sábado, junho 01, 2013

PROGRAMAÇÃO DA FESTA DO MASTRO DE CAPELA 2013

Capela - saiba da programação completa da Festa do Mastro. clique aquí.

A Administração municipal divulgou através do seu site a programação oficial da festa que acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de junho/13.
Vale registrar também da vasta programação cultural que faz parte dessa grande festa que são: A sarandaia que abre os festejos na virada do dia 31/05 para 01/06; o concurso da Rainha de São Pedro que acontecerá este ano na Praça do Amparo no dia 08/06; a novena de Santo Antonio organizada por Sr. Antonio, mas conhecido como "trator" que acontecerá no dia 12/06 (rua da palmeira); apresentações de quadrilhas nas ruas. 
No dia 28, sexta-feira temos a missa do fogueteiro e logo após se inicia os shows.
A baiana sai pelas ruas no sábado dia 29 à tarde acompanhada pela multidão e banda de pífanos.
Às 8:00hs do domingo todos concentrados na praça Manoel Cardoso Souza para enlamear-se e seguir em direção a mata na busca da árvore que denominamos "Mastro de São Pedro". Depois de meio dia já começa a cavalgada culminando com o casamento do matuto; a partir das 19:00hs acontece a guerra dos buscapés, um ritual enquanto o mastro é queimado e os aventureiros correm para tirar os prêmios quando a árvore cai.

20 comentários:

  1. A programação das bandas que irão tocar no São Pedro deste ano está envergonhando a nossa cidade e seus munícipes, e diga-se de passagem, a todos aqueles que por meio da festa procuram meios lucrativos, a exemplo de aluguéis de casas, garagens, pousadas/hotéis, estacionamentos, barracas em geral, etc. Vejo pessoas já reclamando da pequena procura por aluguéis, mas como diz o slogan: "Essa Festa é Nossa", dá para entender que a festa é somente dos capelenses e não dos (capelenses e turistas). Aí pergunto: como oxigenar o comércio local no São Pedro se a cidade não tiver turistas em quantidade de antes? Qual a justificativa plausível, ZEQUIÉ, da não procura por patrocínios, já que só tem dois (ambos presentes anteriormente também)? Faltou os patrocínios que sempre teve, a exemplo do grupo Samam, Banco do Brasil, Ministério do Turismo, Maratá, Schim, etc. Fazer festa com o dinheiro da prefeitura é que não dá, paciência! Prefeito bom é aquele que é "pro-ativo" em todos os âmbitos da sua administração. Não adianta criticar uma pessoa quando na verdade somos piores que ela. Na verdade, querer esconder a incompetência revelando erros de outrem isso nada mais é que atitude de covardia e mediocridade. #COM O NOVO TEMPO EM AÇÃO A DECADÊNCIA DISPARA NA FRENTE#

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que eu sei hoje em dia as Bandas que hoje atraem as multidões se chama Aviões do Forró e Garota Safada, essas com presença garantida e cache pagos. Inveja mata viu...
      Já quanto a Sarandaia foi um sucesso, milhares de pessoas na rua e a tradição resgatada, apenas um aperitivo do que vem por ai. Favor arrumar outros argumentos para colocar defeito, ninguém vem aqui comentar porque Aviões do Forró por exemplo não tocava mais em Capela, Levou um Calote do ex prefeito, como outros levaram e ainda leva. Alguém deve ta com saudade de se requebrar em cima do palco só pode....

      Excluir
    2. Muito bom esse comentário. É isso mesmo! Agora os artistas querem estar aqui, sabem que tem um administrador sério e que não dará calotes.

      Excluir
    3. O anônimo que critica a programação, não sabe o que diz. Segundo a prefeitura, a cerveja Schin já é patrocinadora. Já o Banco do Brasil, através da Fundação BB, não pôde ser patrocinadora sabe porque: o ex-prefeito não encaminhou o cronograma para 2013 como pede a instituição. E sabe porque não é, para prejudicar a nova gestão.

      Mas vocês já tiveram a dor de cotovelo com a marcação do Mastro, a Sarandaia e vem mais por aí. E vão ter ainda mais, meu prefeito é show!

      Excluir
    4. A cerveja Schin já é patrocinadora? kkkkkkkkk... Em nenhum meio de comunicação/divulgação consta o nome da Schin. Vai mentir lá no mangue, demente!

      Excluir
    5. Os caranguejos são tão burros que agora só falam em calotes nas bandas, isso porque Aviões tocará aqui em Capela. Grande coisa aviões, kkkkkkkk... Jumentos, nenhuma banda faz show sem dinheiro em conta antes. Vocês andam desesperados porque não existe em capela o seu habitat (LAMA) porque o meu prefeito acabou com a poeira e a lama da minha querida cidade. AGORA CHOREM OU SE MATEM. O BOM É SUKITA... VOCÊS VÃO VER PORQUE ESTOU DIZENDO ISSO.

      Excluir
    6. Até nisso vocês querem engabelar o povo, todas as bandas recebe um adiantamento antes do show e outra parte depois do show... Realmente o pessoal do Aviões deve ta mentindo vocês são os corretos, santinhos da cara de pau. Aguarde pq
      Se depender de mim eles cantam aquela famosa música; PAGUE MEU DINHEIRO. E outra não é só o das Bandas não, ainda tem mais os servidores, os professores, os fornecedores em fim inúmeros CALOTES.

      Excluir
    7. Êta paixão pelo que não presta! A Skin só veio pra Capela esse ano porque Sukita, graças aos Deuses, já não administra o município. Mas não vou contestar não. Fiquem aí defendendo o caos, é problema de vocês. Oi, gente pobre de caráter tem armada, viu? rsrsrs.

      Excluir
  2. Realmente, esse prefeito é o das festas, está cumprindo com a tradição, isso porque antigamente pra prefeito ganhar seu extra tinha que calçar rua, hoje é mais lucrativo trazer bandas. O prefeito Ezequiel mostrou pra que veio, somente para fazer uma boa festa para as pessoas de fora, porque oscapelenses estão passando um aperreio retado, oh home cruel!NOVOS TEMPOS! kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto chororo.... Meu Deus fico até com pena de você meu caro, no mínimo você deve ser mais um que ficou a ver navios...
      Se eu fosse você iria colocar currículo por aí... Mais na entrevista não comente que você passou pela Prefeitura de Capela, no tempo do seu EX Prefeito pq aí ninguém vai querer vc... Ou fama hein... Lalau.

      Excluir
    2. Bom dia pessoal, quero que todos vocês aqui perceba como funciona a mente o pensamento dos RATOS; Preste bem atenção no comentários acima, eu vou copiar aqui um trecho de que ele diz ( Realmente é o das festas, está cumprindo com as tradição, isso porque antigamente pra "PREFEITO GANHAR SEU EXTRA" tinha que calçar rua).
      Para bom entendedor vou fazer um breve resumo; Pará o prefeito ROUBAR super faturava as obras e não é só isso não inúmeros indícios de roubou foi deixado por eles, como DOC transferencias de conta publica para particular, tenha calma que ta tudo registrado isso não tem como apagar mais, agora é prestar conta com a Justiça.
      É difícil entrar em consenso com vocês, são muito fracos em argumentos, roubaram muito e o pior temos provas contundentes, e aí como vai negar?
      Eu até imagino como negar, como sempre fez, na cara de pau. O meu santinho da próxima eleição vai ser a copia dos cheques sacado na boca do caixa ta bom para vc assim??? Um abraço a todos Ratos.

      Excluir
  3. Caro anônimo, vejo que é mesmo do contra. A Festa de São Pedro em Capela, faz em 2013 74 anos. Todos os administradores ao longo desse período celebraram a data, uns acrescentando novidades ao tempo em que preservaram a tradição, outros criando bagunça e desrespeitando a cultura. Ezequiel está reconstruindo os festejos, fazendo com que as famílias, os jovens e turistas de todas as idades, voltem a sentir o prazer e o orgulho dessa grande festa.

    Você deve ser do grupo da bagunça e não reconhece que desde a marcação do Mastro, essa festa tem acontecido de forma mais bonita, onde há lugar para todos.

    Isso é despeito, inveja, dor de cotovelo. Essa festa tem que ser realizada sim, faz parte d cultura do povo desse município e já foi abraçada por gente de vários pontos e cantos do país.

    Fique com sua dor de cotovelo, porque a maioria tá curtindo, tá tendo de volt sua maior festa. Acabou a era do festival da irresponsabilidade, da bagunça.

    ResponderExcluir
  4. Será que esse pessoal que fala tanto em patrocínio estão tão preocupado, é medo é??? Já estão sentindo que o São Pedro vai bombar... Mais voltando ao assunto Patrocínio vcs tem razão em um ponto; jamais esse atual prefeito Ezequiel, vai conseguir o mesmo repasse do Ministério do Turismo, por um simples motivo isso era liberado através do PSB e cia. Em contrapartida esse mesmo partido liberou milhões para o Pré Caju, nesse mesmo período saber quanto de verba eles conseguiram para Educação e Saúde? Zero, nada... Isso foi tema de debate da ultima eleição, será que essa gente não tem memória? Bom mais para isso temos o blog do nosso querido Jo, para relembrar esses momentos entre outros sombrios desses que se diz o dono da razão.

    ResponderExcluir
  5. nao sou rato nem tao pouco carangueijo . o que vejo e muita adulacao e muira farinha pra pouco pirao nao entendo como pessoa que se diz esclarecida devender politicos atrasados mal intencionados chamar ate ingnorante de serio quero que algum de vcs digam quantas pessoas de capela fazem parte da nata da secretaria de financas e por que nao tem ninguem do municipio na pasta esquecam festas pensem no desenvolvimento geral um abraco marcos paulo

    ResponderExcluir
  6. e agora esta se roubando com mais sigilo nenhum de vcs bajuladores se sentem a vontade de dar um bom dia ao cruel quando tem dois carangueijos juntos um fica mandando o outro comprimentar lo primeiro comedo da reacao bruta e e um ditador e ?

    ResponderExcluir
  7. Meu Deus, quanta besteira, quanta ignorância, quanta justificativa sem cabimento e quaqnta falta do que fazer.Se sabem o que é bom p Capela, para o toco o povo capelense, se detectam o(s) problema(s),sugiram soluções ,opinem .,seria mais útil, mais coerente, mais produtivo ...talvez nosso município melhorasse em muitos aspectos,principalmente no humanitário, no respeito p com o outro.Se agimos como o outro se criticamos e fazemos como o outro ,...então,ñ há diferença de um para o outro, somos absolutamente iguais.

    ResponderExcluir
  8. Ah< se não temos o que dizer de proveitoso, o melhor é calar-se.é mais digno.Vamos repensar nossas palavras e principalmente nossas ações,;Será que se casam?

    ResponderExcluir
  9. E mais, estamos vivendo realmente um novo contexto cultura, o da "IMAGEM" e não o da LEITURA (maioria), por isso estamos nos tornando cidadãos poucos criticos e reflexivos.É uma pena , meu caro Jô.E boa sorte com seu blog,que poderia ser muito melhor aproveitado assim como outras redes sociais.Obr. pela atenção

    ResponderExcluir
  10. meu caro jo acho que em detalhe esse anonimo tem razao se e pra divulgar os acontecimentos da cidade vamos ser justos e cobrir toda a capela sem restricoes . no ultimo domingo fui convidado por carlinhos da esquadria para participar da enauguracao da arena adolfao e tive a felicidade de comparecer de um evento humilde com todo tipo de assuntos e detalhes e o mais bonito homenagearam o pai de ze de dodo e no jogo que joguei todos ganharam camisas e muito democratico pelo que vi so nao jogou ou participou o prefeito por nao ter comparecido que segundo ze de dodo o convidou igual a qualquer outra pessoa que estava presente . mas esteve prrsente varias figuras importantes do nosso municopio como vereadores toninho zezinho lopes o ex prefeito sukita o vice chico de ary professor jota marcio santana adaltro sargento da silva nonato seu ze arimatea dentre outros vir todos sendo tratados da mesma forma com nomes citados no microfone a todo instante . realmente capela precisa de eventos dessa natureza pois politica deve se disputar no momento e nao se confrontar por toda vida afinal as pessoas precisam serem mais abertas e comunicativas principalmente quando fazem parte de uma pequena sociedade ate os arbritos eram profissionais . e jo nao vi um so comentario de grande evento daquele em seu blog assinado .J.D

    ResponderExcluir
  11. Quer que eu fale a verdade? Quem botou pra la mesmo nessa festa foi Correia dos oito baixos. Ele fez um show que muitos esperavam. Muita gente foi embora pra casa depois que ele acabou,pois ficaram tocando aquelas bandas repetidas, injoadas, que toca as mesma musicas... Correia surpreendeu. Parabéns ao prefeito pela contratação de Correia e sua banda.

    Mário Elias Júnior

    ResponderExcluir