domingo, abril 30, 2017

100 DIAS DE GOVERNO - PREFEITURA DE CAPELA/SE



Foi instituído pela prefeita de Capela/Se, Silvany Sukita, o projeto de apresentação dos 100 dias de governo.
A execução do projeto acontece com a presença do Secretário da pasta designada, na Câmara de Vereadores, a partir das 20:00hs,  perante os edís, a prefeita, demais Secretários, servidores públicos e a sociedade, para expor a esse público as ações e serviços realizados.
No dia 27/04. foi o dia da apresentação da Secretaria de Obras; e segue o cronograma:
Dia 02/05 Terça-feira - Secretaria de Assistência Social;
Dia 04/05 Quinta-feira - Secretaria de Educação;
Dia 09/05 - Terça-feira - Secretaria de Saúde

sábado, dezembro 31, 2016

PREFEITA SILVANY SE REUNE COM EQUIPE DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

A Prefeita eleita, Silvany Sukita, se reuniu na tarde dessa sexta - feira com a  equipe que conduzirá as ações programáticas da educação constantes no plano de seu governo.
A composição é a seguinte: Jorgival Santos - secretário; Léa Sobral - sec adjunta; Professora Nancy Moura - Diretora Pedagógica; Janice Mota - Diretora Administrativa; Purificação (Bem) - Chefe de Divisão do ensino infantil; Maria José (Nilda) - Chefe de Divisão do Ensino fudamental; Marileide Oliveira -  Coordenadora do EJA; Luciene (esposa de da Silva) coordenadora do AEE; Lorena - Chefe de Divisão da alimentação escolar;Genes Benedito (Bené) - coordenador do transporte escolar.
Dentre as prioridades para dinamizar o processo da educação, a Prefeita autorizou a criação do Nucleo de Apoio Psicopedagogo ao educando, com  a contratação de um psicólogo e a Divisão de AEE  - Atendimento Especializado ao Educando, que apesar dessa política constar no Plano Municipal de Educação, não constava na estrutura funcional;
A novidade é o investimento em tecnologia; a prefeita informou dos estudos para investir na implantação de um programa para informatizar o sistema que facilitara a gestão e o monitoramento dos resultados estabelecidos como metas. 
Frequencia digital escolar facial, gestão do ponto eletrônico, gestão da secretaria escolar, gestão pedagógica, censo escolar, índices e indicadores educacionais, são alguns dos módulos a serem implantados para inovar e produzir resultados no processo de ensino e aprendizagem;
O Secretário Jorgival Santos iniciou sua fala com as palavras: -"Bem vindos todos nós que acreditamos ser possível oferecer educação pública de qualidade!"
Disse a ainda o Secretário que a finalidade da Secretaria da Educação é o aluno; e que existem dois pontos relevantes que devem ser conectados: a sala de aula e a estrutura da Secretaria onde deve se situar a "inteligencia" e o monitoramento do sistema educacional.
Finalizou dizendo: "todos nós temos a oportunidade servir"
Ao usarem da palavra, os componentes da equipe agradeceram o convite da Prefeita Silvany, e demonstraram o comprometimento com a proposta.
Presente o Secretário de Planejamento, Clediston, disse que as portas estão abertas em sua Secretaria para dar celeridade nos processos da educação.

sexta-feira, dezembro 30, 2016

CAPELA - EDUCAÇÃO! PREFEITO NOTA 6,1, IDEB 2,8

A atribuição da nota 6.1 para o Prefeito de Capela-Se, é muito diferente do conjunto dos resultados obtidos pelo SAEB com a divulgação do IDEB 2015, além de outros dados constantes do www.qedu.org.br/cidade/5495-capela; por exemplo, a evolução do aprendizado no período 2009 a 2011 foi de +5 pontos; e de 2011 a 2013 foi de 1 ponto.
Já o resultado do ideb 2015 distanciou-se da meta que foi de 3,4 e o resultado foi 2,8 para os alunos do 9º ano.
Vale ressaltar que as metas estabelecida por esta administração no Plano Municipal de Educação, ao serem monitoradas pelo Estado, demonstram os descumprimento das referidas metas, necessitando de adequações;
Entre as extremidades: Prefeito nota 6,1 e educação (entenda-se ideb) nota 2,8 está um abismo; e nesse abismo está o resultado  do que se espera de uma educação de qualidade.
O que de fato interessa a sociedade como um todo: uma nota atribuida ao prefeito, ou a nota da avaliação da qualidade da educação ofertada aos alunos da rede municipal?


sábado, dezembro 24, 2016

ENERGISA CORTA FORNECIMENTO DE ENERGIA DE CAPELA

imagem da Praça
Este é o cenário que se encontra a Praça da Matriz da cidade de Capela/Se.
Os fiéis que forem participar da Missa de Natal nesta noite de natal, deveão ficar surpresos com a escuridão devido ao corte do fornecimento de energia elétrica naquela localidade.
Nesta sexta-feira, a Energisa decidiu desligar a energia por falta de pagamento por parte da Prefeitura.
O Prefeito Ezequiel afirma que a conta está paga, enquanto a Energisa afirma que não houve pagamento e efetuou o corte.
Capela nunca assistiu um evento tão inusitado desses, pode ser um fato de pouca relevancia, mas de um motivo para reflexão de como está se findando a gestão atual.
Seria por falta de recursos? descaso com a coisa pública? ou má gestão recursos?
Pode ser erro de cálculos: deixar de pagar especificamente as contas dessas praças, acreditando que o corte se daria na noite da posse da nova prefeita?
Qual seja a justificativa do Prefeito e sua equipe, todos este cometeram um ato de desrespeito a sociedade capelense.
Falta espírito e zelo pela coisa pública!
Ainda em relação ao fornecimento de energia, corre os boatos na cidade de que o Terminal Rodoviário da cidade fora ligado no sistema "GATO".

domingo, dezembro 18, 2016

JÓ RECEBERÁ O TITULO DE CIDADÃO DORENSE

A Câmara de Vereadores de Nossa Senhora das Dores, por indicação do vereador Rickley Marcel, aprovou Resolução outorgando a mim, Jorgival Santos, o  Título de Cidadão Dorense.
A sessão solene acontecerá às 19:30 hs do dia 21 de dezembro de 2016 na Câmara de Vereadores, situada na Praça Joel Nascimento (antiga praça do jacaré), N. S. das Dores.
Agradeço aos edís da Egrégia Casa Legislativa pela aprovação da propositura da honrosa homenagem.
Convido todos os meus amigos para compartilharem comigo esse momento relevante e de imensa alegria.

quarta-feira, dezembro 14, 2016

OS RANÇOS DA CASA GRANDE EM LUGAR DE PRINCIPIOS

Secretário Jorgival e Sec Adjunta Lea Sobral
Atendendo a determinação do Prefeito Ezequiel, a atual Secretária Municipal de Educação de Capela/Se, foi impedida de receber e prestar as informações inerentes ao processo de transição conforme preceitua a Resolução do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe.
Há dezesseis dias, a prefeita eleita, Silvany Sukita, protocolou no gabinete do prefeito, ofício acompanhado do cronograma de visita dos futuros gestores às respectivas secretarias, com objetivo obter dados informativos a fim de que o serviço público não sofra a descontinuidade e assim venha prejudicar a população;
Conforme cronograma, estava marcado para o dia 13/12, ás 9:00, a visita e consequente encontro entre o futuro Secretário de Educação com a atual Secretária, que detém as informações que interessam ao prosseguimento da execução da política pública de educação no municipio.
Chegando na Secretaria, fomos informados pela Secretária, de que por determinação superior, a visita teria sido adiada; que depois comunicaria a nova data para a visita.
De repente, já com as presenças da futura Secretaria de Gabinete, Clarissa Prata; do futuro Secretário de Governo , Robervan Cruz; do futuro Secretário do Controle Interno, Dr. Adison e da minha filha Raquel; nova informação fora transmitida: a todas as visitas seriam remarcadas para os próximos dias 22 e 23 do mê em curso.
Daí, foi tomada a decisão pelo coordenador de protocolar ofício comunicando o ocorrido ao Ministério Público; a Conselheira do Tribunal de Contas como também junto ao gabinete do Conselheiro Presidente, Cloves Barbosa para tomada das providencias cabíveis.

segunda-feira, dezembro 05, 2016

SILVANY SERÁ DIPLOMADA NO DIA 15 DE DEZEMBRO


A Justiça Eleitoral, Juízo da Comarca de Capela/Se, realizará audiência solene no dia 15/12, ás10:00, para diplomar a prefeita eleita,  Silvany Sukita e a vice - prefeita eleita,  Adjane Pires.
Na mesma solenidade serão diplomados os vereadores eleitos e suplentes das coligações.
O referido ato de diplomação será realizado no auditório do Fórum " Francisco Vieira de Andrade" , localizado na Rodovia Manoel Dantas, nesta cidade.
Esse procedimento da Justiça Eleitoral habilita os eleitos a tomarem posse dos cargos para os quais foram eleitos, para exercerem os mandatos a partir de 1º de janeiro de 2017.



domingo, dezembro 04, 2016

ARRECADAÇÃO DE CAPELA É RECORDE EM 2016

De acordo com os informes do Portal de Transparência do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, o municipio de Capela arrecadou como Receita Corrente Líquida, até o mês de agosto/16, o montante de R$ 56.600.000,00 (cinquenta e seis milhões e seiscentos mil reais); adicionadas as arrecadações previstas para os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro; cuja média mensal é de R$ 4.500.000,00 (quatro milhões e quinhentos mil); teremos uma arrecadação recorde de R$ 75.000.000,00 (setenta e cinco milhões) neste ano.

domingo, novembro 20, 2016

A PRAÇA DA JUVENTUDE! ANTES DE INAUGURAR PRECISA REFORMAR

Passando pela "Praça da Juventude", antiga praça de São Pedro, em construção; eu observei que o passeio da obra que sequer foi inaugurada, já necessita de reforma. É visivel as rachaduras e qualquer pessoa pode verificar o que estamos falando.
É o tipo de calçada "não pise que estraga".
Ora, se o passeio que está exposto, a qualidade da obra já apresenta esses defeitos, imaginem as edificações cujas irregularidades não são vistas sem avaliação técnica.

quinta-feira, novembro 03, 2016

RECURSOS DA REPATRIAÇÃO PARA CAPELA

O município de Capela/Se, receberá R$ 1.275.541,61 (um milhão, duzentos e setenta e cinco mil, quinhentos e quarenta e um reais e sessenta e um centavos), referente quota de repatriação de recursos do exterior.

A DESPESA COM PROPAGANDA DE MAIO A DEZEMBRO/2015

Acessando o Portal de Transparência do Tribunal de Contas de Sergipe, me surpreendi com algumas notas de empenho da Prefeitura de Capela/Se, em relação a despesa com comunicação.
No ano de 2015, mas precisamente no mês de maio, foi licitado como objeto de despesa - PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO VISUAL o valor de R$ 773.200,00 correspondente 7.200 m² (sete mil e duzentos metros quadrados) de placa em lona com impressão digital e estrutura ; produção e instalação de placas para sinalização, 1800m² (um mil e oitocentos metros quadrados), somente esta custou R$ 450.000,00.
Ainda foi licitado em setembro/15 como objeto de despesa, locação de carro de som no valor de R$ 277.400,00, totalizando o gasto com comunicação em R$ 1.050.600,00 (hum milhão, cinquenta mil e seiscentos reais).
Com esses recursos daria para construir 30 casas populares para as famílias carentes sem teto; ou beneficiar com R$ 120,00 da denominada "bolsa capela",  regularmente durante 12 meses a 700 famílias, considerando o numero de desempregados e sem segurança alimentar devido ao fechamento de industrias que empregava milhares de pessoas.

sexta-feira, outubro 28, 2016

PREFEITURA DE CAPELA NA MIRA DO TRIBUNAL DE CONTAS

Pela segunda vez, a Prefeitura de Capela/Se, será auditada pelo Tribunal de Contas do Estado.
A primeira auditoria se deu neste ano para elucidar supostas irregularidades na Secretaria Municipal de Saúde; agora, nova auditoria para analisar possíveis irregularidades na construção da Praça da Juventude.
O procedimento do TCE se dá da seguinte forma: a inspeção é realizada de forma periódica e habitual, baseada nas informações do SISAP;  quando essas inspeções detectam irregularidades nos processos e nos procedimentos, realiza-se auditoria.



quinta-feira, outubro 13, 2016

RENOVAÇÃO DA CÂMARA DE VEREADORES DE CAPELA

A Câmara de Vereadores de Capela/Se, teve uma renovação de 2/3 (dois terços) de seus membros nas eleições deste ano, 2016.
Candidatos que tinham as suas reeleições como garantidas, foram surpreendidos pela vontade do eleitorado que votaram pela renovação, mantendo apenas 04 vereadores reeleitos.
Foi um recado duro que a população deu aos representantes da classe política de nosso municipio. Tanto para o prefeito quanto para os vereadores.
Foram eleitos: José Adaltro Sukita, Rony, Irmão Isaac, Tony filho de Lucival, Iolando das Pedras, Silvana, Arildo, Professora Áurea, Joyce; e reeleitos: Alexsandro, Toninho Arimatéa, Zezinho de Dr. Geraldo e Lopes.

quinta-feira, outubro 06, 2016

O CAMINHO DO BEM ERA HIPOCRISIA

Nessas eleições de dois de outubro/16, a Coligação "Capela no caminho do bem" apoiada pelo prefeito Ezequiel, foi derrotada pela Coligação "Unir para Reconstruir", liderada por Silvany Sukita, 
De ontem, 05/10, um clima de terror começa a ser instalado em nossa cidade, devido as decisões tomadas pelo prefeito, prejudicando a população.
Foi autorizado o fechamento da rede de água para Vila Pedras logo no domingo a noite, e moradores alegam que o motivo foi porque o candidato do prefeito perdeu nas urnas daquela localidade;
Nas redes sociais, veiculou um áudio onde a Secretária Municipal de Saúde diz que está suspenso o transporte para pacientes de hemodiálise e outras doenças crônicas, chegando a orientar que os familiares contratem táxi para transportar seus pacientes;
Os alunos universitários e de cursos técnicos profissionalizantes, estão ameaçados de não terem mais o transporte.
Essas medidas foram tomadas entre o dia dois a quatro deste mês.
Possivelmente até o dia 31/12, outras medidas da sacola de maldades virão.
É uma extrema falta de espírito público e de conhecimento.
Os serviços públicos não devem sofrer descontinuidade em virtude da perda das eleições.
Cadê as mulheres e os homens do caminho do bem até o dia das eleições?
O caminho do bem não é suficiente! O importante são pessoas de boa vontade.
Para isso, o Mestre dos mestres alerta nas Escrituras Sagradas: "esse povo me honra com os lábios; e o coração longe de mim"! 
Cadê as senhoras e os senhores do caminho do bem para defender os direitos da população, sobretudo dos que mais precisam?


domingo, outubro 02, 2016

NÃO HÁ NADA MAIS TRÁGICO NESTE MUNDO, DO QUE SABER O QUE É CERTO, E NÃO FAZE-LO! Martin Luther King Jr

Parece-me muito oportuno, aplicar o pensamento do líder Martin Luther King Jr, às eleições municipal de Capela/Se.
Iniciamos o ano de 2016 com o ensaio de diversas pré-candidaturas a prefeito de nossa cidade; cada um, no período de janeiro a julho foi desistindo, inclusive o prefeito que pretendia concorrer a reeleição.
Para o povo capelense, as duas chapas que apresentam condições de disputa: Silvany e Astrogildo.
Durante os quarenta e cinco dias de campanha, os dois candidatos tiveram a oportunidade de apresentarem e discutirem com a população capelense, os seus planos de governos; fato que só aconteceu através da candidata Silvany, além de apresentar a proposta de seu governo, soube explicar como executa-lo.
Já o candidato Astrogildo, apesar de apresentar a sua proposta mostrou-se completamente alheio ao que estava escrito; em nenhum momento explicou para a sociedade como executaria seu plano de governo, ignorou o que escreveu! Mostrou-se completamente despreparado, sem a devida capacidade para o cargo.
Dentre alguns citamos a resposta dada ao radialista Ely Augusto em relação a cultura do municipio; Astrogildo responde: -"não é o cara que filma? vou trazer!" e sobre o projeto carnalita,responde: não sei! sou voluntario. Agora mesmo estava trabalhando!
Nada contra a pessoa de Astrogildo: Tudo a favor de nossa cidade!
A escolha de alguém para administrar Capela, deve se dar pela percepção da capacidade de colocar a nossa cidade no ciclo do desenvolvimento, na execução de melhoria dos serviços públicos, na execução de obras estruturantes e projetos que melhorem a qualidade de vida de nosso povo.
Quem encabeça o processo da administração é o prefeito. Por isso ele deve ter o minimo de preparação. Não adianta querer que esse papel seja exercido por outro qualquer, seja quem for.
Os capelenses sabem quem é que está preparado para essa tarefa!



quarta-feira, setembro 28, 2016

VAMOS A JUSTIÇA, VEREADOR VALENTÃO!

Na noite dessa terça-feira, 27, o vereador valentão Alexsandro Capela/Se, ameaçou e agrediu verbalmente ao ex-vereador Jó e seus familiares em seu discurso no palanque do povoado Boa Vista.
De forma desequilibrada e desrespeitosa a Jó, sua familia e até aos assistente da campanha a qual ele faz parte, pois acredito que lá estavam pessoas de bem e que não aceitam esse tipo de debate politico.
O  vereador valentão não sabe que na democracia se respeita adversário.
Ao invés dele explicar aos seus eleitores e ouvintes sobre o andamento do processo do qual é acusado na justiça eleitoral, partiu pra agressão verbal, baixaria e ameaça.
Já constitui advogado para leva-lo a justiça por crime de injuria, danos morais e ameaça. Na presença do juiz ele deverá provar tudo o que disse.
E tem mais! cuide de me proteger daqui até de anos, pois um risco que eu vier a ter em minha pele, devido a qualquer tipo de atitude vinda de terceiros, o senhor vereador valentão Alexsandro é responsavel.

EU JÓ, E O VEREADOR VALENTÃO, ALEXSANDRO

Eu, funcionário concursado há 35 anos na empresa que trabalho; Na época fiz concurso para os Correios e fui aprovado, escolhi ser bancário;
O vereador valentão; se submeteu-se a algum concurso, nunca foi aprovado; seus empregos deveu-se a pedidos ou apadrinhamentos politicos;
Eu: Vereador por dois mandatos, um dos mais, se não o mais atuante no exercicio do mandato.
Tenho o prazer de ser o vereador que defendi intransigentemente a educação e o direito dos professores;
O vereador valentão: seu mandato dedicado a bajular prefeito; Sukita e Ezequiel. E tratou professores como vagabundos pra agradar o ex-prefeito, chegando a levar sopapos de maridos de professoras, vindo se esparramar no chão, tamanho o solavanco;
Eu: Presidente da Camara de Vereadores de Capela por dois mandatos;
O vereador Valentão: nunca chegou  a vice-presidencia;
Eu: presidente da Associação de Vereadores da Barra do Cotinguiba por dois mandatos consecutivos. Abro um parêntese para sugerir a qualquer conterraneo procurarem saber da minha atuação como presidente da Associação de Vereadores nas seguintes Camaras: N. Sra das Dores, Siriri, Rosario, Carmópolis, Santo Amaro, Muribeca, Malhada dos Bois, Areia Branca, Japaratuba, Pirambu, Socorro, Divina Pastora, Santa Rosa de Lima, Maruim, Malhador e General Maynard.
O respeito que conquistei junto aos meus colegas e a valorização da edilidade municipal;
O vereador valentão: Nunca! Nunca mesmo galgará espaços tão dignos.
ONDE ESTÁ A CAPACIDADE E A COMPETENCIA DO VEREADOR VALENTÃO? NA BAIXARIA! VAI SER PROCESSADO CÌVEL E ELEITORALMENTE.

EPISÓDIO DO VEREADOR ALEXSANDRO

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral de numero 185.62.2016.6.25.0005 é contra o vereador Alexsandro Nascimento.
Trata-se da promoção pessoal quando o vereador pousava em foto exibindo cheque de recurso público destinado a pessoas beneficiárias de programas sociais do municipio de Capela.
Fica evidente que o objetivo era a promoção pessoal, visto que não se tratava de um gesto de caridade praticada pelo vereador, mas sim, utilizando-se do momento, do recurso e das pessoas beneficiadas para sua promoção já que estávamos em período de pré-campanha eleitoral.
Cometeu sim, crime eleitoral! ABUSO DE PODER ECONOMICO E POLITICO.
Dai gera o processo que pede a cassação do Registro e do Diploma.
O processo encontra-se em fase de julgamento, restando a ele provar o que estavam fazendo, qual o objetivo de sua presença no momento de distribuição do cheque dos recursos púbicos.


sábado, setembro 10, 2016

IDEB 2015 - CAPELA TEM PÉSSIMO DESEMPENHO.

O Ministério da Educação através do SAEB - Sistema de Avaliação da Educação Básica, divulgou nessa sexta-feira, dia 09/09/16, o resultado do IDEB - Indice de Desenvolvimento da Educação Básica no País referente ao ano de 2015.
Interessa a população capelense saber a qualidade de ensino que estão sendo ofertados para as nossas crianças, adolescentes e jovens.
Então vejamos: nosso município não atinge a nenhuma meta e tem um péssimo desempenho quando avaliada as séries do 8º ao 9º ano, obtendo 2,8 como nota da rede municipal, enquanto a nota 3,2 é alcançada pela rede estadual;
Nas séries do 4º e 5º ano, a rede municipal obtém nota 3,8, contra a nota 4,4 da rede estadual.
Percebe-se nessa avaliação que a qualidade do ensino fundamental ofertado pela rede municipal, está muito abaixo daquele que é ofertado pela rede estadual em Capela mostrando um total descompromisso com o cumprimento da meta.
Parabenizamos a todos os profissionais que formam a Escola Estadual Coelho e Campos, que pela segunda vez consecutiva alcança o melhor IDEB do município, com nota 4,4, superando a meta de 4,1 estabelecida para 2015 pelo Ministério da Educação, 




quinta-feira, setembro 08, 2016

ELEIÇÃO É COISA SÉRIA, NÃO É HUMORISMO

Ao fazer uma analogia do personagem "o maluquinho", criado na década de 80 pelo cartunista, Ziraldo; é oportuno anotar o papel de um cartunista: Pessoa que cria ou desenha cartuns, tiras cômicas, histórias em quadrinhos de humor ou ilustrações humorísticas. Portanto nenhuma identificação com coisa séria.
É nesse cenário criativo do cartunista que foi criado o personagem "o maluquinho": engraçado, sapeca, inquieto, chameguento, bagunceiro e de comportamento zero. A menos de tirar nota dez nas matérias escolar, nada sugere como exemplo para qualquer criança.
Na década de 80, associar determinados personagens a pessoas, era normal. Exemplo: se encontrássemos na rua uma criança perambulando ou ultrajado com um objeto na cabeça não sendo um chapéu ou boné, logo dizíamos: é um maluquinho!
A sociedade vem se evoluindo, a geração "Z" cede espaço para a geração "Y", justamente na década de 80; 
Apelidar uma criança de "maluquinho" na geração atual é bullying!
Querer incutir na mente das pessoas de que se autodenominar "maluquinho" é coisa boa, chega a ser de um obscurantismo sem precedente. Tudo por conta de uma eleição.
Imaginem que no dia 03/10 o professor que andou com a panela na cabeça, se autodenominou maluquinho, ao chegar na sala de aula, continuará aceitando o apelido? O aluno pode dizer assim: diga ai, professora (o) maluquinha (o)!
E se ainda entre os alunos proliferar esse apelido? instala-se a intimidação sistemática, bullying.
A quem cabia adotar medidas de prevenção, conforme a lei 13.185/15, foram os incentivadores.



domingo, agosto 07, 2016

A CAMPANHA POLITICA EM CAPELA

Os últimos dias da semana que se finda, foi para realização das alianças e convenções partidárias. Dentre os casos mais atípicos, registra-se o "desiste de desistir", manchete dedicada ao prefeito de Aracaju/Se, que anunciou a desistencia de concorrer a reeleição, e em menos de 24 horas resolve concorrer.
Em N. Sra. das Dores, o pré-candidato a vice de uma das chapas não compareceu à convenção.
Em Capela tivemos a desistencia do prefeito Ezequiel que indica como seu candidato Astrogildo da Farmácia ; Silvany e Nacélio.
A partir de agora toda população deve voltar-se para as propostas e respectivas capacidades de realização.
Esperamos que tenhamos de fato palanques de propostas, pois é o que interessa a população.

quarta-feira, agosto 03, 2016

CONVENÇÕES PARTIDÁRIAS EM CAPELA

Amanhã, dia 04/08 será realizada a convenção do PMN, fechando assim o processo convencioal partidário no muicipio de Capela.
A primeira convenção aconteceu no dia 23/07 coligando os partidos PTN, PPS, PC do B, PRP, PMDB E PT e tendo homologas as candidaturas de Silvany Sukita e Adjane Pires para prefeita e vice-prefeita e dos candidatos a vereadores.
No ultimo domingo, aconteceu a convenção do PRB, PEN e DEM, tendo Nacélio Andrade como candidato a prefeito.
Amanhã, acontecerá a convenção dos partidos PMN, PSC, PSL e PR, que com a desistencia do prefeito Ezequiel, passa a apoiar Astrogildo e Fabinho Cabral pra prefeito e vice-prefeito

domingo, julho 24, 2016

CONVENÇÃO DO PTN HOMOLOGA CANDIDATURA DE SILVANY E ADJANE

Aconteceu ontem, sábado, dia 23, a Convenção dos Partidária entre os Partidos: PTN, PPS, PT, PRP, PHS e PC do B, homologando a candidatura de Silvany e Adjane para prefeita e vice-prefeita respectivamente.
O evento realizou-se na Escola Estadual Coelho e Campos onde compareceram centenas de pessoas, convencionais, para manifestarem publicamente o apoio ao projeto politico para as eleições.
Dentre as lideranças, a presença do vice-prefeito Chico de Ary, foi bastante aplaudida. Léa Sobral, Jó, Roberto do Boticario, Messias Barbeiro, Lucival, Fernando das Pedras e o Pastor Robério.
Estiveram presentes tambem o deputado federal Fábio Mitidiery, o deputado estadual Gustinho Ribeiro, o secretário geral do PPS Alcivan Menezes.

domingo, abril 17, 2016

JOSE CORREIA DA SILVA, EX-VEREADOR DE CAPELA/SE

Sepultado hoje, 17/04/2015 o corpo do ex-vereador JOSE CORREIA DA SILVA, no cemitério da Trindade na cidade de Capela/Se.
CORREIA, como era chamado e conhecido em nossa cidade, natural de Branquinha Estado de Alagoas  estabelecido, acolhido e respeitado pelos capelenses, cidade onde escolheu para morar durante dezenas de anos.
Foi vereador por quatro legislaturas e presidente da Camara de Vereadores no biênio 1999/2000.
O povo capelense consternado com o fatidico acontecimento encherem as ruas no cortejo d sepultamento para prestarem a ele a ultima homenagem ao homem público que prestou seus serviços como legislador.
Estranho é a ignorancia da Mesa Diretora da Camara de Vereadores de Capela que não fez o que o Cerimonial do Poder Legislativo tem a obrigação de fazer: realizar a sessão fúnebre!
De que vale na terça-feira se aprovar a Moção de Votos de Pesar, se a prática não condiz com o papel?
No minino, a Mesa Diretora deveria manter contato com os familiares para que o corpo viesse até a sede do Poder Legislativo e em poucos instantes lhe fosse prestadas s homenagens a que devem ter direito um ex-parlamentar.

quinta-feira, abril 07, 2016

TRABALHADORES DE CAPELA/SE PEDEM SOCORRO

Representantes da FETASE procuraram os órgão governamentais para interveniar junto ao municipio de Capela na defesa de centenas dos trabalhadores do corte de cana-de-açúcar.
O problema surge com o pejamento das usinas, duas delas ainda não deram baixa nas carteiras de trabalho dos cortadores de cana. Isso impede que esses trabalhadores tenham acesso ao beneficio do programa "Mão Amiga" .
O municipio de Capela é o maior beneficiário do programa "Mão Amigo" no Estado de Sergipe, o significa que temos o maior numero de trabalhadores de corte de cana. Consequentemente, prejudicados pela atitude das industrias não terem dado baixa nas carteiras de trabalho.
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais e as autoridades constituidas devem buscar alternativas para solução desse problema.

sexta-feira, março 25, 2016

IMPASSE NO PSC EM CAPELA

Não foi harmonioso o encontro realizado pelos integrantes do PSC, realizado na chácara do vereador Toninho Arimatéa; conforme informação dada por pessoa que participou e presenciou o desconforto causado inicialmente com um "podemos chamar de bate boca" entre um vereador e um parente de outro vereador.
A briga pelo comando da sigla é um dos pontos causadores da encrenca.
Atualmente o partido tem como presidente o vereador Adeylson, mas os outros edis também estão interessados.
Conforme a fonte, o presidente estadual do PSC saiu do encontro sem definir a situação.
Caso o impasse não seja resolvido até o dia 02/04, poderá haver fuga do aquário do "peixinho".
 

quinta-feira, março 03, 2016

PROMULGADA A EMENDA QUE ABRE A "JANELA" PARA TROCA DE PARTIDO

O Congresso Nacional promulgou no dia 18/02 a Emenda Constitucional 91 que permite ao detentor de mandato (deputados e vereadores), mudarem de partido sem perder os respectivos mandatos, isto é: sem incorerem no crime de infidelidade partidária.
Quem desejar fazer a troca, deve aproveitar o tempo em que a "janela" ficará aberta; iniciou em 18 de fevereiro e encerra no dia 18 de março de 2016.

domingo, fevereiro 14, 2016

AGENDA POLITICA - SUCESSÃO MUNICIPAL EM CAPELA

Na corrida pela sucessão municipal para o pleito deste ano, estão se apresentando muitos pretendentes para ocupar a cadeira de prefeito de Capela-Se.
Saralvo, Arildo, Astrogildo, Dilton e a ex-primeira dama Conceição Barreto Alves Souza; esses são os que pretendem formar outra alternativa para não permitir a polarização e assim oferecer ao eleitorado mais uma oportunidade em sua escolha através de seu voto.
As pesquisas recentemente coletadas revelam um eleitorado anuviado; inclinados a favor de algum, mas não cristalizados. Ao mesmo tempo revela uma grande parcela entre indecisos e seletivos, esperam que a despolarização aconteça e um terceiro nome apareça com as reais chances de disputar a eleição.
Em ultima análise, o que se pode concluir é que: havendo uma eleição polarizada, isto é: com apenas dois candidatos, vai pesar o lado para o qual os indecisos e seletivos ficarem; e havendo uma terceira candidatura, dependendo do grupo o qual integrava anteriormente, esse será prejudicado.

EDUARDO ANDRADE - RECONHECIMENTO DE SEU TRABALHOe

Em sala de aula, motivando alunos
Este blog, há dias vem planejando homenagear o ex-secretário do municipio de Capela, Eduardo Andrade.
A homenagem é pelo reconhecimento de seu trabalho na efetivação das propostas apresentadas e discutidas com a população, durante a campanha eleitoral, no tocante a qualificação profissional para os nossos jovens e adultos.
"Nunca houve em nossa cidade tamanha oferta de cursos profissionalizantes" - afirma os jovens.
Eduardo, entusiasta do Programa Municipal de Qualificação profissional, viabilizou a formação de milhares de pessoas nas mais diversas áreas de trabalho.
Como vemos na foto, ele ia até as salas para motivar os alunos a permanecerem nas salas de aulas para concluirem os cursos.
Foi na verdade um novo tempo na formação profissional de nossa gente.
Eduardo Andrade deixa a pasta que ocupava na prefeitura, nem despediu-se.
A história lhe reserva o seu espaço. O Transparencia Capela faz com justiça e reconhecimento este registro.

ACADEMIA CAPELENSE DE LETRAS.

Acontecerá nessa quarta-feira, dia 17/01 na Academia Sergipana de Letras (Aracaju-Se), a reunião preparatória para criação da Academia Capelense de Letras.
A ideia da professora, historiadora e escritora Conceição Barreto Alves Souza encontrou apoio de outros conterrâneos a exemplo do Dr. Anselmo Oliveira, membro da ASL, que recepcionará os precursores da fundação da Academia em Capela.
Passo importante que sem dúvida contribuirá com a melhoria da cultura do nosso municipio, transbordando para os municipios vizinhos.
  

segunda-feira, janeiro 04, 2016

COISAS QUE NEM FREUD EXPLICA

O ambiente politico se sustenta de surpresas; agradáveis e desagradáveis, lealdade e deslealdade, de fidelidade e de infidelidade e outras características. E quando chega próximo dos pleitos eleitorais, ai que as pessoas se revelam.
Tudo para permanecerem no poder ou apadrinhado pelo poder,
Fiquei surpreso ao tomar conhecimento de que um adversário político figadal do ex-prefeito sukita havia ligado para ele (Sukita), dizendo que em Capela não tinha como apoiar o seu candidato, mas que iria ajudar em outra cidade.
Verdade! Em uma reunião na cidade de Rosário do Catete, aconteceu uma reunião do PTN e lá estava a liderança capelense que no final da reunião exclamou o seguinte elogio a Sukita: " no Estado de Sergipe não tem quem saiba fazer politica igual a este homem."
Uma liderança eclética, podemos dizer. 

segunda-feira, dezembro 21, 2015

COLIGAÇÃO COM VEREADORES É REJEITADA.

Há quinze dias, os presidentes dos partidos PPS, PDT, PROS, PHS, PEN,PMN, PRB E PTB, reuniram-se para discutir e estabelecer estratégias para o pleito de 2016.
Dentre outros assuntos pautados, ficou deliberado pelos presentes, que os partidos acima mencionados estão fechados na coligação proporcional ; também que não permitem coligação com nenhum partido que tenham candidatos detentores de mandato. isto significa dizer que não aceitam coligação com partidos que tenham vereador.
Conforme a informação, exite numero suficiente para fechar uma chapa proporcional.
A estratégia do grupo é de que dessa forma se consiga eleger vereadores que obtiverem a partir de 300 votos.
Isso não significa uma atitude de rejeição, mas de proteção e de assegurar a possibilidade de eleger candidatos novos para a Camara de Vereadores.

quinta-feira, dezembro 03, 2015

TERRORISMO! O QUE SABEMOS DO ASSUNTO?

O terrorismo é a grande ameaça do século XXI.
Esse movimento extremista e intolerante apesar existir há muito tempo, a partir do episódio de 11 de setembro se tornou maior e mais estruturado para agir contra as nações e pessoas que não estejam de acordo com os seus pensamentos e normas.
Ninguem, nenhum povo está livre ou protegido de ações terroristas.
E a sociedade sabe o que sobre isso? sabe apenas das explosões, das matanças, das decapitações, das destruições e outros atos. E o Estado Islâmico?
Como esse tema está sendo tratado nas escolas?


quarta-feira, dezembro 02, 2015

PADRE ANTONIO MARIA JÁ PODE CANTAR EM SERGIPE

O padre Antonio Maria já pode vim cantar em Capela.
Cumprido o castigo de ser impedido de realizar shows no Estado de Sergipe durante cinco anos, por ter cometido ato de desobediencia às normas da igreja, quando ministrou as bênçãos da celebração de casamento ao casal Silvany e Sukita que já haviam contraido matrimonio.
Zeloso pela igreja, Dom Henrique, bispo auxiliar da arquidiocese de Aracaju, ao tomar conhecimento da atitude do padre Antonio Maria, aplicou as correções de suspende-lo de realizar shows em Sergipe e pedir perdão a igreja e desculpas ao público pela sua atitude por meio de emissora de rádio, em especial a rádio cultura.
A suspensão aconteceu em novembro de 2010,

ÁGUA - REEDUCAR PARA NÃO RACIONAR.

Há anos ouvíamos falar de que no futuro a humanidade passaria pela crise da água, isto é: a falta d'agua. Na época, era dificil acreditar que isso iria acontecer; nós capelenses tendo o nosso território cercado de aquíferos jamais pensavamos que os aquíferos da mata do junco fossem insuficientes para abastecer a nossa cidade.
É o que estamos vendo. Mesmo com reforço do poço do sangrador, a barragem não consegue acumular agua suficiente da mesma forma que os reservatórios não conseguem atender a demanda da população.
Precisamos nos reeducar para o consumo de água. Ela não é inesgotável!
O Estado de São Paulo aprendeu com a sede o valor da água teve que se reeducar no uso e no consumo.
Aracaju já teve os seus dias cruciais.
Não é necessário que passemos pelas mesmas experiencias para darmos o devido valor a água.
Quem vai até a represa de captação do SAAE e vê a situação, percebe que estamos no tempo de utilizar a água de forma racional, com responsabilidade para garantir sustentabilidade.
Em meu entendimento, as autoridades deveriam adotar uma disciplina de consumo, tal como, suspender diariamente o fornecimento das 23hs às 05h.mediante uma campanha de conscientização.

terça-feira, dezembro 01, 2015

TRE CASSA MANDATO DE ADELSON

Com o titulo "Merece  crédito a delação de Toninho Arimateia", este blog publicou o que se concluiu no julgamento de hoje: TRE cassa mandato do deputado Adelson Barreto.
Por 7 x 0 o pleno do Tribunal Regional Eleitoral com base nas provas e no depoimento prestado pelo vereador Toninho Arimateia confirmado pelos extratos das chamadas telefonicas entre o vereador e o deputado, Adelson Barreto teve o seu mandato cassado pelo crime de desvio da verba de subvenção da Assembleia Legislativa de Sergipe.
Os envolvidos no esquema: deputado Adelson Barreto, o vereador Toninho Arimateia, o Presidente da Associação de Capela, Robério dos Anjos,  engenheira da suposta obra, Edilene e a proprietária da empresa executora tiveram seus bens indisponiveis até o valor que cada um se locupletou.
O deputado e o vereador organizaram o mesmo esquema na cidade de Muribeca através da Associação Jose Augusto.

quarta-feira, novembro 11, 2015

SENADOR SEM VOTOS

11/11/2015 - 08:27
Sergipe assiste hoje a posse de um senador sem votos
Sergipe assiste hoje a posse de um senador sem votos, que não fez campanha, não tem propostas políticas conhecidas e não prometeu nada a ninguém. Filho do ex-governador Albano Franco (PSDB), o jovem empresário Ricardo Franco (DEM) é muito pouco conhecido dos sergipanos, inclusive dos 448.102 eleitores que foram às urnas, em 2014, eleger a senadora Maria do Carmo Alves (DEM). Para honrar um acordo feito com o pai do moço, ela trocou o Congresso pela Secretaria de Ação Social de Aracaju, onde pretende ajudar na campanha de reeleição do esposo, o prefeito João Alves Filho (DEM). A ascensão de Ricardo Franco lembra o intelectual sergipano Lourival Fontes (UDN). Residente no Rio de Janeiro, onde comandava o poderoso Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) do Governo Getúlio Vargas (PTB), ele foi eleito senador em 1954 sem pisar os pés em Sergipe. Durante o mandato, só veio ao Estado uma única vez para prestigiar a inauguração do Iate Clube de Aracaju. Como Lourival Fontes, o novo senador não tem satisfações para dar a quem quer que seja, muito menos ao eleitorado pobre, que saiu de casa para eleger dona Maria.
Matéria publicada na infonet - Adilberto Souza

terça-feira, novembro 03, 2015

VERGONHA! CAPELA E SERGIPE NA VEJA.

Processado 14 vezes pelo MPF, o ex-prefeito de Capela Manoel Messias Sukita tenta anular julgamento de suas contas pelo Tribunal de Contas de Sergipe (extraído da revista veja)

Esta foto estampada nas páginas da Revista Veja chama a atenção de todos os capelenses; os residentes na cidade e também os residentes em outros Estados ou mesmo fora do País, pelo conteúdo vergonhoso que a matéria aponta; seja por denunciar erro estrutural no Tribunal de Contas do Estado de Sergipe; seja por mencionar como exemplo o caso do ex-prefeito de Capela, Manoel Messias Sukita, que chegou a ser preso sob suspeita de lavagem de dinheiro e é alvo de doze processos de improbidade administrativa e irregularidades eleitorais, além de responder a outras duas ações criminais, diz a matéria.
É vergonhoso para o capelense ver sua cidade citada nas páginas de uma revista de grande circulação, nesta condição.
Já a Corte de Contas de Sergipe deve explicação a sociedade, bem como a Revista deveria equilibrar a matéria com a foto dos Conselheiros.
O Presidente da Associação dos auditores e técnicos dos Tribunais de Contas conclui que tanto ou mais desmoralizado que Sukita, está o Tribunal de Contas de Sergipe. 


sexta-feira, outubro 23, 2015

ADELSON X TONINHO ARIMATEA: E AGORA?

 A Doutora Eunice Dantas, Procuradora do Ministério Público Federal em Sergipe, concedeu entrevista ao apresentador Gilmar Carvalho, do Programa Cidade Alerta na TV Atalaia onde esclareceu e deu informações à sociedade sergipana sobre o processo de desvio de verbas de subvenção social da Assembleia Legislativa de Sergipe.
No caso especifico que envolve o vereador Toninho Arimatéa e o deputado Adelson Barreto, a procuradora esclareceu que o Ministério Público Federal após juntada de documentos e de acessos as chamadas telefonicas entre o vereador Toninho e o deputado Adelson Barreto, concluiu que o depoimento do vereador em sua delação é verídico.
A Procuradora sustenta então, que houve devolução da verba para o deputado Adelson Barreto.
Trezentos mil reais (R$ 300.000,00) que deveriam ser investidos na Escola de Musica de Capela, promovendo o acesso de varias crianças e adolescentes à área da música, foram para nos bolsos do deputado Adelson Barreto e do vereador, conforme depoimentos do vereador e dos argumentos sustentados pelo MPF de Sergipe.
Há muitos dias não ouvimos mais a defesa do deputado nas emissoras de rádio e televisão, atacar o vereador Toninho chamando-o de mentiroso.
A verdade é, que o vereador se meteu nesse lamaçal, prejudicou a sua imagem e carreira política, pois mesmo sendo verdadeiro em sua delação premiada, não retira a culpa de ter participado e se beneficiado de um esquema de desvio de dinheiro público orientado pelo deputado.

UM PREFEITO CAI A CADA NOVE DIAS

Desde a ultima eleição municipal, em 2012, brasileiros de 108 cidades tiveram de voltar às urnas porque os prefeitos eleitos foram afastados do cargo por irregularidades cometidas durante a campanha. 
Esse levantamento, feito pela CNM - Confederação Nacional dos Municipios e comentado por um jornal de circulação nacional, revelou que a cada nove dias, um prefeito é afastado de suas funções, poe motivos de corrupção, má gestão, abuso do poder econômico, compra de votos e outros crimes considerados hediondos..
O jornal comenta a situação preocupante de que para vencer a eleição a qualquer custo, candidatos corruptos agem criminosamente comprando votos, geralmente com dinheiro oriundos de esquemas. São recursos que deveriam ser empregados na boa gestão das cidades, mas são desviados para bancar campanhas milhonárias.
O individuo que vende seu voo por um churrasco, um jogo de camisa de futebol ou qualquer beneficio particular, como pagamento de uma conta de luz, é tão responsável pelos problemas que se sucedem quanto o candidato eleito. Corrupto e corruptor fazem o mesmo mal à coletividade e aos interesses sadios da sociedade.
No ano que vem tem eleições municipais. Mais uma vez vamos para as urnas votar e eleger prefeitos e vereadores. São eles que diretamente decidirão sobre os rumos e o futuro de nossa cidade.
Não venda seu voto. Não entregue o futuro de seu municipio nas mãos de pessoas corruptas. Se o candidato age inescrupulosamente na hora da eleição, com certeza seguirá assim durante o mandato.
Vamos acompanhar o dia a dia da politica local, vamos investigar o perfil daqueles que pretendem se candidatar em 2016 e conheçamos e avaliemos os seus projetos.
(matéria extraida do jornal Folha universal de 18 de outubro 2015)

sábado, outubro 03, 2015

ELEIÇÃO PARA CONSELHEIRO TUTELAR

Amanhã, dia 04/10, acontecerá em todo o País as eleições para Conselheiro Tutelar.
O voto para esta eleição não é obrigatório; é fundamental sim a participação da sociedade na escolha de pessoas que cuidarão em fazer cumprir as políticas de atendimento a criança e adolescente.
Leve se titulo e documento de identificação com foto.
Em Capela o voto será na urna eletrônica e só poderá votar em um só candidato.

MARCHA PARA JESUS

As Igrejas Evangélicas realizam hoje em nossa cidade a Marcha para Jesus.
Concentrando-se na Praça do Amparo à partir das 16hs, os cristãos evangélicos e ecumênicos percorrerão as ruas da cidade animados com trio elétrico, bandas e cantores convidados proclamando louvores ao Senhor Jesus.
Todos estão sendo convidados para este evento de manifestação de fé e adoração.

segunda-feira, setembro 28, 2015

RESENHAS DA SEMANA EM CAPELA

Causou comentários no meio político o ato realizado PRB comandado pelo nosso amigo Saralvo em que a composição da mesa foi a mais eclética já vista. Esse foi o comentário que ouvimos!
Estiveram sentados na mesma mesa integrantes da chamada terceira via e o ex-prefeito Sukita que ao ser convidado para a mesa recebeu o maior e mais caloroso aplauso dos presentes.
A semana termina com a corrida para estruturação dos diretórios municipal dos partidos. A noticia mais recente é a de que Chico desocupará o ninho tucano e passará a comandar outro partido com orientação de seus mentores politicos. Quem comanda atualmente o partido não está nada contente com a decisão, mas politica é assim mesmo.
Segundo informações, o PMDB no municipio de Capela mudou de direção; o emissário que procurou integrantes do PTN para conversar sobre a possível e futura composição, ouviu não apenas um esbravejado não como tambem a desnecessidade de ter o PMDB junto para vencer as eleições.
E o resultado da Copa TV Sergipe de Futsal não foi favorável ao municipio de Capela, dizem que houve erros de escalação, de tática e outros erros.


quarta-feira, setembro 23, 2015

PASTOR ROBÉRIO - CIDADÃO ARACAJUANO

O Reverendo JOSÉ ROBÉRIO DE SOUSA, Pastor da Primeira Igreja Batista de Capela, recebe na tarde deste dia 23/09, em sessão solene na Câmara de Vereadores de Aracaju o  TÍTULO DE CIDADÃO ARACAJUANO.
A comunidade evangélica Batista de Sergipe, especialmente o rebanho que pastoreia em Capela e todos os seus amigos lhe parabenizam.

domingo, setembro 20, 2015

VILA PEDRAS REALIZA DESFILE CIVICO

O desfile cívico da Escola Municipal Major Honorino Leal acontece.
Vila Pedras está preparada para receber o brilhante desfile da unidade de ensino que acontecerá hoje, 20/09 a partir da 14:00h.

PESQUISAS ELEITORAIS COMEÇAM A SURGIR EM CAPELA

Tive acesso a duas pesquisas de intenção eleitoral para o pleito de 2016, especificamente para o cargo de prefeito em nosso municipio, Capela.
Trata-se de pesquisas de consumo interno do partidos, governos e grupos políticos interessados em em saber as tendencias e as preferencias dos eleitores capelenses para escolher o próximo gestor.
Circula nas redes sociais, uma pesquisa indicando que o/a candidatura do PTN teria 62,3% das intenções dos votos, enquanto a soma dos votos nulos, brancos, não sabem, nenhum e os demais concorrentes somam 37,7% do eleitorado.
Neste caso, a eleição já estaria previamente decidida.
Contrariando a informação da pesquisa acima, tive acesso a outra pesquisa isenta de interesse em promover candidatura A ou B, mas com objetivo de analisar a real tendencia e preferencia dos eleitores, o  seguinte resultado: nulos, brancos, não sabem e nenhum totalizaram 32,8%, ficando 67,7% distribuidos para todos os pretendentes listados na pesquisa.
Como se pode observar nas ruas da Capela, esta ultima coleta realmente se aproxima daquilo que ouvimos das pessoas.

sexta-feira, setembro 18, 2015

RESUMA DA SEMANA EM CAPELA

A chapa começa esquentar aqui em Capela.
Começamos a semana com o semanário Cinform trazendo em suas páginas, denúncias de supostas irregularidades em processos licitatórios do municpio apresentadas pela vereadora Meirinha (PSB).
A matéria provocou um debate através da emissora de rádio 103 FM, a hora da verdade, entre o prefeito Ezequiel e a vereadora Meirinha onde  o tom de acusações predominaram; enquanto a vereadora disse que o prefeito não era transparente, o prefeito rebateu dizendo dos processos que a vereadora responde no TCE por corrupção durante a gestão na presidente da Câmara.
A vereadora diz que o prefeito não irá concluir as obras porque não tem recursos; o prefeito rebate e diz que todas as obras serão concluidas.
Na terça-feira os ânimos se alteraram tambem na Câmara de vereadores; dois vereadores da situação, se desentenderam feio durante a sessão, e ao término da sessão, quase que iam as vias de fato. A troca de ofensas verbais demonstrou a disposição dos dois edís em se enfrentarem.
Diversos partidos se reuniram na quarta-feira para discutir a sucessão municipal. O encontro aconteceu na residencia do Dr. Berto Ribeiro e reuniu dezenas de pessoas.

terça-feira, setembro 08, 2015

ELEIÇÕES 2016 - UMA BREVE REFLEXÃO

Estamos há um ano das eleições municipais;  neste tempo já começaram a ser lançados nomes que concorrerão aos cargos de vereadoras e vereadores, prefeitas e prefeitos.
Muito se tem reclamado pela baixa representatividade; em vocábulo mais claro, os representantes eleitos pelo voto, em muito, tem deixado de lado os interesses da sociedade.
O cometimento do estelionato eleitoral eleitoral tem sido prática legitimada para vencer as eleições.
Tudo isso pela falta de conhecimento do eleitorado e de principios do Representante.
Mahatma Gandhi cita sete pecados sociais, e o primeiro deles é - Política sem principios.
"o que destrói a humanidade: Política sem principios, prazer sem compromisso, riqueza sem trabalho, sabedoria sem caráter, ciência sem humanidade, comercio sem moralidade e culto sem sacrifício."
Eis a residencia dos problemas vividos pela nossa sociedade. Estudos mostram que a região Sudeste é a mais desenvolvida do País; é tambem onde se tem a melhor representatividade politica nas três esferas.
A boa noticia é que temos a oportunidade de refletir sobre esse assunto e escolher com mais comprometimento os nossos representantes.



segunda-feira, setembro 07, 2015

sexta-feira, agosto 28, 2015

FALECEU O PAI DO EX-PREFEITO DE CAPELA. SUKITA

Informamos com pesar o falecimento do pai do ex-prefeito de Capela, Sukita.
Que Deus conceda aos familiares forças e derrame todas as consolações para suportar este momento de dor.

segunda-feira, agosto 17, 2015

PROJETO CARNALITA-DESMOBILIZADO

Estamos surpresos com a informação dada pelo Senador Eduardo Amorim, de que a Vale suspendeu a execução do Projeto Carnalita em Sergipe.
Segundo o Senador, inquieto com o silencio e nada ter sido feito na conformidade do que fora anunciado que daria inicio em março de 2015, procurou a direção da Empresa Vale, para saber do motivo da não implementação do Projeto.
A resposta foi desanimadora: a Empresa Vale não vai implantar o "Projeto Carnalita" em Sergipe. Houve a chamada desmobilização do Projeto. (entrevista no Bom dia Sergipe em 17/08/2015)
Os capelenses, a região e o Estado de Sergipe vão esperar para quem sabe, daqui a uma ou duas décadas.
Lembremos então, caso o prefeito de Capela não tivesse assinado o acordo com o municipio de Japaratuba em combinação com a legislação estadual, poderíamos hoje assumir a culpa de que o projeto não foi instalado por causa do municipio de Capela.

quarta-feira, agosto 12, 2015

IRAN DO MIRANDA ASSUME O MANDATO DE VEREADOR

Tomou posse o vereador Iran d Miranda, ocupando a vaga do vereador Junior de Correia (falecido).
Vasculhando a história política de nosso municipio, verificamos que alguns povoados e vilas, a exemplo de Vila Barracas, Vila Pedras, povoado Pirunga e a região dos povoados Tapuios, já tiveram seus representantes na Câmara de Vereadores.
A Vila Miranda, mesmo possuindo um eleitorado domiciliado suficiente para eleger mais de um vereador, ainda não tinha alcançado esse feito.
IRAN É O PRIMEIRO VEREADOR DO MIRANDA!
Jovem, talentoso e conhecedor do sua comunidade, na qual nasceu e reside, saberá traduzir os anseios de seu povo, canalizando como reivindicações para a melhoria da população.
São dezessete meses de muito trabalho.
Os Mirandenses estão eufóricos, esperançosos.
Nós que fazemos o Transparencia Capela, parabenizamos ao no edil e ao povo do Miranda

sexta-feira, julho 31, 2015

POROROCAS DAS FORÇAS POLITICAS DE CAPELA

Tivemos a informação de que a ex-prefeita Léa não está sendo bem aceita em uma das alas do grupo liderado pelo ex-prefeito Sukita. Na ultima reunião, o pau quebrou. Como diz o provérbio árabe: teve bode na sala.
De visitas amistosas nas residencias de ambos, Léa e Sukita, a bate boca e telefonemas desaforados, este é o clima que está norteando a possivel aliança entre o PMDB agora sob o comando de Léa e o PTN de Sukita.
Tudo veio a tona, depois que o governador tomou conhecimento que o seu partido em Capela estaria sendo esvaziado, relegado, abandonado,  transferindo os filiados para fortalecimento do PTN.
A cúpula do PMDB convocou a ex-prefeita Léa com a missão de estruturar o partido do governador. Sabendo disso, Sukita reagiu duramente; o presidente atual do PMDB em Capela seguiu o seu líder, e o impasse está posto.
Como nas pororocas, as águas doces formam barulho, tentam reagir, e findam se unindo, ou sendo engolidos pelo mar, vamos aguardar esse processo de pororocas políticas.

sexta-feira, julho 24, 2015

DEPOIMENTO CONTRIBUI COM A TESE DO MPF, DIZ PROCURADOR.

Diferente do que foi publicado em outro site pelo advogado do Deputado Adelson Barreto, o Ministério Público Federal diz que o depoimento do vereador Toninho Arimatéa contribui com a tese do MPF.
Segundo o comentário do Representante do Ministério Público,(infonet) o vereador narrou de forma surpreendente como funcionava a utilização das verbas e de que forma o dinheiro retornava para o deputado.
O vereador iniciou a audiencia pedindo retratação do depoimento anterior.

quarta-feira, julho 22, 2015

O DEPOIMENTO FOI CONSIDERADO BOM

"Bom depoimento para Adelson".
Essa foi a declaração do advogado do deputado federal Adelson Barreto em relação ao depoimento do vereador Toninho Arimatéa na justiça eleitoral, no processo que investiga a suposta má versação das verbas de subvenção da Assembleia Legislativa.
Conforme nota publicada no NE NOTICIAS, o advogado fez a seguinte pergunta ao vereador Toninho: "o senhor diz que recebeu do deputado, dinheiro da subvenção. O dinheiro foi para a campanha de Adelson? Toninho respondeu: Não! foi para pagar minhas dividas."

TRE SUSPENDE OS DIREITOS POLITICOS DE SUKITA

O pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe julgou procedente a Ação movida pelo Ministério Público Eleitoral e condenou o ex-prefeito Sukita com a suspensão dos direitos políticos por oito anos, a partir do ano de 2014.
Esse julgamento foi referente ao processo de campanha extemporânea utilizada pela MEGA FM, no período que antecedeu as eleições de 2014 e que a emissora estava arrendada a Sukita.
Após ouvir o resultado desfavorável de 6x1, o ex-prefeito declarou que ficou muito triste e não conteve a emoção de seu sentimento.
Desolado, visivelmente abatido, Sukita permaneceu sentado no plenário sozinho por alguns instantes.
Ao sair, disse à imprensa que vai recorrer.

terça-feira, julho 21, 2015

A CORRIDA PELA SUCESSÃO MUNICIPAL EM CAPELA

Há um ano das convenções eleitorais para escolha dos candidatos que disputarão os cargos de vereadores e prefeito nas eleições de 2016, as lideranças se movimentam para organizar partidos e grupos para enfrentarem o pleito.
Dois projetos já definiram os pré-candidatos: trata-se do agrupamento liderado pelo prefeito Ezequiel que busca a sua reeleição; e o agrupamento liderado pelo ex-prefeito Sukita indicando sua esposa Silvany.
Percebe-se no entanto, o sentimento e anseio de grande parte da população que haja mais opções, isto é: fala-se muito na construção de mais uma candidatura, o que significa dizer que os capelenses querem ver a disputa pela sucessão municipal debatida em pelo menos três projetos.
A execução das obras que o prefeito Ezequiel deu inicio, lhe permite melhorar a sua popularidade junto a população, consequentemente o aumento nos indices de preferencia eleitoral.


quinta-feira, julho 09, 2015

IRAN DO MIRANDA

Há quatro dias do falecimento do vereador Junior, a pergunta mais frequente é saber quem assume a vaga na Camara de Vereadores de Capela.
Iran do Miranda é o primeiro suplente da coligação PMDB/PSD/PP.
Segundo o Regimento Interno, na primeira sessão o Presidente da Câmara  comunicará o ocorrido ao Plenário, declara a extinção do mandato e convocará imediatamente o respectivo suplente.


MUDANÇA DO COMANDO DO PSDB PODE REPERCUTIR EM CAPELA

Ouvindo a entrevista do novo presidente do PSDB em Sergipe, no Programa de Gilmar Carvalho, o presidente foi categórico ao dizer que o novo comando chegou para somar, mas quem continuar filiado ao partido, tem que votar nos candidatos do Partido. Isso significa dizer que deve votar nos candidatos com quem o PSDB vier a fazer alianças.
Nesse caso, em Capela, se o grupo liderado pelo senador Eduardo Amorim permanecer apoiando a reeleição do prefeito Ezequiel, o atual vice-prefeito, Chico de Ary, teria que apoiar o projeto de Ezequiel, ou teria que deixar o partido.

segunda-feira, julho 06, 2015

CAIXAS ELETRONICOS DO BRADESCO ESTOURADOS

Pela segunda vez os caixas eletronicos do Bradesco em Capela/Se foram estourados.
Por volta das 2hs da madrugada, a cidade acordou assustada com o estampido dos explosivos e logo após, tiros; chegando atingir casas vizinhas.
O prédio está totalmente destruido.

O VEREADOR JUNIOR FALECEU

Informamos com profundo pesar que o vereador Junior de Correia faleceu.
Nós que fazemos este blog, rogamos a Deus que console os corações dos familiares.

domingo, julho 05, 2015

VEREADOR DE CAPELA/SE SOFRE INFARTO

Foi internado ontem o vereador Junior de Correia com diagnóstico de infarto e complicações pulmonares.
Junior está na UTI, e segundo as informações a situação é grave, mas reversível; ele vem reagindo bem aos tratamentos e medicações aplicadas.

domingo, junho 21, 2015

SIM! MERECE CRÉDITO A DELAÇÃO DE TONINHO ARIMATÉA.

Mesmo reconhecendo o erro cometido pelo vereador Toninho Arimatéa, em relação ao seu envolvimento no processo de desvios de verba de subvenção da Assembleia Legislativa, merece crédito a sua delação.
Por mais que queiram esbravejar e dizer que o vereador Toninho Arimatéa está mentindo, os boatos no meio do povo é de que houve repartição da verba.


DONA LUCIA MELO

Carecendo de nossas orações a senhora Lucia Melo, esposa de Derson Melo (in memorian) fundador da festa do Mastro em Capela.
Dona Lucia, desde a tarde de ontem foi transferida para Aracaju e se encontra interna em uma UTI. 

terça-feira, junho 16, 2015

ADVOGADO DE ADELSON BARETO AMEAÇA PROCESSAR TONINHO ARIMATEA

O Ministério Público Eleitoral denunciou o Deputado Adelson Barreto, e mais sete pessoas envolvidas no desvio de subvenções da Assembleia Legislativa, entre eles o vereador por Capela, Toninho Arimatéa.
Ao fazer delação premiada, o vereador Toninho Arimatéa contou para as autoridades como se deu a distribuição do dinheiro: ele disse que do valor recebido pela Associação, ficou com R$ 30.000,00, entregou R$ 30.000,00 para o presidente da Associação, repassou R$ 40.000,00 para a engenheira e a empresa supostamente contratada, e R$ 200.000,00 devolveu para o deputado Adelson Barreto.
O advogado de Adelson Barreto disse que vai processar Toninho Arimatéa.

quinta-feira, junho 04, 2015

MPF PROCESSA EX PREFEITO SUKITA POR FALTA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS

do Programa Nacional de Alimentação Escolar foram desviados R$263.590,95



O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE), ajuizou uma ação na Justiça Federal contra o ex-prefeito de Capela, Manoel Messias Sukita Santos, por improbidade administrativa. A medida foi tomada porque o ex-prefeito deixou de prestar contas ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) da aplicação de R$ 425.472, relativos ao Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), durante o ano de 2012.

De acordo com a ação, Sukita não prestou conta das verbas recebidas pelo FNDE em 2012 no tempo devido. Além disso os documentos que comprovavam as transações sumiram no fim do mandato e houve um desvio de R$263.590,95 no PNAE.

Também foram relatados problemas referentes a prestação deficiente dos serviços de transporte escolar, falta de fornecimento de merenda em 2012, más condições de armazenamento dos alimentos e suspensão do funcionamento de escola infantil.

Pedidos – O MPF pede o ressarcimento integral pelo réu dos valores devidos, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, pagamento de multa civil de até 100 vezes o valor da remuneração percebida por Sukita à época dos desvios e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios fiscais ou creditícios pelo prazo de três anos. 

O processo tramita na Justiça Federal com o número 0800067-27.2015.4.05.8504-ACO.

quarta-feira, junho 03, 2015

O ESCÂNDALO DA MERENDA ESCOLAR EM SERGIPE TEM REPERCUSSÃO INTERNACIONAL

Diante da gravidade e da repercussão da matéria exibida pelo SBT no ultimo domingo no programa "conexão repórter",  denominado "senhores da fome", o apresentador Roberto Cabrini volta a Sergipe e visita mais cidades que estão na lista das prefeituras participantes do esquema de fraude nas licitações da merenda escolar.
Segundo as informações noticiadas recentemente as empresas envolvidas no esquema fraudulento distribui a merenda escolar para muitas prefeituras do Estado.

segunda-feira, junho 01, 2015

A REPORTAGEM QUE ENVERGONHOU OS SERGIPANOS

Nesse domingo, 31/05, o Programa "Conexão Repórter" do SBT apresentado pelo jornalista Roberto Cabrini, denunciou o esquema de fraude nos processos de licitação da merenda escolar nas Prefeituras no Estado de Sergipe.
A reportagem apresentada em rede nacional, envergonha o povo sergipano.

sábado, maio 30, 2015

O FIM DA REELEIÇÃO NÃO ATINGE OS ATUAIS PREFEITOS

Tendo aprovação no segundo turno na Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, o fim da reeleição não atinge aos atuais prefeitos que pretenderem concorrer ao segundo mandato.
A regra começa a vigorar nas eleições de 2018 ou posterior de acordo com o que for votado em referencia ao tempo de duração  dos mandatos.

CAPELA - PROCURADORIA QUER SABER: ONDE FOI PARA 300 MIL DA SUBVENÇÃO?

O farol que indicou o caminho  percorrido pelos trezentos mil (R$ 300,000,00) da subvenção da Assembleia Legislativa para a Associação de Capela foi também as ligações telefônicas entre os envolvidos.
Houve contatos antes do saque com todas aquelas pessoas que foram intimadas a prestarem depoimentos, faltando apenas esclarecer o misterioso D A B anotado no topo do talonário do cheque.
Fala-se até em delação premiada.
Corre também boatos de que outra Associação de Capela recebeu recursos de subvenção da Assembleia.
Seria bom que os presidentes das tais associações se manifestassem ou botem as barbas de molho, porque as investigações não vão ficar só naquela.

A REFORMA POLITICA SE TRANSFORMOU NUM REPARO

Diferente do que se falava, a Câmara dos Deputados deu a demonstração de que não pretende reforma na política. Nem mesmo o tão anunciado fim das coligações proporcionais!
A população está frustrada, depois de tanta valorização à proposta, até pela Presidenta da Republica, quando da ocasião das manifestações do mês de março; esperava-se um outro comportamento dos deputados, que fossem capazes de representar os sentimentos do povo.
O voto distrital, o distrital misto ou o distritão, um deles, deveria ser aprovado. No meu entendimento o distrital seria mais viável (após ler artigo do jurista Jose Afonso da Silva). e outros especialistas.
Interessante é que todos diziam que o modelo atual está falido, não serve mais. No entanto, votaram pela permanência, Por que?
Segundo o artigo de Lidson José Tomass, publicado nas redes sociais, -"os políticos tradicionais tem horror a reforma política, porque ela pode mudar a situação onde eles usam e manipulam o eleitor e são puco cobrados".
Então, já que fomos frustrados, a reforma não foi feita de dentro para fora, ou seja, da Câmara para o povo, devemos ter coragem e faze-la de fora para dentro, no  momento da escolha.  

domingo, maio 24, 2015

A SARANDAIA ESTÁ CHEGANDO. PURA EMOÇÃO!

ÔÔÔ Seu Derson!
O seu nome não vamos esquecer.

Nós capelenses abrimos os festejos juninos com a "sarandaia". 
Folguedo popular genuino e exclusivo da nossa gente. Criada pelo saudoso Ary Vieira e integrada a festa do mastro idealizada pela familia Melo, mas mantida assegurada todas as tradições por Anderson Melo, Seu Derson como era carinhosamente chamado pelo povo de sua querida terra, Capela.
Há aproximadamente três décadas, seu Derson manteve a realização da sarandaia e da festa do mastro com ajuda de seus amigos, mas muito mais com suas economias, sua disposição e a disponibilização de sua força de vontade envolvendo toda a sua familia. Os cortejos, tanto da sarandaia como da busca do mastro, partiam de sua residencia.
No próximo domingo, dia 31, acontecerá a 76ª edição da Sarandaia.
Vamos homenagear seu Derson e acordar São João.
ÔÔ abra a porta que eu quero beber!
Hoje é primeiro de São João, traga cachaça pra nós beber
Se não tiver cachaça, traga dinheiro,
Pra nós pagar o zabumbeiro.

sábado, maio 23, 2015

NOTA DE FALECIMENTO

Noticiamos com profundo pesar o falecimento PALITO, irmão do Dr. Cesar Melo.
O sepultamento será às 17:00hs, saindo o féretro de sua residencia situada na Praça do Amparo, para o cemitério da Trindade em nossa cidade.
 

sexta-feira, maio 22, 2015

NOVOS DEPOIMENTOS COMPLICAM MAIS OS ENVOLVIDOS EM CAPELA/SE

Voltou ao telejornalismo o caso da suspeita de fraude envolvendo recursos das subvenções da Assembleia Legislativa de Sergipe.
Ontem, foi noticiado o depoimento de Michele e da empresária que emprestou o nome de sua empresa para a engenheira responsavel pela suposta obra.
 Michele revelou que era funcionária do vereador Toninho, e que obedeceu as ordens do patrão para ir ao banco buscar uma sacola com uns brindes; já a empresária revelou que cedeu o nome de sua empresa, endossou o cheque e devolveu; disse ainda que foi chamada para uma reunião para orienta-la o que dizer em seu depoimento, mostrou até um rascunho do que escreveram para ela falar, mas a empresária disse que iria falar a verdade.
Além do suposto desvio da verba pública, destinada pelo deputado Adelson Barreto, os envolvidos poderão responder por falso testemunho.

domingo, maio 17, 2015

BOMBARDEIOS DE TODOS OS LADOS

O ex líder e correligionário do vereador Toninho, tem ligado para outros vereadores comentando sobre a situação que se encontra Toninho em relação ao envolvimento no suposto esquema de desvio do objeto dos recursos das subvenções da Assembleia Legislativa de Sergipe. Os comentários feitos não são de solidariedade.
Enquanto isso, para fustigar mais a vida do vereador Toninho Arimatea, tem vereadores falando em criação de CPI na Camara. Esse assunto vem sendo conversado a boca miuda entre uns vereadores. Teve já quem se manifestasse contrário.

A CHAPA ESQUENTA MAIS UMA VEZ

Durante dois dias, o telejornalismo sergipano noticiou a manchete revelando a associação de um suposto esquema fraudulento de recursos das subvenções da Assembleia Legislativa de Sergipe entre deputado, instituição financeira, Associação e vereador de Capela/Se.
O telejornal mostrou a audiencia e os depoimentos no Ministério Público em que se procura apurar a destinação e a respectiva aplicação de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais) para a Associaçao Musical, que segundo relatório de diligencia, nenhuma obra fora executada.
Ficaram nítidas as contradições dos envolvidos: o gerente da instituição, o vereador Toninho, membros da Associação  e as gravações das fitas do dia em que o saque foi efetuado, desfezazendo cabalmente os argumentos por eles defendidos.
A justiça quer saber onde foi para R$ 300.000,00 (trezentos mil reais) 

sábado, maio 09, 2015

FALECEU ROMUALDO MARQUES

É com profundo pesar que informamos o falecimento de ROMUALDO MARQUES, o motorista que conduzia ônibus dos estudantes universitários; tambem esposa da professora Fátima, ex-diretora da Escola Monsenhor.
Que Deus na sua imensa graça. console os familiares por essa tão grande perda.

quinta-feira, maio 07, 2015

FILHOS E AMIGOS DE CAPELA

Raquel Kênnia Santos, será homenageada no 9º Encontro dos Filhos e Amigos de Capela. 
Nós que fazemos a familia, agradecemos a deferencia da coordenação pela distinção do nome e parabenizamos RAQUEL, minha filha.
O evento acontecerá no dia 16/05, a partir das 21hs no Iate Clube de Aracaju

INTIMAÇÕES DA POLICIA FEDERAL PARA CAPELENSES

No inicio deste mês, maio, dezenas de pessoas receberam intimações da Polícia Federal para prestarem depoimentos sobre suas participações nos atos de corrupção envolvendo a Prefeitura de Capela/Se.
Tem outras dezenas que estão dormindo à base de lexotan, na expectativa de que os seus "convites" lhes cheguem.

terça-feira, abril 07, 2015

ISSO FOI MUITO ESTRANHO!

Recebí ontem, dia 06/04 às 16:00hs, pelos correios, o oficio 083/2014 - PJC/M, datado de 11 de março de 2015, encaminhado pela Promotoria de Justiça de Capela, com o seguinte teor:

Ao Ilustríssimo Senhor
Jorgival Santos
Digníssimo noticiante
Capela/Se

Assunto: INQUERITO CIVIL Nº 22.22.01.0055

Ilustríssimo Senhor,

Notifico V. Sa. a comparecer à Promotoria de Justiça de Capela, localizada no Forum de Capela, no dia 31 de março de 2015, às 11:00h, visando sua oitiva acerca da representação feita por V. Sa. nesta promotoria de Justiça no ano de 2010.

Atenciosamente,


Karla Christiany Cruz Leite de Carvalho
Promotora de Justiça

O estranho é que o carimbo de postagem data do dia 31 de março, vinte dias após a emissão. E mais estranho ainda é que essa correspondencia chegou em minha residencia no dia 06/04. Exatamente seis dias depois da data que deveria ter acontecido a oitiva.



segunda-feira, abril 06, 2015

FUSÃO DE PARTIDOS! COMO FICAM O DEM E O PTB EM CAPELA.

O jornalista Ricardo Boechat publicou na ISTO É desta semana o encontro entre os líderes dos partidos DEM e PTB, no próximo dia 15/04, em Brasília, para concluírem o processo de fusão entre as duas siglas.
Em Sergipe, caso a fusão se concretize, a nova sigla será dirigida pelo prefeito da Capital, João Alves Filho e pelo deputado Federal, Adelson Barreto.
E em Capela, devido ao compromisso do deputado Adelson Barreto com o grupo que o apoiou em sua eleição, o comando será do vereador Toninho Arimatéa.

domingo, março 22, 2015

O SUFOCO DE DILMA É EXEMPLO PRA TODOS OS GOVERNANTES

O permanente diálogo do governante com a sociedade faz com que o governante tenha um diagnóstico das demandas do povo e realize um governo a altura das esperanças depositadas pelo voto.
O sufoco pelo qual vem passando a presidente Dilma Roussef é o exemplo disso. Hoje, nem os aliados do Congresso Nacional demonstram vontade de defende-la. Pelo menos foi o que disse o ex-Ministro da Educação, Cid Gomes. - "larguem o osso"!
No dia 15 de março o povo foi às ruas, de lá para cá a presidente falou mais, do que de janeiro a março, ou seja, tentando restabelecer o dialogo. Mas dia 12 de abril, as manifestações voltarão, pois a fala da presidente não correspondeu aos temas abordados pela sociedade.
Nem as ditaduras subsistem quando o povo toma a decisão de não aceita-la. Lembremos de Mubarck do Egito; as campanhas das Diretas no Brasil.

OS MORDEM-E-ASSOPRAM DA POLITICA EM CAPELA

Uma conversa entre dois vereadores por telefone comentando sobre política: gestão e processo de sucessão 2016, os dois concluiram que deverá haver uma reunião para arrumar o que na concepção deles deve ser arrumado.
Citados na conversa alguns nomes, um desses foi taxado de "morde-e-assopra". 
Morcego! - dentre outras características do animal que enquanto morde, bate as asas, estão: morder, sugar, envenenar; e não ver.
O político que tem a característica de morcego é assim: está havendo sangria mas ele bate as asas aplaudindo para que o prejudicado não perceba a transmissão do veneno; e a falta de visão pois não vêm nada em sua frente, sentem o perigo, a depender da armadilha. Exemplo: morcego não percebe a rede. 
O morcego não tem visão, o obstáculo determina o seu fim.

quarta-feira, março 11, 2015

VEM PRA RUA OU ENTRE NAS REDES.

O povo brasileiro, inclusive muitos que votaram pela reeleição da presidenta Dilma estão indignados com o estado em que o País se encontra mergulhado num mar de lama; a corrupção e a institucionalização da propina; a inflação corroendo os salários dos trabalhadores e impedindo o crescimento da economia;  
A palavra mais ouvida é corrupção. Nunca se ouviu falar em tanto dinheiro roubado, mas também nunca se ouviu falar na especialização dos ladrões como agora.
Enquanto sobram milhões nas contas dos que se beneficiaram da roubalheira, falta dinheiro para a educação, para a saúde e habitação.
Autoridades em conluiato ou com a falta da conduta ética, como é o caso do juiz que utilizava os carros do presidiário Eike Batista, ao oferecimento do Ministro Dias Toffoli, ex advogado do PT, para atuar no processo da Lava a Jato.
Mesmo assim, a presidenta Dilma pede paciência.
E paciência tem limites!
Neste domingo, dia 15 os brasileiros irão manifestar sua indignação.
O movimento "vem pra rua" convida todos para se manifestarem, pois - " de nada adianta a opinião de quem não se manifesta".
Vamos usar as redes sociais para divulgar e apoiar esse momento de coragem e grandeza.

domingo, março 08, 2015

PARTIDOS E LIDERANÇAS POLÍTICAS DE CAPELA.

Queremos chamar a atenção das lideranças e presidentes de partidos político de Capela a atentarem para o calendário eleitoral referente ao pleito de 2016.
As filiações partidárias de quem desejar concorrer a cargos eletivos nas eleições de 2016 deverão ocorrer até o mês de junho de 2015, um ano antes da convenção.
É imprescindível que os partidos estejam devidamente estruturados para promoverem a pluralização em lugar da polarização do debate politico eleitoral, e tambem os seus representantes devidamente capacitados para influenciarem nas composições e implementação de um modelo atualizado de fazer política e a consequente gestão pública.
Se não houver essa atençao, corre-se o risco de haver exclusão dos partidos e das lideranças da agenda política e do processo eleitoral vindouro.