quinta-feira, maio 21, 2020

A PREFEITA SILVANY VAI DESTRUINDO PATRIMÔNIO ARTISTICO E CULTURAL

De Arquitetura Eclética, tipo de arte que surgiu em países da Europa como França, Inglaterra e Alemanha,  em meados do século XIX até as primeiras décadas do século XX. Por não ter uma definição, foi chamada de antiarquitetura pois, reuniu vários estilos que exibiam combinações de elementos que podiam vir da Clássica, Gótica, Medieval, Renascentista,  Barroca,  e Neoclássica. No Brasil,  o ecletismo, estilo arquitetônico, teve início ao final do século XIX e perdurou até as primeiras décadas do século XX. Em Capela, a Arquitetura Eclética, também "acompanhou" o ritmo do país, como podemos perceber no Prédio do Antigo Cinema, construído no início do século XX,  identificado por nosso povo como Identidade e,  Patrimônio Histórico e Cultural. foi pelas brilhantes mãos do Mestre Olívio, que o ecletismo vem embelezar as faixadas frontal, exterior, de prédios públicos e residências privadas como podemos perceber no do antigo Cine Capela e, na residência da família do Sr. (in memorian) José Guimarães. 
Hoje, o prédio do antigo Cine Capela, que no passado foi palco de várias manifestações artísticas e Culturais,  como também,  da inesperada visita de Virgulino Ferreira, o Lampião,  conhecido como o "Rei " do Cangaço,  amarga o descaso e, reage à ação devastadora do tempo e do poder público municipal.
(Este texto foi escrito por um historiador e postado nas redes sociais pelo Sr, Lizaldo)
Vemos dois prédios. O segundo funcionava a prefeitura municipal, destruída pela incultura do gestor, para construir a "vila de quartinhos" como bem denominou a museóloga capelense Rosa Farias.
O primeiro, o prédio do cinema, ameaça desabar após a Prefeita Silvany mandar retirar o telhado, e há quase um ano abandonou a obra. A GRANDE OBRA. UM TELHADO!
A prefeita Silvany não conhece, não zela, não respeita , ignora até o que tem valor histórico para nós capelenses.
Será se não cabe uma ação judicial?

Um comentário:

  1. Pois é amigo Jorgival, o primeiro sinal de alerta contra esse descaso com o importante patrimônio histórico de capela partiu de mim ao publicar fotos do prédio e expondo a situação nas redes sociais. O seu brilhante texto veio dar mais conteúdo para melhor agirmos nas cobranças.

    ResponderExcluir