terça-feira, abril 09, 2013

AUDIENCIA PÚBLICA - LEIS ORÇAMENTÁRIAS


A democracia social exige a participação do cidadão nas decisões do governo nos seus três estágios – municipal, estadual e federal. Esta participação vai além do voto, dever e direito básico do eleitor, e abrange não só a fiscalização dos atos dos eleitos mas também a discussão da política administrativa adotada pelos que eventualmente encontram-se no poder.
O importante, o indispensável é lembrar que todo o poder emana do povo e em seu nome será exercido. Quando um governo age em áreas cruciais, como a das privatizações de empresas estatais, vendendo patrimônio do povo, sem consulta prévia aos verdadeiros donos, está traindo a confiança do eleitorado, incluindo aí as forças da oposição.
Também na elaboração dos orçamentos públicos – e em especial os municipais – o eleitorado deve ter voz ativa, discutindo, analisando e fiscalizando a sua execução. Sem essa ativa participação, a democracia passa a ser um mero jogo eleitoral, onde disputas paroquiais influem negativamente nos verdadeiros interesses da coletividade.
Um orçamento participativo é um orçamento democrático. Sem a participação do povo, do contribuinte, do eleitor, o dinheiro público será aplicado segundo critérios que nem sempre representam as melhores soluções para os problemas da comunidade. Participar é tão importante quanto votar. E é com a participação ativa que se constrói a verdadeira democracia social.
Barbosa Lima Sobrinho

O municipio de Capela/Se, realizará a Audiencia Pública onde serão debatidas as Leis de Diretrizes Orçamentárias, O Plano Plurianual e a Lei Orçamentária Anual para 2013 nessa quarta-feira, dia 10, a partir das 8:00hs na Escola Edelzio Vieira de Melo. É importante, e porque não dizer, indispensável a participação da sociedade nesse processo de planejamento para a execução de políticas públicas necessárias ao desenvolvimento e modernização do nosso municipio. Participe!



3 comentários:

  1. Jó estive na audiencia pública e pude perceber que foi um descaso total a lista de presença sou contou com 92 participantes, pois no momento dos agradecimentos o chefe de cerimônia sr. Evânio agradeceu e falou. Puxa pouca pessoas da sociedade participaram, ninguem do interior e até mesmo da cidade, poucoa estiveram presente. Fiquei com bastante vergonha da gafe cometida, até dá para acreditar que o prefeito tenha boa vontade, mas ele precisa cobrar organização se sua equipe, no local nem parecia ter uma audiencia pública. Pra vc ter uma ideia do que foi, os grupos de trabalhos tiveram que ser agregados secretaria x com secretaria y e mesmo assim só formaram 03 grupos. Grande falta de organização, puxa esperava algo mais bem planejado.

    ResponderExcluir
  2. Quando vai começar a verdadeira adm. da cidade?
    já vamos para 5 meses, e os administradores só brigam

    ResponderExcluir