terça-feira, novembro 12, 2024

CAPELA/SE TEM NÍVEL MUITO BAIXO NO IDSC - INDICE DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DAS CIDADES

Publicado o Relatório IDSC -Indice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, com os 75 municípios sergipanos, classificados com índice "Baixo" e "Muito Baixo";

Capela encontra-se entre os classificados "Muito Baixo", município considerado em situação grave, ao lado de Tomar do Geru (35,49 pontos de 100), Brejo Grande ( 35,52), Capela ( 36,48), e Ilha das Flores (39,20), demonstrando que essas cidades não vem cumprindo de modo satisfatório as metas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU, como por exemplo: acabar com a pobreza, reduzir a taxa de mortalidade,assegurar educação de qualidade, cuidar do meio ambiente entre outras. ( ver 17 ODS)

Certa está a professora Patrícia Rosalba, docente no Mestrado em Antropologia e Coordenadora dos Observatórios Sociais da UFS - Universidade Federal de Sergipe, não ter dúvidas ao afirmar que " o baixo Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades alcançados pelos municípios sergipanos é fruto da ausência de políticas públicas sérias que dialoguem com a população na busca efetiva  da diminuição da pobreza e na proteção do planeta".

Quando a cidade é bem administrada os resultados aparecem nos seus indicadores sociais; Itabaiana ocupa o primeiro lugar na pontuação IDSC com 49,17 pontos de 100.

 

DEPUTADA LINDA BRASIL LIBERA RECURSOS PARA HOSPITAL DE CAPELA/SE


Fiz hoje uma visita cordial ao amigo Manoel Mota Cabral, "Manoel do Hospital" como é conhecido por todos os capelenses, e  após conversarmos sobre diversos assuntos vivenciados em nosso município, ele me informou que a Deputada Linda Brasil havia liberado R$ 70.000,00 (setenta mil reais) através de suas emendas parlamentar para o Hospital.

Curioso é ver que a deputada linda Brasil obteve em sua eleição apenas 118 votos nas urnas de Capela, enquanto outros mais votados e sempre votados não tiveram a mesma generosidade para com os capelenses,

No passeio interno nas dependências do Hospital, Manoel mostrou as novas instalações e modernização da unidade incluindo a implantação de uma mini-UTI devidamnte equipada, aposentos confortável para médicos e outras dependências necessárias àquela casa de saúde que presta relevantes serviços e socorro principalmente àqueles que mais precisam.

Quem de nós capelenses nunca se utilizou dos serviços de saúde do hospital para si ou para familiares?

Parabéns para Manoel, pelo zelo, dedicação e o amor com que realiza aquele trabalho.

É justo que este blog em nome do povo capelense venha agradecer a Srª deputada Linda Brasil pelo gesto grandioso de ajudar ao hospital, o que se reverte diretamente em benefício da nossa população.

Também coloco aqui o e-mail da deputada para que quem desejar envie para ela os agradecimentos.

E-mail:dep.lindabrasil@al.se.leg.br


segunda-feira, novembro 11, 2024

TOURINHOS X CAVALCANTES - RELACIONAMENTOS POLITICOS EXTREMECIDOS

 Corre boatos à boca miúda nas rodas de conversas entre pessoas que se ajuntam  nas ruas da nossa cidade, de que está havendo descontentamento entre os líderes que compuseram a campanha eleitoral de Júnior Tourinho;

O primeiro é de que, o Dr Carlos Milton, pai de Júnior, tem demonstrado que na possibilidade da sentença em Brasilia vir a ser desfavorável e as consequências de responsabilidade pessoal imputadas a seu filho, em razão desse processo, seria muito dificil aceitar.

O segundo é a idéia de que Junior emprestará apenas o cpf, mas o comando político e administrativo do município será exercido pelos "Cavalcantes". Ou seja: Junior assina e recebe o salário.

É possível notar com nitidez esse comportamento com Júnior apenas como figurante na composição da equipe de transição. Transição do faz de contas.

Secretários têm procurado o deputado Cavalcante para saberem se continuarão à frente das pastas, e este responde como se fosse prefeito, dando algumas garantias.

A história nos leva a recordar poucos anos atrás, o caso do município de Pirambu quando  o prefeito eleito Juarez Batista  emprestava o cpf mas André Moura quem  governava, teve uma finalização muito complicada para os dois.


domingo, novembro 10, 2024

DR BATISTA E SUKITA ROMPIDOS - DECLARADO ADVERSÁRIOS



Completamente rompidos o lìder da oposição em Capela e o Dr. advogado João Batista dos Anjos, que acionou na Justiça Eleitoral, processo de pedido de impugnação contra o Registro da candidatura de Junior Tourinho;

O Dr. advogado Batista como é chamado aqui na cidade, manifestou através de uma postagem em suas redes sociais que Sukita é seu adversário politico e que durante a campanha de 06/10/2024, prejudicou não só a ele como candidato a vereador, mas a todos os candidatos do agrupamento; 

Que sua filiação ao PT não tem nada a ver com Sukita. é petista histórico!

Disse também que que o Recurso por ele impetrado, está sendo acompanhado em Brasília por dois colegas advogados, cabendo somente a ele continuar ou desistir.

A meu ver, faltou habilidade do líder de saber liderar um liderado da estirpe do Batista tanto no palanque durante a campanha, como depois do resultado das eleições e considerando a competência, coragem do aliado e parceiro.

Conhecemos um provérbio popular que adverte: por causa de um grito, se perde uma boiada!

Sabiamente um poeta musical compôs uma cançao que diz: " amanhã pode acontecer tudo, inclusive nada".


sexta-feira, novembro 08, 2024

VALMIR E YANDRA EM 2026 SERÁ A CHAPA DA OPOSIÇÃO?

 


A declaração que ferveu nos bastidores da política do Estado de Sergipe, foi dada na entrevista concedida por Valmir de Francisquinho, nesse dia 04/11/2024,  dando a enetender uma possível mudança de partido do PL presidido pelos irmãos Amorins; para o UNIÃO BRASIL, presidido por André Moura.

Todos os canais, plataformas de redes sociais e meios de comunicação abriram especial espaço para a declaração de Valmir de Francisquinho,  e nós vamos indagar aqui, o que não ficou muito claro:

- É verdade que o grupo do PL está coeso, e que o presidente sabe conduzir muito bem?  por que mudar?

- " - se precisar de mim". O grupo não esta precisando de Valmir agora para tomar as decisões para o proximo pleito?;

- Ou esta fala de Valmir é estratégica para selar a "União" entre o grupo liderado por André Moura e o agrupamento liderado pelos irmãos Amorins, para enfrentar o grupo liderado por Fábio Mitidiery?;


Nítido está que as conversações entre Valmir, Amorins e André estão acontecendo, e Fábio se cuide.

Mas se Valmir quiser fazer carreira solo, a serra está pronta, Segure as pernas.



quinta-feira, novembro 07, 2024

LUCAS SERRA FARÁ PROGRAMA AO VIVO EM CAPELA - ITABAIANA.TV


Veicula em nossa cidade a informação de que o jornalista apresentador Lucas Serra, Itabaiana,tv estará fazendo um programa ao vivo, às 19 h na Praça da Matriz.

Lucas Serra foi o primeiro comunicador que através de seu sistema ITABAIANA.TV, publicou as primeiras informações da política de Capela/Se, em relação a substituição do candidato Rodrigo Sobral à prefeito, o que veio a acontecer.

Rodrigo Sobral foi substituido por Júnior de Dr. Carlos Milton.

Esse mesmo jornalista, na apresentação de seus diversos programas, informou para a população capelense, inclusive falando diretamente para as lideranças: a prefeita Silvany e o deputado Cristiano Cavalcante, que Júnior não poderia ser candidato em virtude do decurso de prazo de sua desincompatibilização.

A Juíza Eleitoral da Comarca de Capela, indeferiu o Registro da candidatura de Júnior.

Cabendo Recurso, Júnior obtem deferimento junto ao TRE/SE. 

O Doutor advogado João Batista recorre ao TSE e já tem Parecer do Ministério Publico Eleitoral contrário ao Registro da candidatura de Júnior Tourinho, aguardanto o voto do Ministro Relator Nunes Marques para entrar na pauta de julgamento,

Certamente esse será um dos assuntos a ser colocado na tela da programação, trazendo melhores informações para o público assistente


terça-feira, novembro 05, 2024

MUDANÇA DA BANDEIRA DE CAPELA - UM ATO SEM LEGITIMIDADE

Bandeira antiga

 Na década dos anos 70, mas precisamente na gestão do Prefeito AntOnio Arimatéa Rosa, foi instituida a bandeira e o brasão do municipio de Capela/Se, através de Lei aprovada pela Camara Municipal de Vereadores, conforme estabelece a Constituição que ao municipio compete legislar sobre assuntos de seu interesse.

A peça traz a simbologia dos aspectos históricos, econômico, ambientais e majestoso, como bem representa na coroa.

Esta peça representada por essa bandeira faz parte da identidade dos capelenses há mais de 60 anos, podendo ser facilmente reconhecida ao ser hasteada ou estendida em qualquer lugar. 

Em 2022, um designer apresentou para a prefeita Silvany Cavalcante uma arte para uma nova bandeira; a prefeita gostou, elaborou um projeto de lei, enviou para a Câmara e foi aprovado em 31/08/2022 por unanimidade e sem questionamento contrário.

Nem bandeira de escolas de samba se modifica com essa falta de respeito!

A Lei 662 de 31 de agosto de 2022 em sua Ementa e no artigo 1º, INSTITUI a bandeira e o brasão como símbolos oficiais do município. 

Instituir é criar; iniciar!

Como fica a lei que instituiu a antiga bandeira? Nesse caso temos duas bandeiras.

Nem a prefeita e nem os vereadores tiveram o cuidado de observar que já existia uma bandeira e que se tratava de mudança e não de instituição.

Bandeira nova

A MUDANÇA NÃO TEM LEGITIMIDADE!

Sendo a bandeira um patrimônio cultural material contendo em si e no brasão informações de bens intangíveis do povo capelense que é o proprietário, carecia de uma consulta publica, de um REFERENDO para que tal projeto fosse tramitado e votado na câmara de vereadores.

O exemplo mais recente aconteceu em BH capital de Minas Gerais, que em 06/10/2024 juntamente com as eleições municipais, o TRE dispnibilizou na urna eletrônica voto de referendo para mudança da bandeira daquela cidade.

Nós, povo capelense não tivemos o direito de opinar sobre essa mudança. Talvez os mandatários não entenderam com relevante,

Os vereadores de Capela acham que podem tudo; até de usurpar o direito da participação popular em questões relevantes.




domingo, novembro 03, 2024

PRAÇA MANOEL SOUZA, ANTIGA 15 DE NOVEMBRO E SUA REFORMA

Foto da fonte luminosa

Fomos informados através das redes sociais oficiais do município que a Praça Manoel Cardoso Souza, antiga Praça 15 de Novembro passará por uma reforma transformadora ainda esses dias do ano de 2024. Segundo as informações, é um projeto da gestão atual em parceria com o governo do Estado.

Aquela praça que muitissimo antigamente fora o mercado municipal, cedeu espaço para praça 15 de Novembro, onde foram erguidas estátuas, marcos e bustosfazendo parte da identidade da nossa gente,

Fazem parte do seu acervo histórico , cultural e arquitetônico:

  • Estátuas de dois leões, um em frente ao outtro;
  • Uma fonte no centro da praça e no meio da fonte uma flor cujas pétalas se abrem para uma moça com um cântaro (obra idealizada e contruida pelo artista plástico e pintor Rosalvo Rodrigues - in memoria);
  • O marco dde uma torre com uma águia no topo e  com uma pedra em mármore constando estrofes do hino do centenário de Capela.
Mais recente, surgiram os bustos de Coelho e Campos, depois de Manoel Cardoso Souza.

Existia também um marco do PLANID, um projeto do governador Lourival Batista que Capela foi sede do governo do Estado durante três dias; (transferência da sede do governo do Estado para Capela) o governador despachava no grupo Coelho e Campos com todo seu secretariado e dormia na residencia do prefeito Manoel Souza. Essa placa foi demolida na gestão da prefeita Léa.

Esta praça já sofreu muitas modificações; uma delas foi o recuo do passeio para alargar o espaço paraveículos e estacionamento; gestão de Manoel Souza.

A outra modificação foi a construção dos três quiosques de alvenaria na gestão de Manuca, e logo após a fonte a fonte existente passou a ser luminosa na gestão do prefeito Carlão. 

Ainda na gestão do prefeito Carlão foi erguido o memorial à Bíblia; que consistia em uma coluna de concreto revestida de màrmore (ainda existente), com uma bíblia em forma de livro abera, confeccionada em bronze, que foi roubada mesmo a praça sendo gigiada por vigilante do municipio,

Evidente que essas mudanças em alguns casos modernizaram e em outros não preservaram a originalidade histórica de cada monumento e da própria praça.

O relato acima tem o objetivo de trazer à lembrança dos capelenses a imagem desta praça no passado. Ah! já estava esquecendo dos palmeirões que foram cortados por medida de segurança.

Com essa informação de que haverá reforma da Praça Manoel Cardoso Souza, seria muito interessante que fossem observados os aspectos históricos e culturais, considerando que ali existem objetos que fazem parte da identidade e tradiçoes capelense.

Lembrar dos jardins floridos cuidados por "Seu Camilo" auxiliado por Fernando que embelezavam e exalavam cheiro agradável. 

Quem passa hoje por aquela praça, dá a impressão que voltará a ser mercado

Por trata-se de um dos cartões postais de nossa cidade, que tal a gestão apresentar uma maquete para a populaçao?