Nascido e criado como se diz aqui no interior, em Vila Barracas, MINININHO filiou-se ontem ao DEM em clima de festa. Junto com amigos e familiares e com a presença de Jó, Dilton Rocha, Chico de Ary, Astrogildo, Beto Ribeiro, Jota Cruz, Beto professor, Conde, Ricardo e dezenas de pessoas da comunidade prestigiaram o evento.
Minininho é pré-candidato a vereador para representar dignamente aquela comunidade
Blog criado para comunicar e informar a sociedade Capelense sobre cultura, política, economia, meio ambiente e aspectos sobre a melhoria da qualidade de vida social e política do município.
segunda-feira, julho 11, 2011
domingo, julho 10, 2011
O MERCADO MAIS CARO DO BRASIL
O mercado de Capela/Se, iniciou as obras com recursos federal de R$ 993.000,00, agora outra placa exibe o novo valor empregado na obra de R$ 3.203.000,00. No mês de maio/2011, o municipio licitou uma empresa para aquisição e armação da estrutura metálica no valor de R$ 1.857.000,00. Somando esses valores, chegamos ao total de R$ 6.053.000,00(seis milhoes e cinquenta e tres mil reais)
Chega a ser uma feira do dinheiro público.
Caso queiram conferir, neste blog tem a placa do governo federal, o local da obra encontra a nova placa e acesse http://www.tce.se.gov.br/ no baner licitações municipais.
Chega a ser uma feira do dinheiro público.
Caso queiram conferir, neste blog tem a placa do governo federal, o local da obra encontra a nova placa e acesse http://www.tce.se.gov.br/ no baner licitações municipais.
sábado, julho 09, 2011
AMBULANCIAS DE CAPELA/SE NÃO TÊM SEQUER OXIGENIO
No dia 27/06 o programa gilmar Carvalho noticiou para todo Estado as condições das ambulancias de Capela por não disporem sequer de oxigenio para prestar socorro aos pacientes que precisarem delas. Na oportunidade o prefeito Sukita prestou esclarecimentos e disse que logo estaria atendendo a necessida. Até esta data nada foi feito além do conversa do prefeito.
Mas não falta só oxigenio. As ambulancias não dispõem do profissional de enfermagem, apenas o motorista presta o serviço.
O municipio no inicio da gestão de Sukita desfilou da cidade de Cristinápolis até a cidade de Propriá para mostrar 10 ambulancias e agora apenas 03 atendem a população em condições precárias.
Mas não falta só oxigenio. As ambulancias não dispõem do profissional de enfermagem, apenas o motorista presta o serviço.
O municipio no inicio da gestão de Sukita desfilou da cidade de Cristinápolis até a cidade de Propriá para mostrar 10 ambulancias e agora apenas 03 atendem a população em condições precárias.
quarta-feira, julho 06, 2011
JÓ É TRANSFERIDO PARA AGENCIA DE DORES
Depois de 25 anos trabalhando em minha terra natal, Capela/Se, recebo hoje, cópia da portaria me transferindo para a agencia de Nossa Senhora das Dores/Se, devendo apresentar-me já nesta segunda-feira, dia 11/07.
Quero tranquilizar a todos os meus amigos, correligionários e aqueles que acompanham a minha luta, continuaremos exercitando o direito da cidadania, não arredaremos o posicionamento um degrau.
A luta continua!
Nada me afastará em dar a minha contribuição cidadã.
Quero tranquilizar a todos os meus amigos, correligionários e aqueles que acompanham a minha luta, continuaremos exercitando o direito da cidadania, não arredaremos o posicionamento um degrau.
A luta continua!
Nada me afastará em dar a minha contribuição cidadã.
segunda-feira, julho 04, 2011
MPF/SE PROCESSA O PREFEITO SUKITA POR FRAUDE NA LICITAÇÃO DA MERENDA ESCOLAR
O prefeito de Capela é alvo de ação de improbidade administrativa por cometer uma série de irregularidades com recursos federais
O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) está processando o prefeito do município de Capela, Manoel Messias Sukita Santos, por improbidade administrativa. Sukita, juntamente com o secretário de finanças, José Edivaldo dos Santos, e Genival Rosa da Silva, são acusados de cometer uma série de irregularidades com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) no exercício de 2007.
Esta é a segunda ação proposta este ano pelo MPF contra o prefeito por irregularidades na aplicação de verbas destinadas ao município pelo Ministério da Educação.
Irregularidades – De acordo com o MPF, baseado em investigação inicialmente conduzida pelo Tribunal de Contas da União (TCU), não houve controle de qualidade dos alimentos adquiridos, que eram transportados em caminhões pau-de-arara ou em carros abertos. Dessa forma, várias vezes as escolas receberam carnes bovina e de frango estragadas e os alimentos foram entregues sem embalagens, lacres, nem prazos de validade.
Além disso, mais de R$ 9 mil foram gastos com alimentos que não faziam parte do cardápio escolar aprovado pelo próprio município, como melancia e abacaxi. Foi detectada, ainda, a prática de superfaturamento, pois os preços dos gêneros alimentícios estavam bem acima do valor de mercado, com sobrepreços que variavam de 92% a 181%.
Uma das constatações mais graves foi a emissão de notas fiscais frias para simular o fornecimento de produtos para a merenda escolar, assinadas por pessoas que sequer eram comerciantes. Os recibos de pagamentos tiveram assinaturas falsificadas de donas de casa, agricultores e motoristas de ônibus que fazem o transporte escolar.
Para o procurador da República que assina a ação, Silvio Amorim Junior, o grupo foi montado com o objetivo de fraudar o fornecimento de produtos para a merenda escolar.
Penalidade - O MPF/SE pede que os acusados sejam condenados às penalidades contidas na Lei de Improbidade Administrativa, que prevê o ressarcimento integral do dano, pagamento de multa, proibição de contratar com o poder público e a suspensão dos direitos políticos.
O número da ação é 0000680.31.2011.4.05.8501
A Procuradoria Regional da República da 5ª Região, com sede em Recife, apura os mesmos fatos em relação à prática de crime e, por isso, o MPF/SE também enviou cópia das duas ações civis já propostas este ano.
O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) está processando o prefeito do município de Capela, Manoel Messias Sukita Santos, por improbidade administrativa. Sukita, juntamente com o secretário de finanças, José Edivaldo dos Santos, e Genival Rosa da Silva, são acusados de cometer uma série de irregularidades com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) no exercício de 2007.
Esta é a segunda ação proposta este ano pelo MPF contra o prefeito por irregularidades na aplicação de verbas destinadas ao município pelo Ministério da Educação.
Irregularidades – De acordo com o MPF, baseado em investigação inicialmente conduzida pelo Tribunal de Contas da União (TCU), não houve controle de qualidade dos alimentos adquiridos, que eram transportados em caminhões pau-de-arara ou em carros abertos. Dessa forma, várias vezes as escolas receberam carnes bovina e de frango estragadas e os alimentos foram entregues sem embalagens, lacres, nem prazos de validade.
Além disso, mais de R$ 9 mil foram gastos com alimentos que não faziam parte do cardápio escolar aprovado pelo próprio município, como melancia e abacaxi. Foi detectada, ainda, a prática de superfaturamento, pois os preços dos gêneros alimentícios estavam bem acima do valor de mercado, com sobrepreços que variavam de 92% a 181%.
Uma das constatações mais graves foi a emissão de notas fiscais frias para simular o fornecimento de produtos para a merenda escolar, assinadas por pessoas que sequer eram comerciantes. Os recibos de pagamentos tiveram assinaturas falsificadas de donas de casa, agricultores e motoristas de ônibus que fazem o transporte escolar.
Para o procurador da República que assina a ação, Silvio Amorim Junior, o grupo foi montado com o objetivo de fraudar o fornecimento de produtos para a merenda escolar.
Penalidade - O MPF/SE pede que os acusados sejam condenados às penalidades contidas na Lei de Improbidade Administrativa, que prevê o ressarcimento integral do dano, pagamento de multa, proibição de contratar com o poder público e a suspensão dos direitos políticos.
O número da ação é 0000680.31.2011.4.05.8501
A Procuradoria Regional da República da 5ª Região, com sede em Recife, apura os mesmos fatos em relação à prática de crime e, por isso, o MPF/SE também enviou cópia das duas ações civis já propostas este ano.
COMENTÁRIO SELECIONADO
- Anônimo disse...
- Triste situação de Capela. O abismo, o vácuo político apresentado por essa linda cidade, promovido por políticos incompententes - que por sinal foram apoiados e defendidos por você... Jó, que é tão culpado quanto aqueles que nos empurraram nesse abismo - fez nascer o propósito perigoso populista-assistencialista do empresário Manoel Messias Santos, o Sukita. Primeiro a Rainha dos Tabuleiros cai para o posto de princesa, pelo que eu sei quem é rainha nunca perde a majestade, o que está havendo é puro retrocesso. Essa pequena metáfora serve para explicar o que vem acontecendo em nossa cidade, é horrível lermos certos comentários burros de gente alienada, que como o nome já diz "ali é nada", defender a descaracterização de sua terra em benefício de uma imagem pintada em mentiras. A festa de São Pedro perdeu a sua tradição, o folclore presente nos grupos que vinham se apresentar aqui como o cacumbi e a banda de pífano... acabou, foi ofuscado pelo esplendor do "mainstream" brasileiro, que massacrou os pequenos e humildes artistas capelenses e seus vizinhos. É contraditório e humilhante o que o nosso prefeito fez: deu o aumento maior que o proposto pelo sintese, numa forma mascarada de lesar a categoria que também se mostrou alienada e alheia a situação. Ora se eu estiver errado me corrijam. O profesor de Capela perdeu 40% de titulação,20% de adcional por nível superior, regência de classe que caiu de 50% para 10%, sem falar nas reduções dos indíces de progressão vertical e horizontal (me corrijam!), ajuda de custo, para os que trabalham nos povoados, congelada a anos, inumeras contrariedades trabalhistas e de estrutura escolar. Agora ele vem através da Dra. ex-desembargadora, ex-juiza, secretária de educação do município de Capela, ilustre senhora e futura prefeita (dessa ninguém lhe tira) a humilde Josefa Paixão e anuncia um aumento de 25,8%. Esse é um exemplo clássico de um bom jogador que tira com as duas mãos e empurra as migalhas com os seus dedinhos. Uma atitude no mínimo obscena. Mas infelizmente é isso que Capela quer, é isso que os capelenses gostam, então que venham mais festas, que venham mais mansões oriundas de fundos obscuros e vamos cultivar a mentira, a alienação, a adulação, o endeusamento e o absurdo.
- 4 de julho de 2011 00:53
sábado, julho 02, 2011
OPINIAO DE COMENTARISTA
- De duas uma: ou o prefeito de Capela é mágico ou então dinheiro nasce em árvore. A matemática ajuda muito a entender os excessos. O cargo de prefeito no município de Capela deve render em salário para quem o ocupa algo em torno de R$10.000,00 por mês. Num ano são R$120.000,00. Em 10 anos são R$1.200.000,00. O prefeito não tem outra fonte de renda no município. O negócio de revenda de carro deve render uns R$25.000,00 de renda mensal, segundo pessoas que trabalham no ramo. Isto se o negócio for muito bem administrado e as vendas forem de vento em popa todos os dias do mês. Ora, somando a renda de prefeito (R$10.000,00) com a renda de vendedor de carro (R$25.000,00) chegamos a R$35.000,00 por mes. Vamos ser otimista e dar mais R$10.000,00 de lambuja, supondo que o prefeito passe todas as tardes em sua loja negociando carros no corpo a corpo com a clientela de Aracaju. Você duvida??? Passe lá na loja de carros dele que você vai vê-lo toda tarde vendendo carro que nem um doido. Vá lá para ver. É verdade. Mas voltando ao assunto, supondo que o prefeito tenha uma renda mensal de R$45.ooo,oo por mes, num ano chega-se a R$540.000,00, ou seja, algo em torno de meio milhão de reais anuais. Supondo também que a casa do prefeito deva ter custado umas 4 vezes e meia isso (pelas fotos), ele deve ter ficado sem almoçar e jantar nos últimos 4 anos para que o dinheiro fosse suficiente para pagar a construção da casa. Fora a decoração. Como as propriedades do prefeito vão além da humilde casa, supomos que o jejum deve ter sido muito maior que somente o almoço e a janta. Ou então, como disse o admirador do prefeito, ele é um empreendedor e empreendeu muito durante estes anos como prefeito. Agora só nos resta pedir a Deus que faça com que o prefeito, do alto da sacada de sua casa bacana, se lembre dos pobres mortais que estão aos seus pés e escreva um livro ensinando como se faz para empreender e ficar rico. É isso aí. Capela está de parabéns por ter um prefeito com tanto dom de empreendedorismo. Vamos admirar a belíssima casa do prefeito. Jó, publique mais fotos. Quem sabe uma hora o Fantástico da Globo faça uma reportagem sobre prefeitos que tem casa bacana e aí Capela aparece no Fantástico também.
- 2 de julho de 2011 01:06
quinta-feira, junho 30, 2011
VILA BARRACAS QUER UM REPRESENTANTE NA CAMARA DE VEREADORES
Os dirigentes do DEM em Capela/Se filiou esta semana, MININHO DAS BARRACAS, que passa a ser pré-candidato a vereador pelo DEM nas eleições de 2012.
Na primeira semana de julho deste ano, os Democrata fará encontros com a comunidade de Vila Barracas e em outros povoados com o objetivo de promover a informação e motivar lideranças local.
terça-feira, junho 28, 2011
PREFEITURA DE CAPELA/SE CONTRATOU COM EMPRESAS INVESTIGADAS
Acessando o site da justiça federal de Sergipe, o processo 0000436-05-2011.4.05.8501 no link partes, podemos encontrar uma lista de empresas que participaram dos processos de licitação para a merenda escolar do municipio de Capela/Se.
Constata-se que o nosso municipio está envolvido com empresas suspeitas de fraudarem junto com as prefeituras as licitações da merenda escolar, cuja relação foi publicada nos jornais de grande circulação do Estado.
VEREADOR IMPEDIDO DE SUBIR NO CAMAROTE COM SOLAVANCO
Um vereador da cidade tomou um solavanco dos seguranças que faziam a guarniçao e controle de pessoas no camarote oficial na noite de ontem durante o show de Paula Fernandes.
O camarote estava superlotado, e segundo populares o vereador disse para o segurança que era vereador do municipio, sendo surpreendido por um solavanco que quase o edil se esparrama no chão.
O camarote estava superlotado, e segundo populares o vereador disse para o segurança que era vereador do municipio, sendo surpreendido por um solavanco que quase o edil se esparrama no chão.
segunda-feira, junho 27, 2011
SAUDE PÚBLICA DE CAPELA/SE NÃO É PRIORIDADE
No programa matinal de hoje, o radialista Gilmar Carvalho, iniciou informando de um acidente que aconteceu na BR 101, imediações do municipio de Capela, e as duas ambulancias do municipio foram até o local para prestar socorro mas foram dispensadas porque nenhuma delas possuia o oxigenio.
Gilmar disse que não se justifica um prefeito fazer uma propaganda e uma festa do tamanho que Capela esta fazendo e as ambulancias não terem o mínimo de atenção à vida.
São as evidencias da verdade desnudando as mantilhas das mentiras.
domingo, junho 26, 2011
quarta-feira, junho 22, 2011
PROCESSADO POR DANO AO ERÁRIO
Ontem, dia 21/06 o prefeito Sukita foi autuado com mais um processo na justiça federal sob numero 0000680-31-2011.4.05.8501 por dano ao erário - improbidade administrativa.
Estão vinculados nesse processo os senhores Jose Edvaldo dos Santos e Genival Rosa da Silva.
Para obter as informações completa acesse o site da justiça federal e coloque o numero do processo acima.
Estão vinculados nesse processo os senhores Jose Edvaldo dos Santos e Genival Rosa da Silva.
Para obter as informações completa acesse o site da justiça federal e coloque o numero do processo acima.
terça-feira, junho 21, 2011
ESTRATÉGIAS DE COOPTAÇÃO
Acontece hoje, 21/06 um jantar na residencia do ex-vereador Arnaldinho que será oferecido ao prefeito Sukita.
O cardápio além das iguarias preparadas por "matre", constará da sobremesa a possibilidade de que Arnaldinho Aguiar, primo de Chico de Ary, possa integar o bloco de apoio ao prefeito Sukita e aderir ao projeto das eleições de 2012.
Essa é a primeira investida arremessada para cooptar membros da oposição. Muitos jantares ocorrerão daqui pra frente.
Bom jantar.
domingo, junho 19, 2011
AÇÃO CIVIL PÚBLICA DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA
Tramita na 6 Vara da Justiça Federal o processo 0000436-05-2011.4.05.8501 movido pelo Ministério Público Federal contra o prefeito de Capela/Se, por violação aos princípios administrativos - Improbidade Administrativa que pede a suspensão dos direitos políticos, a reparação dos prejuizos causados ao erário e perda do cargo ou função pública.
Não é nada de novidade e sim o andamento de uma das ações por ato de improbidade administrativa praticada na gestão do municipio de Capela, conforme a visão do mpf.
A turma liderada pelo vice acompanha quase que diariamente o andamento do processo através do site da Justiça Federal de Sergipe, alimentando a esperança de ve-lo sentado na cadeira do executivo. E se isso acontecer é mais um pretenso candidato na chapa da situação.
Para quem tem interesse de averiguar a nossa informação ou acompanhar o andamento, através do google acesse: justiça federal de sergipe, clique em o nome das partes e coloque o nome completo do prefeito ou do servidor processado.
segunda-feira, junho 13, 2011
QUEM PODE RESPONDER A ESTA PERGUNTA:
Por que falta água frequentemente em Capela/Se?
Hoje, a população passou mais um dia de sacrificio pela falta de água. Não é dado nenhum aviso de esclarecimentos ao povo, dos motivos mesmo injustificáveis que vem deixando os lares sem água.
O fornecimento de água é serviço essencial, mas parece-nos que a direção do SAAE não compreende isso.
quarta-feira, junho 08, 2011
HÁ RIQUEZAS INEXPLICAVEIS EM CAPELA/SE
A população capelense comenta aos quatro cantos da cidade e povoados do nosso municipio, sobre o inexplicavel enriquecimento de pessoas que fazem parte do governo municipal. O Palocci evoluiu o seu patromonio, em Capela foi mais dinamico ou grave, surgiu o patrimonio. Caso as istituições democráticas de fiscalização e controle tomasse a decisão de requerer as transações cartoriais de compra e venda de imóveis aquí realizadas, conforme se comenta nas ruas à luz do dia, poderia encontrar proprietários de patrimonios economicos sem nenhuma condição financeira para adquiri-los.
Numa verdadeira acinte ao contribuinte e ao povo em geral, eles esnobam da riqueza, como diz Antoninho Trevisan, são os sinais exteriores de riquezas.
Mas, para quem está se banqueteando mesmo com as migalhas que caem da mesa dos que fazem parte da realeza, é inveja.
terça-feira, junho 07, 2011
NEM A RODOVIÁRIA, NEM O FORRÓDROMO
Os turistas e visitantes que veem à Capela/Se para a festa do mastro a cada ano imaginam encontrar no ano seguinte uma linda rodoviária e um espaçoso e moderno forródromo conforme é anunciado no palco pelo executivo.
E será assim também neste ano de 2011. A rodoviária que foi derrubada e a construção do forródromo executada e prometida no seu primeiro mandato, nada saiu do discusso.
sábado, junho 04, 2011
VAMOS CHAMAR DE CAPELLOCCI
A crise que toma conta dos noticiários nacional lançando supeitas sobre a multiplicação do patrimonio do Ministro da Casa Civil em 20 vezes num periodo de 04 anos, vem fazer refletir sobre a multiplicação do patrimonio e a existencia de "laranjas" que também são comentadas em toda a cidade de Capela envolvendo ocupantes de cargos público municipal, assunto amplamente divulgado através de uma emissora de rádio quando do debate entre uma vereadora e o prefeito.
Vamos chamar esse fato de capellocci, pela similaridade.
sexta-feira, junho 03, 2011
TODOS POR CAPELA
O empresário capelense Ezequiel Leite autorizou a inclusão de seu nome em uma pesquisa eleitoral integrando o bloco da oposição em Capela/Se.
Não se trata de definição da candidatura, mas o objetivo e mensurar a densidade eleitoral de cada liderança oposicionista para o estabelecimento de estratégias.
quarta-feira, junho 01, 2011
JOAO ALVES SE REUNE COM LIDERANÇAS DE CAPELA/SE
Ontem, dia 31/05, o ex-governador convidou para uma reunião em sua residencia as lideranças politicas do bloco de oposição em Capela/Se. O objetivo foi o de construir um processo de unidade entre os líderes da oposição com vistas às eleições de 2012.
terça-feira, maio 31, 2011
CULTURA DECADENTE: EXTINÇÃO DA TRADIÇÃO DE UMA GENTE!!!
Manoel de Carvalho disse...
CULTURA DECADENTE: EXTINSÃO DA TRADIÇÃO DE UMA GENTE!!!
Meu querido Narciso, rei de Sukitolândia,
Escrevo esta carta para traduzir o drama
Que não é somente meu, mas de toda população que clama
Pela preservação da boa cultura que de nossa tradição emana.
Assim sendo, escrevo com ardor
Porém sem conspiração,
Falo, pois pela maioria da população
Que quer ver nossa história em melhor situação
Assim como num passado de glória e um futuro de redenção.
Todavia, não vou aqui relatar, tudo minuciosamente,
Quero apenas salientar para os desmandos presentes,
De coisas essenciais a essa cidade carente.
Pois a cada ano que passa, vemos nossa cultura decadente
E uma coisa é fato: O São Pedro Bom Demais,
Já não pertence a nossa gente!
Muitas são as tradições que se perdem no inconsciente
De um gestor desinformado da história de sua gente.
Vejamos algumas dessas folganças, que enaltecem a nossa dança:
A SARANDAIA abrindo os festejos,
As belas moças enfeitando o BAILE DA RAINHA DO SÂO PEDRO,
A fé e a religiosidade da MISSA DOS FOGUETEIROS;
O belo cortejo da BAIANA e a BUSCA DO MASTRO,
São alguns dos principais folguedos
Que não cessam de encher de orgulho
Todos que habitam aquele lugarejo.
Então, viva a força e a coragem de quem luta
A favor da manifesta popular de sua gente.
Vamos então nos empenhar sukitolandenses
Para não deixar o rei Narciso acabar
Com a tradição e cultura deste lugar.
Por isso, aqui me despeço
E com bastante fé peço
As bênçãos dos Divinos São Pedro e São João,
Para que livrem Sukitolândia de tamanha ignorância e devassidão!!!
(Manoel de Carvalho)
P.S: Prezado Jó, se não fosse libertino, gostaria que postasse como matéria, para ficar mais acessível. Sei contudo que não é o melhor e mais criativo texto que já fiz, mas dentro de um intervalo curto foi o que pude elaborar.Se puder dá também uma ajeitada na formatação, pois quando ao transpor ele perdeu a formatação.
Desde já agradeço a vossa presteza! 31 de maio de 2011 14:45
Meu querido Narciso, rei de Sukitolândia,
Escrevo esta carta para traduzir o drama
Que não é somente meu, mas de toda população que clama
Pela preservação da boa cultura que de nossa tradição emana.
Assim sendo, escrevo com ardor
Porém sem conspiração,
Falo, pois pela maioria da população
Que quer ver nossa história em melhor situação
Assim como num passado de glória e um futuro de redenção.
Todavia, não vou aqui relatar, tudo minuciosamente,
Quero apenas salientar para os desmandos presentes,
De coisas essenciais a essa cidade carente.
Pois a cada ano que passa, vemos nossa cultura decadente
E uma coisa é fato: O São Pedro Bom Demais,
Já não pertence a nossa gente!
Muitas são as tradições que se perdem no inconsciente
De um gestor desinformado da história de sua gente.
Vejamos algumas dessas folganças, que enaltecem a nossa dança:
A SARANDAIA abrindo os festejos,
As belas moças enfeitando o BAILE DA RAINHA DO SÂO PEDRO,
A fé e a religiosidade da MISSA DOS FOGUETEIROS;
O belo cortejo da BAIANA e a BUSCA DO MASTRO,
São alguns dos principais folguedos
Que não cessam de encher de orgulho
Todos que habitam aquele lugarejo.
Então, viva a força e a coragem de quem luta
A favor da manifesta popular de sua gente.
Vamos então nos empenhar sukitolandenses
Para não deixar o rei Narciso acabar
Com a tradição e cultura deste lugar.
Por isso, aqui me despeço
E com bastante fé peço
As bênçãos dos Divinos São Pedro e São João,
Para que livrem Sukitolândia de tamanha ignorância e devassidão!!!
(Manoel de Carvalho)
P.S: Prezado Jó, se não fosse libertino, gostaria que postasse como matéria, para ficar mais acessível. Sei contudo que não é o melhor e mais criativo texto que já fiz, mas dentro de um intervalo curto foi o que pude elaborar.Se puder dá também uma ajeitada na formatação, pois quando ao transpor ele perdeu a formatação.
Desde já agradeço a vossa presteza!
segunda-feira, maio 30, 2011
VEREADORA DIZ QUE FOI AMEAÇADA DE MORTE PELO PREFEITO
No debate travado entre a vereadora Léa Sobral e o Prefeito Sukita no inicio deste mês através da FM Ouro Negro no programa do radialista George Magalhães, a vereadora disse que foi ameaçada de morte pelo prefeito Sukita e que chegou a prestar um BO na Secretaria de Segurança Pública. Disse ainda ter ouvido o prefeito dizer pra ela e os demais vereadores presentes no gabinete da Presidencia da Camara de Vereadores de Capela/Se as seguintes palavras: - "quem tentar atrapalhar o meu projeto cai na bala". São afrmações gravissimas e que merecem apuração.
Esse assunto é recorrente, pois a deputada Ana Lucia, há meses atrás disse também que fora ameaçada pelo segurança do prefeito Sukita e que iria prestar o BO na Secretaria de Segurança Pública.
Se as ameaças aconteceram que atitudes estão ou foram tomadas mediante os Boletins de Ocorrencias?
No Estado democrático de direitos, não é aceitável que se instale o sentimento de insegurança para a atuação legítma dos grupos de oposição como peça fundamental do regime democrático.
Ser oposiçao em Capela é sinonimo de ser ameaçado?
A GUARDA MUNICIPAL AGORA É AGENTE DE TRÂNSITO
Constatada a irregularidade na constituição da guarda municipal de Capela/Se, que no cadastro do Ministério do Trabalho era de Porteiro de Hotel, a Represetante do Ministério Público já decidiu pela extinção da guarda ao tempo que recomenda a realização de concurso público para preenchimento das vagas. Agora mudou a nomenclatura para agente de trânsito, Legalmente não existe nada, mas trocou de farda. Sendo essa mais uma forma de enganar os jovens e driblar a lei e a recomendação do Ministério Público.
domingo, maio 29, 2011
OIA A SARANDAIA, OIA SARANDAIA. ACORDA MINHA GENTE QUE JA VEM A SARANDAIA!
No dia 31/05 os capelenses mantêm a tradição de "acordar São João" com a animada Sarandaia. À meia noite a multidão sai às ruas ao som do zabumba e do pífanos cantando: "Oia a Sarandaia, oia a Sarandaia, acorda minha gente que já vem a Sarandaia"
Ao chegarem nas portas passa-se a cantar outra música chamando o dono da casa dizendo assim:
"Ô seu José (se for o caso) abra a porta que eu quero beber (tris)
hoje é primeiro de São João, abra essa porta pra nós beber
se não tiver cachaça, traga dinheiro pra nós pagar o zabumbeiro".
O dono da casa acende a luz, a o canto continua dizendo:
" Acendeu a luz, ele já vem
ele já deu, muito obrigado
ele é freguês de todo ano
até para ao ano se Deus quizer".
Mas quando o o dono da casa não abre a porta eles cantam:
"Ele é pão duro, ele é pão duro"
É uma manifestação folclorica há mais de 60 anos que só os capelenses sabem fazer. Quem é filho de Capela e reside em outras localidades recordam esses momentos ímpares.
Ao chegarem nas portas passa-se a cantar outra música chamando o dono da casa dizendo assim:
"Ô seu José (se for o caso) abra a porta que eu quero beber (tris)
hoje é primeiro de São João, abra essa porta pra nós beber
se não tiver cachaça, traga dinheiro pra nós pagar o zabumbeiro".
O dono da casa acende a luz, a o canto continua dizendo:
" Acendeu a luz, ele já vem
ele já deu, muito obrigado
ele é freguês de todo ano
até para ao ano se Deus quizer".
Mas quando o o dono da casa não abre a porta eles cantam:
"Ele é pão duro, ele é pão duro"
É uma manifestação folclorica há mais de 60 anos que só os capelenses sabem fazer. Quem é filho de Capela e reside em outras localidades recordam esses momentos ímpares.
sábado, maio 28, 2011
O MÊS DE JUNHO PROMETE TURBULENCIA E BOMBAS
Pelo menos 26 prefeitos sergipanos estão na mira da Policia Federal, a lista deverá ser publicada no inicio da semana. O motivo da investigação é o envolvimento em fraudes nas licitações e a promoção do enriquecimento ilícito.
terça-feira, maio 24, 2011
COVARDIA É TER CORAGEM DE TIRAR MERENDA DA BOCA DAS CRIANÇAS INDEFESAS
Os mais recentes noticiários trazem constantemente informações do envolvimento em escândalos da prefeitura de Capela praticados pelo chefe do executivo e seus auxiliares: A inspeção do Tribunal de Contas da União, o Relatório da Controladoria Geral da União, a condenação do prefeito e servidores ao pagamento de multas por constatação de irregularidades em processos licitatórios, a instauração de processo pelo Ministério Público Federal contra o prefeito e servidores envolvidos, o problema das concessões dos alvarás, a irregularidade na formação da guarda municipal e os visíveis sinais exteriores de riquezas dos que compõem o governo municipal são fatos.
O prefeito Sukita ataca a oposição de decepcionante e covarde, atribuindo-lhe a responsabilidade das denuncias contra sua administração, inclusive dizendo que o Ministério Público está sendo usado pela oposição.
Covardia é tirar merenda escolar da boca de crianças indefesas. Chega a ser um crime.
A oposição cumpre o seu papel de atuar com responsabilidade na defesa do patrimônio público, levando para a população dados que o poder público municipal não tem interesse ou mesmo coragem de publicar.
A oposição pode até decepcionar o prefeito Sukita quando torna publico fato que lhe desnuda diante da montagem midiática que lhe cerca.
Mas o que envergonha os filhos de Capela é ver a sua terra metida em tantos escândalos e quando o prefeito vai defender-se não responde aos questionamentos, foge do assunto com divagações, inverdades e acusações às gestões anteriores.
VEREADORES DE CAPELA PRONTOS PARA VOAR.
Depois do dia 20/05 uma turma de vereadores já se prepara para mais um "congresso" daqueles que atravessa o Rio São Francsco ou a divisa da Bahia e já ganham R$ 550,00 por dia. O mês passado 04/2011 o negócio foi como diz a música: -"é por debaixo do pano, pra ninguem saber, é por debaixo do pano". teve alguém que viajou só no papel.
Para se ter uma idéia do conteúdo aprendio pelos "ovnne"- objetos voadores não identificados, perguntemos para eles qual as suas contribuições em referencia à aprovação da LDO que se encontra na Camara para ser apreciada e votada.
E o Estatuto do Servidor Público.
Para se ter uma idéia do conteúdo aprendio pelos "ovnne"- objetos voadores não identificados, perguntemos para eles qual as suas contribuições em referencia à aprovação da LDO que se encontra na Camara para ser apreciada e votada.
E o Estatuto do Servidor Público.
sábado, maio 21, 2011
A CORAGEM DE CRISTIANO NA DEFESA DA GUARDA MUNICIPAL
Foi na rádio Ouro Negro FM que o membro da guarda Municipal de Capela/Se, Cristiano esclareceu para os ouvintes a situação vivida por eles e seus colegas, num debate com o prefeito Sukita que durou cerca de 1:20h.
Cristiano disse que além das humilhações, não recebem periculosidade, adicional noturno nem direito ao seguro desemprego. Denunciou ainda que os mesmos foram cadastrados no MInistério do Trabalho como Porteiros de Hotel e que tudo isso já foi levado ao conhecimento do Ministério Público.
"A guarda municipal de Capela foi usada para promoção pessoal e política do prefeito Sukita". afirmou Cristiano.
A continuidade do debate foi marcada para o auditório da prefeitura e aconteceu nesta quinta-feira dia 19/05 à tarde. O objetivo era intimidar Cristiano e coloca-lo de encontro a seus colegas.
Ao chegar no palácio o prefeito perguntou:-"quem é Cristiano aqui?" Cristiano se identificou e o prefeito disparou palavras contra ele dizendo: - "vocé é um irresponsavel"! após ouvir todo chingamento, Cristiano respondeu: - "irresponsável é voce!".
O que o prefeito esperava não aconteceu, os demais membros da guarda publicamente disseram concordar com o posicionamento de Cristiano.
Resultado prático da reunião, NADA!
quinta-feira, maio 19, 2011
O PALLOCCI DE LÁ E OS PALLOCCIs DE CÁ.
O epsódio que envolve o nome do Ministro da Casa Civil, Antonio Palloci, tomou conta do noticiario nacional por ter aumentado o seu patrimonio 20 vezes em apenas 04 anos, está abalando as estruturas do governo Dilma, por estar sendo difícil dar explicações plausíveis, convincentes para a beldade.
Os Palloccis de cá são mais competentes, aumentaram os seus patrimonios 40 vezes.
Segundo a vereadora Léa, existe um laranjal que não é frutifero para acomodar parte desses´patrimonios. Mas o usufruto é do verdeiro dono. dos Pallocis de cá.
PISO SERÁ PAGO AOS PROFESSORES DE CAPELA/SE
A proposta apresentada pelo prefeito através de seu assessor Erivelto Saibel na reunião de ontem com a comissão representativa da categoria, prevê o pagamento do piso com efeito retroativo a janeiro/20011.
Resta aguardar o projeto de lei que deverá ser encaminhado para a Camara de Vereadores ainda este mês para que os professores recebam os salarios retroativos e corrigidos no mês de junho/2011.
Resta aguardar o projeto de lei que deverá ser encaminhado para a Camara de Vereadores ainda este mês para que os professores recebam os salarios retroativos e corrigidos no mês de junho/2011.
MINISTÉRIO PUBLICO FAZ RECOMENDAÇÃO DE COMBATE A POLUIÇÃO SONORA
A Representante do Ministério Público da Comarca de Capela/Se e Distrito de Muirbeca, a Doutora Promotora Leila Garcez, atendendo interesses coletivos da população, reuniu-se hoje com proprietários de bares, casas de shows, setores da organização civil, representantes do Poder Público muncipal, para tornar pública a RECOMENDAÇÃO de combate a poluição sonora em nossa cidade.
De acordo com a Recomendação, está proibido o uso de sons acima dos decibéis permitidos, e sua prática será considerada crime.
O completo teor da referida Recomendação encontra-se à disposição na Associação Comercial de Capela com o senhor Márcio Donizete.
quarta-feira, maio 18, 2011
PUBLICADA A RECEITA DE CAPELA/SE REFERENTE AO ANO DE 2010
O municipio de Capela já publicou no SISTN o balanço referente ao ano de 2010.
O montante da arrecadação foi de R$ 63.469.963,01 (sessenta e três milhões, quatrocentos e sessenta e nove mil, novecentos e sessenta e tres reais e um centavo).
A Vale e Petrobrás que compõe a Receita do CFEM, totalizou R$ 20.529.630,65 (vinte milhoes, quinhentos e vinte e nove mil, seiscentos e trinta reais e sessenta e cinco centavos).
Mas o que chama mais atenção foram os valores pagos em diárias R$ 283.820,00 (duzentos e oitenta e tres mil oitocentos e vinte reais).
A cultura R$ 4.935.871,57 (quatro milhões,novecentos e trinta e cinco mil, oitocentos e setenta e um reais e cinquenta e sete centavos).
Em nosso municipio tem crianças na escola sentadas no chão por falta de carteiras, comunidades como o povoado Cuminho sem escolas, salas improvisadas em quartos de casas alugadas, postos de saúde sem médico, não paga o piso aos professores, segundo o governo municipal por falta de recursos.
A GUARDA MUNICIPAL DE CAPELA/SE EM FASE DE EXTINÇÃO
Chega-nos a informação de que a guarda municipal será extinta até o dia 30/06/2011.
Já existe reclamação dos futuros demitidos junto ao Ministério Público da Comarca de Capela referente a forma de contratação e a negação dos direitos trabalhistas.
Além de perderem os "empregos", quem trabalhou na guarda sai com uma mão na frente outra atrás, isto é, sem direito a nada.
Quanto a segurança da cidade, o controle do trânsito e a guarda dos próprios públicos, não se sabe como ficará.
A Secretaria da Defesa Social será extinta também? A sociedade não merece uma explicação sobre esse assunto?
NOSSO BLOG, O MAIS LIDO DA CIDADE. 30 MIL ACESSOS!!!!
O blog Transparencia Capela, comemora com toda a sua equipe a marca de 30 MIL acessos.
Todos que fazemos este instrumento de informação e comunicação estamos felizes, cada vez mais convencidos de que estamos prestando um serviço informacional às vezes duro, mas sem ódio, vingança ou coisa semelhante.
O nosso objetivo é informar a nossa população sobre assuntos diversos e que muita das vezes não é do interesse da classe dominante tornar publico, também de contribuir de maneira uníssona à voz daqueles que não tem voz e nem vez, apenas sofrem: pelo temor, pela necessidade, pela falta de informação etc.
A nossa sincera gratidão a todos os leitores que tambem recomendam a outros o acesso ao nosso blog.
OBRIGADO!
terça-feira, maio 17, 2011
COMUNIDADES DE PEDRAS E CUMINHO RECLAMAM A FALTA DE AGUA
No dia 14/05, o site da Infonet.com.br, exibiu matéria com fotos de moradores das comunidades dos povoados Cuminho e Vila Pedras em Capela/Se, manifestando as suas indignações pelo descaso do Poder público municipal que vem prestando um péssimo serviço no tocante ao abastecimento de água.
O serviço de abastecimento de água em Capela/Se é prestado pelo SAAE, autarquia municipal.
As reclamações já fazem aniversário.
Falta d'água foi matéria da INFONET - clic aqui
O serviço de abastecimento de água em Capela/Se é prestado pelo SAAE, autarquia municipal.
As reclamações já fazem aniversário.
Falta d'água foi matéria da INFONET - clic aqui
sexta-feira, maio 13, 2011
A ÁGUA DE CAPELA MUDOU: TEM CHEIRO E COR
A população capelense vive a se perguntar o que está acontecendo com o SAAE de Capela/Se. Nesses últimos 10 dias a água consumida não é mais aquela. Agora a nossa água apresenta uma coloração amarelada e tem cheiro de lama.
Antes, se colocássemos em um copo de cristal água de Capela e água mineral era até dificil distinguir uma da outra ligeiramente.
Tenho ouvido muitas pessoas reclamando, e caso esta água de cheiro e cor também não tiver sendo devidamente tratada, corremos o risco de contrair muitas doenças e isso é coisa séria!
Isso demonstra a falta de investimento no sistema, e se continuar dessa forma a autarquia municipal chegará a falencia. Se a população capelense não acordar em tempo para salvar seu patrimonio construido há 48 anos, podem acordar sem água, sem o SAAE.
terça-feira, maio 10, 2011
SUKITA SIMULA CHORAR, MAS AS CRIANÇAS SENTEM FOME DE VERDADE.
Durante o programa de Rádio FM Ouro Negro nesta manhã, o prefeito de Capela/Se, Sukita, simulou chorar, mas ao perceber que não estava sendo filmado, soluçou forte para que os ouvintes podessem tornar-se empático ao seu "sentimento".
E as crianças!? Elas têm chorado de verdade. Pela falta de merenda na escola, pela má qualidade, por pouca quantidade quando lhes é oferecida e ainda pela humilhação de muitas das vezes ser-lhes oferecida comida podre como aconteceu na Escola Aurelina do bairro São Cristóvão.
A irregularidade que resultou nesse processo de improbidade teve origem no ano de 2007 quando o SINTESE ofereceu denuncia ao MPF.
Em 2009. o Senhor Almir que reside no povoado Barracas deste municipio, teve conhecimento de que seus documentos estariam sendo usados pela Prefeitura de Capela como fornecedor de merenda escolar, sem que ele prórpio tivesse fornecido sequer um jenipapo, segundo sua declaração na Promotoria da Comarca de Capela e na Procuradoria Geral de República/Se;
Em 2010, a CGU, constatou as mesmas irregularidades denunciadas pelo SINTESE em 2007 e que foram anotadas no Relatório da Controladoria.
Os processos encontram-se também no Ministério Público Federal e a qualquer momento teremos o resultado.
Mas se nada disso é suficiente, é triste informar que muitas crianças não tiveram o seu diretio de assistir aulas na jornada completa por falta de merenda já nesse ano letivo de 2011.
E mais ainda, até hoje a merenda não é suficiente e falta nas escolas.
As oposições não criam fatos. Publica, anuncia e denuncia os existentes.
segunda-feira, maio 09, 2011
SUKITA PODE PERDER A FUNÇÃO PÚBLICA POR IMPROBIDADE
O MPF - Ministério Público Federal moveu Ação de Improbidade Administrativa contra o prefeito de Capela/Se, os ex-membros da CPL - Comissão Permanente de Licitação e os empresários envolvidos no esquema de irregularidades/superfaturamento no processo de licitação da Merenda Escolar e Transporte Escolar do municipio.
A denuncia foi feita pela SINTESE, e o Relatório do TCU, do qual o prefeito Sukita disse através da emissora de rádio, que estava com um documento inocentando de tudo, foi ao contrário. Confirmou as denuncias que agora produziram esta ação.
Estão processados também, pelo mesmo crime, os ex-membros da Comissção de Licitação: Elis Simone Manlak, Ivone Costa Passos, Clédiston de Andrade, Iracema Santos Nascimento, Cosme Rocha Santos e Alan Messias Santos.
A matéria foi publica no NE NOTICIAS
Ação contra sukita - 0000436-05.2011.4.05.8501
Ação contra os demais - 0000437-87.2011.4.05.8501
Acesse também MPF SE em ultimas noticias.
sábado, maio 07, 2011
ATÉ NA DISTRIBUIÇÃO OBRIGATÓRIA DE REMÉDIOS! KRAU!!! (CRAS)
A Secretaria Municipal de Assistencia Social de Capela/Se, adotou uma nova forma de atender ao Programa Obrigatório de distribuição de medicamentos para pessoas portadoras de doenças chamadas crônicas:
Ao invés de despachar o medicamento, neste mês distribuiu o dinheiro em espécie. O mais grave é que não foi entregue o valor total do medicamento mais uma parte como ajuda. Como fica a prestação de contas, no valor do remédio ou no valor da doação?
Este não é um programa do governo federal para distribuir o medicamento integral aos pacientes cadastrados?
A pessoa que nos informou disse que a distribuição não foi apenas para ela, mas havia muitas outras pessoas recebendo na mesma condição.
sexta-feira, maio 06, 2011
JOSE CARLOS MACHADO COBRA AGILIDADE DA PGR
No dia 02/05, o ex-deputado federal Machado, foi até a Procuradoria Geral da República/Se. para tomar informações sobre o andamento de suas denuncias protocoladas no ano de 2009 em relação ao Programa "Minha Casa, Minha Vida", e dentre os municipios envolvidos está Capela/Se.
Uma das irregularidades apontadas pelo ex-deputado é a falta de registro nas carteiras dos trabahadores na execução das obras do referido programa, sendo essa uma maneira de burlar a lei e retirar direitos de quem trabalha na construção das casas.
Atualmente estão construindo um conjunto no povoado Pedras sob o regime de empreitada. Recolhimento dos encargos sociais e pagamento dos direitos trabalhistas nem ver.
Lembrar Ruy Barbosa nunca é de mais: -"justiça tardia não é justiça, senão injustiça manifesta e qualificada"
Uma das irregularidades apontadas pelo ex-deputado é a falta de registro nas carteiras dos trabahadores na execução das obras do referido programa, sendo essa uma maneira de burlar a lei e retirar direitos de quem trabalha na construção das casas.
Atualmente estão construindo um conjunto no povoado Pedras sob o regime de empreitada. Recolhimento dos encargos sociais e pagamento dos direitos trabalhistas nem ver.
Lembrar Ruy Barbosa nunca é de mais: -"justiça tardia não é justiça, senão injustiça manifesta e qualificada"
terça-feira, maio 03, 2011
VEREADORA LÉA DECLARA VOTO AOS CANDIDATOS DE SUKITA
Assistentes da sessão da Camara de Vereadores de Capela/Se, vereadores e população ficaram impactados com a declaração da vereadora Léa em apoio aos candidatos do prefeito Sukita para a sucessão municipal em 2012, chegando a citar nomes como: Josefa Paixão de Santana, Meirinha, Bebe Água.
A declaração foi feita em pronunciamento da vereadora na sessão de hoje.
É a reengenharia política do prefeito Sukita em execução com vistas às eleições municipal de 2012, e que necessariamente passa pela demanda de tempo para adequar e promover unidade políticas entre propostas até recentes dias antagonicas.
Mas tudo isso é virtude da democracia. O direito a liberdade de escolha e o posicionamento político-partidário.
Sendo assim, poderemos ter no mesmo palanque defendendo o projeto que aí está, duas lideranças: Léa e Sukita.
URUBUS TOMAM CONTA DA RUA SÃO PEDRO EM CAPELA/SE
Nesta terça-feira 03/05, os moradores da Rua São Pedro tiveram que dividir o espaço da rua com urubus. Isso mesmo, urubus! É que a feira livre se realiza naquele local na segunda-feira mas a limpeza fica pra quando é possivel.
As visceras de peixes, aves, ossos, frutas e verduras podres produzem um mau cheiro insuportável atraindo urubus, são dezenas de urubus e cães disputando o lixo.
Essa é a segunda vez durante o ano de 2011 que isso acontece.
O municipio tem vigilancia sanitária?
PISA NA FULÔ, PISA NA FULÔ, PISA NA FULÔ NÃO MALTRATE O PROFESSOR
Durante o encontro da comissão representativa dos professores e o prefeito de Capela/Se (Sukita) que acontecerá nessa quinta-feira dia 05, às 15:00hs, no palácio municipal para tratar do pagameno do piso, os demais professores deverão permanecer em frente ao palácio aguardando o resultado.
Entendo ser importante que os alunos, pais de alunos, vereadores e a comunidade em geral sejam solidários a esta luta legal e justa.
Refletindo a propagando do canal Futura em relação ao professor, percebemos o quanto essa classe é importante na formação do tecido social de um povo.
ÁGUA EM CAPELA/SE - DIA SIM, DIA NÃO.
O SAAE - Sistema de Abastecimento de Água, autarquia municipal de Capela/Se, vem prestando um serviço péssimo de fornecimento de água à população. Domingo até meio dia os capelenses ficaram sem água, e quando esta chegou nas torneiras não era mais incolor. Hoje, terça-feira, a população passa novamente pela agonia da falta d'água sem nenhuma explicação da direção do SAAE.
Parece que quando chove o cano entope. Ou já é rodizio, dia sim, dia não.
Imaginem o que não estão sofrendo as comunidades dos povoados Pedras, Pirunga, Saúde, Quixaba que na maioria deles já estáo há dois meses sem água nas torneiras.
E este é um serviço essencial.
domingo, maio 01, 2011
NINGUEM PELAS CRIANÇAS! NINGUÉM PELA EDUCAÇÃO!
As crianças da comunidade do conjunto Asa Branca matriculados na Escola Municipal Maria do Carmo Alves, estão há aproximadamente 01 mês sem aulas e não sabem quando retornarão aos estudos. É que a prefeitura de Capela/Se, depois de anos que a escola apresentou rachaduras resolveu "reformar". Suspendeu as aulas, retirou parte do telhado e parou a obra.
Um detalhe curioso, é que essa comunidade fica a 500m do Forum da Comarca de Capela, sendo impossivel que as autoridades em especial a Representante do Ministério`Público não tenha conhecimento disso, além de não se ter placa informativa da obra, o que é praxe em nosso municipio.
Já os alunos do povoado Canta Galo, estão sendo transportados para a cidade, e estudam em uma casa sem nenhuma condição de acomodação digna de um lugar de ensino. Foi construída uma nova escola no povoado, mas por falta de carteiras e mais ainda de vontade dos que fazem a educação, os alunos continuam prejudicados, além de gerar despesas ao municipio que deveriam ser evitadas com o transporte.
Será que o motivo das autoridades competentes não tomarem as devidas providencias é porque a Secretária de Educação de Capela/Se é uma ex-desembargadora? Ou está certo tudo que está acontecendo?
sexta-feira, abril 29, 2011
MAIS UM SERVIDOR DA PREFEITURA DE CAPELA/SE ENCRENCADO NA JUSTIÇA
Tramita na justiça o processo 201162000289, movido pela Associação Sergipana de Obras Públicas e Privadas contra a Presidente da Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura de Capela/Se, atualmente a Senhora Telma, para responder sobre as irregularidades do processo licitatório que autoriza ao prefeito executar obras por administração direta, consequentemente a contratação de pessoal sem concurso público.
No dia 26/04 foi publicada a expedição da intimação para a senhora presidente da Comissão de Licitaçao..
Intimada a procuradora do municipio a manifestar-se sobre o assunto, esta não apresentou nenhum argumento.
O Tribunal de Contas de Sergipe, por unanimidade reconheceu no dia 14/04 como irregular a execução de obras por administração direta com a contratação de pessoal deliberada sem concurso público..
Seria legal que os vereadores, essa Câmara que aprova tudo, sem observar os principios fundamentais da administração pública, fossem também processados.
Fonte: tj-se e tce-se
Fonte: tj-se e tce-se
quarta-feira, abril 27, 2011
ENQUANTO ALUNOS SENTAM NO CHÃO POR FALTA DE CARTEIRAS NAS ESCOLAS...
O prefeito de Capela/Se. gastou com a mobilia do Palácio que leva o seu nome a importancia de R$ 201.197,60 (duzentos e um mil cento e noventa e sete reais e sessenta centavos), conforme publicação do diário Oficial do dia 08/03/2010.
segunda-feira, abril 25, 2011
"...JÓ, NEGO SAFADO!... MERECE UMA SURRA!"
Essa foi a maneira como o ex-presidente da Camara de Capela/Se, Sr. Jorge Souza, encontrou para atacar o proprietário deste blog, hoje pela manhã na presença de algumas pessoas, entre elas do povoado Pirunga.
O motivo do desabafo foi a publicação neste blog sobre a decisão do Tribunal de Contas de Sergipe determinando que ele e a ex-prefeita Léa devolvam cifras aos cofres públicos do municipio.
Segundo pessoas que estavam presentes, ouviram o Sr. Jorge dizer: - "jó, aquele nego safado, tá merecendo uma surra, olha aqui o retrato dele, eu não sei o que estão fazendo que não deram uma surra ainda."
- Como tenho orgulho de ser negro! E dignifico a minha cor quando também na condição de ex-presidente não integro a lista dos que vão devolver dinheiro público. Isso incomoda a muitos.
Sei que o maior problema dessa gente é a convivencia com a democracia.
Talvez o mesmo não saiba, mas cometeu um crime de preconceito racial, inafiançavel, além de ameaças.
O senhor que já foi punido pela justiça a pagar 03 meses de seus subsídios de vereador para a senhora Aurinha, por aquela atitude que foi manchete na Gazeta de Sergipe, ainda tem coragem de querer ou mandar surrar alguém?
Sou negro com muita honra! Mas Capela não é senzala!
domingo, abril 24, 2011
IMAGENS DA SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO EM CAPELA/SE
domingo, abril 17, 2011
CONTRA FOTOS NÃO HÁ ARGUMENTOS: VEREADORES DENUNCIA (ARAM) SUKITA
Estamos vendo os vereadores de Capela/Se, entregando ao Presidente do Tribunal de Contas de Sergipe, Conselheiro Reinaldo Moura, denuncias contra o prefeito Sukita, depois do episódio da eleição para presidencia da Camara em que eles foram desmoralisados em praça pública ao som do mini-trio. Agora todos voltaram ao aconchego do Palacio Manoel Messias Sukita Santos, que vem a ser a Prefeitura. Como ficarão as denuncias feitas por esses eminentes representantes do povo?
Quem está com a verdade? Como vão se pronunciar quando das diligencias do TCE em relação as deuncias? O que teria levado os vereadores voltarem atraz?
Foto: fonte TCE
CONSTRUÇÕES DE CASAS E MANSÕES MOTIVAM AÇÕES NA JUSTIÇA.
Os tradicionais boatos que ouvimos nas ruas e povoados de Capela/Se, que a edificação das casas e mansões de auxiliares e familiares do prefeito são inexplicáveis, tem gerado processos na justiça.
O primeiro a ser intimado na Delegacia e para o Forum fui eu, (jó), sob a alegação de que eu teria dito que a casa da senhora Nildete fora construida pelo primo prefeito Sukita. O que desafiei provas.
Agora já se encontra tambem com audiencia marcada para o forum de Capela/Se, a senhora Netinha,moradora da Vila Miranda, segunda ela pelo mesmo motivo, é mole!
Se a intenção é intimidar os boatos, deve ser feita uma audiencia pública ou anuncios solicitando que o povo deixe de comentar sobre o assunto, talvez cole.
Ah! mas o deputado Augusto Bezerra filmou as edificações comentadas pelo povo capelense, à luz do dia, e a qualquer momento poderão ser estampadas nas páginas dos jornais. Não vai sobrar nem um processinho para o deputado não?
sábado, abril 16, 2011
A CRIANÇA EM CAPELA/SE NÃO É PRIORIDADE!
Com a eleição da Senhora Guilhermina para presidir o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente no municipio de Capela/Se, segundo informações é comissionada da prefeitura, o que pelo menos eticamente não pode, sendo a candidata batisada e crismada pelo poder executivo, fica evidenciada a falta de prioridade com a criança e adolescente em Capela.
Os exemplos arrastam: vejam as condições das creches, das escolas do ensino fundamental, das condições da sede do Conselho tutelar, a "existencia" de programas sociais sustentáveis para crianças e adolescentes, salvo os do governo federal, a exclusão dos alunos da rede municipal do programa do governo federal UCA - um computador para cada aluno, etc.
Posso garantir que no exercicio do meu mandato de vereador, apresentei e consegui aprovação entre os meus pares para disponibilizar recursos para o Conselho tutelar equivalente a 1% da receita corrente líquida, o que possibilitou a melhoria da sede do conselho, a aquisição próprio do conselho para atender a demanda e agora nada.
Os exemplos arrastam: vejam as condições das creches, das escolas do ensino fundamental, das condições da sede do Conselho tutelar, a "existencia" de programas sociais sustentáveis para crianças e adolescentes, salvo os do governo federal, a exclusão dos alunos da rede municipal do programa do governo federal UCA - um computador para cada aluno, etc.
Posso garantir que no exercicio do meu mandato de vereador, apresentei e consegui aprovação entre os meus pares para disponibilizar recursos para o Conselho tutelar equivalente a 1% da receita corrente líquida, o que possibilitou a melhoria da sede do conselho, a aquisição próprio do conselho para atender a demanda e agora nada.
quinta-feira, abril 14, 2011
EX-PREFEITO E EX-PRESIDENTE DA CAMARA DE CAPELA/SE PUNIDOS PELO TCE
As gavetas da Camara de vereadores de Capela/Se, continuam abarrotando de processos. Depois do Relatório da CGU contendo 157 páginas,conforme informação de um membro do Poder Legislativo, a semana passada o Tribunal de Contas de Sergipe enviou para aquela Casa a tomada de contas de um ex-prefeito com o parecer em que o mesmo devolva algo em torno de 50 mil reais.
Hoje, a Camara recebeu do TCE a tomada de contas de um ex-presidente da Camara de Vereadores, com a decisão em que o mesmo devolva aos cofres públicos algo em torno de 200 mi reais.
ELEIÇAO PARA O CMDCA DE CAPELA/SE
Esta tarde será realizada a eleição para composição do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do municipio de Capela/Se.
É o Conselho municipal, de acordo com o Estatuto, o responsavel por traçar metas de proteção, bem como acompanhar a execução orçamentárias do municipio dirigidas às politicas de atendimento da criança e adolescente
O conselho tutelar é responsavel pela execução das políticas de atendimento, enquanto o Conselho Municipal é responsavel pelo planejamento e acompanhamento dessas políticas em nome da sociedade.
quarta-feira, abril 13, 2011
AS MANOBRAS NA LICITAÇÃO PARA A MERENDA ESCOLAR EM CAPELA/SE
Os vicios do cachimbo é que deixa o bico torto.
A Comissão Permanente de Licitação do municipio de Capela/Se, declarou deserta a licitação da chamada pública 02/2011 destinada a aquisição de gêneros alimenticios da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural, prevista para o dia 30/03/2011, destinado a alimentação escolar para a rede municipal de ensino, por falta de interessados.
Como que o produtor rural de Capela tomaria conhecimento de tal licitação que foi publicado em um jornal que não se sabe qual e que não circula na zona rural?
Por que a Secretaria Municipal de Agricultura não mantem um cadastro de produtores da agricultura familiar, organizando-os para participarem desses processos, se o objetivo é fortalecer a economia local?
A quem interessa que esse tipo de informação não chegue ao agricultor e empreendedor familiar?
Interessa aos especialistas de fraudarem as licitações. De forma legal, declaram deserta a licitação e direcionam a compra para os vendedores de sempre. Pessoas que não produzem nada e vendem tudo, quem não cria sequer um pinto e fornecem frangos e outras coisas mais.
O MPF já possui denuncias do Conselho de Alimentação Escolar e do senhor Almir, morador de Vila Barracas que consta como grande fornecedor de produtos para a merenda escolar, mas ele afirma nunca ter vendido uma cabeça de alho, mas até os cheques foram sacados segundo ele, com imitação grosseira de sua assinatura.
O que nos causa sofrimentos é ver que as pessoas mesmo sabendo de problemas judiciais, processos com pedidos de prisão ainda e arriscam assinar o que não conhecem. Amigos, tomem cuidado!Olhem! quem for processado e condenado, mesmo sendo servidor público concursado, poderá perder até o seu emprego pra o bem do serviço público. Vigiem pelo amor de Deus!
terça-feira, abril 12, 2011
PEQUENOS PAGANDO PELO GRANDE PECADOR
SERVIDORES PUBLICOS DA PREFEITURA DE CAPELA/SE DENUNCIADOS PELO MPF POR FALSIFICAÇÃO DE DECLARAÇÕES PARA CONCESSÕES DE ALVARÁS PARA SUPOSTOS TAXISTAS.
ELES AGIRAM ESPONTANEAMENTE OU OBEDECERAM DETERMINADAS INDICAÇÕES SUPERIORES?
Leia o comentário 1 desta postagem.
O MPF - Ministério Público Federal denuncia 02 servidores publico municipal de Capela/Se por falsificação de Alvarás para taxistas.
Nós que fazemos este blog não ficamos nada satisfeitos com a encrenca em que pessoas do nosso convivio se meteram enquanto o mangangão fica ileso.
Isso servirá de exemplo a outros. Cuidado gente!
ELES AGIRAM ESPONTANEAMENTE OU OBEDECERAM DETERMINADAS INDICAÇÕES SUPERIORES?
Leia o comentário 1 desta postagem.
O MPF - Ministério Público Federal denuncia 02 servidores publico municipal de Capela/Se por falsificação de Alvarás para taxistas.
Nós que fazemos este blog não ficamos nada satisfeitos com a encrenca em que pessoas do nosso convivio se meteram enquanto o mangangão fica ileso.
Isso servirá de exemplo a outros. Cuidado gente!
CAPELA/SE - O MUNICIPIO INFECTADO PELA CORRUPÇAO
Hoje 12/04 uma senhora chegou na Praça Manoel Cardoso Souza, irritadissima e seguia em direção à Camara de Vereadores. Ela comentou que fora contratada por um vereador para receber uma remuneração mensal de R$ 900,00. Depois de alguns meses foi exonerada e deu entrada no Seguro desemprego. Só que quando do recebimento das parcelas do referido Seguro a mesma viajava até a Caixa Economica de Maruim/Se em companhia de uma assessora do vereador para que o dinheiro (recebido do seguro desemprego) fosse repassado a assessora, e esta ao paralamentar.
Ao buscar algum benefício previdenciario, e senhora (exonerada) enfrentou problemas o botou a boca no tormbone antes de entrar no prédio da Camara.
Como trata-se de uma questão envolvendo a Camara, vamos esperar se algum vereador comenta ou silenciará pela conivencia e cumplicidade.
Se não bastasse os Relatório da CGU envolvendo o Poder Executivo.
Se não bastasse os Relatório da CGU envolvendo o Poder Executivo.
NUMEROS INCONSISTENTES, NÃO OFICIAIS, EGANOSOS.
O DIEESE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconomicos, publicou no mês de março/2011 a taxa de desemprego no Brasil, devidindo por regiões. Mediu-se a região Salvador/Recife, compreendida aí Sergipe e Alagoas, e o resultado da taxa de desemprego nessa região chegou a 14%.
Capela/Se está inserida neste contexto, e todos que moramos aquí, sabemos que a taxa de desemprego é altíssima. Qual a oportunidade de emprego gerada para os jovens capelenses cuja classe gira em torno de 25% da população? (ver censo IBGE 2010) Algum mandatário terá a coragem de afirmar, mesmo através de redes sociais que o municipio gera oportunidade de empregos em especial para os jovens de nossa cidade. Os pais de familias que compõem a População Economicamente Ativa, com o pejamento das usinas, qual outras alternativas são oferecidas? A mão amiga?
Precisamos ter responsabilidade com as informações, e este tem sido o papela deste blog.
Se esse da do não tem consistencia, arrastam os outros como exemplo.
sexta-feira, abril 08, 2011
VEREADORES DE CAPELA POSAM PRA FOTOS EM BRASILIA-DF
Este blog informou de primeira mão a viagem de parte dos vereadores na semana passada para Maceió/AL, e nesta semana os demais viajaram para Brasilia/DF. Somente depois de nossa publicação, confirmaando a nossa postagem, o blog Vereador Comenta, exibe as fotos dos mesmos posando em foto ao lado do deputado federal Valadares Filho no plenário da Camara dos Deputados
Ainda há informações de que foi levado na bagagem dos mesmos muitos projetos para Capela/Se, e isso é importantissimo para o povo capelense, estamos ansiosos para postar os tais projetos.
Como o povo é o patrão dos mandatários, nada mais justo do que a população saber da participação dos vereadores nos congressos, mesmo antes da viagem.
Não fosse o Transparencia Capela a população nem sabia dessa viagem tão mportante.
quinta-feira, abril 07, 2011
"...OU SE INSTALA A MORALIDADE OU LOCUPLETEM-SE TODOS".
Assim se define os membros da Camara de Vereadores de Capela. Depois de embates, chingamentos, ameaças em praça pública, agora locupletam-se todos, divididos em blocos.
A semana passada um grupo de vereadores veranearam em forma de congresso em Maceió/AL, esta semana o outro bloco estão veraneando em Brasilia-DF.
O valor da diária paga a cada paralamentar é de R$ 550,00, o que significa que por 05 dias de cada paralamentar o povo paga R$ 2.750,00 livre de tudo, e ainda, segundo denuncia da vereadora Léa Sobral, a empresa que organiza o veraneio/congresso tem sociedade com a esposa de um vereador de Capela/Se
PISO NACIONAL DE SALARIOS DO MAGISTÉRIO - VITORIA NO STF
Nesta quarta-feira dia 06/04, o Supremo Tribunal Federal, julgou pela constitucionalidade do Piso Nacional de Salários do Magistério, fixado pela MEC para este ano de 2011 em R$ 1.187,00 para a jornada de 40 horas semanais. Esse deve ser o vencimento base.
O julgamento ampliou ainda o entendimento de que o piso significa a remuneração básica, sendo proibida a compensação com outras vantagens como: regencia, titulaçao, triênios etc, como aconteceu em nossa cidade Capela/Se que reduziu o percentual da regencia de 50% para 10% a fim de aumentar a remuneração básica.
O Ministro relator Joaquim Barbosa assim se pronunciou: "Não me comove, não me sensibiliza nem um pouco argumentos de ordens orçamentárias. O que me sensibiliza é a questão da desigualdade intrinseca que está envolvida. Duvido que não haja um grande numero de categorias de servidores, que não esta, que tenha rendimentos de pelo menos 10, 12 e até 15 vezes mais que esse piso".
terça-feira, abril 05, 2011
ÁGUA DO PAJAÚ(MIRANDA) IMPRÓPRIA PARA O CONSUMO HUMANO
A comunidade de Vila Miranda, Capela/Se estão bebendo água que de acordo com análises colhida pela autarquia municipal responsável pelo fornecimento em nosso municipio, não é recomendável para o consumo humano. O abastecimento é feito por duas fontes de captações: A fonte grande, é própria para consumo, já o Pajaú é impróprio para o consumo humano. Além da presença de coliformes fecais ainda tem coloração: amarela!
O problema de abastecimento de água vem se agravando desde a cidade com a falta constantes e nos povoados Saúde, Quixaba mais ainda.
Para a direção do SAAE de Capela, é simples informar para a população que é por falta de bomba A, equipamento B ou qualquer outra justificativa.
Na verdade é que não existe planejamento de investimentos estratégico para atender a demanda nem por parte do municipio e tão pouco da empresa.
Quando o Sr. Marcelo Viana deixou a direção do SAAE, publicou e distribuiu em toda cidade um informativo no qual indicava como garantida uma emenda do governo federal para melhoria do sistema de abastecimento de água em Capela no valor de R$ 10.000.000,00 (dez milhões de reais).
Para que todos saibam, a Capela não tem problemas com aquíferos (minadoros) que são abundantes, falta mesmo gestão de investimentos.
Esse não seria um bom tema para ser tratado pelos vereadores?
sábado, abril 02, 2011
MATERNIDADE NÃO TEM EQUIPE DE MÉDICOS COMPLETA
O Centro de Obstetricia Leonor Barreto Franco, maternidade, de Capela/Se, não está dispondo da equipe médica completa regular para atender as parturientas nos partos e os recém-nascidos.
Nem todos os dias tem pediatra no plantão, e outras especialidades necessárias ao atendimento maternal.
Uma acompanhante de uma paciente nos informou que chegando à maternidade recebeu a seguinte sugestão, se podemos chamar de sugestão: " se essa parturiente viesse ontem, teve pediatra".
Olha, sabemos que o governo do Estado com os nossos impostos, paga uma quantidade fabulosa de dinheiro para a Fundação Hospitalar de Saúde, que terceiriza muitos serviços e vem prestando um serviço de baixa qualidade.
Isso é crime previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, e aproveitamos este espaço para solicitar ao Conselho Tutelar para investigar a denuncia e comunicar ao Representante do Ministério Público para corrigir a possivel negligencia por parte da Fudação Hospitalar de Sergipe.
quarta-feira, março 30, 2011
ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS MALTRATADOS, PREJUDICADOS!
Os alunos dos cursos de nível superior e técnico profissionalizantes de Capela/Se, estão sofrendo e tendo prejuizos pela ausencia em provas, bem como por faltas.
Os ônibus que os transportam, além da superlotação e desconforto, são 03 alunos em cada poltrona própria para duas crianças, muitos viajam assentados no chão e outros em pé.
Esta semana, os alunos ligaram para o responsavel na prefeitura, pedindo que os ônibus seguissem viagem pela Barra devido aos serviços da ponte de Pedra Branca que interompe o trânsito, atrasando na chegada e receberam a seguinte resposta: Além da gente dar o ônibus voces ainda querem exigir.
Resultado. Quando o carro chegou ao final da linha era quase oito horas. Não precisa nem dizer de quem foi o prejuizo né?
Um municipio que tem o orçamento de 58.227.771,74 (cinquenta e oito milhões, duzentos e vinte e sete mil, setecentos e setenta e um reais e setenta e quatro centavos) para este ano de 2011, não tem justificativa para negar um transporte decente, amplo e digno aos jovens estudantes de Capela.
Sugerimos diminuir a quantidade dos carros de passeios de cor prata, onde todos se parecem para confundir as pessoas, e servem bem para farras e viagens outras cujo resultado pode ser encontrado nas segundas feiras na hora de lava-los: Vômitos, latinhas de cerveja, litros e copos de wisque etc. etc.
TEM PEIXE GRANDE NA FRIGIDEIRA
Alguns aliados do prefeito Sukita, ainda alimentam a remota esperança de serem indicados como candidatos a sucessão municipal nas eleições de 2012. Pelo visto, a frigideira já está pronta com o azeite e já começa fritar peixes grandes que já entram na panela da fritura de pesquisas eleitorais, cujo objetivo é tira-los primeiro da panela da sucessão.
Numa linguagem conotativa com peixes, os componentes da Camara serão tratados como pilombetas no processo de sucessão municipal de Capela/Se. Vai ser uma ferida de constrangimento que não há medicina que cure.
Os exemplos arrastam; Zé Arimatéa, Marcelo Viana, Rodrigo Fontes.
O CUSTO DA CAMARA DE VEREADORES DE CAPELA/SE
1,8 milhões é o orçamento da Camara de Vereadores de Capela/Se para este ano de 2011. É maior do que muitas prefeituras de municipios pequenos do Estado de Sergipe.
Cada vereador custa aos cofres do municipio de Capela, a bacatela de 200 mil anual, o que significa dizer que cada um dos vereadores de Capela (Bebe água, Carlos Augusto, Zezinho, Alexsandro, Léa, Romildo, Ninho, Meirinha, Toninho Arimatéa), custam aos cofres do municipio 16.600 mensal.
Fonte; orçamento municipal 2011
Cada vereador custa aos cofres do municipio de Capela, a bacatela de 200 mil anual, o que significa dizer que cada um dos vereadores de Capela (Bebe água, Carlos Augusto, Zezinho, Alexsandro, Léa, Romildo, Ninho, Meirinha, Toninho Arimatéa), custam aos cofres do municipio 16.600 mensal.
Fonte; orçamento municipal 2011
segunda-feira, março 28, 2011
TOMADAS AS DEVIDAS PROVIDENCIAS: - "GAVETA"!
Perguntar não deve ofender. Por que os vereadores de Capela/Se, não falaram e nem falam sobre o Relatório da CGU? Se após a conclusão o Ministro da Controladoria Geral da União encaminhou para a Camara de Vereadores para adotar providencias?
O que leva o paralamentar de Capela a silenciar diante de constatações que causaram prejuizos ao erário e à população?
Não fosse este blog, Transparencia Capela, a sociedade sequer sabia da existencia e da mão metida no cofre público de Capela.
Será se o paralamentar não sabe que a sua principal função Constitucional é fiscalizar o Poder Executivo?
O paralamentar de Capela é diferente, defende o Prefeito e esquece o povo.
Por isso, o destino do Relatório da CGU na Camara foi GAVETA. Nem precisou ler.
Não é PARALAMENTAR?
domingo, março 27, 2011
JORNALISTA PUBLICA, QUESTIONA A CREDIBILIDADE DOS PRÊMIOS
O jornalista, radialista e escritor Claudio Nunes, publicou em seu blog, republicadas também pela Primos, a credibilidade das empresas que concederam pêmios ao Prefeito Sukita no ano de 2009 a IBVG - Instituto Brasileiro de Verificação de Gestão, e agora no ano de 2010 a UBD - União Brasileira de Divulgação Depois de longas pesquisas, chegou-se a conclusão que as tais empresas não possuem nenhuma capacidade tecnológica ou qualquer outra, de avaliar e classificar a gestão pública de nenhum ente, mesmma forma que não indica nenhuma metodologia de captação de dados para conclusão do perfil desejado.
Para o pesquisador, trata-se de uma industria de venda de prêmios a prefeitos, e ainda faz uma pergunta: - Quanto foi que a Prefeitura de Capela/Se, pagou a essas empresas pela concessão do prêmio?
sábado, março 26, 2011
A GUARDA MUNICIPAL VIROU PORTEIRO DE HOTEL
A guarda Municipal de Capela/Se e nós ficamos surpresos quando tivemos acesso a RAIS - Relação Anual de Informações Sociais ano base 2009 e observamos que eles foram cadastrado como PORTEIRO DE HOTEL. É cômico! Capela só tem um Hotel e não é público. Tem pousadas, muitas.
É uma pena que uma instituição que poderia dar certo, atendendo uma necessidade básica da sociedade como é a segurança, seja tratada da forma desrespeitosa, descompromissada.
DEPUTADO AUGUSTO BEZERRA FISCALIZARÁ OBRAS EM CAPELA/SE
O deputado Augusto Bezerra (DEM), garantiu durante um debate com o prefeito Sukita na FM OURO NEGRO, que virá a Capela segunda-feira dia 28/03, para fiscalizar as obras executadas pelo Prefeito
, na oportunidade, o deputado vai manter contato com membros da guarda municipal, visitará estabelecimentos búblicos, postos e clinicas de saude, comunidades desassistidas pelo poder público municipal com objetivo de robustecer as denuncias constatadas no Relatório da CGU.
A execução de obras públicas sem a devida placa. Aos cidadão de Capela/Se não é dado o diereito de saber qual a empresa, quanto custou, o prazo de execução e a fonte de recurso, dando lugar aos diversos comentários dos proprios trabalhadores de que quem comanda a obra são os familiares do prefeito uma senhora que chegou no municipio como engenheira.
O deputado fará cobrança na tribuna da Assembleia Legislativa e pessoalmente ao Representante do Ministério Público da Comarca de Capela.
O deputado Augusto conversará com populares para inteirar-se sobre os sinais exteriores de riquezas dos auxiliares do prefeito e de enriquecimentos misteriosos com visitas in loco
O Prefeito Sukita e sua administração tem um problema cronico com a Transparencia
Como a cruz espanta Satanáz, a Transparencia espanta a administração do prefeito Sukita.
quinta-feira, março 24, 2011
GOVERNO DO ESTADO INAUGURA UPAs EM CAPELA/SE
O governo do Estado de Sergipe através da Secretaria de Estado da Saúde, inaugura nesta sexta-feira a Unidade Padrão de Atendimento da sede, que situa-se na Av Quintino Bocaiuva, e no sábado será inaugurada a de Vila Pedras.
A estrutura física bem aparelhada é digna do atendimento ao povo capelense.
Esperamos que a estrutura de recursos humanos estejam também à altura da estrutura física para que não assistamos ninguém morrer na calçada da Prefeitura por falta de atendimento médico como aconteceu no dia 24/12/2010 em nossa cidade.
FRANGO PODRE, PÃO SECO E INUNDAÇÕES
As escolas da rede municipal de ensino de Capela/Se, passam por uma crise tsunamica, consequentemente, os alunos são o principal alvo dessa falta de respeito e de compromisso da gestão publica com a educação.
Nessa segunda feira, a Escola Aurelina preparava frangos podres. Uma das professoras ao chegar na cozinha sentiu o mau cheiro e fora informada que era o frango a ser "temperado" para servir aos alunos. A professora destemida e corajosa disse que denunciaria se aquela iguaria fosse servida, chegando a reclamar diretamente na Secretaria de Educação. Durante a semana foi servido o famoso pãozinho seco.
Nessa quinta-feira foi o dia das inundações, choveu mais dentro das escolas do municipio do que na rua. As aulas foram suspensas nas Escolas Zózimo Lima, Aurelina.José Ferreira por causa das aguas que inundavam as salas.
Imaginem que essas Escolas foram reformadas recentemente, no papel estaão novinhas, novinhas
sexta-feira, março 18, 2011
CADÊ OS SENADORES E DEPUTADOS MAIS VOTADOS EM CAPELA?
É momentoso que a população capelense, especialmente os jovens, despertem para as ações políticas daqueles que vem a cada eleição buscar os votos para complementar suas eleições.
A campanha do deputado André Moura para levar a Japaratuba uma unidade de Escola Técnica Profissionalizante, põe em dúvida a real preocupação que aqueles senadores e deputados mais votados têm com Capela.
Na verdade, o municipio de Japaratuba demonstra através do deputado André, uma sintonia com a politica do governo federal de expandir o ensino técnico e a satisfaçao da necessidade daquela população, não podemos deixar de engrandecer a atitude de André.
Mas, cá pra nós capelenses,o parque industrial de Capela/Se, não é maior que o municipio vizinho? É no povoado Miranda que será explorado a Carnalita/Silvinita, as as maiores agroindustias entre outras menores. Quem vai defender os interesses de nossa amada terra? cadê o senador Valadares, Amorim e os deputados Valadares Filho que arrancaram a grande maioria dos votos da nossa gente?
João Alves em sua campanha garantiu que essa escola seria instalada aqui em Capela.
E agora conterraneos, quem fala por nós?
quinta-feira, março 17, 2011
CRECHES DE CAPELA/SE - UM DESCASO DO PODER PUBLICO MUNICIPAL
A nossa equipe visitou a Creche da Avenida Astrogésilo Porto (baixinha), e ficaram estarrecidos com o que viram, as condições as quais ficam submetidas aquelas crianças é um gesto desumano, cruel e algoz. A sociedade deveria fazer uma visita àquele estabelecimento. Os vereadores, defensores da administração, aliados.
Para se ter uma idéia do que fora visto por exemplo, um sabonete serve para todas as crianças, enquanto a agua é captada diretamente da torneira em vasos de refrigerante por falta de filtros.
As demais crueldades esperam que a sociedade visite e vejam.
Ou melhor, visitem todas as creches.
quarta-feira, março 16, 2011
OS PROFESSORES LOTARAM O AUDITÓRIO DO PALÁCIO MUNICIPAL
Os professores da rede municipal de Capela/Se, lotaram o auditório do palácio do governo municipal para resistirem a vontade do prefeito em utilizar os recursos disponiveis para conceder o reajuste salarial, para construção de escolas. Os mestres responderam não.
Alguns pais fizeram declarações de arrepiar: uma mãe, levatou-se e disse: prefeito, minha filha estuda na Escola José Ferreira, todos os dias que a leva a escola, volto com o coração partido, pois minha filha senta no chão por falta de carteira, esta semana levei uma cadeira de casa.
Outra disse que sua filha lhe perguntou: mãe, por que o prefeito para construir escolas tem que cortar os salários dos professores? a mãe respondeu a filha, eu não sei. Então essa mãe disse, eu queria que o senhor prefeito explicasse.
IMORAL A PROPOSTA DE PRESSIONAR OS PROFESSORES ABRIR MÃO DO PISO SALARIAL
Amanhã estarão reunidos o prefeito de Capela/Se, os membros do Conselho de Educação, Vereadores, auxiliares do governo municipal e cada diretor foi orientado para levar no minimo 04 pais de alunos. O objetivo é pressionar os professores abrirem mão de seus reajustes salariais, cumprimento da lei do PISO NACIONAL DE SALARIOS.
O prefeito alega que só poderá construir escolas se os professores abdicarem desse direito.
O municipio de Capela/Se, recebeu somente de recursos da Transferencia de Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Naturais (Vale e Petrobrás) no período de 2005/2010 um montante de R$ 40.505.101,70 (quarenta milhões quinhentos e cinco mil, cento e um reais e setenta centavos). Esse recurso não pode ser gasto com folha de pagamento, deve ser usado em infraestrutura: construção, reforma e ampliação de escolas por exemplo.
Ainda, a receita do Fundeb no periodo 2005/2009 cresceu 56,25%, ou seja subiu de R$ 5.226.682,00 (cinco milhões, duzentos e vinte e seis mil, seiscentos e oitenta e dois reais) para R$ 9.290.882,00.(nove milhões, duzentos e nventa mil oitocentos e oitenta e dois reais). Um fato curioso é que em 2009 o valor pago aos profissionais do Magistério foi R$ 6.818.053,00 não sendo verdadeira a informação de que o municipio estaria gastando 100% com a folha de pagamento.
Fonte: SISTN
terça-feira, março 15, 2011
FALTA DE MÉDICOS GERA DESESPERO E INDIGNAÇÃO
Esta noite quem passou em frente as farmácias da cidade de Capela/Se percebeu a grande movimentação. Não foi para despachar receitas médicas, mas para automedicar.
O Hospital que dispõe de 01 médico para atender aos pacientes internos e emergencia, foi superlotado motivo pelo qual o plantão não tinha condições para atender a demanda, as pessoas com filhos e entes queridos enfermos correram para as chamadas consultas farmacêuticas.
Em momentos de indignação, ouví muitos revoltados pela falta de respeito com a população referente ausencia de profissional da medicina nos momentos qe mais se precisa.
Somos uma população com mais de 30 mil habitantes e não é respeitoso, responsavel o municipio não gerenciar uma politica de saúde séria para o povo que o prefeito diz ser empregado.
segunda-feira, março 14, 2011
O LIVRO DO SILÊNCIO
A população capelense tem reclamdo muito sobre o posicionamento dos vereadores em relação aos últimos acontecimentos envolvendo a Administração Pública Municipal: escolas sem merenda, alunos sem aula, comunidade sofrendo por falta de agua, polêmica em processos de licitação, prefeito e auxiliares multados por prática de irregularidades, servidores depondo na Policia Federal, representações junto ao Tribnal de Contas, e Ministério Público, sinais exteriores de riquezas esbanjados e comentados pela população, o Relatório de constatação de irregularidades produzido pela CGU, falta de médicos entre outras necessidades reclamada pelo povo.
Os nobre vereadores sequer tratam desses assuntos na sessão ou em lugar nenhum.
Os mais críticos afirmam que o executivo entregou a cada um dos 09 vereadores - O LIVRO DO SILENCIO, isto é, não podem falar nada, o compromisso da leitura é ficarem calados, se não as benesses serão cortadas.
ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL
Os técnicos da CGU constataram que a Secretaria de Ação Social do municipio de Capela/Se, gastou R$ 25.688,00 com fardamentos para as crianças do PETI, o que chama a atenção é o custo unitário de farda por aluno. São cadastrados 172 crianças no programa e cada fardamento custou R$ 149,34 e como se não bastasse foi pago 02 buffês um no valor de R$ 7.800,00 e outro no valor de R$ 6.900,00, totalizando R$ 14.700,00. Nenhum criança afirma ter se banqueteado nessa fartura.
domingo, março 13, 2011
ENVOLVIDOS NO RELATÓRIO DA CGU DEPÕEM NA PF
Todos os que praticaram e aqueles que apuseram suas assinaturas para legalizar irregularidades, manejos e falcatruas constatadas no Relatório da CGU, já estão sendo intimados para depor na Policia Federal. A semana passada foi a vez de uma pessoa da Secretaria de Educação, na próxima já vai um Secretário, outros mais já foram intimados e ouvidos.
Numa linguagem conotativa, ousamos dizer que as placas tectOnicas da Administração estão gerando o tsunami que já deixa muitos envolvidos sem dormir.
Quem ainda não foi listado, cuidado com a aposição de sua assinatura em qual quer documento, pois pode está entrando numa fira.
E mais, quem é parente ou mais achegado ao prefeio Sukita, tem o privilégio de ser acompanhado por um advogado pago com recurso público, os que não são depôem sozinho.
Ah! Nenhum professor deverá assinar se reponsabilizando de entrega de livros para alunos. O material deverá ser entregue diretmente ao aluno pela Secretaria de Educação.
sábado, março 05, 2011
GRAVE, MUITO GRAVE, GRAVÍSSIMO!
Em reunião com os taxistas das duas cooperativas existentes no municipio de Capela/Se, o Prefeito Sukita denunciou que existe alguem falsificando sua assinatura e seu carimbo para conceder Alvarás supostamente falsos a pessoas que não são taxistas em Capela para serem beneficiados com a compra de carros novos com isenção do IPI.
Por se tratar de crimes de falsidade ideologica, de sonegação fiscal e contra a administração pública, precisamos saber se o devido inquérito administrativo já foi instaurado pelo Prefeito.
O motivo da tal declaração dada pelo prefeito é que corre em segredo de justiça um processo na Policia Federal com indicios de distribuição de Alvarás para pessoas que nem residem no municipio.
Recomendo as pessoas de bem que foram "beneficiadas" para tomarem providencias sanadores, pois pelo visto nesta declaração tem alguem tirando o braço da seringa.
quinta-feira, março 03, 2011
PÃO MORFADO COM JENIPAPADA (SUCO DE JENIPAPO)
Foi servido ontem aos alunos da rede pública municipal de ensino de Capela/Se, pão morfado com suco de jenipapo, a jenipapada. Devido ao mau cheiro e o morfo os alunos rejeitaram os pães "asmos" jogando-os no lixo.
Apesar de ser publicado na imprensa falada e escrita, não é verdadeira a informação de que se oferece duas refeições em cada turno.
Apesar de ser publicado na imprensa falada e escrita, não é verdadeira a informação de que se oferece duas refeições em cada turno.
NUMEROS REAIS, VERDADEIROS, COMPROVADOS.
A nossa equipe visitou as comunidades onde foram construidas casas pela atual administração municipal de Capela/Se, e confirmou numeros bem diferentes daqueles anunciados nos jornais local e Cinform.
Foram construidas 212 na sede - Conjunto João Nunes; 21 no povoado Terra Dura e 42 na Vila Miranda, totalizando 276 casas construidas e não 566 como foi publicado nos jornais.
Devido a importancia do projeto de conceder casas para as familias carentes pela administração municipal, por si só já é um ato de grandeza não sendo necessário manipular numeros ou coisa semelhante.
Onde foram construidas as 290? A quem ou para quem serve as informações distorcidas?
Foram construidas 212 na sede - Conjunto João Nunes; 21 no povoado Terra Dura e 42 na Vila Miranda, totalizando 276 casas construidas e não 566 como foi publicado nos jornais.
Devido a importancia do projeto de conceder casas para as familias carentes pela administração municipal, por si só já é um ato de grandeza não sendo necessário manipular numeros ou coisa semelhante.
Onde foram construidas as 290? A quem ou para quem serve as informações distorcidas?
quarta-feira, março 02, 2011
PROFESSORES DE CAPELA/SE NÃO TERÃO REAJUSTE SALARIAL
Este ano 2011, os profissionais do Magistério de Capela/Se não terão reajuste salarial. O prefeito Sukita compareceu à reunião do Conselho Municipal de Educação na tarde de hoje, 02/03, e informou que náo concederá reajuste aos professores porque os recursos disponiveis serão utilizados para construção e reformas das escolas.
Na oportunidade, o prefeito apresentou a planta da propalada escola com 40 salas de aulas e foi questionado onde seria edificada, ao que ele respondeu que não sabe ainda porque não tem o terreno.
RETRÓGRADOS, PERVERSOS, MALVADOS.
Os alunos da rede pública municipal de ensino de Capela/Se não foram incluidos no UCA - um computador para cada aluno, programa do governo federal que doaria a cada aluno 01 leeptop.
A administração municipal simplesmente julgou que os seus alunos não estavam preparados para receberem o equipamento. Esta justificativa foi dada hoje por ocasião da reunião do Conselho Municipal de Educação.
A inclusão não custaria nada aos cofres públicos do municipio.
A juventude estudantil sofre mais esse prejuizo.
segunda-feira, fevereiro 28, 2011
YOGURTES VENCIDOS COMO MERENDA ESCOLAR
Esta é a triste realidade que vivem os alunos da rede municipal de ensino do municipio de Capela/Se, aproxime a foto e vemos que os yogurtes estão vencidos desde o mes de janeiro/2011.
A creche Rei Davi ainda não iniciou as atividades, a Escola Major Honorino em Vila Pedras as aulas seguem uma orientação para ques aulas matutinas terminem as 10:00hs e vespertino terminam às 15:00hs por motivo de falta de merenda escolar outras turmas foram orientadas a não irem à escola por motivo de falta de carteiras.
ENCONTRADA
![]() |
| Foto recebida por e-mail da empresa que vneceu uma licitação no municipio de Capela/Se no valor de R$ 4,8 milhoes de reais |
Este blog recebeu via e-mail estas fotos que indicam o local onde se situa a empresa que venceu uma licitação para fornecimento de material de construção com o municipio de Capela/Se no valor de R$ 4,8 milhoes de reais.A empresa foi aberta em 2006 e comercializa com materiais de construção, madeira e derivados, generos alimenticios, peças para veículos e automotores, artigos esportivos, equipamentos e materiais para informática. ferragens, produtos de limpeza e conservação domiciliar etc. O ex-deputado federal Zé Carlos Machado e o deputado Augusto Bezerra mantém reservado o respectivo endereço, informando apenas que a mega loja fica no bairro Suiça em Aracaju.A razão Social é F1 e no local o nome de fantasia é outro.
O deputado Augusto Bezerra através do jornal O Correio de Sergipe, denunciou essa licitação, chamando a atenção do Ministério Público com a seguinte manchete; "O Ministério Público tem que agir em Capela".
Daí pra cá, p deputado continuou uma diligencia para verificar a lisura do processo e já chegou nessa informação. Resta-nos aguardar a conclusão.
O deputado Augusto Bezerra através do jornal O Correio de Sergipe, denunciou essa licitação, chamando a atenção do Ministério Público com a seguinte manchete; "O Ministério Público tem que agir em Capela".
Daí pra cá, p deputado continuou uma diligencia para verificar a lisura do processo e já chegou nessa informação. Resta-nos aguardar a conclusão.
domingo, fevereiro 27, 2011
CONSELHEIRO TUTELAR OU CABO ELEITORAL?
Chega-nos a informação de que alguns conselheiros tutelares estão se utilizando da estrutura do conselho para prestarem serviço de cabos eleitorais para vereadores.
A vinculação é praticada quando adolescentes ou seus pais procuram os serviços públicos necessários à atenção da criança e adolescente através do conselho, então os tais conselheiros recorrem ao vereador que atende ao pedido do coselheiro para que esse faça propaganda de seu nome já para a próxima campanha eleitoral de 2012.
Teve um que recentemente cobrou de uma familia a quantia de R$ 2.000,00 para buscar uma adolescente em São Paulo.
sábado, fevereiro 26, 2011
NA PISTA DOS ESCLARECIMENTOS
O deputado estadual Augusto Bezerra e o ex-deputado federal Zé Carlos Machado já estão com os dados completos da F1, empresa que ganhou uma licitação para fornecer materiais de construção ao municipio de Capela/Se no valor de 4,8 milhoes de reais.
A qualquer instante os capelenses poderão ser surpreendidos com noticiários dando esclarecimentos mais precisos sobre esse embróglio.
A qualquer instante os capelenses poderão ser surpreendidos com noticiários dando esclarecimentos mais precisos sobre esse embróglio.
EDUCAÇÃO DE CAPELA/SE NA UTI
Pasmem! Os alunos da rede municipal de ensino no horário matutino só estão tendo aulas até às 10:00h, o vespetino até às 15:00hs, motivo, falta de merenda. Segundo as informações sequer foi feita a licitação.
Ainda na Escola Aurelina no bairro São Cristovão e Zózimo Lima no povoado Pirunga, os alunos assistem aulas em pé ou assentados no chão. Já na Escola Antonio Ferreira, algumas turmas foram dispensadas até que cheguem carteiras.
Tudo isso acontecendo e ainda tem uma ordem de que ninguem pode entrar nos estabelecimentos e fotografar nada.
Esse espaço está a disposição de professores, alunos, pais de alunos e da comunidade em geral que queiram nos trazer mais infomações, manteremos o sigilo da fonte.
Ou através do e-mail jorgival2009@hotmail.com
quarta-feira, fevereiro 23, 2011
URUBUS E CÃES TOMAM CONTA DA RUA SÃO PEDRO
Nessa terça-feira, os moradores da Rua São Pedro observaram uma cena inusitada. Dezenas de urubus tomaram conta da rua para se alimentarem dos restos da feira que aconteceu no dia anterior(segunda-feira). A Prefeitura não fez a limpeza da rua e o mau cheiro produzido por carnes podres, peixes, visceras de aves, etc. atraiu urubus e cães. Os moradores indignados chamaram o Diretor do SAAE que vem a ser o irmão do Prefeito Sukita para presenciar o fato, e que a partir desse momento digno ser apresentado no Programa o Panico ou CQC, foi tomada as providencias da retirada do lixo fétido.
Cadê a vigilancia Sanitária de Capela?
Assinar:
Postagens (Atom)




