segunda-feira, dezembro 06, 2010

DIA MUNDIAL DE COMBATE A CORRUPÇÂO

No dia 09/12 o mundo se mobiliza para envolver mais a sociedade no combate a corrupção.
Podemos definir a corrupção como a utilização do poder ou da autoridade para conseguir obter vantagens e fazer uso do dinheiro público para o seu próprio interesse, de um integrante da familia, amigo e organizações.
o ranking da corrupão mundial indica os países: Dinamarca, Nova Zelandia e Cingapura, pela ordem, os menos corruptos, e a Somalia, Myamar e Afeganistão os mais corruptos. O Brasil ocupa entre os países das Américas, o  9 lugar, ficando ao lado de Cuba já no ranking mundial ocupa o 63 lugar em corrupção.
Uma sociedade corrupta, sacrifica a camada mais pobre. E quando um governo não tem transparencia em sua adminstração, dá lugar e estimulo a corrupção.
Combater este mal, é um exercicio de cidadania, e começa com atitudes dentro de sua Associação de Moradores, em sua comunidade, em seus municipio etc. 
Os processos de corrupção envolve no mínimo duas partes: o corruptor e o corrompido. e seus procedimentos envolve a autoridade e o servidor ou funcionário.
Antoninho Trevisan, em sua cartilha "Combate a Corrupção", descreve algumas dicas de indicios de corrupção na gestão pública:
1- Sinais exteriores de riquezas dos auxiliares do governante (quando o individuo muda substancialmente a sua condição social, isto é, passa misteriosamente a ser rico)
2- Empresas constituidas no período pós eleição e durante o mandato para executar obras cujos proprietários são "laranjas". sendo esses mais comuns.
A corrupção tira o remédio do posto médico e coloca somente a nota, da mesma forma a merenda das escolas. tira as oportunidades dos jovens quando oferece educação cujo IDEB é baixo.
A tecnologia e a especialização é para atender aos procedimentos da corrupção.
Esse assunto deveria ser bem discutido nas escolas, nas igrejas, organizações sindicais a fim de que toda sociedade possa melhor colaborar nesse combate.

 

Um comentário:

  1. Em Aju/SE a CGU promoverá dia 09/12 o II Passeio Ciclístico Contra a Corrupção, que tal uma sugestão: copiar essa ideia pra cá.

    ResponderExcluir