segunda-feira, março 24, 2025

DEPUTADOS REALIZAM SESSÃO ITINERANTE EM PROPRIÁ


Por ocasião da sessão itinerante da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, na quinta-feira, 20/03/2025  realizada na cidade de Propriá; as redes sociais registraram os discursos dos deputados, destacando a liderança do governo de Fábio Mitidieri.

O deputado Cristiano Cavalcante, tentando convencer que realiza um excelente mandato em favor dos riberinhos (população do baixo São Francisco), disparou: " Nosso mandato tem trabalhado para fortalecer o Baixo São Francisco com ações concretas. Apresentamos projetos importantes como o que institui a Política Estadual de Economia Solidária e o Programa Estadual de Desenvolvimento da Produção Artesanal e Orgânico associado ao turismo. Além, disso destinamos 2,5 milhôes em emendas para diversas áreas estratégicas atendendo municipios como Amparo do São Francisco, Neópolis, Muribeca, Pacatuba e Ilhas das Flores".  concluiu.

Acontece que das 14 (catorze) cidades que formam a região do Baixo São Francisco, apenas Amparo de São Francisco, Ilha das Flores e Telha, foram contempladas com as emendas do deputado Cristiano Cavalcante, conforme dados fornecidos pela Secretaria Estadual de Transparência. SETC

O discurso falacioso do deputado Cristiano Cavalcante em Propriá, compromete a veracidade das informações por ele apresentadas.


sexta-feira, março 21, 2025

CONSELHEIRA SE LEVANTA CONTRA O RELATÓRIO DA GESTÃO DA SAÚDE - SILVANY CAVALCANTE

Na tarde de ontem, 20 de março de 2025, os membros do Conselho Municipal de Saúde foram convocados pela ex-prefeita Silvany para uma reunião extraordinário a fim de tratar sobre o Relatório de sua gestão compreendido o último trimmestre de 2025 outubro,  novembro e dezembro. 
O motivo da convocação foi o Relatório elaborado pela conselheira Lea Sobral contrário ao apresentado pela gestão de Silvany que apresenta dados incompatíveis e gastos sem comprovação em reformas das unidades de de saúde do município. 
A ginástica dos restos a pagar zerado, precisam de explicações.
Devido às diferenças entre os dados contábeis e o que está contido no relatório emitido pela ex-prefeita Silvany,  desnudado pelo relatório da conselheira Lea Sobral,  há suspeitas de que fora emitido relatório distinto para o Conselho, objetivando a aprovação, ou seja: maquiagem. 
Foi uma reunião tensa,  a ex-prefeita soberbamente iniciou dizendo que estava ali para desabafar; o que foi interpelado imediatamente pela conselheira Lea: "quem está aqui para ouvir seus desabafos"?
Ao falar sobre o que ouve da população a respeito de Júnior como prefeito,  a conselheira Lea disse que deu a cara durante a campanha e manda Júnior tomar as rédeas. A ex-prefeita retrucou: "mas o dinheiro foi meu".
Humilhação potencializada.
Na iminência de serem responsabilizados por crimes que não cometeram, os conselheiros podem reprovar o relatório da gestão da ex-prefeita Silvany,  e ela vir a ser visitada novamente pela polícia federal por má aplicação nos recursos saúde. 
Os vereadores deveriam convidar a conselheira Lea Sobral para se informarem sobre o assunto. 

.

quinta-feira, março 20, 2025

O GOLPE MILITAR: CAPELA, PARTE DA HISTÓRIA

Hoje, 20 de março de 2025, a Escola do Legislativo (Alese) João de Seixas Dória convidou a capelense Maria da Conceição Barreto Alves Souza,  professora, historiadora,  escritora e membro da Academia Capelense de Letras e Artes, para apresentação e divulgação de sua nova obra: "60 anos do Golpe Militar: Capela,  parte da história ".
Ainda em fase de conclusão para lançamento, a historiadora traz recortes específicos sobre os efeitos do golpe militar para o município de Capela onde o prefeito fora deposto, conforme seu relato de apresentação. 
Não temos conhecimento de outra obra semelhante no âmbito municipal, podendo ser pioneira. 
Certamente o mergulho na leitura da obra nos levará a obter informações  detalhadas do episódio entre os capelenses,  bem como descobertas  inauditas na história particularmente de nosso município. 

quarta-feira, março 19, 2025

QUEM SE DEFENDE ACUSANDO NAO QUER ENCONTRAR CULPADOS. QUER CÚMPLICES!

Dessa forma se comporta alguns vereadores de Capela na defesa da ingestão desse governo
Todas as vezes que a oposição leva a tribuna as ausências ou os malefícios da má  gestão e do desgoverno; muitos da situação se levantam para mostrar erros do passado. 
Como se fosse assim: no passado foi feito pior e a gente faz também.  
Curioso que muitos participaram da gestão que hoje criticam na condição de vereador.
De olho no retrovisor, não existem pautas avançadas na Câmara de vereadores.a exemplo de propor a elaboração de um Plano Diretor, exequível e não cópia e cola; propor a instalação do ensino integral em localidades de forma estratégica; interiorização do CRAS; ofertar mais serviços de saúde no próprio município; emendas impositivas entre outros, são demandas necessárias à melhoria da vida dos capelenses..
Enquanto isso, em 30 dias já foram apresentadas pelos edis,  mais de 70 indicações,  na maioria inexequiveis; sem nexo, até ilegais, dignas de respostas corretivas por parte do Poder Executivo. Falta de zelo, cuidado e estudo sobre as proposituras apresentadas. 
Agora em abril a Câmara freceberá o projeto da LDO-Lei de Diretrizes Orçamentária,  aí vamos ver as emendas propostas por nossos representantes  
Para frente que se anda.

terça-feira, março 11, 2025

PROCESSO DA JUSTIÇA FEDERAL CONDENA SILVANY EM 9 ANOS DE PRISÃO EM REGIME FECHADO

Li a sentença do processo 0000315-69.2014.4.05.8501 AÇÃO PENAL de autoria do Ministério Público Federal em que a justiça federal condenou Silvany Mamlak Sukita, hoje Silvany Mamlak Cavalcante por 9 anos  4 meses e 25 dias de prisão em regime fechado.
Imputados a ela os crimes de lavagem , ocultação e desvio de dinheiro público até nos recursos do bolsa-familia; da saúde e da educação. 
As investigações realizadas através da CGU e da Polícia Federal encontraram as digitais delituosas de Silvany Mamlak Cavalcante nas práticas criminosas onde se verificou em sua conta corrente uma movimentação financeira de R$ 1.911.445,19 (hum milhão, novecentos e onze mil, quatrocentos e quarenta e cinco reais e dezenove centavos), no período dos anos 2008/2012, considerando que os rendimentos eram de R$ 3.500,00 a R$ 4.000,00 mensal. 
Silvany Mamlak Sukita era proprietária até de Jet ski. 
Pois é!
Sukita tinha o dele e Silvany o dela,  conforme constatado nas investigações da Polícia Federal. 
Em nota , a assessoria jurídica da ex-prefeita Silvany emitiu uma informação perturbada dizendo que havia sido absolvida e que o recurso encontra-se em processo do tramitação na 5° vara Federal. 
Como está absolvida com o processo ainda tramitando?
E verdade que em abril/2024 os advogados de Silvany apelaram da sentença,  mas não houve o trânsito em julgado.
Além da prisão,  há também a condenação do afastamento da vida pública,  isto é: suspensão dos direitos políticos por 18 anos.


sexta-feira, fevereiro 28, 2025

DE OLHO NA CONTA PUBLICA DE CAPELA/SE - FEVEREIRO

Fechando o mês de fevereiro /2025, o município de Capela acumula uma receita de R$ 27.506.156,80 (vinte e sete milhões,  quinhentos e seis mil  cento e vinte seis reais e oitenta centavos), uma média de R$ 13,5 milhões/mês. 
Sem projetos,  o prefeito segue o discurso fácil de pagar salários,  limpar ruas e atender aos programas do governo federal. 

quinta-feira, fevereiro 27, 2025

CARNAVAL DAS DIÁRIAS NA CÂMARA DE VEREADORES DE CAPELA/SE

Na sessão da última terça-feira da Câmara de Vereadores,  o assunto foi "congresso ". Os vereadores que viajaram à Maceió no final da semana, (sexta, sábado e domingo), agradecendo ao presidente por terem sido agraciados com a benesse.
Dentre os vereadores,  o que chamou a atenção é a participação de todos os cargos de comissão indicados e nomeados pelo vereador-presidente e nem um assessor de vereador. 
Vejam a lista abaixo dos valores recebidos em fevereiro:
- JHONY ANDRADE N SILVA
Salário R$ 5.195,00 + diárias R$ 3.300,00
Total recebido  R$ 8.495,00;
- GUSTAVO DOS SANTOS COSTA
Salário R$ 5.195,00 + diárias R$ 3.300,00
Total recebido R$ 8.495,00;
- LUIZ TARCÍSIO F SOUZA (motorista)
Salário R$ 2.939,00 + diárias R$ 3.300,00
Total recebido R$ 6.239,00
- NILTON COUTO B NETO
Salário R$ 2.934,00 + diárias R$ 3.300,00
Total recebido R$ 6.234,00;
- CAROLANIA SANTOS SILVA 
Salário R$ 4.156,00 + diárias R$ 3.300,00
Total recebido R$ 7.456,00;
- MARIA ALINE DE J SANTOS
Salário  R$ 2.934,00 + diárias R$ 3.300,00
Total recebido R$ 6.234,00;
- FERNANDA CAROLINA C MELO
Salário R$ 2.934,00 + diárias R$ 3.300,00
Total recebido R$ 6.234,00;
- EDMO JORGE SANTANA SANTOS 
Salário R$ 2.934,00 + diárias R$ 3.300,00
Total recebido R$ 6.234,00;
- SAMUEL MELO BARROS 
Salário R$ 2.934,00 + diárias R$ 3.300,00
Total recebido R$ 6.234,00;
- MARIA CRISLAINE DOS SANTOS 
Salário R$ 3.117,00 + diárias R$ 3.300,00
Total recebido R$ 6.417,00;
- MARIA PURIFICAÇÃO DA C SANTANA
Salário R$ 2.934,00 + diárias R$ 3.300,00
Total recebido R$ 6.234,00. 
Somente neste mês de fevereiro foram gastos R$ 36.000,00 em diárias com os cargos em comissão indicados pelo presidente. 
Também é Carnaval,  cidade!
Comentário das ruas é o seguinte: será que a música de Luiz Gonzaga está sendo cantada e praticada? hum mil pra mim; hum mil pra tu; hum mil pra eu.
A famosa rachadinha?
fonte; portal de transparência da Câmara 
Diárias. 




segunda-feira, fevereiro 24, 2025

POLÍCIA FEDERAL INTIMA ENVOLVIDOS NA OPERAÇÃO EMBUSTE - CAPELA/SE

Os servidores públicos municipal de Capela, envolvidos na operação "Embuste " deflagrada pela polícia federal e CGU no dia 14/11/2024 foram intimados a prestarem depoimento de forma presencial, marcado para a primeira semana do mês de março/2025 na sede da Polícia Federal. 
Carnaval de ansiedade para os intimados.
Trata-se da investigação em processos fraudulentos e de superfaturamento de preços em produtos e serviços voltados à covid-19 na gestão da ex-prefeita Silvany Cavalcante.
Duas operações: Embuste,  a primeira no mês novembro/2024, esta que motiva as recentes intimações; Mascate em 11/02/2025 com as mesmas características da Embuste praticadas na gestão da ex-prefeita Silvany Cavalcante,  desencadeadas pela polícia federal. 
Ambas investigam suspeitas de fraudes e superfaturamento na área da saúde. 
Eita povo perverso! 
Nem as vidas são respeitadas.

sexta-feira, fevereiro 21, 2025

A GESTÃO ESTAGNADA DE CAPELA/SE NO BERÇÁRIO DA MÃE POLÍTICA.



A paciência do povo capelense não é infinita. O tempo da euforia eleitoral já passou, e agora é hora de mostrar trabalho. Durante a campanha, ouvimos promessas de um frigorífico no lugar do matadouro, de uma casa de parto, de uma guarda municipal eficiente e de uma gestão moderna e participativa. Mas, até agora, o que temos visto é um governo apagado, submisso e sem identidade própria. Capela precisa de um prefeito de verdade, não de um fantoche manipulado pelos mesmos de sempre.
Estamos governados por um jovem que se permite ser menino.

O discurso fácil de pagar salários em dia, limpar ruas e cumprir programas federais pode até enganar alguns, mas não convence a maioria. Isso é o básico, não um favor, e nao apresenta uma perspectiva de desenvolvimento. O que a população quer ver são as mudanças prometidas na campanha, aquelas que fizeram muitos acreditarem que, finalmente, o município teria uma administração independente e voltada para os interesses da população. Mas a realidade que se impõe é outra: secretários sem ligação real com Capela e decisões que parecem não sair das mãos do prefeito, mas de velhas figuras da política local.

Se a chapa vendida ao povo foi a “chapa raiz”, onde estão os capelenses raiz na gestão? Onde está a coragem para romper com o passado e governar com autonomia? A impressão que fica é a de que a prefeitura continua sob o domínio da ex-prefeita e seu grupo, enquanto o atual prefeito se limita a uma ventriloquia vergonhosa.
. Isso é um desrespeito com a população que depositou nas urnas o desejo de mudança e independência.

É preciso, urgentemente, sair dessa letargia e assumir o comando da cidade. A população não quer um prefeito que apenas desfila pelas ruas, tirando fotos e sorrindo para enganar os incautos. Querem um líder que tome decisões firmes, que implemente projetos, que tenha pulso para governar. Capela não pode continuar sendo administrada pelos bastidores, enquanto o prefeito oficial se mantém como uma peça decorativa dentro do próprio governo.

Os capelenses deram um voto de confiança esperando um gestor forte e comprometido, não alguém que teme desagradar os antigos caciques da cidade. O tempo da campanha já acabou. Agora é hora de governar. E governar de verdade. 

quarta-feira, fevereiro 19, 2025

O APOIO DO DEPUTADO CRISTIANO CAVALCANTE COMPARADO AO DE ANDRÉ, É TITICA DE GALINHA. SERGIPE E FÁBIO SABEM DISSO.

*Racha entre Cristiano e André? Silvany revela que deputado não o consultou antes de declarar apoio a Jeferson como vice*

_Como já abordado pela Realce, presidente estadual do UB é uma das lideranças interessadas na vaga._

No início deste mês, o deputado estadual Cristiano Cavalcante (UB) declarou publicamente seu apoio a Jeferson Andrade (PSD) como vice na chapa majoritária de Fábio Mitidieri (PSD) para 2026. No entanto, de acordo com sua esposa e ex-prefeita de Capela, Silvany Mamlak, o parlamentar não consultou o líder do União Brasil, André Moura, antes de anunciar essa posição.  

Essa declaração gerou especulações sobre um possível rompimento entre Cristiano e André. No entanto, Silvany buscou minimizar a situação, afirmando: “O União Brasil é o nosso partido, temos um carinho especial pelo nosso líder André Moura, mas o Cristiano tem independência enquanto deputado para expor sua opinião”.  

Como já abordado pela Realce, André Moura, presidente estadual do UB, é uma das lideranças que pleiteiam a vaga de vice e tem articulado nos bastidores para garantir espaço nas chapas do grupo governista.  

Ele disputa a posição com figuras que vão desde a direita, com Eduardo Amorim (PL), até a esquerda. No entanto, segundo informações de bastidores, a tendência é que a família Andrade tenha o poder da indicação.

https://www.instagram.com/revistarealce?igsh=M2FlcGU5cnJjMmtv

PONTE DE ANGÁS APRESENTA PERIGO SIM

Apesar de ouvirmos vereadores na tribuna da Câmara afirmarem que o município já havia tomado providências em relação aos problemas apresentados na Ponte de ANGÁS, e de que não existe perigo de desabamento; o que consta no portal de transparência contradiz.
Para surpresa, o laudo técnico emitido  à epoca pelo Rng° Civil José Roberto Oliveira Santos - CREA 3299/D - Se e acostado no presente processo é datado de 20 de setembro de 2022, onde foi identificada diversas manifestações patológicas em sua estrutura.(ponte)
Mesmo sabendo dessas patologias, a gestão anterior do município não tomou nenhuma providência até esta data, como também o atual gestor não solicitou um novo Laudo técnico para saber qual a situação atual.
A gestão atual reconhece o perigo e justifica a urgência na execução da obra com a seguinte redação: " Sendo assim, como estamos no período de janeiro  de 2025, ultrapassou-se o prazo para sanar essas patologias, sendo necessária uma urgente intervenção para solução solução desses problemas, para que a estrutura nao seja comprometida, gerando um possível colapso".
Uma ponte que tem aproximadamente 30 anos de construída e sem manutenção,  oferece perigo ou não,  senhores vereadores? Os moradores do povoado Angás e quem tráfego por aquela estrada, ouvindo os pronunciamentos das excelências,  ficam estarrecidos, decepcionados.. 
Sejam corajosos e sugiram a elaboração
 de um novo Laudo técnico. 
Quem garante que as estruturas já não estão comprometidas?
Com as vidas não se brinca!
A obra vai custar R$ 107.202,84 e tem prazo de um ano para a conclusão.
Fonte portal da transparência 
Dispensa e Inexigibilidade.



terça-feira, fevereiro 18, 2025

A FAMES TEM NOVA PRESIDENTE - SILVANY MAMLAK CAVALCANTE

A recente "eleição" de Silvany Cavalcante como presidente da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames) em 17 de fevereiro de 2025   tem gerado debates, considerando seu histórico político marcado por investigações e operações policiais.

Operação Pop (2014): Em junho de 2014, Silvany Mamlak Sukita foi presa durante a Operação Pop, conduzida pelas polícias Federal e Civil. A operação investigava crimes de lavagem de dinheiro, desvio de recursos públicos e improbidade administrativa durante a gestão do então esposo, Manoel Messias Sukita Santos, como prefeito de Capela entre 2004 e 2012, comentada como mentora intelectual. 

Operação Embuste (2024): Em setembro de 2024, a Polícia Federal deflagrou a Operação Embuste, investigando fraudes em licitações públicas no município de Capela.. A operação investigou indícios de irregularidades em contratos firmados durante a gestão de Silvany Mamlak Cavalcante como prefeita, envolvendo direcionamento de licitações e superfaturamento de contratos com os recursos  da saúde  (covid 19).
Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em residências e órgãos públicos relacionados aos investigados.

Operação Mascate (2025): Em fevereiro de 2025, a Polícia Federal realizou a Operação Mascate, investigando suposta fraude em licitação pública no município de Capela durante a gestão de Silvany Mamlak Cavalcante. . A licitação, no valor de R$ 1.173.056,00, visava à contratação de serviços e produtos para automação do sistema de saúde municipal. 
Nessa operação investiga indícios de montagem de processos licitatórios, direcionamento de contratos e superfaturamento  .

A trajetória contumaz de Silvany Mamlak, marcada por essas investigações, e outros  processos de improbidade administrativa, levanta questionamentos sobre sua liderança à frente da Fames e os critérios de representatividade e credibilidade nos órgãos que congregam os municípios sergipanos Comprometendo a imagem da instituição. 

Pode haver até quem possa sair em defesa, mas não negar os fatos acima narrados.

segunda-feira, fevereiro 17, 2025

PARA ONDE FOI O DINHEIRO DA EMENDA PARLAMENTAR DO DEPUTADO CRISTIANO CAVALCANTE

Amparado pela Lei 12.527 - LAI - Lei de Acesso à Informação,  solicitei a Ouvidoria Geral do Estado de Sergipe Informação sobre o destino das emendas do deputado Cristiano Cavalcante em 2024 e efetivos créditos em contas.
Oficialmente atendido, observei que o deputado teve à sua disposição recursos num total de R$ 2.415.000,00 (dois milhões,  quatrocentos e quinze mil reais)  onde R$ 100.000,00 (cem mil reais) Hospial São Pedro de Alcântara; R$ 100.000 00 (cem mil reais) para o Rio Branco Esporte Clube, que foi prometido e anunciado que seria R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais); R$ 50.000 00 (cinquenta mil reais) para o Colégio Imaculada Conceição e R$ 30.000,00 (trinta mil reais) para a Ação Social Ana Luiza Valadares  - Lea. Todas essas instituições situadas em Capela. 
Aracaju (entidade), Feira Nova (entidade) ; japaratuba, Amparo, Ilha das Flores e Telha, os recursos foram para as prefeituras.  Capela também.   
Curioso é que do total dessas emendas a maior parte foi destinada à prefeituras comandadas pelo deputado Cristiano Cavalcante como é o caso das prefeituras de Capela com R$ 1,177.000,00 e Ilha das Flores com R$ 350.000,00, totalizando essas duas o montante de R$ 1.527.000,00.
Causa espanto é a falta de finalidade específica na aplicação desses recursos. Indica que é para apoio financeiro e de custeio.
O dinheiro tem destino, mas não tem finalidade. 
Em japaratuba teve finalidade específica para aquisição de ambulância. 
No mundo político isso e visto como esperteza.......


terça-feira, fevereiro 11, 2025

POLÍCIA FEDERAL REALIZA BUSCA E APREENSÃO NA RESIDÊNCIA DA FILHA DA EX-PREFEITA DE CAPELA, SILVANY.

Vítima de um esquema supostamente fraudulento organizado e praticado na gestão da ex-prefeita Silvany  e mãe de Larissa, à época Secretária Municipal de Saúde; denunciado em 2019 pelo detetive virtual;. 
A denúncia  deflagrou a denominada "Operação Mascates" diligenciada pela polícia federal.
Na manhã desta terça-feira, 11/02/2025, agentes da,Polícia Federal bateram na porta de Larissa, não a encontrando, realizaram buscas e apreensões no interior da casa, onde fora encontrado uma quantidade de dinheiro em espécie e se houve outras apreensões não foram reveladas..
A Operação policial investiga indícios de fraude em licitação e superfaturamento de preços com recursos  da saúde na Secretária de Saúde de Capela/Se, num contrato no valor de R$ 1.173.000,00 e uma ligação às cidades de Maceió-AL e Osasco-SP que onde também concomitantemente foram realizadas diligências  de buscas e apreensões. 
Felizmente Larissa não estava em casa; pois se estivesse poderia ter sido levada para prestar esclarecimentos na delegacia. considerando a presença do policial civil.
Como o deputado palrador Cristiano Cavalcante andou dizendo que todas as denúncias de Edirani foram arquivadas,  a sua afirmação foi inverídica, e tem sido sua luta incansável para que o detetive virtual seja preso, além das cautelares e assim livrar-se de mais denúncias. 



segunda-feira, fevereiro 10, 2025

VEREADORES ALIADOS SIM! LEGISLATIVO SUBALTERNOS NAO!

Continua circulando nas redes sociais e nos diversos outros meios de comunicação  a vergonhosa portaria baixada pelo prefeito Junior Tourinho,  limitando o acesso de vereadores aos prédios públicos em caráter fiscalizatórios.
Absurda, inconstitucional,  ilegal e discriminatória; a tal portaria não atinge apenas o vereador ao qual se intenciona barrar; mas todos os membros,  consequentemente o Poder Legislativo do município. 
Curiosa a frouxidão do Poder Legislativo através do seu presidente que deveria atentar-se ao empoderamento de sua competência previsto no artigo 17 do Regimento Interno da Casa.
ART - 17 - COMPETE AO PRESIDENTE 
Parágrafo 2°
Inciso XVI - zelar pelo prestígio e decoro do Poder Legislativo,  bem como pela liberdade e dignidade de seus membros, assegurados a estes o respeito às suas inviolabilidades e demais prerrogativas. 
O Poder que não pode não é Poder!
Independentemente de Gabriel ser vereador da oposição; é membro do Poder! 
Quanto mais que a norma baixada pelo prefeito é específica pra vereadores. Então, a todos.
Cadê o jurídico da Câmara?
Entendemos ser legítimo e democrático a existência de aliados apoiando a gestão; porém permitir a subordinação de um Poder a outro Poder não é nada proveitoso.

quinta-feira, fevereiro 06, 2025

PREFEITO DE CAPELA/SE BAIXA PORTARIA RESTRINGINDO ACESSO DE VEREADOR EM PREDIOS PUBLICOS

O Prefeito Júnior Tourinho baixou uma Portaria de n° 50/2025 que restringe o acesso de vereadores aos prédios públicos em ações fiscalizatorias.
A referida Portaria sgere que os vereadores façam suas solicitações com a justificativa, Isto é: tem que justificar para que o parlamentar quer saber de tal Informação. 
Inédita no regime democrático. 
De acordo com a vontade do prefeito,  está proibido que os vereadores exerçam a sua função constitucional de fiscalizar in loco e nem filmar os espaços públicos com os respectivos servidores sob alegação da causar constrangimentos.
Tudo isso começou depois que o vereador Gabriel,  da oposição,  visitou a unidade de saúde do povoado Quem Dera, e a servidora responsável daquela unidade quis impedir ou dificultar o acesso do vereador às dependências.
Como vereador,  legítimo representante do povo; Investido na função de fiscalizar os atos do Poder Executivo,  não cabe ao prefeito regulamentar a forma pela qual esse serviço será executado por qualquer parlamentar. 
Também a filmagem do ambiente e do servidor no exercício de suas atividades no local público não constitui constrangimento.  Entende-se que tanto o espaço quanto o servidor é público.
A medida do prefeito Junior fere tudo: constitucionalidade, legalidade e princípios democráticos.
Essa Portaria afronta o Poder Legislativo e não apenas o vereador Gabriel. 
Durante a ditadura tivemos o AI-5 no País.
Agora temos em Capela o AI-50  editado por Júnior Tourinho e sua turma. 
O AI-50 quer fechar a Câmara?

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - CAPELA/SE

Foi aprovado pela Câmara de Vereadores o Projeto de Lei que autoriza o prefeito de Capela/Se contratar temporariamente para este ano de 2025, dezenas de servidores para ocupar diversas vagas existentes no quadro funcional do município. 
A efetivação do cumprimento dessa Lei se dará através de Processo Seletivo Simplificado, que deverá ser amplamente divulgado por meio Edital, especificando as funções, as vagas, remuneração  e a prova de títulos conforme o cargo que deseja ocupar. Ou seja: apresentação de curriculum.

Esta é a forma legal para contratação temporária no serviço público.
Por certo, em breves dias o prefeito Júnior Tourinho estará cumprindo a lei, publicando o Edital.

terça-feira, fevereiro 04, 2025

CÂMARA DE VEREADORES DE CAPELA/SE. ABERTURA DA SESSÃO LEGISLATIVA

Inicia hoje a abertura da sessão legislativa deste ano de 2025, a partir das 18 h no plenário da Câmara de vereadores de Capela/Se.
Apesar de ser uma sessão ordinária do Poder Legislativo, a praxe é a "Mensagem" do Poder Executivo como instrumento de comunicação oficial para informar sobre fato da administração pública e expor seu plano de governo.
Claro está que esta é a primeira oportunidade em que o prefeito Júnior possa apresentar aos legítimos representantes do povo os seus projetos. 
A gestora anterior durante os seus mandatos ignorou essa liturgia que faz parte do que está expressamente na Constituição Federal: harmonia entre os Poderes.
Há de se aguardar também qual é a pauta da Câmara sobre os temas de interesse da população. 
Enfim. Os Poderes Executivo e o Legislativo estarão juntos, no mesmo lugar para apresentações de pautas e planos do governo. 
Fiquemos atentos!⁹

segunda-feira, fevereiro 03, 2025

DE OLHO NA CONTA PUBLICA

As contas da Prefeitura Municipal de Capela/Se foram abastecidas com o montante de R$ 11.125.001 00  ( onze milhões,  cento e vinte e cinco mil,  e um real) nesse mês de janeiro deste ano. 
As contas do município é de nossa conta, pois somos nós que pagamos as taxas e impostos.
Daí o direito de saber quais foram as prioridades  para o gasto desse dinheiro,  além da folha de pagamento,  limpeza de ruas e manutenção dos programas do governo federal?

sábado, fevereiro 01, 2025

CAPELA EM ALERTA: PRIMEIRO MÊS DE UMA GESTÃO SEM COMANDO



O tão esperado governo de Júnior Tourinho completa 30 dias e, ao invés de representar um novo momento para Capela, tem se revelado uma administração confusa, dominada por interesses familiares e marcada por uma sensação generalizada de incerteza, inércia, descrença e decepção.

A população começa a perceber que o prefeito eleito não tem o controle real sobre sua gestão. O poder parece estar dividido entre ele, a ex-prefeita Silvany, e o deputado Cristiano Cavalcante, sendo ele (Júnior) a menor.

Conflitos Internos e Repressão Política

Além do domínio exercido por Silvany, sua família, e pelo deputado Cristiano Cavalcante, a gestão tem sido palco de disputas internas que fragilizam ainda mais a administração. Um exemplo claro disso é o tratamento dado ao vice-prefeito Alexsandro, que por nao ter espaço, resolveu fazer o papel de vereador de oposição. Visitar prédios e obras públicas com caráter fiscalizador, recebeu críticas e represálias; até o cargo de superintendente do Hospial N.S da Purificação que foi prometido não aconteceu. Há informações de que suas ações estão sendo monitoradas, com gravações sendo repassadas à ex-prefeita. 

Outro episódio emblemático dessa instabilidade envolve comentários de que a primeira dama  teria sido alvo de conflitos dentro da gestão, diretamente com a ex-prefeita a ponto de sofrer uma paralisia facial; o assunto levado a publico pela ex-prefeita Silvany enntrevistada pelo radialista  George Magalhães,  dizende ser fakes news da oposição; mas a primeira dama não se pronunciou.

Irregularidades e Falta de Transparência

A situação se agrava ainda mais quando entramos na questão administrativa. Há relatos de superfaturamento em processos licitatórios a exemplos daqueles divulgados em redes sociais dos valores contratados pela EEPAC, combustíveis,  borracharia e, pior, de que o prefeito Júnior Tourinho apenas assina documentos sem questionar, sem sequer saber ao certo o que está sendo realizado.
Os mais críticos dizem que Júnior alugou o CPF. 

O Caminho para o Fracasso

O que se vê até agora é um governo que não governa. O prefeito eleito parece ser apenas uma peça em um tabuleiro dominado por outras mãos. Poder não se transfere, não se terceiriza, não se reparte de maneira nenhuma. A população votou em Júnior Tourinho, mas quem realmente administra Capela?
Sem projetos, a gestão segue o discurso fácil de pagar salários,  limpar ruas e atender os programas do governo federal, fica frustrada a expectativa da população. 

quinta-feira, janeiro 30, 2025

FILHA MATA A MÃE E ESQUARTEJA DENTRO DA PROPRIA CASA EM CAPELA/SE

O Silêncio que Mata

A brutalidade de um assassinato cometido por uma filha contra a própria mãe é um espelho trincado da nossa sociedade adoecida. Uma mãe que se anulou para proteger, que suportou violências físicas e emocionais, que silenciou por medo, por amor ou por uma desesperança que não deveria existir. Quantas outras mães estão reféns dessa mesma dor, presas em laços que, em vez de nutrir, as sufocam? E nós, como sociedade, seguimos assistindo, perplexos, sem agir.

O psiquiatra Augusto Cury alerta que “as maiores prisões não têm grades, mas são forjadas pelas dores da alma.” Quantas mães vivem encarceradas nesse sofrimento invisível? A psicologia ensina que traumas não tratados geram ciclos de violência. Uma filha que agride a mãe já carrega marcas profundas, dores que se transformam em faca. Quando fechamos os olhos para esses sinais, contribuímos para a repetição dessa tragédia. Não basta nos chocar; é preciso intervir.

Silenciar é ser cúmplice. Quando evitamos discutir a violência doméstica, quando descartamos casos assim como “coisas de família”, normalizamos o inaceitável. O filósofo Zygmunt Bauman já dizia que vivemos tempos líquidos, onde os laços se desfazem com facilidade e a empatia se torna escassa. Precisamos fortalecer a rede de apoio às vítimas, denunciar agressões, promover o diálogo e acolher quem sofre. Não podemos mais nos permitir o luxo da omissão.

A cura dessa sociedade enferma passa pelo resgate do que nos torna humanos: o afeto, a escuta, o cuidado. A psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva ressalta que transtornos de personalidade e psicopatologias podem ser atenuados com acompanhamento e prevenção. Ignorar os sintomas e abandonar aqueles que precisam de suporte é perpetuar tragédias anunciadas. Não é apenas um caso isolado. É um alerta.

Que tempos são esses em que filhos matam mães? E que tempos serão os próximos, se nada fizermos? Que não nos falte indignação, mas, sobretudo, ação. Seja pelo diálogo, pela denúncia, pelo apoio psicológico ou pela espiritualidade, que possamos interromper esses ciclos de dor. A sociedade que queremos depende do que escolhemos enfrentar hoje.
Há muito que se ouvia falar dos maus tratos, violência e até ameaças de morte sofridas pela vítima através dessa filha.
A confissão e reconstituição do crime, poderá trazer informações terríveis do requinte da crueldade que sofreu dona Cecília por Clóris, sua filha.

quarta-feira, janeiro 29, 2025

ESCÂNDALO DE SUPERFATURAMENTO EM CAPELA/SE

Depois que o vereador Gabriel tornou pública nas redes sociais uma licitação da Prefeitura de Capela no valor de mais de 400 mil reais para borrachas (força e conserto de pneus), a equipe jornalística do informesergipano esteve na cidade para investigar o fato denunciado.
Conforme  dito pelo jornalista, consta na licitação o valor de uma força de pneu por R$156,00, enquanto que a equipe  verificou o preço cobrado de R$ 30,00 nas borracharias da,cidade.
O informesergipano esteve hoje na sede da prefeitura para falar com o secretário de transporte, mas não o encontrou.
,  iAtendidos pelo secretário adjunto de Comunicação, esse informou que o referido processo está em análise,  e que a prefeitura só vai se pronunciar através de nota.
Gente! Que despreparo dessa gestão.
O secretário pego de surpresa, quis abafar o caso; despiu, desnudou o que quis esconder.
Como está em análise se já consta no portal da transparência como licitado?

DESPREZADOS

No dia 27 de dezembro de 2024,  uma comitiva composta do prefeito Junior Tourinho, do vice-prefeito Alexsandro e da ex-prefeita Silvany estiveram nos estúdios da emissora SIM FM com o propósito de anunciar os nomes dos Secretários que iriam assumir as respectivas pastas a partir de 1° de janeiro deste ano.
Depois do prefeito citar nominalmente os indicados, eis que o radialista George Magalhães faz a seguinte pergunta: e o vice-prefeito vai fazer o que?
Nesse momento Alexsandro disse que seria indicado para  superintendência do hospital Nossa Senhora da Purificação em Capela, fala confirmada imediatamente pela ex-prefeita. 
Até o presente a população capelense não tem conhecimento da posse de Alexsandro, o vice, na superintendência daquela unidade de saúde. 
Deram-lhe um "cale a boca" nomeando a esposa secretaria adjunta de Silvany. 
Sem ter o que fazer,  o vice-prefeito assume o papel de fiscalizar as unidades de saúde parecendo o vereador de oposição,  o que vem causando constrangimento aos servidores e reclamações dos Secretários..
Na mesma situação estão os candidatos a vereadores não eleitos; até essa data estão na pedra. Enquanto isso outros que não foram votados já receberam gordos salários neste mês de janeiro. 

quinta-feira, janeiro 23, 2025

ALERTA! A COVID 19 VOLTA ASSUSTAR

A população dos municípios de Muribeca e de Japaratuba estão assustados com os recentes casos de covid19 ocorridos naquelas comunidades.
O governo municipal de Japaratuba já recomenda o uso de máscaras para os servidores  e para os pacientes nas unidades de saúde. 
Considerando que o município de Capela está localizado entre os dois municípios questionados; está medida deveria também ser adotada pelo nosso município, disponibilizando serviço específico para identificação de casos, bem como campanha de informação à população. 
Propor reunião de emergência do COSEMS - Conselho dos Secretários Municipais de Saúde com objetivo de realizar ação conjunta com a secretaria de Estado da Saúde,  apresentar plano de prevenção. 
Não deverá ser preciso acontecer mortes para que sejam tomadas providências. 

A FESTA DE SÃO PEDRO EM CAPELA/SE TAMBÉM PODERÁ SER CANCELADA ?

O Decreto municipal de estado de emergência editado pelo prefeito Junior Tourinho foi aprovado pelo governo federal conforme a portaria 142 de 21/01/2025 publicada no D.O.U - Diário Oficial da União Número 15 de 22/01/2025, festejado pela gestão municipal. o reconhecimento de situação de emergência. 
Acontece que a vigência desse estado de emergência vai até o dia 15/07/2025 conforme registro no Diário Oficial. 
Ora! A festa da padroeira foi cancelada em razão do  referido decreto de situação de emergência; e considerando que  a vigência se limita a 15/07/2025, data posterior ao tradicional festejo junino em Capela; A festa de São Pedro será também cancelada ou adiada?

quarta-feira, janeiro 22, 2025

APROVADOS EM CONCURSO PUBLICO IGNORADOS PELO PREFEITO JUNIOR TOURINHO CAPELA/SE


 Seguindo as orientações, as determinações e práticas da ex-prefeita e prefeita de fatos, Silvany, eis que o prefeito eleito Junior Tourinho ignora o processo e o resultado do último concurso realizado pelo muniípio de Capela/Se, e encaminha para a Câmara de Vereadores projeto de Lei pedindo autorizaçao para contratar centenas de servidores.

A mãe polítca levando o filho ao passeio pelas avenidas da improbidade administrativa

Sem obste e nem sequer discussão, devido a ampla base aliada do grupo governante ser de 11 x 2,isto é: 11 aliados e 2 de oposição, o projeto foi aprovado em sessão extraordinária, ocasião em que o vereador Gabriel disse ser injusto e ilegal a atitude do governo municipal contratar servidores sem a devida atenção àqueles aprovados no concurso público.

Prejudicados, os aprovados e  os da lista dos excedentes deverão ingressar com denúncia junto ao Ministério Público por ato de improbidade contra Junior Tourinho,  crime pelo qual a ex-prefeita Silvany já responde pelo mesmo caso de ignorar o resultado do concurso público.

Ouso dizer que a administração pública obedece a princípios e não a vontades.

Conclamo a todos os concurseiros a formalizarem a denuncia junto ao Ministério Público da Comarca de Capela/Se buscando os seus direitos e impedindo que as vontades estajam acima da Lei.


terça-feira, janeiro 21, 2025

UMA GESTÃO COM TRÊS PREFEITOS

Está circulando aos quatro cantos do Estado a condição politico/administrativa de nossa cidade pelo privilégio de ter três prefeitos com hierarquia definidas; na pirâmide do governo, a base é Júnior; acima dele vem a ex-prefeita Silvany; e acima dos dois; Júnior e da ex prefeita está o deputado Cristiano Cavalcante. Nada se faz sem a sua autorização. 
Contratos, negociação política inclusive os acordos firmados com vereadores. Tudo tratado diretamente com o autocrata e obedecido e homologado por Júnior,  em quem o povo votou.
O provérbio popular nos ensina: "panela que muitos mexem termina salgada ou sem sal".
A rádio peão comunica à boca miúda que existem preocupações com a assinatura de contratos milionários e que geraram discussões entre os personagens acima causando males a familiares.
 Se não tomarem conta preservando e garantindo probidade e incorruptibilidade à gestão do jovem prefeito:; os processos  tomarão conta dele.
Corre por fora o comportamento incoerente e sem legitimidade do vice-prefeito que parece ser vereador de oposição ao realizar visitas/fiscalização nos órgãos da prefeitura. 
A função de vice-prefeito é substituir ou suceder o prefeito. 
Fora isso não existe amparo legal. Salvo se estivesse assumindo alguma secretaria, mesmo assim cumprindo a determinação do prefeito. 

quinta-feira, janeiro 16, 2025

PREFEITO CANCELA FESTA DA PADROEIRA EM CAPELA/SE

A população capelense foi surpreendida com o pronunciamento oficial do prefeito Junior Tourinho cancelando a programação social das festividades alusivas à padroeira N. Sr° da Purificação que aconteceria nos dias 01 e 02/02/2025 em virtude  de uma decretação de situação de emergência por 120 dias
Segundo o prefeito Júnior,  a medida é necessária para que o município possa dar rapidez aos reparos necessários, como também para bucar junto aos governos federal e estadual os recursos indispensáveis para a reconstrução dos prejuízos provocados pelas chuvas,  em especial da rodovia SE_438  frisou o prefeito Júnior. 
Vale perguntar: onde e o que ocorreu em outras localidades, além da estrada da Santa Clara, que justifique situação de emergência?  O gestor deve vir a público dar informações completas e verídicas do que a população não tem conhecimento. 
Que ações emergenciais o município tem planejado ou desenvolvido? A rodovia interditada é obra exclusiva do governo do Estado.
Apesar da interdição da rodovia SE-438, o tráfego para Capela não será prejudicado pois o município dispõe dos acessos via Miranda e Pirunga com a BR 101
Por traz desse decreto está o aproveitamento da tragédia específica, de notoriedade até fora do País, ocorrida no domingo onde três pessoas morreram, para facilitar o gasto dos recursos públicos sem a realização de processos de licitação?
Os espertalhões mostrando suas digitais. 
Apelar pela compreensão e entendimento não significa que o povo aceita sem duvidar.

CAMARA DE VEREADORES DE CAPELA/SE, REALIZA SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Na manhã de hoje os vereadores atenderam a convocação extraordinária para apreciarem projetos de iniciativas da Mesa Diretora da Câmara e do Poder Executivo.
Do Poder Legislativo foi votado o Projeto de Resolução que altera as remunerações  dos servidores da casa( câmara)
De iniciativa do Poder Executivo  foram aprovados os Projetos que concedem aumento salarial aos servidores efetivos, professores, cargos em comissão e autorização para contratação temporária. 
Diferente das outras propositura, esse da contratação temporária teve dois votos contrários, e em sua manifestação o vereador Gabriel Sukita justificou ser contrário em razão da falta de respeito do chefe do Poder Executivo para com os aprovados no concurso e não chamados.
Quando o vereador Gabriel ainda estava usando da palavra, inesperadamente o som foi desligado sem que ele concluísse a manifestação. 
Chamou a minha atenção o Parecer da Comissão que justifica a contratação temporária por tempo determinado,  alegando casos de calamidades, epidemias etc.
Que justificativa sem fundamentos!
Se depender do fundamento dessa comissão,  não se poderá contratar ninguém. 

domingo, janeiro 12, 2025

TRAGÉDIA EM CAPELA/SE - MORREM TRÊS PESSOAS

 

Na madrugada deste domingo 12/01/2025, a população capelense foi abalada com o fatídico acontecimento na Rodovia que liga Capela à BR 101 via Santa Clara.

Devido as fortes chuvas e o volume de água que passa pelos bueiros de concreto atravessando a rodovia; as águas romperam toda a estrutura fazendo uma profunda cratera, momento no qual o veículo com três pessoas, todos da mesma família foi engolido e arrastado pela correnteza.

Até às 12 h, equipes da defesa civil e corpo de bombeiros vasculhavam a área e os locais ainda inundados e com ajuda de populares encontraram os corpos das duas mulheres (sem vidas) e buscavam encontrar a terceira vítima, o motorista e o respectivo veículo.

O governador Fábio Mitidieri esteve no local e falou sobre o acontecimento e anunciou a construção de uma ponte.

Desde que foi construída a rodovia SE-438, a estrada da Santa Clara como é conhecida, esse mesmo local já foi destruído três vezes pelas águas. A mais recente se deu no final do governo de Belivaldo Chagas, onde era utilizada meia pista por muito tempo;

Com mais uma medida paliativa, o governo de Fábio Mitidieri através do DER recupera a passagem sem resolver o problema. Naquela oportunidade, o ex-prefeito Sukita usou suas redes sociais para apelar ao governador que revisse a obra, pois poderia causar prejuízos irreparáveis. Pareceu ser profético.

O deputado Cristiano Cavalcante se apresentou como fiador da malfeitoria, gravando vídeos, etc.

É bem verdade que as fortes chuvas são fenômenos da natureza; mas a obra mal feita não é fenômeno da natureza e sim incompetência ou coisa semelhante.

Foi preciso que três pessoas morressem para que o governador anunciasse a obra que já deveria ter sido feita.

A tragédia causada  por uma obra mal executada pelo governo do Estado não deve ser considerada como fenômeno da natureza!

sexta-feira, janeiro 10, 2025

CONTRATO MILIONÁRIO ENTRE O MUNICÍPIO DE CAPELA/SE E ERPAC É MOTIVO DE DENÚNCIA

 

Ver. Gabriel Sukita

Visto com estranhesa que o promeiro Ato do prefeito Júnior Tourinho tenha sido o decreto de contratação do escritório de contabilidade, ERPAC.

Provido das informações publicadas no Portal de Transparência do município. o vereador Gabriel Sukita tornou público através de suas redes sociais, a forma do contrato e os seus respectivos valores e pretende oferecer denuncia ao Ministério Público.

O assunto tomou dimensões através de outros meios de comunicação, como o jornalista Lucas Serra em seu programa de tv mostrou que o valor contratado em 2024 entre o município de Capela e a ERPAC, gestão de Silvany, fora de R$ 284.000,00 (duzentos e oitenta e quatro mil reais), e agora, a partir de janiro 2025, o contrato com a mesma empresa passou para R$ 864.000,00 (oitocentos e sessentata e quatro mil reais), informa o jornalista Lcas Serra.

Ainda o jornalista  fala em um "mapa" o qual mostra uma suposta laranja do deputado na participação societária da ERPAC, citando nomes de pessoas como Jorge Teles como aquele que representa o partido e o deputado.

Cristiano Cavalcante se manifestou, gravando um vídeo atacando o ex-prefeito Sukita e intimidando o vereador Gabriel, mas não dá explicações sobre o assunto em questão.

Os espertalhões com a mão invesível contra a inocência.



terça-feira, janeiro 07, 2025

PROFESSORES REPROVAM A EDUCAÇÃO DE CAPELA/SE NO GOVERNO SILVANY


Ao deixar o cargo de prefeita, Silvany , após a avaliação interna aferida pelos professores através do SINTESE - Sindicato do Trabalhadores da Educação do Estado de Sergipe , o município de Capela/Se, a gestão obteve a terceira pior nota da região do Vale do Cotinguiba e entre as piores do Estado.

A nota 2,96 demonstra que a política educacional praticada pela prefeita não é aquela anunciada nas propagandas eleitorais e não deve servir como eemplo a ser seguido pelo prefeito eleito Júnior Tourinho.

Essa avaliação foi realizada entre os próprios professores da rede municipal.

Usar a frase de efeito "a educação transforma vidas", e não executar um sistema transformador, atual, que estejam inclusos: a escola com seus espaços fiísicos e equipamentos modernos; a satisfação dos trabalhadores, em especial dos professores; e a existência de um ambiente seguro, saudável para todos com o foco no processo de ensino aprendizagem, para promover o aluno.

Piso salarial não é o único pilar para uma educação de qualidade. 



sábado, janeiro 04, 2025

REPERCUTE VERGONHOSAMENTE A FALA DO LÍDER DO GOVERNO DE FABIO MITIDIERI


Vem repercutindo nos meios de comunicação falado e escrito; através da grande mídia e em redes sociais; em todo o Estado de Sergipe e além fronteiras, o vocabulário chulo verbalizado pelo deputado estadual Cristiano Cavalcante.

Na função pública de deputado estadual, acumula também o cargo de líder do governo Fábio Mitidieri

O deputado Cristiano Cavalcante não sabe discernir a diferença entre adversário e inimigo, além de ser pobre em conteúdo e um vocabulario chulo, desrespeitoso até com os ouvintes de seus discursos; um verdadeiro resíduo tóxico!

Em sua última e trágica oratória, na posse de Junior Tourinho, o deputado constrangiu a todos os presentes, mesmo aqueles que fazem parte do seu grupo politico, mas são pessoas de boa índole, em que o momento e os termos usados não eram apropriados de serem proferidos por uma pessoa com relevante representatividade.

Dentre outras agressões verbais, Cristiano chamo pelo nome, os seus adversários: de cabra safado, vagabundos, marginais, ladrões.

Qualquer pessoa que se opuser ao deputado, será agredido em seus pronunciamentos; o Senador Laércio Oliveira e o Senador Rogério Carvalho também sofreram essas agressões.

O povo sergipano deve se sentir envergonhado; os seus colegas deputados com um péssimo exemplo de líder, e o governador Fábio parece gostar desse comportamento.




quinta-feira, janeiro 02, 2025

NOTA DE AGRADECIMENTO

 


Agradeço ao deputado Cristiano Cavalcante por ter mencionado e desta forma divulgado este blog, bem como ter citado o meu nome no Ato de posse de Júnior, prefeito de Capela/Se. Embora os adjetivos proferidos contra mim sejam propriamente reflexo de sua percepção; Adequa-se perfeitamente á sua história.

Em relação a votos, eu sou dono do meu voto. É  verdade! 

Mas o deputado Cristiano tem votos ou compra votos? Que serviços prestados  possui para ser votado nos 75 municípios sergipanos onde nem é conhecido senão através de fotos? 

O lugar onde é mais conhecido, a cidade de Piaçabuçu-AL, com 11 mil eleitores, o candidato apoiado e braço direito do deputado Cristiano obteve pouco mais de 3 mil votos.. Não foi apenas uma drrota; foi um vexame; uma lapada; levou uma carreira.

Se este blog não tivesse importância certamente não seríamos mencionados em um evento de tamanha relevância. Continue lendo e divulgando o nosso trabalho.

Vale lembrar que o deputado Cristiano Cavalcante ganhou fama nacional ao protagonizar o episódio de jogar dinheiro ao povo humilde da cidade de Ilha das Flores/Se, tornando-se uma referência negativa e vergonhosa para os representantes da política sergipana.

O professor Nicodemos Falcâo, ex-deputado estadual dizia uma frase que cabe aqui muito bem:

" a pior coisa é um instruído mal educado".


terça-feira, dezembro 31, 2024

AFASTADO O IMPEDIMENTO DA POSSE DE JUNIOR TOURINHO

 


A Ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, INDEFERIU hoje, 31/12/2024, o recurso apresentado pelos advogados da Comissão Provisória Municipal de Capela FEDERAÇÃO BRASIL DA ESPERANÇA (PT/PCdoB/PV), requerendo a suspensão da posse de Junior Tourinho.

Nessa decisão a Ministra se reporta ao que decidiu o Ministro Nunes Marques, devolvendo o processo ao Tribunal Regional Eleitoral para incluir provas e realizar novo julgamento, que como disse o Dr. advogado João Batista dos Anjos, ninguém sabe quando.

Junior assume o cargo de prefeito e continuará respondendo esse e outro processo ingressado pelo Ministério Publico Eleitoral da Comarca de Capela/Se até o julgamento final, condenando-o ou abservendo-o.

Nós capelenses já convivemos com esse problema no ano2005 quando da cassação do mandato do ex-prefeito Sukita.

Reafirmo! O mandato de Júnior depende da interpretação e decisão judicial.


BONDADE E MISERICÓRIDA TODOS OS DIAS

 


O salmista Davi, no salmo 23, o mais conhecido e citado da bíblia, começa com uma afirmação: "o Senhor é meu pastor; e nada me faltará"..E na conclusão de sua afirmação, no último versículo ele diz: "certamente que a bandade e a mesericórdia me seguirão todos os dias da minha vida";

Desejamos a todos que a bondade e a misericórdia de Deus estejam conosco todos os dias não só do ano de 2025, mas TODOS OS DIAS DA NOSSA VIDA!

FELIZ ANO NOVO!

segunda-feira, dezembro 30, 2024

VEREADOR LOPES ESCOLHIDO PRESIDENTE DA CAMARA DE VEREADORES DE CAPELA

 


Reuniram-se hoje, 30/12/2024, os vereadores eleitos, exceto dos eleitos pelo partido de oposição, para tratarem da eleição para a Mesa Diretora biênio 25/26 da Câmara Municipal de Vereadores, Capela/Se, em votação que se realizará no dia 1º de janeiro de 2025

A pauta teve início sob a direção da prefeita atual. Silvany, que se dirigiu aos 11 (onze) vereadores presentes com a seguinte determiinação: - " estamos aqui para escolher democraticamente os membros da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, tendo como presidente o vereador Lopes".

O presidente já chegou à reunião escolhido, eleito, certamente pela atual prefeita em consenso com o esposo, deputado Cristiano. Os vereadores puderam escolher entre si para vice-presidente, 1º e 2º secretário, que ficou assim composta:

Presidente - Lopes

Vice-presidente - Joyce Campos Rocha

1ª Secretária - Professora Rosi

2º Secretário - Luan Capefolia


domingo, dezembro 29, 2024

IMPEDIMENTO DA POSSE DE JUNIOR TOURINHO CAPELA/SE

Min. Nunes Marques

Os advogados da FEDERAÇÃO BRASIL DA ESPERANÇA - FÉ BRASIL (PT/PCdoB/PV) ingressaram junto ao TRE/Se com um Tutela Cautelar Antecedente,  requerendo daquele colegiado c cumprimento do que fora determinado na Decisão do TSE através do Ministro Nunes Marques, no penúltimo parágrafo da sua decisão: " há de se acolher, portanto, a preliminar de nulidade do acórdão recorrido...".

Embasados na decisão da instância superior, a  Comissão Provisória da Federação Partidária nomunicípio de Capela/Se, requereu:

1 . suspensão dos efeitos do diploma e a consequente suspensão do ato de posse do candidato Carlos Milton Mendonça Tourinho Junior a ser realizada no dia 1ª de janeiro de 2025;

2 - restabelecendo -se os efeitos da decisão Zonal (indeferimento do registro pela justiça eleitoral da 5º zona, Capela/se), seja determinada a recontagem dos votos válidos, e não computados os votos do candidato Carlos Milton Mendonça Tourinho Junior, determinando-se o novo vencedor do pleito municipal.

Em sendo assim, a segunda colocada, Isadora, seria esta vencedora.

DECISÃO DO TRE/SE

Em decisão monocrática (por um só desembargador), o Desembargador Dr. Diógenes Barreto, presidente do TRE/Se, indeferiu o pleito requerido da Tutela Cautelar Antecedente, o que traduzido é dizer que não vai cumprir a determinação da instância superior (TSE) no tempo e na urgeência que o caso requer.

Mas o Tribunal Regional Eleitoral não tem a última decisão. Quem pode mais, pode menos! E quem pode mais é o Tribunal Superior Eleitoral.

NO TSE

Habilmente, os advogados da Federação petista juntaram a decisão do TRE e recorreram novamente ao Ministro Nunes Marques para que faça valer a sua decisão de nulidade do acórdão do Tribunal sergipano.

Nesses últimos dias em contagem regressiva, surpresas acontecerão.



sexta-feira, dezembro 27, 2024

PREFEITO ELEITO JUNIOR TOURINHO ANUNCIA O SECRETARIADO


Na tarde desta sexta-feira, 27/12/2024, ouvimos o prefeito eleito de Capela Júnior Tourinho anunciar a composição de seu governo formado uma pizza fatiada da seguinte forma:

Fatia 1 

Domínio financeiro e contábil - o escritório de contabilidade contratado certamente será o que tem a participação e indicação do deputado Cristiano Cavalcante e a turma da secretaria de finanças permanece com o dorense "betão", que integra o sistema do controle financeiro da prefeitura e a confiança do deputado e da prefeita atual, Silvany;

Fatia 2

Domínio político e administrativo - a secretaria de governo com super poderes, representada pela atual prefeita, Silvany, indica Larissa(filha) secretária de Assistência Social; Simone (irmã) Secretária de Administração; Cristina (atual Secretária de Educação, permanece); Alex Cafubá, (Obras) e permanecem Lins Porfírio (controle Interno); Francisco Cabral (Planejamento); Paulo Cardoso (SAAE); Transportes ( Anilton Cardoso, capuco); Procuradoria (Bruna) ;

Fatia 3

Acomodação de acordos externos - O japaratubense, Ninho, atual Secretário de Saúde permanece. Segundo se comenta, para atender a cota do partido União Brasil de André Moura e do deputado Cristiano, e que tem um orçamento para 2025 no valor de R$ 42 milhões de reais;

Fatia 4

Domínio do espaço do gabinete - a primeira dama ficará restrita ao atendimento ao público.

Como se observa o comando e o poder da tomada de decisão estão nas mãos de outros e e prefeito esvaziado; engessado.

sábado, dezembro 21, 2024

DESPROVIDO DE BONS MODOS

 


Mesmo não querendo fazer menção ao nome do deputado Cristiano Cavalcante; as suas atitudes, comportamento e linguagem incompatíveis com a sua representatividade, obriga-me fazer esta postagem.

As entrevistas concedidas pelo deputado em quaisquer forma e meios de comunicação expressa uma mistura do mal com o atraso; ódio e mal sentimento. Nada esclarece.

Pode-se observar neste vídeo que a indagação do radialista Antero, da Mega FM teve uma resposta do que não fora perguntado.

O radialista não perguntou sobre a saúde de Sukita.

O uso de palavras de baixo calão proferidas por uma autoridade, depõe contra si próprio.

Considero isso como resíduo tóxico no meio político. Coisas do passado,




quarta-feira, dezembro 18, 2024

A DIPLOMAÇÃO E A DECISÃO DO TSE - INSTABILIDADE POLÍTICA EM CAPELA/SE


Desde o início desse processo do indeferimento do registro da candidatura de Júnior Tourinho, este blog vem afirmando que a iria depender de interpretação e decisão judcial.

 E não está sendo diferente.

Hoje, 18/12/2024, a Justiça Eleitoral da Comarca de Capela/Se, atendendo ao calendário e cumprindo o rito cerimonial, diplomou Junior e Alexsandro, prefeito eleito e vice-prefeito eleito respectivamente.

Nesta mesma data sai a decisão do recurso impetrado pelo Dr. advogado João Batista dos Anjos, no TSE, do Ministro Relator Nunes Marques, com a seguinte determinação:

" 3 . ante o exposto, dou parcial provimento ao recurso especial eleitoral interposto por João Batista dos Anjos, para determinar o retorno dos autos à origem, a fim de que seja efetuada a análise verticalizada do conteúdo probatório acostado nos autos".

Água fria no fervor dos envolvidos.

Isso quer dizer, que aquelas provas que por estratégia dos advogados da defesa de Junior, ficaram de fora da análise dos julgadores na Justiça Eleitoral da 5ª zona, Capela/Se, e no TRE, agora sejam incluidas e submetidas a análise, na origem. Entendo que a origem seja onde nasceu o processo.

Entendimentos de vários operadores do Direito afirmam que a decisão do ministro torna nulo o acódão do TRE/Se, que deferiu o registro da candidatura de Junior.

Prevalecendo a decisão da juiza eleitoral da 5ª zona eleitoral de Capela/Se, o registro de Junior continua indeferido, consequentemente o diploma cassado; impedida a sua posse em 1ª de janeiro/2025, tendo o presidente da Câmara de Vereadores que assumir interinamente o cargo de prefeito até o julgamento do mérito com a realização de novas eleições apenas para prefeito.

Se sem a ibclusão e análise dessas provas, a juiza eleitoral se convenceu pelo indeferimento; imaginem acostando essas provas.

São tão robustas que a defesa lutou para retira-las na fase inicial.

Nada definido sobre a permanência do deferimento da candidatura e do exercício do mandato de Junior, Capela vive uma instabilidade política.

O advogado da defesa de Junior, o Dr. Márcio Conrado, emitiu uma nota "oficial" para mim a expressão: "oficial" descabida, cuja nota tenta acalmar o seu cliente e os populares com garantias falaciosas.

A defesa não pode garantir nada!  porque não tem poder para decidir nada!




terça-feira, dezembro 17, 2024

JUNIOR, ALEXSANDRO E SILVANY ENCRENCADOS NA JUSTIÇA ELEITORAL NOVAMENTE

 


Através da AIJE - Ação de Investigação da Justiça Eleitoral nº 0600625-28-2024.6.25.0005, o Ministério Público Eleitoral da 5ª zona Eleitoral de Capela/Se, ingressou nesse dia 13/12/2024, contra Junior de Dr Carlos Milton (candidato a prefeito eleito), Alexsandro Nascimento ( candidato a vice prefeito eleito) no pleito de 06/10/2024; e contra a atual prefeita de Capela, Silvany, por abuso de poder político.

Na inicial, o representante do Ministério Público Eleitoral, após ouvir diversos servidores contratados pela prefeitura, autorizados pela prefeita Silvany, apoiadora dos candidatos: Junior e Alexsandro, fora da data permitida pela lei em ano de eleição; da mesma forma as demissões; ainda a oferta de gratificações rompendo os preceitos legais, ficou evidenciado o abuso do poder político.

Diante da quantidade de 621 servidores contratados e comissionados apurados nesse processo que conta 2.988 folhas, o MP menciona que a prática desse abuso causou o desequilíbrio no pleito eleitoral entre os candidatos, privilegiando consequentemente os candidatos apoiados pela prefeita.

" Ante o exposto, requer o Ministério Público Eleitoral:

a) CITAÇÃO dos representados, para que, no prazo de cinco dias ofereçam defesa. (conforme a lei)

b) a instrução processual, nos termos da lei complementar 64/1990, com a produção de provas;

c) no final do julgamento do processo, com o enquadeamebto da conduta vedada prevista na lei;

d ) cassação do registro ou diploma nos termos da lei;

e) realização de novas eleições majoritária no município de Capela, conforme a lei;

f) seja declarada inelegibilidade de Silvany Mamlack (atual prefeita), Carlos Miltom Mendonça Tourinho Junior (prefeito eleito beneficiado) e Alexsandro Nascimento (vice prefeito eleito beneficiado), pelo período de oito anos;

g)  o pagamento de multa".

Ontem, 16/12/2024, o juiz eleitoral despachou o ítem "a" requerido pelo Ministério Público.

segunda-feira, dezembro 16, 2024

O DETETIVE VIRTUAL RETORNA ÀS ATIVIDADES

 


Acusado e condenado por crime de violência política de gênero e de crimes contra a honra praticados supostamente contra a prefeita de Capela/Se; os policiais do Cope  prenderam o radialista Edirani, conhecido no meio da imprensa sergipana de detetive virtual, no dia 10/09/2024 no Estado da Bahia e reconduzido para Sergipe.

Após a audiência de custódia, o juiz concedeu liberdade ao detetive virtual com algumas cautelares, entre outras; não mencionar em suas atividades de radialista os nomes da prefeita de Capela, nem do deputado Cristiano, assim como assuntos que tratem da gestão do município de Capela.

Essa decisão frustrou o desejo dos denunciantes (prefeita e deputado) conforme alardearam nas emissoras de rádio e redes sociais ser imperativa a prisão do detetive virtual. A aplicação da lei foi bem diferente do que esperavam.

Recente, Edirani entrevistou o presidente do SINTESE, professor Roberto Silva, postada em redes sociais e muito visualizada em todo o Estado.


sábado, dezembro 14, 2024

DESOLADO O VICE PREFEITO ELEITO


 Caso o candidato eleito Junior Tourinho, venha a ser vitorioso no processo que tramita contra o deferimento do registro de sua candidatura junto ao TSE - Tribunal Superior Eleitoral, e sendo impossado em 1º de janeiro de 2025, alguns problemas de ingerências e de insatisfações ja são comentados na cidade;

O vice-prefeito eleito, Alexsandro Nascimento, tem sido ignorado tanto pelos atuais gestores como pelo companheiro de chapa e o seu agrupamento político. Até agora, tive informações de que Alexsandro não foi chamado para nada, nem para opinar em nada na composição de um possivel futuro governo.

Numa demonstração de falta de confiança, dizem nos bastidores aqueles que decidem sobre a gestão, que o vice é muito esperto e o prefeito inocente. Não devem dar asas ao vice, se não ele voa mais alto que o prefeito.

Alexsandro engole tudo em silêncio, pois, na circustncia de haver novas eleições, ele garante a permanência de seu nome na chapa até mesmo como prefeito; e para isso tem que rezar na cartilha dos líderes.

terça-feira, dezembro 10, 2024

GESTO PARA AGRADECER OU PARA LEMBRAR A PROMESSA?



Vi no story do Deputado Cristiano Cavalcante uma postagem na qual o parlamentar mostra o quadro de uma imagem do patrono do Hospital São Pedro de Alcântara, em Capela/Se, enviada pela direção do referido hospital.

O texto diz: " em reconhecimento pelo nosso trabalho em favor desse importante equipamento de saúde".Fica em dúvida se essa narração é do hospital ou própria do Deputado.

Este blogueiro registrou aqui em sua postagem do dia 19/11/2024 sobre a liberação de emenda parlamentar indicada por Cristiano Cavalcante destinada ao hospital, e até aquela data nem um centavo teria sido liberado;

 Com esse gesto da direção do Hospital, queremos acreditar que houve cumprimento por parte do Deputado; ou foi para lembrar da promessa?

Com a palavra o Deputado Cristiano para dar transparencia às suas liberações das emendas parlamentares,


segunda-feira, dezembro 09, 2024

NOVAS INFORMAÇÕES SOBRE A OPERAÇÃO EMBUSTE EM CAPELA

Mesmo que queiram descaracterizar o infortúnio da presença de policiais federais, membros da Controladoria Geral da União - CGU e de policiais civís na sede da prefeitura de Capela;Se, cumprindo ordem de busca apreensão como um fato irrelevante; fomos informado de que houve o devido cumprimento também nas residencias de alguns servidores da Secretaria de Saúde.

Documentos, equipamentos e celulares de envolvidos foram apreendidos.

Além dessa operação "in loco", outros servidores envolvidos receberam um "convite/intimação" para se dirigirem à Polícia Federal a fim de prestarem esclarecimentos.

Chamou a atençao de que entre as prefeituras denunciadas:  Aracaju, Areia Branca e N. Srª das Dores; somente há registro de fotos da equipe cumpridora do mandado, na sede da prefeitura de Capela/Se, por que será? 

sábado, dezembro 07, 2024

FÁBIO MITIDIERI E SUAS PROMESSAS ESQUECIDAS PARA CAPELA

 


Ainda no mandato de Deputado Federal, em campanha eleitoral de 2020 e no palanque do ex-prefeito Sukita, apoiando Clara Sukita, num comício em Vila Pedras,  Fábio prometeu que traria para Capela uma usina de asfalto;

Em sua campanha para o cargo de Governador, em 2022, prometeu a reabertura da maternidade de nossa cidade, sem sequer lembrar da promessa anterior;

Já eleito Governador, por ocasião do "Sergipe é aquí", prometeu a pavimentação asfáltica da estrada que liga o povoado Miranda à Usina Taquary, chegando à BR 101; e também o acesso ao Junco Novo, indústria de álcool,  atualmente com suas atividades paralisadas;

E para completar o rosário das promessas, o Governador veio inaugurar o posto de atendimento do Detran e dar ordem de serviço da obra de reforma da rodovia 339 Capela/Dores. prometeu a pavimentação asfáltica da rodovia SE - 160 que liga Capela/Siriri passando pelo povoado fazendinha.

Esse registro visa trazer à memória as dívidas das promessas esquecidas.


quinta-feira, dezembro 05, 2024

A ARTE DA GUERRA

 


Plantar discódias e atear fogo no arraial do adversário é uma das estratégia ensinada na Obra Literária de Sun Tzu, traduzida por James Clavel como "A Arte da Guerra".

Desdo o pleito passado das eleições para Governador, a grande imprensa, isto é: parte da grande imprensa,  noticia informações do descontentamento de Emília Corrêa por não ter substituido Valmir de Franciscquinho como candidata ao governo;

Seguido depois, surgiram boatos de que o prefeito Adailton, de Itabaiana, estaria se rompendo politicamente e seria candidato a reeleição agora em 2024 contra Valmir. Isso tudo orquestrado pelo governo do Estado que trabalha na direção de quebrar a liderança do Pato.

Mais recente e agora, o sistemão lança fogo e discórdia dentro e  entre os correligionários do PL, suscitando dúvidas e desconfianças no agrupamento com as alegações de que: Emília guarda mágoa por ter sido preterida em 2022, e por isso poderá se aliar com Fábio Mitidiery; Valmir estaria  insatisfeito e desconfortável com a liderança dos Amorins, e por isso poderá deixar o Partido. Também com Emilia e o Partido por não terem feito manifestação pública de solidariedade em razão de sua condenação no TJSE.

Tudo não passa de "joio" plantado tentando sufocar o "trigo" semeado e que começou a florescer nas eleições de 2022 e cresceu nas eleições de 2024 com a vitória de Emília e seu grupo político formado por Amorins e Valmir de Francisquinho.

Pela segunda vez, o Pato desmente esses boatos

segunda-feira, dezembro 02, 2024

O SISTEMÃO É BRUTO, PERVERSO E CRUEL




O Estado de Sergipe, amanheceu com os noticiários da grande imprensa e redes sociais, impactados com a informação da condenação do ex-prefeito e prefeito eleito nesse pleito de 2024, Valmir de Fracisquinho, pelo colegiado do Tribunal de Justiça do Sergipe.

Um imbróglio do matadouro do município de Itabaiana/Se, que vem consumindo a paz política de Valmir e que recentemente o órgão do Ministério Público em Sergipe, o mesmo que ofereceu denúncia ao Judiciário, entendeu que havendo um acordo entre Valmir e o MPSE, o processo seria encerrado.

Ao chegar o processo no TJSE, a 1ª Câmara Civel composta pelos Desembargadores: Des. Roberto Eugenio da Fonseca Porto - Presidente; Des. Cezário Siqueira Neto; Desa. Iolanda Santos Guimarâes - Relatora do processo; e Dsa. Ana Lucia Freire Almeida dos Anjos, rejeitaram por unanimidade o acordo entre Valmir e o MPSE, condenando-o (Valmir) por improbidade administrativa com a consequente suspensão de seus direitos políticos por quatro anos, também por unanimidade.

Cabe recurso.

Os mais açodados já falam em novas eleições no município de Itabaiana/Se.

É voz corrente em toda a roda de conversa em todo Estado de que o "sistemão" tenta impedir uma futura e possivel candidatura de Valmir em 2026 para Governador de Sergipe.

sexta-feira, novembro 29, 2024

DEUS NOS ACUDA NO CAPITULO DESSA NOVELA




Cômico, se não fosse trágico!

Há quase 60 dias do resultdo das eleições; ontem a prefeita Silvany faz um vídeo para mostrar e entregar a LOA - Lei Orçamentária Anual 2025 ao prefeito eleito, seu aliado, Junior Tourinho.

Pareceu mais como presentear com um livro, do que de fato uma real ferramenta de trabalho, como falou a prefeita.

Do resultado das eleições para cá, a equipe de transição indicada por Júnior, deveria estar debruçada sobre a LOA para adequa-la às suas propostas e foco de seu governo. Isso não aconteceu! 

Quanto menos Junior souber sobre isso, melhor para seus líderes.

Dá a entender que o candidato eleito vai ter conhecimento do orçamento do município a partir de agora e que esse livro se tornará em uma mera peça que não precisa ser consultada  ou cumprida.

As coisas sérias tratadas como faz de contas.


 

domingo, novembro 24, 2024

SAAE - S.O.S. ÁGUA



 Apesar de termos um lençol freático abundante, a população de Capela/Se continua sofrendo pela falta de abastecimento de água. 

São muitas as reclamações de moradores tanto da cidade como também de povoados, 

Devido a demência da gestão pública Municipal, pois o serviço de abastecimento de água em Capela/Se é prestado por uma autarquia municipal; a população cansou de reclamar em gritos mais altos através das emissoras de rádio e redes sociais e parece se acostumar, como se dissesse: Não tem jeito! Cansamos de reclamar.

Na inauguração de um poço arteziano denominado "sangrador 4", no dia 27/09/2022 a prefeita Silvany juntamente com o diretor do SAAE disse: "Durante a nossa gestão, o valor investido foi superior a meio milhão de reais, o que demonstra o nosso comprometimento e da diretoria do SAAE em resolver o problema da falta de água em nosso município e melhorar cada vez mais o fornecimento desse bem" frisou a prefeita.

Pois bem.

Em seis anos de mandato, a gestora festejar ter investido no SAAE mais de meio milhão de reais. MUITO POUCO! MUITO POUCO MESMO! para um serviço tão importante como é o abastecimento de água.

Não demonstra comprometimento, mas sim, descaso. Investimento pífio,

A FALTA DE ÁGUA CONTINUA!

Medidas paliativas que não buscam solucionar o problema, mas de cunho eleitoreiras Vejam a data dessa inauguração.

Falta competencia e comprometimento e vontade politica com o presente e o futuro.

É urgente que o município elebore um grande projeto para construir uma nova barragem, aumentando a capacidade de reprezamento de água e a melhoria na canalização da distribuição.

Um bom projeto encaminhado à FUNASA, aí sim; é comprometimento.


sábado, novembro 23, 2024

ALESE LIBERA 58 MILHÔES DE REAIS EM EMENDAS IMPOSITIVAS DOS DEPUTADOS

 

Prédio Alese

Encaminhei para a ALESE - Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, um pedido de informação, com base na Lei 12.527, LAI - Lei de Acesso a Informação, solicitando a transparencia e publicidade das emendas impositivas  indicadas e pagas de autoria do deputado Cristiano Cavalcante,

No pedido eu solicito que seja informado de forma detalhada, quais os municípios; as entidades e respectivos valores individualmente transferidos a essas entidades.

Conforme pesquisa realizada no Portaol da Transparencia, as emendas impositivas custou aos cofres do Estado de Sergipe 58 milhões de reais e ja foram integralmente pagas em tres parcelas: a primeira em abril, a segunda em maio e a ultima em julho/2024.

A sociedade sergipana precisa e tem o direito de saber quais instituições estão utilizando dinheiro público e se a aplicação atende de fato aos interesses da população

Chamou a minha atenão a entrevista do Presidente do Rio Branco Esporte Clube Capela/Se, na qual ele informou em resposta à pergunta do entrevistador, que o deputado Cristiano disponibilizou 100 mil reais para  o Rio Branco, mas devido insuficiencia documental da entidade a liberação poderá ser realizada até o mês de dezembro deste ano,

Ué!

O aúncio público não foi de 500 mil? Qual a raão desta diminuição?

Merece uma explicação pública do deputado.

 A instituição fez planos e projetos baseado nessa indicação e a população capelense acreditou.

Somente a transparencia evita e cura sistema de corrupção.



quinta-feira, novembro 21, 2024

GOVERNADOR FÁBIO MITIDIERY - ORDEM DE SERVIÇO RODOVIA SE 339 CAPELA/DORES


 Nessa sexta-feira, 22/11/2024, o Governador de Sergipe Fábio Mitidiery virá a Capela para inaugurar o ponto de atendimento do Detran, Noel Vieira de Andrade (in memorian), pai da presidente do DETRAN/SE; e assinar ordem de serviço para retauração da rodovia SE 339, trecho Capela/N. Srª das Dores.

Ests obra que fora licitada ainda no governo do ex-governador Belivaldo Chagas, atende os interesses das duas cidades, Capela e N. Srª das Dores que dista uma da outra 18 km, ligando à rodovia do sertão.

Mesmo tardia, a execução da obra vem melhorar a vida e o tráfego entre as demais cidades.

Seria importante para os capelenses e a população da região ouvir o governador falar sobre a promessa da reabertura da maternidade em Capela.

É só uma lembranças das promessas da campanha do governador.

terça-feira, novembro 19, 2024

EMENDAS PARLAMENTARES PROMETIDAS E NÃO CUMPRIDAS


 Em momento festivo na sede do Clube Esportivo Rio Branco na cidade de Capela/Se. onde se encontrava centenas de pessoas, o Deputado Estadual Cristiano Cavalcante surpreendeu a platéia fazendo anùncios que alegraram aos presentes e sobremodo às instituições por ele citadss.

O deputado informou que estava indicando em forma de emenda parlamentar, recursos no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais) para o Hospital São Pedro de Alcântara; e R$ 500,000,00 (quinhentos mil reais) para o Clube Rio Branco.

Aplaudido pela população presente e o comentário no dia seguinte era de agradecimento.

Acontece que as referidas emendas parlamentares são  compreendidas como: impositivas e voluntárias ou aleatórias como queiram chamar, sendo dividida em 50% impositivas e 50% volunárias; as impositicas o parlamentar escolhe dentre aquelas indicadas quem vai receber os recursos, as preferidas. Já as voluntárias ou aleatórias, ficam a critério do governador, não sei nem se entram na rubrica de restos a pagar.

Estamos findando o mês de novembro, ainda não tivemos informações de que as citadas instituições tenham recebido os recursos prometidos pelo deputado. Possivelmente o Rio Branco e o Hospital foram jogados fora das emendas impositivas.

Essas transferências com a nomenclatura de subvenção, num passado próximo, já foram alvo de investigação e escandalos no Estado de Sergipe, bem por isso deveriam ser transparentes

Queremos saber para quais municipios e instituições o deputado Cristiano Cavalcante deu prioridade para liberar suas emendas.