponto de justificar a falta de execução das políticas públicas sob alegação dessa perda.
  

terça-feira, março 13, 2012

A POPULAÇÃO PEDE SOCORRO PELA SAUDE PÚBLICA

O município de Capela/Se recebeu através do Ministério da Saúde do Governo Federal no ano de 2011, R$ 2.787.664,48 (dois milhões, setecentos e oitenta e sete mil, seiscentos e sessenta e quatro reais e quarenta e oito centavos).
Como os gestores da saúde pública em Capela, podem explicar a população o abandono que vem passando esse setor em nossa cidade? Não só explicar, mas também praticar serviços públicos de saúde com respeito, decencia e responsabilidade.
Com esse montante de recursos recebidos, fica até constrangedor para os agentes públicos que respondem pela pasta juntamente com o administrador, explicar, justificar porque os médicos e respectivas equipes do PSF estão sem receber seus salários; porque falta medicamentos e material de curativos como gase. 

sábado, março 10, 2012

MENDONÇA PRADO NÃO VOTOU CONTRA CAPELA.

Dos oito deputados federal por Sergipe, o único que não votou contra a instalação do campus de engenharia em Capela/Se, foi o deputado Mendonça Prado.
Os demais, Laércio Oliveira, André Moura, Valadares Filho, Márcio Macedo, Almeida Lima, Rogério Carvalho e o pastor Heleno,  assinaram requerimento ao MEC indicando a instalação do referido campus na cidade de Estancia.
A população da cidade de Capela e região do Vale do Cotinguiba e Baixo do Japaratuba para esses representantes só precisam votar neles.
Toda a região precisa saber disso.
Parabéns, Mendonça Prado! ainda bem que sobrou.
A

quinta-feira, março 08, 2012

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

A equipe Transparencia Capela, parabeniza neste dia, todas as mulheres, e lhes oferece flores.

quarta-feira, março 07, 2012

UNIVERSIDADE DE ENGENHARIA PARA ESTANCIA OU CAPELA?

Tomou conta dos programas de rádio em diversas emissoras a briga entre o prefeito de Capela/Se, Sukita, e o deputado Federal André Moura. O prefeito acusa o deputado de estar trabalhando para que a cidade de Capela não seja comtemplada com o campus Universitário da UFS ná área de engenharia, e sim defendendo o municipio de Estancia.
Já o deputado André Moura diz que o municipio de Capela não atende as exisgencias para a instalação de um Campus Universitário.
E como se posiciona o deputado federal Valadares Filho, o mais votado do municipio de Capela diante desse impasse. Ele não deveria ficar calado diante de um assunto de tamanha importancia para o povo capelense,

BETO RIBEIRO É O NOVO PRESIDENTE DO RIO BRANCO ESPORTE CLUBE

Eleito o novo presidente do Rio Branco Esporte Clube de Capela/Se, o doutor Edilberto da Silva Ribeiro (Beto Ribeiro).
Nós que fazemos o transparencia Capela, cumprimentamos o doutor Beto por sua eleição, ao tempo em que desejamos que a sua gestão seja marcada por inovações exitosas, com posicionamento,  fortalecimento da entidade e apoio da população.
Parabéns!

terça-feira, março 06, 2012

MINISTÉRIO PÚBLICO É INFORMADO DA INEXISTENCIA DE MERENDA EM CAPELA/SE

Denunciei ao Ministério Público através do e-mail educacao@mp.se.gov.br, a inexistencia de alimentação escolar nas unidades da rede municipal de Capela/Se, desde o inicio das aulas. Isso tem causado uma baixa frequencia às aulas como também a redução da jornada porque os alunos sentem fome e vão embora.
O mais grave é ouvir do governante por meio de seus auxiliares que não se sabe quando o alimento irá chegar nos estabelecimentos escolares.
As autoridades devem tomar alguma providencia para garantir esse mínimo direito às crianças.
A fome não espera, senhoras e senhores autoridades.

domingo, março 04, 2012

SERVE PARA OS 9 VEREADORES DE CAPELA/SE

Quando o parlamentar abdica da missão de legislar e fiscalizar em troca de cargos e outras vantagens, o mandato que detém se torna espúrio. twetter Nilson Lima

CULTO DE INAUGURAÇÃO REUNE MILHARES DE FIÉIS EM CAPELA/SE

Momentos do culto celebrativo de inauguração do templo da Igreja Evangélica " Assembléia de Deus" em Capela;/Se, neste sábado, que contou com as presenças do prefeito Sukita, vereador Alexsandro, vereador Carlos Augusto, do Senador pelo Estado do Espírito Santo, Pastor Magno Malta, o deputado estadual Antonio dos Santos e da cantora Lauriete que através dos seus cânticos emocionou todos os ouvintes. Hinos como: Não há Deus como Jeová e Grandioso és Tu, entoados pela platéia formaram um grande e belíssimo coral.

sábado, março 03, 2012

CRESCE PARA 23,89% A REJEIÇÃO DO PREFEITO SUKITA

As recentes pesquisas de consumo interno, chamou a atenção o crescimento progressivo da rejeição do prefeito Sukita. Nesta última a sua rejeição chega a 23,89%. Os dados também esclarecem que existe uma política midiática voltada para sua promoção fora do municipio de Capela, e que a sua popularidade é relativamente maior em outras cidades.
Os motivos que mais contribuiram para essa rejeição foram: os sinais exteriores da riquezas de familiares e secretários; o problema do mercado,  da feira e rodoviária; os de indícios de corrupção; o abadono da maioria dos povoados;  a falta de geração de oportunidades para a juventude;  a ostentação da construção de sua casa; e muitas promessas não cumpridas.
Como positivos foram destacados: a realização das festas; mudança paisagística e urbanísica do centro da cidade e adjacências; o bolsa ajuda; construção das clínicas; salários em dia.

quarta-feira, fevereiro 29, 2012

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLÉIA DE DEUS INAUGURA TEMPLO

A comunidade evangélica da Igreja Assembléia de Deus em Capela/Se está em festa nos dias 02,03 e 04/03/2012 inaugurando o novo templo localizado na antiga Rua de São Pedro, 285.
Os cultos além de contar com a presença de diversos pastores e pregadores, se fará presente cantores da música evangélica.
O antigo templo inaugurado em 04 de novembro de 1951 dá lugar a um espaço confortável e moderno com capacidade para centenas de pessoas sentadas.

segunda-feira, fevereiro 27, 2012

"TIA, ESTOU COM FOME" EIS O GRITO DAS CRIANÇAS DE CAPELA/SE

Tia, estou com fome. Ouví hoje de um professor da rede pública municipal de ensino de Capela/Se, que as crianças estão passando fome e reclamando. Segundo esse professor, os alunos suportam até às 10:00h, mas à partir desse horário começa a reclamar que sentem fome, o ambiente fica triste, pesado, incontrolável e sem rendimento. Os professores dividem de seu próprio lanche com alguns. Isso acontece no turno da tarde também. Pior é que ninguém sabe quando o alimento chegará às unidades escolares. Ninguém toma providencias. Cadê o Ministério Público, o Conselho Tutelar, A Câmara de Vereadores e a sociedade?
Como um governante, pode gastar milhões e milhões em festas e não tem o mínimo para alimentar crianças de berço e nos bancos escolares de sua responsabilidade?
É de causar indignação a qualquer pessoa humana.
Quem não acredita é só visitar qualquer unidade escolar da rede municipal no horario da merenda.
Gente! Tenhamos a consciencia de que -"ou salvamos as crianças ou perdemos o país". Isso não deve ser apenas falácia, discurso, deve ser prática.

15 MIL KILOS DE PEIXES SERÃO DISTRIBUIDOS

A Prefeitura de Capela/Se irá distribuir na semana santa 15 mil quilos de peixes para a população. Acredito que com essa compra, o governo municipal pretende atender a todas as familias capelenses, considerando que o municipio todo possui 8.384 residencias, não ficará uma sem receber o desjejum.

ENERGISA CORTA ENERGIA DA SECRETARIA DA AÇAO SOCIAL

Foi cortado o forneceimento de energia elétrica da Secretaria de Ação Social de Capela/Se por falta de pagamento. Os populares que presenciaram o fato ficaram estarrecidos ao verem um órgão público do municipio passar por esse constrangimento

sexta-feira, fevereiro 24, 2012

DECISÃO DA JUSTIÇA FEDERAL CONFIRMA MALVERSAÇÃO COM OS RECURSOS DA MERENDA ESCOLAR EM CAPELA

15/02/2012 00:00 - Publicação D.O.E, pág.38/44 Boletim: 2012.000022.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
14/02/2012 09:20 - Decisão. Usuário: CASDL
            1. RELATÓRIO.
            Cuida-se de ação ação civil pública fundada em ato de improbidade administrativa, ajuizada pelo Ministério Público Federal em face de Manoel Messias Sukita Santos (Prefeito de Capela); José Edivaldo dos Santos (Secretário de Finanças de Capela) e Genival Rosa da Silva, na qual se requer a condenação dos demandados nas sanções cominadas no art. 12, II e III, da Lei 8.429/92.
            Conforme narrativa da exordial, os réus concorreram para a malversação de recursos federais atinentes ao PNAE no exercício de 2007, apurando-se a compra de alimentos que não faziam parte do cardápio de alimentação escolar, aquisição de alimentos sem licitação, pratica de simulação envolvendo o fornecimento de produtos para a merenda escolar e superfaturamento no fornecimento de alguns alimentos.
            De acordo com análise do Tribunal de Contas da União, acrescenta, tais fatos teriam ensejado, em desfavor da União, prejuízo de R$ 69.193,09, valor este ressarcido em 30.11.2009 pelo requerido GENIVAL ROSA DA SILVA.
            Acompanham a exordial 02 volumes de documentos, em anexo.
            Notificados, os requeridos apresentaram manifestação, rebatendo sistematicamente os argumentos autorais.  Em suas respectivas peças dizem, em suma, 1) inexistência de indícios suficientes de ato de improbidade; 2) impossibilidade de se atribuir responsabilidade objetiva; 3) ausência de dolo ou culpa.
            Tenho por relatado.  A seguir fundamento e decido.
           
            2. FUNDAMENTAÇÃO.
            2.1. - Considerações iniciais.
            A Lei n° 8.429/1992 dispõe:
.............................................................
 Art. 17. [...]
 § 7o Estando a inicial em devida forma, o juiz mandará autuá-la e ordenará a notificação do requerido, para oferecer manifestação por escrito, que poderá ser instruída com documentos e justificações, dentro do prazo de quinze dias.(Redação da pela Medida Provisória nº 2.225-45, de 4.9.2001)
§ 8o Recebida a manifestação, o juiz, no prazo de trinta dias, em decisão fundamentada, rejeitará a ação, se convencido da inexistência do ato de improbidade, da improcedência da ação ou da inadequação da via eleita.(Redação da pela Medida Provisória nº 2.225-45, de 4.9.2001)
§ 9o Recebida a petição inicial, será o réu citado para apresentar contestação.(Redação da pela Medida Provisória nº 2.225-45, de 4.9.2001) (...)"
            
            O momento ora instalado comporta decisão cujo enredo consiste na análise de eventuais empecilhos à formação da relação processual propriamente dita e, primordialmente, na emissão de um juízo concernente à admissibilidade, à presença de motivos autorizadores do efetivo processamento da ação civil proposta.
            Fora de esquadrinho, portanto, estão controvérsias genuinamente atreladas ao mérito, bastando apreciar a presença de justa causa para a demanda. E isso deverá ser cotejado tanto a partir da descrição ou não de conduta meramente passível de subsunção a qualquer das modalidades ímprobas catalogadas legislativamente, como em função da presença ou não de indícios mínimos de sua ocorrência.
            Noutro giro, justamente por se estar, no rigor técnico, em uma fase ainda anterior à instauração da relação processual, não vejo necessidade, agora, de manifestação do Ministério Público após a juntada de documentos por alguns dos potenciais requeridos.
            2.2. - Cerne do juízo de admissibilidade. Justa causa.
            O art. 17, § 8°, da Lei 8.429/1992, determina a rejeição prefacial da ação civil pública por improbidade apenas quando convencido o juiz da inexistência do ato de improbidade, da improcedência da ação ou da inadequação da via eleita.
             A lei prescreve, com voz exauriente, situações excepcionais dotadas do condão de ensejar a negativa de recebimento. São, portanto, dignas de exegese restritiva, inferindo-se já da construção redacional que a instauração da lide é regra, tirante segura aparição de um dos casos impeditivos. Tem-se, na verdade, transposição do princípio in dubio pro societate à circunscrição do processo civil.
            Detecto, nesse norte, elementos satisfatórios quanto à configuração indiciária da prática de improbidade, decalcados sobretudo das seguintes constatações, dentre outras, do Tribunal de Contas da União (volume II dos anexos, fl. 07 e 09):
"[...] Destaco que assiste razão ao MP/TCU ao asseverar que o recolhimento do restante do débito apurado nos autos, aos cofres do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, efetuado pelo Sr. Genival Rosa da Silva (deveriam ser R$ 69.193,09, porém foram recolhidos R$ 69.044,41), deve ser dispensado, dada o pequeno valor restante (R$ 148,68).
Porém, embora de pequeno valor o débito restante, não é o caso de se dar quitação ao responsável, pois a dívida continua a existir enquanto não for integralmente quitada. Além disso, conforme o MP/TCU, ainda que, por hipótese "se pudesse considerar quitado o débito, não seria o caso de julgamento pela regularidade com ressalvas das contas dos responsáveis, à luz do disposto no art. 202, §§2º e 4º, do Regimento Interno do TCU. No caso do débito, pelo qual respondem os três responsáveis, porque foi gerado mediantes expedientes fraudulentos que afastam por completo a possibilidade de vislumbrar boa-fé. No caso do Sr. Manoel Santos, além disto, porque lhe são atribuídas outras irregularidades, que não logrou justificar."
 
            A isso se acresce a circunstância de que, em suas respostas preliminares, os requeridos nem ao menos indicam qual ou quais elementos de prova substitutivos serviriam à comprovação da regularidade dos gastos acima apontados.
            Por outro lado, o embate sobre a existência de dolo ou culpa pertine, inequivocamente, ao mérito da demanda, a ser resolvido após o regular trâmite do feito e não - ao menos em regra geral - em sede de juízo de admissibilidade.
            É de se permitir, dessarte, a integralização da relação processual, convocando-se os notificados para que tomem lugar no pólo passivo.
            Reconforto-me no seguinte julgado:
PROCESSUAL CIVIL, CONSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVO. AÇÃO CIVIL PÚBLICA POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. RECURSOS RECEBIDOS POR MUNICÍPIO, ADVINDOS DO MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL (CONVÊNIO), PARA A CONSTRUÇÃO DE BARRAGEM DE TERRA. PRESTAÇÃO DE CONTAS. ATRASO. ART. 11, II E VI, DA LEI Nº 8.429/92. REJEIÇÃO DA PETIÇÃO INICIAL. NÃO CABIMENTO. CONFIGURAÇÃO, EM TESE, DE ATO DE MPROBIDADE ADMINISTRATIVA. CONTINUIDADE DO PROCESSAMENTO. 1. Ação civil pública por improbidade administrativa ajuizada, com fundamento no art. 11, II e VI, da Lei nº 8.429/92, contra ex-prefeito municipal, que não teria apresentado, dentro do prazo previsto, a prestação de contas relativa a convênio firmado entre o Município e o Ministério da Integração Nacional, respeitante a repasse de recursos para fins de construção de barragem de terra. [...] 3. A apreciação, através da qual se poderá rejeitar ou receber a inicial, deve se restringir à verificação da existência dos pressupostos processuais e das condições especiais da ação. Em se tratando de ação civil por atos de improbidade administrativa, é preciso atentar para a plausibilidade mínima das alegações trazidas a exame e para a existência de indícios suficientes da prática de atos de desonestidade administrativa, que justifiquem o prosseguimento do feito. A rejeição in limine apenas pode ser determinada quando manifesta a inexistência do ato de improbidade, quando patente que se trata de pedido infundado, ou em razão de inadequação da via eleita. E mais: considerando os objetivos que permeiam as normas jurídicas regentes da ação de improbidade administrativa; tendo em conta os relevantes interesses protegidos sob o pálio dessa modalidade de ação; e atentando-se para a responsabilidade dos que a manejam, a rejeição de pronto se constitui em medida marcada pela excepcionalidade, por apenas admitir guarida quando evidenciadas, em seus estritos termos, as hipóteses com elenco na lei. 4. O recebimento da inicial da ação de improbidade administrativa não implica juízo de mérito acerca da responsabilidade do requerido, que pode ser absolvido da prática que lhe é imputada, bem como cuja eventual condenação deverá se efetivar de conformidade com os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, segundo a gravidade que se evidenciar. [....]

segunda-feira, fevereiro 20, 2012

CARNAVAL NA CIDADE E NO INTERIOR DE CAPELA

O segundo dia do carnaval organizado por Bibi em Capela/Se foi um sucesso. Centenas de pessoas acompanhara o mini-trio pelas ruas da cidade, os homens travestidos, cada um com sua fantasia mais exuberante que outras, todos com bastante alegria estampada no rosto e no passo da dança.
Hoje será o dia do povoado Pirunga, e amanhã a comunidade de Vila Pedras.
Estaremos lá, eu(Jó), Roberto Boticário, Ezequiel, Chico de Ary, Rony, Jota nos mesmos passos do rítimo.

quinta-feira, fevereiro 16, 2012

CAPELA FORA DA CONSOCIAL

Capela/Se, está entre as 13 cidades sergipanas que não convidaram e nem realizaram a CONSOCIAL - Conferência Sobre Transparencia e Controle Social.
As CGEs e CGU, Controladorias Geral dos Estados e a Controladoria Geral da União disponibilizaram o material e roteiro para a realização das Conferências municipais. estaduais, culminando com a Conferencia Nacional.
  Tem o objetivo principal de promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático que garanta o uso correto e eficiente do dinheiro público.
  Vamos entrar em contato com a CGE   e com  CGU para realizar a CONSOCIAL em nossa cidade, pois o Decreto que institui a Conferencia, assegura que se o Poder público não o fizer, a sociedade civil pode realizar com apoio das Controladorias. Todos convidados então! 

quarta-feira, fevereiro 15, 2012

SUCESSÃO MUNICIPAL DE CAPELA/SE

A qualquer momento o elitorado capelense poderá ser surpreendido com o anuncio da mudança, isto é, da troca de candidato à sucessão do prefeito Sukita.
As informações que chegaram a mim, sigilosamente, dizendo que vai haver uma troca na composição de uma chapa majoritária, com a possibilidade de troca de posto: quem era e quem está cotado para vice, continua vice, e sobe de vice. O trocadilho dá pra desenrolar? Mãos à obra.