quinta-feira, julho 01, 2010

MAIS DE 60 ANOS DE CULTURA E TRADIÇAO PARA O RALO

Terminadas as festividades do Mastro de Capela/Se, restaram as avaliações da população sobre a preservação da cultura e tradição instituidas nesses festejos. A Sarandaia agonizou para cumprir o seu roteiro tradicional devido a dispersão dos acompanhantes para permanecerem na praça onde paralelo a Sarandaia existia um show. Já o baile da Rainha de São Pedro não teve mais o mesmo entusiasmo e motição dos participantes. O cortejo da baiana foi um problema, muitos se perderam e outros sequer sabiam por onde a baiana andava. A volta que o mastro dá na cidade foi um desastre, quase não tem homens pra conduzir a arvore até o local da queima. E o casamento da viúva como chamávamos a cavalgada, quem viu? Este ano nos shows artisticos tivemos O São Pedro na versão sertanejo, certamente o próximo será na versão axé, e em 2012 na versão arrocha. Vamos cuidar de nossas tradições, gente!

Um comentário:

  1. Na niote da Sarandaia quem agonizou de cansaço foram os moradores da Av. Monsenhor Eraldo Barbosa,que depois de sessenta e dois (62)
    anos ficaram ,pela primeira vez, sem ouvir os versos cantados ao som dos pifanos e zabubas -abre essa porta que eu quero beber... - e o prefeito aidna teve o displante de subir ao palco
    e dizer que todos se divertiram e não foi quebrada a tradição,é muita cara de pau e de respeito com uma festa bela de anos de tradição e cultura.Nem cartazes vemos mais .Quantos belissimos já tivemos os quais enfocavam o nosso referencial e diferencial o MASTRO, shows é complemento, pois isso se vê o ano inteiro em todo o Estado.Não sou contra aos shows, que tenha ,mas que também resgate o forró tradicional, original , o pé de serra. Quanto a organização da festa ,está uma bagunça ,trios elétricos fechado ruas , carros de com som altissimos na praça de eventos,pessoas tornado privado espaços públicos, me refiro as calçadas que alguns cercam sem seqwuer deixar a metragem estabelecida por lei para os pedestres ,estes têm
    que disputar espaço com carros cavalos.Tudo isso é falta de administração pública,cadê o ministèrio público ? será que não existe aqui?.
    Não é por é festa que se pode fazer o que quiser deve-se organizar. Casamento caipira nem pensar.A secretária(o) de cultura quem é,onde está, conhece nossa cidade, seus costumes ,tredições? Tudo bem que a festa cresceu,mas dá para organizare agradar a moradores, turistas,àqueles que primam pela tradição e a nova clientela que curte o forró eletonico ,o sertanejo,etc.É já se foi o tempo que o São Pedro em Capela é Demais"

    ResponderExcluir