sexta-feira, abril 29, 2011

MAIS UM SERVIDOR DA PREFEITURA DE CAPELA/SE ENCRENCADO NA JUSTIÇA

Tramita na justiça o processo 201162000289, movido pela Associação Sergipana de Obras Públicas e Privadas contra a Presidente da Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura de Capela/Se, atualmente a Senhora Telma, para responder sobre as irregularidades do processo licitatório que autoriza ao prefeito executar obras por administração direta, consequentemente a contratação de pessoal sem concurso público.
No dia 26/04 foi publicada a expedição da intimação para a senhora presidente da Comissão de Licitaçao..
Intimada a procuradora do municipio a manifestar-se sobre o assunto, esta não apresentou nenhum argumento.
O Tribunal de Contas de Sergipe, por unanimidade reconheceu no dia 14/04 como irregular a execução de obras por administração direta com a contratação de pessoal deliberada sem concurso público..
Seria legal que os vereadores, essa Câmara que aprova tudo, sem observar os principios fundamentais da administração pública, fossem também processados.
Fonte: tj-se e tce-se

quarta-feira, abril 27, 2011

ENQUANTO ALUNOS SENTAM NO CHÃO POR FALTA DE CARTEIRAS NAS ESCOLAS...

O prefeito de Capela/Se. gastou com a mobilia do Palácio que leva o seu nome a importancia de R$ 201.197,60 (duzentos e um mil cento e noventa e sete reais e sessenta centavos), conforme publicação do diário Oficial do dia 08/03/2010.

segunda-feira, abril 25, 2011

"...JÓ, NEGO SAFADO!... MERECE UMA SURRA!"

Essa foi a maneira como o ex-presidente da Camara de Capela/Se, Sr. Jorge Souza, encontrou para atacar o proprietário deste blog, hoje pela manhã na presença de algumas pessoas, entre elas do povoado Pirunga.
O motivo do desabafo foi a publicação neste blog sobre a decisão do Tribunal de Contas de Sergipe determinando que ele e a ex-prefeita Léa devolvam cifras aos cofres públicos do municipio.
Segundo pessoas que estavam presentes, ouviram o Sr. Jorge dizer: - "jó, aquele nego safado, tá merecendo uma surra, olha aqui o retrato dele, eu não sei o que estão fazendo que não deram uma surra ainda."
- Como tenho orgulho de ser negro! E dignifico a minha cor quando também na condição de ex-presidente não integro a lista dos que vão devolver dinheiro público. Isso incomoda a muitos.
Sei que o maior problema dessa gente é a convivencia com a democracia.
Talvez o mesmo não saiba, mas cometeu um crime de preconceito racial, inafiançavel, além de ameaças.
O senhor que já foi punido pela justiça a pagar 03 meses de seus subsídios de vereador para a senhora Aurinha, por aquela atitude que foi manchete na Gazeta de Sergipe, ainda tem coragem de querer ou mandar surrar alguém?
Sou negro com muita honra! Mas Capela não é senzala!

domingo, abril 24, 2011

IMAGENS DA SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO EM CAPELA/SE

Imagem de N. S. das Dores
Penitentes em frente a Igreja do Amparo
Penitentes chegando na igreja do Amparo e de joelhos dentro da igreja rezando o Senhor Deus.
Imagem de Senhor dos Passos.
Penitentes saindo da igreja em direçãoà outras igrejas

RUTH E RAQUEL, CHIQUÉSIMAS. MEUS AMORES!

A primogênita Raquel e a mana Ruth, com sorrisos gêmeos fotografadas por Jorge.
 

domingo, abril 17, 2011

CONTRA FOTOS NÃO HÁ ARGUMENTOS: VEREADORES DENUNCIA (ARAM) SUKITA

Estamos vendo os vereadores de Capela/Se, entregando ao Presidente do Tribunal de Contas de Sergipe, Conselheiro Reinaldo Moura, denuncias contra o prefeito Sukita, depois do episódio da eleição para presidencia da Camara em que eles foram desmoralisados em praça pública ao som do mini-trio. Agora todos voltaram ao aconchego do Palacio Manoel Messias Sukita Santos, que vem a ser a Prefeitura. Como ficarão as denuncias feitas por esses eminentes representantes do povo?
Quem está com a verdade? Como vão se pronunciar quando das diligencias do TCE em relação as deuncias? O que teria levado os vereadores voltarem atraz?
Foto: fonte TCE

CONSTRUÇÕES DE CASAS E MANSÕES MOTIVAM AÇÕES NA JUSTIÇA.

Os tradicionais boatos que ouvimos nas ruas e povoados de Capela/Se, que a edificação das casas e mansões de auxiliares e familiares do prefeito são inexplicáveis, tem gerado processos na justiça.
O primeiro a ser intimado na Delegacia e para o Forum fui eu, (jó), sob a alegação de que eu teria dito que a casa da senhora Nildete fora construida pelo primo prefeito Sukita. O que desafiei provas.
Agora já se encontra tambem com audiencia marcada para o forum de Capela/Se, a senhora Netinha,moradora da Vila Miranda, segunda ela pelo mesmo motivo, é mole!
Se a intenção é intimidar os boatos, deve ser feita uma audiencia pública ou anuncios solicitando que o povo deixe de comentar sobre o assunto, talvez cole.
Ah! mas o deputado Augusto Bezerra filmou as edificações comentadas pelo povo capelense, à luz do dia, e a qualquer momento poderão ser estampadas nas páginas dos jornais. Não vai sobrar nem um processinho para o deputado não?

sábado, abril 16, 2011

A CRIANÇA EM CAPELA/SE NÃO É PRIORIDADE!

Com a eleição da Senhora Guilhermina para presidir o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente no municipio de Capela/Se, segundo informações é comissionada da prefeitura, o que pelo menos eticamente não pode, sendo a candidata batisada e crismada pelo poder executivo, fica evidenciada a falta de prioridade com a criança e adolescente em Capela.
Os exemplos arrastam: vejam as condições das creches, das escolas do ensino fundamental, das condições da sede do Conselho tutelar, a "existencia" de programas sociais sustentáveis para crianças e adolescentes, salvo os do governo federal, a exclusão dos alunos da rede municipal do programa do governo federal UCA - um computador para cada aluno, etc.
Posso garantir que no exercicio do meu mandato de vereador, apresentei e consegui aprovação entre os meus pares para disponibilizar recursos para o Conselho tutelar equivalente a 1% da receita corrente líquida, o que possibilitou a melhoria da sede do conselho, a aquisição próprio do conselho para atender a demanda e agora nada.

quinta-feira, abril 14, 2011

EX-PREFEITO E EX-PRESIDENTE DA CAMARA DE CAPELA/SE PUNIDOS PELO TCE

As gavetas da Camara de vereadores de Capela/Se, continuam abarrotando de processos. Depois do Relatório da CGU contendo 157 páginas,conforme informação de um membro do Poder Legislativo, a semana passada o Tribunal de Contas de Sergipe enviou para aquela Casa a tomada de contas de um ex-prefeito com o parecer em que o mesmo devolva algo em torno de 50 mil reais.
Hoje, a Camara recebeu do TCE  a tomada de contas de um ex-presidente da Camara de Vereadores, com a decisão em que o mesmo devolva aos cofres públicos algo em torno de 200 mi reais.

ELEIÇAO PARA O CMDCA DE CAPELA/SE

Esta tarde será realizada a eleição para composição do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do municipio de Capela/Se.
É o Conselho municipal, de acordo com o Estatuto, o responsavel por traçar metas de proteção, bem como acompanhar a execução orçamentárias do municipio dirigidas às politicas de atendimento da criança e adolescente
O conselho tutelar é responsavel pela execução das políticas de atendimento, enquanto o Conselho Municipal é responsavel pelo planejamento e acompanhamento dessas políticas em nome da sociedade.

quarta-feira, abril 13, 2011

AS MANOBRAS NA LICITAÇÃO PARA A MERENDA ESCOLAR EM CAPELA/SE

Os vicios do cachimbo é que deixa o bico torto.
A Comissão Permanente de Licitação do municipio de Capela/Se, declarou deserta a licitação da chamada pública 02/2011 destinada a aquisição de gêneros alimenticios da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural, prevista para o dia 30/03/2011, destinado a alimentação escolar para a rede municipal de ensino,  por falta de interessados.
Como que o produtor rural de Capela tomaria conhecimento de tal licitação que foi publicado em um jornal que não se sabe qual e que não circula na zona rural?
Por que a Secretaria Municipal de Agricultura não mantem um cadastro de produtores da agricultura familiar, organizando-os para participarem desses processos, se o objetivo é fortalecer a economia local?
A quem interessa que esse tipo de informação não chegue ao agricultor e empreendedor familiar?
Interessa aos especialistas de fraudarem as licitações. De forma legal, declaram deserta a licitação e direcionam a compra para os vendedores de sempre. Pessoas que não produzem nada e vendem tudo, quem não cria sequer um pinto e fornecem frangos e outras coisas mais.
O MPF já possui denuncias do Conselho de Alimentação Escolar e do senhor Almir, morador de Vila Barracas que consta como grande fornecedor de produtos para a merenda escolar, mas ele afirma nunca ter vendido uma cabeça de alho, mas até os cheques foram sacados segundo ele, com imitação grosseira de sua assinatura.
  O que nos causa sofrimentos é ver que as pessoas mesmo sabendo de problemas judiciais, processos com pedidos de prisão ainda e arriscam assinar o que não conhecem. Amigos, tomem cuidado!
Olhem! quem for processado e condenado, mesmo sendo servidor público concursado, poderá perder até o seu emprego pra o bem do serviço público. Vigiem pelo amor de Deus!

terça-feira, abril 12, 2011

PEQUENOS PAGANDO PELO GRANDE PECADOR

SERVIDORES PUBLICOS DA PREFEITURA DE CAPELA/SE DENUNCIADOS PELO MPF POR FALSIFICAÇÃO DE DECLARAÇÕES PARA CONCESSÕES DE ALVARÁS PARA SUPOSTOS TAXISTAS.
ELES AGIRAM ESPONTANEAMENTE OU OBEDECERAM DETERMINADAS INDICAÇÕES SUPERIORES?
Leia o comentário 1 desta postagem.
O MPF - Ministério Público Federal denuncia 02 servidores publico municipal de Capela/Se por falsificação de Alvarás para taxistas.
Nós que fazemos este blog não ficamos nada satisfeitos com a encrenca em que pessoas do nosso convivio se meteram enquanto o mangangão fica ileso.
Isso servirá de exemplo a outros. Cuidado gente!

CAPELA/SE - O MUNICIPIO INFECTADO PELA CORRUPÇAO

Hoje 12/04 uma senhora chegou na Praça Manoel Cardoso Souza, irritadissima e seguia em direção à Camara de Vereadores. Ela comentou que fora contratada por um vereador para receber uma remuneração mensal de R$ 900,00. Depois de alguns meses foi exonerada e deu entrada no Seguro desemprego. Só que quando do recebimento das parcelas do referido Seguro a mesma viajava até a Caixa Economica de Maruim/Se em companhia de uma assessora do vereador para que o dinheiro (recebido do seguro desemprego)  fosse repassado a assessora, e esta ao paralamentar.
Ao buscar algum benefício previdenciario, e senhora (exonerada) enfrentou problemas o botou a boca no tormbone antes de entrar no prédio da Camara.
Como trata-se de uma questão envolvendo a Camara, vamos esperar se algum vereador comenta ou silenciará pela conivencia e cumplicidade.
Se não bastasse os Relatório da CGU envolvendo o Poder Executivo.

NUMEROS INCONSISTENTES, NÃO OFICIAIS, EGANOSOS.

O DIEESE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconomicos, publicou no mês de março/2011 a taxa de desemprego no Brasil, devidindo por regiões. Mediu-se a região Salvador/Recife, compreendida aí Sergipe e Alagoas, e o resultado da taxa de desemprego nessa região chegou a 14%.
Capela/Se está inserida neste contexto, e todos que moramos aquí, sabemos que a taxa de desemprego é altíssima. Qual a oportunidade de emprego gerada para os jovens capelenses cuja classe gira em torno de 25% da população? (ver censo IBGE 2010) Algum mandatário terá a coragem de afirmar, mesmo através de redes sociais que o municipio gera oportunidade de empregos em especial para os jovens de nossa cidade. Os pais de familias que compõem a População Economicamente Ativa, com o pejamento das usinas, qual outras alternativas são oferecidas? A mão amiga?
Precisamos ter responsabilidade com as informações, e este tem sido o papela deste blog.
Se esse da do não tem consistencia, arrastam os outros como exemplo.

sexta-feira, abril 08, 2011

VEREADORES DE CAPELA POSAM PRA FOTOS EM BRASILIA-DF

Este blog informou de primeira mão a viagem de parte dos vereadores na semana passada para Maceió/AL, e nesta semana os demais viajaram para Brasilia/DF. Somente depois de nossa publicação,  confirmaando a nossa postagem, o blog Vereador Comenta, exibe as fotos dos mesmos posando em foto ao lado do deputado federal Valadares Filho no plenário da Camara dos Deputados
Ainda há informações de que foi levado na bagagem dos mesmos muitos projetos para Capela/Se, e isso é importantissimo para o povo capelense,  estamos ansiosos para postar os tais projetos.
Como o povo é o patrão dos mandatários, nada mais justo do que a população saber da participação dos vereadores nos congressos, mesmo antes da viagem.
Não fosse o Transparencia Capela a população nem sabia dessa viagem tão mportante.
Fonte: blog Vereador Comenta.

quinta-feira, abril 07, 2011

"...OU SE INSTALA A MORALIDADE OU LOCUPLETEM-SE TODOS".

Assim se define os membros da Camara de Vereadores de Capela. Depois de embates, chingamentos, ameaças em praça pública, agora locupletam-se todos, divididos em blocos.
A semana passada um grupo de vereadores veranearam em forma de congresso em Maceió/AL, esta semana o outro bloco estão veraneando em Brasilia-DF.
O valor da diária paga a cada paralamentar é de R$ 550,00, o que significa que por 05 dias de cada paralamentar o povo paga R$ 2.750,00 livre de tudo, e ainda, segundo denuncia da vereadora Léa Sobral, a empresa que organiza o  veraneio/congresso tem sociedade com a esposa de um vereador de Capela/Se 

PISO NACIONAL DE SALARIOS DO MAGISTÉRIO - VITORIA NO STF

Nesta quarta-feira  dia 06/04, o Supremo Tribunal Federal, julgou pela constitucionalidade do Piso Nacional de Salários do Magistério, fixado pela MEC para este ano de 2011 em R$ 1.187,00 para a jornada de 40 horas semanais. Esse deve ser o vencimento base.
O julgamento ampliou ainda o entendimento de que o piso significa a remuneração básica, sendo proibida a compensação com outras vantagens como: regencia, titulaçao, triênios etc, como aconteceu em nossa cidade Capela/Se que reduziu o percentual da regencia de 50% para 10% a fim de aumentar a remuneração básica.
O Ministro relator Joaquim Barbosa assim se pronunciou: "Não me comove, não me sensibiliza nem um pouco argumentos de ordens orçamentárias. O que me sensibiliza é a questão da desigualdade intrinseca que está envolvida. Duvido que não haja um grande numero de categorias de servidores, que não esta, que tenha rendimentos de pelo menos 10, 12 e até 15 vezes mais que esse piso".

terça-feira, abril 05, 2011

ÁGUA DO PAJAÚ(MIRANDA) IMPRÓPRIA PARA O CONSUMO HUMANO

A comunidade de Vila Miranda, Capela/Se estão bebendo água que de acordo com análises colhida pela autarquia municipal responsável pelo fornecimento em nosso municipio, não é recomendável para o consumo humano. O abastecimento é feito por duas fontes de captações: A fonte grande, é própria para consumo, já o Pajaú é impróprio para o consumo humano. Além da presença de coliformes fecais ainda tem coloração: amarela!
O problema de abastecimento de água vem se agravando desde a cidade com a falta constantes e nos povoados Saúde, Quixaba mais ainda.
Para a direção do SAAE de Capela, é simples informar para a população que é por falta de bomba A, equipamento B ou qualquer outra justificativa.
Na verdade é que não existe planejamento de investimentos estratégico para atender a demanda nem por parte do municipio e tão pouco da empresa.
Quando o Sr. Marcelo Viana deixou a direção do SAAE, publicou e distribuiu em toda cidade um informativo no qual indicava como garantida uma emenda do governo federal para melhoria do sistema de abastecimento de água em Capela no valor de R$ 10.000.000,00 (dez milhões de reais).
Para que todos saibam, a Capela não tem problemas com aquíferos (minadoros) que são abundantes, falta mesmo gestão de investimentos.
Esse não seria um bom tema para ser tratado pelos vereadores?

sábado, abril 02, 2011

MATERNIDADE NÃO TEM EQUIPE DE MÉDICOS COMPLETA

O Centro de Obstetricia Leonor Barreto Franco, maternidade, de Capela/Se, não está dispondo da equipe médica completa regular para atender as parturientas nos partos e os recém-nascidos.
Nem todos os dias tem pediatra no plantão, e outras especialidades necessárias ao atendimento maternal.
Uma acompanhante de uma paciente nos informou que chegando à maternidade recebeu a seguinte sugestão, se podemos chamar de sugestão: " se essa parturiente viesse ontem, teve pediatra".
Olha, sabemos que o governo do Estado com os nossos impostos, paga uma quantidade fabulosa de dinheiro para a Fundação Hospitalar de Saúde, que terceiriza muitos serviços e vem prestando um serviço de baixa qualidade.
Isso é crime previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, e aproveitamos este espaço para solicitar ao Conselho Tutelar para investigar a denuncia e comunicar ao Representante do Ministério Público para corrigir a possivel negligencia por parte da Fudação Hospitalar de Sergipe.

quarta-feira, março 30, 2011

ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS MALTRATADOS, PREJUDICADOS!

Os alunos dos cursos de nível superior e técnico profissionalizantes de Capela/Se, estão sofrendo e tendo prejuizos pela ausencia em provas, bem como por faltas.
Os ônibus que os transportam, além da superlotação e desconforto, são 03 alunos em cada poltrona própria para duas crianças, muitos viajam assentados no chão e outros em pé.
Esta semana, os alunos ligaram para o responsavel na prefeitura, pedindo que os ônibus seguissem viagem pela Barra devido aos serviços da ponte de Pedra Branca que interompe o trânsito, atrasando na chegada e receberam a seguinte resposta: Além da gente dar o ônibus voces ainda querem exigir.
Resultado. Quando o carro chegou ao final da linha era quase oito horas. Não precisa nem dizer de quem foi o prejuizo né?
Um municipio que tem o orçamento de 58.227.771,74 (cinquenta e oito milhões, duzentos e vinte e sete mil, setecentos e setenta e um reais e setenta e quatro centavos) para este ano de 2011, não tem justificativa para negar um transporte decente, amplo e digno aos jovens estudantes de Capela.
Sugerimos diminuir a quantidade dos carros de passeios de cor prata, onde todos se parecem para confundir as pessoas, e servem bem para farras e viagens outras cujo resultado pode ser encontrado nas segundas feiras na hora de lava-los: Vômitos, latinhas de cerveja, litros e copos de wisque etc. etc.

TEM PEIXE GRANDE NA FRIGIDEIRA

Alguns aliados do prefeito Sukita, ainda alimentam a remota esperança de serem indicados como candidatos a sucessão municipal nas eleições de 2012. Pelo visto, a frigideira já está pronta com o azeite e já começa fritar peixes grandes que já entram na panela da fritura de pesquisas eleitorais, cujo objetivo é tira-los primeiro da panela da sucessão.
Numa linguagem conotativa com peixes, os componentes da Camara serão tratados como pilombetas no processo de sucessão municipal de Capela/Se. Vai ser uma ferida de constrangimento que não há medicina que cure.
Os exemplos arrastam; Zé Arimatéa, Marcelo Viana, Rodrigo Fontes.

O CUSTO DA CAMARA DE VEREADORES DE CAPELA/SE

1,8 milhões é o orçamento da Camara de Vereadores de Capela/Se para este ano de 2011. É maior do que muitas prefeituras de municipios pequenos do Estado de Sergipe.
Cada vereador custa aos cofres do municipio de Capela, a bacatela de 200 mil anual, o que significa dizer que cada um dos vereadores de Capela (Bebe água, Carlos Augusto, Zezinho, Alexsandro, Léa, Romildo, Ninho, Meirinha, Toninho Arimatéa), custam aos cofres do municipio 16.600 mensal.
Fonte; orçamento municipal 2011

segunda-feira, março 28, 2011

TOMADAS AS DEVIDAS PROVIDENCIAS: - "GAVETA"!

Perguntar não deve ofender. Por que os vereadores de Capela/Se, não falaram e nem falam sobre o Relatório da CGU? Se após a conclusão o Ministro da Controladoria Geral da União encaminhou para a Camara de Vereadores para adotar providencias?
O que leva o paralamentar de Capela a silenciar diante de constatações que causaram prejuizos ao erário e à população?
Não fosse este blog, Transparencia Capela, a sociedade sequer sabia da existencia e da mão metida no cofre público de Capela.
Será se o paralamentar não sabe que a sua principal função Constitucional é fiscalizar o Poder Executivo?
O paralamentar de Capela é diferente, defende o Prefeito e esquece o povo.
Por isso, o destino do Relatório da CGU na Camara foi GAVETA. Nem precisou ler.
Não é PARALAMENTAR?

domingo, março 27, 2011

JORNALISTA PUBLICA, QUESTIONA A CREDIBILIDADE DOS PRÊMIOS

O jornalista, radialista e escritor Claudio Nunes, publicou em seu blog, republicadas também pela Primos, a credibilidade das empresas que concederam pêmios ao Prefeito Sukita no ano de 2009 a IBVG - Instituto Brasileiro de Verificação de Gestão, e agora no ano de 2010 a UBD - União Brasileira de Divulgação Depois de longas pesquisas, chegou-se a conclusão que as tais empresas não possuem nenhuma capacidade tecnológica ou qualquer outra, de avaliar e classificar a gestão pública de nenhum ente, mesmma forma que não indica nenhuma metodologia de captação de dados para conclusão do perfil desejado.
Para o pesquisador, trata-se de uma industria de venda de prêmios a prefeitos, e ainda faz uma pergunta: - Quanto foi que a Prefeitura de Capela/Se, pagou a essas empresas pela concessão do prêmio?

sábado, março 26, 2011

A GUARDA MUNICIPAL VIROU PORTEIRO DE HOTEL

A guarda Municipal de Capela/Se e nós ficamos surpresos quando tivemos acesso a RAIS - Relação Anual de Informações Sociais ano base 2009 e observamos que eles foram cadastrado como PORTEIRO DE HOTEL. É cômico! Capela só tem um Hotel e não é público. Tem pousadas, muitas.
É uma pena que uma instituição que poderia dar certo, atendendo uma necessidade básica da sociedade como é a segurança, seja tratada da forma desrespeitosa, descompromissada.

DEPUTADO AUGUSTO BEZERRA FISCALIZARÁ OBRAS EM CAPELA/SE

O deputado Augusto Bezerra (DEM), garantiu durante um debate com o prefeito Sukita na FM OURO NEGRO, que virá a Capela segunda-feira dia 28/03, para fiscalizar as obras executadas pelo Prefeito
, na oportunidade, o deputado vai manter contato com membros da guarda municipal, visitará estabelecimentos búblicos, postos e clinicas de saude, comunidades desassistidas pelo poder público municipal com objetivo de robustecer as denuncias constatadas no Relatório da CGU.
A execução de obras públicas sem a devida placa. Aos cidadão de Capela/Se não é dado o diereito de saber qual a empresa, quanto custou, o prazo de execução e a fonte de recurso, dando lugar aos diversos comentários dos proprios trabalhadores de que quem comanda a obra são os familiares do prefeito uma senhora que chegou no municipio como engenheira.
O deputado fará cobrança na tribuna da Assembleia Legislativa e pessoalmente ao Representante do Ministério Público da Comarca de Capela.
O deputado Augusto conversará com populares para inteirar-se sobre os sinais exteriores de riquezas dos auxiliares do prefeito e de enriquecimentos misteriosos com visitas in loco
O Prefeito Sukita e sua administração tem um problema cronico com a Transparencia
Como a cruz espanta Satanáz, a Transparencia espanta a administração do prefeito Sukita.

quinta-feira, março 24, 2011

GOVERNO DO ESTADO INAUGURA UPAs EM CAPELA/SE

O governo do Estado de Sergipe através da Secretaria de Estado da Saúde, inaugura nesta sexta-feira a Unidade Padrão de Atendimento da sede, que situa-se na Av Quintino Bocaiuva, e no sábado será inaugurada a de Vila Pedras.
A estrutura física bem aparelhada é digna do atendimento ao povo capelense.
Esperamos que a estrutura de recursos humanos estejam também à altura da estrutura física para que não assistamos ninguém morrer na calçada da Prefeitura por falta de atendimento médico como aconteceu no dia 24/12/2010 em nossa cidade.

FRANGO PODRE, PÃO SECO E INUNDAÇÕES

As escolas da rede municipal de ensino de Capela/Se, passam por uma crise tsunamica, consequentemente, os alunos são o principal alvo dessa falta de respeito e de compromisso da gestão publica com a educação.
Nessa segunda feira, a Escola Aurelina preparava frangos podres. Uma das professoras ao chegar na cozinha sentiu o mau cheiro e fora informada que era o frango a ser "temperado" para servir aos alunos.  A professora destemida e corajosa disse que denunciaria se aquela iguaria fosse servida, chegando a reclamar diretamente na Secretaria de Educação. Durante a semana foi servido o famoso pãozinho seco.
Nessa quinta-feira foi o dia das inundações, choveu mais dentro das escolas do municipio do que na rua. As aulas foram suspensas nas Escolas Zózimo Lima, Aurelina.José Ferreira por causa das aguas que inundavam as salas.
Imaginem que essas Escolas foram reformadas recentemente, no papel estaão novinhas, novinhas 

sexta-feira, março 18, 2011

CADÊ OS SENADORES E DEPUTADOS MAIS VOTADOS EM CAPELA?

É momentoso que a população capelense, especialmente os jovens, despertem para as ações políticas daqueles que vem a cada eleição buscar os votos para complementar suas eleições.
A campanha do deputado André Moura para levar a Japaratuba uma unidade de Escola Técnica Profissionalizante, põe em dúvida a real preocupação que aqueles senadores e deputados mais votados têm com Capela.
Na verdade, o municipio de Japaratuba demonstra através do deputado André, uma sintonia com a politica do governo federal de expandir o ensino técnico e a satisfaçao da necessidade daquela população, não podemos deixar de engrandecer a atitude de André.
Mas, cá pra nós capelenses,o parque industrial de Capela/Se, não é maior que o municipio vizinho? É no povoado Miranda que será explorado a Carnalita/Silvinita, as as maiores agroindustias entre outras menores. Quem vai defender os interesses de nossa amada terra? cadê o senador Valadares, Amorim e os deputados Valadares Filho que arrancaram a grande maioria dos votos da nossa gente?
João Alves em sua campanha garantiu que essa escola seria instalada aqui em Capela.
E agora conterraneos, quem fala por nós? 

quinta-feira, março 17, 2011

CRECHES DE CAPELA/SE - UM DESCASO DO PODER PUBLICO MUNICIPAL

A nossa equipe visitou a Creche da Avenida Astrogésilo Porto (baixinha), e ficaram estarrecidos com o que viram, as condições as quais ficam submetidas aquelas crianças é um gesto desumano, cruel e algoz. A sociedade deveria fazer uma visita àquele estabelecimento. Os vereadores, defensores da administração, aliados.
Para se ter uma idéia do que fora visto por exemplo, um sabonete serve para todas as crianças, enquanto a agua é captada diretamente da torneira em vasos de refrigerante por falta de filtros.
As demais crueldades esperam que a sociedade visite e vejam.
Ou melhor, visitem todas as creches.

quarta-feira, março 16, 2011

OS PROFESSORES LOTARAM O AUDITÓRIO DO PALÁCIO MUNICIPAL

Os professores da rede municipal de Capela/Se, lotaram o auditório do palácio do governo municipal para resistirem a vontade do prefeito em utilizar os recursos disponiveis para conceder o reajuste salarial, para construção de escolas. Os mestres responderam não.
Alguns pais fizeram declarações de arrepiar: uma mãe, levatou-se e disse: prefeito, minha filha estuda na Escola José Ferreira, todos os dias que a leva a escola, volto com o coração partido, pois minha filha senta no chão por falta de carteira, esta semana levei uma cadeira de casa.
Outra disse que sua filha lhe perguntou: mãe, por que o prefeito para construir escolas tem que cortar os salários dos professores? a mãe respondeu a filha, eu não sei. Então essa mãe disse, eu queria que o senhor prefeito explicasse.

IMORAL A PROPOSTA DE PRESSIONAR OS PROFESSORES ABRIR MÃO DO PISO SALARIAL

Amanhã estarão reunidos o prefeito de Capela/Se, os membros do Conselho de Educação, Vereadores, auxiliares do governo municipal e cada diretor foi orientado para levar no minimo 04 pais de alunos. O objetivo é pressionar os professores abrirem mão de seus reajustes salariais, cumprimento da lei do PISO NACIONAL DE SALARIOS.
O prefeito alega que só poderá construir escolas se os professores abdicarem desse direito.
O municipio de Capela/Se, recebeu somente de recursos da Transferencia de Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Naturais (Vale e Petrobrás) no período de 2005/2010 um montante de R$ 40.505.101,70 (quarenta milhões quinhentos e cinco mil, cento e um reais e setenta centavos). Esse recurso não pode ser gasto com folha de pagamento, deve ser usado em infraestrutura: construção, reforma e ampliação de escolas por exemplo.
Ainda, a receita do Fundeb no periodo 2005/2009 cresceu 56,25%, ou seja subiu de R$ 5.226.682,00 (cinco milhões, duzentos e vinte e seis mil, seiscentos e oitenta e dois reais) para R$ 9.290.882,00.(nove milhões, duzentos e nventa mil oitocentos e oitenta e dois reais). Um fato curioso é que em 2009 o valor pago aos profissionais do Magistério foi R$ 6.818.053,00 não sendo verdadeira a informação de que o municipio estaria gastando 100% com a folha de pagamento.
Fonte: SISTN

terça-feira, março 15, 2011

FALTA DE MÉDICOS GERA DESESPERO E INDIGNAÇÃO

Esta noite quem passou em frente as farmácias da cidade de Capela/Se percebeu a grande movimentação. Não foi para despachar receitas médicas, mas para automedicar.
O Hospital que dispõe de 01 médico para atender aos pacientes internos e emergencia, foi superlotado motivo pelo qual o plantão não tinha condições para atender a demanda, as pessoas com filhos e entes queridos  enfermos correram para as chamadas consultas farmacêuticas.
Em momentos de indignação, ouví muitos revoltados pela falta de respeito com a população referente ausencia de profissional da medicina nos momentos qe mais se precisa.
Somos uma população com mais de 30 mil habitantes e não é respeitoso, responsavel o municipio não gerenciar uma politica de saúde séria para o povo que o prefeito diz ser empregado.

segunda-feira, março 14, 2011

O LIVRO DO SILÊNCIO

A população capelense tem reclamdo muito sobre o posicionamento dos vereadores em relação aos últimos acontecimentos envolvendo a Administração Pública Municipal: escolas sem merenda, alunos sem aula, comunidade sofrendo por falta de agua, polêmica em processos de licitação, prefeito e auxiliares multados por prática de irregularidades, servidores depondo na Policia Federal, representações junto ao Tribnal de Contas, e Ministério Público, sinais exteriores de riquezas esbanjados e comentados pela população, o Relatório de constatação de irregularidades produzido pela CGU, falta de médicos entre outras necessidades reclamada pelo povo.
Os nobre vereadores sequer tratam desses assuntos na sessão ou em lugar nenhum.
Os mais críticos afirmam que o executivo entregou a cada um dos 09 vereadores  - O LIVRO DO SILENCIO, isto é, não podem falar nada, o compromisso da leitura é ficarem calados, se não as benesses serão cortadas.

ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL

Os técnicos da CGU constataram que a Secretaria de Ação Social do municipio de Capela/Se, gastou R$ 25.688,00 com fardamentos para as crianças do PETI, o que chama a atenção é o custo unitário de farda por aluno. São cadastrados 172 crianças no programa e cada fardamento custou R$ 149,34 e como se não bastasse foi pago 02 buffês um no valor de R$ 7.800,00 e outro no valor de R$ 6.900,00, totalizando R$ 14.700,00. Nenhum criança afirma ter se banqueteado nessa fartura.

domingo, março 13, 2011

ENVOLVIDOS NO RELATÓRIO DA CGU DEPÕEM NA PF

Todos os que praticaram e aqueles que apuseram suas assinaturas para legalizar irregularidades, manejos e falcatruas constatadas no Relatório da CGU, já estão sendo intimados para depor na Policia Federal. A semana passada foi a vez de uma pessoa da Secretaria de Educação, na próxima já vai um Secretário, outros mais já foram intimados e ouvidos.
Numa linguagem conotativa, ousamos dizer que as placas tectOnicas da Administração estão gerando o tsunami que já deixa muitos envolvidos sem dormir.
Quem ainda não foi listado, cuidado com a aposição de sua assinatura em qual quer documento, pois pode está entrando numa fira.
E mais, quem é parente ou mais achegado ao prefeio Sukita, tem o privilégio de ser acompanhado por um advogado pago com recurso público, os que não são depôem sozinho.
Ah! Nenhum professor deverá assinar se reponsabilizando de entrega de livros para alunos. O material deverá ser entregue diretmente ao aluno pela Secretaria de Educação.

sábado, março 05, 2011

GRAVE, MUITO GRAVE, GRAVÍSSIMO!

Em reunião com os taxistas das duas cooperativas existentes no municipio de Capela/Se, o Prefeito Sukita denunciou que existe alguem falsificando sua assinatura e seu carimbo para conceder Alvarás supostamente falsos a pessoas que não são taxistas em Capela para serem beneficiados com a compra de carros novos com isenção do IPI.
Por se tratar de crimes de falsidade ideologica, de sonegação fiscal e contra a administração pública, precisamos saber se o devido inquérito administrativo já foi instaurado pelo Prefeito.
O motivo da tal declaração dada pelo prefeito é que corre em segredo de justiça um processo na Policia Federal com indicios de distribuição de Alvarás para pessoas que nem residem no municipio.
Recomendo as pessoas de bem que foram "beneficiadas" para tomarem providencias sanadores, pois pelo visto nesta declaração tem alguem tirando o braço da seringa.

quinta-feira, março 03, 2011

PÃO MORFADO COM JENIPAPADA (SUCO DE JENIPAPO)

Foi servido ontem aos alunos da rede pública municipal de ensino de Capela/Se, pão morfado com suco de jenipapo, a jenipapada. Devido ao mau cheiro e o morfo os alunos rejeitaram os pães "asmos" jogando-os no lixo.
Apesar de ser publicado na imprensa falada e escrita, não é verdadeira a informação de que se oferece duas refeições em cada turno.

NUMEROS REAIS, VERDADEIROS, COMPROVADOS.

A nossa equipe visitou as comunidades onde foram construidas casas pela atual administração municipal de Capela/Se, e confirmou numeros bem diferentes daqueles anunciados nos jornais local e Cinform.
Foram construidas 212 na sede - Conjunto João Nunes; 21 no povoado Terra Dura e 42 na Vila Miranda, totalizando 276 casas construidas e não 566 como foi publicado nos jornais.
Devido a importancia do projeto de conceder casas para as familias carentes pela administração municipal, por si só já é um ato de grandeza não sendo necessário manipular numeros ou coisa semelhante.
Onde foram construidas as 290? A quem ou para quem serve as informações distorcidas?

quarta-feira, março 02, 2011

PROFESSORES DE CAPELA/SE NÃO TERÃO REAJUSTE SALARIAL

Este ano 2011, os profissionais do Magistério de Capela/Se não terão reajuste salarial. O prefeito Sukita compareceu à reunião do Conselho Municipal de Educação na tarde de hoje, 02/03, e informou que náo concederá reajuste aos professores porque os recursos disponiveis serão utilizados para construção e reformas das escolas.
Na oportunidade, o prefeito apresentou a planta da propalada escola com 40 salas de aulas e foi questionado onde seria edificada, ao que ele respondeu que não sabe ainda porque não tem o terreno.

RETRÓGRADOS, PERVERSOS, MALVADOS.

Os alunos da rede pública municipal de ensino de Capela/Se não foram incluidos no UCA - um computador para cada aluno, programa do governo federal que doaria a cada aluno 01 leeptop.
A administração municipal simplesmente julgou que os seus alunos não estavam preparados para receberem o equipamento. Esta justificativa foi dada hoje por ocasião da reunião do Conselho Municipal de Educação.
A inclusão não custaria nada aos cofres públicos do municipio.
A juventude estudantil sofre mais esse prejuizo.

segunda-feira, fevereiro 28, 2011

YOGURTES VENCIDOS COMO MERENDA ESCOLAR

Esta é a triste realidade que vivem os alunos da rede municipal de ensino do municipio de Capela/Se, aproxime a foto e vemos que os yogurtes estão vencidos desde o mes de janeiro/2011.
A creche Rei Davi ainda não iniciou as atividades, a Escola Major Honorino em Vila Pedras as aulas seguem uma orientação para ques aulas matutinas terminem as 10:00hs e vespertino terminam às 15:00hs por motivo de falta de merenda escolar outras turmas foram orientadas a não irem à escola por motivo de falta de carteiras.   

ENCONTRADA

Foto recebida por e-mail da empresa
que vneceu uma licitação no municipio
de Capela/Se no valor de R$ 4,8 milhoes
de reais
 
Este blog recebeu via e-mail estas fotos que indicam o local onde se situa a empresa que venceu uma licitação para fornecimento de material de construção com o municipio de Capela/Se no valor de R$ 4,8 milhoes de reais.A empresa foi aberta em 2006 e comercializa  com materiais de construção, madeira e derivados, generos alimenticios, peças para veículos e automotores, artigos esportivos, equipamentos e materiais para informática. ferragens, produtos de limpeza e conservação domiciliar etc. O ex-deputado federal Zé Carlos Machado e o deputado Augusto Bezerra mantém reservado o respectivo endereço, informando apenas que a mega loja fica no bairro Suiça em Aracaju.A razão Social é F1 e no local o nome de fantasia é outro.
O deputado Augusto Bezerra através do jornal O Correio de Sergipe, denunciou essa licitação, chamando a atenção do Ministério Público com a seguinte manchete; "O Ministério Público tem que agir em Capela".
Daí pra cá, p deputado continuou uma diligencia para verificar a lisura do processo e já chegou nessa informação. Resta-nos aguardar a conclusão.

domingo, fevereiro 27, 2011

CONSELHEIRO TUTELAR OU CABO ELEITORAL?

Chega-nos a informação de que alguns conselheiros tutelares estão se utilizando da estrutura do conselho para prestarem serviço de cabos eleitorais para vereadores.
A vinculação é praticada quando adolescentes ou seus pais procuram os serviços públicos necessários à atenção da criança e adolescente através do conselho, então os tais conselheiros recorrem ao vereador que atende ao pedido do coselheiro para que esse faça propaganda de seu nome já para a próxima campanha eleitoral de 2012.
Teve um que recentemente cobrou de uma familia a quantia de R$ 2.000,00 para buscar uma adolescente em São Paulo.

sábado, fevereiro 26, 2011

NA PISTA DOS ESCLARECIMENTOS

O deputado estadual Augusto Bezerra e o ex-deputado federal Zé Carlos Machado já estão com os dados completos da F1, empresa que ganhou uma licitação para fornecer materiais de construção ao municipio de Capela/Se no valor de 4,8 milhoes de reais.
A qualquer instante os capelenses poderão ser surpreendidos com noticiários dando esclarecimentos mais precisos sobre esse embróglio.

EDUCAÇÃO DE CAPELA/SE NA UTI

Pasmem! Os alunos da rede municipal de ensino no horário matutino só estão tendo aulas até às 10:00h, o vespetino até às 15:00hs, motivo, falta de merenda. Segundo as informações sequer foi feita a licitação.
Ainda na Escola Aurelina no bairro São Cristovão e Zózimo Lima no povoado Pirunga, os alunos assistem aulas em pé ou assentados no chão. Já na Escola Antonio Ferreira, algumas turmas foram dispensadas até que cheguem carteiras.
Tudo isso acontecendo e ainda tem uma ordem de que ninguem pode entrar nos estabelecimentos e fotografar nada.
Esse espaço está a disposição de professores, alunos, pais de alunos e da comunidade em geral que queiram nos trazer mais infomações, manteremos o sigilo da fonte.
Ou através do e-mail jorgival2009@hotmail.com

quarta-feira, fevereiro 23, 2011

URUBUS E CÃES TOMAM CONTA DA RUA SÃO PEDRO

Nessa terça-feira, os moradores da Rua São Pedro observaram uma cena inusitada. Dezenas de urubus tomaram conta da rua para se alimentarem dos restos da feira que aconteceu no dia anterior(segunda-feira). A Prefeitura não fez a limpeza da rua e o mau cheiro produzido por carnes podres, peixes, visceras de aves, etc. atraiu urubus e cães. Os moradores indignados chamaram o Diretor do SAAE que vem a ser o irmão do Prefeito Sukita para presenciar o fato, e que a partir desse momento digno ser apresentado no Programa o Panico ou CQC, foi tomada as providencias da retirada do lixo fétido.
Cadê a vigilancia Sanitária de Capela?

RECADASTRAMENTO ELEITORAL EM CAPELA/SE

Fomos informados que ainda neste primeiro semestre/2011, o Tribunal Regional Eleitoral procederá RECADASTRAMENTO ELEITORALem nosso municipio que tem uma população de 30mil habitantes mas foge a média em relação aos eleitores. De acordo com as previsões estatísticas, o numero de eleitores poderá superar 70% da população, isto é, o numero de eleitores acima da média.
Toda cidade comenta que as ultimas eleições municipal, a disputa e apostas entre os políticos de Capela era saber quem transferiu mais eleitores.
Aqueles que sustentam seus mandatos com os votos de fora começam arder o juízo e a justiça eleitoral põe o dedo na ferida que há muito adoece os pleitos.
Mas o referido recadastramento só terá sucesso se o Ministério Público mantiver uma vigilancia externa e apoio da sociedade e dos partidos para fiscalizar os ônibus que poderão chegar em nossa cidade com aqueles eleitores transferidos de outras cidades, pagos por políticos local.
Todos devemos estar atentos e prontos para denunciar ao Ministério Público inclusive nos povoados onde a distribuição é feita de forma escandalosa.  

terça-feira, fevereiro 22, 2011

CGU-CÓPIA DO RELATORIO SERÁ DISTRIBUIDO PARA A POPULAÇÃO

A população capelense receberá cópia do Relatório da CGU.
O objetivo é oferecer a todos, indistintamente da posição política, a informação sobre a constatação de irregularidades detectadas  pela Controladoria Geral da União em nosso municipio no mês de agosto de 2010
Como o referido Relatório não se alimenta de tendencias, parcialidades ou paixões políticas partidárias, entendemos ser uma peça importante para que o nosso povo possa adotar os principios: da dúvida, da crítica e da decisão a respeito da aplicação do dinheiro público no municipio de Capela/Se.

sábado, fevereiro 19, 2011

RECURSOS DO PETI FORAM GASTOS COM OUTRAS FINALIDADES

Foi reformada a Secretaria Municipal de Ação Social e Trabalho e pago um buffet no valor de 7.800,00 que supostamente teria sido oferecido às cadastradas no Pety no dia 12/12/2009. Pelo visto foi um festaço, de fardamento nem se fala.
Fonte - CGU

PECULATO OU ESTELIONATO?

Pensei que isto não acontecia mais isso em nosso municipio. Alguém chamado "mandatário", indica pessoas para o cargo público sem trabalhar, e ao final do mês o nomeado recebe o dinheiro para devolver ao "chamado mandatário", enquanto o suposto servidor fica apenas com R$ 100,00. Imaginem que são as próprias pessoas extorquidas que reclamam.
Isso é peculato, estelionato ou os dois.

MOBILIZAÇÃO PELA ÉTICA E CONTRA A CORRUPÇÃO

Estamos trabalhando, atendendo aos diversos cometários deste blog, e da sociedade capelense, para relaizar uma manifestação pública na cidade de Capela/Se  pela Ética e Contra a Corrupção.
Em breve anunciaremos a data.

quarta-feira, fevereiro 16, 2011

GRADUADOS EM HISTORIA VÃO AO MINISTÉRIO PUBLICO

Um grupo de professores de Capela/Se, licenciados em História, preocupados com a possivel destruição do patrimonio histórico, artistico e cultural deste municipio, decidiram ir ao Ministério Público solicitar intervenção do órgão promotorial no sentido de proteger a identidade cultural do povo capelense.
Eles pedem que o Ministério Público requeira a apresentação do projeto de reformas das praças que o prefeito pretende executar sem destinar nenhuma atenção para restauração e conservação do acervo identitário artistico e cultural existente.
Essa atitude só foi tomada depois que a equipe procurou informações na Secretaria Municipal de Cultura e ninguem que os recebeu sabia nada sobre o projeto e muito menos sobre restauração e proteção cultural.
Povo capelense, vamos nos unir para salvar o que nos resta de belo, a sua manifestação é valiosa.

terça-feira, fevereiro 15, 2011

COMUNIDADE DO POVOADO QUIXABA HÁ DOIS MESES SEM ÁGUA

Moradores do Povoado Quixaba, municipio de Capela/Se, utilizaram os microfones da Rádio Ouro Negro no dia 15/02, para pedirem socorro. Segundo os mesmos há 02 meses que não tem agua nas torneiras e que estão sendo abastecidos de carro pipa.
Quem é responsavel pelo abastecimento de agua no municipio de Capela/Se é o SAAE, uma autarquia municipal controlada pela Prefeitura.

domingo, fevereiro 13, 2011

PROGRAMA NOVO - O BOLSA GASOLINA

Foi adquirido com recursos do Programa Bolsa Familia o veículo de placa IAI 4116 para atendimento as ações do programa. Os auditores da CGU ao analisarem o hodometro com a planilha de abastecimento, constataram que o veiculo havia percorrido 20.429km até o dia 13/08/201 enquanto as notas de abastecimento indicam o consumo de 11.612,81 litros de gasolina com a kilometragem adiantada nas planilhas de abastecimento de 104.842km.
Esclarecendo, o carro do bolsa familia consumiu 568,44 litros de gasolina por kilometro.

sábado, fevereiro 12, 2011

LABAREDAS PODEM ATINGIR MAIS GENTE

A procuradora do municipio de Capela/Se, O presidente e respectivo vice do Conselho do Fundeb, o Presidente e respectivo vice do Conselho de Alimentação Escola, O Presidente e os membros da Comissão Permanente de Licitação a Secretária de Educação, são indicados como responsáves conjuntamente com o prefeito pelas irregularidades constatadas no Relatório da CGU.
Adicione o Secretário de Transportes, o Diretor de Transportes e o Secretário de Finanças.
Tenham certeza que ninguém está acima da lei, e que um dia cedo ou tarde a justiça reinará. Os culpados serão punidos. 

SAIBA PORQUE FALTA MÉDICO EM CAPELA/SE

A CGU constatou que 04 médicos contratados pela Prefeitura de Capela/Se para o Programa Saúde da Familia não tem condições de cumprir a caga horaria em virtude de trabalharem em até 08 plantões semanais.
A carga horária que os médicos do PSF devem cumprir no muniipio é de 40h/semanal, ou seja de 08h diaria. 

VEJAM ESSA!

O municipio de Capela/Se segundo Relatório da CGU comprou 76.572 pães no período de 31/03 a 31/05/2010 no valor de R$ 19.143,00. A matrícula é de 6.177 alunos, conclui-se que cada aluno comeu nesse periodo de 90 dias 12.396 pães.Dividindo isso por dias letivos, cada aluno comeu por dia 60 pães,
O pior é que não existe comprovação de que os pães foram entregues nas escolas

sexta-feira, fevereiro 11, 2011

LIDERANÇAS POLITICA DE CAPELA/SE SE REUNEM

No dia 10/02 as lideranças da oposição reuniram-se no sítio de Zé Arimatéa para traçar um planejamento estratégico com vistas as eleições de 2012. Participaram do encontro: Jó, Zé Arimatéa, Roberto do Boticário, Astrogildo da Farmácia, Jota, Rony, Marcio Donizete, Rogério Moura, Eduardo, Cruz e Eudes, eunquanto justificaram sua ausenças, Chico de Ary, Acrisio, Anizio Leite e Rodrigo Fontes.
O grupo pretende a partir de agora adotar uma agenda positiva de ações e reuniões periódicas para avaliar o respectivo desempenho.
Já na próxima semana os integrantes da oposição entregarão ao Ministério Publico cópia do  Relatório da CGU, e recortes do jornal o correio de Sergipe com as denuncias de Luciano de Celi e do deputado Augusto Bezerra para que sejam apuradas as irregularidades ali apontadas.
Ao mesmo tempo, encaminhará oficio a Camara de Vereadores solicitando a apresentação da prestação de Contas do Municipio conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal.

quarta-feira, fevereiro 09, 2011

CÂMARA DE VEREADORES MÍOPE, VEREADORES AMORDA$$ADOS

A Camara de Vereadores de Capela/Se, está sofrendo de uma miopia aguda quanto ao papel que deveriam cumprir o dever constitucional de fiscalização do chefe do Poder Executivo e também ser a Casa de ressonância da sociedade.
Comenta-se em toda cidade que os integrantes daquela Casa que deveria ser do povo, estão amorda$$ados pelo Poder Executivo. Já se sabe até que a partir do dia 15 de fevereiro quando serão reabertos os trabalhos a morda$$a já será unânime.

O MUNICIPIO DE CAPELA/SE NOVAMENTE EM MANCHETE DE JORNAIS

O jornal O Correio de Sergipe do dia 09/02 na página A3 destaca maior parte a noticas de Capela/Se. Além da entrevista concedida pela empresário da construção civil, Luciano Barreto, a outra metade da página, o deputado Augusto Bezerra (DEM), denuncia uma manobra do prefeito Sukita na realização de uma licitação em que através de um pregão presencial a Prefeitura de Capela licitou um montante de R$ 6,5 mihões para aquisição de materiais para a construção de obras.
Curioso foi a empresa F1 Comércio em Geral Ltda a ganhadora de um lote no valor de R$ 4,8 milhões para fornecimento de materiais.
A sociedade precisa saber quem é essa empresa, se a mesma reune condições para fornecer tanto, onde fica essa mega empresa? ou será que faz parte daquelas que iniciou as obras do mercado?

CAPELA/SE OUTRA VEZ EM DEBATE NAS EMISSORAS DE RÁDIO

Hoje foi a vez de Luciano Barreto, o Luciano de Celi. Há dias atrás, atavés do jornal Cinform, o prefeito de Capela denominou de picaretas os empresários da construção civil do Estado de Sergipe, e que por esse motivo tocaria as obras do municipio a partir de agora de forma direta. Hoje o prefeito disse ainda que não confia que tais empresas cumpram contratos e ouviu o que ele não queria, Luciano disse: "as empresas que voce (prefeito sukita) arranja pode não cumprir. Emparedado, ao invés de tratar da paralisação das obras de sua responsabilidade, foi questionar as paralisações do Estado.
Luciano Barreto promete ir ao Ministério Público contra as atitudes equivocadas do prefeito.
Ainda o locutor da FM Ouro Negro, George Magalhães, que realizou a entrevista recebeu um pito quando quiz como é de costume, interferir para defender o prefeito.

...COM A MÃO NO COFRE PÚBLICO DO MUNICIPIO DE CAPELA/SE

Foi constatado no Relatório da CGU, uma surrupiada nos recursos da educação no tocante a transporte escolar, o montante de R$ 337.343.36.
De acordo com o mesmo relatório, o prefeito Sukita reconhece a metida da mão nos cofres da prefeitura de Capela/Se, e "determinou" que a empresa S T devolva aos cofres públicos a importancia de R$ 130.407,91.
Que açoes o prefeito adotará para que esse dinheiro seja ressarcido aos cofres da Prefeitura? Será se a S T vai devolver por que o prefeito determinou?
Estaremos atentos para esta devolução.
Quanto aos responsaveis pelo pagamento a mais em razão do acrescimo dos dias letivos que são: O chefe de transportes, a Secretária Municipal de Educação e o próprio prefeito Sukita no valor de R$ 206.985,45, foi silenciado. Quem vai devolver?
É bom frisar que esses desmandos foram constatados apenas na aplicação de recursos federais no periodo de 2009/2010. Se o Tribunal de Contas usasse a mesma metodologia da CGU, a sociedade capelense tomaria conhecimento da razão dos enriquecimentos ilícitos, e já estariamos nas ruas imitando o Egito.

domingo, fevereiro 06, 2011

ESPERTOS, TOLOS OU INESCRUPULOSOS?

Conta no Relatório da CGU a celebração de um convenio, cujo objeto seria construção de escolas no valor de R$ 707.070,71. Em sua execução o municipio de Capela/Se, optou por reformas de unidades escolares onde os técnicos identificaram o desrespeito com o dinheiro público:
- camada impermeabilizadora de concreto - R$ 17,27 por metro quadrado, quando o valor de mercado é de R$ 14,54;
- rodapé em cerâmica - pago R$ 40,15 po metro quando o valor de mercado é de R$ 5,48;
- reboco - pago R$ 18,15 por metro quadrado quando o valor de mercado é de R$ 10,80;
- luminária completa com 2 lâmpadas - pago R$ 150,00 quando o valor de mercado é de R$ 64,17.
Somente nesse convenio foi descoberto um superfaturamento de R$ 41.422,61
Enquanto a comunidade do povoado Cuminho está com as unidades escolares caidas, funcionando em pequenas casas.
Em resposta a constatação, o prefeito responde que está tomando providencias cabiveis. Quais? 

quarta-feira, fevereiro 02, 2011

CGU - RELATORIO ABRE A CAIXA PRETA DE CAPELA/SE

A CGU publicou no site o Relatório da fiscalização realizada na Prefeitura de Capela no mês de agosto/2010. Dentre tantas irregularidades insanadas, o relatorio com 160 páginas, aponta cartas marcadas nas licitações, compra de combustiveis e de peças para veículos que estão desativados, fornecimento de material e merenda escolar para escolas desativadas, superfaturamento nas contratações do transporte escolar. Os detentores dos cargos de Secretário de Finanças, da Saúde, da Educaão, dos Transportes, de Ação Social, e o Diretor de transportes, além dos membros da Comissão de licitação e do Prefeito foram citados e responsabilizados pelas irregularidades.
O prefeito informou ainda estar abrindo uma investigação contra uma diretora que deixou desapaecer o material de determinada escola.
A CGU encaminhou o relatório para a Policia Federal, Camara de Vereadores e outros órgãos federais e estaduais para que cada um tome a atitude que lhe couber.
Pelo jeito tem muita gente envolvido na encrenca e podem pagar mults, serem processados e sofrerem penalidades duras.
Veja por Ministério o que a auditoria da CGU detectou detalhadamente, até com fotografias, o que confirma a matéria publicada pelo Jornal o Correio de Sergipe em relação ao abandono da área de educação e saúde no municipio.
Agora fica mais nítido porque da resistencia de prestar contas.
A Camara de Vereadores já recebeu o relatorio, escondeu e silenciou. 

terça-feira, janeiro 25, 2011

E O MERCADO FOI DEMOLIDO.

Diferente do que foi noticiado pelo prefeito Sukita neste última semanário do jornal Cinform, o mercado municipal foi demolido, derrubado à força de máquina contratado pela Prefeitura.
Os habitantes que têm o prédio do mercado como parte de sua história, sabendo que se for contruido, o novo mercado jamais trará a mesma arquitetura que compunha o conjunto denominado histórico e cultural do municipio, mesmo sem legalidade, mas com legitimidade, ficaram constrangidos com a atitude do prefeito.
O passado chega ao presente. As fotos antigas mostram a fot da antiga prefeitura, um prédio lindo, sem manutenção, demolido na década de 70 dando lugar a uma vila de quartinhos como dissera a museóloga Rosa Farias.
O Grupo Escolar Coelho e Campos, sofreu mudanças criminosas no assoalho e nas dependencias na década de 80.
A estação ferroviaria, o prédio mais bonito de todas da região, destruida para dar lugar hoje a nada. Em outras cidades as estações ferroviárias servem como espaço cultural e de comercio para artezanato.
Agora é a vez do mercado.
Se fizermos um estudo criterioso, outros demolidores, cupins do patrimonio público cultural aparecerão.
Há mais de um ano, foi enterrado na inexplicável reforma do mesmo mercado R$ 993,00, verba do governo federal, dá para explicar?

quinta-feira, janeiro 20, 2011

MILITANTES PETISTAS DEFENDEM O PATRIMONIO DE CAPELA/SE

Pedrinho do PT, Jozemi e outros petistas, denunciaram a imprensa sergipana a atitude do prefeito de Capela/Se em demolir o mercado municipal sob alegação de que o mesmo está para desabar. Todos os capelenses sabem que não é verdade. Por telefone, Pedrinho conversou com o prefeito sobre o desperdicio da verba pública federal no valor de 993 mil na obra do mercado que não se concluiu e não foi por problemas de desabamento, os trabalhadores deixaram a obra porque a empresa contratada pelo prefeito não pagou aos trabalhadores, em muitas reuniões em público o prefeito dizia que a empresa quebrou e não tinha mais dinheiro, que as obras seriam concluidas com recursos próprios.
Hoje, o prefeito disse para Pedrinho que só havia gasto 300 mil reais na obra.
Os bois estão dormindo!

quarta-feira, janeiro 19, 2011

POPULAÇÃO DE CAPELA/SE MOBILIZADA CONTRA DEMOLIÇÃO DO MERCADO

Os capelenses ao tomarem conhecimento de que o prefeito Sukita vai demolir o mercado, começaram a se manifestar contrário. Comerciantes, feirantes e partidos políticos até aliados estão mobilizados. Hoje, o jornal Cinform foi chamado por populares e deram entrevistas e outros meios de comunicação estão sendo acionados.
O prefeito alega ameaça de desabamentos sem apresentar nenhum laudo técnico que comprove sua afirmação, por outro lado o que se comenta a cidade é que o prefeito enterrou mais de 2 milhões na obra do mercado e agora vai derrubar, e que todos vêem que não é verdadeira a afirmação de que há riscos de desbamentos.
O que existe é muita coisa mal explicada no gasto dos recursos que envolve a obra do mercado.

CAMPANHA PARA REFORMA DA IGREJA DE NOSSA SENHORA DO CARMO

A comunidade de Vila Pedras em Capela/Se, está em campanha para reformar a igreja de Nossa Senhora do Carmo. Com a aproximação dos festejos que acontecerão no mês de julho, a comunidade percebeu as ruinas no telhado e no estado de conservção, então começaram a campanha para angariar fundos necessários a execução da reforma.
Os devotos devem procurar zé Andrade, Jolinda e fazer sua doação.

EFEITOS DE UMA GESTÃO EMPIRICA

Nesta obra, foram gastos, não podemos dizer que investidos, recursos públicos federal no valor de R$ 993 mil reais conforme a propria placa informa e gasto ainda recursos proprios conforme a propaganda do prefeito Sukita à época o valor de R$ 1.200.000,00. Dizia o prefeito que se não fosse logo aprovado o projeto de reforma do mercado, o dinheiro seria devolvido. Iniciada as obras, misteriosamente a empresa responsavel parou os serviços abandonando até os dias de hoje, ou seja, há mais de 01 ano que o mercado municipal encontra-se da forma vista nesta foto, enquanto os feirantes estão jogados na rua. Hoje tivemos a informação de que o mrcado será demolido, pois segundo a nova equipe de engenheiros contratada pelo prefeito, as paredes do mercado estão prestes a desabarem. Para quem conhece a estrutura daquele prédio, sabe que não existe muita verdade na informação. Mas é oportuno obter algumas respostas: Quando foi feita as reformas iniciais, a equipe de engenheiros do prefeito não percebeu o risco que esta equipe está vendo? Se a gestão do prefeito Sukita é transparente, existe laudo da defesa civil? ou a gestão é empirica? Será se a obra do mercado se transformara na construção de uma lavanderia do dinheiro público? É justo demolir uma obra em que já se gastou mais de 2 milhões de reais? Além disso, trata-se de uma obra centenária cujos traços e estrutura guardam estilo que compoe parte da história patrimonial e artisitica do municipio que deve ser preservado. Gestão empirica e culturalmente ignorante.

A sociedade capelense deve ficar atenta para a demolição de seu acervo histórico e cultural, manifestando-se em sua defesa. Chamamos a atenção dos portadores de diploma da área de história, soltem suas vozes e conhecimentos.

domingo, janeiro 16, 2011

PREFEITO PERDOADO, VEREADORES REDIMIDOS E AMÉM

Aqueles vereadores que foram humilhados nas dependencias da Camara de vereadores de Capela/Se, chingados e ameaçados pelo prefeito Sukita em praça publica por ocasião da eleição da presidencia da Camara, já estão de volta ao seio, ou melhor, às tetas do poder executivo municipal. Pesou nos bolsos dos edis o corte dos valores complementares que recebiam, então eles esqueceram os valores morais, a honra, a diginidade em troca de receber os mimos de antes.
Neste final de semana, em uma feijoada, ausente apenas a vereadora licenciada, os demais vereadores agredidos, o suplente Robinho , o prefeito Sukita e Chico de Ary, foi só wisks, abraços, acordos e tudo mais,
Prefeito perdoado, vereadores remidos e redimidos, agora é que vai dizer AMÉM!
Faltou só o Padre Antonio Maria para "simular" uma bênção ao sacrilégio da união.rsrs.

quinta-feira, janeiro 06, 2011

RESIDENCIA SUKITA

Esta é a planta da "residencia sukita" exposta no site do arquiteto Eduardo Carlo Magno, um dos melhores do país, portanto, qualquer detalhe não é mera coincidencia ou erro.De fato, o projeto arquitetonico além de oferecer conforto aos prefeitos, embeleza a praça da matriz. Mas corre a boca miuda na cidade de Capela e até em outros municipios de que esta residencia poderá ser vendida ao municipio de Capela para servir de morada oficial dos prefeitos. A maquete falaria alguma coisa, para que serveria esstes 03 mastros em frente a esta residencia? Já temos o palácio Sukita, teriamos a residencia. Não deixa de ser uma inovação no modelo da gestão pública municipal. considerando que o padre tem a casa paroquial, o pastor a casa pastoral, e o prefeito a casa oficial, resta saber se esses boatos forem verdadeiros, quanto custará ao municipio esta residencia. Se depender da Camara de Vereadores a cotação será em Euro.


quarta-feira, janeiro 05, 2011

GUARDA MUNICIPAL DE CAPELA/SE ESFACELADA

O Prefeito Sukita depois de autorizar a demissão de 22 membros da guarda municipal de Capela/Se, convidou-os para uma reunião geral no auditório do Palácio Municipal Manoel Messias Sukita Santos, hoje às 17h, para justificar as causas das demissões. Presentes demitidos e da ativa, inicia-se a semelhança do tribunal inquisitório. Imaginem que houve demissões porque alguém votou nos candidatos da oposição nas eleições 2010, outros porque fora visto encostados numa bicicleta, outro porque era amigo do comando anterior e assim por diante.
Antes dessas justificativas, houve o que se caracteriza assédio moral, o prefeito chamou os demitidos em público de imprestáveis, e outros termos humilhantes, para depois propor aos mesmos uma experiencia de continuar no trabalho durante 60 dias. 18 não confiaram na proposta e devido aos maus tratos, humilhações e assédio moral, decidiram ingressar na justiça além de procurarem a imprensa para denunciar os fatos. 
Para o prefeito, a criação da guarda municipal foi a maior "cagada", isso mesmo, esse foi o termo usado na reunião.
Tem sido uma característica desta administração "que volta".
Criou-se o time de futsal de Capela, sumariamente extinto pelo prefeito, agora a guarda municipal não é mais aquela que tornaria Capela o municipio mais seguro do Estado de Sergipe, está esfacelada.
Há insegurança interna na guarda, pois nem os seus direitos trabalhistas são assegurados, tampouco a segurança do emprego.
Municipios como Dores, Rosario, a guarda municipal funciona muito bem!

terça-feira, janeiro 04, 2011

QUEIMADAS, AINDA.

Voltou a infernizar a vida dos capelenses o carvão das palhas da cana qeimadas nos arredores da cidade de Capela/Se. Tal atitude além de ser uma agressão a natureza, dizimando todo tipo de animais que vivem nas matas e canaviais, polui o ar e perturba a vida dos moradores.
Já é momento, a exemplo de outras cidades no Brasil, do municipio através da Secretaria de Meio Ambiente propor medidas de redução gradativa das queimadas, e não aguardar o prazo final dado para queimadas em 2014.
É momentoso o debate da sustentabilidade em Capela/Se, considerando o crescimnto do agronegócio e a exploração dos recursos naturais, partindo do principio de que qualquer empreendimento  sustentável deve ser ecologicamente corretos, socialmente justos, economicamente viáveis e culturalmente aceitos.
Essa é uma tarefa iminente do nosso Secretário de Meio Ambiente.

segunda-feira, janeiro 03, 2011

GUARDAS MUNICIPAL DE CAPELA DEMITIDOS

Os 22 guardas municipal de Capela/Se, foram surpreendidos neste final do ano, quanto foram informados de que estariam demitidos de seus serviços. Eles não sabem explicar os motivos que levaram às suas demissões, considerando que a Camara de Vereadores autorizou a renovação do contrato para a guarda municipal.
Embora não esteja devidamente equipada, ressalvados alguns excessos de alguns membros da corporação, no geral eles já fazem parte do dia-a-dia da sociedade, isto é, incorporaram algum tipo de serviço útil a população, mesmo sem as prometidas câmaras de filmagens, sem os rádios amadores e outros equipamentos prometidos pelo prefeito.
Será se não fará falta a segurança municipal a demissão desses 22 servidores?

quarta-feira, dezembro 29, 2010

LATA D'ÁGUA NA CABEÇA - CAPELA FALTA AGUA TODOS OS DIAS

A população está reclamando da falta d'água todos os dias. Não se sabe os motivos mas agora no inicio do verão em que se tem necessidade de mais agua é que está faltando.
Mas, algumas informações demonstram que algo está errado: imaginem que a água que é consumida nas construções das obras públicas como as dos calçamentos e que molha os jardins da cidade é água tratada captada na caixa d'agua da praça Jose Cabral Neto. Além da doação para encher piscinas de organizações privadas em que o trator da prefeitura faz o transporte.
Os investimentos de captação (barragem) é de 1963, ano da fundação do SAAE e os reservatórios da Conceição também de 1963, o da Praça Jose Cabral Neto da gestão de Aurelina Sobral, os de Pedras, Miranda e Saúde na gestão de Manuca.
Como todos sabem, a cidade cresceu aumentando consequentemente a população, a arecadação do municipio aumentou em relação ao ano 2000 o equivalente a 400%, isso mesmo, quatrocentos por cento, e nenhum investimento capaz de garantir o regular fornecimento de agua fora feito.
Sabemos de pintura de reservatórios e escritórios nas cores amarela, melhoramentos das atividades meios, piscinas e as promessas de construir un reservatório no povoado pirunga, enquanto o problema se agrava.
A qualquer momento teremos um colapso no fornecimento de água em Capela/Se, não é por fenomeno da natureza, mas por falta de planejamento estratégico com vistas a aumentar a capacidade do sistema de captação, busca de outras fontes perenes e construção de mais sistemas.
É um alerta! A Capela está à beira de um colapso no fornecimento de água, todo o sistema está comprometido, desde as bombas de captação às tubulações desde 1963.
Na Grécia tinha pão e circo. Em Capela tem muito circo, pouco pão, pouca água, pouca saúde, pouca educação, pouco saneamento, enfim, pouco tudo e muita propaganda.
O SAAE, é uma autarquia municipal, que se tiver projetos, é um setor que mais tem recursos da União justamente para atender uma das principais ações da política de saneamento básico que é o fornecimento de agua tratada. Vamos trabalhar gente!
Segundo dados do PNAD _Programa Nacional de Amostras Domiciliares e do IBGE,o municipio de Capela/Se não esta bem na fita quando se fala em saneamento básico.

domingo, dezembro 26, 2010

POR QUE PAROU? AS OBRAS DA ESTRADA DO MIRANDA?

Qual o motivo e o posicionamento do prefeito Sukita em relação a paralização das obras da estrada do Miranda, que as máquinas já deixram o local. A poeira foi o que restou pra os maradores das margens da rododia, o que tem causado doenças respiratórias, afetando mais crianças e idosos. Quem viaja por aquela estrada sabe o sofrimento.
Mas existem comentários de que a paralização é uma estratégia do governo do Estado e do Prefeito de Capela para reiniciar as obras no final do próximo ano para inaugurar no período das eleições de 2012. Essa turma seguem fielmente o mandamento de Maquiavel: "façam o mal de uma vez, e o bem de conta gotas, para que não venham a esquecer".
Capela/Se talvez seja a campeã das cidades de obras inacabadas.vejamos a reforma do mercado; a drenagem da Rua Zé Pierre, Praça do Mercado e Antonio Carlos; a construção da UPA-Unidade Padrão de Atendimento; a construção do CEO-Centro de Especialização Odontológica; a ampliação da maternidade; a construção da sede do Samu; a construção do Hotelzinho para abrigar crianças da creche;a construção das casas dos povoados Saude, Pirunga e Pedras e as promessas treplicadas da construção da rodoviária e do forródromo.
Muitas dessas obras já se arastam há 03 anos

sábado, dezembro 25, 2010

GALEGO DE JOVITA MORRE AOS 41 ANOS - FALTOU MEDICO E AMBULANCIA

Lamentamos a morte de Galego de Jovita, como era conhecido em Capela/Se, aos 41 anos de idade. O moço reclamou do dores no peito e foi levado ao Hospital da cidade, e como não tinha médico para atende-lo, levaram-no até a Prefeitura a fim de que a ambulancia o transferisse a Aracaju ou atendimento médico mais próximo, e não teve carro ou ambulancia para atender ao moço, segundo populares as duas ambulancias estariam na praça a serviço de uma festa promovida por um vereador da base aliada.
Galego faleceu na porta da prefeitura na noite do dia 24/12 a espera de socorro médico, que o poder público lhe faltou.
Quantas vidas deverão ser ceifadas por falta de responsabilidade e respeito do poder publico ao povo capelense? Lembra do homem que caiu no buraco do mercado? morreu por falta de atendimento médico e de ambulancia, agora este, todos neste ano de 2010 que vieram à tona.
Morrer é regra geral, mas muitas vidas chegam ao fim antecipado por falta de atendimento médico no tempo.
As pessoas que necessitam de serviços públicos de saúde nos finais do dia, de semana e em período de festas em Capela, são tratados como indigentes chegando a óbitos.
Ninguém apurou o acontecimento do caso daquele que morreu no buraco do mercado e sem atendimento médico, e o fato se repete, os pobres sofrem e as elites, poderosos, governantes se banqueteiam e ignoram a dor que sente uma familia de perder ente querido.

quinta-feira, dezembro 23, 2010

CENSO ESCOLAR DE CAPELA E SEU CONTRASENSO NO RESULTADO

Está sendo realizado em Capela/Se, o censo escolar 2010 executados por professores da rede pública, atendendo determinação da legislação vigente que também determina a chamada.
Há contrasenso no censo escolar a partir da utilização dos profissionais da educação para prestar um serviço que não faz parte de suas atividades, portanto não estão obrigados a faze-lo. Ainda pela ausencia de profissionalismo e tecnologia para melhor aproveitamento dos dados coletados agregados a informações tão necessárias à excelencia do sistema da educação municipal que apresenta um IDEB abaixo da média.
Dessa forma, o referido censo não passa apenas de uma obediencia a lei, mas que não produz resultados nítidos pela sua realização.
Quais os dados e informações colhidos nos censos anteriores e quais as políticas educacionais efetivas são executadas a partir das informações censitárias escolar ano após ano?
Por fim, a chamada escolar está sendo realizada?
É preciso não explorar profissionais da educação, tratar do censo como ferramenta importante para aplicação de melhoria do sistema, adotando mecanismos profissionais modernos e eficazes para servir de base para a chamada escolar e confiável dado estatistico anual do ingresso de alunos na escola.
Se o censo escolar não busca objetivos, torna-se o contrasenso.

sexta-feira, dezembro 17, 2010

RETROSPECTIVA POLITICA 2010 CAPELA/SE

O cenário e acontecimentos políticos em nosso municipio, iniciou o ano de 2010 na tradicional calmaria. Mas já em fevereiro na abertura da sessão legislativa, devido a uma nota do prefeito sukita chamando politicos da cidade de prostitutos eleitorais, o vocabulario parlamentar foi de prostitutos, gigolô e cafetão. Daí pra frente os fatos demonstram o declinio do prefeito sukita, de seus auxiliares manifestado em desequilibrio:
FESTA DE SÃO PEDRO - vereadores são chingados de cachorros, cabras safados, fuleiros, que não serviam pra nada, só atrapalham, por Adaltro, irmão do Prefeito e Diretor da autarquia municipal (SAAE).
Vereadores, presidente da Camara, vice-prefeito são barrados por seguranças do camarote da Boa Luz.
INAUGURAÇÃO DO COMITÊ - desentendimento entre o governador Marcelo Deda, Sukita, Amorim por causa do apoio a Albano, mas na verdade o grande fato foi que o povo não compareceu para inaugurar o comitê
ELEIÇÃO DA CÂMARA - 05 vereadores formam bloco para eleger presidente da Câmara de Vereadores contrários ao candidato do prefeito sukita, a praça Manoel Cardoso Souza fica repleta de populares para assistir o tombo do prefeito. O prefeito sukita, segundo os vereadores, ameaça os vereadores dissidentes, interrompe a eleição e mediante acordo com o vereador bebe água, reverte a presidencia a seu favor, perde 03 vereadores na base aliada, sobe no mini-trio, e chinga novamente os vereadores de cabras safados, e que os mesmos deveriam tomar tapas na cara de mão aberta como se bate em bandidos, ainda que os tais vereadores deveriam trocar suas identidades acrescentando o sobrenome: "cabra safados". A população vê terrorismo político e se decepciona com a atitude do governante;
ELEIÇÃO PARA GOVERNADOR - o prefeito sukita desiste de lançar sua esposa candidata a deputada estadual, não consegue os votos que prometera aos seus candidatos, amarga uma derrota nas urnas da zona urbana e apresenta uma diferença nada confortável entre o seu candidato Marcelo Deda e o ex governador João Alves. Diante dos fatos, o prefeito montou novamente o mini-trio em companhia do seu irmão Adaltro para agredir a honra e a moral do grupo opositor. Novamente a população se envergonha e repudia a atitude;
JÓ CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL - professores, estudantes, profissionais liberais, comerciantes lançaram a candidatura de Jó para deputado estadual, que monta palanque para João Alves em Capela, apoia Mendonça Prado para deputado federal e consegue a segunda maior votação para si e  para Mendonça Prado, mesmo sem apoio das lideranças tradicionais;
SEGUNDO TURNO - o grupo liderado pelo ex-governador João Alves vence as eleições em Capela com 1.130 votos de vantagem para Serra. contra a candidata Dilma, apoiada pelo prefeito Sukita e seu grupo politico; 
O POVO FALA - as emissoras de rádio vem sendo utilizadas por populares para denunciar a falta das ações do poder público municipal para atendimento digno. Os jornais Cinform, Jornal da Cidade e Correio de Sergipe tem noticiado matérias que estarrecem o Estado de Sergipe sobre a gestão do municipio de Capela;
TCU - multados o prefeito sukita e alguns auxiliares e ex-secretários por superfaturamento da merenda escolar e simulação dos produtos;
VEREADORA SE LICENCIA -a vereadora Léa Sobral pede licença por 30 dias, frustra o suplente Robinho, quebra o petém da oposição e diminue a pressão legislativa ao prefeito.

segunda-feira, dezembro 13, 2010

A MERENDA ESCOLAR EM CAPELA/SE FOI SUPERFATURADA

Os motivos pelos quais o prefeito Sukita, o Secretários de Finanças Edvaldo e o Senhor Genival foram punidos pelo TCU com multas de 20 mil e 15 mil respectivamente, dentre outras irregularidades fora detectado o superfaturamento e a simulação de fornecimento do produto para merenda escolar, por exemplo aquela picanha que o prefeito disse na emissora de rádio Ouro Negro que servia na merenda escolar para os alunos, virou costelas, osso duro de roer!
Esse foi o relatório do TCU encaminhado aos órgãos de controle no Estado de Sergipe com notificação para  os multados.

quinta-feira, dezembro 09, 2010

MUDANÇAS NO SECETARIADO E MULTAS PARA CONSELHEIROS

Muitos dos membros do CAE - Conselho de Alimentação Escolar, e membros da CPL - Comissão de Licitação do municipio de Capela/Se foram "contemplados" com multas milionários mediante apuração de irreglaridades verificadas nos processos da merenda escolar.
Tomamos conhecimento de uma lista composta por servidores que estão indiciados e já condenados ao pagamento de multas.
Essas punições poderão servir de alerta para aqueles conselheiros que apôem suas assinaturas para agradar e serem simpáticos, sem se importarem com a legalização, agora se vêm encrencados.
Devido a fotos que demonstram um declinio da gestão do prefeito sukita no ano de 2010, já está havendo mudanças significativas no quadro de  seus auxiliares.

segunda-feira, dezembro 06, 2010

DIA MUNDIAL DE COMBATE A CORRUPÇÂO

No dia 09/12 o mundo se mobiliza para envolver mais a sociedade no combate a corrupção.
Podemos definir a corrupção como a utilização do poder ou da autoridade para conseguir obter vantagens e fazer uso do dinheiro público para o seu próprio interesse, de um integrante da familia, amigo e organizações.
o ranking da corrupão mundial indica os países: Dinamarca, Nova Zelandia e Cingapura, pela ordem, os menos corruptos, e a Somalia, Myamar e Afeganistão os mais corruptos. O Brasil ocupa entre os países das Américas, o  9 lugar, ficando ao lado de Cuba já no ranking mundial ocupa o 63 lugar em corrupção.
Uma sociedade corrupta, sacrifica a camada mais pobre. E quando um governo não tem transparencia em sua adminstração, dá lugar e estimulo a corrupção.
Combater este mal, é um exercicio de cidadania, e começa com atitudes dentro de sua Associação de Moradores, em sua comunidade, em seus municipio etc. 
Os processos de corrupção envolve no mínimo duas partes: o corruptor e o corrompido. e seus procedimentos envolve a autoridade e o servidor ou funcionário.
Antoninho Trevisan, em sua cartilha "Combate a Corrupção", descreve algumas dicas de indicios de corrupção na gestão pública:
1- Sinais exteriores de riquezas dos auxiliares do governante (quando o individuo muda substancialmente a sua condição social, isto é, passa misteriosamente a ser rico)
2- Empresas constituidas no período pós eleição e durante o mandato para executar obras cujos proprietários são "laranjas". sendo esses mais comuns.
A corrupção tira o remédio do posto médico e coloca somente a nota, da mesma forma a merenda das escolas. tira as oportunidades dos jovens quando oferece educação cujo IDEB é baixo.
A tecnologia e a especialização é para atender aos procedimentos da corrupção.
Esse assunto deveria ser bem discutido nas escolas, nas igrejas, organizações sindicais a fim de que toda sociedade possa melhor colaborar nesse combate.

 

sexta-feira, dezembro 03, 2010

AÍ TEM BRANCO NO SAMBA!

Verificando o Demonstrativo das Receitas e Despesas do municipio de Capela/Se, relativo ao ano de 2009, informado ao SISTN, pode-se perceber a gastança de muitos recursos na execução das políticas de saúde.
Vejamos então o montante de R$ 8.431.618,18 (oito milhões, quatrocentos e trinta e um mil. seiscentos e dezoito reais e dezoito centavos), sendo que deste, R$ 5.418.009,39 (cinco milhoes, quatrocentos e dezoito mil, nove reais e trinta e nove centavos), foi gasto em assistencia hospitalar e ambulatorial.
A população não percebe na prática a melhoria correspondente ao volume de recursos gastos.
Daí a necessidade da transparencia, da apresntação da prestação de contas a fim de que todos nós, cidadãos contribuintes possamos melhor entender o que significa para o Poder Executivo Municipal assistencia hospitalar e ambulatorial. Por que não apresentar a prestação de contas?
Ah! como no referido Demonstrativo, o gasto com comunicação foi ZERO, é possivel que até despesas de comunicação (rádio, jornais, propagandas etc.) sejam inseridas em despesas de saude.
Tem branco no samba!?

segunda-feira, novembro 29, 2010

IBGE - NOVOS DADOS SOBRE CAPELA/SE

O resultado do censo 2010 realizado pelo IBGE, traz dados importantes do nosso municipio. A população cresceu´para 30.769 habitantes, sendo que desse total a maioria são mulheres - 15.497 e homens 15.272. Predomina o numero dos que residem na zona urbana - 19.752 habitantes
1/3 da população vive na zona rural = 10.017 habitantes, que segundo dados do IBGE, grande parte dessas comunidades rurais não têm nenhum tipo de saneamento básico, principalmente o de agua tratada.

domingo, novembro 28, 2010

...MENOS CULTURA!

O municipio de Capela/Se, "gastou" nas ações de cultura no ano de 2009, a bacatela de R$ 3.434.438,42 (tres milhões,quatrocentos e trinta e quatro mil, quatrocentos e trinta e oito reais e quarenta e dois centavos).
Quem vive e vivencia a nossa terra, não percebe sinais de incentivos a cultura, pela contrário as remanescencias estão se acabando ou sofrendo mundanças significativas que afetam a originalidade identitária.
Deve está havendo mistura proposital de evento social com cultura. 

REPASSE PARA A CÂMARA DE VEREADORES CAPELA/SE - 2009

A Câmara de Vereadores de Capela/Se, recebeu de repasses do municipio no ano de 2009, o significativo montante de R$ 1.670.704,03 (hum milhão, seiscentos e setenta mil, setecentos e quatro reais e tres cetavos). Esses dados estão identificados no SISTN - Sistema do Tesouro Naciona, mas o Poder Legislativo não informou como gastou esses rcursos, visto que na página que deveria constar os dados apresenta a  mensagem de que nenhum da do fora informado,
Se dividir-mos o custo médio de cada vereador/ano, ou sejo o total de repasse entre os vereadores e suas respectivas estrutras, cada vereador custou aos cofres público minicipal no ano de 2009, R$ 185.633.78l,11 (cento e oitante e cinco mil, seiscentos e trinta e tres reais e onze centavos).