sexta-feira, outubro 05, 2012

PESQUISE A FICHA DO SEU CANDIDATO

O voto consciente parte da premissa do eleitor conhecer o candidato, sua vida pregressa e suas propostas. Aqui em Capela, além dos candidatos a Prefeito(a) e respectivos vices, temos 80 candidatos concorrendo uma vaga na Camara de Vereadores com diversos apoiadores.
Como vivemos uma democracia representativa que significa elegemos pessoas para nos repesentarem no Executivo e no Legislativo, nada mais justo do que, repito: conhecer o candidato, sua vida pregressa e suas propostas.
Temos o dever de informar aos nossos eleitores que nessa lista de 80 candidatos a vereador existem pessoas processadas por prática de crime contra a vida, crimes contra a fazenda pública, crimes de improbidade administrativa, rejeição de contas junto ao TCE e outros que têm apoiadores com as mesmas marcas. Em outras palavras, são "fichas sujas".
Não é salutar à democracia a presença de representantes com essas impressões.
Pesquise no site do TJ SE processos pelo nome do candidato que voce pretende votar. Também no site da justiça Federal de Sergipe e do Tribunal de Contas do Estado de Segipe.

6 comentários:

  1. JÓ, ACHO QUE VC TEM QUE QUESTIONAR AO TSE TAMBÉM, JÁ QUE A "FICHA LIMPA" NÃO SERVE PARA NADA, SEGUNDO A SUA POSTAGEM. ACHO QUE TODOS OS CANDIDATOS TEM FICHA LIMPA, JÁ QUE ANTES DE CONFIRMAR A CANDIDATURA, HÁ UMA AVERIGUAÇÃO NOS ARQUIVOS JUDICIAIS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim declarou o Ministro do STF Carlos Ayres de Brito em seu voto a favor da ficha limpa: " uma pessoa que transita nas
      Ruas e Avenidas do Código Processo Penal e Civil, não podem ser considerados ficha limpa".
      Entendí que mesmo não havendo o chamado transitado e julgado, a vivencia de uma pessoa nesse ambiente de processos deve olhado pelo eleitor com cuidados ou até com desconfiança.
      Denominemos de grupo suspeitos.

      Excluir
  2. SOBRE OS MITOS
    Por Ricardo Leite

    Essa semana o mundo perdeu um dos grandes expoentes da História Contemporânea, Eric Hobsbawn. Um homem que marcou o século XX com o seu trabalho. Nascido no Egito, filho de inglês com austríaca, trouxe grandes obras como resultado de suas pesquisas, dentre elas: A Era das Revoluções, A Era dos Impérios, A Era dos Extremos, Sobre História. Grandes trabalhos amplamente divulgados na academia. Este último traz um pensamento que tem grande impacto na minha formação enquanto historiador e que serve bem para o que estamos vivendo nesse momento de mudança: “os mitos precisam ser combatidos no momento em que estão sendo formados”. Mas, por que quero trazer essa discussão à tona? Porque Sergipe viu nascer em 2004 um nome que poderia ter si tornado um exemplo na política sergipana. A prática foi muito diferente das promessas. Os capelenses sabem do que estou falando.
    O Brasil não precisa mais de ninguém que lute por causas impossíveis, como erradicar a miséria ou acabar com a desigualdade, isso é demagogia, estamos cansados dessas mentiras. Não precisamos de exemplos fundados em ideias medievais, por mais que a história queira se repetir. Precisamos de pessoas honestas, que respeitem o dinheiro público, mas, principalmente, respeitem as pessoas. Chega de promessas para o futuro, queremos viver o presente com educação pública de qualidade, saúde, segurança... Isso é possível, só é precisa compromisso. Queremos um serviço público que funcione, não esta geringonça que só atrapalha a vida das pessoas e nos envergonha a nível mundial. Queremos um rompimento definitivo sobre o que, no início da Modernidade, ficou conhecido como a ruptura entre o público e o privado. O serviço público não é a extensão da nossa casa. Parece que esquecemos esta lição.
    Não queremos heróis na política. Isso não dá certo. Queremos que daqui em diante possamos eleger homens com compromisso com o presente para que tenhamos um futuro promissor e decente, que ouçam as nossas aspirações e que a nossa cidade seja lembrada por projetos que encham os olhos do povo sergipano e do Brasil afora, não com lembranças das páginas policiais.
    Eric Hobsbawn foi citado no mundo inteiro com a sua morte, aos 95 anos, não por querer aparecer, mas porque o seu trabalho se tornou tão importante que entrou para a História como um exemplo não só para os historiadores, mas para todas as áreas da formação acadêmica. Capela precisa acordar para isso: não queremos mitos, queremos pessoas que sirvam bem ao próximo, que cumpram seus deveres enquanto representantes do povo por que da mesma forma que os elegemos, também somos capazes de derrubá-los.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo, não como deixar de elogiar a riqueza de seu comentário. Imparcial e desapaixonado.
      Assim se encoraja o povo e fortalece a democracia.

      Excluir
  3. Parabéns Jó por nos proporcionar este espaço para que pessoas como o Ricardo faça engrandecer a nossa luta, quem é Brasileiro e paga impostos sente a dor de ver ( ROSINHAS E ADAUTOS QUE SÃO FANTAS )sangrarem os cofres públicos com pompa de bons moços, mas a máscara está caindo e povo acordou...

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Ricardo Leite por seu claro comentário . Se eu não tivesse a intenção de derrubar esse mito estaria encorajado por você com seu belíssimo comentário.P A R A B È N S !!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir