domingo, setembro 29, 2024

LÍDER PROMOVE INCITAÇÃO À VIOLÊNCIA

 


Em um evento denominado " A grande carreata" patrocinada pela campanha do 15 - MDB Jumior Toutomho, Capela/Se,  o líder do agrupamento, deputado estadual, lider do governo ma Assembleia Legislativa de Sergipe, promoveu uma verdadeira incitação a violência.

Ao passar em frente a casa do líder da oposição e também seu desfeto, Sukita: o deputado com sua esposa, prefeita da cidade, em cima de uma camionete usando microfone em carro de som. parou na porta de Sukita e começou o discurso direto de xingamentos ao líder da oposiçao.

Quanto faltou para acontecer uma tragédia se Sukita fosse um homem violente? Teria ele a coragem de fazer isso em uma cidade de seu Estado, Alagoas?

Comportamento dessa natureza não ´respeitoso para com o adversário, com a sociedade e nem contribue em nada com a nossa democracia.

No vídeo vê-se Sukita na sacada e o deputa na camionete.

A INCITAÇÃO À VIOLENCIA POLÍTICA É COISA DO PASSADO EM SERGIPE.


ASSÉDIO, VIOLÊNCIA ELEITORAL E CORONELISMO

 


Visitando o povoado Pedras, ouvi de vários residentes o sentimento de revolta e indignação com o que vem acontecendo com os trabalhadores que trabalham ou pretendem trabalhar na Usina Campo Lindo.

Trata-se de uma industria dirigida oelo deputado Cristiano Cavalcante, esposo da prefeita de Capela/Se.Tive a informação à boca miúda do povo, que quem estiver empregada na indústria Campo Lindo, tem que votar no candidato apoiado pelo deputado, alé de ser obrigado colocar adesivo em suas casas.

Já houve casos de demissão.

Ainda mais o trabalhador só será contratado se votar no candidato.

Nós capelenses somos acostumados com eleições livres, e esse tipo de comportamento coronelista não faz parte de nosso convívio comun.

Outras lideranças polícas de Capela, usineiros como: Hélio Dantas, proprietário da Usina Vassouras, candidatou - se a prefeito de Capela em 1988: Outro usineiro Ezequiel candidato em 2012: nunca assistimos  esse tipo de violência à liberdade dos trabalhadores.

Não temos noticias que em Sergipe, nas demais undústrias de açucar e álcool, Taquary, Pinheiro aconteçam esse tipo de assédio eleitoral.

Não acreditamos que esse modelo praticado pelos usinairos de Alagoas; mas uma prática individual .

Em plrno século XXI é inaceitavel esse tipo de comportamento patronal.

Inspiro-me no pensamento do meu mentor Martin Luther King Junior: " o que me preocupa não é o grito dos maus; mas o silêncio dos bons", 



sábado, setembro 14, 2024

PLACAR DE 1 X 1 LEVA JULGAMENTO AO TSE

 


Na manhã deste sábado 14/09/2024 o Tribunal Tegional Eleitoral de Sergipe julgou o processo de impugnação da candidatura favorável a Junior Tourinho, a prefeito de Capela/Se,

Todos os membros do colegiado acompanharam o voto do relator.

Eu dizia no início desse processo que qualquer das partes que perdessem nessas instâncias, recorreriam à instâncias superiores, o que de fato aconteceu,

 Com a sentença desfavorável na Comarca de Capela, Junior recorreu ao TRE onde teve a sentença reformada, isto é: conseguiu deferir o seu registro.

Cabe ainda ao Dr. João Batista dos Anjos, advogado, recorrer ao TSE - Tribunal Superior Eleitoral.

O placar está de 1 x 1

Mesmo que se diga que são acabadas as incertezas da candidatura, ainda ha de se aguardar o julgamento final na instancia superior. Portanto continua a incerteza. 

O julgamento final será no TSE onde não ha mais a quem recorrer nenhuma das partes.

quinta-feira, setembro 12, 2024

PESQUISAS ELEITORAIS EM CAPELA


Duas pesquisas foram divulgadas em nossa cidade sobre a preferência do eleitor para o pleito dessas eleições.

A primeira divulgação fªoi da campanha do grupo da situação, cuja candidatu,ra aguarda deferimento do TRE devido a sentença de impugnação na justiça eleitoral da 5ª zona eleitoral de Capela/Se, e nessa consulta, o candidato Junior aparece na liderança com 15 pontos a frente da candidata da oposição, Isadora Sukita.

Ontem, após enfrentar e vencer na justiça eleitoral pedido impetrado pela situação (Junior) para proibir a divulgaçao da pesquisa encomendada pela oposição (Isadora) fialmente foi publicada. 
Confira ao ladp,

segunda-feira, setembro 09, 2024

A JUVENTUDE É CAPAZ SIM

 


Neste vídeo podemos ouvir de uma personalidade representatividade e conhecimento inclusive jurídico se expressar de maneira tão agressiva contra uma jovem, mulher.

Chega a retinir aos ouvidos, o que essa personalidade fala: - "esta menina não tem capacidade de administrar uma cidade como Capela!"

Quando ele fala : nâo tem capacidade, remete automaticamente à incapacidade. O Código Civil define claramente o que é uma pessoa incapaz : menor de 16  anos e não ter discernimento necessário para praticar atos da vida civil devido a deficiencia mental ou enfermidade.

A jovem Isadora Sukita goza de perfeitas condições de capacidade.

Seria o caso da juventude de Isadora essa capacidade questionada pelo falante?  Ser jovem significa não ter capacidade na avaliação da ilustre personalidade?

Temos o grande exemplo de João Campos, eleito prefeito do Recife/PE com 27 anos de idade e concorre a reeleição como o melhor prefeito de capitais do Brasil.

Pareceu xenofóbico - comentários discriminstórios, estereotipados em razão da juventude da Isadora.

Relembro a participação da juventude no movimento da redemocratização do País na cançao de Milton Nascimento entitulada : coração do Estudante: - ... há de se cuidar do broto, pra que a vida nosê flor e fruto".

A poesia de desta música evoca a liberdade e a fé da juventude;

JUVENTUDE E FÉ!



quarta-feira, setembro 04, 2024

JUSTIÇA ELEITORAL IMPUGNA CANDIDATURA

 


Tudo o que começa errado, finda errado!

A Justiça Eleitoral da Comarca Eleitoral da 5ª zona eleitoral de Capela/Se proferiu sentença de impugnação do Registro da candidatura de Junior Tourinho ao cargo de prefeito de Capela - Sergipe.

No Parecer do Ministério Publico Eleitoral, acendeu a luz de que havia indícios de que o então secretário e candidato Junior Tourinho não havia se desincompatilizado de fato de suas funções  à frente da Secretaria de Obras do município de Capela/Se dentro da data limite, 05/06/2024, conforme a regra estabelecida.


Nesse diapasão, a Magistrada relatou:

 "Ocorre, todavia, que não houve a desincompatibilização de fato, isso porque o Impugnado praticou atos como secretário municipal após o dia 05/06/2024".

...

...

...

... 

"Diante disso, pelas provas produzidas nos autos, verifico que a desincompatibilização do Impugnado foi apenas no papel.",

"Ante o exposto, JULGO PROCEDENTE a impugnação para declarar a inelegibilidade do candidato Carlos Milton Mendonça Tourinho Júnior"


Restam agora duas alternativas para o grupo da situação:

1 - Substituir o candidato;

2 - Recorrer da sentença correndo riscos de sendo confrmada a senteça da primeira instância, não serem sequer computados os votos.Ante o exposto, JULGO PROCEDENTE a impugnação para declarar a inelegibilidade do candidato Carlos Milton Mendonça Tourinho Júnior.











terça-feira, setembro 03, 2024

SALVE A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DO BRASIL

 


A Justiça Eleitoral do Estado de Sergipe restabeleceu a Sukita o direito de participar da campanha política de sua filha Isadora Sukita.

Assustou e causou comentário junto aos operadores do Direito e da população em geral a medida proibitiva do pai não poder trabalhar na eleição da própria filha.

Como temos uma Constituição que trata dos "Direitos e Garantias Individuais"; esse direito foi buscado pelos advogados de defesa de Sukita, automaticamente restabelecidos.

Eleição disputada no tapetão é afrontosa à democracia

PARECER MINISTÉRIO PÚBLICO FAVORÁVEL A JUNIOR

 


O Representante do Ministério Público Eleitoral da 5ª zona Eleitoral de Capela/Se, Dr Rivaldo Frias, manifestou parecer favorável ao Registro da candidatura de Junior Tourinho a prefeito de Capela/Se.

Mesmo considerando e registrando em sua manifestação que há indícios da participação na inaugração das obras e o pronunciamento do vereador Tony Moura no dia 11/06/2024 na tribuna da Câmara de Vereadores, parabenizando o secretário de obras Junior Tourinho, o parecer diz que não são hábeis as demais provas apresentadas pelo impugnante.

Dessa forma o que ouvimos da população é que o bola foi passada pra frente,

Cabe agora a juíza Eleitoral decidir pelo Registro ou não da candidatura de Junior.

Mas não para por ai. 

Qualquer que seja o resultado, esse processo subirá aos tribunsid.

O PODER EMANA DO POVO


Causou um sentimento de desobediência civil, uma decisão judicial da Justiça Eleitoral da 5ª zona Eleitoral de Capela/Se, tira Sukita de participar da Campanha política de sua filha Isadora Sukita ao cargo de prefeita do municipio de Capela/Se.

Além de retirar todas as propagandas que constem o nome de Sukita; proibe que a candidata, Isadora Sukita, e todos que estiverem no palanque façam mençao comparativa da gestão do ex-prefeito Sukita com a gestão atual, dando a enetender que Sukita é que vai governar.

Diz-se que a associação do nome Sukita com a sua filha Isadora Sukita está causando um estado emocional o que pode influenciar no resultado das eleições.

É histórico em nosso Estado, quiçá no País se usar o nome de personalidades como referencia que agregam força política e modelo para execução de seus projetos.

Natural um pai pedir votos para um filho.

O Governador Fábio Mitidiery (Mitidiery sobrrenome de referencia ao pai); em Itabaiana Ícaro de Valmir (referencia a Valmir pai); Yandra de André (referencia a André Moura eleições 2022); Junior de Dr, Carlos Milton (referência ao Dr Carlos Milton, pai), e diz atté ter duas mâes: a biológica e a outra política que é a prefeita Silvany. Tudo para associar o nome do candidato com essas personalidades e conquistar votos. Não tem outro motivo.

Isadora Sukita deve ter esse mesmo direito.

O modelo de governo que Isadora Sukita deve adotar caso seja eleita, é aquele aprendido com o seu pai, Sukita.

IMPUGNAÇÃO - AGUARDA MANIFESTAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO HOJE

 Termina hoje o prazo para que o Ministério Público Eleitoral da 5ª zona Eleitoral de Capela/Se, manifeste o seu Parecer sobre o processo de impugnação da candidatura de Junior Tourinho.

A população capelense aguarda com muita expectativa essa manifestação.

Desejamos eleições limpas.