segunda-feira, junho 23, 2014

PROGRAMAÇAO COMPLETA DA FESTA DO MASTRO 2014

A festa do Mastro de São Pedro de Capela/Se tem uma programação completa para assegurar aos capelenses e visitantes participarem dos eventos culturais e sociais simultaneamente.
A partir da sexta-feira, dia 27/06, acontece a missa do fogueteiro com a celebração em rítimo de forró para logo após dar inicio aos shows; no sábado, dia 28, à tarde, temos o acompanhamento da baiana com milhares de pessoas  seguindo o cortejo ao som da banda de pífanos e de som elétrico (chiclete com banana) - "riacho do navio, corre pro pajaú, o rio pajaú vai despejar no São Francisco; O Rio São Francisco vai bater no meio do mar, laiá, laiá, laiá laiá laipa. O Rio São Francisco vai beter no meio do mar". À noite shows na praça.
Na manhã do dia 29 acontece o momento mais significativo e glorioso da festa que é a busca do mastro. A multidão enlameada, motivada por uma alegria que contagia quem assiste a sua passagem, sai da cidade em busca do mastro. Não tem quem não se mexa quando os rítimos  do Chiclete.
Aproximadamente às 11 horas a multidão retorna e percorre as ruas da cidade com o mastro nos ombros, acompanhada de pífanos e muitos carros de som. Levanta-se a árvore na Praça de São Pedro, saudada com uma saraivada de tiros de bacamartes e às 19 horas a queima do mastro e guerra dos buscapés.
às 21 horas começam os shows na praça do Amparo e encerra-se no amanhecer do dia.

7 comentários:

  1. Tarde de mais, infelizmente os organizadores demoraram muito para divulgar a programação, assim fica difícil para organizar a turma que todos os anos estava acostumada a ir. O que sempre pesa para se alugar uma casa e chamar os amigos sempre é a "Programação da Festa" esse ano esta muito fraca, isso também pesou contra, o que estamos presenciando é que cada ano que se passa a festa vai minguando cada vez mais.

    ResponderExcluir
  2. É ISSO MESMO!
    TEMO A MORTE SÚBITA DESTE QUE JÁ FOI GRANDIOSO TANTO PRA NÓS DA CIDADE, QUANTO PROS VISITANTES.
    MAS O PIOR É QUE A CULPA RECAI SOBRE O ABSTRATO: FALTA DE RECURSOS. CULPA DA GESTÃO ANTERIOR, CLARO... SÓ NÃO SEI ATÉ QUANDO ISSO VAI DURAR.
    É LAMENTÁVEL VER UM CARA QUE FOI ACLAMADO PELO POVO E EXECRAR AS ESPERANÇAS DESTE MESMO POVO TÃO RAPIDAMENTE.
    NOSSA SITUAÇÃO AMIGO, TÁ OSSO. DE UM LADO UM GESTOR QUE USURPA, DE OUTRO UM QUE DESPREZA, SINCERAMENTE NÃO SEI O QUE PENSAR...

    ResponderExcluir
  3. Quem curte o São Pedro de Capela não precisa de nenhuma programação. Não existe São Pedro ruim em Capela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo me desculpe, mais que tipo de festa você curti? Eu nunca vi "Festa" sem programação na minha vida, sem organização e planejamento.
      Você só deve ser puxa saco mesmo, pq quem sempre espera essa época para ganhar um dinheirinho extra nessa época ficou a ver NAVIO..... Muito fraca, estão matando o turismo e a nosso São Pedro aos poucos.

      Excluir
  4. Quem esperava um dinheirinho extra no aluguel de imóveis quebrou a cara. ISSO É NOVO TEMPO!

    ResponderExcluir
  5. A festa de São Pedro é feita pelo povo de Capela e independe de organização. Para a festa só precisamos de vontade e lama.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Turista que chega para esse cortejo não pensa da mesma forma, esse pensamento medíocre de tanto faz e tanto fez é de atraso.
      Infelizmente ainda existe gente com esse tipo de pensamento vai ver que é por isso que estamos parado no tempo.

      Excluir