segunda-feira, maio 05, 2014

CALENDÁRIO JUNINO DE CAPELA

Começa no mês de maio a contagem regressiva do calendário dos festejos juninos de Capela.
No dia trinta e um, os capelenses acordam São João com a tradicional "Sarandaia", quando é hasteado o Estandarte de São Pedro na Praça Anderson Melo.
Durante o mês de junho temos diversas manifestações que fazem parte da nossa tradição. O baile da Rainha de São Pedro; a apresentação das quadrilhas; a novena de Santo Antonio organizada por Antonio trator; a marcação do mastro no dia de Corpus Christy; a missa do fogueteiro que precede a abertura dos shows; a baiana; a busca do Mastro; a cavalgada e a queima do mastro com a guerra do buscapé.
Como diz o amigo Lucas Arimatéa: -" só os capelenses compreendem essa emoção"

24 comentários:

  1. Espero que a rainha de são Pedro seja de novo na praça .Deste modo o povão voltará a assistir com sucesso o desfile .Para mim esta foi a única decisão boa do novo tempo,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ezequiel tem que manter o concurso na praça. tudo ocorreu sem problema algum o ano passado e as pessoas curtiram com satisfação a escolha da rainha. Não é justo tirar essa alegria do povo.

      Excluir
    2. O dinheiro da banda na Sarandaia deveria ser investido no concurso da Rainha de São Pedro na praça com é o desejo do povo pobre de Capela.ZÉ CRUEL escute mais o seu POVO!!!!!!!

      Excluir
  2. Adorei ver a Rainha de São Pedro na praça ,Levei minha família já que foi de graça e em um local de fácil acesso , Valeu Ezequiel,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pobre também tem direito de participar das coisas de Capela ! Por favor deixem o concurso da rainha na praça!

      Excluir
    2. Não adianta apelar para o atual prefeito, ele já determinou que o concurso vai ser realizado no ginásio, SE O POVO ASSIM QUISER!!!!!!!

      Excluir
  3. , E a Rainha de São Pedro do ano passado só vai ser vista na entrega da coroa a outra, Adoro ter ela como colga aqui no Clemencia este ano, Esta beleza deveria ser aproveitada, Vale a dica,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus me livre do desfile no ginásio. O local é muito longe , a acústica é péssima e a rainha é do povo. È na praça que ela tenhe que ser escolhida.

      Excluir
    2. Dizem que a rainha do ano passado estará em evidencia este ano.Só pagando para ver!!

      Excluir
    3. Você nem precisou pagar depois do cartaz da Sarandaia.

      Excluir
    4. Que beleza natural tem essa Rainha de São Pedro!!! Atualmente ela é aluna do Clemência!!!! A D O R O !!!!!!

      Excluir
  4. Ritual que emociona a todos os capelenses e a muita gente de fora,VIVA SÂO PEDRO!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Não vejo a hora de chegar São Pedro !!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Fiquei sabendo que muitas escolas não vão participar do desfile este ano porque secretaria de cultura não quer contribuir financeiramente . Espero que isto seja realmente apenas um comentário maldoso ,Escola nenhuma tem como assumir uma despesa enorme com esta. Produzir uma candidata a rainha é muito caro !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pasmem todos !O concurso da Rainha de São Pedro vai ser no ginásio!Que pena! Mas uma vez o povo perdeu ! E para completar o preço está muito alto ! E assim o povo deixará de participar desse ritual do São Pedro porque o novo tempo não pode financiar as candidatas a rainha de São Pedro ! Que horror!

      Excluir
    2. Somente as escolas municipais participaram da Rainha de São Pedro pois , a prefeitura não quer arcar com as despesas . As escolas além de arrumar as rainha terão que vender as mesas e individuais para cobrir o gasto. Desde já proclamo a todos os capelenses que não comprem mesas nem individuais. Veremos com as diretoras das escola vão se virar sem dinheiro,E VIVA OS NOVOS TEMPOS!!!!!!!!

      Excluir
    3. Ezequiel deveria pegar umas aulinhas com o prefeito de Japaratuba para ver como é que se incentiva a cultura de um município , As diretoras deveriam bater o pé e assim acabavam com o concurso,

      Excluir
    4. Que pena que o povo que voltou em Ezequiel não tem voz nem vez . Talvez você tenha apenas seus secretários no ginásio no dia do concurso. Isso se houver realmente concurso!

      Excluir
    5. Não seria o caso da atual secretária de cultura organizar um mega evento com as próprias escolas para angariar fundos para que elas tivessem meios para assim fazerem um grande concurso da rainha de são Pedro. As pessoas muitas vezes assumem determinados cargos mas tem preguiça até de pensar. Convoque as diretoras das escolas e alguns professores que eles encheram de boas ideias a secretaria de cultura.VALE A DICA!!!!!!!!!!

      Excluir
    6. Morro de pena de pessoa que assumem cargos e não têm boas soluções para os problemas .Se não tem dinheiro também não tem desfile . Eu quero é mais !!!!!!

      Excluir
    7. Eu só quero ver se as escolas resolverem não colocar as alunas para participarem do desfile.

      Excluir
  7. Caro leitor do dia 15 você acabou de queimar a língua.Você já viu o cartaz da Sarandaia!KKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. FELIZ! FELIZ ! FELIZ! ATÉ QUE EM FIM UMA ADMINISTRAÇÂO QUE PÕE EM EVIDENCIA A RAINHA DE SÂO PEDRO DO ANO ANTERIOR!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Realmente foi uma grande decisão ! Justa homenagem a rainha de a rainha de são de são Pedro! Adorei a ideia! Parabéns !

    ResponderExcluir