terça-feira, janeiro 25, 2011

E O MERCADO FOI DEMOLIDO.

Diferente do que foi noticiado pelo prefeito Sukita neste última semanário do jornal Cinform, o mercado municipal foi demolido, derrubado à força de máquina contratado pela Prefeitura.
Os habitantes que têm o prédio do mercado como parte de sua história, sabendo que se for contruido, o novo mercado jamais trará a mesma arquitetura que compunha o conjunto denominado histórico e cultural do municipio, mesmo sem legalidade, mas com legitimidade, ficaram constrangidos com a atitude do prefeito.
O passado chega ao presente. As fotos antigas mostram a fot da antiga prefeitura, um prédio lindo, sem manutenção, demolido na década de 70 dando lugar a uma vila de quartinhos como dissera a museóloga Rosa Farias.
O Grupo Escolar Coelho e Campos, sofreu mudanças criminosas no assoalho e nas dependencias na década de 80.
A estação ferroviaria, o prédio mais bonito de todas da região, destruida para dar lugar hoje a nada. Em outras cidades as estações ferroviárias servem como espaço cultural e de comercio para artezanato.
Agora é a vez do mercado.
Se fizermos um estudo criterioso, outros demolidores, cupins do patrimonio público cultural aparecerão.
Há mais de um ano, foi enterrado na inexplicável reforma do mesmo mercado R$ 993,00, verba do governo federal, dá para explicar?

13 comentários:

  1. Como capelense fico muito triste em saber disso. Alias - embora nao viva em Capela, faco questao de me manter informado sobre minha cidade - todas as vezes que tenho noticias da terrinha me vem apenas coisas negativas... E uma pena que nosso passado e historia sejam derrubados a maquina. Meus sentimentos.
    Kleber Oliveira.
    P.S. Desculpem a falta de acentos. Estou fora e este computador nao esta configurado para lingua portuguesa

    ResponderExcluir
  2. Amigo... Você demonstra realmente estar fora de Capela... Este meio de cominicação é POLITICO PARTIDÁRIO e posta apenas coisas que o Sr. Jó Julga Negativas. Ele ´´e um político sem mandato em busca de garimpar votos baseado em achismos e mentiras. Por exêmplo, peça para ele provar que a verba federal que ele menciona foi realmente gasta... tudo balela... Outra coisa, infelismente o mercado possuia risco de queda e se não fosse demolidoi ai sim vc poderia receber notícias ruim de Capela. Seram construídos 3 mercados modernos em nosso município. A cidade já é outra, está sendo 100% calçada, foi toda reestruturada e ja é a 6 economia do estado... Jó é um político frustado, que teve oportunidade e nãoo fez.
    Esse Blog é do 25 e quem governa Capela é o 40 PSB, ele é demagogo e posta noticias dando sua vaaga e fútil critica negativa em tudo. Busque ai alguma noticia o coisa boa deste blog... Não existe e não tem... Jó desta forma continue agarrado em sua cadeira do BANESE, pq dai não sairá mais nunca para um cargo público...

    ResponderExcluir
  3. É UMA PENA TERMOS REPRESENTANTES/GESTORES DO BEM PÚBLICO SEM A MENOR FORMAÇÃO ACADÊMICA NECESSÁRIA A COMPREENDER TUDO O QUE É DE PRIORIDADE PARA O SEU PATRÃO (O POVO-O ELEITOR).
    O PREFEITO SUKITA DE MANEIRA TRUCULENTA, COMO É DE PRAXE, MAIS UMA VEZ PLAGEIA SUAS CONQUISTAS DE FORMA DITATORIAL. MAIS UMA VEZ O POVO CAPELENSE É LUDIBRIADO E NEM SEQUER TEM SIDO CONSULTADO, COMO FAZEM OS EXCELENTES GESTORES DA COISA PÚBLICA. MAIS UMA VEZ A IMPRENSA ESCRITA E AUDIOVISUAL NÃO ENFATIZA O QUE É DE INTERESSE DE UMA COMUNIDADE... APENAS TORNA-SE MUDA E SURDA. SERÁ COMÉRCIO? TOMA LÁ E DÊ CÁ?!
    POIS BEM, CAPELENSES, O MOMENTO VINDOURO SEM SOMBRA DE DÚVIDAS TORNAR-SE-Á PROPÍCIO PARA LEMBRAMOS DAS CHICOTADAS DE V. EXCIA SR PREFEITO SUKITA, E RETIRÁ-LO DO PODER, DO SEU TRONO NÃO HOSTIL QUE O MESMO UTILIZA POR TODO ESTE TEMPO. SERÁ ATRAVÉS DO VOTO, DE MANEIRA DEMOCRÁTICA E INTELIGENTE, QUE OS "IMPUNES" DESBANCARÃO DE UMA VEZ POR TODAS E TODAS AS MENTIRAS E MAZELAS SERÃO VARRIDAS DA CAPELA.
    IRMÃOS CAPELENSES, NÃO SE ESQUEÇAM QUE DIGNIDADE, MORAL, RESPONSABILIDADE SÃO PARA POUCOS E COM CERTEZA OS MEUS MUNÍCIPES TEEM E DE SOBRA! PROCUREM SATISFAZER O SEU EGO, CAPELENESES, E DEEM UM BASTA, A COMEÇAR PELA AUSÊNCIA NOS SHOWSMÍCIOS QUE ACONTECERÃO NOS DIAS 01 E 02 DE FEVEREIRO, ONDE O EXMº DITADOR SE LOCOMPLETA E USA TODOS QUE VÃO A PÇA COMO SENDO ELEITORES FERRENHOS DOS POLÍTICOS QUE SE ENTRELAÇA COM O PRÓPRIO PREFEITO REFRIGERANTE.
    MOSTREM SUA INDGNAÇÃO CONTRA ATOS DESTA ADMINISTRAÇÃO, COMO ESTE ÚLTIMO: A DEMOLIÇÃO NA TORA DO MERCADO. QUEM É SUKITA PARA AFIRMAR QUE UM PRÉDIO CONSTRUÍDO A DÉCADAS ESTÁ OU NÃO ARRUINADO. PROCUREM SABER QUAL O GRAU DE INSTRUÇÃO ACADÊMICO DESTE SER DESUMANO.
    E LEMBREM-SE: REFRIGERANTE DEMAIS CAUSA DIABETES E PODE CAUSAR MORTE! CHEGA.

    ResponderExcluir
  4. Em momentos como este chego a me indagar: de que adinatar sermos chamados de cidadão se nem história estamos mais tendo? De que adinta o art. 5 da CF/88 se vemos nossos direitos e garantias ser respeitados?
    É lamentavel ao passo que fato:não temos mais história, esta registra-se apenas em nossas mentes, ou seja, ficou no passado alegre e identificado, pois hoje vivemos a sombra de um psicopata que além de destruir símbolos e monumentos úteis à coletividade (mercado municipal, Sesp, Festa do Mastro e outros,somos coagidos a viver na ESTÓRIA de um psicota, asno, vil e insane.
    Até quando. Até quando!
    Nossa Senhora da Purificação, proteja com vosso manto Sagrado o pova da nossa Capela do atos insanes deste ser que com toda certeza não faz parte dos desígneos de Deus, Nosso Senhor!
    Roga Senhora da Purificação pelos fiflos seus e mostra a estes trucidadores o que dissera Sta Tereza d´Avila: ... tudo passa, Deus não muda,...quem a Deus teme nada lhe falta, só Deus basta!
    Amém!

    ResponderExcluir
  5. Um dos nossos leitores e comentaristas acima, nos ná a impressão de que está realmente por dentro do processo de gastos com a"reforma" e motivo da demolição do mercado municipal.
    Dada a preciosidade da informação o nosso amigo poderia colaborar bastante nesse assunto, respondendo por exemplo:
    Existe o laudo da defesa civil afirmando os perigos alegado pelo senhor(a)?
    Quem colocou a placa indicando o valor de R$ 993 mil repassado pelo governo federal para revitalização e reforma do mercado, não foi o prefeito?
    Quem disse que o dinheiro havia acabado em uma sessão na Camara de Vereadores, não foi o prefeito?
    Os membros do PT de Capela/Se, questionaram a CGU para saberem da aplicação dos recursos em uma obra que agora foi demolida.
    Mas o migo leitor poderá também nos responder com os documentos oficiais, quanto foi gasto então?
    Você gastaria de seu bolso, 300 400 mil em uma obra sua e depois a colocaria no chão?

    ResponderExcluir
  6. Não sou oposição nem situação, mas convenhamnos, é um absurdo o que acontece nesta cidade tão linda.
    Sr. Prefeito dar-lhe-ei uma sujestão; porque não posta neste blog o laudo sobre a estrutura do mecado?
    Melhor, mande anunciar no Jornal da Cidade como o Sr. fez esta semana ,todas as informações sobre os gastos publicos anexando as notas fiscais.
    Como diz a música de Cazuza, Brasil mostra a sua cara (no caso Capela mostra sua cara) mas só vc poderá mostra-la.

    att. Monike Cardoso

    ResponderExcluir
  7. Jó post uma foto do mercado parcialmente demolido. Obr

    ResponderExcluir
  8. PARABÉNS prefeitozinho!
    Que vc e sua legião de seguidores,esta tão insane quanto você, sejam muito felizes na cidade ogra e pernóstica que estão construindo, a chamada SUKITOLÃNDIA. Pois o próximo passo dado por vocês e esses bando de vereadores imprestáveis que mais se parecem enlatados de supermercados, os quais você empurra na sacola, dá aguns "mil réis" e eles se deixam vender não podemos esperar nada, até que surja a próxima campanha para vocês aparecerem com a fussas deslavadas pedindo votos.
    Se tivéssemos o mínimo de vergonha, em vez do voto daríamos uma bela escarrada no fucinho de cada um, pois vcs se mostram merecedores de coisa bem pior. Mas a justiça Divina há de mostrar a verdade!

    ResponderExcluir
  9. Num tem ninguem triste. Só a oposição q ta se fazendo. Quem vive de passado é Museu e Capela ta cada vez mais moderna, por isso merece um mercado moderno que nenhum município sergipano tem. Vocês que são contra a nova construção, quando o mercado estiver pronto faça o favor de nao entrar, mas são os primeiros a ir la se mostrar e procurar defeitos sem ter.

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de me referir ao amigo que fez uma forte defesa e, ao mesmo tempo e com igual vitalidade, mencionou a funcao politica deste blog. Bem, evidentemente que tanto o blog quanto sua defesa tem coloracao partidaria, mas nao vejo problema nisso. Ao contrario, acho que a democracia revitaliza com o debate aberto, respeitoso e acima de tudo voltado para o bem comum.
    Como capelense que sou, certamente voce me conhece, acho que o mercado poderia ser preservado se todos os prefeitos que passaram, inclusive o atual, fizessem o seu " dever de casa". Mas nao fizeram. Eh uma pena que um patrimonio arquitetonico como o mercado esteja prejudicado. Acho inclusive que daria uma belo predio para uma escola, mini shopping ou coisa do genero. Enfim, nao adianta chorar sobre o leite derramado.
    Nao eh meu objetivo polimizar, apenas emiti uma opiniao, mas devo discordar do caro amigo quanto aos ataques a vida profissional do mantenedor deste blog. Acho que podemos debater sem fugir ao tema e, principalmente, respeitando nossos interlocutores. Assim, penso eu, fortalecemos a Democracia.
    Um abraco fraternal,
    Kleber Oliveira

    ResponderExcluir
  11. Olá Jó, tudo bem? E como vai a sua memória? Será que você esqueceu do prédio do antigo cinema que foi totalmente reconstruído respeitando a arquitetura original? Vale lembrar isso! Você também menciona as coisas como se o que estava antigo e foi substituído existisse apenas na atual gestão. Mas não, Jó, o que era antigo já estava antigo há muito tempo. E prefeito nenhum fez absolutamente nada. O que é melhor, abandonar à sorte ou modernizar a cidade? Sua oposição é imparcial, você expõe pseudo-fatos na tentativa de esconder o gigantesco avanço do nosso município durante a gestão de Sukita. Aprenda a ser uma oposição respeitável e honesta!

    ResponderExcluir
  12. MINISTÉRIO PÚBLICO DÁ MAIS PRAZO PARA O MERCADO
    Em 08/04/2010, os comerciantes de Capela reuniram-se com o Prefeito e o Representante do Ministério Publico Dr. Henrique Cardoso para tratar sobre a conclusão da reforma do mercado. Após ouvir o prefeito dizer que não tinha mais dinheiro, e que nenhuma empresa queria continuar a obra, mesmo com a insatisfação dos presentes, o promotor já referido concedeu mais 90 dias para que o prefeito conclua os serviços. Ja se perdeu a conta de quantos papeis foram assinados com novos prazos. Brincadeira à parte, mas nem os termos de audiencias assinados entre prefeito, Ministério Público e representantes da sociedade valem (veja neste blog um termo desses). Ainda mais, enquanto se fez acordo verbal dando prazo de 90 dias aceito pelo prefeito no gabinete do promotor, eis que no programa dia-a-dia da FM Ouro Negro, o prefeito Sukita afirma e informa que só concluirá as obras do mercado no mês de janeiro. Essa audácia não é para qualquer mortal. Mas vale uma pergunta: Será se o Doutor Promotor Representante do Ministério Publico de Capela Henrique Cardoso já visitou a feira livre de Capela para ver as condições em que são expostos os alimentos perecíveis para a população?
    Postado por Jorgival Santos às 23:30

    ResponderExcluir
  13. capela hoje esta muito melhor acabou a corda de carrangueijo que so pensava neles mesmo o proprio jo foi presidente da camara e so andava com um celular para nao falar com o povo e o povo foi justo, e hoje voce tenta chegar ao poder mais vai ser dificil.

    ResponderExcluir