quarta-feira, fevereiro 01, 2012

IGREJA MATRIZ DE CAPELA. UMA CADETRAL NO INTERIOR DE SERGIPE




De cima para baixo vemos o altar da padoreira de Capela/Se, N. Sra. da Purificação, à esquerda a parte externa da matriz, à direita o registro do término da novena os fiéis saindo da igreja, e por última, novamente o altar com parte da estrutura artística.
A igreja matriz de Nossa Senhora da Purifcação da Capela é uma catedral no interior sergipano.
A imagem é uma das mais lindas que os olhos humanos já viram. Daí os capelenses cantam o refrão de seu hino dizendo: - "Eia sus ó Capela! Eia sus gloriosa! Revivendo feliz seu antigo resplendor, sob o manto real desta virgem formosa canta e vibra com fé o hino de amor.
Recortado no azul, majestoso e feliz... o teu templo querido é celeste visão. capelinha que foi, hoje linda matriz! É do povo da terra o fiel coração".

3 comentários:

  1. NESTE MOMENTO DE LOUVOR E GRAÇA TEMOS O DEVER DE AGRADECER A VIRGEM DA PURIFICAÇÃO PELAS HONRAS ALCANÇADAS COMO TAMBÉM PELAS RESTRIÇÕES VIVIDAS INDIVIDUALMENTE POR CADA UM DE NÓS CAPELENSES!
    PARABENIZO A TODOS PELA FÉ E CRENÇA EM DEUS E NA NOSSA MÃE, NOSSA SENHORA DA PURIFICAÇÃO.
    GOSTARIA DE LEMBRAR A HABILIDADE, COMPETÊNCIA E INTELIGÊNCIA DO CONTERRÂNEO O JOVEM MARCOS PAULO, O QUAL DE MANEIRA ARTÍSTICA E EXTREMAMENTE CULTURAL CONFECCIONA O "CARRO" DA SANTA OFUSCANDO A TODOS COMO SE ESTIVÉSSEMOS PRÓXIMO A MARIA BEM COMO É O INOVADOR DAQUELA ILUMINAÇÃO NO INTERIOR DAS TORRES DA IGREJA MATRIZ. PARABÉNS MESMO.
    E LEMBREM-SE: REFRIGERANTE DEMAIS CAUSA DIABETES E PODE CAUSAR A MORTE!
    CHEGA!!!

    ResponderExcluir
  2. Realmente, nossa igreja é a mais linda do estado, uma verdadeira "catedral no interior".E como foi belíssima a festa da Padroeira,cada noite era mais iluminada que a outra,mais cheia de graça e fé .Nossa Senhora da Purificação faz parte da história de nosso município,qualquer filho de Capela q/ tem amor a esta terra sabe disso.Mas existe um "filho' q/, pena, ñ sabe,ñ conhece a TRADICIONAL, SECULAR festa de nossa Ilustríssima Padroeira,o prefeito Sukita.Isto ficou bem colocado na manhã do dia 1º/02, no programa matinal da Ouro Negro em "entrevista" a George qdo o mesmo ressaltando sua preocupação c/ a talvez falta de policiamento na cidade disse q/ a festa da Padroeira" começa amanhã(02/02),uma festa tradicional , secular q ñ pode deixar de ser realizada" e que estavam aguardando de 40 a 45 mil pessoas para tão tradicional evento. A qual evento ele estava se referindo? seria mesmo a festa de Nossa Senhora? Senhor prefeito,até se entende sua procupação c a segurança em sua festa,q aconteça, infelizmente muita gente gosta ,quer se distrair, tudo bem ,mas ñ tem nada a ver com a Festa de Nossa Senhora da Purificação . Dia 02/02 ñ começa e sim termina ápos a procissão pelas ruas da cidade finalizando c a missa na matriz.Essa belíssima festa, prefeito teve inicio no dia 24/01 e prosseguiu durante nove alegres noites , até o dia 1º/02 ,finalizando assim no dia 2/02,já no dia 23/01 houve a coroação de Nossa Senhora,noite muita bonita c/ louvores e graças.AH! NO DIA 31/01, penúltima novena um dos patriocinadores da noite foi o governo municipal ,e ñ tinha nenhum representante de tal.Prefeito , aprenda pelo menos o mínimo do q realmente é tradicional em 'sua cidade".não coloque evento social complementar como a TRADICIONAL FESTA DA PADROEIRA,respeite nossaa história,shows wm festas religiosas vieram surgir a pouco temponada a ver c secular ou tradicão.Sugestão:a professora histiriadora Denilza Oliveira lançou um livro sobre nosso município,adquira-o e faça-o de livro de cabeceira ou bata um papinho com a professora Zuleide Moura .

    ResponderExcluir
  3. Ola eu fui patizado nessa igreja eim 1996 e eu naum me lembro dos meus padrinhos com os nome de alberto ramos mata e janice ramos mata ,minha mãe se separou do meu pai e venho por esse comentario sabe se vcs poderia me ajuda a encontrala . nome dela é Maria Elenilza santos quem conhecia ela chamava Nilza é filha de dona Lucia ,pouco me lembro masmoravam perto de um pé manga meu vô ele era cego me ajuda porfavor ele moravam perto da igreja.hoje moro eim guarujá sp -facebook Cleber Logan ,gmail cleberlogan@gmail.com

    ResponderExcluir