quinta-feira, maio 03, 2012

MENSAGEM AOS PROFESSORES

Verdades da Profissão de Professor
Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.
Paulo Freire

3 comentários:

  1. Jó, sou professora e quero agradecer a você por essa mensagem tão bonita e que nos leva a refletir sobre o verdadeiro papel do professor e da nossa importância em educar para que não somente nossos alunos, mas também nós, professores, sejamos ÁGUIAS e não apenas galinhas e que nesse momento tão crítico pelo qual estamos passando não nos deixemos abater pela falta de VONTADE POLÍTICA existente no prefeito.
    Por isso, digo mais uma vez aos meus colegas professores que devemos nos UNIR e LUTAR pelo que é nosso de direito. Que participemos de toda a agenda de luta já organizada, pois PROFESSOR UNIDO, JAMAIS SERÁ VENCIDO!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. O professor deve ser tratado com carinho especial, pois tudo na educação, começa com o professor na sala de aula. Diante da força e de transmissor de opinião publica que são vocês, transmitam para todos os alunos a importância que eles têm para transformar o momento politico, alertando seus pais para que não vote em politico que não tem nenhum compromisso com a classe do magistério, porque o professor recebendo seu salário compatível com a profissão tem condições de desempenhar suas funções, com tranquilidade e equilibrio, pois não saiem de suas residências preocupados com a manutenção de sua familia, porque o salário que recebe hoje não chega até o final do mês. E o professor tem direito de cobrar aquilo que seu por direito, assim como o administrador tem o direito de cobrar obrigação. Estão todos os professores da rede municipal de parabens pela coragem de entrarem em greve hoje, lutando por uma conquista que é o pagamento do piso salarial. Continuem unidos, por esta luta, e conte com o apoio de toda população capelense, que conhecem muito bem a administração que ai estar, porque bastava somente o prefeito exonerar os cargos em comissão que recebem sem trabalhar no município, para complemantação do salários de todos os professores. Juntos nesta luta.

    ResponderExcluir
  3. Os professores de Capela estam em greve!! Esse prefeito trata a educação como trata seus puxa-sacos com desprezo. E que os professores estam querendo não um aumento de salário, eles querem é o cumprimento de uma lei federal que essa administração capenga e pelega não cumpri. Os mestres além de trabalharem em condições sub-humanas, sem material didático, sem sala de aula, sem merenda escolar e sem o respeito da administraçã, agora são obrigados a ficarem sem salários dignos. Salários estes aprovados pelo Congresso Nacional, o Presidente Lula, a Presidenta Dilma e referendado pelo Supremo tribunal Federal, mesmo assim essa administração não respeita e ainda menti pra sociedade, tenta colocar o povo contra os professores. O pior de tudo é tem professor ocupando cargo na secretaria de educação que não tem vergonha de ser humilhado todo dia, pois se tivessem já teriam entregado os cargos e voltariam pra seu lugar de origem que é a sala de aula.

    ResponderExcluir