terça-feira, junho 29, 2021

ASTROGILDO E SUKITA SE UNIRAM PARA O PLEITO DE 2022

 


O que o eleitorado capelense desejou que acontecesse em 2019, veio acontecer em 2020. A união política de Astrogildo e Sukita.

Com a vitória eleitoral e a decepção política do agrupamento liderado pela prefeita, ficou claro de que o apelo do povo pela união estava certa.

Ainda bem que eles entenderam o recado das urnas.

Essa união esmaga o projeto da candidatura do marido da prefeitura de Capela, onde ele acredita ser o seu maior colégio eleitoral, pois em sua região é conhecido apenas como ex-prefeito da Ilha com um eleitorado pequeno.

De agora em diante é necessário dialogar com as outras lideranças que desaprovam a gestão municipal, para agregar forças  até chegar 2024 prontos para devolver o governo de Capela aos capelenses.



MUDANÇAS NA CÂMARA DE VEREADORES

 Tomamos conhecimentos de que nos próximos dias haverá uma troca de representantes na Câmara de Vereadores. Segundo as informações, a vereadora Karla Alves e o vereador Alexandro Nascimento, estarão se licenciando de seus mandatos para assumirem uma secretaria na gestão da prefeita Silvany, e em seus lugares estarão assumindo os suplentes: Zezinho das Barracas e Marcos Medeiros.

Tanto a vereadora Karla Alves quanto o suplente Marcos Medeiros já declararam apoio à prefeita Silvany e agora devem se transformar em cabos eleitorais do candidato marido da prefeitura. 

No início dessa legislatura houve uma movimentação nesse sentido para beneficiar uma suplente; mas o titular não abriu mão da estrutura ($) que tem junto a prefeitura, deixando apenas o subsídio de vereador. A suplente não aceitou, então o acordo falhou,




quinta-feira, junho 24, 2021

FESTA E AGLOMERAÇÃO OFICIAL EM CAPELA/SE

A noite de ontem, 23/06, por ocasião da festa do São João, aconteceu num sítio localizado no bairro aeroporto, também conhecido como Campo da Aviação, um evento com a presença de dezenas de pessoas sem máscaras , conforme algumas fotos individuais que foram vistas.

Há quem diga que o folguedo se realizou com a presença da prefeita a qual idealizou e influenciou a ausência da fiscalização policial.

Pois é, a mesma prefeita e polícia que proibiu fogueiras e aglomerações para a população; realiza para si e para os aconchegados.

A recomendação era não postar fotos nas redes sociais.

 

quarta-feira, junho 23, 2021

SILVANY REJEITADA NA SUPERINTENDENCIA DA CODEVASF PELOS ENGENHEIROS

 


O jornal O Capelense periódico que circula em nossa cidade, registrou como destaque a passagem de Silvany Mamlack,que na época era Silvany Sukita como superintendente da Codevasf, Isso foi verdade.

Resta esclarecer como aconteceu a sua ascensão e saída do cargo.

Devido ao prestígio político do seu ex-esposo /sukita, junto ao senador Valadares, a quem cabia a indicação para ocupar o cargo federal em Sergipe, sem exigencia de curriculum ou coisa semelhante, Silvany foi empossada na Companhia.

Meses depois, os engenheiros técnicos de carreira da Cpdevasf assinaram uma nota pública contra a indicação e rejeitando Silvany na condição de superintendente da referida empresa, devido a falta de capacidade para dirigir uma empresa da importancia e grandeza  da Companhia do Vale do São Francisco.

Houve repercussão negativa np Ministério da Integração Nacional, do qual a empresa e subordinada, e subitamente Silvany foi exonerada.

Então, creio que esse registro seja de relembrança mais frustrante do que agregar titulo.

terça-feira, junho 15, 2021

CONCURSO PÚBLICO EM CAPELA

Conforme dados oficiais que recebi de uma fonte da Prefeitura de Capela/Se, existem 570 cargos  vagos nas diversas funções que compõe a estrutura de servidores efetivos do municipio. Dentre esses, 166 são de professores, seguido de 86 de auxiliar de serviços gerais, 43 assistentes administrativos.

É preciso os concurseiros, o  Ministério Público e a sociedade vigiarem sobre a pretensão da gestora Silvany de querer realizar concurso apenas para professor.

As vagas e as necessidades são em geral.



terça-feira, maio 18, 2021

POLICIA FEDERAL INTIMA O DETETIVE VIRTUAL

 A Policia Federal intimou José Edirani Santos, conhecido em Capela, nas redes sociais e na imprensa como "detetive virtual", devido às suas publicações denunciadoras envolvendo gestores públicos, em especial do município de Capela/Se.

A audiência se dará às 9:00horas do dia 25/05/2021 na sede da Polícia Federal.

Conforme informação, o motivo da intimação versará sobre esclarecimentos em que o detetive virtual prestará à PF, sobre denuncias apresentadas sobre indícios de má aplicação de recursos públicos oriundos do governo federal, tendo como denunciada a prefeita Silvany Mamlack do município de Capela.

sábado, maio 15, 2021

POR POUCO NÃO ACONTECEU FATALIDADE


 Na tarde dessa sexta-feira (14/05) o poste suspensório do semáforo que fica na esquina dos Correios em Capela desabou, Há mais de 2 anos era visível a corrosão na estrutura metálica enferrujada e sem manutenção aparentando inclinação.

O posta fica numa distancia de 30 metros para a prefeitura, por onde passam diariamente o Secretários e a própria prefeita.

Por pouco não aconteceu uma fatalidade. E aí sim, houve livramento divino.

Ouvido o Secretário de Obras, Rodrigo Sobral, este veio justificar que o desabamento aconteceu devido as chuvas e que já estava no planejamento fazer a manutenção, e que a prefeita apresentou a solução: retirar todos os postes suspensórios de semáforos da cidade.

Idéia genial! Um verdadeiro brainstorm inverso: chuva de ideias bestiais,

É melhor retirar os postes do que fazer manutenção, não é secretário? Para o senhor aqueles semáforos tem alguma importância na vida da população? Ou para o senhor e para a prefeita é apenas um enfeite? 

sexta-feira, maio 07, 2021

CERCO FECHADO, PREFEITOS APERREADOS

 O Ministério da Saúde baixou neste dia 07/05 a portaria 885/2021 sobre a fiscalização e cobrança dos valores transferidos pela pasta a Estados e municípios na modalidade fundo a fundo, que inclui os recursos referentes ao combate do coronavírus.

A fiscalização segue quatro categorias: desvio do objeto, desvio de finalidade, dano ou prejuízo ao erário e recebimento irregular, com tomada de contas especial através da CGU e ou TCU. Se forem detectadas irregularidades, a referida portaria determina a devolução imediata dos recursos ao Governo Federal.

Consideremos que o Ministério Público Federal denunciou 20 municípios sergipanos, dentre esses os municípios de Capela e Ilhas das Flores por falta de transparência na aplicação recursos da covid19; o que pressupõe algo escondido e com essa tomada de contas especial será revelado

Foram 5 milhões destinados para o município de Capela

quarta-feira, maio 05, 2021

SUPOSTOS FAVORECIMENTOS DE CONTRATOS


Ex-secretária de saúde, filha da prefeita de Capela e enteada do ex-prefeito de Ilha das Flores, Larissa Mamlak, proprietária da empresa EXCELLENCE CONSULTORIA, ASSESSORIA E SERVIÇOS EIRELI,  cnpj40.316.950/0001-44, celebrou 7 contratos de prestação de serviços com a Prefeitura de Ilha das Flores para arrumar pastas, digitalização de documentos e de realização de projetos, totalizando 57 mil reais.

Escandalosamente, observamos que a empresa foi aberta em 08/01/2021, os contratos 07 e 08 estão datados de 04/01/2021; pode ter sido erro de digitação? Os demais contratos se deram em 11/01 e 01/02, como foi adquirida a comprovação de capacidade técnica?

A milionária registrou o capital social de referida empresa com R$ 110.000,00

Maravilhoso é conseguir esses contratos por dispensa de licitação.

O assunto está publicado no Jornal da Fanf1 como suposto favorecimento. Restam dúvidas?

Será se existem dobradinhas entre as prefeituras de Capela e a Ilha?


terça-feira, maio 04, 2021

EX-PREFEITO DE CAPELA - ZÉ DA BOMBA FALECEU

 


Noticiamos o falecimento de José Ferreira Carvalho, conhecido como Zé da Bomba; ex-prefeito de Capela, eleito para o mandato de 1983 a 1988.

Nascido em Vila Pedras, inicia as atividades como comerciante (marchante), prospera e chega a ser pecuarista, proprietário do Posto de Gasolina que hoje pertence a Cabral; daí o apelido "Zé da Bomba", pois àquela época chamava o posto de bomba.

Na vida pública, foi vereador, vice-prefeito e prefeito.

Dentre as obras realizadas em seu governo, citamos algumas que achamos estruturantes para o município: A ponte sobre o Rio Japaratuba no povoado Tapuio; A escola José Ferreira Carvalho, a Escola Adelina Matos, a Escola Antonio Ferreira Carvalho, a Escolinha Branca de Neve, O Conjunto Asa Branca, a reurbanização da Praça da Matriz.

Os votos de pesar aos enlutados.

segunda-feira, maio 03, 2021

FALECEU DONA EUTIMIA ESPOSA DE CHICO COROA

 Comunicamos com pesar o falecimento da Senhora Eutimia, esposa Francisco Santana Cordeiro, conhecido como Chico Coroa. mãe de Chiquinho taxista.

As nossas condolências à família enlutada.

POVOADO SÃO JOSE NA ESCURIDÃO

 


Na semana passada, a comunidade do povoado São Jose, conhecida também como "pintor", celebrou a festividade religiosa alusiva ao seu padroeiro São José.

Estiveram presentes em uma das celebrações, o vice-prefeito que representava a prefeita e o vereador líder da prefeita na Câmara, Toninho Arimatéa e Alexsandro Nascimento.

Embora a igreja estivesse bem iluminada, as ruas daquele povoado encontrava-se em nítido abandono quanto a iluminação pública; a escuridão toma conta; é hilário, mas é verdade que acontecem batidas de bicicletas devido a falta de iluminação.

Os dois legítimos representantes do povo, ignoraram o estado de abandono, parecia estar tudo normal.

Onde a gestão da prefeita está gastando o dinheiro que tira do lombo das familias capelenses a titulo de taxa de contribuição de iluminação publica, que até o mês de abril/21 arrecadou R$ 454 mil reais?



sexta-feira, abril 30, 2021

DETETIVE VIRTUAL SOFRE ESPANCAMENTO EM CAPELA

 Na manhã dessa quinta-feira, 29/04 , Edirani, conhecido como "detetive virtual" sofreu atentado contra a sua vida

Ao sair de casa, deparou-se com dois homens encapuzados, os quais lhe espancaram violentamente com bofetadas e objetos cortantes que lhe feriram e geraram hematomas.

Semelhante a esse fato foi o acontecido com Carlinhos há meses, ainda sem elucidação.

Estranho é que as vítimas desses acontecimentos violentos são aqueles que se opões e criticam a administração local, ao que nos parece intimidação.

A sociedade capelense precisa reagir a tudo que for de prática violenta; somos uma comunidade pacífica e não podemos permitir que estrangeiros queiram implantar o toque de recolher para quem não faz parte de seus agrupamentos.

quarta-feira, abril 28, 2021

CONCURSO PÚBLICO EM CAPELA - PREFEITA E VEREADORES NEGAM OPORTUNIDADES


 Diversas manifestações têm  chegado à Ouvidoria do Ministério Publico de Sergipe, buscando resposta ao cumprimento do TAC assinado entre a gestora do município de Capela/Se e o órgão do Ministério Público da Comarca de Capela, referente a realização do concurso público.

Este blogger, o Ponto dos Concursos e as redes sociais denunciaram o descumprimento do referido Termo de Ajustamento de Conduta, e pedem providencias.

Na sessão desta terça-feira, 27/04, a vereadora Carla (Podemos), usou a tribuna da Câmara de Vereadores para cobrar da prefeita Silvany, a realização do concurso público, pois dessa forma estaria criando acesso à oportunidades de empregabilidade para a nossa juventude de forma justa e igualitária,

Acontece que a bancada de apoio, saíram em defesa da prefeita, entre as quais a liderança chegou afirmar ser desumano realizar concurso público para substituir os contratados. Quem tem essa concepção, aprova a realização de concurso?

Se os edís consultarem até os próprios contratados, eles são favoráveis a realização do concurso.

Os vereadores que apoiam a prefeita não são favoráveis a realização do concurso, isso é fato.

segunda-feira, abril 26, 2021

SUKITA, VALDEVAN NOVENTA ,RODRIGO VALADARES. E CAPELA??


 Na foto ao lado publicada as 21 horas do dia 15/04/2021 pelo FAXAJU, revela o encontro do deputado Federal Valdevan Noventa, do deputado estadual Rodrigo Valadares e do ex-prefeito Sukita acompanhado de sua filha Izadora e esposa Joseane.

Como já sabemos da pretensão de Valdevan em concorrer ao Senado e Rodrigo em concorrer à Câmara Federal, presumimos então, que o assunto do encontro foi para ver a possibilidade de Sukita poder concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa., e o acordão planejado para governador (essa última análise é minha).

Assim teríamos o PSD de Fábio Mitidiery concorrendo ao cargo de governador, e em Capela, Sukita, Silvany e Cristiano no mesmo palanque. 

Nós devemos ter posição política contrária a esse projeto nefasto, usurpador e improdutivo para o crescimento e desenvolvimento de Capela, e o apoucamento da capacidade administrativa da gestão que gasta o dinheiro público sem resultados concretos para o bem estar da população.

Já mostramos que as oposições unidas vencem as eleições em Capela pra cima de Silvany, Cristiano, André e quem vier.

Não vamos nos dispersar. 

Eu custo acreditar que o ex-prefeito Sukita e seu grupo político em Capela se deixará enganar, e assim como aconteceu em 2018, estiveram no mesmo palanque: Ezequiel, Sukita, Silvany e Cristiano apoiando Amorim e depois Belivaldo; o resultado foi o que aconteceu e está ai.

Vamos nos reunir. Astrogildo, Janio Labclin, Conceição Souza, Niully, Edjóstenes, César Melo, Eudes, Roberto Boticario, Ezequiel e mais pessoas para tirar Capela das mãos dos forasteiros, usurpadores oportunistas.

Guelas fechadas.




domingo, abril 25, 2021

ACADEMIA MUNICIPALISTA DE SERGIPE

 

Professora Nilda

Mais um ambiente de produção e promoção literária. 

A Academia Municipalista de Sergipe, instalada em 23/04/2021 com objetivo de fortalecer o movimento academicista em nosso Estado.

Anova casa do saber chega inspirada em outras academias com essa formatação, a exemplo dos Estados do Ceará e de Minas Gerais, com uma proposta municipalista que visa produzir, promover e valorar os aspectos os aspectos literários, históricos e culturais de cada um dos municípios participantes. Tendo como ideia central, a união de todas as cidades do Estado de Sergipe.

Pelo reconhecimento, pelo trabalho desenvolvido; a professora Nilda, foi indicada para representar o Município de Capela.

Nós que fazemos este blog, parabenizamos a ilustrada professora Nilda.



sexta-feira, abril 23, 2021

FALECIMENTO DO EX-VEREADOR COREBA


 Com pesar, informamos o falecimento do ex-vereador de Capela/Se, Givaldo Oliveira, conhecido popularmente como "Coreba", vítima de covid 19

À esposa Olga e familiares, as nossas condolências.


quinta-feira, abril 22, 2021

POLÊMICA DOS VEREADORES DE CAPELA/SE - ATRASA TRAMITAÇÃO

 Se a propositura de "INDICAÇÃO" da vereadora Zefinha de Jidelson, requerendo a suspensão da cobrança e consequentemente a suspensão de corte do serviço de abastecimento de água para as famílias carentes, nesse período pandêmico, é considerado errôneo e inconstitucional pela bancada da situação; muito mais errôneo, inconstitucional e estapafúrdio seria ou será, se apresentado através de Projeto de Lei.

O que significa Projeto de Indicação?

- É o instrumento legislativo, aprovado pelo plenário ou pela Mesa Diretora da Câmara, com a finalidade de sugerir a autoridade competente que tome providencias de assunto nela (na indicação) proposto. E isso foi o que a vereadora apresentou.

Há um desconhecimento da técnica legislativa.

A explicação dada pela bancada governista, está completamente distante dessa técnica.

Vale uma pergunta: os demais projetos de indicação têm seguido essa tramitação, ou só esse da vereadora?

quarta-feira, abril 21, 2021

SAÚDE DE CAPELA VAI CONECTAR COM A NASA

 Encontrei no Portal da Transparência os empenhos 535 e 536 para aquisição de 112 computadores, notebooks, estabilizadores e desktop , com utilização dos recursos dos SUS (saúde) no valor de R$ 322.080,00 (trezentos e vinte e dois mil e oitenta reais).

A empresa favorecida é a MASF Comércio e Serviços Ltda, cnpj 06,084.302/0001-71 situada  a Rua Santa Luzia nº 20 na cidade de Maruim/Se. que tem como sócia Administradora ANNE CRISTINA OLIVEIRA ANDRADE.,

Esses equipamentos são apenas para a Secretaria de Saúde.

Para dar melhor esclarecimento, estamos viabilizando uma visita ao empreendimento.


sábado, abril 17, 2021

VEREADORES CONTRA CONTRA O POVO


Na sessão do dia 15/04, a vereadora Zefinha de Jidelson (PR) , apresentou indicação ao Chefe do Poder Executivo Municipal, requerendo a suspensão da cobrança das contas de água, considerando a crise e respectivas dificuldades financeiras, devido a pandemia, que vem sofrendo a população; principalmente aqueles que mais precisam, reconhecidamente carentes, registrados no cadastro do bolsa familia e ou bolsa Capela.

A proposta não trata de suspensão de pagamento, mas de suspensão de cobrança por um determinado período, por razão da pandemia como já foi citado acima.

Atitude semelhante a essa, a Receita Federal tomou no ano passado, suspendendo a cobrança durante 03 meses de parcelamentos junto a RFB.

Trata-se de um projeto de relevante justiça social.

Os vereadores apoiados pela prefeita Silvany Mamlak, rejeitaram a propositura da vereadora sob alegação de inconstitucionalidade,

Mas não há inconstitucionalidade.

Teria a RFB praticado inconstitucionalidade ao suspender a cobrança de dívidas parceladas no ano passado?

Se não existe renúncia e nem negligência de receita, onde reside a inconstitucionalidade, nobres edís capelenses?

Está ausente nesses mandatos, o espírito público e a sensibilidade para com as familias carentes de nosso  município.

Presente o revanchismo por ser a vereadora de oposição, mesmo que seja em prejuízo para o povo.

quarta-feira, abril 14, 2021

A COBRA VAI FUMAR NOS PALÁCIOS E NAS PREFEITURAS

 


Rodrigo Pacheco, Presidente do Senado Federal, tomou na tarde desta terça-feira, (13/04) uma decisão esperada por todos os brasileiros: Criar a CPI da covid19 que irá investigar as três esferas de governos; federal, estaduais e municipais.

Presidente, Governadores e Prefeitos se usaram erradamente; desviaram ou se locupletaram, estão como ratos; presos com o rabo na ratoeira.

A cobra vai fumar!

Em Sergipe, 20 municípios foram denunciados pelo Ministério Público Federal, por falta de transparência na utilização dos recursos da covid19, enviados pelo Governo Federal.

Dentre esses denunciados, estão os municípios de Capela e Ilha das Flores. Cômico é a prefeita festejar que recebeu nota 10 pela transparência

Capela recebeu uma bacatela de 5 milhões de reais, e fez as lambanças. Dispensa e inexigibilidade, foram as modalidades usadas para fugir da obrigatoriedade de licitar e substituir o forró do São Pedro de Capela, pela farra com dinheiro da covid.

Dessa forma, Capela já entra na CPI com um ponto negativo a mais que os outros

sábado, abril 10, 2021

PROCESSO DE CASSAÇÃO DE SILVANY E TONINHO ARIMATÉA - COMO ESTÁ

A contestação da prefeita Silvany, alegando que a demanda, ou seja, o processo impetrado pelo Partido Republicanos e Clara Miranir Santos, por prática de abuso de poder político, seja extinto. Trocando em miúdos, a acusada, Silvany, solicitou que o processo fosse extinto.

Os advogados representantes do PR e de Clara, rebateram e encaminharam para a Juíza da 5ª Zona  Eleitoral do Estado de Sergipe, refutação do pedido de extinção.

Está com o Ministério Publico Eleitoral, que após o despacho, será devolvido para a juìza para os passos seguintes.

Mas o que nos preocupa agora é o que transita nos bastidores da política partidária; André Moura, aliado da prefeita Silvany, convidado pelo dirigente Nacional para ingressar no PR, pode ser manobra para mudar o rumo da conclusão do processo

quinta-feira, abril 01, 2021

DIGITAIS DO CRIME - PEIXES JOGADOS NO LIXO EM CAPELA

 

digitais do crime

Encontrado na estrada que dá acesso à Usina Junco Novo, povoado Boa vista,  Capela. centenas de peixes que foram jogados ao lixo em estado de putrefação (apodrecidos).

Populares informam que as características dos peixes e das bolsas que envolve, são idênticas àqueles distribuídos pela Prefeitura de Capela/Se, exatamente no mesmo dia em que se fazia a entrega. 

As digitais do crime estão evidentes, não dá para a gestão ou seus defensores apelarem para coincidências,

A descoberta foi levada a público pelo detetive virtual, Edirani, que após ser informado por pessoa anônima, dirigiu-se ao local e comprovou, conforme as fotos ao lado e  nas redes sociais, o escândalo e a irresponsabilidade da gestão Silvany Mamlack, com a coisa pública e sua hipocrisia quando diz que sua missão é cuidar das pessoas. Centenas de famílias ficaram sem receber o referido peixe.

Não creio que os beneficiários tenham recebido e levado para jogar no matagal, se cada um tivesse levado a sua bolsa, seria uma fila quilométrica.

Se a prefeita não tiver nada a esconder, tomará providencias cabíveis para dar satisfação à sociedade

  

domingo, março 28, 2021

CONCURSO PÚBLICO DE CAPELA/SE - ONDE ESTÁ ENGAVETADO O TAC

 Em 31 de maio de 2019,  a prefeita de Capela, Silvany, assinou junto ao Órgão do Ministério Publico, o TAC - Termo de Ajustamento  de conduta, celebrado no bojo do inquérito civil PROEJ nº 22.17.01.0037, referente a realização de concurso público em Capela.

Conta-se 666 dias da data da assinatura desse TAC até esta data sem cumprimento por parte do munic[ipio através da gestora reeleita.

Está explícito nesse Termo, que a não observância injustificada das obrigações e dos prazos pactuados, implicarão na incidência e imposição de multa diária pessoal, para os Gestores compromissados o valor de R$ 500,00 (quinhentos reais) a ser cobrada do patrimônio particular da gestora.

Se fizermos a conta de apenas o descumprimento de uma cláusula, a prefeita ja deve ou recolheu de multa, nesse período, R$ 333.000,00 (trezentos e trinta e três mil reais)

Mas o que nos interessa saber, é se o TAC perdeu a validade ou se encontra engavetado

Considerando que o último concurso foi realizado em 2008 pelo ex-prefeito Sukita, há exatamente 13 anos.

Enquanto isso, as contratações de forma eleitoreira, tira as oportunidades dos jovens de concorrerem o preenchimento de centenas de cargos pelas vias legais, o concurso.

O Ministério Público foi atropelado pela prefeita Silvany, quando da realização do PSS - Processo Seletivo Simplificado. Como a maioria dos aprovados foi de pessoas tidas como opositores a gestão,  a prefeita usou uma participante do processo para com orientação de um advogado pedir a anulação do processo, o que foi atendido e anulado.


quarta-feira, março 24, 2021

ENTREVISTA FAKE NEWS EM CAPELA


 Em entrevista concedida ao radialista George Magalhães na emissora SIM FM de Carmópolis, nessa terça-feira, 23/03, a prefeita Silvany, perdeu o equilíbrio ao ser questionada por munícipes quanto a falta de medicamentos e de aparelho medidor de pressão arterial nos postos de saúde do município de Capela,

A prefeita perdeu a compostura e foi arrogante.

Arrogante e ignorante com mulheres. Isso mesmo. A prefeita Silvany trata mal as mulheres que questionaram a falta de medicamentos e serviços de saúde. Ficou tão furiosa que chegou a perguntar se as mulheres fizeram uma CI - COMUNICAÇÃO INTERNA comunicando o problema a ela (a prefeita)

Considerada a entrevista "fake news" ´notícias falsas, desmascaradas pelos questionamentos das ouvintes participantes, eis a notícia mais interessante: 

A prefeitura vai fechas amanhã e só reabre no dia 21 de março

quarta-feira, março 17, 2021

"O QUE PROMETI SENTADA, NEGO EM PÉ"

 


A semana passada, após a sessão, a prefeita Silvany mandou chamar os 10 vereadores para comparecerem a sua residência de veraneio, em Capela.

Iniciando a reunião, a prefeita saiu com essa frase: - " o que prometi sentada, nego em pé."

E explicou.

 Os acordos que fiz com vocês não vai ser possível cumprir da forma que prometi, em virtude das baixas arrecadações de royalties e sequestro de FPM.

Mas que acordos foram esses que não serão cumpridos? A população pode saber?

Em outra ocasião, a prefeita chegou a citar entre alguns assessores o nome do vice-prefeito Toninho Arimatéa, dizendo que ele, o vice, quer indicar mais pessoas para empregar do que a prefeita. Não é a primeira vez que chega ao nosso conhecimento declarações dessa natureza.



terça-feira, março 16, 2021

O APAGÃO NA EDUCAÇÃO DE CAPELA

Capela está incluído entre os (16) dezesseis municípios sergipanos que não fizeram nada para se adaptar a realidade imposta pela pandemia; a gestão deveria tencionar pela preparação do profissional do magistério para o ensino híbrido, adquirindo equipamentos, implementando tecnologia escolar e cursos do formação tecnológica educacional; da mesma forma a adequação dos espaços das unidades escolares.
Capacidade pedagógica, a categoria possui; 
O que foi feito e onde foi gasto os recursos que deveriam ser aplicados com o custeio para a educação em Capela?
As unidades escolares do nosso município não atendem a nenhum requisito dos protocolos de biossegurança e tampouco sanitário para o retorno às aulas presenciais, o que não se resume ao uso de máscaras e álcool em gel.
Por as crianças e profissionais nas escolas sem atender a esses protocolos, é expor aos riscos de proliferação da doença.
A comunidade escolar (pais, professores, servidores, alunos) devem conhecer os protocolos de biossegurança e sanitário da prefeitura de Capela, e só assim consentirem o retorno presencial às aulas.
A pergunta que não quer calar: para onde foi o dinheiro que deveria ter sido gasto com o custeio da educação no ano de 2020?

sábado, março 13, 2021

31 MORTES CAUSADAS PELA COVID19 EM CAPELA

 Até o dia 10 deste mês de março, Capela contabilizou 31 mortes causadas pela covid19 

Há dias, em entrevista numa emissora de rádio, o Governador Belivaldo Chagas informou que o nosso municipio ocupava o primeiro lugar em contaminação no Estado de Sergipe.

Mesmo com esses números, a gestão não tem apresentado um plano municipal que conscientize e oriente a população,

A inexistência da distribuição do álcool em gel e de máscaras; a aglomeração nas filas de bancos e repartição públicas; a falta de monitoramento dos estabelecimentos comerciais e a permissão de festas particulares, são fatores que vêm contribuindo com o aumento de casos.


quarta-feira, março 10, 2021

RECADO DESRESPEITOSO PARA O PROFESSOR

Como é de praxe de seu comportamento, fui informado que a prefeita de Capela, Silvany, mandou recado para o professor Jailson Correia, ocupante do cargo de Secretário Adjunto da Educação, dizendo a seguinte frase: "diz para Jailson, que se ele não quiser trabalhar, entregue o cargo!" 
Pessoa que estava presente no momento tecendo a fofoca que é alimento diário da gestora, falavam mal do professor Jailson em virtude dele não está sendo assíduo ao trabalho.
No recado está implícito o termo: você não tem mais a importância que tinha durante a campanha. Querendo, pega o seu boné e caia fora.
Os valores cristãos ensina-nos usar as coisas e amar as pessoas. A gestora de Capela inverte esses valores; ama as coisas e usa as pessoas.
"A gratidão é a mãe de todos os sentimentos nobres"(Geraldo Morais) quem não a possui, é infinitamente desprovido de nobreza.

IPESAÚDE - CONVENIO COM AS PREFEITURAS DE SERGIPE

 


Sempre foi um sonho dos servidores públicos dos municípios sergipanos poderem aderir ao IPESAÚDE, que é o Plano de Assistência aos servidores públicos do Estado de Sergipe. Mas havia norma legal na legislação estadual que impedia municípios com pendência na Certidão Negativa de conveniarem com o IPES como é conhecido comumente.

Quase todos os municípios de nosso Estado não têm a referida Certidão.

No final do ano de 2020, a Assembleia Legislativa de Sergipe aprovou lei retirando esse impedimento e permitindo  a formalização de convênio entre o IPES e os municípios sem exigência da Certidão Negativa; ato que beneficiou diretamente a todos os servidores públicos municipais não só de Capela, mas de todos os 75 municípios.

A adesão é opcional e a responsabilidade de pagamento é direta do servidor com entidade (IPES), não havendo nenhuma participação das prefeituras, nem das Câmaras e de autarquias, se não assinar o convênio.

Fica nítido que foram os deputados estadual que legislaram em favor de todos os servidores públicos municipais.


segunda-feira, março 08, 2021

A PREFEITA SILVANY TEMEU E FUGIU DA AUDIÊNCIA DO PROCESSO QUE PEDE SUA CASSAÇÃO

A defesa de Silvany e seu vice Toninho Arimatéa temeu enfrentar as 19 acusações que fora imputada a então candidata e atual prefeita reeleita, pelos crimes cometidos durante a campanha eleitoral por abuso do poder econômico e político, o que causou um processo de cassação do diploma e perda do mandato.
Sem condições de manifestar-se contradizendo, desqualificar ou desmentir a provas testemunhais, e materiais, a prefeita Silvany através de sua defesa recorre a estratégia de pedir adiamento da audiência que ocorreria no dia 16/03 no fórum de Capela.
Pedir para adiar ou cancelar audiência, não significa que não vai haver a audiência.
A audiência vai acontecer em dia e hora e ser remarcado pela Juíza da 5ª zona eleitoral de Capela, evento que a prefeita teme ser condenada a perda de seu diploma e seu mandato.
Fugir da audiência é demonstrar que não tem elementos para combater e livrar-se das acusações que recaem  sobre si; ninguém tem dúvidas disso.

quarta-feira, fevereiro 24, 2021

COM AS BARBAS DE MOLHO

 


O Ministério Público Eleitoral após a instrução de processo, pediu a cassação do diploma e do mandato do prefeito eleito, padre Inaldo e seu vice, do município de Socorro, acusado por compra de votos e abuso de poder econômico.

Esse entendimento do Ministério Público, põe a prefeita eleita de Capela, Silvany e seu vice Toninho Arimatéa, em estado de pavor.

Estão com as barbas de molho.

Pelos crimes praticados durante o período eleitoral, muito mais graves e contumazes, denunciados com provas testemunhais, materiais e documentais, corre na justiça eleitoral o processo de cassação do diploma e do mandato da prefeita e do vice prefeito de Capela.

Dia 16/03/2021 às 10horas no fórum da cidade, acontecerá a audiência .

terça-feira, fevereiro 23, 2021

VACINA DA COVID19 EM CAPELA - DEVAGAR E SUSPEITA

 Observando o Plano Municipal de Vacinação da covid19, verifiquei a imunização de pessoas que ao meu ver não deveriam ser considerados prioritário.

Dançarino, técnico em laboratório, motorista desviado da função, podem ser considerados como atuantes na linha de frente como profissional de saúde?

É uma pergunta que a administração através da Secretaria Municipal de Saúde deve responder.

sábado, fevereiro 20, 2021

MARCADA AUDIÊNCIA DE INSTRUÇÃO AO PROCESSO DE CASSAÇÃO DA PREFEITA DE CAPELA

 Ato Ordinário da Excelentíssima Senhora Drª  CLÁUDIA DO ESPÍRITO SANTO, juíza titular da 5ª zona eleitoral, de Capela/Se, marcou audiência de instrução ao processo que trata da cassação do registro e consequente mandato da prefeita de Capela/Se, Silvany Mamlack e Toninho Arimatea,, AIJE Nº 0600728-74-2020.6.25.0005, designada para o dia 16/03/2021, às 10:00 horas, a ser realizada excepcionalmente no Fórum da cidade.

Na ocasião serão ouvidas testemunhas como policiais que prenderam infratores em flagrante, bem como outras que presenciaram os demais crimes eleitorais.

sexta-feira, fevereiro 19, 2021

O CLAMOR PELA ÁGUA EM CAPELA


 Ha aproximadamente 60 dias essa turma acompanhada pela prefeita reeleita, Silvany, devido as reclamações e o consequente sofrimento da população pela falta do abastecimento regular de água, foram até a fonte captadora, e ali fotografaram para se apresentarem nas redes sociais; a população ficou esperançosa de que alguma coisa seria feita para ao menos amenizar o problema.

Mas nada mais além do que a foto e a promessa de que o próximo verão o povo não sofrerá mais pela falta de abastecimento de água.

Capela não tem problema de água,  temos água em abundancia inclusive na própria área onde se situa a barragem, existem outros aquíferos que não são aproveitados para aumentar a o volume de água captada.

Isso se dá pela falta de estudos, projetos e de investimentos do Poder público municipal.

Para sua surpresa, posso lhe assegurar que o municipio não possui estudos sobre a atual situação e nem um prognóstico para os próximos 10 anos.

A comissão da água em Capela solicitou informações sobre a problemática e apontamentos para resolução do abastecimento, e a administração respondeu com 254 laudas de besteirices, enchendo linguiças, culpando gestões anteriores sem nunca apresentar a proposta resolutiva.

Estão tratando o problema do abastecimento de água em Capela sem responsabilidade, com empirismo, rolando com a barriga e poderemos chegar ao colapso.

Hoje, comunidade como o bairro São Cristóvão estão há 4 dias sem agua.

Prefeita, apresente os estudos, os projetos e os investimentos para resolver o problema, a senhora vai para o 5º ano de mandato.


quinta-feira, fevereiro 18, 2021

IMAGEM DO DESCASO

 


Quem  vem à Capela pela estrada do Miranda, na entrada do centro da cidade encontra com a saudação de amor declarado pela administração municipal com esse abandono conforme foto ao lado.

Esta imagem que perdura há mais de 06 meses, revela a falta de zelo da gestão através do Secretário de Obras. Eu não quero crer que seja a falta de recursos ou até de projeto, será?

EU AMO CAPELA 

A nossa cidade se apresenta como alguém desdentado sorrindo para quem a visita. rsrsrsrs

terça-feira, fevereiro 16, 2021

PASTOR ABRAÃO DA ASSEMBLEIA DE DEUS SE DESPEDE DE CAPELA


 Depois de 16 anos pastoreando o rebanho evangélico assembleiano na cidade de Capela/Se, o Reverendo Pastor Abraão Izidoro se despede dos irmãos e da comunidade capelense.

Na sua missão pastoral inaugurou o novo templo sendo o mais estruturado e belo dos edificios evangélicos da cidade, além de plantar novas igrejas nos povoados: Pedras, Miranda, Canta Galo, Boa Vista, Cruz de Brúna, e Alto de Santo Antonio, dentre esses, a construção em fase de conclusão dos templos do Miranda e Cruz de Braúna.

A Assembleia de Deus conta com o maior rebanho evangélico de Capela, contando com um grupo de obreiros: diáconos, presbíteros e auxiliares que dão o suporte para o crescimento da denominação.

Nos que fazemos este blog, em nome do povo, agradecemos o relevante serviço pastoral do Reverendo Pastor Abraão, e oramos para que o seu ministério seja sempre abençoado por onde andares.

sábado, fevereiro 06, 2021

VALMIR DE FRANCISQUINHO - UM MUNICIPALISTA PARA GOVERNADOR

 


Há 01 ano e 09 meses das eleições para mandatários das  esferas federal e estadual, Sergipe ainda não tem um representante que que lidere o interesse do eleitorado para suceder o governador Belivaldo Chagas. Desse modo, os partidos e blocos políticos estão buscando dentro de seus quadros um nome que venha causar interesse do eleitorado e assim lançar candidato a governador..

Vem correndo na mídia popular, boca a boca, devido a grandiosa administração realizada em seu municipio, o ex-prefeito Valmir de Francisquinho do município de Itabaiana. Eleito 2013/2016, reeleito 2017/2020 e elegendo seu sucessor com expressiva votação, os sergipanos passam a olhar com melhor expectativa as razões que fizera dele essa  expressiva liderança.

Verdade é que o governador precisa ser um político de visão municipalista, com a capacidade e experiência de entender as demandas e os interesses de cada cada município onde muitos sofrem a desigualdade da atenção do governador.

A experiência  das duas gestões aprovadas pela comunidade itabaianenses reconhecida pela região e pelos demais municipios,  pode levar o interesse dos eleitores sergipanos de  escolher Valmir de Francisquinho para ocupar a cadeira de governador.

VIOLENCIA - CAPELA CLASSIFICADA A 2ª CIDADE MAIS VIOLENTA DO ESTADO DE SERGIPE

 


Na abertura da sessão legislativa de 2021, o delegado da cidade de Capela trouxe para conhecimento da sociedade capelense presentes a prefeita, vereadores e secretários a informação que abalou o ambiente; Capela ocupa o 2º lugar entre as cidades mais violentas do Estado de Sergipe.

Categoricamente o delegado afirmou que tal classificação decorre da falta de ocupação de espaços, reiterando a necessidade da existência da Guarda Municipal, o que inibiria as ações criminosas no município.

Sem ter o que e como justificar, a prefeita reeleita Silvany, falou da forma irregular como fora instalada a Guarda Municipal do governo do ex-prefeito Sukita. Governo esse que ela integrou como influente primeira dama, como secretária de Ação Social, Secretária de Finanças, Secretária da Educação, Secretária da Saúde e e administradora (prefeita eleita) 2016/2020 com a proposta no seu plano de governo implantar a Guarda Municipal e não o fez.

O resultado desse desserviço está ai.

Capela é a segunda cidade mais violenta do Estado de Sergipe no governo de Silvany

quarta-feira, janeiro 20, 2021

USINA CAMPO LINDO MUDA DE DONO


 Está sendo comentado em todo o Estado através da imprensa e das rede sociais que foi realizada uma mega transação comercial no setor de agronegócio. O empresário capelense Ezequiel Leite comprou a usina Campo Lindo.

Ezequiel, experiente no ramo do agronegócio, pois já é proprietário da usina e termelétrica Carvão, situada no municipio de Capela/Se.

Fornecedores, trabalhadores e a população dessa região, recebe a notícia com bastante ânimo, por compreender que a aquisição da empresa por alguém com conhecimento de gerir aquele empreendimento, garantirá o seu funcionamento e a geração de empregos.


segunda-feira, janeiro 18, 2021

PASSEATA EM PROTESTO PELA FALTA D'ÁGUA

 Nessa segunda-feira 18/01, moradores da cidade de Capela/Se, se organizam para realizar uma passeata pelas ruas da cidade para chamar a atenção da administração pública municipal sobre a falta de água.

O serviço de abastecimento de água é de propriedade do município através da autarquia SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto.

Devido a falta de comprometimento, investimentos e de projetos para ampliar os sistemas de captação, bombeamento e distribuição; a população vem sofrendo o desabastecimento que se agrava a cada ano, mesmo tendo aquíferos com capacidade de represar maior volume d'água suficiente para abastecer toda a cidade, mas por incapacidade não são aproveitados.

Cansada. A população vai às ruas requerer providencias de um problema que  desde o inicio da primeira gestão da prefeita Silvany (2016) foi prometido resolver.



domingo, janeiro 17, 2021

INTIMIDAÇÃO POLITICA SIMULANDO ASSALTO EM CAPELA

 Dois homens encapuzados e armados invadiram o estabelecimento comercial show de bola, de propriedade de Carlinhos de Regis, na avenida Luiz Almeida Mendonça no dia 15/01 em horário comercial, estando presentes os pais do proprietário e alguns clientes. Ordenaram que os presentes deitassem no chão e começaram o espancamento do proprietário, Carlinhos de Régis. Tapas, chutes, pontapés, coronhadas durante um tempo.

Curioso é que não foi subtraído nada de ninguém e nem um centavo do caixa do estabelecimento, O objetivo dos indivíduos fora somente pata espancar o proprietário. Então, nada a ver com roubo ou assalto. E o que poderia ser ?

Comenta-se na cidade é o inicio das reações do grupo político que venceu as eleições do municipio de Capela, que não aceita críticas a gestão, da qual Carlinhos é crítico ferrenho; tais reações violentas teria como mentor intelectual pessoas de outros estados que atualmente influenciam na administração.

Numa festa de São Pedro, o marido da prefeitura fez gestos de ameaças e chegou descer do trio numa tentativa de agredir Carlinhos; ainda numa cavalgada parou em frente ao estabelecimento show de bola e proferiu palavras ofensivas contra o proprietário.

Dizem que os opostos se atraem; os iguais se juntam.

Queremos prestar nossa solidariedade a Carlinhos.

Os capelenses devem se unir contra esse tipo de comportamento violente que querem implantar aqui.

Vamos reagir. Primeiro sem nos calar.

sexta-feira, janeiro 15, 2021

PORQUE FALTA ÁGUA EM CAPELA

 O SAAE - Sistema Autônomo de Água e Esgoto de Capela teve um superávit de arrecadação no ano de 2020 de 39%; a previsão de receita seria de 2,5 milhões e atingiu R$ 3.5 milhões (três milhões quinhentos  e vinte e nove milhões)

Mesmo assim, a população capelense sofre com a falta d'água, devido a falta de projetos e de investimentos no sistema de abastecimento de água.

A prefeita reeleita tinha conhecimento desse problema desde o início de seu primeiro mandado em 2016 mas não tomou nenhuma providência para a solução; ao contrário, deixou agravar, podendo chegar ao colapso.

Sabemos que a Funasa liberou R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) para investir na melhoria do serviço de abastecimento de água, no entanto a gestora não tem projeto para aplicar e esse recurso pode ser devolvido este ano por falta do tal projeto. Enquanto o descaso campeia, a população sofre.

segunda-feira, dezembro 28, 2020

COVIDE19-EVENTO EM CAPELA DESCUMPRE DECRETO DO GOVERNO

Arquibancada do Rio Branco durante o evento.

 Apesar do Estado de Sergipe apresentar constante crescimento nos casos de COVID19, o municipio de Capela ignora e descumpre o decreto do Governo do Estado.
Na tarde deste domingo, 27/12, a prefeita Silvany promoveu, patrocinou e participou do evento criado pela Secretaria Municipal de Esportes com aglomeração de centenas de pessoas, muitas sem uso de máscaras como também sem álcool em gel.
Curioso são as presenças de autoridades como a Prefeita e policiais militares a quem deviam fazer cumprir as normas restritivas para proteger a população, tiveram comportamento diferente.
Os campeonatos estaduais e nacional estão acontecendo sem a presença de torcidas e expectadores; um simples campeonato em Capela se permite a presença do público de forma descontrolada.
Essa não é uma atitude isolada da prefeita Silvany; quem vir à Capela vai encontrar a cidade sem nenhum tipo de ação preventiva e de monitoramento; a população está jogada a própria sorte. Levando em consideração que os médicos e os postos de saúde de Capela estão de recesso.


sábado, dezembro 26, 2020

VEREADOR ZEZINHO INDICADO PARA PRESIDENTE DA CÂMARA

Em reunião acontecida  na casa de veraneio da prefeita Silvany em Capela, ficou decidido que o vereador Zezinho será o presidente da Câmara no biênio 2021/2022.

A novidade é que os vereadores votarão no dia 1º de janeiro também para o presidente do segundo biênio 2023/2024 já determinado pela prefeita que será o vereador Alexsandro. Isto é: a eleição que deveria acontecer  em 2023 será antecipada para 2021. Por que será hein?

O Poder Legislativo dependente e harmônico fica mais cômodo para o Poder Executivo.

CAMINHÃO COLETOR DE LIXO DA PREFEITURA DE CAPELA ATROPELA E MATA HOMEM DE 33 ANOS DE IDADE

Na tarde do dia 24/12 quando o caminhão fazia a coleta de lixo da cidade, um dos trabalhadores que executava o serviço, de maneira ainda não explicada sofreu o acidente em que o referido caminhão passou por cima da vítima que entrou em óbito imediato.

O falecido era casado e segundo informações deixa a esposa grávida.

Nada restabelece a vida, Essa é a perda irrecuperável.

A administração municipal deve explicar para a sociedade sobre os equipamentos de proteção para esses trabalhadores que exercem suas atividades na coleta de lixo, e ainda sobre os boatos de que o condutor do veículo não é habilitado de CNH.

É raso o Secretário de Obras do município dar entrevista para informar que estaria dando toda atenção à familia da vítima. Como assim efetivamente? Os direitos previdenciários estão garantidos nessa toda atenção publicada pelo Secretário?


sábado, dezembro 19, 2020

CAPELA PODERÁ MESMO TER NOVA ELEIÇÃO

 Sabendo da probabilidade  da cassação de seu mandato pela acusação de abuso do poder político e econômico praticados durante o pleito de 2020, cujo processo tramita na justiça eleitoral; a prefeita reeleita Silvany articula ver impedida a sua principal adversária, Clara Sukita , de concorrer a nova eleição, caso exista, ou até que venha assumir como segunda colocada.

Trouxe para o mundo eleitoral de Capela um evento ocorrido no dia 29 de agosto de 2020 em que se preenchia fichas de filiações partidárias nos povoados, onde passaram a dizer que havia promessas de cestas básicas e de pagamentos semanais, fatos impossíveis de serem comprovados.

Pode não soar bem para quem interessa, mas o Artigo 41-A da Lei 9.504, estabelece o período da vedação: "...desde o registro da candidatura até o dia da eleição". O evento aconteceu no dia 29/08 e em 26/09 o registro da candidatura.

quinta-feira, dezembro 17, 2020

BATALHA JUDICIAL PARA SUSPENDER DIPLOMAÇÃO DE SILVANY E TONINHO ARIMATEA

 Negada a participação de assistente litisconsorcial e simples à Astrogildo Vieira dos Santos e o Partido PODEMOS n Ação de Investigação Judicial Eleitoral no processo que pede a suspensão da diplomação de Silvany Mamlak e Toninhi Arimatea.

Explicando, Astrogildo e o seu Partido o PODEMOS, requereu a Justiça Eleitoral, comarca de Capela, o direito de funcionar como assistente no processo (AIJE 0600728-74.2020.6.25.005) impetrado pelo Partido REPUBLICANOS e CLARA MIRANIR, com pedido de liminar para suspender a diplomação dos acusados Silvany e Toninho.

A Magistrada negou completamente o pedido, às 17h de hoje 17/12, enquanto a assessoria jurídica de Clara Miranir e o Partido Republicanos impetrou às 19h URGENTE o Pedido de Suspensão de Diplomação, na forma de TUTELA PROVISÓRIA DE URGENCIA (Cautelar Incidental) que deverá ser julgada antes do horário daquele marcado para o evento da diplomação.


terça-feira, dezembro 15, 2020

ACORDO MILIONÁRIO ROLANDO NA CAMARA DE VEREADORES DE CAPELA/SE

 Chegou ao nosso conhecimento que a prefeita Silvany e sua equipe estão articulando um acordo para contemplar aliado que não conseguiu se reeleger.

Daí surge a formatação do acordo. 

Assim ouvi:

Uma vereadora pedirá licença para que outra vereadora assuma a vereança. A vereadora licenciada assumirá uma Secretaria, ainda não se sabe qual, com direito a indicar todos os cargos. Até aí tudo bem, tudo legal, tudo ético. Mas não fica só  nisso.

É que para esse acordo ser concretizado deve haver um pagamento de R$ 200.000,00 (duzentos mil) para a vereadora licenciada. Você sabe quem vai pagar, de onde e como virá esse dinheiro?

Me dizia João Alves que conversa com três pessoas já é um comício.

Vamos aguardar.



 

segunda-feira, dezembro 14, 2020

JUÍZA DE CAPELA PODE SUSPENDER HOJE A DIPLOMAÇÃO DE SILVANY E TONINHO ARIMATEA

 Encontra-se na mesa para despacho da Juíza Eleitoral da 5ª zona, Drª Cláudia do Espírito Santo o processo Nº 0600728-75.2020.6.25.005, AÇÃO DE INVESTIGAÇÃO JUDICIAL ELEITORAL impetrado por Astrogildo Vieira dos Santos e pelo partido PODEMOS, com pedido de Liminar para suspender a diplomação de Silvany e Toninho Arimatéa, prefeita e vice-prefeito eleitos no pleito de 15/11/20.

Apresentada farta documentação e fotos dos crimes praticados que demonstram o abuso de poder político e econômico, fatos que contribuíram para o desequilíbrio do pleito beneficiando a investigada, cabe a justiça eleitoral através da magistrada decidir hoje, dia 14/12 pela suspensão do diploma.

Como dizia Rui Barbosa: "justiça tardia é injustiça manifesta e qualificada".

A sociedade capelense tem conhecimento do processo e de sua respectiva tramitação, da mesma forma entende que a aplicação da lei e de fazer justiça está na decisão da Meritíssima Juíza da nossa Comarca.


domingo, dezembro 13, 2020

QUEM SERÁ PRESIDENTE DA CÂMARA DE CAPELA?

 Há dezenove dias da eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, corre a boa miúda que está havendo uma disputa entre dois candidatos da base governista. Bom lembrar que esta base tem maioria absoluta e a presidência virá dela. Entretanto, o problema está naquele pensamento de que, Poder não se divide e nem se transfere. Governar ao lado de quem confia e de quem é leal, traz mais tranquilidade,

Considerado o histórico de deslealdade e desconfiança dos que pretendem presidir a Casa Legislativa de Capela, experimentados pelos ex-prefeitos Sukita, Ezequiel e a atual , é possível que o terceiro nome apareça para consensuar toda a base.

Seria a Jordana Amorim?

QUEREM SE MANTER DE CAPELA, NÃO VIVER NELA

 "... eu não escolhi o lugar para nascer, mas sim o lugar para viver". es e outras frases foram muito ditas pela prefeita de Capela Silvany e o marido (da prefeitura conforme denominado por Edirani), durante a campanha eleitoral de 2020. Na frase, eles queriam que os capelenses entendessem que aqui, Capela, é o lugar que eles escolheram para viver.

A dama de ferro Margareth Teacher tem um pensamento que eu acho fantástico: - "se precisa dizer que é, porque não é". Justamente isso. Durante o seu primeiro mandato o casal já não moravam, quanto menos viviam. Ter uma casa alugada mobiliada para alguns pernoites ou fazer refeições não tem o mesmo significado de morar nem de viver nesta cidade.

De Zé da Bomba para cá, todos os prefeitos fixaram suas residências em Aracaju, mesmo com casa própria na cidade. E quando deixam o mandato, o poder, arrumam as malas e cuias, deixando bem claro que nem eles mesmos conseguem morar no lugar com os efeitos de suas administrações.

Enquanto  não nos atentarmos para essa realidade, continuaremos ouvindo tais declarações de amor, quando na verdade querem se manter e ostentar , não morar, jamais viver em Capela.

quinta-feira, dezembro 03, 2020

DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIENCIA

 



O dia Internacional da Pessoa com Deficiência criado pela ONU - Organização das Nações Unidas ressalta e intensifica a luta pela inclusão dessa pessoa na sociedade e a eliminação do capacitismo,
A Lei 13.146 que institui o Estatuto da Pessoa com Deficiência determina que a administração pública deve combater estereótipos e todo tipo de preconceitos e práticas prejudiciais às pessoas com deficiência; ao tempo que garante igualdade de condições com as demais pessoas.
Infelizmente, certos governantes ignoram essa realidade da existência dessa população, e negam a estas os direitos conquistados nesse Estatuto.
Ao lado, podemos ler um comunicado da Secretaria Municipal de Saúde do município de Capela/Se, fechando e suspendendo o funcionamento do CAPS por conta de algumas mudanças e reformas, com reabertura prevista para as primeiras semanas de janeiro/21.

terça-feira, dezembro 01, 2020

PREFEITA DE CAPELA FECHA UNIDADES E SUSPENDE SERVIÇOS DE SAÚDE

 

Na eternidade o espírito do ex-governador Marcelo Déda deve estar entristecido com a atitude da prefeita de Capela/Se, Silvany.
É transbordante a satisfação do ex-governador ao entregar para a população do povoado Pedras uma UBS , pois dessa forma estaria melhorando as condições dos serviço de saúde ás pessoas que mais precisam.
Após ser reeleita com 38% dos votos válidos, a prefeita Silvany fecha todas as unidades básicas de saúde, suspende todos os serviços de saúde e demite os servidores, inclusive médicos; a comunidade do povoado saúde é um exemplo disso.
Cabe perguntar: os recursos da saúde estão suspensos também?
Essa atitude da prefeita, além de ser irresponsável, é perversa e criminosa.
Cuidar das pessoas não deve ser apenas um discurso de campanha eleitoral, deve ser sim uma prática.
Os prefeitos eleitos e reeleitos que tem projetos e compromissos com a população, já estão mostrando trabalho.

terça-feira, novembro 24, 2020

CRIME ELEITORAL EM CAPELA - TRÊS PESSOAS PRESAS EM FLAGRANTE PELA POLICIA FEDERAL

Agentes da Polícia Federal prenderam no dia 15/11, domingo das eleições, três pessoas em flagrante por compra de votos em Capela/Se. Duas servidoras públicas comissionadas da Prefeitura que compravam, e um eleitor que vendia. 

Conforme o relato dos agentes federais e o depoimento dos envolvidos, foi encontrado na bolsa da compradora de votos a importância de mais de 4 mil reais, que ao ser indagada pelos policiais sobre a origem daquele dinheiro, a possuidora não soube explicar e nem responder a pergunta.

O mais curioso foi a mensagem enviada pela Secretária Municipal de Saúde, filha da prefeita para a compradora de votos dizendo : "fique calada, não fale nada"! dona Larissa não imaginava que o celular de Juliana já se encontrava em poder dos agentes federais.

O que a Juliana não podia falar?

Parece-nos que Larissa representa um perigo para as testemunhas, bem como obstruidora de provas através de sua influência hierárquica na administração e parental da prefeita, principal beneficiária do ato criminoso. 

A mesma curiosidade repousa sobre o valor da fiança paga e o patrocínio do advogado.

quinta-feira, novembro 19, 2020

´CGU - CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO EM CAPELA/SE

 A presença da Controladoria Geral da União - CGU, em qualquer ente, órgão ou instituição; tem trazido esperança para a sociedade, quanto a fiscalização séria, imparcial e sem influencias políticas da aplicação correta dos recursos repassados pelo Governo Federal.

A CGU é um órgão que ainda goza do conceito de credibilidade e de bom serviço prestado à sociedade!

O montante de recursos destinados ao município de Capela/Se , em especial para a Saúde, dobrando o estimado no orçamento municipal; sem que a população sentisse aumento ou melhora nos serviços. Tanto que o MPF denunciou este município por falta de transparência na utilização dos recursos destinados ao combate a COVID19.

Ainda pela contratação de um software, programa de informática no valor de R$ 1.173 mil, pago com dinheiro da saúde a uma empresa do Estado do Espírito Santo; aquisição de máscaras, e produtos outros que não chegaram às pessoas, pelo menos a quantidade adquirida.

Os capelenses aguardam a divulgação do Relatório dessa conceituada Controladoria e a consequente punição das irregularidades.

sexta-feira, outubro 23, 2020

COVID19 - MUNICIPIO DE CAPELA E ILHA DAS FLORES DENUNCIADOS PELO MPF

De acordo com o Ministério Publico Federal os município de Capela e Ilha das Flores, descumpriram os principios da publicidade, da transparência e de acesso à informação. Em redação mais clara, os dois gestores esconderam a forma que gastaram o dinheiro destinado para o combate a pandemia da COVID19, enviado pelo governo Federal.

Capela recebeu no período de maio até outubro/20, o valor de 3.649.000,00(três milhões, seiscentos e quarenta e nove mil reais), e gastou sem licitar e sem o devido serviço à população.

Em se tratando de marido e mulher, gestores de Capela e Ilha das Flores, fica evidente o conluiato do casal para a prática ímproba do esconderijo da atitude.

A nota de defesa da prefeita de Capela é a de que a notícia é fake news, mesmo já tendo sido notificada para se esclarecer junto ao MPF, prefere querer confundir a sociedade com a lorote de fake news.


terça-feira, outubro 13, 2020

FAMILIAS DO SUKITÃO AGREDIDAS PELO MARIDO DA PREFEITURA DE CAPELA

No último domingo, dia 11/10 durante uma carreata patrocinada pela campanha da candidata da situação Silvany Mamlak, nós capelenses assistimos e ouvimos o que nunca foi visto em nossa cidade.

O chamado marido da prefeitura de Capela ousou dizer que ali estava o palanque das familias capelenses; mas que conceito ou modelo de familia o marido da prefeitura se refere? 

E o mais grave, é que ao passar em frente ao conjunto Sukitão, os moradores manifestaram suas preferências, levantando as mãos indicando 10 (dez) número da candidata Clara Sukita. A prefeita Silvany não satisfeita com a manifestação do povo, entregou o microfone ao marido da prefeitura, para que este agredisse com  linguajar arrogante, preconceituoso, e ofensivo contra as familias do sukitão. -"quem levantar as mãos é bandido e deve ir para Glória (penitenciária)",  disse o coronezinho das Alagoas; sendo aplaudido pelos vereadores presentes. A agressão sofrida pelas familias do sukitão, é uma agressão a todos nós.

Nós capelenses não podemos aceitar nenhum tipo de agressão; nem com o povo do sukitão e nem em qualquer outra comunidade. As vaias e os aplausos é a linguagem da manifestação popular. Somos livres!


segunda-feira, outubro 12, 2020

SINAL VERMELHO PARA AS CONTAS DA EDUCAÇÃO EM CAPELA

O rombo previsto nas contas da educação de Capela para o ano de 2021 é iminente e inestimável. E não é por conta da pandemia, mas sim por falta de gestão.

Vamos aos dados: Em 2017, a arrecadação do FUNDEB foi de 18 milhões; o esforço e o trabalho realizado pela pasta e pelos profissionais da educação, aumentando a matrícula e pela implantação da modalidade Creche Parcial em 2018, o FUNDEB arrecadou R$ 25.268.569,90. O reflexo desse trabalho levou para o ano seguinte de 2019 aumentar a arrecadação para R$ 26.792.124,92. Eis a razão do pagamento dos direitos e pontualidade.

O que me chamou a atenção e deve preocupar a todos os profissionais do magistério de Capela, é a queda vertiginosa na arrecadação do FUNDEB neste ano de 2020; até hoje, dia 12/10, a arrecadação conforme portal da transparência, é de R$ 17.120.667,62, explicando melhor, 10 milhões a menos, faltando dois meses para fechar o ano.

A receita do FUNDEB em 2020 será muito menor do que a de 2019.

Com o declínio dessa receita, fica nítida as dificuldades pelas quais passará a educação no ano de 2021 por falta de planejamento da gestão.

Não tomem por surpresa os salários atrasarem a partir de novembro e não haver pagamento do 13º salário. Contra números não há argumentos!

NÃO PONHAM A CULPA NA PANDEMIA.

sábado, outubro 10, 2020

A PREFEITA DE CAPELA/SE NO LIMITE DA IRRESPONSABILIDADE

 A polêmica da inauguração e entrega do complexo de mercados de Capela/Se, tem gerado intranquilidade e causou prejuízos para os feirantes como também para a população,

Primeiro, a administração elaborou um Projeto de Lei que ignora e toma brutalmente os espaços ocupados por pais de famílias que há mais de 20 anos exercem suas atividades comerciais no mercado. O projeto mal elaborado, maléfico e socialmente injusto. Mesmo assim, a Câmara de Vereadores aprovou, sob alegação da necessidade de licitar.

O que deforma o processo da licitação é que não foi observado o principio da sustentabilidade: ser socialmente justo. Faltou competência de ambos os Poderes: Executivo e Legislativo de legislar com justiça social. Se não foi isso, foi maldade!

Segundo, a gestão realizou a inauguração sem que as obras estivessem concluidas, e o que foi construído estar desconforme com o projeto e sem observar as normas do Ministério da Agricultura, do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária, bem como sem as licenças ambientais, ferindo mais uma vez o princípio da sustentabilidade: ser ecologicamente correto.

Por fim, a prefeita cria um artificio ilegal, chamando os feirantes para assinar um documento que não tem validade para nada, pois a lei que os vereadores aprovaram é para licitar e vender os espaços do mercado através do lance de maior preço. Os feirantes não tem segurança de nada de que os espaços lhes pertencem,




terça-feira, outubro 06, 2020

ESTELIONATO ELEITORAL

 

Tive o cuidado de fazer uma leitura do plano de governo apresentado pela prefeita Silvany Mamlak à justiça eleitoral por ocasião do registro de sua candidatura, cumprindo o que determina a legislação, que deveria nortear as ações da gestão para o quadriênio 2017/2020.
Dentre tantas propostas não cumpridas, registro neste espaço  o que no referido Plano, a prefeita denominou de Programa "Morar com Dignidade" , - ampliar a construção de novas moradias por meio de mutirão associativo , financiamento de habitação de interesse social e parceria empresarial, entre outros, fazendo parte do Programa "Morar com Dignidade", Nada disso aconteceu.
Nem uma casa fora reformada nem tampouco construída; sequer o Programa "Morar com Dignidade" foi instituído durante o mandato.
A ausência da Política de habitação na agenda pública da gestão da prefeita, configura o ESTELIONATO ELEITORAL.
O mais grave; permitiu sem dar nenhuma assistência, que famílias reconhecidamente carentes erguessem  dezenas de casas de taipas no município, como é o caso do povoado Miranda, sem instalação de água nem de energia, vivendo em condições subumana.
"Onde existir em nosso município: um capelense passando fome; doente  sem assistência médica e sem remédio; famílias morando em casas de taipas e sem moradia digna; homens e mulheres sem trabalho e sem renda; crianças e jovens sem educação de qualidade, sem preparação para o trabalho e sem oportunidade e empreendedores sem apoio e sem incentivos. Aí está presente a incapacidade e falta de compromisso daqueles que governam . (jó)
 

domingo, setembro 20, 2020

INSTITUTO VOX PESQUISA CONFIRMA LIDERANÇA DE CLARA SUKITA EM CAPELA

O Instituto VOX Pesquisas realizou no municipio de Capela/Se, duas coletas contratadas por interesses diferentes; a primeira se deu no dia 05 de setembro e a segunda no dia 15/09, no quadro ao lado. Esta ultima foi contratada por uma liderança da esfera estadual que integra o grupo político da atual prefeita e pré-candidata Silvany ,
O resultado das duas pesquisas confirmam em todos os cenários a preferencia dos entrevistados em favor da pré-candidata Clara Sukita, nesta, com a vantagem de 13,72% sobre a pré-candidata Silvany, seguido pelo pré-candidato Astrogildo.
Dos 758 votos considerados válidos, 340  (44,85%) preferem Clara Sukita; 236 (31,13%) Silvany e 182 (24,01%) Astrogildo. Dessa forma, Clara Sukita no cenário que se apresenta, venceria as eleições com aproximadamente 3 mil votos de diferença para a segunda colocada.
Mais informações no site da vox pesquisas.









sábado, setembro 19, 2020

PESQUISA REVELA PREFERENCIA DO ELEITORADO EM CAPELA/SE

 A mais recente pesquisa eleitoral realizada em Capela/Se, aponta um cenário político que assusta o governo municipal.

Homologadas as candidaturas de Clara Sukita e Carlos Alberto Ribeiro (PR); Janio Labclin e Matos (PROS); Astrogildo e Ninho (PODEMOS E PSD); Nacélio Andrade (CIDADANIA) ; Silvany e Toninho Arimatéa (PSC), os eleitores capelenses responderam da seguinte forma:

Se as eleições fossem hoje, 42% dos votos válidos votariam na candidata Clara Sukita,  contra a  candidata Silvany  que pontua em segundo lugar com 24% quase num empate técnico com Astrogildo.

Essa pesquisa foi contratada por uma liderança da esfera estadual e que tem vínculo com o agrupamento político da atual prefeita da cidade. Alguém notou a ausência de alguma pessoa na convenção do PSC em Capela? 


terça-feira, agosto 18, 2020

ADEMA - O MERCADO DE CAPELA E O CRIME AMBIENTAL

   Todos nós capelenses somos favoráveis ao funcionamento do mercado municipal. O que não concordamos é com a prática do crime ambiental.

A gestora inaugurou a obra do mercado, sem estar concluída e sem as licenças ambientais. Procura uma licença provisória para ludibriar a ADEMA, a vigilância sanitária e corpo do bombeiros. O próprio pedido de licença provisória já é o suficiente para evidenciar que algo deixou de ser concluído ou está em desacordo com o que determina a legislação vigente; a exemplo das câmaras frias, bancas inadequadas e pias inadequadas, ausência de para-peitos entre outras.

A falta da lagoa de tratamento para os dejetos que escoam dos três mercados serão despejados nas nascentes do riacho da viturina  desaguando no rio Japaratuba, que vem causar um desastre ecológico, contaminando águas e matando peixes por falta de oxigênio.

Como se vê, o crime não se restringirá em território capelense. A ADEMA deve mensurar o crime ecológico que decorre em licenciar sob pressão política uma obra manifestadamente não acabada, cuja displicência agride o meio ambiente.

Entregar o mercado de qualquer jeito, é uma atitude não responsável, farsante,




sábado, julho 18, 2020

O POVO QUE ELEGE É O MESMO QUE DÁ ADEUS.

O ex-governador João Alves Filho me dizia, que um segredo entre três pessoas já era um comício.
Pois bem. Fui informado que esta semana por pessoa que esteve presente, sobre uma reunião no gabinete da prefeita de Capela/Se, para leitura da pesquisa eleitoral para o pleito das eleições de 2020.
Num clima de tensão e de tristezas entre os participantes com o resultado da pesquisa que revela o crescimento da pré-candidata Clara Sukita, apoiada por Sukita com uma margem de aproximadamente 13 pontos sobre a pré-candidata Silvany Mamlak, atual prefeita, a equipe passou a avaliar a possibilidade da publicação.
Depois das inaugurações realizadas pela gestão e logo após a realização da pesquisa, não teve o efeito que a prefeita e sua equipe esperava,
Por não saber cativar a generosidade do povo capelense, a prefeita Silvany alcança o maior índice de rejeição entre os eleitores.
Ainda conforme a informação, as opiniões estão divididas em publicar ou não a recente pesquisa.
Nos boatos que se ouve nas ruas da cidade, populares dizem que as atitudes da gestora não é de quem pretende manter a candidatura,


terça-feira, julho 14, 2020

A VERGONHA NACIONAL ESTÁ AQUI.- CAPELA

Aí está o kit da alimentação escolar distribuído  hoje 14/07 com os pais das crianças matriculadas em creche na rede publica municipal de Capela/Se.
Depois de 2 meses após a ultima distribuição.
Conhecemos pessoas capazes; mas tem pessoas capazes de tudo. O governante que não se envergonha de uma atitude dessa, tem capacidade para tudo.
O cardápio escolar da rede municipal não é esse.
Como dizia Luther King: "o que me importa não é o grito dos maus; mas o silêncio dos bons."!
Já compreendemos as atitudes maléficas dessa gestão. Mas o que nos preocupa mesmo é o apoio e o silencio das pessoas que de alguma forma aplaudem.
Em qualquer lugar do mundo, isso é uma vergonha.

O MINI HOSPITAL DE CAMPANHA EM CAPELA?

Esta ´foi mais uma das formas que a prefeita Silvany Mamlak encontrou para fazer a gastança do dinheiro público da saúde.
O aluguel desse negócio aí, custa aos cofres do município de Capela/Se, a bacatela de R$ 850,00 por dia totalizando mensalmente o pagamento de R$ 25.500,00
Como todos os brasileiros estamos sabendo, os governantes  em sua maioria estão sendo investigados devido a aplicações irregulares com esses hospitais de campanha, o nosso municipio resolveu criar um o que podemos chamar de "mini hospital de campanha".
Se multiplicarmos esse valor por 6 meses, teremos  efetuado o pagamento de R$ 153.000,00.