quarta-feira, junho 30, 2021

VOTO IMPRESSO AUDITÁVEL.ENTENDA

 


Muitos estão entendendo que a proposta do voto impresso auditável seja voltar o sistema da cédula eleitoral em papel. 

Não é.

A urna eletrônica continua sendo o equipamento moderno utilizado no processo de votação, sem mudar ou acrescentar nenhum procedimento ja conhecido e praticado pelo eleitor. Apenas, ao término da votação e quando o eleitor ouvir o sinal e aparecer a palavra "FIM", lhe será exibido o comprovante de seu voto sem identificação, pois o voto é secreto.

O comprovante é para visualização; daí esse comprovante cai em uma caixa lacrada, acoplada a urna eletrônica sem acesso de qualquer pessoa, que será recolhida à justiça eleitoral.

Para que se tenha uma idéia, as maiores democracias do mundo não adotaram o voto e a apuração eletrônica, devido a falta de mecanismo para conferir ou mesmo recontar em caso de necessidade.

O PSDB quando perdeu as eleições em 2014, criticou pela inexistência de material físico para conferir o resultado.

Queremos o processo de votação e apuração moderno e rápido, da mesma forma, seguro e transparente.

Imaginemos que ao fazer um depósito em uma conta bancária, não tivermos o direito de ver o comprovante confirmando que a transação está correta, porque o banco diz que o sistema é seguro.

A Câmara dos Deputados abriu uma enquete através do link https://forms.camara.leg.br/ex/enquetes/2220292 onde 91% se manifesta favorável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário