sexta-feira, maio 16, 2014

O POLÊMICO PROJETO DA CARNALITA

Não é meritória a pretensão de confundir a população sergipana e em especial os capelenses com informações de que se o projeto de lei 11/2014, que trata da carnalita, for aprovado: Capela perde tudo; e se for reprovado: Capela ganha tudo. Isso não é verdade!
Ao contrário do que se tem falado e diferente do projeto aprovado pela Assembléia Legislativa e pela Camara de Vereadores de Japaratuba, o projeto que se encontra em debate na Camara de Capela admite a possibilidade da usina não ser instalada no municipio de Japaratuba.(ler o artigo 1º dos referidos projetos aprovado nas casas citadas). Não se trocou 06 por dois 02.
O processo avançou, e a luta é pelo reconhecimento dos limites entre os municipios de Capela e Japaratuba estabelecidos na lei 554/54 e isso não cabe a Vale, mas ao governo do Estado.
Capela tem motivação legal para pleitear da mesma forma que  governo o tem para decidir com base na referida lei. Todos os esforços estão voltados para essa direção.
Obedecidos os limites estabelecidos na lei, o municipio de Capela  tem todo o seu direto assegurado.
Sugeri sim, a alteração do projeto, no sentido de que não assegurasse a instalação da usina no municipio de Japaratuba.

13 comentários:

  1. Cabe o Prefeito ser mais político e abrir seus horizontes, deixar de ser um centralizador e arrogante a humildade faz parte de uma democracia mais digna.
    Muita coisa mudou porém em outras parte Capela parou no tempo, não podemos ficar propício a uma pessoa que tanto prometeu e nada até agora se viu muito de tantas promessas, espero que um dia tudo isso se leve em conta no dia e hora certa. Estamos de olho bem abertos.

    ResponderExcluir
  2. Jó, acho melhor você esclarecer com detalhes este projeto para que a população não fique com duvida, ou postar os artigos que consta neste projeto para conscientizar o povo capelense.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero reafirmar que os comentários que fazem dizendo que o projeto carnalita acaba se o projeto for aprovado ou ganha tudo se for rejeitado não tem sustentação e nem raizes na verdade.
      Vou fazer uma postagem de esclarecimento sim. Está havendo ao meu ver, erro de interpretação do projeto.

      Excluir
    2. Continuamos juntos com o prefeito na luta pela instalação da usina da Vale em nosso municipio. Ninguém abriu mão desse objetivo. E nem o projeto de Lei trata desse assunto.
      O projeto em debate não trata da de concessão da licença social, trata apenas da questão da divisão do VAF - Valor Adicionado Fiscal sendo confirmado a instalação da usina no municipio de Japaratuba. Aí está o X da questão. Enquanto as leis aprovadas nas outras casas legislativas afirmavam a instalção no municipio de Japaratuba, o projeto do municipio de Capela presume a possibilidade de não ser no municipio de Japaratuba. Eis o projeto de Lei:
      Art .1º - Esta Lei define critérios de repartição do Valor Adicionado Fiscal - VAF, do que trata a Lei Complementar(Federal) nº 63, de 11 de janeiro de 1990, gerado pela extração, industrialização e comercialização dos produtos decorrentes da exploração do minério carnalita dos Municípios de Capela e de Japaratuba, neste Estado, em sendo confirmado que a instalação da Usina ocorrerá no Municipio de Japaratuba, e, ainda, caso o beneficiamento final tambem seja no municipio de Japaratuba.
      Estamos juntamente com técnicos em topografia contratados pelo prefeito, concluindo os estudos que deverão ser apresentados a Seplag provando que a área onde é indicada para a construção da referida usina está dentro dos limites do municipio de Capela, de acordo com a lei 554/54.

      Excluir
  3. Ora se, supostamente, a area de implantação da usina é em Capela, qual o por quê da agilização da aprovação desta Lei. Jo cuidado você não esta lidando con neófito.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela recomendação do cuidado! Eu reflito muito bem antes de me posicionar e de publicar informações.
    A aprovação do projeto de Lei não se traduz na perda da instalação da planta industrial no municipio de Capela como se tem levado para a sociedade.
    É nesse sentido que venho me posicionando.
    Certamente o projeto de Lei será aprovado. Eu continuo no movimento na luta pela causa que iniciei: a instalação em nosso municipio, por ter convicção de que essa aprovação não atrapalha em nada o que pleiteamos. Já quem afirma que com a aprovação do projeto perdemos tudo, supostamente não há mais porque lutar.
    Antes tentávamos a alteração da localização da planta industrial por não conhecer a lei 554/94; hoje requeremos o reconhecimento da área onde a fábrica será instalada em virtude do conhecimento da Lei acima citada .
    O reconhecimento da Lei 554/54 anula o projeto de Lei em debate enquanto o projeto de Lei não modifica o Lei. Desculpem a redundancia, mas para me fazer mais explicado.

    ResponderExcluir
  5. Entao jo explique para todos o porque
    o envio do projeto para camera?
    Se todos ja sabemos que o local da fabrica e em capela?
    E porque o projeto abre mao de 20% dos imposto que capela teria direito?
    E todos sabemos da fragilidade dessa lei, porque amanha japaratuda pode entrar com uma acao p anular e ficar com 100% e nao so os 20%!!!
    Como voce e uma pessoal com entendimento boce sabe de quem e a competencia para legislar sobre o assunto!

    ResponderExcluir
  6. Nao so publicar o comentario depois de ser aprovado!!!!

    ResponderExcluir
  7. Vamos explicando por parte: A aprovação do projeto não substitui a necessidade da licença social. Logo, não é essa Lei que vai autorizar a extração do minério.
    A Vale só poderá explorar a carnalita com a assinatura da licença social concedida pelo municipio de Capela.
    Quem legislou foi a Assembleia Legislativa de Sergipe, Japaratuba teria que derrubar a Lei Estadual arguindo inconstitucionalidade, pode acontecer.
    A votação nas Casas Legislativas dos municípios de Capela e Japaratuba demonstram apenas entendimentos, que no caso de Capela afirma que esse entendimento só será possível se for confirmada a instalação no município de Japaratuba. Capela em seu projeto indicou condicionantes!
    Ficando claramente evidenciado que os capelenses continuarão lutando pela instalação da fábrica em seu território, haja visto todo o trabalho de estudos topograficos para provar o seu direito.
    Antes o governador dizia que não tinha nada a ver com a decisão da Vale, tudo bem. Agora tem tudo a ver com a sua decisão imparcial em cumprir o que está determinado em Lei que estabelece os limites dos municípios Sergipanos.
    Aí sim, a licença estará condicionada à conclusão do processo de reconhecimento dos limites estabelecidos na Lei.
    O que não impede que Japaratuba entre na justiça contra a decisão do governador.

    ResponderExcluir
  8. Jo por favor explique o motivo e a importancia do projeito ser aprovado com urgencia se a localizacao da planta e em capela???

    E porque temos que aprovar um projeto onde capela abre mao de 20%
    dos seus recursos da carnalita?

    ResponderExcluir
  9. Como já expliquei, o municipio de Capela vem envidando todos os esforços para provar que o local onde se pretende instalar a fábrica nos pertence. Essa premissa nossa, não é ponto pacífico para Japaratuba e ainda não reconhecido pelo Estado.
    Então precisamos fortalecer essa luta.
    A redação do projeto condiciona os 20% de Japaratuba ao reconhecimento dos limites estabelecidos pela Lei 554/54. Isto é: reconhecidos os limites, Capela é detentora de 100%. Logo, não existe o instituto de "abrir mão" de nada.

    ResponderExcluir
  10. Eu não sei por que esse faz de conta de PREFEITO, não tem Jó, como assessor de comunicação política, orientador, e etc, já que os demais não servem para nada e um VEREADOR CATENGA, sem dizer mais um cabide, que onde ele está á sombra o acompanha, vot, chega a dar nojo um poste administrativo e um legislador se é que se pode dizer do mesmo e se ele sabe o que quer dizer tal função. Meu DEUS será que CAPELA, vai voltar a ser PRINCESA, COM RESALVAS. Os ouros coloniais de outrora irão ficar de novo com os DONOS DE ENGENHO. Entendam como quiserem. Que povo que tem o castigo que mereçe o povo de CAPELA, nem todos. BOA SARANDAIA,é o queo povo gosta.

    ResponderExcluir
  11. Meu Deus, até quando vamos ter que esperar essa gestão acordar? Quantas promessas foram feitas e até agora nada, usa de uma técnica ultrapassada, toda entrevista que a Secretária de " Comunicação, Cultura e etc." Coloca a culpa na gestão passada já se vão dois anos de administração e até agora não se fez nada a não ser o aumento de tributo absurdo.
    Já o Secretario de Obra, esse não sabe de nada "inocente" o cara quer mandar em tudo e acaba não fazendo nada seu negócio secretário é comprar voto porque de obra até agora não nada.
    A debandada dos vereadores para o lado do Prefeito, numa jogada política, cara de pau e sem vergonha deixou ainda mais aqueles eleitores na mão a mercer desses centralizadores.
    A Secretaria de Saúde e Educação até hoje não acredita no tal feito porque caiu de para-quedas isso fora a tal promessa que não ia colocar parente na Prefeitura.
    É muita conversa e pouco trabalho, "Capela Parou no Tempo"
    Vai embora seu Fidel Castro.

    ResponderExcluir