domingo, novembro 03, 2024

PRAÇA MANOEL SOUZA, ANTIGA 15 DE NOVEMBRO E SUA REFORMA

Foto da fonte luminosa

Fomos informados através das redes sociais oficiais do município que a Praça Manoel Cardoso Souza, antiga Praça 15 de Novembro passará por uma reforma transformadora ainda esses dias do ano de 2024. Segundo as informações, é um projeto da gestão atual em parceria com o governo do Estado.

Aquela praça que muitissimo antigamente fora o mercado municipal, cedeu espaço para praça 15 de Novembro, onde foram erguidas estátuas, marcos e bustosfazendo parte da identidade da nossa gente,

Fazem parte do seu acervo histórico , cultural e arquitetônico:

  • Estátuas de dois leões, um em frente ao outtro;
  • Uma fonte no centro da praça e no meio da fonte uma flor cujas pétalas se abrem para uma moça com um cântaro (obra idealizada e contruida pelo artista plástico e pintor Rosalvo Rodrigues - in memoria);
  • O marco dde uma torre com uma águia no topo e  com uma pedra em mármore constando estrofes do hino do centenário de Capela.
Mais recente, surgiram os bustos de Coelho e Campos, depois de Manoel Cardoso Souza.

Existia também um marco do PLANID, um projeto do governador Lourival Batista que Capela foi sede do governo do Estado durante três dias; (transferência da sede do governo do Estado para Capela) o governador despachava no grupo Coelho e Campos com todo seu secretariado e dormia na residencia do prefeito Manoel Souza. Essa placa foi demolida na gestão da prefeita Léa.

Esta praça já sofreu muitas modificações; uma delas foi o recuo do passeio para alargar o espaço paraveículos e estacionamento; gestão de Manoel Souza.

A outra modificação foi a construção dos três quiosques de alvenaria na gestão de Manuca, e logo após a fonte a fonte existente passou a ser luminosa na gestão do prefeito Carlão. 

Ainda na gestão do prefeito Carlão foi erguido o memorial à Bíblia; que consistia em uma coluna de concreto revestida de màrmore (ainda existente), com uma bíblia em forma de livro abera, confeccionada em bronze, que foi roubada mesmo a praça sendo gigiada por vigilante do municipio,

Evidente que essas mudanças em alguns casos modernizaram e em outros não preservaram a originalidade histórica de cada monumento e da própria praça.

O relato acima tem o objetivo de trazer à lembrança dos capelenses a imagem desta praça no passado. Ah! já estava esquecendo dos palmeirões que foram cortados por medida de segurança.

Com essa informação de que haverá reforma da Praça Manoel Cardoso Souza, seria muito interessante que fossem observados os aspectos históricos e culturais, considerando que ali existem objetos que fazem parte da identidade e tradiçoes capelense.

Lembrar dos jardins floridos cuidados por "Seu Camilo" auxiliado por Fernando que embelezavam e exalavam cheiro agradável. 

Quem passa hoje por aquela praça, dá a impressão que voltará a ser mercado

Por trata-se de um dos cartões postais de nossa cidade, que tal a gestão apresentar uma maquete para a populaçao?


Nenhum comentário:

Postar um comentário