domingo, junho 08, 2014

FALTA DE FISCALIZAÇÃO E CONTROLE, FACILITA A CORRUPÇÃO

Não é o desejo e nem o prazer de nenhum cidadão, eleger alguem para exercer um cargo eletivo e depois vê-lo encerrado detrás das grades prisionais por culpa de corrupção. Isso só acontece por causa da prevaricação das instituições que deveriam cumprir seu papel de fiscalização e controle e não o fazem a tempo.
Ruy Barbosa já dizia: " Justiça tardia, não é justiça; senão injustiça manifesta e qualificada".
A sociedade brasileira paga caro para manter a estrutura necessária aos Tribunais de Justiça e de Contas; às Controladorias;  aos Ministérios Públicos Federal e Estadual; e aos Poderes Legislativos,  não só para punir quando a corrupção acontece, mas não deixar acontecer e nem se estabelecer. Por mais que seja correta e necessária, a punição não repara os prejuizos e males sofridos pela população no período em que os recursos foram mal aplicados ou desviados.
O grande problema é que em muitos casos o representante fica maior que a instituição, transformando-os em verdadeiro Solimão, o Magnífico (1520-66) que pôde afirmar legitimamente: "Sou o sultão dos sultões, o soberano dos soberanos, o distribuidor de coroas aos monarcas do globo, a sombra de Deus na Terra". E generaliza-se tanto para os representantes das instituições como daqueles que são eleitos.
O que interessa e faz bem a sociedade são ações preventivas, coibidoras,  de controle e de fiscalização de verdade! Não se pode agir como o pai permissivo que deseja impor regras ao filho quando já é adulto.
Recentemente, li nas redes sociais uma manifestação de uma revista francesa que dizia: - " no Brasil a corrupção é endêmica, de governo ao povo".
Cadê as Camaras de Vereadores? os Tribunais de Contas do Estado? Os Ministérios Públicos? O Judiciário?
A sociedade quer que essas instituições não deixem roubar e punam quem roubar. 



5 comentários:

  1. Esclareço que sou a favor da punição de todos que usarem mal o dinheiro público, inclusive de quem detém o dever de controlar e fiscalizar e não o fazem com celeridade.
    Se os órgãos e Poderes fiscalizadores cumprissem o seu dever ninguem: a população e gestor sofreria os presentes males.

    ResponderExcluir
  2. Mas se a justiça fazer o dever dela, acredito que não fica um. Kkkkkk... Pena que aqui é Sergipe/Brasil.

    ResponderExcluir
  3. A Culpa é dos Vereadores, Que São Eleitos Para Fiscalizar as Atitude do Prefeito, Mas no Caso de SUKITA, Todos Foram omissos, Fizeram Vista GROSSA, Concordarão Com as Ideias de Sukita, eu Não Culpo as Instituições Por Falta de Fiscalização e Sim os Vereadores esses Sim Foram CONIVENTE e Merece serem Punidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com você meu caro anônimo acima. Mais já que você tocou no assunto "vereadores" lembro a todos aqui que a grande maioria desses vereadores que foram omissos na gestão de Sukita, hoje fazem parte da bancada do atual Prefeito, por isso é sempre bom ficar de olho bem aberto, porque na verdade o que esses vereadores puxa saco gosta mesmo é de DINHEIRO.
      Uma pessoa que sobe no Palanque defendendo as idéias políticas do EX Prefeito, que passou 8 anos mamando e fazendo vista grossa, foi só o Cabeça Raspada perder a prefeitura que veio a corja toda com a carinha de santo ou de "pau" para o outro lado. Vamos ficar de olho nessa turma e tomara que o Ministério Publico abra uma sindicância para averiguar as atitudes desses vereadores durante a gestão do ex prefeito. Muito obrigado a todos aqui.

      Excluir
  4. Esses dias saiu um video do ex prefeito fazendo aquele comício, como de costume muito ataque, ameaças e baixaria como todos nos já temos conhecimento, agora um detalhe que me surpreende é de ver alguns vereadores que a algum tempo atras estavam todos de mão dada com Sukita.
    Pensando bem como é que o ex prefeito fez tudo isso com esses mesmo vereadores que hoje "fiscaliza" o atual Prefeito? Na minha percepção mudou de gestor porém o sistema continua o mesmo e o pior com gente de cabeça ultrapassada sem visão e pouca ação. Não vamos nos surpreender se um dia a gente encontrar muita gente arrependida por aqui.

    ResponderExcluir