segunda-feira, julho 04, 2011

MPF/SE PROCESSA O PREFEITO SUKITA POR FRAUDE NA LICITAÇÃO DA MERENDA ESCOLAR

O prefeito de Capela é alvo de ação de improbidade administrativa por cometer uma série de irregularidades com recursos federais
O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) está processando o prefeito do município de Capela, Manoel Messias Sukita Santos, por improbidade administrativa. Sukita, juntamente com o secretário de finanças, José Edivaldo dos Santos, e Genival Rosa da Silva, são acusados de cometer uma série de irregularidades com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) no exercício de 2007.
Esta é a segunda ação proposta este ano pelo MPF contra o prefeito por irregularidades na aplicação de verbas destinadas ao município pelo Ministério da Educação.
Irregularidades – De acordo com o MPF, baseado em investigação inicialmente conduzida pelo Tribunal de Contas da União (TCU), não houve controle de qualidade dos alimentos adquiridos, que eram transportados em caminhões pau-de-arara ou em carros abertos. Dessa forma, várias vezes as escolas receberam carnes bovina e de frango estragadas e os alimentos foram entregues sem embalagens, lacres, nem prazos de validade.
Além disso, mais de R$ 9 mil foram gastos com alimentos que não faziam parte do cardápio escolar aprovado pelo próprio município, como melancia e abacaxi. Foi detectada, ainda, a prática de superfaturamento, pois os preços dos gêneros alimentícios estavam bem acima do valor de mercado, com sobrepreços que variavam de 92% a 181%.
Uma das constatações mais graves foi a emissão de notas fiscais frias para simular o fornecimento de produtos para a merenda escolar, assinadas por pessoas que sequer eram comerciantes. Os recibos de pagamentos tiveram assinaturas falsificadas de donas de casa, agricultores e motoristas de ônibus que fazem o transporte escolar.
Para o procurador da República que assina a ação, Silvio Amorim Junior, o grupo foi montado com o objetivo de fraudar o fornecimento de produtos para a merenda escolar.
Penalidade - O MPF/SE pede que os acusados sejam condenados às penalidades contidas na Lei de Improbidade Administrativa, que prevê o ressarcimento integral do dano, pagamento de multa, proibição de contratar com o poder público e a suspensão dos direitos políticos.
O número da ação é 0000680.31.2011.4.05.8501
A Procuradoria Regional da República da 5ª Região, com sede em Recife, apura os mesmos fatos em relação à prática de crime e, por isso, o MPF/SE também enviou cópia das duas ações civis já propostas este ano.

13 comentários:

  1. Um cidadão como esse, que tem a "coragem" de desviar dinheiro da merenda escolar de crianças carentes, ainda tem a cara-de-pau de dar entrevistas como o realizador do maior São Pedro do Brasil!!!!

    Tá aí, gente, ACORDEM, pois quem sofre, no final, são crianças carentes indefesas!!!

    É difícil qualificar um cidadão como esse!!!

    Se segure, compadre, porque o MPF não brinca em serviço....

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, Sukitinha,aproveite enquanto pode, pois seus dias de esperteza estão contados....

    ResponderExcluir
  3. Atualmente, não moro no Brasil, mas sempre acompanho as notícias do meu país e de amigos de Capela e sinto muita tristeza.

    Gente, o que está acontecendo com os politicos do Brasil?!!!!

    Eu tenho um pouco de conhecimento de Teologia e percebi que nos distanciamos de Deus e nos aproximamos do Mal quando praticamos, de forma reiterada as seguintes características, mencionadas inclusive por clérigos exorcistas: mentira; ausência de empatia; egoísmo e narcisismo.

    Os filhos do Mal são filhos da Mentira e não praticam a empatia. Suas consciências estão adormecidas.

    Quando o ser humano deixa florescer dentro dele essas características, ele faz a escolha pelo Mal.

    Deus respeita nosso livre arbítrio, por isso que, em última instância, o Mal é permitido.

    Mas do que adianta ganharmos o mundo e perdermos nossa alma???

    Observem as pessoas ao seu redor e vejam suas atitudes e não o que elas dizem...

    Como dizia Jesus: "conhece-se a árvore (ser humano) pelos seus frutos (suas atitudes)".

    Também nos foi dito: "Faça que te ajudarei".

    Quando somos passivos, auxiliamos o Mal.

    Vamos nos esforçar para praticar o bem e escolher políticos mais empáticos, menos mentirosos e dissimulados.

    Olhem o mapa do Brasil: eu vejo um coração nele!!! Espero ter dado minha modesta contribuição.

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  4. Existe uma excelente parábola que dá um bom exemplo sobre o que o amigo relatou acima:

    Conta o poeta persa Rumi que Mo'avia, o primeiro califa da linhagem de Ommiad, que estava um dia dormindo em seu palácio, quando foi despertado um estranho homem.
    - Quem é você? – perguntou.
    - Sou Lúcifer – foi a resposta.
    - E o que deseja aqui?
    - Já está na hora de sua prece, e você continua dormindo.
    Mo’avia ficou impressionado. Como é que o príncipe das trevas, aquele que deseja sempre a alma dos homens de pouca fé, estava procurando ajudá-lo a cumprir um dever religioso?
    Mas Lúcifer explicou:
    - Lembre-se que eu fui criado como um anjo de luz. Apesar de tudo que aconteceu na minha existência, não posso esquecer minha origem. Um homem pode viajar para Roma ou Jerusalém, mas sempre carrega em seu coração os valores de sua pátria: o mesmo acontece comigo. Ainda amo o Criador, que me alimentou quando era jovem, e me ensinou a fazer o bem. Quando me revoltei contra Ele, não foi porque não o amasse – muito pelo contrário, eu o amava tanto que tive ciúme quando criou Adão. Naquele momento, eu quis desafiar o Senhor, e isso me arruinou; mesmo assim, ainda me lembro das bênçãos que me foram dadas um dia, e talvez agindo bem eu possa retornar ao Paraíso.
    Mo'avia respondeu:
    - Não posso acreditar no que me diz. Você foi responsável pela destruição de muita gente na face da terra.
    - Pois acredite - insistiu Lúcifer. – Só Deus pode construir e destruir, porque é Todo-Poderoso. Foi Ele, ao criar o homem, que colocou nos atributos da vida o desejo, a vingança, a compaixão e o medo. Portanto, quando olhar o mal à sua volta, não me culpe, porque eu sou apenas o espelho daquilo que acontece de ruim.
    Sabendo que alguma coisa estava errada, Mo’avia começou a rezar desesperadamente para que Deus o iluminasse. Passou a noite inteira conversando e discutindo com Lúcifer, e apesar dos argumentos brilhantes que ouvia, não se deixava convencer.
    Quando o dia já estava amanhecendo, Lúcifer finalmente cedeu, explicando:
    - Está bem, você tem razão. Quando esta tarde cheguei para despertá-lo de modo a não perder a hora da prece, minha intenção não era aproximá-lo da Luz Divina.
    “Eu sabia que, deixando de cumprir sua obrigação, você sentiria uma profunda tristeza, e durante os próximos dias iria rezar com o dobro de fé, pedindo perdão por ter esquecido o ritual correto. Aos olhos de Deus, cada uma destas rezas feitas com amor e arrependimento, valeriam o equivalente a duzentas orações feitas de maneira automática e ordinária. Você terminaria mais purificado e inspirado, Deus o amaria mais, e eu estaria mais longe de sua alma”.
    Lúcifer desapareceu, e um anjo de luz entrou logo em seguida:
    - Nunca se esqueça da lição de hoje – disse para Mo’avia. – Às vezes o mal se disfarça em emissário do bem, mas sua intenção escondida é provocar mais destruição.
    Naquele dia, e nos dias seguintes, Mo’avia orou com arrependimento, compaixão e fé. Suas preces foram ouvidas mil vezes por Deus.

    ResponderExcluir
  5. Não falem mal de são Sukita, ele é inocente e não sabia de nada, ele mesmo falou, e eu acredito nele, ele até vai fazer chover semana que vem.
    Deus tenha pena do povo de Capela, porque nem o proprio povo tem.

    ResponderExcluir
  6. tu ta brincando com fogo, te cuida jo

    ResponderExcluir
  7. Coitado de Sukita! Perseguido até pelo MPF
    Em entrevista ontem, 05, no programa de George Magalhães, na rádio Liberdade FM, o prefeito de Capela Sukita, colocou sob suspeição o trabalho realizado pelo Ministério Público Federal em Sergipe. Disse que vem sendo perseguido, com “pirotecnia” só porque sua administração é a melhor de Sergipe.

    Sukita ressuscitará?
    É pelo jeito, quando sair da prefeitura Sukita será crucificado em praça pública, no meio de dois ladrões, como foi Cristo. Espera-se, que pelo menos, ele não ressuscite quatro anos depois.
    Publicado pelo Jornalista Cláudio Nunes

    ResponderExcluir
  8. Partilho os leitores acima quanto à indignação. Realmente, o Brasil é ímpar. Diante de tudo que foi dito e "explicado' pelo prefeito Sukita, caberiam algumas indagações que, se bem respondidas, acabaríam de vez com essa discussão. As perguntas são:
    1. Qual foi o gasto público com as bandas que se apresentaram em Capela?
    2. Em uma cidade com tantas carências como é Capela, não seriam esses gastos jogar o dinheiro público fora, em nome de poucas horas de diversão?
    3. Qual foi o benefício duradouro que esse gasto público trouxe para o povo de Capela?
    Finalmente,
    4. Há, na visão de Sukita, diferença entre administrar o dinheiro público e empresas privadas?

    ResponderExcluir
  9. A MINORIA DA POPULAÇAO CAPELENSE SAO INGRATA POIS A CIDADE ERA MORTA ANTES DE SUKITA E HOJE NAO TEM NEM COMPARAÇAO A CIDADE E OUTRA MUDOU DA AGUA PRO VINHO ISSO, TODAS ESSAS RECLAMAÇOES E FRUTO DA OPOSIÇAO QUE NAO AGUENTA VER COMO SE TRABALHA EM PRO DE UMA CIDADE OLHE NAO SOU DE CAPELA MAS ALCANSEI CAPELA QUANDO ESTAVA NO FUNDO DO POÇO, DEIXE DE SER INGRATOS

    ResponderExcluir
  10. Esse é o blog somente de pessoas que "dizem" fazer oposição em Capela. Todos os comentários aqui postados somente falam mal do Prefeito. Será que este não fez algo bom por Capela? Esses comentários que só falam mal do Prefeito não conta como voto não, fruto disso vamos vê na próxima eleição municipal quem realmente vai dá a volta por cima: oposição ou situação. A situação ainda tem estrutura para dá uma SURRAAA nessa oposição FRACAAAAA. Ah, só lembrando para os oposicionistas de Capela, na eleição passada teve um líder da oposição que se candidatou a vereador e não teve nem sequer 100 (cem) votos. Outro a Prefeito que não chegou sequer a 3000 (três mil) votos. Na 2ª eleição a Prefeito, na qual disputaram Sukita e Chico de Ary, houve uma grande COVARDIA DA OPOSIÇÃO: juntaram 11 partidos da oposição contra 02 partidos da situação (PSB e PT), resultado final: Sukita ganhou de Chico de Ary apertado, mas foi 11 contra 02 kkkkkkkkkkkkkkk! ENTÃO ESSA OPOSIÇÃO TEM QUE SE ACHAR MENOS, E TENTAR MAIS CONQUISTA VOTOS, PORQUE REALMENTE ESSA OPOSIÇÃO É MUITO FRACAAAAAAAA (APOSTO QUE A SURRA QUE A OPOSIÇÃO VAI LEVAR NA PRÓXIMA ELEIÇÃO MUNICIPAL SERÁ O SEU PRÊMIO NOBEL DE DERROTA PELO GRUPO SUKITA 40 GRAUS)

    ResponderExcluir
  11. o comentario acima deve ser de um imbercio que vive as custas do poder público, ou seja, um fracassado, e da tropa de alibabá, devendo ganhar como premio uma cela no presidio de São Cristóvão.
    O mesmo deveria acontecer com o prefeito Sukita, que desviou o dinheiro da merenda escolar, enquanto come do bom e melhor as custas do dinheiro público, as crianças comem no lanche das escolas suco com pão seco e arroz, isto quando tem. Cadeia nele.

    ResponderExcluir
  12. É verdade se tivessemos um prefeito preoculpado com o desenvolvimento da nossa cidade, com o dinheiro que tem entrado nos cofres do municipio, seria uma nova Capela, mas, ao contrário assistimos a todo instante é obras inacabadas, malfeitas e superfaturadas, a exemplo do mercado municipal, que recebeu do Governo Federal quase 1 milhão de reais, para reforma, o dinheiro desapareceu e hoje avistamos uma placa no valor de quase 3 milhoes de reais, pela mesma obra. Acorda Ministério Público, para apurar os desmandos do Rei de Brogodó, Sukita, é só olhar o palácio construido com dinheiro público.

    ResponderExcluir
  13. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!! dá-lhe sukita neles! EU QUERO VÊ É ANO QUE VEM (2012) E NADA MAIS!

    ResponderExcluir