quarta-feira, fevereiro 15, 2012

ESCOLAS DE CAPELA NÃO TEM MERENDA

Os alunos da rede municipal de ensino de Capela/Se retornaram às aulas nessa segunda feira, dia 13/02 e encontraram o ambiente escolar nada agradável: a falta de carteiras, de professores, de material didático necessário a ministração das aulas e sem a alimentação escolar.
A orientação da Secretaria de Educação cuja responsável é a ex-desembargadora Josefa Paixão, orienta que os alunos deverão ser liberados às 10:00 no turno matutino, e às 15:00h no vespertino.
Essa é uma gestão que serve de modelo. 

terça-feira, fevereiro 14, 2012

VISTA AÉREA DA PRAÇA DA MATRIZ - CAPELA/SE

Foto cedida pelo professor Jota, onde vemos do alto a praça da Matriz demonstrando o desenho artístico em pedra portuguesa, construida na gestão do prefeito Manoel Cardoso Souza Filho - Manuca; o coreto no centro da praça e os pés de ficus que ainda oferece sobra aos casais de namorados.

CINFORM EM VILA PEDRAS

O descaso e o sofrimento da comundade de Vila Pedras em Capela/Se chega à imprensa estadual.
Hoje, a equipe de redação do jornal Cinform esteve na comunidade ouvindo a população e viram o quanto é sofrida a vida daquela gente, pela ausencia dos serviços públicos essenciais.
As mães de familias não se intimidaram em esclarecer para os visitantes todos os problemas vividos e fizeram cobranças das promessas feitas há 07 anos.

segunda-feira, fevereiro 13, 2012

RESULTADO DRAMÁTICO PARA A TURMA DO AMARELO

O resultado das pesquisas eleitorais realizadas ultimamente a pedido do grupo da situação, revelaram numeros dramáticos gerando preocupações, pancadas na mesa e desespero.
Ficou evidenciado que a candidata do prefeito não cresce nas pesquisas, ao contrário dele (Sukita) que vem crescendo a queda de popularidade, de credibilidade e de confiança por parte do eleitorado.
A turma da situação amarga a dramática posição de laterna cujas raizes veem de dois aspectos: 1 - rejeição à candidata; 2 - desgastes da administração do prefeito Sukita. Tudo agregando peso NEGATIVO.
Na busca de reverter o aperreio, a máquina pública já começa operar no suposto programa de ajuda financeira com distribuição periódica que agora será mensal; edição de matéria jornalística extra com propaganda e divulgação de obras (inacabadas);  e aquelas que serão edificadas no espaço sideral (escola com 40 salas), balneário da bica em uma colina e outras mais; índice  aprovação da administração com percentual superior ao real e ao normal.

domingo, fevereiro 12, 2012

FALECIMENTO

Faleceu em  Capela/Se, dona MILIA, genitora da senhora Mariland. O sepultamento será hoje às 16:00h, saindo de sua residencia situada na Avenida Monsenor Eraldo Barbosa para o cemitério de Nossa Senhora da Conceição. Nós que fazemos o Transparencia Capela, nos juntamos aos familiares neste momento de profunda dor com encaminhamento de votos de pesar.

quinta-feira, fevereiro 09, 2012

SISTEMA DE AGUA EM CAPELA É UMA ESCULHAMBAÇÃO

A população capelense vive cansada de reclamar da falta de água. Pior é que as autoridades e responsáveis não dão nenhuma explicação e justificativa aos consumidores.
Ontem estive visitando moradores da Avenida Monsenhor Eraldo Barbosa, onde fui informado que há mais de 24 horas não tinha água nas torneiras.
O que se sabe é que quando essa turma chegou ao poder, a taxa básica de água em Capela era R$ 4,38 e hoje chega a R$ 12,00; que a Funasa destinou recursos de aproximadamente 6 milhões para o SAAE; que o consumo de água para a construção da modesta casa do prefeito, até o término não havia medidor(temos fotos da encanação direta); que quando falta água nas torneiras dos capelenses, o trator da prefeitura abastece pelos fundos a casa e a piscina do empregado do povo (o prefeito sukita)

sexta-feira, fevereiro 03, 2012

JOAO ALVES PARTICIPA DA PROCISSÃO EM CAPELA AO LADO DE LIDERANÇAS

JÓ, CHICO DE ARY E ESPOSA, O DEPUTADO ARNALDO BISPO EX-GOVERNADOR JOÃO ALVES NA PROCISSÃO DE N S DA PURIFICAÇÃO DA CAPELA.

quarta-feira, fevereiro 01, 2012

IGREJA MATRIZ DE CAPELA. UMA CADETRAL NO INTERIOR DE SERGIPE




De cima para baixo vemos o altar da padoreira de Capela/Se, N. Sra. da Purificação, à esquerda a parte externa da matriz, à direita o registro do término da novena os fiéis saindo da igreja, e por última, novamente o altar com parte da estrutura artística.
A igreja matriz de Nossa Senhora da Purifcação da Capela é uma catedral no interior sergipano.
A imagem é uma das mais lindas que os olhos humanos já viram. Daí os capelenses cantam o refrão de seu hino dizendo: - "Eia sus ó Capela! Eia sus gloriosa! Revivendo feliz seu antigo resplendor, sob o manto real desta virgem formosa canta e vibra com fé o hino de amor.
Recortado no azul, majestoso e feliz... o teu templo querido é celeste visão. capelinha que foi, hoje linda matriz! É do povo da terra o fiel coração".

quarta-feira, janeiro 25, 2012

SUKITA PERDE FORÇA E PRESTIGIO NO GOVERNO DO ESTADO

Lamentamos publicar que o municipio de Capela/Se, na gestão de quem se diz o melhor prefeito do Estado, não traduz na prática essa melhoria para os municipes.
O governo do Estado acaba de divulgar uma lista dos municipios onde serão instaladas Escolas Técnicas Estadual, e pasmem: o municipio de Carmópolis receberá do governo Marcelo Deda uma escola de Petróleo e Gás; o municipio de Nossa Senhora das Dores uma escola Técnica de Agroindustria: o municipio de Capela NAAADA.
Cadê o prestígio do prefeito Sukita junto ao governador, senador, deputado federal, deputado estadual. Sim qual é o deputado estadual que está defendendo Capela na Assembléia?
A cota de Capela ficou para custear as festas famosas.

A COISA TÁ FEIA.

O empresário fornecedor da cobertura metálica do mercado municipal de Capela/Se ameaçou de arrancar toda estrutura da cobertura, caso o prefeito não efetue o pagamento do material utilizado. A afirmação foi feita diretamente ao prefeito Sukita no local da obra onde várias pessoas presenciaram a irritação do empresário.
Nesse passo, a obra do mercado vai completar 04 anos sem conclusão. 

domingo, janeiro 22, 2012

PROFISSIONALIZAÇÃO OU INDUSTRIALIZAÇÃO DAS FESTAS

As festas em nossa cidade tem sido a ação concreta do prefeito sukita. Notadamente são megaeventos que chamam a atenção de todo o Estado. Aproveitando o palco é feito um ritual de promoção pessoal para credencia-lo eleitoralmente perante os visitantes de outras cidades, além da cobrança abusiva das taxas dos que instalam barracas para vendas na praça dos eventos em que se impõe o monopolio de determinada marca: os barraqueiros são obrigados a comprarem os produtos acima do preço de mercado e passarem para os consumidores já com preços elevados, sendo que não é dado prioridade aos capelenses.
Será se o prefeito Sukita teria a coragem de dar publicidade de quanto ele gasta com cada um desses eventos?
O povo que ele chama de patrão não tem o direito de saber?

sexta-feira, janeiro 20, 2012

CASOS DE DENGUE LOTA HOSPITAL EM CAPELA/SE

Os leitos do Hospital de Capela/Se estão completos de pacientes com dengue. Já exporta para cidades vizinhas devido ao grande numero de pessoas com o sintoma.
Parece o que o mosquito não respeitou aquele papelzinho que foi colado nas residencias cuja redação é: "esta casa está protegida conta a dengue".
Até agora, a Secretaria Municipal de Saúde não se pronunciou a respeito desse surto, como também não existe nenhuma ação de mobilização do sitema de saúde junto a população nesse sentido. Ignorar fica mais fácil.

quarta-feira, janeiro 18, 2012

EZEQUIEL E CHICO DE ARY REUNIDOS

Aconteceu ontem um encontro em Capela/Se, entre o presidente do PR Ezequiel e o presidente do PSDB Chico de Ary, falaram com certeza de cana-de-açucar, gado, partido político, eleição e alianças.

QUEM VAI SER O VICE? VISSE?

O vice-prefeito Carlos Milton foi surpreendido nessa sexta-feira, depois de uma peladinha de futebol em que o Prefeito Sukita lhe fez uma proposta que confirma a sua exclusão da composição da chapa majoritária ddo pleito 2012.
Disse para que Carlos Milton fosse convencer Toninho Arimatéa a desistir da pretensão de ser candidato a vice-prefeito, deixando tudo como está.

terça-feira, janeiro 17, 2012

"O QUE ME PREOCUPA NÃO O GRITO DOS CORRUPTOS, É O SILÊNCIO DOS BONS"

Os fatos que vêm acontecendo em nossa cidade, leva-nos a refletir a mensagem do líder Martin Luther King: "o que me preocupa não é o grito dos maus, dos corruptos, dos sem ética. É o silencio dos bons".
Com uma administração mergulhada em dezenas de processos de improbidade administrativa, o sistema de educação e saúde piorado em relação aos últimos 15 anos, o analfabatismo aumentando à taxa de 10% nos últimos 06 anos e a miséria assolando os capelenses com o crescimento de 22% em relação ao ano 2000 conforme dados do censo IBGE.
Pessoas que tombam sem vida na porta da prefeitura por falta de ambulancias e assisencia médica e crianças que desmaiam de fome nas salas de aula por falta de merenda escolar. é preocupante ouvir pessoas silenciadas e outras pedirem até autógrafos ao prefeito por serem fãs.

segunda-feira, janeiro 16, 2012

Miguel AlboquerqueJan 14, 2012 09:53 AM
Caros anônimos, capelense e Luan, lí com bastante atenção vossos comentários, mas o que me chama a atenção é como esse assunto mexe com os capelenses.Seria bom se tivéssemos uma administração no SAAE competente ao ponto de resolver problemas como a falta de água em Capela, tratamento de água na Vila Miranda, abastecimento e tratamento na Vila Pedras, abastecimento e tratamento na Vila Pirunga e outras povoados que poderiam receber esse serviço, mas infelizmente capacidade para resolver determinados problemas passa longe dessa administração, o que é realmente verídico é a valentia de determinadas pessoas achando que a força resolve alguma coisa. Quero perguntar ao prefeito qual o motivo de ter demitido do SAAE o senhor Marcelo quando da liberaçã de 6 milhôes para aquela Autarquia? Gostaria de saber também por que razão se paga uma das águas mais caras de Sergipe onde o Senhor disse em seus palanques que o povo não iria pagar mais água, no entanto sua adiministração foi Nº 1 em aumento de água conseguindo aumentar em 300 % a água que iria ser de graças. Parabéns Jó pelo Blog em breve estarei aí.

sábado, janeiro 07, 2012

TEMOS SEDE, QUEREMOS ÁGUA!

A população da nossa cidade vem sofrendo pela falta d'água. Todos os dias ao abrir as torneiras o ruído forte de vento sai em lugar de água e o hidrômetro (contador) gira com maior velocidade para que os valores das contas no final do mês sejam mais caras.
Um fato curioso é que enquanto a população passa por essa situação, o trator da prefeitura abastece a piscina do prefeito com água do SAAE sem que isso lhe custe um centavo.
Continuo afirmando que a má gestão do municipio e do SAAE levarão o sistema de abastecimento de água ao colapso total por falta de planejamento, investimentos e de visão adminstrativa. As máquinas que bombeiam da fonte de captação para os reservatórios não suprem a demanda de consumo; os investimentos estruturais da rede foram feitos na s gestões de Léa, com a construção de um reservatório na praça Mauricéia e Manuca com os reservatórios em Pedras, de lá para cá só muito dinheiro, propaganda, pinturas, farras com o dinherio público e FALTA D'ÁGUA

quarta-feira, janeiro 04, 2012

REZEMOS PELA SAÚDE DA IRMÃ JOANA BOSCO

Há mais de 01 mês a irmã Joana Bosco, freira do Colégio Imaculada Conceição, Capela/Se, conhecida por todos os capelenses, especialmente da camada mais carente deste municipio, foi removida para Aracaju com problemas de saúde, foi internada no Hospital São José e encontra-se hospedada na casa das irmãs freiras no espaço do hospital.
Podemos retribuir a ela toda a nossa admiração, carinho e gratidão, através de nossas preces e também de visitas.

segunda-feira, janeiro 02, 2012

POVOADO TABULEIRO É ABANDONADO - O PREFEITO SUMIU, DIZ O POVO

Ao contrário do que se diz nos palcos festivos que se transformam em palanques eleitoreiros, o prefeito Sukita abandonou a comunicade que garantiu a sua vitória contra Chico de Ary. A população do povoado Pirunga vem sofrendo pela ausencia do poder público naquela comunidade. Já os moradores do Tabuleiro, tambem no mesmo povoado, esperam que o prefeito apareça, eles não sabem que mal fizeram ao prefeito Sukita para que a escola fosse fechada, as estradas estarem sem condições nem para caminhões transitarem, a iluminação publica inexistente, é como se aquela gente não existisse para o prefeito. Quem esté impedindo o homem trabalhar?

sexta-feira, dezembro 30, 2011

VEREADOR É ACUSADO DE ENGRAVIDAR ALUNA MENOR DE IDADE NO INTERIOR DO ESTADO


Um vereador, que também é professor da rede estadual de ensino, em uma cidade do interior do estado, está sendo acusado de ter seduzindo e engravidado uma aluna menor de idade.
Segundo uma fonte que pediu para não ser identificada, o vereador e professor tem se esquivado de enfrentar o problema, quando questionado pelos responsáveis pela menor, sobre o assunto. O nome do vereador será preservado até que a reportagem do FAXAJU faça o levantamento da veracidade da noticia.
Ainda segundo a informação, a adolescente mora em um povoado desta cidade do interior. A denuncia foi feita através de e-mail encaminhada à redação do FAXAJU, tendo inclusive o nome do vereador, que só será divulgado após a denuncia ser comprovada.

quinta-feira, dezembro 29, 2011

EDUCAÇÃO DE CAPELA/SE REPROVADA COM NOTA 1,3

Sai o resultado da avaliação da gestão dos prefeitos do Estado de Sergipe na área de educação. O SINTESE publicou hoje, dia 29/12, e o prefeito Sukita obteve a segunda pior nota dentre os municipios da região do vale do cotinguiba, conseguiu ganhar apenas para a cidade de Maruim.
Dona Josefa Paixao parece não ter a mesma capacidade no comando da educação como demonstrou ter na sua vida de magistrada.

quarta-feira, dezembro 28, 2011

IRREGULARIDADES - MINISTÉRIO DA SAÚDE CORTA RECURSOS DE CAPELA

Devido a constatação de irregularidades na gestão da saúde, o municipio de Capela/Se foi punido pelo Ministério da Saúde com o corte de recursos, o que afeta diretamente a população carente que necessita desses serviços. A maioria dessas irregularidades identificadas por ocasião da inspeção da CGU que revelou a má gestão e até não aplicação dos recursos. Isto é, mesmo o governo Federal enviando dinheiro para execução de programas importantes, os agentes politicos e públicos do nosso municipio aplicaram mal e em casos que nem aplicaram. Por exemplo os recursos para construção de banheiros, ninguém viu nem o experimental que o prefeito disse ter construido, só ai foi R$ 588.000,00. Sperfaturamento na compra de remédios, carga horaria semanal dos médicos com 117h. Postos de saúde,ou seja, as chamadas clínicas sem funcionamento integral. Face as inumeras irregularidades, o Ministério cortou o dinheiro. A população carente sofre por conta da esperteza da turminha que se locupleta e enriqueça. 
Ah! a Camara de Vereadores sabe disso?

terça-feira, dezembro 27, 2011

DEM E PSC REALIZAM CONFRATERNIZAÇÃO EM CAPELA/SE

Os Diretórios municipal dos partidos DEM e PSC - Democrata e Partido Socialista Cristão, realizarão no dia 28/12 às 19:00h, na sede social do Rio Branco Esporte Clube a confraternização com os seus membros, pré-candidatos e convidados.

quinta-feira, dezembro 22, 2011

CAPELA PERDE INVESTIMENTOS PARA JAPARATUBA

O municipio de Capela/Se acumula mais uma perda para o municpio de Japaratuba/Se.
O projeto carnalita, cuja jazida se encontram no povoado Terra Dura, e a exploração executada pela Companhia Vale do Rio Doce estima investir na construção da usina recursos na ordem de 1,6 bilhão de reais e gerar durante o processo de instalação 4 mil empregos diretos e indiretos e mais 1.700 durante a exploração do minério.
Estudos revelam que a jazida possue 1bilhão de toneladas de carnalita correspondendo a 40 anos de exploração.
 Todos os capelenses sabem que o povoado Terra Dura é municipio de Capela/Se, mas a usina será construída no povoado Terra Dura municipio de Japaratuba/Se. Isto é, todos os impostos e beneficios serão revertidos para o municipio de Japaratuba. O que poderia melhorar diretamente a condição e a qualidade de vida do povo capelense foi negligenciado, perdido.
No passado houve um prefeito que lutou corajosamente para garantir os recursos da Vale para Capela, hoje, o minério se encontra apenas em nosso municipio,e assistimos a inércia, a negligencia do governante municipal que sequer se pronuncia sobre o assunto. Enquanto o prefeito Sukita canta nos palcos de suas festas, dança vai descendo até o chão, arrota bravatas nas emissoras de rádio e televisão, os seus próprios aliados lhe passam a perna e o povo perde oportunidades que jamais serão recuperadas.
A primeira perda foi da Escola Técnica. No planejamento estratégico de Sergipe consta a instalação de uma Escola Técnica Profissionalizante no municipio de Capela, hoje garantida para Japaratuba.
O espaço aque é democrático para que o prefeito e seus aliados possam explicar ao povo de Capela o que estamos afirmando.

segunda-feira, dezembro 19, 2011

O GOVERNO DO ESTADO USA, MAS NÃO CUIDA

Bem que o governo do Estado deveria cuidar dos prédios que usa em regime de comodato no municipio de Capela/Se. Nesta foto vemos o antigo Lar São José onde hoje funciona uma escola do Estado. A última reforma foi executado no governo de João Alves. De lá para cá nada mais se fez sendo visivel a falta de cuidados do governo com o patrimonio que o povo capelense construiu.
Centenas de crianças estão matriculadas neste estabelecimento, tem um espaço físico e estrutura capaz de acomodar mais salas de aulas e ainda oferecer comodidade aos alunos e professores, mas arruinado.
Será se o pessoal da DRe - 04 não vêm isso? 
Ora! se temos o prefeito aliado, do governo, que tem o Secretário de Educação do seu partido, vão deixar o prédio desabar?
Depois não digam que não sabiam de nada.

quinta-feira, dezembro 15, 2011

REUNIÃO DE EMERGENCIA REVELA O DESESPERO

Foi convocada ontem pelo prefeito Sukita uma reunião de emergencia com vereadores, pré-candidatos a vereadores, secretários e a pré-candidata a prefeita, Josefa Paixão. O objetivo era de animar e motivar os aliados na defesa da candidatura da ex-desembargadora.
A tensão que tomou conta da reunião foi a puxada de orelhas naqueles que fazem parte do grupo situacionista mas não fazem campanha aberta para a candidata do prefeito, e que de agora pra frente serão monitorados, se possível, será  implantado CHIP, rsrsrs, para monitorar como está sendo o comportamento de cada um que mama nas tetas da PMC.
É por aí, desce Josefa de guela a baixo e quem não entrar no eixo, chibata neles.

quarta-feira, dezembro 14, 2011

EZEQUIEL OUVE A COMUNIDADE DA VILA MIRADA

Nesse domingo o empresário Ezequiel Leite visitou a comunidade de Vila Miranda ao lado do vereador Ninho. Os Mirandenses como costumamos chamar, com o seu jeito hospitaleiro e educado, conversaram com ELE sobre política e sobre as eleições e 2012, e tambem manifestaram insatisfações com a atual administração: segundo moradores da comunidade, a água que estão consumindo não é tratada, tem fedor, cor e lama; a iluminação é precária, só tendo reposiçao de lâmpadas na época de festa; aos jovens não lhes é dado nenhuma oportunidade. A comunidade demonstrou um nível de politização não percebido pelos governantes.

terça-feira, dezembro 13, 2011

SERGIPE, SEGUNDO LUGAR EM CORRUPÇAO NO PAIS

O jornal Cinform desta semana traz uma matéria que envergonha os homens e as mulheres de bem que compôem a sociedade sergipana. Os procuradores do Ministério Público Federal deram entrevistas ao referido jornal,  informando que o Estado de Sergipe, sendo o menor da federação, ocupa o segundo lugar no ranking de corrupção no país, perdendo apenas para o Estado de São Paulo.
A prática da corrupção vem se agigantando devido a especialização das quadrilhas especializadas na roubalheira dos bens e do dinheiro público em todas as esferas do Poder.
Os sinais exteriores de riquezas, as construções de casas e mansões, são sinais visiveis de que há corrupção. A sociedade precisa votar o olhar para a falta de merenda nas escolas, de médicos e medicamentos ns postos de saúde entre outras, enquanto as notas fiscais, inclusive frias, fazem parte do processo de legalização como se lá esses materiais estivessem.

segunda-feira, dezembro 05, 2011

SERVIDOR PÚBLICO NÃO DEVIA EXISTIR!!

Essa foi uma decalração do prefeito de Capela/Se, Sukita, em uma de suas visitações à Secretaria de Estado da Educação. Os servidores que ouviram ficaram decepcionados, inclusive aqueles que o admiravam.
Explicado então o motivo pelo qual o prefeito humilha e maltrata professores e servidores público do municipio.
Mas se me permitem opinar sobre a declaração, o que ele detesta são os servidores efetivos, mas adora nomear servidores comissionados.

terça-feira, novembro 29, 2011

ESPERANÇA FRUSTRADA PARA OS PROFESSORES DE CAPELA/SE

Ficou frustrada a expectativa dos professores da rede municipal de Capela/Se em relação ao pagamento do retroativo gerado pela falta de cumprimento da Lei do Piso Nacional de Salário do Magistério.
No mê de maio/11, quando a categoria mobilizou-se para paralizar. o prefeito Sukita negociou com os profissionais da educação da seguinte forma: cumpriria a Lei do Piso a partir daquela data, e no dia 29/11/2011 daria continuidade as negociações em relação às perdas geradas pela falta de cumprimento da lei nos anos anteriores.
Dado o voto de confiança, os professores retornaram às suas atividades, esperançosos que o dia 29/11/2011 chegasse, e chegou. O prefeito Sukita compareceu à  reunião, sem nenhuma proposta, apenas para dizer que o municipio não tem dinheiro para pagar retroativo.

segunda-feira, novembro 28, 2011

FUTSAL DE CAPELA/SE PODE SER REATIVADO

A semana que passou foi significativa para os desportistas capelenses. Depois da interrupção decepcionante e sem explicação do Futsal de Capela/Se, por decisão unilateral do Prefeito da cidade, e o que rendeu ao presidente do time a responsabilidade por diversas ações na justiça do trabalho. Está em pauta, realizada mais de uma reunião com jogadores e equipe técnica a proposta de reativar o time de tutsal.
Para isso, já foi encaminhado projeto de lei para a Camara de vereadores cooferindo dotação orçamentária no valor de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais).

quinta-feira, novembro 24, 2011

IMPRENSA LOCAL ATACADA POR VEREADOR

Se depender da vontade de alguns "chamados mandatários" investidos do mandato de vereador ressuscitará a censura e implanta-se a mordaça à imprensa local.
Para essas pessoas a imprensa deve sempre agradá-los, mimá-los, quando são submetidos a crítica o QE se dissolve como picolé ao sol do meio dia e parte para o ataque desleal.
Por que Arthur foi criticado no outro blog? E nós da oposição nos encaixamos aonde nessa questão? Quem é o traidor e o que tem a ver com a matéria publicada no jornal o capelense? até o crustáceo caranguejo foi dizimado.
A maior parte das páginas do jornal o capelense são matérias pagas pelo prefeito Sukita, e essas leituras não merecem credibilidade? são inconfiáveis? não são verdadeiras?
Demonstra em mais esse episódio, dentre tantos outros, que o prefeito Sukita perdeu o comando da TPE - tensão pré eleitoral de seus aliados, assuntos que antes eram debatidos nas reuniões secretas, já veem à tona. isto é, já tá derramando.
Eu Jó, sempre tive o meu nome citado no jornal o capelense e nunca paguei por isso, quando sou elogiado enterneço o coração, e quando sou criticado, faço uma autoavaliação para diminuir meus defeitos, pois plagiando Santo Agostinho," é melhor ser corrigido pela crítica do que corrompido pelo elogio mentiroso".

quinta-feira, novembro 17, 2011

O INÉDITO TAMBÉM ACONTECE.

Foi aprovado pela Câmara de Vereadores de Capela/Se, o projeto de Lei l8/2011. Veja o que diz o texto dessa Lei: 1 - Fica o municipio de Capela autorizado a conceder indenização por haverem prestado serviços de transporte de estudantes, no periodo de 21 de fevereiro a 22 de junho do corrente ano, sem o devido recebimento pecuniário.
Joselúcia Aragão de Melo      R$ 12.000,00 -    Germano Jose dos Santos            R$ 8.044,91
Ana Catarina G Mota             R$ 12.000,00 -   Jose C. Vieira                              R$ 5.863,64
Valdir Batista Santana            R$  13.681,82 -  Maria L A Matos                         R$ 7.818,18
Ailton Marques Santos           R$   8.044,91 -  Juraci Sales Santos                       R$ 12.853,09
Ana Paula A Santos               R$   9.772,73 -  Marcio M Lima                            R$ 7.818,18 
Antonio N. Santos                 R$ 24.236,36 -  Fernando A. Santos                      R$ 8.044,91
Diego R L Oliveira                 R$  7.818,18.
E o empenho não é prévio de acordo com a lei 4.320? Cadê a licitação à época do inicio da prestação desses serviços. E a Câmara analisou o principio da Constitucionalidade, da legalidade, acredito que foi em um dos dias de muito trabalho e os vereadores estavam exaustos e não deu tempo nem de ler.
A expressão "transporte de estudante" neste projeto significa "transporte escolar"?

sexta-feira, novembro 11, 2011

SAAE - SE TEM CAIXA 2, TEM 2 NO CAIXA! EXIJA AUTENTICAÇÃO MECANICA

A direção do SAAE de Capela/Se adotou junto aos pontos de arrecadação com exceção dos bancos, uma forma nada segura e nem legal para receber as contas de água. Em lugar da autenticação mecanica se coloca um carimbo com identificação do ponto que recebeu aquela conta. No dia seguinte, o servidor do SAAE passa a recolhendo em espécie o arrecadado no dia anterior.
A baixa nas contas é feita manualmente.
Essa prática não fere o princípio do Código de Defesa do Consumidor? E por falar em carimbo, houve um problema no povoado pirunga onde um dos servidores do SAAE estava recebendo por fora os valores das ligações, será que ele tinha um carimibo também?
Qual a garantia que o consumidor tem de que sua conta foi quitada?
Mais ainda, a direção do SAAE vem faturando grande parte das contas pela média, MAIS ALTA, é claro, sob alegação de hidrometro embassado, quebrado ou coisa semelhante. De quem é a responsabilidade da manutenção do hidrometro? o consumidor deve ser penalisado pela falta de investimentos da empresa?
Alertamos a todos os consumidores a exigirem a autenticação mecanica quando do pagamento de suas contas de agua, a exemplo de qualquer outro pagamento,  verifique também o seu consumo, valor e leitura do hidrometro.

quinta-feira, novembro 10, 2011

ESTA IMAGEM SE REPTE TODA SEMANA

Urubus tomam conta da praça São Pedro. Os moradores convivem com essa falta de respeite e higiene todas as terças-feiras, devido ao lixo e a podridão.
Vamos disponibilizar outras fotos cedidas por moradores da quela localidade, ao tempo em que pedem providencias do poder público municipal.
Em Capela tem vigilancia sanitária? Onde? faz o que?

domingo, novembro 06, 2011

A MATÉRIA DO FANTÁSTICO - DESVIO DOS RECURSOS DA MERENDA ESCOLAR

A materia jornalística do Fantástico nesse domingo (06/11) sobre os desvios de recursos da merenda escolar no município de Traipu-AL, causou desconforto em algumas residencias de servidores do municipio de Capela/Se. Foi ligações pra lá, ligações pra cá, discussões entre familiares, compra de lexotan, e até lágrimas rolaram.
Já pensaram se a equipe do Fantástico vem fazer uma matéria dessas aquí.

POR ESSA, NEM O CONSELHEIRO ESPERAVA.

Pelo menos dois desses vereadores presentes nessa audiencia à época com o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, Conselheiro Reinaldo Moura, levando documentos de denuncias contra o prefeito de Capela/Se, voltaram ao gabinete do mesmo Conselheiro na semana passada, junto com o prefeito Sukita e outros pares, para pedirem clemencia pelo chefe.

quarta-feira, novembro 02, 2011

AI, AI, AI PERDOEM MEU PREFEITO, DIZIAM ELES

Nessa terça-feira algo incomum aconteceu no Estado de Sergipe em relação à convivencia dos poderes no municipio da Capela Voltando a Ser Princesa. O Prefeito Sukita convocou 07 vereadores de sua bancada para o acompanharem até o Tribunal de Contas do Estado.
O objetivo da caravana foi de visitar os gabinetes de todos os Conselheiros pedindo desculpas e até perdão. Enquanto o prefeito pedia perdão, os vereadores faziam salamaleque.
Aqueles que deviam esclarecer para a sociedade os motivos da rejeição das contas públicas, apurar o que houve de errado, fiscalizar e cobrar do alcaide a aplicação correta dos recursos, tomam partido para esconder os fatos, sendo negligentes diante do papel para o qual o povo os elegeu. Para os vereadores de Capela/Se é melhor ficar ao lado do prefeito e o povo que se exploda.

domingo, outubro 30, 2011

O PEDIDO DE MEIA DESCULPAS FICA TUDO CERTO COM SUKITA E TCE?

A cúpula do partido de Sukita, o pressionou a pedir desculpas ao Conselheiro Ulices Andrade e perdão à Corte de Contas do Estado de Sergipe - TCE. A matéria do pedido de desculpas foi veiculada no jornal da cidade do dia 29/10 e no programa de Batalha na TV Cidade do dia 28/10.
Quem lê a matéria do jornal percebe uma meia desculpa, pois Sukita diz apenas que foi mal entendido e que agiu em defesa de seu municipio e de sua administração. Mais ou menos assim: peço desculpas porque sou forçado, mas não estou errado.
O grupo político que apoia a administração tem-se demonstrado incompetente diante dos posicionamentos vergonhosos pelos quais Sukita vem passando publicamente, além de não convencê-lo de sofrer tantos desgastes, também não defendem o chefe, é a turma do mama-amém.

sábado, outubro 29, 2011

SUKITA TENTA CONQUISTAR ASTROGILDO

Durou mais de uma hora uma conversa nesta manhã entre o prefeito Sukita e Astrogildo da Farmácia dentro do carro do executivo(prefeito). Certamente nem Sukita falava em vendas de carros como Astogildo não falava em vendas de remédios. O assunto era política, e não precisa ser advinho para saber que o prefeito pretende conquistar Astró.
A investida não obteve sucesso, Astrogildo disse não ter condições de estar do lado de quem tanto criticou, os seus eleitores não iriam entender, como disse Sukita, não acentava. Sukita bateu na porta errada!
Os populares que passavam, principalmente os aliados do prefeito nos informaram o fato e já disseram até o teor da conversa: Conquistar oposição.
O prefeito tá aperreado e parte para a visita à oposição.

quarta-feira, outubro 26, 2011

PICARETA, MOLEQUE, BABA OVO

Esses foram os termos pronunciados pelo vereador Ninho adjetivando o vereador Alexsandro Nascimento na sessão da Camara de Vereadores desse dia 25/10.
Para deixar nítido a direção de suas palavras, o vereador Ninho da tribuna do parlamento citou o nome de todos os colegas vereadores presentes dizendo que os tais mereciam o seu respeito, mas o vereador Alexsandro não era digno de seu respeito. Todos consentiram, calaram-se!

terça-feira, outubro 25, 2011

ACERTANDO COM ADITIVOS

Onde podemos encontrar uma Escola Infantil que está sendo construída na Avenida Benjamin Constant, Capela/Se, que o municipio vem aditando contrato no mês de janeiro prorrogando a obra em 150 dias, no mês de junho prorroga para mais 120 dias e no mês de setembro prorroga para mais 120 dias. Seria o famoso hotelzinho?
Já a obra de cobertura do mercado, licitada em R$ 1.857.000,00 com uma empresa de Campo do Brito/Se, foi prorrogada para mais 90 dias no mês de setembro.

ADMINISTRÇÃO DISTANTE DO PRINCIPIO DA MORALIDADE

Nessa quinta feira o pleno do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe rejeitou por unanimidade as contas do prefeito Sukita referente ao ano de 2007. Uma das irregularidades fora a aplicação a menor do que exige a Constituição (25%) destinado a educação.
Todos os órgãos de controle encontraram irregularidades na gestão do prefeito Sukita: O Relatório da CGU, o Relatório do Tribunal de Contas da União, o Relatório de Inspeção do Tribunal de Contas do Estado e as Representações do Ministério Público Federal.
O envolvimento de 68 pessoas em indicios de corrupção, prefeito, secretários, servidores públicos, parentes e pessoas que se disseram enganadas que podem ser encontradas nos relatórios acima, demonstram que a falta de controle com a coisa pública em Capela está abarrotando.

domingo, outubro 23, 2011

BOATOS DE PRIVATIZAÇÃO DO SAAE

Corre nos bastidores dos que fazem a administração municipal de Capela/Se, os boatos da intençao em privatizar o SAAE - Serviço Autonomo de Água e Esgoto (autarquia municipal). Segundo as informações, alguns vereadores já foram sutilmente sondados.
O assunto vasou depois que um dos membros do legislativo chateou-se com as últimas atitudes do prefeito e saiu soltando o verbo pra todo o lado.
A sociedade capelense deve ficar atenta a este assunto, pois onde há fumaça há fogo.

sábado, outubro 22, 2011

VEM AÍ A MARCHA CONTRA A CORRUPÇÃO

Há exemplo do que vem acontecendo nas diversas cidades do país, tomamos conhecimento de que um grupo de jovens e apoiadores estão organizando em Capela/Se, a Marcha contra a corrupçao.
VEREADORES DE CAPELA/SE ESTÃO NESTE FIM DE SEMANA EM PAULO AFONSO - BA.
Disseram-me que o palestrante seria o Prefeito Sukita apresentado aquele CD que projeta Capela para 2014.
Além disso cada vereador receberá R$ 500,00 por dia.

terça-feira, outubro 18, 2011

CRIANÇA DESMAIA COM FOME NAS ESCOLAS DE CAPELA/SE

Aconteceu ontem na Escola Municipal Aurelina que fica no bairro São Cristóvão. Uma das crianças sentiu-se mal na sala de aula, CHEGANDO A DESMAIAR. Quando a levaram até a especialista de nome Dora, esta tomou conhecimento através da criança de que estava com fome. Na escocla não tinha nada de merenda, então especialista Dora saiu apressada até uma mercearia que fica próximo à escola para comprar um pouco de alimentos para a criança. Chegando à mercearia, Dora relatou o que estava acontecendo com a criança, a proprietária da mercearia doou os alimentos.
Ainda tem vereadores dizendoo publicamente que não sabe de nada disso.

domingo, outubro 16, 2011

sexta-feira, outubro 14, 2011


"NÃO SE PODE IMAGINAR UM FUTURO PARA HUMANIDADE SEM EDUCADORES".(Pedro Demo)

Parabéns, Professoras e Professores.
Homenagem da equipe do Transparencia Capela

segunda-feira, outubro 10, 2011

PRECARIEDADE NA SAUDE

Apesar da propagandq que é feita em relação aos serviços de saúde pública, as chamadas clínicas de Capela/Se não têm nem material para curativos.
A comunidade do povoado pirunga que possui uma população com mais de 2000 (dois mil ) habitantes foi dividido por área, e cada uma dessas áreas só atende a 08 pessoas por semana.
Ah! o Estatuto do Idoso está sendo ignorado pela Unidade Padrão de Saúde da sede, fui informado que idosos e portadores de necessidades especiais não têm prioridade, sendo obrigados a enfrentar filas e disputar fichas no empurra, empurra danado.

QUEM VAI PASSAR NO TESTE DESSA NOVELA?

Teve inico nessse sábado, 07/10, a reedição da novela para escolha do vice na chapa majoritária da sucessão municipal para as eleições de 2012. Desta feita a lista consta de 05 nomes: César Melo, Carlos Milton, Carlos Augusto, Toninho Arimatéa e Alexsandro.
Ninho foi cortado sumariamente por não ser filiado ao PSB, pois a chapa deve ser puro sangue, Bebe Água nem foi convidado, Zezinho e Romildo por serem do PMDB só servem pra votar.

BOLSA GASOLINA NA SEGUNDA EDIÇÃO

O logan de placa IAI 4116 do bolsa família de Capela/Se encontra-se quebrado há um mês, por isso não o vemos mais estacionado em frente à Secretaria Municipal da Ação Social. No entanto, há um carro particular de determinado Secretário residente em Aracaju que vem sendo abastecido usando a placa do IAI 4116, o bebedor, aquele consumiu 569 litros de gasolina por km.

quinta-feira, outubro 06, 2011

CAPELA LONGE DE SER PRINCESA (jornal o Correio de Sergipe)

No Jornal "O Correio de Sergipe" que circulou com as datas de 02 e 03/10/2011, a jornalista Maira Ribeiro noticiou no caderno do interior uma matéria cujo título e sua redação vale a pena a leitura.
"Capela longe de ser Princesa" foi o título da reportagem e seu conteúdo traz além da fala de populares, dados do IBGE, consta de fotografias e a defesa do prefeito Sukita.

segunda-feira, outubro 03, 2011

9.000 - NOVE MIL ANALFABETOS EM CAPELA/SE

Mais um dado alarmante e vergonhoso integra o resultado Censitário 2010 realizado pelo IBGE. Dos 30.761 habitantes do nosso municipio, 9.165 são analfabetos, o que representa quase 1/3 (um teço) de toda população.


Fonte: Censo 2010 IBGE

DEMOCRATAS AVANÇA EM CAPELA

Nesse fim de semana os membros do DEM Capela/Se incrementaram o trabalho de filiações, visto a proximidade do prazo para aqueles que pretendem candidatar-se nas eleições de 2012, A data final para esses casos será até o dia 07/12.
A comitiva da oposição foi recebida no povoado Cuminho pelo jovem Augusto, pré-candidato a uma vaga na Câmara de vereadores.
Também a professora Elizangela Guilherme, filha de João do foto e esposa de Sidelmo, assinou a sua filiação para compor a lista de pré-candidata a vereadora

quinta-feira, setembro 29, 2011

A RÁDIO PEÃO - "TÁ NA BOCA DO POVO"

Não foi a primeira vez que o assunto tomou conta da imprensa falada e escrita e falada. O Jornal "O Capelense" em sua penúltima edição noticiou um subentendido esquema entre o denominado G5 (vereadores da base aliada) de que aquele indicado para compor a chapa majoritária na condição de vice-prefeito faria um "mimo" de quinzinho para os 04. Agora, em entrevista à Rádio Ouro Negro FM, o Sr. Zé Arimatéa revelou a possível existencia do "mimo" já na eleição de 2008, naquela oportunidade de trintinha.
A rádio peão na frequencia política de Capela/Se, no ar, comenta todos esses tipos de negociatas.
O caráter e a personalidade de Zé Arimatéa não pode e nem deve ser escarnecidos por aqueles que um dia se aproveitaram de sua oratória, de seus serviços, de seus argumentos políticos e de outros beneficios para chegarem e permanecerem no poder. É só lembrar do aperreio que sofreram ao enfrentar Chico de Ary, naquele momento seu Zé como era chamado, foi importante. HOJE ESCARNECIDO!
Tripudiado na emissora e durante a sessão da Câmara de Vereadores nesta quinta-feira por dois vereadores, dos quais o líder do prefeito ocupou a tribuna durante  09 min e 02 seg para completar os açoites verbais contra um membro da família Arimatéa sem que houvesse defesa de ninguém, eis que Zé arremata a polêmica dizendo: - "Se quiserem podem ir pra justiça que tenho muito a esclarecer".

terça-feira, setembro 27, 2011

ESFORÇO DA COMUNIDADE DO POVOADO PIRUNGA PARA CONSTRUIR UMA IGREJA

A comunidade do povoado Pirunga Capela/Se vem unindo seus esforços para construir a igreja sob invocação do seu padroeiro São José.
Esta fotografia tirada em 27/09/2011 pela equipe deste blog mostra o andamento dos trabalhos e a estrutura da obra que precisa da contribuição dos capelenses, sobretudo dos pirunguenses que residem fora daquela localidade, os empresários, enfim, todos podem colaborar.
Aida e Antonia, moradoras e responsáveis pelo recebimento das contribuições, doações de material e tudo mais que sirva para a continuidade dessa obra tão importante na vida daquele povo.






domingo, setembro 25, 2011

NOITE DE AUTÓGRAFOS

Com o Auditório do Colégio Imaculada Conceição lotado, a professora Pesquisdora Denilza de Oliveira Santos lançou o seu livro "História da Rainha dos Taboleiros - Capela (séculos XVIII, XIX e início do século XX)", onde concedeu autógrafos.
A Academia Sergipana de Letras foi representada pelo juiz de Direito e membro da Academia, Ancelmo Oliveira, que declarou a sua emoção ao folhear as páginas do livro e reencontrar com o seu passado infantil através das fotografias e relatos..

A GUERRA DAS PESQUISAS ELEITORAIS EM CAPELA/SE

SOMA X OPINIÃO
Tivemos acesso a duas pesquisas eleitorais realizadas em nosso municipio. Uma realizada pela empresa SOMA e a outra pela empresa OPINIÃO. Comparando os resultados podemos nos deparar com com dados superestimados, uma em relação à outra, a exemplo da aprovação do prefeito Sukita que diferencia de 65% para 48%. Outro dado interessante é uma dessas pesquisas revela que a oposição unida bate em Sukita e seu grupo político inclusive de vereadores, já pela outra empresa mostra que a oposição unida não atinge a metade do percentual obtido pela situação.
Já no quesito de apoio político aparece uma informação importantíssima para a oposição: o ex-governador João Alves aponta com 39% de influencia eleitoral, isto é, os eleitores disseram que votariam no candidato apoiado pelo Negão.
Quanto aos vereadores, muitos não foram nem lembrados.

terça-feira, setembro 20, 2011

MUNICIPIO DE CAPELA/SE ENCRENCADO NA JUSTIÇA POR FALHAS EM LICITAÇÕES

{Decisão ou Despacho >> Concessão >> Liminar}
 (...)Neste diapasão, CONCEDO a liminar postulada para o fim de determinar a SUSPENSÃO DO PROCEDIMENTO LICITATÓRIO referente ao edital de licitação sob a modalidade de concorrência nº 02/2011, oriundo do Município de Capela/SE, e, caso já concluído o certame, determino a IMEDIATA PARALISAÇÃO DAS OBRAS E DO REPASSE DE QUAISQUER VALORES ao licitante consagrado vencedor do certame, até ulterior deliberação. Intimem-se as partes com urgência. Notifique-se o representante judicial do Município de Capela. Após, sigam os autos com vista ao Ministério Público para manifestação, na forma do art. 12 da lei nº 12.016/09.


Fonte: Tribunal de Justiça de Sergipe, processo 201162000289

HISTORIADORA LANÇA LIVRO SOBRE CAPELA/SE

Acontecerá no dia 24 de setembro de 2011 a Noite de Autógrafos do livro "Histórias da Rainha dos Tabuleiros - Capela (séculos XVIII, XIX e início do XX)".
A professora Historiadora DENILZA DE OLIVEIRA SANTOS, após anos de intenso trabalho de pesquisas, registra nesse livro um rico documentário histórico sobre a nossa cidade e seu povo.
O evento será às 19:30hs no Auditório do Colégio Imaculada Conceição e cada exemplar custa R$ 20,00 para cobrir as despesas.

segunda-feira, setembro 19, 2011

JOVENS CAPELENSES PARTICIPAM DE SEMINÁRIO - DEMOCRATAS

Os jovens capelenses Jonathas Lucas e Jean Ariosto (foto) participaram do Seminário sobre Liberdade, Propriedade e Estado de Direito, patrocinado pelo Partido Democratas no Estado de Sergipe. O evento aconteceu no Hotel Aquárius (Aracaju) nos dias 16 a 18/09. Essa foi uma atitude do vice-presidente Nacional dos DEMOCRATAS, Deputado Mendonça Prado, que visa motivar a formação política da juventude no Estado de Sergipe.
Jean, pré candidato a vereador e presidente da juventude Democrata de Capela/Se, pretende expandir os conhecimentos obtidos durante o Seminário, implementando em nossa cidade movimento similar, a fim de incluir os jovens no processo político eleitoral consciente.
É por aí que a banda toda Jean.

sábado, setembro 17, 2011

DINHEIRO PUBLICO JOGADO NOS MATOS EM CAPELA-SE

Há mais de 03 anos, a administração do prefeito Sukita iniciou esta obra de pavimentação de um possivel conjunto habitacional com 22 casas no povoado Pirunga. As casas seriam construídas com recursos  da PRONESE, mas esta pavimentação em paralelepípedes custou aos cofres do municipio R$ 150.000 (cento e cinquenta mil reais). Toda extensão deste calçamento foi destruido pela péssima qualidade do serviço e pelo abandono.
Não dá para ter mais respeito ao dinheiro que sai tão suado dos bolsos dos trabalhadores.
Quem administra com planejamento e eficiencia não desperdiça.

segunda-feira, setembro 12, 2011


50 MIL ACESSOS
COMEMORAMOS JUNTOS.
OBRIGADO!

O PROFESSOR JOTA ESTÁ DECIDIDO

O Professor JOTA está decidido a disputar as eleições para vereador nas próximas eleições. Ele faz parte do Diretório Municipal do DEM, e nas prévias realizadas dentro do partido tem total apoio para concretizar sua decisão.
Jota tem revelado a sua inquietação pela ausencia de uma voz na Camara de Vereadores de Capela/Se que reflita e proponha políticas públicas voltadas para a melhoria do sistema da educação na rede municipal, também na promoção da juventude no ingresso ao mercado de trabalho. 

sábado, setembro 10, 2011

ALMEIDA QUER INVESTIGAÇÃO NA CODEVASF

Uma discussão entre o deputado Almeida Lima e o senador Valadares no twiter deste sábado, o tom esquentou. Almeida Lima disse que vai pedir uma investigação na Codevasf.
Que ponham as barbas de molho quem passou por lá.

EXTRA! EXTRA! PREFEITO APLICA GOLPE NOS PROFESSORES.

A negociação dos professores para atendimento à lei que obriga o pagamento do Piso Salarial, o prefeito Sukita comprometeu-se com a categoria que no mês de julho deste ano trataria da segunda parte da rodada de negociação a fim de tratar sobre o pagamento do retroativo.
A classe reuniu-se agora no mês de setembro, mas o prefeito mandou avisar que a sua agenda só terá espaço no dia 29/11. A agenda do prefeito é mais concorrida do que a de Bento XVI.

terça-feira, setembro 06, 2011

CRIANÇAS PASSAM FOME NAS ESCOLAS DE CAPELA/SE

Alunos e pais procuraram a equipe deste blog para denunciar a falta de alimentação escolar nas escolas da rede municipal. Ontem, os alunos da Escola Jose Ferreira tiveram as aulas suspensas a partir das 15:00h porque não tinha merenda. Fato que deve ter ocorrido no turno da manhã. No povoado Pedras serviu apenas o caldo de achocolatado e na Branca de Neve NADA.
Esse descaso vem acontecendo em todas as escolas da rede há dias.
Tipifico isso como genocidio, o mal que essa turma está causando às nossas crianças.
Essas crianças não devem pagar a conta da malandragem que fizeram com os recursos da merenda escolar em que muitos envolvidos foram depor ontem na Policia Federal.
Os vereadores a quem cabe a fiscalização dos atos do Executivo, estão de bolsos e barriga cheia, não tomam nem conhecimento desses fatos, acham até normal.
Estou marcando uma audiencia com o Ministério Público para entregar uma representação solicitando esclarecimento ao prefeito e a Secretária de Educação e imediata regularização do fornecimento da merenda.
Estamos pedindo também que o órgão Ministerial proceda a visita in loco, pois as autoridades acima têm a coragem de dizer que está tudo normal.

sábado, setembro 03, 2011

UNIDOS COMO O POVO CAPELENSE QUER

 
Aconteceu nessa sexta-feira uma reunião de lideranças oposicionistas do muncipio de Capela/Se exibida na foto ao lado. O objetivo do encontro foi  discutir as estratégias que devem nortear o projeto político e o respectivo processo eleitoral para as eleições da 2012.
Dentre outras, decidiu-se sobre a realização de uma pesquisa constando os nomes dos pré-candidatos a prefeito pela oposição que deverá acontecer ainda neste mês de setembro e que servirá de parâmetro para a definição da escolha do candidato que representará a vontade do povo contando com o apoio das demais lideranças. Também foi unânime a decisão de que a informação será o maior recurso a ser utilizado. É tarefa incansável , inegociável, levar informações à zona rural com a mesma consistencia e intensidade que fazemos na cidade. Todos os meios serão utilizados para que a população conheça a realidade de sua comunidade e do municipio com dados oficiais. 
Para a informação dedicaremos esforços, até sacrificios para que não fique um só cidadão capelense desinformado. 

sexta-feira, setembro 02, 2011

OBRA DA CAIXA D'ÁGUA EM PIRUNGA PAROU.

A construção da caixa d'água do povoado Pirunga em nosso municipio parou no inicio das edificações. Segundo informações, a empresa que ganhou a licitação da referida obra faliu.
A noticia de falencia da empresa fora dada pelo prefeito em uma reunião com servidores do SAAE, momento em que solicitou que o seu irmão assumisse a responsabilidade pela conclusão dos serviços, mas o irmão respondeu que só assumiria tal responsabilidade se o prefeito repassasse os recursos para a conta do SAAE a fim de que a administração financeira da obra fosse dele. A proposta não foi aceita e a obra continua parada.
Esta administração tem um pendor para contratar empresas que falem no inicio das construções. Lembremos do mercado, dos banheiros denunciados pela CGU, e outras.
Enquanto isso, a sociedade aguarda a decisão da justiça sobre o processo 201162000289 que trata sobre o assunto.

segunda-feira, agosto 29, 2011

PREFEITO ESTÁ PREOCUPADO COM A UNIDADE DAS OPOSIÇÕES

Ao ressumir o cargo nesse sábado, dia 27, o prefeito Sukita convocou uma reunião para tratar de assuntos políticos.
Três assuntos dominaram o encontro: apostar no racha das oposições, não saber quais os projetos da oposição e começar o cadastramento das familias carentes como supostos cabos eleitorais, ou seja, a compra parcelada de votos.
A desilusão com a possibilidade de ter o PSD já nessas eleições como aliado foi comunicada aos presentes.
Questionado sobre a conclusão das obras, o prefeito disse que agora é pra valer, as obras devem andar na velocidade de trem-bala, mas as obras do forródromo e da rodoviária nem foram citadas. Também não foi mencionada a onda de violencia que toma conta de nossa cidade.

sábado, agosto 27, 2011

ÉRICA SANTANA. PRESIDENTA DO DEMOCRATA MULHER EM CAPELA

Érica Santana, esposa do nosso amigo contador Anderson, é a presidente do Democrata Mulher no municipio de Capela/Se e integra a lista de pré-candidata a vereadora nas eleições de 2012,
As mulheres que desejarem ingressar na vida pública, filiem-se ao Democratas, procurando a nossa presidente.
.

SE APRENDE, NÃO APLICA.

Quem sentiu a falta de nossos vereadores nesse fim de semana, fiquem despreocupados, eles foram para o "Congresso", e já estão de volta, trazendo em suas bagagens muitos conhecimentos para serem aplicados em beneficio da população. rsrsrs.
Ah! quero lembrar que já é outra particiação além da que já publicamos anteriormente.

quinta-feira, agosto 25, 2011

A INSEGURANÇA PUBLICA

O medo e a insegurança veem tomando conta da população capelense que conta com 30 mil habitantes e só tem 02 soldados da policia militar por plantão. Os roubos, assaltos à mão armada, homicidios são comuns.
Aconteceram no sábado passado diversos delitos, mas chamou a atenção o roubo de um carro numa das praças da cidade e o proprietário (vitima) teve que se deslocar para a cidade de Lagarto a fim de lavrar o flagrante, pois era em Lagarto o plantão do Delegado da região. 

MAIS UM CAPITULO DA MERENDA ESCOLAR

A presença de agentes da Policia Federal no Povoado Barracas, Capela/Se, deixaram os supostos fornecedores de produtos para a merenda escolar no municipio apavorados. Segundo informações de moradores daquela comunidade que presenciaram a visita dos agentes, teve pessoas que tremeram.
 

terça-feira, agosto 23, 2011

TEMPO DE FAXINA

A onda que está tomando conta dos noticiários, da vida dos agentes políticos, dos agentes públicos e da sociedade é a da faxina. Depois da descoberta das malandragens envolvendo Ministérios do Turismo, dos Transportes, da Agricultura e outros mais, a sociedade brasileira aplaude a atitude da presidenta Dilma em permitir uma faxina no governo.
Os indícios de corrupção tem derrubado Ministros e pessoas influentes têm parado fora do governo e na grade.
A presidenta só tem essa liberdade porque certamente não compactua com a estrutura da corrupção.
Gosto de trazer os exemplos para perto de nós.
Capela está precisando de uma faxina?

 

sexta-feira, agosto 19, 2011

A PRIMEIRA SEMANA DE CARLOS MILTON PREFEITO

O comentário que se ouve na cidade é que Prefeito viajou, deixou a cadeira, mas levou a caneta.
A única caneta atendida pelos Secretários é a que se encontra viajando. Sendo assim, os 17 dias que o Dr. Carlos Milton assume o cargo, não conseguirá imprimir sequer a sombra de um pequenino sonho, caso o tenha.
Fora isso, os vereadores que compôem o G5, ficaram encarregados de passar diariamente para o prefeito ausente, todas as informações inclusive da Câmara. Eles se revezam na visita ao gabinete para dar a informação precisa quando o chefe ligar do exterior.
As comemorações alusivas ao aniversário da cidade que acontecerá no dia 28/08, até agora não há nada de programação cultural, artistica, somente a religiosa.
Nem um "arrocha" doutor, foi autorizado?








DEMOCRATAS REALIZA REUNIÃO DA EXECUTIVA

A Executiva Municipal do DEM em Capela/Se, sob a presidencia do ex-vereador Jó reuniu-se no dia 16/08 para discutir as propostas e estratégias para as eleições de 2012 e apresentar os pré-candidatos a vereadores e a Prefeito do partido.
Ficou definido que o DEM em nosso municipio assume o espaço partidário da oposição ao Prefeito Sukita, consequentemente ao candidato por ele indicado.







domingo, agosto 14, 2011

DINHEIRO NÃO É PROBLEMA. CORRUPÇAO E INCOMPETÊNCIA É.

Procura-se uma obra ou serviço que justifique onde foi gasto R$ 231.250.106,50 (duzentos e trinta e um milhões, duzentos e cinqüenta mil, cento e seis reais e cinqüenta e oito centavos) no período de 06 anos de administração do municipio de Capela/Se. 64,2% de sua população vivem abaixo da linha de pobreza, ou seja, na mizéria, índices crescentes nos anos de 2005 a 2010 conforme IBGE.
Ano Valor
2005 R$ 16.742.490,38
2006 R$ 23.903.587,19
2007 R$ 34.132.838,99
2008 R$ 46.911.016,27
2009 R$ 46.090.210,14
2010 R$ 63.469.963,01

Total R$ 231.250.106,58
Fonte: SISTN

sábado, agosto 13, 2011

ESCANDALO , DESRESPEITO AO DINHEIRO PÚBLICO

A Prefeitura de Capela/Se locou veículos e contratou serviços de transportes para estudantes no valor de R$ 973.834,00.
Detalhando como será gasto todo esse dinheiro, deve causar indignação aos contribuintes, veja:
Locação de veículo (tipo passeio) R$ 322.800,00
Transporte para universitários e peti R$ 421.296,00
Transporte para estudantes R$ 319.738,00
Aquela quantidade de carros que servem para todo tipo de passeio custa muito caro aos cofres do nosso município, enquanto a linha de estudantes do Miranda que deveria ter 02 ônibus, apenas 01 está prestando o serviço causando superlotação.
Já o transporte para universitários um dos ônibus pertence ao municipio

Fonte:Prefeitura Municipal de Capela contratos 123;124;125 e 126/2011

quinta-feira, agosto 11, 2011

VEREADORES DE CAPELA/SE EM FEIRA DE SANTANA

Os vereadores estão com a bagagem arrumada para mais uma viagem em busca de "conhecimentos". Retornam para Feira de Santana - BA.
O pacote da viagem será de 05 dias e cada dia custará aos cofres do municipio R$ 550,00 por cada vereador congressista, explicando em miudos, durante 05 dias em Feira de Santana - BA, cada vereador receberá R$ 2.750,00, e ainda tem aqueles que nem participam vai num dia e vem no outro.

ESCONDENDO-SE DA INTIMAÇÃO PARA GANHAR TEMPO

A Justiça Federal intimou há mais de 20 dias o prefeito Sukita para prestar esclarecimentos sobre as constatações de fraudes nas licitações da merenda escolar. Sem sucesso, ou melhor, não fora encontrado no endereço, no dia 09/08 a justiça expediu nova intimação para outro endereço, e Sukita apronta as malas para viajar ao Chile.
Será se a Justiça Federal está também a serviço da oposição de Capela?

segunda-feira, agosto 08, 2011

CARLOS MILTON ASSUME A PREFEITURA DE CAPELA/SE

Nessa sexta-feira o prefeito Sukita transmite o cargo para o seu vice, em virtude da sua viagem para fora do País.
É uma grande oportunidade para que o Dr. Carlos Milton demonstre a sua capacidade no trato da coisa pública e de espírito público.
O prefeito pedirá licença de 15 dias e o comando dos atos e fatos da governança municipal ficarão sob sua responsabilidade, pelo menos dá tempo de comprar merenda para os alunos.
Caberá também a organização das comemorações alusivas ao aniversário da cidade que acontecerá no dia 28

sábado, agosto 06, 2011

O EX-VEREADOR RODRIGO FONTES VOLTA À VIDA PÚBLICA

O ex-vereador deste municipio, Rodrigo Fontes confirmou para a equipe deste blog, que pretende voltar à vida pública, lançando sua candidatura para vereador nas eleições de 2012. Disse que vai assumir o comando do PP, que espera contar com o apoio do deputado estadual Venancio Fonseca, do deputado federal Laércio Oliveira e que visitará todos aqueles e aquelas que o apoiaram em sua eleição dando-lhe a maior votação daquele pleito.
Rodrigo Fontes disse ainda que ele e seu partido integrarão o bloco da oposição em Capela/Se.

sexta-feira, agosto 05, 2011

SERVIDORES PÚBLICOS ARRASTADOS PELA AÇÃO DE IMPROBIDADE

Dessa vez, os atos de improbidade administrativa praticados pela turma da administração modelo do Estado de Sergipe que fica em Capela/Se arrastaram o Diretor-Presidente da PRONESE, Sr. José Macedo Sobral e Robério dos Anjos Andrade, servidor da prefeitura de Capela.
A denuncia feita pelo ex-deputado José Carlos Machado sobre irregularidades na construção do conjunto habitacional João Nunes que fica na rua da faísca. Segundo informções, existem grandes diferenças entre o projeto original e a execução da obra, ainda mais até hoje nenhum morador tem direito a escritura de sua casa.
O Tribunal de Justiça de Sergipe manteve o andamento da Ação de Improbidade Administrativa em razão da presença de indicios de lesão ao patrimonio público estadual e violação dos principios e deveres da administração pública conforme constatações do Tribunal de Contas do Estado e do Ministério Público no convênio para a construção das casas do conjunto João Nunes.
Será se o Tribunal de Justiça de Sergipe também estão a serviço da oposição de Capela?

OPORTUNIDADE PERDIDA

O municipio de Japaratuba/Se avança nos processos para a instalação de uma Escola Técnica Federal. O projeto de Lei 695/2011 já foi aprovado pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público.
Ficamos a lamentar porque o municipio de Capela/Se não pleiteia esse investimento se é onde estão localizados um parque de agronegócio, além da exploração da carnalita silvinita no povoado Miranda, cujo investimento para instalação é de 2 bilhões de reais previsto para 2014;
Ainda porque, se Capela tem um pai Senador e um irmão Deputado Federal que levaram a maior parte dos votos dos "filhos e irmão", o que eles falaram nesse momento?
Será se o compromisso dessas autoridades com o nosso municipio é só de colocar emendas orçamentárias para as festas? Parece que sim;
Qual o posicionamento e mobilização do prefeito Sukita, que detém força política, segundo ele, com o presidente Nacional do PSB, com o governador Marcelo Deda, com o pai e irmão da Capela, Valadares?
E aqueles folhetos de mentiras dos vereadores durante as suas campanhas, dizendo que trariam escolas técnicas para os jovens, como eles estão se posicionando diante dessa questão?
Ou nada disso interessa? É mais fácil fazer festas e botar o povo pra dançar!
Enquanto isso os jovens capelenses sofrem pela falta de oportunidades em especialização profissional e consequentemente sucumbidos no desemprego.

quarta-feira, agosto 03, 2011

CARDÁPIO NUTRITIVO DA MERENDA ESCOLAR

Os alunos das escolas da rede municipal de Capela/Se estão comendo pães asmos que nem o diabo amassou. A merenda que o municipio está servindo às suas crianças é biscoito e pão seco.
Aquela conversa de que existe duas refeições por turno, sendo uma "comida de panela", não é verdadeira. A população tem o direito de visitar os estabelecimetos escolares no horário da merendapara comprovar esta denuncia.
Ah! mas para quem não sabe o nosso municipio foi punido com a suspensão dos recursos do PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar devido a irregularidades na prestação de contas e nas licitações, enquanto as crianças ficam sem alimentação.

OS VEREADORES DE CAPELA/SE E AS LAGARTIXAS

Na sessão da Camara de Vereadores de Capela/Se, ontem, o assunto que tomou conta dos debates foi a reclamação dos edís sobre a participação de um capelense num programa de rádio, classificando-os de vereadores lagartixas.
Esse entendimento não é apenas desse participante.
Em uma das audiências no gabinete do representante do Ministério Público em que estava presente o professor Jota, quando foi questionado o papel dos vereadores de representar os intereses da sociedade, o prefeito sukita foi mais duro quando disse: "esses vereadores não servem pra nada!".
Mas balançam a cabeça no estilo lagartixa.
Elas (as lagartixas) não pensam, não discordam, é própria a forma de balançar a cabeça só para consentir.

domingo, julho 31, 2011

CRIANÇAS FORA DA ESCOLA

É para surpreender a qualquer pessoa que ouve dizer que o municipio de Capela/Se tem uma administração modelo e se depara com dados que contradizem a propaganda.
Ultimamente tenho debruçado parte do meu tempo em atenção e estudos no resultado dO IBGE censo 2010, por encontrar ali informações de credibilidade e recente. Pus-me a observar como está a educação em nosso municipio.
Decepcionante! 28,3% da população em idade escolar são analfabetos, mas o que deve envergonhar é constatar que metade das crianças recenseadas com idade entre 05 a 09 anos vivem fora da escola.Que modelo é esse?

Fonte: IBGE censo 2010

sexta-feira, julho 29, 2011

ENTREVISTA DE JÓ DEIXA SUKITA ACUADO

Ontem, dia 28/07, Jó concedeu entrevista ao radialista George Magalhães na emissora de rádio Ouro Negro Fm.
Além de tecer comentários sobre as representações que deram entrada no Ministério Público para garantir a preservação das estátuas, obras de artes, bustos árvores e dimensões das praças que serão transformadas, falou do Relatório da CGU que também foi encaminhado ao Ministério Público.
Mas o que deve ter sacuddido o Prefeito Sukita, que ouviu toda entrevista dentro de seu carro no pátio da Prefeitura de Capela/Se, foi a contundencia com que Jó forneceu dados do IBGE censo 2010, revelando que a população de Capela não participa, não é beneficiária do volume de recursos arrecadados pelo municipio.
Jó disse que o governante é eleito para promover desenvolvimento das pessoas e não apenas para fazer festas milhonárias e pintar ruas. O governante deve pensar,gerar oportunidades para os governados, e isto não está acontecendo em Capela, a gestão de Sukita é incompetente afirma Jó.
Até na balela, no gogó, na mídia e propaganda a equipe se sai bem, mas quando é pra checar os dados oficiais o assunto muda.
Hoje, Sukita foi para a emissora que é arrendatário e não poupou "elogios" a Jó, mas não tocou nos dados informados por Jó na entrevista de ontem.
Será se o IBGE está sendo usado também pela oposição?

terça-feira, julho 26, 2011

MORTALIDADE INFANTIL EM CAPELA/SE É MUITO ALTA

São estarrecedores os numeros que indicam a taxa de mortalidade infantil com até 05 anos de idade no municipio de Capela/Se.
De acordo com dados do Ministério da Saúde-DATASUS,em 2006 a taxa de mortalidade nessa faixa etária era de 23,2 por cada mil. Em 2009 essa taxa já chegou a 34,9 p/mil, isso equivale ao aumento da mortalidade infantil de 50% em relação ao ano de 2006.
Fonte: Portal do ODM

domingo, julho 24, 2011

A FESTA DE SÃO CRISTOVAO E O PALANQUE POLÍTICO

Por ocasião da procissão dos motoristas das novenas de São Cristóvão em Capela/Se, no bairro que é padroeiro, as comemorações se transformaram em palanque político. Fábio Horácio se emocionou tanto em rasgar seda para o prefeito que concluiu o grande discurso lançando Sukita como candidato a governador ou senador.
Disseram que o prefeito não gostou mesmo foi quando Fábio lembrou ao povo presente sobre a sua casa. Seria de propósito a lembrança da tão comentada casa?

quarta-feira, julho 20, 2011

O DEMOCRATAS É REESTRUTURADO EM CAPELA/SE

Astrogildo da farmácia é o mais novo membro do Diretório Municipal de DEM em Capela/Se. Com ele um grupo de pretensos candidatos a vereador.
O Partido realizou a sua convenção no dia 16/07 elegendo o ex-vereador e candidato a deputado estadual, Jó, presidente do Diretório, reafirmando o posicionamento da legenda como o Partido da oposição em Capela.
O DEM está pronto para disputar as eleições majoritária e proporcional em 2012 com um grupo de mulheres e homens comprometidos com a ética.
As próximas filiações ja agendadas é do comerciante Acrisio Estevão e de um ex-Secretário municipal.

domingo, julho 17, 2011

CENSO IBGE 2010 REVELA CONDIÇÕES DA POPULAÇÃO CAPELENSE

64,2% da população de Capela/Se vivem abaixo da linha de pobreza e indigencia.
Conforme os resultados do censo realizado pelo IBGE em 2010, a maioria dos capelenses vivem em condição considerada de miséria.
Os dados revelam que 31,2% vivem em condições abaixo da linha de pobreza e 33,0% na indigencia.
O municipio que em 2005 os cofres públicos arrecadava 12 milhões de reais e em 2010 passa a arrecadar 63 milhões de reais, deve muita explicação sobre a aplicação desses recursos sem que o povo participe desse crescimento.
Que modelo de gestão é este?
Os que se alimentam da fome e da miséria do povo capelense ainda diz que é um projeto que dá dando certo, para quem?
fontes: IBGE censo 201O e ODM (lado esquerdo do blog em Links interessantes)

sexta-feira, julho 15, 2011

JUSTA HOMENAGEM A PROFESSORA DÉBORA

O municipio de Capela/Se presta justa homenagem denominando de ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSORA DÉBORA CRUZ SANTOS, localizada no povoado Canta Galo. Debrinha como todos nós a chamávamos.
Nós que fazemos este blog nos congratulamos com os familiares neste momento que imortaliza a passagem de Débora entre nós.

SURPRESAS DA POLITICA ABALA BASE DE APOIO AO PREFEITO SUKITA

Leozírio Arimatéa pré candidato a vereador pelas oposições no pleito de 2012. Leozirio
procurou a equipe deste blog hoje para dar esta informação.
Segundo ele seus familiares ao invés de serem recohecidos pelo trabalho empregado nas eleições do prefeito Sukita, passaram por constrangimentos, lembrando do cargo da Secretária de gabinete na qual sua tia permaneceu por apenas 06 meses, e por fim a exposição do seu tio, Zé Arimatéa na novela da candidatura de vice-prefeito em 2008.
Leozirio afirma que será candidato ao lado de seu tio Zé Arimatéa, no partido que seu tio estiver ele estará também. Disse ainda que toda familia já sabe de sua decisão e espera contar com o apoio de todos e disse mais: "a familia Arimatéa tem sentimentos e somos unidos", referindo-se ao tratamento dispensado pelo prefeito a sua familia lembrando os epsódios acima.

quarta-feira, julho 13, 2011

ATINGIMOS A MARCA DE 40 MIL ACESSOS

Nós que fazemos o Transparencia Capela, aoatingirmos 40.000 acessos, queremos agradecer a todos que contribuem conosco com seus comentários, acessos, divulgação e pela credibilidade a nós depositada.
Continuaremos nesta mesma linha de comunicação e informação, contando sempre com a colaboração de todos.
OBRIGADO!

terça-feira, julho 12, 2011

QUANTO CUSTA UMA PINTURA

O municipio de Capela/Se, através da prefeitura licitou o valor de R$ 149.991,00, na modalidade convite o serviço de sinalzação da cidade. Explicando melhor, esse valor foi pago para pintar o asfalto do centro da cidade no mês de junho/2011
fonte www.tce.se.gov.br clique no baner licitações municipais

segunda-feira, julho 11, 2011

MININHO SE FILIA AO DEM EM CLIMA DE FESTA

Nascido e criado como se diz aqui no interior, em Vila Barracas, MINININHO filiou-se ontem ao DEM em clima de festa. Junto com amigos e familiares e com a presença de Jó, Dilton Rocha, Chico de Ary, Astrogildo, Beto Ribeiro, Jota Cruz, Beto professor, Conde, Ricardo e dezenas de pessoas da comunidade prestigiaram o evento.
Minininho é pré-candidato a vereador para representar dignamente aquela comunidade

domingo, julho 10, 2011

O MERCADO MAIS CARO DO BRASIL

O mercado de Capela/Se, iniciou as obras com recursos federal de R$ 993.000,00, agora outra placa exibe o novo valor empregado na obra de R$ 3.203.000,00. No mês de maio/2011, o municipio licitou uma empresa para aquisição e armação da estrutura metálica no valor de R$ 1.857.000,00. Somando esses valores, chegamos ao total de R$ 6.053.000,00(seis milhoes e cinquenta e tres mil reais)
Chega a ser uma feira do dinheiro público.
Caso queiram conferir, neste blog tem a placa do governo federal, o local da obra encontra a nova placa e acesse http://www.tce.se.gov.br/ no baner licitações municipais.

sábado, julho 09, 2011

AMBULANCIAS DE CAPELA/SE NÃO TÊM SEQUER OXIGENIO

No dia 27/06 o programa gilmar Carvalho noticiou para todo Estado as condições das ambulancias de Capela por não disporem sequer de oxigenio para prestar socorro aos pacientes que precisarem delas. Na oportunidade o prefeito Sukita prestou esclarecimentos e disse que logo estaria atendendo a necessida. Até esta data nada foi feito além do conversa do prefeito.
Mas não falta só oxigenio. As ambulancias não dispõem do profissional de enfermagem, apenas o motorista presta o serviço.
O municipio no inicio da gestão de Sukita desfilou da cidade de Cristinápolis até a cidade de Propriá para mostrar 10 ambulancias e agora apenas 03 atendem a população em condições precárias.

quarta-feira, julho 06, 2011

JÓ É TRANSFERIDO PARA AGENCIA DE DORES

Depois de 25 anos trabalhando em minha terra natal, Capela/Se, recebo hoje, cópia da portaria me transferindo para a agencia de Nossa Senhora das Dores/Se, devendo apresentar-me já nesta segunda-feira, dia 11/07.
Quero tranquilizar a todos os meus amigos, correligionários e aqueles que acompanham a minha luta, continuaremos exercitando o direito da cidadania, não arredaremos o posicionamento um degrau.
A luta continua!
Nada me afastará em dar a minha contribuição cidadã.

segunda-feira, julho 04, 2011

MPF/SE PROCESSA O PREFEITO SUKITA POR FRAUDE NA LICITAÇÃO DA MERENDA ESCOLAR

O prefeito de Capela é alvo de ação de improbidade administrativa por cometer uma série de irregularidades com recursos federais
O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) está processando o prefeito do município de Capela, Manoel Messias Sukita Santos, por improbidade administrativa. Sukita, juntamente com o secretário de finanças, José Edivaldo dos Santos, e Genival Rosa da Silva, são acusados de cometer uma série de irregularidades com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) no exercício de 2007.
Esta é a segunda ação proposta este ano pelo MPF contra o prefeito por irregularidades na aplicação de verbas destinadas ao município pelo Ministério da Educação.
Irregularidades – De acordo com o MPF, baseado em investigação inicialmente conduzida pelo Tribunal de Contas da União (TCU), não houve controle de qualidade dos alimentos adquiridos, que eram transportados em caminhões pau-de-arara ou em carros abertos. Dessa forma, várias vezes as escolas receberam carnes bovina e de frango estragadas e os alimentos foram entregues sem embalagens, lacres, nem prazos de validade.
Além disso, mais de R$ 9 mil foram gastos com alimentos que não faziam parte do cardápio escolar aprovado pelo próprio município, como melancia e abacaxi. Foi detectada, ainda, a prática de superfaturamento, pois os preços dos gêneros alimentícios estavam bem acima do valor de mercado, com sobrepreços que variavam de 92% a 181%.
Uma das constatações mais graves foi a emissão de notas fiscais frias para simular o fornecimento de produtos para a merenda escolar, assinadas por pessoas que sequer eram comerciantes. Os recibos de pagamentos tiveram assinaturas falsificadas de donas de casa, agricultores e motoristas de ônibus que fazem o transporte escolar.
Para o procurador da República que assina a ação, Silvio Amorim Junior, o grupo foi montado com o objetivo de fraudar o fornecimento de produtos para a merenda escolar.
Penalidade - O MPF/SE pede que os acusados sejam condenados às penalidades contidas na Lei de Improbidade Administrativa, que prevê o ressarcimento integral do dano, pagamento de multa, proibição de contratar com o poder público e a suspensão dos direitos políticos.
O número da ação é 0000680.31.2011.4.05.8501
A Procuradoria Regional da República da 5ª Região, com sede em Recife, apura os mesmos fatos em relação à prática de crime e, por isso, o MPF/SE também enviou cópia das duas ações civis já propostas este ano.

COMENTÁRIO SELECIONADO

Anônimo disse...
Triste situação de Capela. O abismo, o vácuo político apresentado por essa linda cidade, promovido por políticos incompententes - que por sinal foram apoiados e defendidos por você... Jó, que é tão culpado quanto aqueles que nos empurraram nesse abismo - fez nascer o propósito perigoso populista-assistencialista do empresário Manoel Messias Santos, o Sukita. Primeiro a Rainha dos Tabuleiros cai para o posto de princesa, pelo que eu sei quem é rainha nunca perde a majestade, o que está havendo é puro retrocesso. Essa pequena metáfora serve para explicar o que vem acontecendo em nossa cidade, é horrível lermos certos comentários burros de gente alienada, que como o nome já diz "ali é nada", defender a descaracterização de sua terra em benefício de uma imagem pintada em mentiras. A festa de São Pedro perdeu a sua tradição, o folclore presente nos grupos que vinham se apresentar aqui como o cacumbi e a banda de pífano... acabou, foi ofuscado pelo esplendor do "mainstream" brasileiro, que massacrou os pequenos e humildes artistas capelenses e seus vizinhos. É contraditório e humilhante o que o nosso prefeito fez: deu o aumento maior que o proposto pelo sintese, numa forma mascarada de lesar a categoria que também se mostrou alienada e alheia a situação. Ora se eu estiver errado me corrijam. O profesor de Capela perdeu 40% de titulação,20% de adcional por nível superior, regência de classe que caiu de 50% para 10%, sem falar nas reduções dos indíces de progressão vertical e horizontal (me corrijam!), ajuda de custo, para os que trabalham nos povoados, congelada a anos, inumeras contrariedades trabalhistas e de estrutura escolar. Agora ele vem através da Dra. ex-desembargadora, ex-juiza, secretária de educação do município de Capela, ilustre senhora e futura prefeita (dessa ninguém lhe tira) a humilde Josefa Paixão e anuncia um aumento de 25,8%. Esse é um exemplo clássico de um bom jogador que tira com as duas mãos e empurra as migalhas com os seus dedinhos. Uma atitude no mínimo obscena. Mas infelizmente é isso que Capela quer, é isso que os capelenses gostam, então que venham mais festas, que venham mais mansões oriundas de fundos obscuros e vamos cultivar a mentira, a alienação, a adulação, o endeusamento e o absurdo.

sábado, julho 02, 2011

OPINIAO DE COMENTARISTA

De duas uma: ou o prefeito de Capela é mágico ou então dinheiro nasce em árvore. A matemática ajuda muito a entender os excessos. O cargo de prefeito no município de Capela deve render em salário para quem o ocupa algo em torno de R$10.000,00 por mês. Num ano são R$120.000,00. Em 10 anos são R$1.200.000,00. O prefeito não tem outra fonte de renda no município. O negócio de revenda de carro deve render uns R$25.000,00 de renda mensal, segundo pessoas que trabalham no ramo. Isto se o negócio for muito bem administrado e as vendas forem de vento em popa todos os dias do mês. Ora, somando a renda de prefeito (R$10.000,00) com a renda de vendedor de carro (R$25.000,00) chegamos a R$35.000,00 por mes. Vamos ser otimista e dar mais R$10.000,00 de lambuja, supondo que o prefeito passe todas as tardes em sua loja negociando carros no corpo a corpo com a clientela de Aracaju. Você duvida??? Passe lá na loja de carros dele que você vai vê-lo toda tarde vendendo carro que nem um doido. Vá lá para ver. É verdade. Mas voltando ao assunto, supondo que o prefeito tenha uma renda mensal de R$45.ooo,oo por mes, num ano chega-se a R$540.000,00, ou seja, algo em torno de meio milhão de reais anuais. Supondo também que a casa do prefeito deva ter custado umas 4 vezes e meia isso (pelas fotos), ele deve ter ficado sem almoçar e jantar nos últimos 4 anos para que o dinheiro fosse suficiente para pagar a construção da casa. Fora a decoração. Como as propriedades do prefeito vão além da humilde casa, supomos que o jejum deve ter sido muito maior que somente o almoço e a janta. Ou então, como disse o admirador do prefeito, ele é um empreendedor e empreendeu muito durante estes anos como prefeito. Agora só nos resta pedir a Deus que faça com que o prefeito, do alto da sacada de sua casa bacana, se lembre dos pobres mortais que estão aos seus pés e escreva um livro ensinando como se faz para empreender e ficar rico. É isso aí. Capela está de parabéns por ter um prefeito com tanto dom de empreendedorismo. Vamos admirar a belíssima casa do prefeito. Jó, publique mais fotos. Quem sabe uma hora o Fantástico da Globo faça uma reportagem sobre prefeitos que tem casa bacana e aí Capela aparece no Fantástico também.

quinta-feira, junho 30, 2011

VILA BARRACAS QUER UM REPRESENTANTE NA CAMARA DE VEREADORES

Os dirigentes do DEM em Capela/Se filiou esta  semana, MININHO DAS BARRACAS, que passa a ser pré-candidato a vereador pelo DEM nas eleições de 2012.
Na primeira semana de julho deste ano, os Democrata fará encontros com a comunidade de Vila Barracas e em outros povoados com o objetivo de promover a informação e motivar lideranças local.

terça-feira, junho 28, 2011

PREFEITURA DE CAPELA/SE CONTRATOU COM EMPRESAS INVESTIGADAS

Acessando o site da justiça federal de Sergipe, o processo 0000436-05-2011.4.05.8501 no link partes, podemos encontrar uma lista de empresas que participaram dos processos de licitação para a merenda escolar do municipio de Capela/Se. 
Constata-se que o nosso municipio está envolvido com empresas suspeitas de fraudarem junto com as prefeituras as licitações da merenda escolar, cuja relação foi publicada nos jornais de grande circulação do Estado.

VEREADOR IMPEDIDO DE SUBIR NO CAMAROTE COM SOLAVANCO

Um vereador da cidade tomou um solavanco dos seguranças que faziam a guarniçao e controle de pessoas no camarote oficial na noite de ontem durante o show de Paula Fernandes.
O camarote estava superlotado, e segundo populares o vereador disse para o segurança que era vereador do municipio, sendo surpreendido por um solavanco que quase o edil se esparrama no chão.

segunda-feira, junho 27, 2011

SAUDE PÚBLICA DE CAPELA/SE NÃO É PRIORIDADE

No programa matinal de hoje, o radialista Gilmar Carvalho, iniciou informando de um acidente que aconteceu na BR 101, imediações do municipio de Capela, e as duas ambulancias do municipio foram até o local para prestar socorro mas foram dispensadas porque nenhuma delas possuia o oxigenio.
Gilmar disse que não se justifica um prefeito fazer uma propaganda e uma festa do tamanho que Capela esta fazendo e as ambulancias não terem o mínimo de atenção à vida.
São as evidencias da verdade desnudando as mantilhas das mentiras.

quarta-feira, junho 22, 2011

PROCESSADO POR DANO AO ERÁRIO

Ontem, dia 21/06 o prefeito Sukita foi autuado com mais um processo na justiça federal sob numero 0000680-31-2011.4.05.8501 por dano ao erário - improbidade administrativa.
Estão vinculados nesse processo os senhores Jose Edvaldo dos Santos e Genival Rosa da Silva.
Para obter as informações completa acesse o site da justiça federal e coloque o numero do processo acima.

terça-feira, junho 21, 2011

ESTRATÉGIAS DE COOPTAÇÃO

Acontece hoje, 21/06 um jantar na residencia do ex-vereador Arnaldinho que será oferecido ao prefeito Sukita.
O cardápio além das iguarias preparadas por "matre", constará da sobremesa a possibilidade de que Arnaldinho Aguiar, primo de Chico de Ary, possa integar o bloco de apoio ao prefeito Sukita e aderir ao projeto das eleições de 2012.
Essa é a primeira investida arremessada para cooptar membros da oposição. Muitos jantares ocorrerão daqui pra frente.
Bom jantar.

domingo, junho 19, 2011

AÇÃO CIVIL PÚBLICA DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

Tramita na 6 Vara da Justiça Federal o processo 0000436-05-2011.4.05.8501 movido pelo Ministério Público Federal contra o prefeito de Capela/Se, por violação aos princípios administrativos - Improbidade Administrativa que pede a suspensão dos direitos políticos, a reparação dos prejuizos causados ao erário e perda do cargo ou função pública.
Não é nada de novidade e sim o andamento de uma das ações por ato de improbidade administrativa praticada na gestão do municipio de Capela, conforme a visão do mpf.
A turma liderada pelo vice acompanha quase que diariamente o andamento do processo através do site da Justiça Federal de Sergipe, alimentando a esperança de ve-lo sentado na cadeira do executivo. E se isso acontecer é mais um pretenso candidato na chapa da situação.
Para quem tem interesse de averiguar a nossa informação ou acompanhar o andamento, através do google acesse: justiça federal de sergipe, clique em o nome das partes e coloque o nome completo do prefeito ou do servidor processado.

segunda-feira, junho 13, 2011

QUEM PODE RESPONDER A ESTA PERGUNTA:

Por que falta água frequentemente em Capela/Se?
Hoje, a população passou mais um dia de sacrificio pela falta de água. Não é dado nenhum aviso de esclarecimentos ao povo, dos motivos mesmo injustificáveis que vem deixando os lares sem água.
O fornecimento de água é serviço essencial, mas parece-nos que a direção do SAAE não compreende isso.

quarta-feira, junho 08, 2011

HÁ RIQUEZAS INEXPLICAVEIS EM CAPELA/SE

A população capelense comenta aos quatro cantos da cidade e povoados do nosso municipio, sobre o inexplicavel enriquecimento de pessoas que fazem parte do governo municipal. O Palocci evoluiu o seu patromonio, em Capela foi mais dinamico ou grave, surgiu o patrimonio. Caso as istituições democráticas de fiscalização e controle tomasse a decisão de requerer as transações cartoriais de compra e venda de imóveis aquí realizadas, conforme se comenta nas ruas à luz do dia, poderia encontrar proprietários de patrimonios economicos sem nenhuma condição financeira para adquiri-los.
Numa verdadeira acinte ao contribuinte e ao povo em geral, eles esnobam da riqueza, como diz Antoninho Trevisan, são os sinais exteriores de riquezas.
Mas, para quem está se banqueteando mesmo com as migalhas que caem da mesa dos que fazem parte da realeza, é inveja.

terça-feira, junho 07, 2011

Olha o sorriso, senador!

Olha o sorriso, senador!

NEM A RODOVIÁRIA, NEM O FORRÓDROMO

Os turistas e visitantes que veem à Capela/Se para a festa do mastro a cada ano imaginam encontrar no ano seguinte uma linda rodoviária e um espaçoso e moderno forródromo conforme é anunciado no palco pelo executivo.
E será assim também neste ano de 2011. A rodoviária que foi derrubada e a construção do forródromo executada e prometida no seu primeiro mandato, nada saiu do discusso.

sábado, junho 04, 2011

VAMOS CHAMAR DE CAPELLOCCI

A crise que toma conta dos noticiários nacional lançando supeitas sobre a multiplicação do patrimonio do Ministro da Casa Civil em 20 vezes num periodo de 04 anos, vem fazer refletir sobre a multiplicação do patrimonio e a existencia de "laranjas" que também são comentadas em toda a cidade de Capela envolvendo ocupantes de cargos público municipal, assunto amplamente divulgado através de uma emissora de rádio quando do debate entre uma vereadora e o prefeito.
Vamos chamar esse fato de capellocci, pela similaridade. 

sexta-feira, junho 03, 2011

TODOS POR CAPELA

O empresário capelense Ezequiel Leite autorizou a inclusão de seu nome em uma pesquisa eleitoral integrando o bloco da oposição em Capela/Se.
Não se trata de definição da candidatura, mas o objetivo e mensurar a densidade eleitoral de cada liderança oposicionista para o estabelecimento de estratégias.

quarta-feira, junho 01, 2011

JOAO ALVES SE REUNE COM LIDERANÇAS DE CAPELA/SE

Ontem, dia 31/05, o ex-governador convidou para uma reunião em sua residencia as lideranças politicas do bloco de oposição em Capela/Se. O objetivo foi o de construir um processo de unidade entre os líderes da oposição com vistas às eleições de 2012.