domingo, junho 30, 2013

TRIBUTO A SEU DERSON CRIADOR DA FESTA DO MASTRO

Há 74 anos os irmãos "Melo" criava a festa do Mastro de São Pedro em Capela/Se. Toda concentração e organização ficava na casa e por conta do Senhor Anderson de Melo, chamado por "Seu Derson" como era conhecido. O Poder público não era parceiro até a década de 80. Mas este homem de pouca compleição física transformava-se em um leão para realizar a sarandaia, a baiana, a busca e a queima do mastro.
Suas palavras foram traduzidas na atitude determinada de criar e não deixar morrer a festa idealizada por ele e seus irmãos e que orgulhosamente faz parte da identidade do povo capelense. Podemos dizer da perseverança e persistencia de "Seu Derson". Perseverança pois até o dia de sua morte ele tinha o mesmo ânimo que começou. Persistente por perseguir seu ideal buscando o crescimento e a progressão desta que hoje é a maior festa popular do Estado de Sergipe.
O grande legado deixado por Derson deve  ser aprendido por todos: Ele nunca buscou se aparecer, sua grande motivação era a festa, uma festa do povo e para o povo, era essa sua realização, uma energia que o motorizava durante o mês de junho, mesmo com idade avançada.
Testemunhei o primeiro ano em que ele, Derson, com idade acima de 90 anos, não pode ir buscar o Mastro.
A multidão que carregava a árvore do mastro nos ombros, parou em frente a sua casa, arriaram o pau, pegaram-lhe nos braços, colocaram assentado no Mastro e levantaram com ele em cima. Ainda me arrepio com a cena. Nesse momento houve aplausos e uma saraivada de espadas de fogo e tiros de bacamarte.  Saudação a um chefe de estado de espírito elevadíssimo.
A Inteligencia Infinita, o Criador lhe reservou o direito de falecer depois que viu passar em sua porta a obra da sua criação. Faleceu no dia do mastro, horas depois que passou por seus olhos aquilo que era a emoção de sua vida. Só ele e Deus sabem o que passava em sua mente naquele momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário