sexta-feira, janeiro 31, 2014

A VALE TEM UM PASSIVO COM CAPELA

O projeto do potássio denominado Taquary Vassouras no Estado de Sergipe se inicia com a exploração da silvinita do subsolo do municipio de Rosário do Catete, operação que acontece ainda nos dias de hoje.
Ao ser empossado no cargo de prefeito de Capela, em 2001, o ex-prefeito Carlão trazia uma certeza de que a Vale já estava explorando o subsolo capelense; daí, viabilizou esforços junto a Codise, representada naquela época pelo Sr. Zezinho Guimarães, atualmente deputado estadual, para a contratação de uma empresa especializada a fim de proceder os estudos e que resultou com a constatação de que a Vale estava explorando o subsolo capelense sem compensar e sem o conhecimento do municipio. 
A Câmara de Veredores compôs comissão especial, formada pelos vereadores Lucival Vieira de Moura, Eudes Santos Vieira e Bebe Água, que visitaram as galerias subterraneas do subsolo capelense explorado.
Não deu pra mensurar as milhares ou milhões de toneladas de potassio extraídos, repito, sem o conhecimento do municipio de Capela.
Só por meio de uma ação na justiça, movida pelo municipio através do prefeito da época, Carlão, onde atuou o competente advogado Dr. Eduardo Ribeiro, é que Capela passou a receber a CFEM a partir da data que a justiça reconheceu o direito de Capela.
Mas a Vale não reparou e nem ressarciu ao municipio o que já havia explorado antes, até a data da decisão judicial.
É oportuno saber: a Vale sabia ou não sabia que estava explorando o subsolo capelense?
Se não sabia, duvida-se da tecnologia que diz ter! Se sabia, por que não foi justa?
Esse é também um momento da empresa reparar esse prejuízo causado ao municipio de Capela.


2 comentários:

  1. O direito não protege quem dorme. Acorda Capela!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bem Jó. Como sempre vç, o Parlamento de Capela, perde muito com sua ausençia, ao invés de ficar de fofocas e acordos com acumulos de cargos comissionados os Vereadores de Capela deveriam se mancar. Isso é que é uma aula de Parlamentarismo em defesa dos própositos de Capela, mesmo de fora dos ambitos legislativoos, mas atento ao que aconteçe nas hóstes do nosso município, veja povo capelense o que é representar o Poder Legislativo e fazer valer o seu voto, e não como postes parados só pensando em favoreçer a sí próprio. Mas levará anos para que isso seja visto, talvez não estejamos mais aquí. PARABÉNS. JÓ. VEREADOR , sem mandato, mas de FATO.

    ResponderExcluir