quarta-feira, maio 08, 2013

A SARANDAIA ESTÁ CHEGANDO - DIA 31

Integrantes da Banda de pífanos e zabumba  



"Oia a Sarandaia! Oia a Sarandaia! Acorda minha gente que já vem a Sarandaia"!
Todo o capelense conhece a letra e o som desse folguedo que abre os festejos juninos, "acordando São João" na virada do dia 31/05 para o dia 01/06.
A banda de pífanos e zabumba acompanhada por milhares de pessoas saem às ruas, chamando nas portas: - "Ô fulano! abra a porta que eu quero beber, hoje é primeiro, de São João, traga cachaça, pra nós beber, se não tiver cachaça! Traga dinheiro! pra nós pagar o zabumbeiro".
O prêmio ou o dinheiro é entregue e os foliões partem para outra casa. `´É uma festa contagiante pela alegria e por sua identidade cultural que resiste a mais de 60 anos.

13 comentários:

  1. jó o município de capela não faz mais licitação.

    E como Ezequiel está revitalizando a praça adroaldo campos.

    Será que através de dispensa emergencial.

    Jó vc está sabendo que capela fez o decreto emergencial sobre a Seca. (O TCE fez um comunicado a todos os prefeitos do estado de Sergipe para quem decretou situação de emergência sobre a seca não PODE FAZER FESTA) COMO VAI SER O SÃO PEDRO DE CAPELA. POIS AVIÕES DO FORRÓ VAI CUSTAR AS COFRES PUBLICOS MAIS DE 300.000,00 MIL REAIS.)

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo, ao invés de você torcer para que tudo ocorra bem, você está torcendo para que o São Pedro não aconteça, ao menos é o que parece. Depois de anos de uma porcaria de um festival inventado por Sukita para destruir a nossa tradição e tentar transformá-lo no que ele não é, e nunca será, você me vem com esse agouro. Caro anônimo, essa festa é do povo de Capela, não tem dono não!!!!

    ResponderExcluir
  3. Espero que realmente as antigas tradições sejam resgatadas e tudo volte a ser como sempre mandou a tradição. Eu quero é ver se vai ter aqueles paredões com musicas obscenas que não tem nada haver com nosso São Pedro além de não respeitarem com o som alto ficam a noite o dia tudo ligado sem respeito algum com os vizinhos alheios.
    O ano passado foi uma tristeza para minha pessoa que durante anos acompanhei o mastro quando mim dei por conta que poucas pessoas estava acompanhando o símbolo maior da nossa festa o Mastro e logo atras vinha um trio com o prefeito se requebrando nada contra o Sukita mais da forma que a festa estava sendo feita, perdendo todo o sentido. Vamos aguardar para ver.

    ResponderExcluir
  4. Esse é o desejo de todos que amam essa festa, resgatar o seu sentido, a sua essência. Concordo que tem que agregar à programação, atrações diferentes, mas não ao ponto de mudar tudo, deixar reinar a baixaria como promovida o ex-prefeito. Fiquei horrorizada ano passado quando vi Sukita, já na madrugada, se requebrando em cima de um paredão de som e uns quinze rapazes embaixo gritando. Foi degradante! Era pra isso que ele queira aquele 'festival' de horror, para se aparecer.

    ResponderExcluir
  5. Nesse ano espero ver muito forró autêntico, coisa rara nos últimos anos. Pra falar a verdade, passei os últimos anos curtindo Correia dos 8 baixos tocando em MAtos. A festa pra mim se resumia nosso. Espero que possamos dançar forró também na praça do amparo.

    ResponderExcluir
  6. Era uma falta de respeito quando as bandas estavam no palco e a praça ficava arrodeada de paredões, só quem ouvia o som das bandas eram as pessoas que estavam bem na frente do palco. Espero que essa administração, que parece um pouco mais séria que a outra, não permita esse tipo de coisa. A busca do mastro também era outra falta de respeito as nossas tradições um trio elétrico arrastava os participantes e o mastro vinha com 4 gatos pingados. E no que tange a Sarandaia ai a ofensa as tradições passava dos limites, pois o cortejo saia e uma banda segurava o povo na praça, era uma negação. Espero que seja diferente esse ano.

    ResponderExcluir
  7. Na verdade todos esses comentarios nao passam de balelas . E ta na cara que se nao sao de mamadores sao de sonhadores . E vou da um conselho aos mamadores mamem com humildades com os pes no chao vcs ate hoje criticam e torcem para que os atecessores de vcs vao todos presos em cuidado amanha quem podem estar na cadeia sao vcs quatro anos devendo demora mas mamando e um tapa nada pior que a desilusao . E aos sonhadores acordem que o tempo nao espera a frase e a seguinte a maior derrota e ganhar e nao levar . Voces ja pensaran do jeito que a festa cresceu despropocionalmente se nao tivesse esses tais que eu nao gosto paredoes para destrair alguns muitos jovens que curtem a balada como seria essa festa sem uma praca propicia para o evento uma super lotacao podendo causar uma catastrofe podendo vitimar eu vc ou um filho nosso . Por digo antes de criticar um politico pense se o outro merece seu elogio o que saiu error acertou esse ja tem errado demais e vou torcer que ele acerte nao pensando nele e sim para ter orgulho da minha cidade . Ou entao nas próximas eleicoes vou colocar um comercio so de tintas quero ver nao ter mlvimento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só pode ser um RATO mesmo. RATO não tem cultura, tampouco sabe escrever. E você demonstrou isso nesse seu horrível texto. Escreva com um dicionário do lado, para errar menos.

      Professor Albuquerque

      Excluir
    2. Só rindo mesmo, RATO agora só na Ásia mesmo, lá o povo tem a cultura de comer esse roedor de cofre publico, vai ver que é por isso que lá não existe corrupção. Além de ficarem 24 hr torcendo contra ao povo de Capela, não tem um mínimo de conteúdo produtivo.
      Aguardem pois vocês precisam ter paciência, ainda falta três anos e meio para se fazer algo que não foi feito em oito anos. A algum tempo atras eu estava escutando na Mega Rato, que o nosso mercado municipal seria um mercado shopping, referencia para os outros municípios e um dos melhores do Nordeste, mais uma conversa para boi dormir. Bom mais isso é passado e do passado o Rato não gosta de relembrar pq será? Tem gente que lista um monte de besteira aqui, então pq não fala o que tão de bom fizeram uma obra marcante, algo que marque a belíssima gestão, o Palácio de Sukita, não vale ok.

      Excluir
    3. Pq será que agora só se fala em ir preso??? É um choro sinico de quem roubou muito e sempre imaginou na impunidade, agora se segura. JOAQUIM BARBOSA NELESSSSS... QUERO VER QUANDO O PIRÃO ENGROSSAR DE VEZ. Lugar de ladrão é na cadeia mesmo.

      Excluir
  8. Boa pedida: Correia na sarandaia. Bote o home pra puxar o fole, prefeito!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. Correia faz um show de forró muito bom. Ainda não dancei forró esse ano.

      Excluir
  9. Se tudo ocorrer como eu estou escutando o povo comentar, não tenho duvidas que nossa Sarandaia, vai voltar o que sempre foi, Cultura e Tradição. Autentico Forró, como reza a anos desde de quando foi fundada por nossos saudosos amigos.
    Quanto aos paredoẽs, graças a Deus parece que agora vai ter limite, já não era hora, espero que seja tudo como se comenta por aqui. Estou aguardando para ver e crer.

    ResponderExcluir