sábado, novembro 20, 2010

VAMOS CHAMAR O IPHAN!

Insistimos em informar a sociedade capelense que o prefeito Sukita, pretende reformar as Praças: da Matriz, Manoel Cardoso Souza e Adroaldo Campos. De acordo com informações de pessoas que participaram esta semana de uma reunião na Prefeitura de Capela/Se, entre engenheiros, empresa responsável pela reforma e auxiliares do prefeito, haverá modifiações significativas nas obras artisticas que estão nessas localidades. Ah! falou-se até em demolir o mercado, pois depois das reformas as paredes apresentaram frissuras e rachaduras segundo anunciado na dita reunião.
A Capela depois de perder prédios históricos como a prefeitura antiga, mudanças profundas na estrutura do Colegio Coelho e Campos entre outras agressões à arte e a cultura, agora pode perder obras como o coreto, os leões, e estátuas centenárias.
O Instituto do Patrimonio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, deve ser informado para tomar conhecimento da planta das referidas modificações, já que a sociedade capelense não sabe nada.

6 comentários:

  1. É mesmo uma pena saber que a nossa cidade tão linda e acolhedora, não possua em seu acervo cultural patrimônios Históricos tombados, pois segundo o regimento do IPHAN um referido patrimônio seja ele material como as nossas praças ou imaterial como as nossas festividades, deve sempre manter o aspecto original, ou seja, só preservado e não reinventado como a nossa festa do mastro por exemplo.Portanto sabemos que para a população capelense certos objetos, locais e festas revelam a origem da nossa cidade e tem grande importância na nossa história. Assim esperamos que o poder público se sensibilize e acredite, que ao contrário do que a postagem acima diz, a população capelense sabe, compreende e valoriza os seus patrimônios sejam eles tombados pelo IPHAN ou não.

    ResponderExcluir
  2. Gente Boa , uma sugestão para postagem .


    CAPELA ABSORVE TUDO QUE VEM DE FORA
    Não leve gato por lebre...EDUCAÇÃO É COISA SÉRIA!

    Você realmente sabe como é a escola de seu filho?
    Quem são os professores de seus filhos? Qual é a proposta pedagógica
    da escola em que eles estudam? Essa unidade escola tem quadras, laboratórios,
    computadores e biblioteca? Que projetos estão previstos para as diferentes
    séries? Você tem que se informar antes de matricular seu filho, depois não adianta reclamar...

    Já esta chegando o final do ano e os pais capelenses já começam a se preparar para a realização da matricula escolar em escolas particulares para o ano letivo de 2011. Considerada como uma vilão no bolso por ser muito cara, ainda são submetidos em alguns casos, a um monopólio educacional quando os clientes são obrigados a aceitar a aquisição do material didático na própria escola (livros) sem ao menos serem submetidos a um processo de avaliação para verificação se o material apresenta uma proposta pedagógica educacional adequada para a formação de nossas crianças e o pior ainda ferem o direito do consumidor, obrigando a compra casada que é crime, objetivando desta forma a ganância por lucros exagerados .
    Aos pais dos alunos, leigos e mal informados essas medidas impostas podem parecer simples e facilmente realizáveis quando embaladas e vendidas pelas bonitas palavras de donos de empresas de plantão quem encontram um bom mercado para vender seus produtos. Esquecem ou ignoram o fato de que qualquer contratação de sistema de ensino, para atuar em uma determinada escola dependerá de uma aval prévio através de pesquisas especificas para avaliar as condições econômicas da clientela e as necessidades prementes.

    ResponderExcluir
  3. E não se iludam aqueles que imaginam que tal atitude relativa a essas escolas restringe-se apenas as pessoas mais humildes, que têm menos estudo e menor acesso a informação através de jornais, rádios, televisão ou internet... Tal desmazelo ou despreocupação acontece até mesmo entre as pessoas que têm diploma universitário e acesso aos melhores jornais diários e demais mídias informativas.
    Isso é mais claramente perceptível quando transferimos a situação da “compra” de um determinado produto ou serviço de caráter particular e nos atrevemos a olhar com maiores cuidados a questão da educação propriamente dita.
    Exija seus direitos,
    lute por aquilo que é justo, cobre das empresas que
    prestam serviços ou vendem produtos para você... Inclusive das escolas
    em que seus filhos estudam...


    Portanto, visite a escola em que seu filho vai esta matriculado. Observe as instalações físicas, abastecimento de água para os menores, verifique a limpeza, converse com os diretores, conheça os professores, pergunte sobre o projeto pedagógico, faça as necessárias críticas, elogie se perceber pontos positivos na instituição, visite os laboratórios de ciências e informática, peça para conhecer a biblioteca e o acervo disponível,...
    Esteja atento às mudanças que se mostram prementes e cobre da direção que medidas sejam tomadas nesse sentido. Entre em contato com os outros pais de alunos e criem uma forma de interagir, trocar idéias e manifestar suas opiniões em favor de uma escola melhor para a comunidade a qual pertencem. Seus filhos lhes serão muito gratos por isso. A cidade na qual vivem será melhor para essa e muitas outras gerações se essas práticas se estabelecerem e se tornarem correntes ao longo dos anos.
    A escola incentiva a leitura? E a pesquisa, é estimulada? Esportes e
    artes fazem parte da grade curricular? Ensinam-se línguas? Como é
    a relação que se estabelece entre os estudantes e a tecnologia? Pergunte,
    pergunte e pergunte... Só assim irá saber como é realmente a escola de seus filhos...
    Não se deixem iludir pelas propagandas. Antes de se decidirem por qualquer escola (especialmente por aquelas que mais incisivamente apelam para a publicidade), visite diferentes unidades de ensino, converse sobre os projetos pedagógicos, compare a proposta das escolas com a sua filosofia de vida e os planos que tem para a vida de seus filhos e procure conhecer o estabelecimento a partir do depoimento de outras pessoas que têm seus filhos ali matriculados.
    O melhor desempenho de uma criança ou adolescente na escola não está associado ao nome da escola ou aos resultados divulgados pela mesma como sendo comprovação de sucesso garantido... A escola ideal não existe, o que encontramos no mercado é o maior engajamento das instituições com a educação e, consequentemente a criação de possibilidades maiores de bons ou ótimos resultados por parte dos estudantes não apenas em provas ou exames, mas na vida...
    E para que isso aconteça é determinante que os pais acompanhem de perto a vida escolar de seus filhos, estimulem sua vida cultural e esportiva, participem das atividades e reuniões dos colégios, critiquem o cobrem quando for necessário , perguntem, e que sejam criteriosos pra não ter que levar ”gato por lebre”
    ATT,
    robson ferreira

    ResponderExcluir
  4. Não acredito que haverá justiça na terra que impeça o desvairado prefeito preservar os monumentos históricos deste município, em detrimento do seu poder destrutivo, pois para este ser não há justiça, e o céu é o limite. Aí vai uma pergunta: Por que será que Capela/Se é tão blindada? Quem está por trás de tantos atos ilícitos? Se alguém souber por favor me responda!

    ResponderExcluir
  5. Veja o que respondeu o idiota acima. Esse pessoal não sabe responder críticas, eles são muito baixos, partem logo para a agressao. Quem não quer ser criticado não assuma cargo público e se está tudo correto não há motivo para desespero.

    ResponderExcluir