sábado, agosto 31, 2024

FALECEU MARIA DO CARMO

 Sergipe perde uma de suas mais ilustre filha: faleceu: MARIA DO CARMO NASCIMENTO ALVES, Dona Maria, como o Estado inteiro a chamava.

Ilustre não apenas pelos cargos que ocupou, mas também pelos serviços prestados aos sergipanos e sergipanas principalmente na direção dos mais necessitados.

Trabalhar pela dignidade e pelo social era sua bandeira visível na pratica com programas que atendiam a população carente,

Que Deus console os familiares e suscite outras "dona Maria" para cuidar do povo sergipano

SUKITA PROIBIDO DE ESTAR NA CAMPANHA DE ISADORA

 


Ontem, dia 30/08/2024 a juiza Eleitoral da 5ª zona Eleitoral de Capela/Se, deferiu liminar proibindo a participação ativa de Sukita na campanha eleitoral de sua filha Isadora Sukita

Na decisão a magistrada esclarece que está impedido de estar no palanque; de ser pronunciado o nome "Manoel Sukita", bem como sejam retiradas todas as propagandas eleitorais  que constem a sua foto com  o seu nome. mesmo nas redes sociais.

Nada que venha a se referir ao no Manoel Sukita poderá ser veiculado nos atos políticos eleitorais da campanha de Isadora Sukita.

DONA MARIA INTERNADA

 


No fim desta semana os sergipanos receberam com profunda tristeza a notícia do estado de saúde grave da ex-senadora Maria do Carmo Nascimento Alves.

Conforme noticiário e nota publicada por familiares, Dona Maria, como é popularmente conhecida em nosso Estado; encontra-se internada, em fase de metástase em um hospital de Aracaju.

Como Primeira Dama, Dona Maria, fez valer esse papel, sendo protagonista da participação ativa como agente publico e político, realizando uma funçao sem precedentes, depertando nas esposas dos preitos a se espelharem no espírito de colaborar com a gestão dos respectivos esposos.

Projetos como: erradicação de cas de taipa e o Pró-Mulher, este último de reconhecimento nacional, a credenciaram ser eleita por três mandatos como Senadora da República.

Os familiares rogam as orações.

quinta-feira, agosto 29, 2024

TIRARAM DA DISPUTA - MAS AINDA CABE RECURSO


 O juízo Eleitoral da 5ª zona Eleitoral de Capela/Se, indefiriu nesse dia 28/08/2024 o Pedido de Registro da candidatura de Adaltro Sukita ao cargo eletivo de vereador no municipio de Capela/Se.

Foram responsáveis pelo processo do pedido de impugnação o Ministério Público EleitoraL do Estado de Sergipe e a coligação PRA CAPELA SEGUIR MUDANDO (MDB PSD, PODEMOS E UNIÃO BRASIL) liderada pela atual prefeita.

Com esta decisão, e se  o vereador Adaltro não recorrer junto ao TRE, deixa de concorrer ao cargo nestas eleições.mas continuará exercendo o mandato até o final deste ano.



segunda-feira, agosto 26, 2024

CONTINUA SEM REGISTRO DE CANDIDATURA

 


Como foi postado neste blog  na semana passada; aconteceu hoje a audiência virtual de inquirição do processo de impugnação da candidatura de Junior Tourinho - 15 MDB, postulante ao cargo de prefeito de Capela/Se.

Presentes as partes representadas pelos seus advogados, foi aberta a audiência e verificada a ausencia das testemunhas do impugnante (PT), foi ouvida apenas uma testemunha do impugnado (MDB).

Agora o juiz eleitoral abriu prazo de cinco dias para que sejam apresentadas as alegações finais, que tem o objetivo de com base nas provas reforçar o que foi exposto anteriormente e reavivar a sua fundamentação legal.

Qualquer das partes que perder no juízo da primeira instância, isto é, na comarca de Capela, recorrerá ao TRE e ao TSE.

Desse modo a candidatura de Junior ainda não pode ser considerada oficial porque não obteve. o registro da Justiça Eleitoral.

Em resumo, o que pode acontecer?

- Ser confirmada a impugnação antes das eleições, o partido substituir por outro candidato; 

- Se a impugnação for confirmada após as eleições e Junior vir a ser eleito, não será diplomado, e será convocada nova eleição sem ele participar

Se a impugnação for confirmada depois da posse, Junior perde o mandato e será convocada nova eleição.

Como se pode ver, a situação da condidatura do 15 MDB é bastante complicada.


sábado, agosto 24, 2024

JUSTIÇA ELEITORAL DEFERE CANDIDATURA


 O Juiz Eleitoral da 5ª zona Eleitoral Capela/Se, DEFERIU na tarde dessa sexta-feira, 23/08/2024, o pedido do Registro da candidatura de Isadora Sukita ao cargo de prefeita de Capela.

Dos quatro pedidos de registros de candidaturas: Arildo Rosa, Carlos Alberto Ribeiro e Junior de Dr. Carlos Milton; somente o pedido da candidata Isadora Sukita até hoje tem o deferimento, isto é: a aprovação da justiça eleitoral.

Mesmo sem constar oficialmente nos registros da Justiça Eleitoral, os candidatos: Arildo Rosa - PSDB e Carlos Alberto Ribeiro - PL emitiram nota pública à populaçao comunicando as desistências de suas candidaturas.

Já o pedido de registro da candidatura de Junior de Dr. Carlos Milton aguarda julgamento do processo impugnação.

Este blog estará acompanhando toda a movimentação no cartório eleitoral para manter toda a sociedade bem informada,

sexta-feira, agosto 23, 2024

PROCESSO DE IMPUGNAÇÃO

 Acontecerá nessa segunda-feira, dia 26 de agosto de 2024, às 9:30 h, a "audiência de inquirição" que trata do processo de pedido de impugnação da candidatura de Junior Tourinho para prefeito de Capela, 15 MDB., e tem o apoio da prefeita Silvany

A audiência de inquirição é o ato processual em que as partes apresentam provas e argumentos perante o juiz e as testemuhas são ouvidas para esclarecer os fatos e subsidiar a decisão do juiz;

O motivo do pedido da impugnação da candidatura de Junior Tourinho decorre da possivel irregularidade na data sua desincompatibilização quando ocupava o cargo de Secretaria de Obras do município de Capela/Se, tendo se apresentado como Secretário até o dia 08 de agosto de 2024 na inauguração do Parque aquático da cidade, em que a data limite seria 06/08/2024.

Como ja disse anteriormente, a candidatura de Junior Tourinho ainda depende de interpretação e decisão judicial para ser deferida.

sábado, agosto 10, 2024

DINHEIRO PÚBLICO! VEM DE ONDE?


 Margareth Thatcher,  ex - Primeira Ministra Britânica, conhecida como a Dama de Ferro, deixou uma frase que merece contínua reflexão; disse ela: " Jamais esqueçam que não existe dinheiro público. Todo dinheiro arrecadado pelo governo é tirado do orçamento doméstico, da mesa das famílias". Ignorar isso é a mais aviltante das indignidades.

Quando todos nós cidadãos tivermos conhecimento e consciência de que o dinheiro arrecadado pelo governo é de nossa conta, assumiremos com mais diligência o nosso papel de cidadãos, quer  na escolha dos nossos governantes,  principalmente fiscalizando e acompanhando a aplicação desses recursos arrecadados.

Todo o dinheiro do governo sai do bolso e do suor do povo, e mais da classe trabalhadora cuja tributação se dá na fonte, na folha de pagamento, Antes do trabalhador receber o seu salário, já desconta o do governo. Tais recursos devem ser aplicados com objetivo de gerar riquezas interna com melhorias no IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano), emprego e renda, etc., direcionados ao povo, ao social, sob forma de beneficios, atendendo as necessidades.


 

quinta-feira, agosto 08, 2024

DISSO VOCÊ NÃO SABIA

Gente!

Esses dias estive pesquisando sobre os indicadores econômicos e sociais de nosso municipio. No site do IBGE encontrei informações que chamaram a minha atenção.

Você sabia que o nosso municipio tem a 10ª maior receita do Estado? (ano 2023) . Pois é. No ano 2023 a receita anual de Capela foi de R$ 188.910.000 (cento e oitenta e oito milhões, novecentos e dez mil reais) o que representa uma receita média mensal de R$ 15.000.000 (quinze milhões); e em contrapartida ocupamos economicamente a 71ª posição ?

Essa controvérsia decorre da falta de investimentos e a consequente ausencia da cirulação desses recursos públicos dentro do município.

Estabelecí um comparativo com o município de N. S da Gloria/Se, que com uma receita anual de 176 milhões, 12 milhões a menos em relação à receita de Capela, com uma população e extensão territorial superior, tem indicadores sociais e economicos melhores que o de nossa cidade.

O problema de Capela não é dinheiro então, O problema é de gestão.



domingo, agosto 04, 2024

AS CONVENÇÕES PARTIDÁRIAS EM CAPELA/SE

 Nas eleições deste ano, Capela apresenta quatro candidaturas ao cargo de prefeito e 112 candidatos ao cargo de vereador, que disputam 13 cadeiras na Câmara Municipal.

Foram homologadas pelos respectivos Partidos as candidaturas de Arildo Barros (PSDB); Carlos Alberto Ribeiro (PL); Junior Tourinho (MDB) e Isadora Sukita (PT).

Com o total de 27.337 eleitores habilitados a votarem