terça-feira, abril 09, 2013

AUDIENCIA PÚBLICA - LEIS ORÇAMENTÁRIAS


A democracia social exige a participação do cidadão nas decisões do governo nos seus três estágios – municipal, estadual e federal. Esta participação vai além do voto, dever e direito básico do eleitor, e abrange não só a fiscalização dos atos dos eleitos mas também a discussão da política administrativa adotada pelos que eventualmente encontram-se no poder.
O importante, o indispensável é lembrar que todo o poder emana do povo e em seu nome será exercido. Quando um governo age em áreas cruciais, como a das privatizações de empresas estatais, vendendo patrimônio do povo, sem consulta prévia aos verdadeiros donos, está traindo a confiança do eleitorado, incluindo aí as forças da oposição.
Também na elaboração dos orçamentos públicos – e em especial os municipais – o eleitorado deve ter voz ativa, discutindo, analisando e fiscalizando a sua execução. Sem essa ativa participação, a democracia passa a ser um mero jogo eleitoral, onde disputas paroquiais influem negativamente nos verdadeiros interesses da coletividade.
Um orçamento participativo é um orçamento democrático. Sem a participação do povo, do contribuinte, do eleitor, o dinheiro público será aplicado segundo critérios que nem sempre representam as melhores soluções para os problemas da comunidade. Participar é tão importante quanto votar. E é com a participação ativa que se constrói a verdadeira democracia social.
Barbosa Lima Sobrinho

O municipio de Capela/Se, realizará a Audiencia Pública onde serão debatidas as Leis de Diretrizes Orçamentárias, O Plano Plurianual e a Lei Orçamentária Anual para 2013 nessa quarta-feira, dia 10, a partir das 8:00hs na Escola Edelzio Vieira de Melo. É importante, e porque não dizer, indispensável a participação da sociedade nesse processo de planejamento para a execução de políticas públicas necessárias ao desenvolvimento e modernização do nosso municipio. Participe!



sábado, abril 06, 2013

CAPELA PERDE CENTRO PROFISSIONALIZANTE

O Centro Profissionalizante deveria ser construido em Capela/Se. De acordo com o Planejamento Estratégico elaborado no inicio do governo Marcelo Deda, sob a coordenação da então Secretária de Planejamento, Lúcia Fálcon e com a participação da sociedde civil representada, na região do leste sergipano seria construida uma escola de ensino técnico profissionalizante no municipio de Capela.
Tudo isso foi exaustivamente discutido e aprovado pelos participantes dos diversos encontros entre os municipios que integram a região leste sergipana.
Sem que se saiba as razões, o projeto intitulado de PROINVESTE, define que o Centro Profissionalizante será construido na cidade de Nossa Senhora das Dores.
Perguntar não deve ofender: Para que serviu aquele planejamento. 

quarta-feira, abril 03, 2013

CAPELA É CONTEMPLADA NO PROINVESTE

Chegou hoje na Assembléia Legislativa o projeto do PROINVESTE. Nele, a pedido do Deputado Augusto Bezerra, consta a alocação de recursos para o Centro de Obstetricia LEONOR BARRETO FRANCO ( a maternidade em nosso municipio).
Depois da visita que o deputado Augusto Bezerra fez a Camara de Vereadores, ouviu os pronunciamentos dando como reivindicação prioritária a reestruturação dos serviços daquela casa de parto que atende não só as parturientes local, como também da região, o parlamentar comprometeu-se em envidar esforços para atender a solicitação dos vereadores levando tal preocupação para as negociações com o governador. O resultado foi exitoso: A maternidade está contemplada no projeto.
Infelizmente não consta nenhum recursos para a construção da Rodoviária.
Acesse o link abaixo e confira as obras
 Governo de Sergipe quer viabilizar mais de 30 obras com o Proinveste 

"SÓ PAGO NA JUSTIÇA"

Esta é a decisão do prefeito Ezequiel Leite em relação ao pagamento dos salários dos servidores públicos de Capela/Se, deixados em atraso pelo ex-prefeito Sukita.
Depois de 90 dias de espera, de reuniões sem finalidades e negociações sem sucessos, é manifestada a real característica da insensibilidade, tirania e indiferença às necessidades daqueles que são seus colaboradores. Os servidores não prestaram seus serviços ao ex-prefeito Sukita, como não servem ao prefetio Ezequiel. Eles prestaram serviços à sociedade capelense. E nós como membros dessa sociedade devemos repudiar a atitude dos dois administradores; Sukita e Ezequiel. Não podemos nos calar diante de tamanha injustiça, onde o trabalhador depois de prestar seus serviços não recebe os salários e ainda é desdenhado de que só recebe na justiça.
É esse o "novo tempo" que o excelentíssimo prefeito pretende instalar em nosso município?
A ex-senadora Heloisa Helena já dizia: - "o poder não muda as pessoas, REVELA"!

sexta-feira, março 29, 2013

FELIZ PÁSCOA!

quinta-feira, março 28, 2013

O POVO JÁ FALA EM DECEPÇÃO

Há décadas o municipio de Capela/Se por intermédios dos prefeitos praticavam em nome da municipalidade o gesto social e fraterno de distribuir peixe para as familias carentes por ocasião da Semana Santa.
Este ano, o prefeito Ezequiel deixa de levar à mesa de tantas familias capelenses a condição de participarem desse momento pascal dignamente. Um gesto insensível e sem espírito cristão, longe do sentimento de fraternidade.
Quando candidato, Ezequiel visitou todas as residencias deste municipio, viu de perto as  necessidades vividas pelo nosso povo, segundo ele, chegou algumas vezes não segurar as lágrimas. A situação dessas pessoas não mudou, e o senhor prefeito não pode estar esquecido.
O governante negar o peixe ao seu povo, sabendo que mais de 50% deles vivem na linha de pobreza à indigencia, é atitude de fariseu.

A GESTÃO PRECISA SER TRANSPARENTE

Aproxima-se de R$ 15.000.000,00(quinze milhões) a arrecadação do municipio de Capela/Se no período de 01 de janeiro a 28 de março de 2013. De acordo com os dados do Banco do Brasil e da Secretaria da Fazenda, as transferencias constitucionais, ICMS e transferencias do Estado, nesse período o montante arrecadado foi de R$ 12.207.714,47 (doze milhoes, duzentos e sete mil, setecentos e catorze reais e quarenta e sete centavos) .
Devido a falta de transparencia, não se tem informações concretas sobre o valor arrecadado com ISSQN, ITBI, taxas de poder de policia.
Vale destacar que o FUNDEB arrecadou até esta mesma data, 28/03 o montante de R$ 4.035.283,44.
Dentre outras propostas de campanha, estava a de ser transparente. Inclusive o nome da coligação era: Administraçõ com Seriedade e Transparencia.

segunda-feira, março 25, 2013

CAMARA DE VEREDORES E DEPUTADO MOBILIZADOS

O Deputado Estadual Augusto Bezerra atendendo convite da vereadora Érica (DEM), apoiado pelo vereador Adeilson (PSC) e com o consentimento do Presidente Toninho Arimatéa, participará da sessão da Camara de Vereadores de Capela, ás 20:00hs do dia 26/03(terça-feira) com o objetivo de explanar sobre as possibilidades das instalações da Usina de exploração do Projeto Carnalita e do campus de engenharia em nosso municipio.
Trata-se de uma ímpar oportunidade para que a comunidade estudantil  e a sociedade em geral possa tomar conhecimento da riqueza mineral existente no subsolo; dos recursos que poderão ser investidos na implantação do projeto através da Vale do Rio Doce; como também da instalação do Campus de Engenharia.
Todos nós capelenses, independentemente de ideologia política-partidária devemos nos unir nessa luta de interesse coletivo. Só se defende aquilo que se conhece.


domingo, março 24, 2013

O QUE OS UNIU O POVO NÃO SEPARA!

Foto

Numa ação rápida e sem muito trabalho, o prefeito Ezequiel já conquistou o apoio desses vereadores, todos do PSB (40).
Apesar de alguns ainda dizerem que não é verdade, os outros afirmam, como foi o caso do discurso de um deles no povoado Pirunga durante a festa de São José.
A justificativa do pulo é porque estão ao lado do povo. E como dizia um senhor conhecido meu: "o vereador e seus familiares tambem é povo". Inclusive familiares que residem fora do municipio e até fora do Estado recebendo salários da PMC, conforme informações do prefeito antes de conquista-los.
Mas nem tudo é mal, agora os vereadores aprovaram mais 40% de suplementação orçamentária, aqueles 5%  que motivou aquelas manifestações em frente a Camara não é mais problema. Já como ponto negativo, o chefe do Executivo com quase todos os vereadores ao seu lado, deixa de atender as solicitações do Poder Legislatvo, fugindo  de ser transparente, pois sequer a arrecadação está sendo informada aquele Poder. Pra que, não?
Sendo assim, não existe problema de orçamento e nem de dinheiro para que o prefeito e os vereadores comecem a trabalhar.
 
 

quinta-feira, março 21, 2013

TRABALHADORES, UNÍ-VOS! (Karl Marx)

SERVIDOR VALORIZADO É SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE
 
 
A tomada de consciencia por parte da classe trabalhadora é o principal elemento para mudança da realidade social, segundo Karl Marx. Se ainda estivesse entre nós, escreveria o Manifesto entitulado: - "Servidores Públicos de Capela, Uní-vos"!
Este é o chamamento à tomada de consciencia e à mobilização.
Os funcionários públicos são servidores da sociedade, embora geridos pelo governante de plantão que deseja impedir novas conquistas, oprimir e até eliminar direitos anteriormente conquistados. Somente refletindo o grito de Marx "uní-vos" é que se pode fortalecer idéias e ações para combater todo  tipo de opressão e descaso vividos pelos servidores deste município.
 
 

 



terça-feira, março 19, 2013

PROCESSOS POR COMPRA DE VOTOS

Estarão sendo ouvidas hoje na Polícia Federal a Senhora Meire e sua filha Emília como parte integrante do processo que tramita naquele órgão por denuncia de compra de votos nas eleições de 2012 no municipio de Capela/Se.
A materialidade da denuncia consta de uma gravação onde o Senhor Acrísio, coordenador da campanha de Ezequiel, vai até a casa de Meire oferecendo-lhe dinheiro e outros beneficios para que as mesmas votassem em seu candidato.(Ezequiel), dizia ainda que o dinheiro viria do carvão(industria de propriedade do candidato).
Processo semelhante tramitou na Comarca de Capela/Se, movido pela coligação de Ezequiel que senteciou a inelegibilidade de Sukita, pela compra de votos, e multas contra Josefa e Carlos Milton por supostamente serem beneficiários. Como o crime é também semelhante, algo vai acontecer: multas, inelegibilidade, cassassão e até uma eleição suplementar.
 

sexta-feira, março 15, 2013

PREFEITURA NÃO É BANCO

Acreditamos que as contas da Prefeitura Municipal de Capela/Se estão abarrotadas de dinheiro; considerando que de janeiro à 10 de março/13 as receitas ultrapassaram R$ 11.000.000,00(onze milhões de reais) e nem um investimento, pagamento de dívidas ou execução de projetos foram realizados. Então acreditamos que tenha muito dinheiro guardado. Mas, a funçao do Poder Público não é juntar dinheiro. Prefeitura não é Banco! O seu resultado não é lucro, e sim promover o bem estar social.
Enquanto os servidores públicos do nosso municipio passam por dificuldades devido a falta de pagamento dos seus salários de dezembro e o 13°; portadores de necessidades especiais e de doenças crônicas sem medicamentos, acontecendo escandalos no predio da Prefeitura para adquirir a medicação; ausencia de médicos e dentistas para atender a população; ambulancias retiradas dos povoados; a falta de estímulo ao comércio interno; a inexistencia de programa de transferencia de renda para os mais carentes e a inadequação das unidades escolares para atender os alunos, entre outras, o governo municipal pratica outra política, que não é publica, que não promove bem estar, que não inclui: guardar dinheiro. 

terça-feira, março 12, 2013

LUTO! FALECEU RENATA.

Renata Bastos,25, submetida a uma cirurgia estética de lipo cujo procedimento teve conclusão fatal.
Renata faleceu, segundo familiares, por volta das 13:30hs durante o procedimento cirurgico e inconformados com a causa alegada no laudo médico, requereu a autopsia para saber qual a causa que levou Renata a óbito.
O corpo encontra-se ainda e Aracaju e deverá chegar em sua residencia hoje pela manhã onde será velado e sairá para ser sepultada em horario ainda não informado.
 
A cidade de Capela está em  estado de comoção, lamentando o acontecimento.
 
Casada com Paulo César, deixa uma filha de 06 anos.
 
Rogamos a Deus que preencha a lacuna aberta pela sua ausencia, com as consolações que somente Ele (Deus), pode transmitir a cada um dos familiares.
 
 
 
 
 

quinta-feira, março 07, 2013

CGU DE VOLTA A CAPELA

O municipio de Capela/Se será fiscalizado mais uma vez pela CGU conforme resultado do 38° sorteio realizado pela Controladoria Geral da União.
No Estado de Sergipe, duas cidades tiveram esse privilégio: Capela e Boquim.
A sociedade agradece quando os órgãos de controle cumprem com lisura e competencia o seu papel, como é o caso da CGU
Os trabalhos iniciarão dentro de até 60 dias a contar da publicação da Portaria 479 de 05 de março de 2013 da CGU;

NEGOCIAÇÃO DOS SALARIOS ATRASADOS

Está marcada para hoje, 07/03 uma reunião entre a comissão representativa dos professores da rede municipal, acompanhada por membros do SINTESE e o prefeito de Capela. com a finalidade de resolver a questão do pagamento dos salários atrasados referentes ao mês de dezembro/12 e 13°.
No último encontro, o prefeito com a sua equipe propuseram dividir em 36 parcelas. A classe refutou a proposta.
Para que a decisão seja justa, já que todos os servidores encontram-se na mesma condição, o acordo deve comtemplar também a todos, independentemente da categoria.
Esse assunto foi questionado ao prefeito por Eudes por ocasião da reuniao de presidentes de partidos com a seguinte indagação: - " quando é que o senhor (prefeito) vai resolver o problema da salário de dezembro e do 13°"? O prefeito respondeu: -"ainda nem pensei nisso"!
 
 

quarta-feira, março 06, 2013

PREFEITO EZEQUIEL X PRESIDENTES DE PARTIDOS

Depois de eleito em 07/10/12, o prefeito Ezequiel convidou os presidentes dos partidos de base da coligação que o elegeu, para uma reunião que aconteceu ontem, dia 04/03. Foi o primeiro encontro com as lideranças partidárias. Estiveram presentes: Jó (DEM) Saralvo (PRB), Beto Ribeiro(PTB),
Eudes (PV), Otacilio(PSL), Lourdes Pereira(PDT), Jair (PHS), Marcio Donizete (PMN) com duração de 1h e 40min., pensei que esse fosse o momento até para o prefeito agradecer o empenho, determinação e entendimento de unidade entre partidos a fim de consolidar o êxito das eleições.Mas isso não aconteceu!
Durante a reunião o prefeito deu a perceber que não dará nenhuma importancia aos partidos, chegando a dizer que estávamos querendo emprego.
Os partidos serviram apenas para formar o palanque com seus candidatos a vereadores, pois o partido do prefeito só tinha 02 candidatos.
A sociedade capelense sabe da contribuição de cada um de nós para a vitória de Ezequiel, mas ele mesmo não admite ou não aceita.
Somos vítimas da ingratidão, dentre os 10.049 eleitores que acreditaram na proposta do novo tempo. Mas como dizia Ulysses Guimarães, o dia do benefício é a véspera da ingratidão, e Luiza Gosuen afirma que a gratidão é fruto da dignidade.
Será se o nosso prefeito gozará da credibilidade de numa eventual necessidade ter apoio desses partidos?
 

terça-feira, março 05, 2013

INELEGIBILIDADE! MULTAS! CASSASSÕES!

Tomou conta da imprensa falada nessa segunda-feira (04) a entrevista da ex-Desembargadora e candidata a prefeita de Capela/Se no ultimo pleito, Senhora Josefa Paixão de Santana, questionando sobre o processo que lhe imputa o crime de ser beneficiária de compra de votos, sentenciando-lhe multa de R$ 110.000,00 e a inelegibilidade do ex-prefeito Sukita com multa do mesmo valor.
Em sua participação no programa matinal da Mega FM com o radialista George Magalhães, a Senhora Josefa informou que também existe um processo semelhante na mesma comarca de Capela contra o prefeito eleito Ezequiel Leite, e espera que tenha a mesma celeridade.
Esclarecendo: cofirmados os crimes eleitorais, pois cabem recursos, Josefa, Carlos Milton e Sukita ficarão inelegíveis e pagarão multas. Já Ezequiel perderia o mandato, tornar-se-ia inelegivel e pagaria multa.
Será que irá  repetir-se o epsódio político de 2005, onde vivemos crises de cassassão com a convocação de novas eleições?
Essa resposta está sob a análise do judiciário e a qualquer momento a sociedade capelense poderá ser surpreendida ou tranquilizada. 

sexta-feira, março 01, 2013

DECRETADA INELEGIBILIDADE DO EX-PREFEITO SUKITA

A justiça decretou a inelegibilidade do ex-prefeito de Capela, Sukita, por compra de votos na última eleição. Se confirmada a decisão judicial após as impetrações dos recursos, o ex-prefeito Sukita vê complicada a sua pretensão de concorrer às eleições de 2014 para o cargo de deputado.
Ninguém pode apostar em sua ausencia no pleito de 2014.

quinta-feira, fevereiro 28, 2013

METENDO A MÃO NO BOLSO DO POVO

É condescendente o comportamento do prefeito de Capela  permitir a cobrança da CIP - Contribuição de Iluminação Publica de maneira arbitrária e ilegal pela distribuidora de energia elétrica -ENERGISA.
Tomamos conhecimento que o municipio na gestão anterior deixou de pagar a conta de iluminação pública.
A dívida  do municipio, a ENERGISA faturou na conta do consumidor. 
Essa decisão foi tomada à revelia da autoridade administrativa municipal?  É justo a população pagar a dívida que é de responsabilidade da Prefeitura?
As autoridades constituidas de nossa cidade, prefeito e vereadores precisam se pronunciar sobre o assunto.
Vamos imaginar o contrário: seria aceitável que as contas em atraso da população fossem faturadas na conta da Prefeitura?



quarta-feira, fevereiro 20, 2013

PRIMEIRA SESSÃO DA CAMARA DE VEREADORES

Na primeira oportunidade que o Prefeito Ezequiel teve de falar aos seus munícipes e aos vereadores, por ocasião da abertura dos trabalhos Legislativos, não levou a "Mensagem" que é praxe de todos os chefes do Executivo. Em sua fala ficaram destacadas afirmações que determinarão o espírito da administração e surpreenderam.
 Disse o prefeito: - "Eu não quero agradar a todos, quero agradar apenas a 50% + 1".
Disse mais, -"não quero unanimidade, quero que tenha oposição, pois enquanto os cães ladram, a caravana passa".
Salvo explicação, soou como a implantação de um aparthaid na governança do municipio, algo mais ou menos assim: 49% não interessa; e quem não concordar com atitudes do chefe do executivo ou criticar, é cachorro.
É bom lembrar que onde não existe liberdde para criticar, não existe elogio sincero.
Não foram essas as propostas apresentadas por Ezequiel e por todos nós ques estávamos em seu palanque.

sábado, fevereiro 16, 2013

ARRECADAÇÃO: JANEIRO A 20 DE FEVEREIRO

Do dia 01 de janeiro à 20 de fevereiro de 2013, o municipio de Capela/Se arrecadou R$ 7.133.452,01 (sete milhões, cento e trinta e tres mil, qutrocentos e cinquenta e dois reais e dois centavos) o que correspondem as trasnferencias constitucionais. Computados os valores de recursos próprios oriundos de ISSQN, taxas, ITBI e outros tributos municipais o total beira a 8 milhões.
Destaque para a arrecadação do FUNDEB nesse mesmo período cujo montante é R$ 2.685.401,10(dois milhões, seiscentos e oitenta e cinco mil, quatrocenos e um reais e dez centavos)
fonte: bb.com.br, SEFAZ, Ministério da Saúde.

sexta-feira, fevereiro 15, 2013

DIRETOR DO SAAE EXPLICA O MOTIVO DA FALTA D'ÁGUA

          - SAAE INFORMA - 
 Fonte Photo: Sandro Melo

O crescimento desordenado do número de imóveis, a falta de hidrômetros em residências, e de investimentos na rede hidráulica ao longo dos últimos dez anos estão provocando a deficiência no abastecimento de água no município de Capela.
Atualmente 1.200 residências da localidade não possuem o hidrômetro. Outras 1.800 estão com esse aparelho sem funcionar. Esses dados foram levantados pelo Serviço Autônomo de Água de Esgoto (SAAE) e estão dentre as ações executadas pela Prefeitura Municipal para retomar, de forma regular e de acordo com as possibilidades, o fornecimento de água na zona urbana e rural da localidade.



Segundo as informações do diretor do SAAE, Henrique Santos, os aparelhos serão instalados nas residências que ainda não o possuem pelo valor de R$ 110,00 (cento e dez reais), podendo esse montante ser parcelado em até seis vezes. Já as outras 1.800 residências terão os hidrômetros substituídos por outros novos, sem qualquer custo.
Outras medidas já estão sendo viabilizadas, a exemplo da realização de pesquisa técnica no solo capelense objetivando a perfuração de novos poços para a captação de água, e estudo sobre a qualidade da água ofertada à comunidade de Vila Miranda. A água de Miranda se apresenta na coloração quase vermelha e segundo geólogos, devem conter grande quantidade de ferro.
Com relação às citações sobre um possível aumento na taxa da água, a direção do SAAE informou que não existe orientação do prefeito Ezequiel Leite para essa medida. “A taxa a ser cobrada continuará sendo de R$ 12,70”, ressaltou Henrique.  
Saldo negativo
De acordo com relatório encaminhado pelo Serviço de Água, a situação financeira do órgão não é das melhores. Foram feitos parcelamentos pela gestão anterior no final de 2012, com as empresas Deso no valor de R$ 73.441,00, e a Empresa Energisa no valor de R$ 167.637,00. Ambos não foram cumpridos.
Ainda existe mais de R$ 25 mil em restos a pagar extraorçamentária, e mais de R$ 22 mil em restos a pagar.  “O saldo negativo do SAAE é de aproximadamente R$ 300 mil, já em bancos a autarquia possuía apenas pouco mais de R$ 8 mil ”, listou Henrique.
14.02.2013   CAPELA/SE

quinta-feira, fevereiro 14, 2013

ÁGUA! ÁGUA! ÁGUA!

Sandra Beiju Jorgival Santos, aproveito a oportunidade do nosso contato aqui para lhe falar sobre a falta de água na nossa terra! O que é aquilo mesmo? Ninguém fala nada; o SAAE não se manifesta, não tem consideração alguma as donas de casa...ao menos colocar um carro de som avisando sobre o problema e estabelecer horários fixos para a chegada da água nas torneiras em casa, né? Outro dia conversei com Érica sobre isso. Espero que logo que inicie os trabalhos na câmara, ela se pronuncie sobre a calamidade. Deixo claro que me dirijo a sua pessoa, porque você foi uma das, senão, a primeira pessoa a apontar que o município sofreria um colapso de falta de água logo e logo. E aí está! Não tenho mais condição de todo final de semana estar na casa dos meus pais, como sempre fiz....um calor terrível e sem água prá uso em casa. Como fazer??? Grata por sua atenção.

sexta-feira, fevereiro 08, 2013

MUNICIPIO DE CAPELA E O DECRETO DE EMERGENCIA

O Decreto n° 12/2013 de 02 de janeiro de 2013, publicado na mesma data, Declara Situação de Emergência em toda exensão territorial do município de Capela, Estado de Sergipe.
O parágrafo 1° do Art. 3° desse Decreto inclui a contratação de eventos culturais tradicionais, que significa festas, em qualquer dos setores da administração pública municipal.
Em entrevista na emissora de rádio na manhã dessa quinta-feira, o Dr. Sérgio Monte Alegre, Procurador do Ministério Público do TCE teceu comentário sobre a apresentação de uma Resolução ao Pleno do Tribunal de Contas de Sergipe proibindo àqueles municipios que decretaram estado de Emergencia a realizarem festas enquanto durarem os efeitos do Decreto Emergencial.
Agora estão sobre a mesa, abacaxi e pepino para descascar

quarta-feira, fevereiro 06, 2013

CAPELA É DESTAQUE EM ENTREVISTA

O Deputado Augusto Bezerra em entrevista concedida ao radialista George Magalhães na Mega FM na manhã desta quarta-feira (06), tornou público os temas que nortearão as suas ações a serviço da população capelense: Acompanhar o processo junto ao Ministério das Minas e Energia  para a instalação da Usina da Vale em território capelense;  Verificar a viabilidade de instalação do campus de engenharia; e buscar incluir a obra da construção do Terminal Rodoviário na cidade dentro do PROINVEST.
As ações foram pleiteadas pelo grupo do DEM em Capela, liderada por seu presidente, JÒ, juntamente com os vereadores Érica (DEM) e Adeilson (PSC) que apoiam o deputado.
Esses temas foram apresentados e debatidos durante a campanha eleitoral em 2012, e dado a suas importancias, não deverão ser abandonadas.
A articulação do deputado Augusto Bezerra com representantes no Senado e na Camara Federal, na Câmara de Vereadores, as lideranças politicas e a sociedade, podemos obter os resultados desejados.
 

terça-feira, fevereiro 05, 2013

FALECEU DONA HELENA

Faleceu esta noite Dona Helena, em Vila Miranda Capela/Se.
Trata-se da avó do nosso amigo Rony, candidato a vereador e atual coordenador da Merenda Escolar em nosso municipio.
Tive a oportunidade de conhecer Dona Helena. Pessoa muito querida na comunidade.
À família enlutada, manifestamos através deste blog os nossos mais profundos sentimentos pela perda de uma pessoa tão amável.

PROFESSORES AVALIAM COMO INDECENTE A PROPOSTA DO PREFEITO

Causou frustração a proposta do prefeito de Capela/Se feita aos professores da rede municipal, dividir em 36 parcelas, o salário do mês de dezembro e o 13° que deixaram de ser pagos pela gestão anterior.
No Estado de Sergipe, 51 prefeituras estão na mesma situação do municipio de Capela, algumas já quitaram essa dívida, as demais já negociaram, mas a proposta mais alongada está sendo apresentada aos trabalhadores da educação capelense.


segunda-feira, fevereiro 04, 2013

IRMA JOANA BOSCO - 60 ANOS DE CONSAGRAÇÃO RELIGIOSA

Irmã Joana Bosco, completa 60 anos de consagração religiosa à Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada ConceiçãoMãe de Deus.
Filha natural de Capela/Se, serviu a nossa comunidade como professora no Colégio Imaculada Conceição e na rede estadual no Colégio Estadual Edelzio Viira de Melo.
Como religiosa conduziu por diversos anos a catequese para crianças e manutenção da cruzadinha formada por crianças e adolescentes que permaneciam nos movimentos da igreja após a primeira comunhão. Quem poderia recitar alguma estrofe do hino da cruzadinha? Alguem lembra?
Irmã Joano Bosco tambem é muito lembrado por seu gesto caridoso de ajudar aos mais necessitados. C.IRumpria a missão de pedir ao mais abastados para entregar para as famílias daqueles que nada ou pouco tinham.
A festa e procissão de 02 de fevereiro, lá estava ela, com vestes de festas, tradicional de sua congregação, numa devoção incomparável.
Hoje, recolhida na casa das freiras do Hospital São José em Aracaju, vive a saudade de seu povo, de sua igreja matriz

domingo, fevereiro 03, 2013

IMAGEM DA PROCISSÃO EM 02 DE FEVEREIRO

Imagem fotografa milhares de devotos à Nossa Senhora da Purificação de Capela/Se em procissão, vendo-s ao fundo o carro triunfal cuja ornamentação tem a criatividade do artista capelense, Marcos Paulo.
Estiveram presentes diversas autoridades do municipio e da esfera estadual, a exemplo do Deputado Estadual Augusto Bezerra (DEM), que esteve ao lado dos seus correligionários: Jó, Èrica, Jota, Dudu, Anderson, Nenen Taxista, Augusto Careca, Nego do ônibus e também do petebista Beto Ribeiro.
O Deputado Augusto Bezerra foi saudado por Vaguinho da Coco Verde, que está se preparando para concerrer às próximas eleições em 16 pelo DEM.

quarta-feira, janeiro 30, 2013

A POPULAÇÃO RECLAMA A FALTA D'ÁGUA

Vem se agravando o problema de falta d'água em nossa cidade. Ultimamente todos os dias sentimos e ouvimos as lamentações sobre esse assunto.
Abastecimento de água é serviço publico essencial. Repito. É serviço público essencial.
A sociedade tem o direito de no mínimo ser informada sobre os motivos que causam esse sacrificio e quais as medidas que estão sendo adotadas para regularizar a situação.
Temos recebido e-mails, telefonemas, até em contatos pessoais, cobrando de nossa equipe a postagem nesse sentido.

domingo, janeiro 27, 2013

CONSTRANGIMENTO, VEXAME E VERGONHA

Assustadora a manifestação do povo presente na solenidade de inauguração da Rodovia Carlos Vasconcelos, em nosso município, no dia 25/01. No momento em que foram anunciados os nomes do prefeito Ezequiel e do Secretário Municipal de Obras, Acrísio, o silencio foi interrompido e as poucas palmas abafadas por vaias.
O discurso do Governador motivou mais ainda os manifestantes.
Outras cenas durante e depois da solenidade deixaram desolados (Ezequiel e Acrísio), não dava para acreditar no que estavam vendo. Muito cedo para que isso estivesse acontecendo.
Analisar o perfil e o comportamento da administração, de quem faz o governo municipal é o caminho mais sensato, que querer identificar manifestantes.
Corrigir as causas e não combater os efeitos é regra básica para que outros constrangimentos, vexames e vergonha não venham a acontecer. Fazer a reengenharia do governo, rodar o PDCA como chamamos em Administração.
Estratégia. Adotada por um lado, ineficiente do outro.
 

sexta-feira, janeiro 25, 2013

CONSTRUINDO BOAS MEMÓRIAS

Recordar a ornamentação das ruas de nossa cidade durante o novenário da festa da Padroeira,Nossa Senhora da Purificação, servirá para levar a nossa memória a visualizar a beleza que já fazia parte da identidade da festa.
Lembramos que a cidade entrava em clima de festa com todo o centro  iluminado com lâmpadas coloridas cujas gambiarras faziam zig zag, desde a praça da Matriz, circulando a Praça do Amparo e retornando à Matriz. Logo depois, as lampadas coloridas foram substituidas por lâmpadas comuns. Dúltma gestão para cá, nem parece que existe festa da padroeira. O parque é o sinal.

quinta-feira, janeiro 24, 2013

PODER PARALELO.

O governo do Estado está inaugurando hoje, dia 25, a Rodovia CARLOS VASCONCELOS, que liga a cidade de Capela à BR 101 via Miranda.
O inédto é que o ex-prefeito Sukita é quem está fazendo o convite através de sua emissora MEGA FM cuja mensagem é a seguinte: -" o ex-prefeito Sukita, convida toda a população capelense para prestigiar a inauguração da rodovia que liga a cidade de Capela à BR 101 via Miranda...".

terça-feira, janeiro 22, 2013

FALECEU CÉZAR JUNIOR, FILHO DE DR. CÉZAR MELO

Faleceu nesta manhã em nossa cidade Humberto Cézar Rocha Melo Junior, filho do Dr. Cézar Melo, Cézar do Posto.
Os funerais em sua residencia situada à Praça Adroaldo Campos de onde sairá para o sepultamento às 16:00 no cemitério da Trindade.

segunda-feira, janeiro 21, 2013

POVOADO ANGÁS PEDE SOCORRO, PEDE ÁGUA.

Recebí hoje informações através deste blog que a comunidade residente no Povoado Angás em nosso municipio está passando por situação subumana em relação ao abastecimento de água.
Os reservatórios (barreiros) como são conhecidos em nossA região, devido a escassez de chuvas estão quase secos. As pessoas estão dividindo com animais e répteis a água para o consumo humano. Quase lama. As autoridades constituidas devem procurar solucionar imediatamente esse problema.
Sugiro ao Presidente da Camara de Vereadores, que tem raizes familiar naquele povoado, a organizar uma comissão de vereadores para constatar in loco o sofrimento daquele povo e cobrar do poder público seja qual for a esfera, providencias imediatas. Trata-se de vidas humanas, não dá para esperar o dia 15 de fevereiro quando se inicia os trabalhos legislativos.
Água é elemento de primeira necessidade para preservação da vida

domingo, janeiro 20, 2013

ÉRICA CONCEDE ENTREVISTA

Transmitindo segurança nos argumentos, a vereadora Érica (DEM), concedeu entrevista ao radialista Evanilson, na emissora Ouro Negro FM, esclarecendo a coerencia de seu voto para a presidencia da Camara de Vereadores de Capela, falou da importancia de seu partido, o DEM, na formação, consolidação e apoio à chapa do prefeito eleito Ezequiel e de sua predisposição de votar em todos os projetos que forem de interesse da coletividade.
A entrevista teve uma extraordinária repercussão favorável à parlamentar, diante da firmeza com que manifestou o seu posicionamento usando a seguinte mensagem: - "eu represento a renovação da politica capelense, o sentimento da minha geração!"

segunda-feira, janeiro 14, 2013

DIGNIDADE TEM VALOR E NÃO PREÇO

Os recéns chegados e os antigos políticos acostumados a confundirem conceitos e significados de valor e preço, insistem em querer difamar a história de vida pública de quem se posiciona austeramente, medindo os outros com as suas réguas.
Não me atingem aqueles que tentam plantar junto a população capelense boatos de que negociei ($) a minha dignidade, minha história de homem público, meus princípios e convicções com quem quer que seja. Estes valores são que me fazem sobreviver respeitado na política de minha cidade, me dão ousadia e contundencia em palanques, em cima das mesas, nas reuniões partidárias, e diante de meus adversários. Isso mesmo! adversários politicos, não inimigos. São inegociáveis!
Diferentemente dessas pessoas, me mantive firme na oposição ao ex-prefeito Sukita durante 08 anos. Inicialmente, por não ter encontrado consistencia na proposta que ele dizia ter, enquanto tais difamadores o apoiaram com bravura, outros votaram ou lavaram as mãos.
Eu,  na linha de frente oposicionista, através de jornais como: o triunfo, o farol; nas emissoras de rádios, nas redes sociais, no enfrentamento da campanha para deputado estadual para dar musculatura a uma candidatura vitoriosa do grupo de oposição.
Preferí reestruturar o partido DEM do ex-governador João Alves Filho, e em 2010 montar um palanque em Capela para apoia-lo como candidato ao governo do Estado, a aceitar insistentes convites do ex-prefeito para integrar o seu grupo político, consequentemente, ficar ao lado do governo.
Me mantive na oposiçao por entender que a gestão era equivocada.
 Levei todas as informações para o palanque de Ezequiel: os baixos indicadores sociais vividos pela população capelense, a mistura confusa da coisa pública com a privada, a falta de geração de oportunidades  e os relatórios vergonhosos dos órgãos de controle, certificavam, e ainda certificam o meu entendimento. E aí está a base, o sentido de ter permanecido  na oposição.
Não a fiz para agradar a A ou a B, sim para defender os interesses do povo. É o que me move na política!
Por fim, entendo também que o projeto do ex-prefeito Sukita foi avaliado e rejeitado pelos capelenses,  fiz  parte ativamente desse processo durante 08 anos, contribuindo com coragem, luta e informações para a concretização dessa avaliação, para a chegada desse "novo tempo", Quem pode negar isso?
A minha história fala por mim!

quinta-feira, janeiro 10, 2013

FUNDEB CAPELA -

Ao acessar a conta da arrecadação do Banco do Brasil, os professores da rede pública municipal sentiram-se mais tranquilos: é que os recursos arrecadados do FUNDEB nesses primeiros 10 dias bateu recorde em relação ao mesmo período do exercício anterior. O total creditado até hoje é de R$ 469.240,19, estima-se que este mês o fundo arrecade algo em torno de R$ 1.3 milhões.
Felizmente uma noticia boa para o nosso prefeito Ezequiel Leite.

terça-feira, janeiro 08, 2013

PARABÉNS, PEDRINHO!

Ouví comentários elogiosos pela organização da feira. Os feirantes e compradores aprovaram o trabalho de Pedrinho (Pedrinho do PT) pela capacidade de em seu primeiro dia de trabalho conseguiu imprimir uma imagem de higiene e organização na feira livre de nossa cidade.

Parabéns Pedrinho!

A USINA DA VALE E O CAMPUS DE ENGENHARIA

O Diretório Municipal do DEM em Capela/Se, juntamente com a vereadora Érica (DEM) solicitou ao Deputado Mendonça Prado (DEM) o acompanhamento do processo junto ao Ministério das Minas e Energia referente a localização da instalação da usina de exploração da Carnalita Sylvinita através da Vale em nosso municipio. Há uma questão entre o municipio de Japaratuba e Capela. Como também fez a mesma solicitação para que Mendonça Prado busque informações junto ao Ministério da Educação sobre a instalação do Campus de Engenharia.
Esses temas estiveram em pauta durante o ano de 2012 e a sociedade capelense precisa tomar conhecimento do andamento dos respectivos processos.
É interesse do grupo Democratas em Capela, realizar uma audiencia pública com a presença do deputado Mendonça Prado para trazer os devidos esclarecimentos à nossa população.
Tems o direito de ser informados sobre assuntos que interessam ao desenvolvimento.

sábado, janeiro 05, 2013

FROTA DE VEÍCULOS DE CAPELA

Por ordem do prefeito eleito, foram colocados na praça do Amparo a frota de veículos pertencentes ao municipio de Capela/Se, a fim de que a população tome conhecimento da real situação que fora encontrada. Fomos informados de que existem veículos do ano 2010 que não têm motor e nem portas, outros sem baterias, sem caixa de marcha e como motor batido.
Além dessa exposição, acredito que se fará uma vistoria técnica com o objetivo de materializar a existencia de atitude dolosa com a coisa pública e consequente instauração de processo para apurar e punir os responsáveis.
Exibir apenas não resolve.

sexta-feira, janeiro 04, 2013

PROFESSORES DE CAPELA FARÃO ASSEMBLEIA

Na tarde de ontem, a Presidenta do SINTESE acampanhada da comissão representativa local, estkiveram reunidos com o prefeito de Capela/Se, para negociarem a forma de pagamento dos salários e 13° atrasados.
Hoje, os profisionais do Magistério estarão reunidos em assembléia para definir os rumos que serão tomados para solucionar o problema.
Salário é sinônimo de alimentos, e este não pode faltar.
Os professores têm consciencia de que houve irresponsabilidade do gestor anterior, mas a dívida é do municipio. Que são empregados do municipio e não do gestor anterior e nem do atual.
A comparação que ouvi de um dos servidores foi a seguinte: - se um gerente roubar o dinheiro dos salários da empresa que dirige e for demitido do cargo, a empresa se exime da obrigação de pagar os salários dos empregados?

quarta-feira, janeiro 02, 2013

SECRETÁRIOS DO MUNICIPIO DE CAPELA

O prefeito Ezequiel Leite anunciou na tarde de ontem os nomes dos seus secretarios. Conforme suas palavras a composição de seu governo de formada por técnicos e não politica, a fim de que a gestão seja eficiente e primorosa.
Nós que fazemos este blog, parabenizamos e desejamos a todos uma exitosa realização. Veja a relação:
ACRISIO ESTEVÃO DOS SANTOS - SECRETÁRIO DE SERVIÇOS URBANOS;
ANTONIO BELTRAN - SECRETARIO DE FINANÇAS;
HENRIQUE EZEQUIEL - DIRETOR DO SAAE;
SONIA REGINA - SECRETARIA DA AÇÃO SOCIAL;
JOSILENE CRUZ SANTOS - SECRETARIA DA EDUCAÇÃO;
MARCOS - SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO;
JOZÉLIA MATOS - SECRETARIA DE SAUDE
EVANIO OLIVEIRA ANDRADE - SECRETARIA DE CULTURA;
ANA CARLA BARRETO ALVES - SECRETARIA DA CASA CIVIL;
PROCURADORIA DO MUNICIPIO - CARLOS REGO.

terça-feira, janeiro 01, 2013

PRESIDENCIA DA CAMARA DE VEREADORES DE CAPELA/SE

O vereador Toninho Arimatéa é´o novo presidente da Camara de Vereadores de Capela/Se para o biênio 2013/2014.
Este blog deseja a nova Mesa Diretora composta pelos vereadores Alexsandro Nascimento, Zezinho Mota.

segunda-feira, dezembro 31, 2012

ELEIÇÃO DA CAMARA DE VEREADORES DE CAPELA

O processo para a eleição da Mesa Diretora da Camara de Vereadores de Capela/Se está  mais aquecido que as larvas de um vulcão. Hoje os grupos politicos liderados pelo prefeito eleito Ezequiel Leite e do outro por Sukita, dispuseram suas ultimas fichas.
O grupo liderado por sukita se retiraram da cidade e só retornam no horario da votação. Já a equipe de Ezequiel permanceceu na cidade para conquistar mais votos.
O placar está de 7X6.

quinta-feira, dezembro 27, 2012

SERVIDORES PUBLICOS DE CAPELA EM MANIFESTAÇÃO E PROTESTO

A partir da 8:00hs começou a manifestação dos servidores públicos do municipio de Capela/Se em protesto ao atraso de salários, 13º e férias vencidas. Todos as categorias, inclusive professores estão com os proventos atrasados.
Concentrados na Praça do Amparo, os trabalhadores se preparam para percorrerem as principais ruas da cidade, esclarecendo a população o motivo da manifestação.
Este ano, os alunos já sofreram efeitos causados por uma greve de prefessores que durou quase 60 dias devido oa falta de boa vontade em pagar o piso. 

quarta-feira, dezembro 26, 2012

ENERGISA x SAAE

Por falta de pagamento foi cortado o fornecimento de energia do poço de captação que abastece aos povoados Pedras e Cuminho. Isso implica na falta de água para as duas comunidades.
O SAAE, autarquia municipal, deve não só explicar como resolver o problema.

sábado, dezembro 22, 2012

POSSE DE JOÃO ALVES FILHO

O Diretório Municipal do DEM em Capela/Se convidado para a solenidade de posse e transmissão do cargo de Prefeito do Municipio de Aracaju ao Excelentíssimo Senhor João Alves Filho, Prefeito Eleito, às 18h30min do dia1° de janeiro de 2013 no Auditório do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe.
Parabenizamos o nosso líder Democrata

quinta-feira, dezembro 20, 2012

BOMBA NO RÁDIO. MANDATOS AMEAÇADOS

Se o Ministério Público Eleitoral da Comarca de Capela/Se quizer apurar as denuncias veiculadas através da emissora de rádio FM OURO NEGRO no programa dia-a-dia, apresentado em 19/12 pelo radialista Evanilson, mandatos serão cassados.
Pessoas que participaram do referido programa, tornaram público que a distribuição de lotes de terrenos na Vila Miranda se deu por cumprimento da promessa durante a Campanha Eleitoral àqueles que votassem nos candidatos indicados pelo prefeito Sukita. Nesse caso o candidato a vereador e prefeita. A participante citou os nomes dos indicados.
O Ministério Público não deve desaperceber-se de um fato que se constitui crime eleitoral e que se tornou público. É necessária a apuração!
O artigo 41 A da Lei de anticorrupçao eleitoral prevê que a promessa de favores, empregos, bens, constitui crime eleitoral.

quarta-feira, dezembro 19, 2012



A tempestade
Luiz Ricardo Leite dos Santos

            É o momento que Capela vive. Não sobre os efeitos de fenômenos como o Katrina, um tsunami como o ocorrido no Japão ou sob o poder de um Sandy. Não, estes são eventos naturais, previsíveis e, dependendo do controle dos institutos que estudam o clima, é possível que muitas vidas sejam salvas. Algo semelhante tem aterrorizado a população da nossa cidade, não apenas os servidores municipais, mas toda uma estrutura que depende da arrecadação proporcionada pelo pagamento dos salários ou do fornecimento de materiais e serviços prestados ao executivo. Esse tem sido o cotidiano dos capelenses nos últimos dias do atual governo municipal.
            Pensar nas famílias que precisam pagar suas dívidas para poder adquirir o alimento necessário à sobrevivência de seus entes queridos é muito comovente. Pensar na cidade que “voltava a ser princesa” se tornar um depósito de lixo é trágico. Pensar nas crianças sem merenda nas escolas é revoltante. Como é possível uma perversidade como esta acontecer em pleno século XXI? Isso é política? Isso é socialismo? Acho que não. Muitos desses despolitizados que se intitulam políticos não sabem nem quais os alicerces sob os quais seus partidos carregam suas bandeiras. O partido se tornou apenas um degrau para alguns oportunistas. É uma pena, pois a vaidade é a grande força motriz destes indivíduos. Seres sem a menor sensibilidade. Alguns culpariam Maquiavel por isto, o que é um equívoco. A leitura equivocada de suas obras pode proporcionar tragédias como esta que vivemos, mas essa é uma discussão para outra oportunidade.
            O que nos resta é esperar, pois assim como o povo japonês conseguiu reestruturar-se depois do tsunami, bem como os moradores de Nova Orleans, mesmo sob constante risco, ou, mais recentemente, a destruição ocorrida em Nova Iorque, fazem com que as pessoas arregacem as mangas e continuem suas vidas. Apesar das tragédias, estes são fenômenos naturais que trouxeram algo ruim àquelas localidades. Mas, a nossa dificuldade momentânea revela o elevado grau de maldade que o ser humano pode proporcionar àqueles que estão próximos. Nesse sentido, apesar da tempestade que vivemos, acredito que dias melhores virão.

terça-feira, dezembro 18, 2012

PSB/PMDB DEFINEM CHAPA PARA PRESIDENCIA DA CAMARA

Após a solenidade de diplomação, os vereadores eleitos dp PSB e do PMDB exceto Romildo, se reuniram com o prefeito Sukita para formarem a chapa para compor a Mesa Diretora da Camara de Vereadores para o biênio 2013-14.
Recebemos a informação que o candidato a presidente é o vereador Toninho Arimatéa e o vice-presidente Junior de Correia.
Fui informado ainda que o vereador Lopes colocou seu nome para concorrer ao cargo de vice-presidente mas não foi aceito pelos vereadores dos dois partidos.(PSB/PMDB)

VEREADOES! CADÊ OS PROJETOS?

Em abril de 2011 postamos neste blog comentário sobre as viagens de congressos dos vereadores de Capela/Se, nessa ocasião realizado em Brasilia, conforme foto.
À postagem, o vereador Alexsandro Nascimento comentou que a presença sua e de seus pares em Brasilia, estaria levando projetos aprovados pela Camara de Vereadores, entregues ao Deputado Valadares Filho para contribuir com o desenvolvimento de nosso municipio. Beleza!
Alguma coisa ficou ou está desconexa. Ou não existiram os projetos comentados pelo vereador, ou o Deputado não atendeu aos pedidos dos seus correligionários. A foto ficou de primeiríssima, mas daí não saiu nada para Capela.Desse mato não saiu coelho, como diz o adágio sertanejo.
A única Emenda que beneficia nossa comunidade foi indicação do Deputado Mendonça Prado -DEM, a pedido da vereadora Érica, no valor de R$ 1.200.000,00 (hum milhão e duzentos mil reais) destinado à construção da ponte de Vila Barracas. A maior Emenda já feita por um parlamentar na história de Capela.
Este blog em nome da sociedade capelense, agradece o gesto de grandeza do Deputado Mendonça Prado e da vereadora Érica.

segunda-feira, dezembro 17, 2012

A LUTA PELA PRESIDENCIA DA CAMARA DE VEREADORES

A vereadora eleita Érica (DEM) colocou seu nome para concorrer como candidata a presidencia da Camara de Vereadores de Capela/Se para o biênio 2013-14.
Ela tem afirmado que irá estabelecer um diálogo com todos os pares, buscando um entendimento e o fortalecimento do Legislativo.

PREFEITO E VEREADORES DIPLOMADOS

No dia 18/12 às 9:00hs acontecerá a diplomação dos prefeitos eleitos e dos vereadores dos municipios de Capela e Muribeca.
A solenidade será realizada no auditório do Fórum Francisco Vieira de Andrade Capela/Se, presidida pela juíza da Comarca, Dr Camila Pedrosa.

terça-feira, dezembro 11, 2012

TERRENOS SÃO DOADOS EM CAPELA

O prédio da Prefeitura de Capela/Se hoje ficou lotado de pessoas por ocasião da distribuição e entrega de de terrenos para construção de casas, situados na sede e nos povoados Miranda, Pirunga e Saúde.
Segundo entrevista do prefeito, são 700 terrenos doados, devidamente documentado, às pessoas que não têm moradia. Disse ainda que durante seu governo entegou 646 casas populares.
Ainda não se sabe qual o critério adotado para contemplar os beneficiados. Tivemos conhecimento que os lotes da sede foram doados obedecendo as indicações dos vereadores o que não causará surpresas a ninguém da existencia daqueles que não se enquadrariam nesse projeto.
A lista dos beneficiários esa na Camara, mas os vereadores escondem. 

domingo, dezembro 09, 2012

AGENCIAS BANCÁRIAS PRECISAM RESPEITAR A CLIENTELA

Quem depender do autoatendimento para fazer saques nos cashs dos bancos das agencias instaladas em Capela/Se no fnal de semana, está ferrado! Tem aquelas que amanhecem o sábado sem nem um real, a opção de saque já desabilitado.
E não é um acontecimento isolado, a falta de dinheiro nos cashs tem sido uma normalidade.
Isso se constitui uma falta de respeito à clientela.

sábado, dezembro 08, 2012

ATRASAR SALÁRIOS É ATITUDE DESUMANA

Até hoje, 08 de dezembro, os servidores públicos do municipio de Capela não receberam os seus salários referentes ao mês de novembro/12. Os trabalhadores que só tem essa fonte de renda para manter a família, sofre necessidades das mais diversas, ainda mais corroído pelos juros cobrados pelas responsabilidades a serem pagas em atraso.
Atrasar salários é uma atitude das mais desumanas que pode se praticar, pois dele dependem o sustento.

quarta-feira, dezembro 05, 2012

O LEILÃO DAS COISAS PÚBLICAS

No apagar das luzes da gestão, uma avalanche de "projetos" estão tramitando na Camara de Vereadores em regime de urgencia urgentíssima. Tata-se do leilão de carros, da entrega dos box do mercado mesmo sem a conclusão da obra e da denominação de prédios públicos em seu próprio nome como é o caso do Palácio que se denominará de Palácio Municipal Manoel Messias Sukita Santos, enquanto as escolas de Pedras e Cuminho serão denominadas de ESCOLA MUNICIPAL VITÓRIA MAMLAK SANTOS e ESCOLA MUNICIPAL MANUELLE SUKITA MAMLAK SANTOS, filhas do prefeito. Os vereadores Toninho Arimatéa, Alexsandro Nascimento, Bebe Água e Zezinho Mota já manifestaram seus votos.

A prática é expressamente proibida pela Constituição Federal em seu artigo 37, princípio incorporado por leis orgânicas de municípios e constituições estaduais.

Diz o texto constitucional: "A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos".

Atribuir nome de pessoa viva a bem público é proibido também pela Lei 6454/77.
.
Lei nº. 6454, de 24.10.77
Artigo 1º – É proibido, em todo o território nacional, atribuir nome de pessoa viva a bem público, de qualquer natureza, pertencente à União ou às pessoas jurídicas da Administração indireta.
Artigo 2º – É igualmente vedada a inscrição dos nomes de autoridades ou administradores em placas indicadores de obras ou em veículo de propriedade ou a serviço da administração pública direta ou indireta.
Artigo 3º – As proibições constantes desta Lei são aplicáveis às entidades que, a qualquer título, recebam subvenção ou auxílio dos cofres públicos federais.
Art. 4º – A infração ao disposto nesta Lei acarretará aos responsáveis a perda do cargo ou função pública que exercerem, e, no caso do artigo 3º, a suspensão da subvenção ou auxílio

Eu queria ver os pareceres da Comissão de Constituição e Justiça da Camara de Vereadores de Capela favorecendo tais projetos

terça-feira, dezembro 04, 2012

A CRIANÇA É OU NÃO É PRIORIDADE?

A sede do Conselho Tutelar do municipio de Capela/Se teve suas portas fechadas hoje.
A proprietária do imovel alugado ao municipio diz que há 04 meses não recebe o aluguel. Depois de diversas cobranças sem êxito, hoje, foi pegar as chaves. Avisou aos Conselheiros que estaria tomando a decisão recolher as chaves e fechar as portas. Isso mesmo! As portas foram fechadas e as chaves levadas para a casa da proprietária.
Os Conselheiros estão na rua.

domingo, dezembro 02, 2012

FALECEU O PAI DO VEREADOR BEBE ÁGUA

Com tristeza, informamos o falecimento do Sr. Bebe Água Velho, o pai do vereador Bebe Água.
Os funerais sairão de sua residencia situada à rua 02 para o cemitério de Nosa Senhora da Conceição às 11:00hs.
Nós que fazemos este blog, unimos o nosso sentimento à familia enlutada, nesse momento de dor tão profunda.

quinta-feira, novembro 29, 2012

TRANSIÇÃO EM CAPELA, JÁ ERA.

De nada valeu o esforço empenhado pelo prefeito eleito, Ezequiel Leite, para instalar o processo de transição de governo no municipio de Capela/Se.
Os procedimentos sugeridos pela CGU referentes ao processo foram claramente observados por Ezequiel, enquanto até esta data a atual administração não demonstrou e nem respondeu com o posicionamento favorável à instalação dos trabalhos.
Nada republicana essa atitude!

quarta-feira, novembro 28, 2012

VIVER SEM LIMITES - 30 DE NOVEMBRO

A Ministra de Estado Chefe da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos d Presidencia da República, MARIA DO ROSARIO, estará em Sergipe no dia 30/11 para assinar o Termo de Adesão ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiencia - PLANO VIVER SEM LIMITES, com o Estado e municipios.
A Secretaria de Estado dos Direitos Humanos expediu convite a todas as Prefeituras e pessoas portadoras de deficiencia a se fazerem presentes no evento, cabendo a municipalidade arcar com o transporte.
Segundo dados do Censo 2010/IBGE o municipio de Capela/Se possui mais de 5.000 (cinco mil) pessoas portadores de algum tipo de deficiencia. Isso faz imprecindível a presença de representantes da atual gestão bem como daueles que irão assumir a administração em janeiro de 2013. Considerando também a inexistencia de politica pública inclusiva e de atenção à pessoa portadora de deficiencia.

domingo, novembro 25, 2012

ESCONDENDO OS BENS. POR QUE?

Acessando o site do TSE, no DivulgaCand, nos surpreendemos com as informações ali prestadas por alguns candidatos a  vereadores em nosso municipio nesse pleito de 2012 quando se refere a declaração de bens.
Daqueles que pssuem frota de veículos (ônibus, carros de passeio, Hinger, Master) só declaram a casa de morada e a garagem; outros que possuem sitios, diversas casas, nada declararam.
Estariam esses outros bens que todos os capelenses conhecem seus proprietários, em nomes de laranjas?
Qual o motivo que levaria alguem a adquirir um bem e colocar em nome de outra pessoa?

quarta-feira, novembro 21, 2012

REPRESENTANTES DE QUEM?

























Capturei esta imagem no face. Depois da votação e aprovação do Projeto de Leis Orçamentárias para o exercicio de 2013 onde todos os técnicos, inclusive do SINTESE, disseram para os vereadores que a proposta prejudica o municipio, aos servidores e a população em geral, parecia que quanto mais eles eram informados, mais desejosos ficavam para que a aprovação acontecesse. E assim o fizeram. VOTARAM CONTRA O POVO!
A vereadora Léa Sobral não esteve presente na sessão que aconteceu esta votação.

terça-feira, novembro 20, 2012

INICIO DA TRANSIÇÃO EM CAPELA

Inicia hoje o processo de transição na Prefeitura de Capela.
O prefeito Sukita numa atitude republicana, aceitou receber a equipe formada pelo prfeito eleito Ezequiel Leite, denominada "equipe de transição", que juntamente com correligionários se farão presentes nesta manhã, às 09:oohs no gabinete da prefeitura.

quinta-feira, novembro 15, 2012

INAUGURAÇÃO DO MERCADO DE CAPELA

Apesar do anuncio e da exibição de uma placa informando a população capelense de que a inauguração do Mercado Municipal seria hoje, 15 de novembro, eis mais uma promessa não cumprida pela atual administração. A obra não está concluída e o problema segue em frente.

quarta-feira, novembro 14, 2012

O MELHOR DE UMA FESTA.

Voce não pode perder!
Terceira edição do La Praça Fest!


O POVO TAMBÉM QUER SEGURANÇA


Viaturas interditam a Rua e policiais armados se posicionaram em frente da Camara de Vereadores sob a alegação de dar segurança aos parlamentares, enquanto a população se manifestava com vaias para que votou a favor do projeto de lei orçamentária.
Houve disparos de tiros para cima a fim de dispersar o povo, comunicadores de emissora de rádio se fez presente.
Foi votada a LDO que deveria ter sido encaminhada para a Camara no mês de abril e o Orçamento ficou para ser votado nessa terça feira, dia 20/11.
Já tomamos conhecimento que virá a Policia de Choque, de Fronteiras, Gate e Militar.

VEREADORES NÃO SE SENSIBILIZAM COM APELOS DA POPULAÇÃO


Ao lado esquerdo vemos Jó em cima de uma mesa na praça publica falando aos manifestantes sobre os males que serão causados à futura administração e consequentemente à população, caso os Projetos de Leis orçamentárias seja aprovados na forma original.
Além do baixo crédito suplementar de 5%, a proposta reduz dotação para despesa de pessoal, substima receita em mais de 5 milhões de reais, descumpre a Constituição Federal quanto ao prazo de envio da LDOa Camara, não dispõe sobre créditos adicionais e não cumpre o requisito da participação popular na elaboração da Lei Orçamentária. Se é possivel governar com 5% de suplementação, por que esses mesmos vereadores aprovaram 80% para o prefeito que eles apoiam durante toda a sua gestão? indaga Jó.
Como se vê na foto à direita, o povo se fez presente para sensibilzar os vereadores a analisarem a matéria.
Jó chegou a propor um diálogo com os vereadores para discutir os equívocos, mas não é aceito.
Concluindo a sua fala, disse: se aprovarem essa matéria sem as devidas correções, a administração futura não terá condições sequer de contratar médicos para cuidar das pessoas! e se isso vier a acontecer, a sociedade capelense deve responsabilizar os vereadores orientados pelo prefeito Sukita.

terça-feira, novembro 13, 2012

FORTE APARATO POLICIAL EM CAPELA

Um forte aparato policial foi convocado pela Mesa Diretora da Camara de Vereadores de Capela, por ocasião da discussão e apreciação da LDO e da LOA (Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual) para o ano de 2013.
Na última quinta-feira centenas de pessoas lotaram o plenario para sensibilizar os parlamentares a não aprovarem os projetos na sua forma original pois inviabilizará a administração do futuro prefeito causando prejuizos fatais para a população.
A intenção é afastar o máximo possivel o pvo de assistir a votação das leis orçamentárias.
Quero reafirmar que a na convivencia democrática tem espaços para aplausos e vaias. BAIONETAS NÃO!
Por que os vereadores não abre uma discussão com membros da sociedade e com o atual prefeito a fim de que sejam ouvidos os dois lados?

domingo, novembro 11, 2012

RIO BRANCO COMPLETA 94 ANOS DE FUNDAÇÃO

A sociedade capelense juntamente com os membros do Conselho comemoram os 94 anos de fundação do RIO BRANCO SPORTE CLUBE prestando homenagens aos conselheiros mais antigos  e àquelas personalidades que de alguma forma prestaram serviços relevantes ao clube, concluindo a festa com um baile.
Parabenizamos a Diretoria do RIO BRANCO na pessoa do seu presidente Edilberto Mota Ribeiro que vem desempenhando um brilhante serviço de engrandecimento daquela instituição e de oferta de lazer e diversão às familias.

A FIDELIDADE E A INVIOLABILIDADE DO VOTO DOS VEREADORES

Alguns dos vereadores eleitos pelo PMDB em Capela/Se estão vivendo sob forte pressão dos que farão oposição ao prefeito eleito Ezequiel para que votem nos membros da Mesa Diretora da Camara  biênio 2013/2014 (presidente, vice-presidente e secretário), nos vereadores do PSB que tem como líder o atual prefeito Sukita.
Essa pressão vem agregada de uma suposta ameaça de cassassão de mandato sob a alegação de infidelidade partidária caso o PMDB não vote no PSB.
E se os vereadores do PMDB decidirem formar sua própria chapa e os vereadores eleitos na coligação de Ezequiel votarem, quem pode impedir?
Ainda, assegurado o que diz a Constituição Federal art.29 inciso VIII - inviolabilidade dos vereadores por suas opiniões, palavras e votos no exercício do mandato e na circunscrição do municipio;

sexta-feira, novembro 09, 2012

O POVO LOTA PLENÁRIO DA CAMARA DE VEREADORES

A população capelense lotou o plenário e e as dependencias da Camara de Vereadores para  sensibilizar os vereadores a procederem uma melhor análise da LDO e da LOA(orçamento 2013).
Numa sessão tumultuada a Comissão de Orçamentos já deu parecer favorável ao projeto, mesmo sabendo que é prejudicial à futura administração, consequentemente ao municipio e ao povo, preferiram obedecer ao chefe. Somente os vereadores Ninho e Romildo se propuseram ficar ao lado do povo na primeira votação.
Na Camara de Capela o povo não tem vez nem voz diante de uma propositura que deveria ter sido elaborada com a participação popular e que não aconteceu.
Encerrada a sessão, o povo se posicionou pacificamente em frente à Camara para receber com vaias os vereadores que votaram a favor do projeto. Eles chamara reforço da polica no batalhão de Carmópolis o que não precisava, o povo queria apenas vaiar e o fez. Assim que sairam escoltados por policiais, o povo vaiava e cantavam: - "Catengas! cadê voces? eu vim aqui pra ver voces"!


quarta-feira, novembro 07, 2012

ORÇAMENTO PREVÊ ARROCHO SALARIAL E ENGESSAMENTO

Caso os vereadores aprovem a Lei de Diretrizes Orçamentária e o respectivo Orçamento para o ano de 2013 da forma que o prefeito Sukita enviou para a Camara, fica concretizado o desejo de ambos os Poderes, Executivo e Legislativo de Capela de prejudicar a administração do futuro prefeito Ezequiel e consequentemente toda a população.
A substimação da Receita em menos R$ (10 milhões) em relação a 2012; o arrocho em 05% (cinco por cento) de suplementação e a redução na dotação para pagamento de pessoal em menos R$ (4 milhões) em comparação a 2012 são alguns embaraços propostos no referido orçamento.
Para melhor entendimento, ao se propor uma redução na despesa de pessoal percebemos que está implícito arrocho salarial e demissões. Pensem comigo: a despesa de pessoal em 2011 e 2012 fora de R$ 32 (trinta e dois milhoes) em cada ano. Como o ano de 2013 a dotação é de R$ 28 (vinte e oito milhoes)?
Cabe aos vereadores decidirem sobre o futuro do povo capelense. 
Nesta quinta-feira (08) a população irá à Camara de Vereadores para dialogar com os vereadores a respeito dessa proposta.
Os usuários do facebook já publicaram convites para que compareçam na sessão que acontecerá às 20hs.