No dia 31/05 os capelenses mantêm a tradição de "acordar São João" com a animada Sarandaia. À meia noite a multidão sai às ruas ao som do zabumba e do pífanos cantando: "Oia a Sarandaia, oia a Sarandaia, acorda minha gente que já vem a Sarandaia"
Ao chegarem nas portas passa-se a cantar outra música chamando o dono da casa dizendo assim:
"Ô seu José (se for o caso) abra a porta que eu quero beber (tris)
hoje é primeiro de São João, abra essa porta pra nós beber
se não tiver cachaça, traga dinheiro pra nós pagar o zabumbeiro".
O dono da casa acende a luz, a o canto continua dizendo:
" Acendeu a luz, ele já vem
ele já deu, muito obrigado
ele é freguês de todo ano
até para ao ano se Deus quizer".
Mas quando o o dono da casa não abre a porta eles cantam:
"Ele é pão duro, ele é pão duro"
É uma manifestação folclorica há mais de 60 anos que só os capelenses sabem fazer. Quem é filho de Capela e reside em outras localidades recordam esses momentos ímpares.
Parabéns Jó por lembrar dessa manifestação cultural tipicamente capelense, criada por um capelense que amava tanto a Festa do Mastro de Capela que deu uma contribuição ímpar criando a Sarandaia na década de 1960, Ary Cabral Vieira. Que essas pessoas não sejam esquecidas e que a nossa cultura prevaleça mesmo com um administrador como o atual que tenta de todas as formas acabar com a tradição.O São Pedro de Capela só é bom demais por causa da Festa do Mastro, mas acho que o poder público esta esquecendo disso, nos jornais, cartazes da Festa não se menciona mais o Mastro, esqueceram que quem fez a nossa festa ser o que é hoje, foi os eventos que ela tem? Show em praça tem em todas as cidades não só de Sergipe mas em todo o Brasil, mas Sarandaia, baiana, missa do gogueteiro, busca do mastro na mata com o tradicional banho de lama, e queima do mastro com a guerra do buscapé, SÓ CAPELA TEM!!!!!!!!Festa do Mastro dessa forma, Só Capela tem!!!!
ResponderExcluirA Sarandaia é um patrimônio cultural dos capelenses, mas essa administração vai acabar ou já está acabando com as tradições da festa do mastro, vejamos:
ResponderExcluir1- Já tentaram mudar a trajetória do mastro;
2- A Baiana agora é pela manhã;
3- No dia da Sarandaia tem show até amanhecer o dia.
Esses são os pontos piores da falta de respeito com a memória de um povo
Parabéns Jó por enaltecer a Sarandaia, um dos mais importes folguedos que torna o nosso municípar ímapar nesse tipo de manifestação cultural. Pois o que seria de um povo sem a sua cultura, culturar peculiar própria da gente de nossa querida Rainha dos Tabuleiros!
ResponderExcluirVIVA A CULTURA, VIVA A TRADIÇÃO, VIVA A MANIFESTAÇÃO CULTURAL MAIS TRADICIONAL DE NOSSA GENTE. POIS SÓ QUEM FAZ O SÃO PEDRO BOM DEMAIS, SABE O QUANTO É IMPORTE O REGATE DA CULTURA DE SEU POVO!!!
CULTURA DECADENTE: EXTINSÃO DA TRADIÇÃO DE UMA GENTE!!!
ResponderExcluirMeu querido Narciso, rei de Sukitolândia,
Escrevo esta carta para traduzir o drama
Que não é somente meu, mas de toda população que clama
Pela preservação da boa cultura que de nossa tradição emana.
Assim sendo, escrevo com ardor
Porém sem conspiração,
Falo, pois pela maioria da população
Que quer ver nossa história em melhor situação
Assim como num passado de glória e um futuro de redenção.
Todavia, não vou aqui relatar, tudo minuciosamente,
Quero apenas salientar para os desmandos presentes,
De coisas essenciais a essa cidade carente.
Pois a cada ano que passa, vemos nossa cultura decadente
E uma coisa é fato: O São Pedro Bom Demais,
Já não pertence a nossa gente!
Muitas são as tradições que se perdem no inconsciente
De um gestor desinformado da história de sua gente.
Vejamos algumas dessas folganças, que enaltecem a nossa dança:
A SARANDAIA abrindo os festejos,
As belas moças enfeitando o BAILE DA RAINHA DO SÂO PEDRO,
A fé e a religiosidade da MISSA DOS FOGUETEIROS;
O belo cortejo da BAIANA e a BUSCA DO MASTRO,
São alguns dos principais folguedos
Que não cessam de encher de orgulho
Todos que habitam aquele lugarejo.
Então, viva a força e a coragem de quem luta
A favor da manifesta popular de sua gente.
Vamos então nos empenhar sukitolandenses
Para não deixar o rei Narciso acabar
Com a tradição e cultura deste lugar.
Por isso, aqui me despeço
E com bastante fé peço
As bênçãos dos Divinos São Pedro e São João,
Para que livrem Sukitolândia de tamanha ignorância e devassidão!!!
(Manoel de Carvalho)
P.S: Prezado Jó, se não fosse libertino, gostaria que postasse como matéria, para ficar mais acessível. Sei contudo que não é o melhor e mais criativo texto que já fiz, mas dentro de um intervalo curto foi o que pude elaborar.Se puder dá também uma ajeitada na formatação, pois quando ao transpor ele perdeu a formatação.
Desde já agradeço a vossa presteza!
Acontecerá por ocasião do baile da Rainha de São Pedro, o forró ingLês, caso exista, com o cantor Patrick Dumond
ResponderExcluirQue bom!
ResponderExcluirBom não, é excelente, Parabéns!!
Em relação a cultura (sem falar em muitos outros problemas), a nossa Rainha do Tabuleiro (que a turma apelidou de Princesa), a cada ano que passa está DEFASADA, principalmente em relação à Festa do Mastro que é muito diversificada mas está perdendo a tradição, vejo que a culpa é nossa mesmo (eleitores), que temos uma mente retrógrada igual a dos administradores da Cidade. Espero que melhore. Não sei quando, mas espero.
Quem foi que já viu uma Rainha se transformar em Princesa???
É um verdadeiro RETROCESSO.
MAGNETISMO?
HIPNOTISMO?
CEGUEIRA?
O QUÊ?
CAPELA, PRINCESA BANGUELA!
ESSE MANOEL CARVALHO E MESMO UM PALHAÇO VAI PROUCURAR O QUE FAZER E DEIXA A VIDA DOS OUTROS EM PAZ.
ResponderExcluiresse tal de manoel carvalho se diz ser sabio mas na verdade ele e um palhaço.kkkkkkkkk
ResponderExcluirÉ de vital importância mostrarmos indignação quando sua cidade natal começa a perder a tua identidade cultural que é um patrimônio e deveria ser preservado pelos seus representantes políticos.
ResponderExcluirEstas singelas palavras são um apoio ao Sr. Manoel de Carvalho por justamente expressar sua indignação para com a gestão atual do prefeito de uma cidade que realmente está com a tua cultura decadente e que muita gente assiste debruçado na janela esse absurdo com uma cultura tão rica e com muitas tradições preservadas escoando nos últimos anos pelo esgoto.
O prefeito é o representante legal do povo e para tanto deveremos sempre cobrar as suas responsabilidades como tal para que o mesmo não transforme a nossa querida Capela em um picadeiro de circo com uma platéia bestificada aplaudindo um maestro arrogante.
Um sujo não pode falar do mal lavado,o prefeito pode roubar q todos roubam,mas ele rouba fazendo. Capela antes era mal falada nas outras cidades Sergipana,estava um lixo nas mãos de imcompetentes,estava de lama a lama,Capela hoje é princesa e o prefeito pode não ser bom em tudo,mas mudou a cara da cidade. E vc IMPERADOR JÓ DONO DA VERDADE Q NINGUÉM ERRA, é da equipe do DESEMBESTO A TRASADO E É UM LADRÃO E IMPOSTOR. QUEM TEM VERGONHA E VEZ VOTA EM QUEM MERECE E NÃO NOS ATRASADOS DE ANTES.
ResponderExcluirbem enquanto isso o senhor Minininho ja está se achando eleeeeeeeeeeeeeeeitttttttttttttoooooooooo.........
ResponderExcluirOPINIÃO
ResponderExcluirPleito Eleitoral 2012
Pré-candidatos para 2012
Mais um pleito eleitoral se aproxima, e se aproxima também os pré-candidatos 2012 de olho na mamãe prefeitura.
Só que na minha opinião poucos pré-candidatos chegam lá, a não ser a negocio, para pagar impostos ou outros assuntos particulares, porque a política em Capela hoje não é mais a mesmo do passado onde existia esperança de um fazendeiro, um comerciante, um educador, um filho de fazendeiro ganhar uma eleição na Capela, porque a disputa na maioria das vezes se dava através de influência familiar, hoje influência, para o bem até mesmo do povo capelense acabou, por muito que um desses pré-candidatos tente lançar seu nome por ser filho, neto, sobrinho de A ou B fica difícil ganhar uma eleição para cuidar da vovó prefeitura, porque os filhos da Capela que surge, são aqueles que nunca tiveram o reconhecimento dos capelenses por ser de famílias pobres e humildes que saíram da terrinha sem nada e voltaram com uma posição razoavelmente bem, com um alto conhecimento político e uma graninha guardadinha para ser investida em determinada campanha, ou chega um amigo desses políticos fazendo um bom trabalho na cidade aí a Capela adota e a partir daí ninguém segura!
Na minha opinião, os pré-candidatos que estão aí se articulando estão na verdade se preparando para uma pré-negociação, porque está mais do que provado, devido a primeira e segunda eleição do prefeito atual, onde surgiram um ano antes vários nomes e finalizou com uma chapa, por sinal fraca por falta de apoio dos capelenses por não estar na mídia. As demais participaram da tradicional negociação, eu recebo x e não mim afasta da campanha reforçando a candidatura da chapa mais forte, ou estou inventando?
Aceite a minha opinião quem quiser, porque se opinião fosse boa coisa todo mundo vendia, e não se dava, concordam comigo!? Mas queremos deixar bem claro para os tradicionais pré-candidatos é que, se as outras eleições foram difíceis para vocês chegarem pelo mesmo a mil km da prefeitura, imagina agora, onde já esta existindo as discussões a respeito dos valores para se ganhar uma eleição na Capela. Quem foi que não ouviu ou observou uma matéria no jornal que circula na cidade 0800 onde um político poderoso pergunta para outro mais poderoso ainda se um milhão dá para gastar em uma campanha, e o outro responde que um milhão não dá nem para fazer canjica para o povo, vocês imaginem quanta canjica iria ser produzida com um milhão se um desses candidatos cismasse de fazer canjica para o povo. Tem até quem fale que um dos pré-candidatos ou cabo-eleitoral de outro, falou que para se ganhar uma eleição na Capela tem que ter no bolso no mínimo cinco milhões, eu como não sou bobo, tenho mais é que acreditar porque quando rola as negociações cinco milhões realmente é pouco, porque X para vereador A, XX para vereador B e C, XXX para candidatos a prefeito A, XX para candidatos a prefeito B se afastar e XXX para as pequenos candidatos a vereador e cabos eleitorais dos povoados e da cidade.
Na minha opinião os nossos pré-candidatos indecisos alguns deles estão com a corda no pescoço e a salvação é esta fase política, imaginem, um pré-candidato com cinco mil para gastar com os eleitores, e outro pré-candidato com cinco milhões, será que dá para enganar o povo, porque vocês na verdade querem mesmo é se venderem? Se não estaremos torcendo ou quem sabe até votando neste pré-candidatos.
Agora meus caros pré-candidatos, se vocês realmente pretendem levarem a sério esta Campanha até o final, lembrem-se a briga vai ser de uma formiguinha contra um elefante. Boa Sorte
Esta é a minha opinião
a rua eduardo de abreu lima ainda continua sendo a rua do brejo, pois o lixo não é recolhido ha dias, e a noite é um verdadeiro breu, a coisa estar feia para quem reside nessa rua.
ResponderExcluirFalando em Aguá semana passada uma cliente do Saae ligou para a OURO NEGRO FM, reclamando da falta de Aguá e a resposta que o secretário do SAAE Adalto deu foi que as pesoas tem que comprar caixas d-Agua,
ResponderExcluirMás se ele diz que a Aguá esta pouca, Porquer la no SAAE toda semana uma piscina que existe é ABASTECIDA? para as pessoas tomarem banho? são milhares de litros de água que tira da fonte para nois capelenses beber e é disperdiçada com pessoas tomando banho e bebendo cachaça, onde ainda mias é um lugar de refúgio de vida silvestre mata do junco que por lei não poderia existir aquela piscina.
Capela ta precisando é de um bom administrador que coloque lei na cidade o que esta deixando a desejar, porquer?
ResponderExcluirNa cidade não existe lei de trânsito qualquer louco psicopata dirige um veiculo, essa semana eu estava parado no semaforo que estava vermelho e vem um psicopata de longe em alta velocidade e passa por minha direita,
quando dirijo em Capela tenho que dirigir combastante cuidado por que aqui é a unica cidade que os bagunceiros fazem o que quer, prefiro dirigir na capital em vez de dirigir em Capela, que não tem lei.