quinta-feira, abril 19, 2012

CRIANÇA NÃO TEM PROTEÇÃO NA ESCOLA

A Escola Estadual Coelho e Campos, na cidade de Capela/Se, permitiu que policiais e guarda municipal que arrancasse da sala de aula uma criança com idade de 11 anos, forçado a entrar na viatura policial  sob a alegação de que a mesma havia furtado uma lata de goiabada.
As outras crianças ficaram muito temerosas. A escola não tomou nenhuma providencia, os conselheiros tetelares estavam todos viajando e o caso ficaria abafado se  uma das crianças da sala e que presenciou a cena não tivesse contada à mãe, e esta indignada, levou ao conhecimento da imprensa através da emissora de rádio Ouro Negro, e só a partir daí o conselho tutelar começou a tomar providencias
Precisamos saber qual o atendimento e tratamento psicológico que está sendo dado a esta criança e aos demais coleguinhas da mesma sala. Isso não só ao meu ver, é muito grave para uma criança de 11 anos.
Qual a manifestação do representante do Ministério Público da Comarca de Capela, não só no sentido de punir os infratores, mas de adotar medidas de reparação e atençao psicológica à criança que sofreu tamanha violencia?

21 comentários:

  1. Jó vamos movimentar esse blog, faça uma nova enquete.

    ResponderExcluir
  2. Qual a postura diretora? Lamento muito que esta criança tenha passado por isso e a direção da escola achou melhor pemitir a entrada da policia .
    A familia dessa devia entrar com uma ação conta a a atitude da polícia.

    ResponderExcluir
  3. A policia foi arbitraria, o Conselho Tutelar omisso, a Direção da Escola uma vergonha e o que esperar do Ministério Público? Será que estão todos do mesmo lado? O da impunidade? A
    sociedade civil espera por uma resposta urgente.
    Precisamos acabar com essa pouca vergonha que se instalou nesse municipio. Que Diretora fraca é essa, incapaz de solucionar problemas desta natureza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Conselho Tutelar de acordo com uma conversa que tive com um dos Conselheiros, eles já encaminharam tal situação ao conhecimento do Ministério Público, por isso se faz necessário colega anônimo, que antes de criticar averigue a ação tomada por cada orgão para evitar falar o que não sabe. Não estou defedendo os conselheiros, mas sabemos que eles fazem papel fundamental, sempre tendo uns mais dedicados que outros. Abraços.

      Excluir
    2. Encaminhar a situação para o ministério público é o mais fácil, a ouro negro já fez esse trabalho. Todos nós sabemos que os conselheiro não podem viajar todos de uma só vez, Isso já é uma falha grave. Se está errado tem que ser chamado atenção mesmo, pois quem colocou eles foi o povo.
      Agora depois do ocorrido é melhor cada um ver onde errou.

      Excluir
  4. Lamentável o que ocorreu nesta escola.
    Gostaria de saber se a TAL diretora tem conhecimento das LEIS. Respondo; NAO.
    Mas a policia só entrou na escola com o consentimento da diretora.
    Tantos marginais soltos por aí um garoto de 11 anos é retirado da sala de aula para justificar a subtração de um objeto (justificar o injustificavel antes que me recriminem), mas que isso não é motivo pra causar constrangimento a essa criança na frente dos colegas.
    Concordo com o anonimo acima e a familia entre na justiça para que possa usar o ECA contra os abusadores de pode, inclusive comtra a DIRTORA QUE AGIU SEM PENSAR!

    ResponderExcluir
  5. Essa escola é mesmo uma coisa diferente, toda estranha!! Parece um casulo, pois é muito fechado no seu mundo. Os professores de lá são os mais bem pagos do estado, pois nunca reinvindicam melhorias salarias(vergonha) e parecem trabalhar na escola modelo do Brasil, pois também não reclamam das condições físicas e pedagógicas. A pessoa chega na secretaria e é recebida com cada cara feia. E agora ? Qual será a postura da escola? E os professores será que irão reclamar agora, pelo menos? E a direção já se pronunciou?

    ResponderExcluir
  6. Não acredito que a diretora tenha participado de tal ação acredito sim que foi surpreendida assim como todos pela ação dos policiais, esses sim tem que pagar pelo que fizeram e penso que, inclusive a diretora já deve estar tomando as devidas providencias para que a punição dos policiais e dando assistencia a familia da criança. Duvido que ela vá deixar de cumprir o seu papel que é de denunciar aos orgãos competentes o abuso de autoridade dos policiais porque se assim o fizer também poderá ser processada pelo mesmo abuso de poder.É preciso acabar com a impunidade nessa cidade está demais!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. esta semana estive conversando com um conselheiro tutelar e ele me falou que em virtude da ocorrencia realizada na escola coelho campos,levaram ao conhecimento da promotoria e por isso se faz necessário colega, que vc antes de criticar os meninos do conselho averigue a verdade para nao falar besteira. Tchau.

    ResponderExcluir
  8. Pergunto a você Jó, foi tomar conhecimento da direção da escola o que realmente aconteceu no dia em que os policiais INVADIRAM ARBITRARIAMENTE A ESCOLA? Acho que não, pois as informações postadas nessa matéria está com as informações equivocadas colocando deste modo a opinião pública contra a equipe diretiva que tem desempenhado um papel relevante a comunidade escolar e que é de conhecimento de todos.
    Peço que utilize da imparcialidade, a veracidade dos fatos para poder prestar informações com credibilidade à população. Não se faz notícia de qualidade, sentando na frente de um computador e escrever o que ouviu pelas esquinas. O verdadeiro informante persegue as informações de forma minuciosa a fim de extrair a mais pura verdade, depurá-la e publicá-la .
    Acredito que se você fosse procurar os alunos, professores, a direção as informações seriam outras. Lamento dizer que, acompanho seu blog, mas com esse tipo de informação, passo a duvidar das outras que estão postadas, se são verídicas ou fictícias.
    Robson
    Pai de um ALuno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, meu caro Robson.
      Em minha crença na educação não duvido um segundo dos relevantes papeis que uma unidade escolar desempenha ou se espera que desempenhe, visto que, papel, nesse contexto, signigifica "o que se espera" de uma pessoa ou organização. Essa relevancia é materializada por meio dos profissionais, aos quais rendo honrosas e eternas homenagens, pois sem professor o binômio ensino aprendizagem inexiste.
      Nem por tentação eu poderia ser parcial!
      Diante de uma criança com 11 anos de idade, agredida, submetida a vergonha pública, a injuria perante os colegas, dentro de um ambiente que deveria ser sacratíssimo à sua proteção e ao saber, inclusive de seus direitos e garantias individuais; e do outro lado, 03 adultos com investidura do Estado a intimida-la.
      É inegável que o fato existiu. Da forma que estamos publicando.
      A maior vítima deste epsódio é a criança seguida da unidade escolar.
      Fato semelhante já aconteceu quando um aluno foi aconselhado "intimidado" na secretaria de uma escola(não por professor e nem pela equipe diretiva), e abafou-se o caso.

      Excluir
  9. Quanto aos anônimos acima, percebe-se que eles estão mais informados do que a própria direção da escola. Pois perguntam e já dão as respostas...... Incrível essas raras sapiências capelenses que mal sabem assinar. Gente, que sabe discutir os fatos, assinam, deixam a sua marca, a sua contribuição para melhoria da sociedade, não se escondem feitos covardes. É um besteirol sem proporção. “Minino” vá estudar para aprender assinar o que diz. Quer ser jornalista, vá fazer vestibular e estudar, para ser pelo menos um “Juraci” da Vida.
    Robson
    Pai de um Aluno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vocês querem tirar o foco do ocorrido, quem está sofrendo neste momento são as crianças que tiveram que passar por esse constrangimento.
      E o que aconteceu foi isso mesmo. Os policiais entraram na escola, e se entraram alguém deixou, é fato.
      Onde estavam os conselheiros?

      Está todo mundo errado.
      Se cada profissional tive feito o que realmente o corresponde, não teria chegado a esse ponto.

      Parabéns a mãe de um dos alunos, que denunciou o fato na OURO NEGRO, essa é de coragem. Se não fosse ela nem jó saberia de nada para poder postar.

      O mínimo que se pode fazer agora é que essas crianças tenham a visita de uma psicóloga.

      E o menor infrator tenha acompanhamento junto com seus pais. Tenham certeza que essa criança, com uma boa educação e carinho, apague de sua vida esse ato cometido.

      Se muda o mundo é com amor, carinho e educação.
      Pensem nisso.

      Excluir
  10. Lamento informar que boa parte das postagens publicadas neste blog, tá parecendo mais uma cocha de retalhos que vai sendo alinhavada com os disse-me-disse que vão surgindo nas esquinas de nossa cidade. Ehh!! Isso faz parte também da sociedade complexa do Século XXI. E viva a fofoca. Fofoca é arte!!

    Robson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Robson.
      Percebemos que voce detem as informações completas sobre o episódio em destaque.
      Eu e os demais leitores aguardamos a sua contribuição, encaminhe para este blog a sua informação, a qual publicaremos com prazer no campo de postagens.

      Excluir
  11. Em Capela só falta uma coisa: AS AUTORIDADES DIZEREM QUE O ECA NÃO EXISTE EM CAPELA. Amigos, estamos vendo povoados sem escolas a uns três anos, crianças sem merenda, crianças sem sala de aula, crianças sem acesso ao ensino e por último criança sem proteção. Isso realmente foi demais, aconselho a equipe gestora dessa escola que procurem URGENTE estudar sobre: ECA(Estatuto da Criança e do Adolescente Lei nº8069/1990) LDB (Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional, Lei nº 9394/1996) CF (Cnstituição Federal). Vocês se setirão mais preparados para gerir uma escola. Disse tudo isso por nossas crianças. Parabens Jó pelo blog.

    ResponderExcluir
  12. Que fofoca rapaz, estamos discutindo um assunto tão sério, e você querendo distorcer todo o assunto. Para um pai de um aluno, você está muito interessado em defender a escola.
    Não precisa ser perito para dizer que você com certeza não é pai de aluno coisa nenhuma.

    ResponderExcluir
  13. Em Capela todo mundo se conhece, esse Robson é fake. Diga assim "eu sou Robson, pai do aluno fulano, casado com fulana e moro na rua tal." Esse é algum membro da direção ou ligado aos alogozes do aluno. Pior do que ser anônimo é usar um Fake. Está querendo defender uma coisa que não tem defesa.

    ResponderExcluir
  14. Para o anonimo acima digo seguinte. Não preciso me esconder e nem usar Fake(falsificação) como você fala. O que falo, assino. "Robson".Se você tá tão interessado em saber quem eu sou só é sair e perguntar a todos os alunos o que tem o pai com nome de Robson. Você não tem obrigação de saber quem eu sou a mais do que já me identifiquei, até porque Você também não se identifica. Você deve representar muito bem os anônimos. Adorei. Aliás, quem deve me conhecer bem é minha esposa que dorme comigo todas as noites.
    Não devo satisfação nem a Você e nem a mais ninguém.
    Te dou um conselho! CRESÇA E APAREÇA!! Se Respeite Rapaz, estamos discutindo coisa séria, respeite o espaço. Se não tem o que fazer procure. Vai se ocupar! Adube sua mente pra ver se você colhe alguma coisa útil.
    Se quiser discutir qualquer tema de igual por igual, se identifique que discutiremos, onde você quiser. Tá Lindona!

    Robson

    ResponderExcluir
  15. Boa Noite, Ilustre amigo Jorgival Santos.

    Parabéns por ter criado um blog, meio pelo qual podemos nos manter informados de todos os acontecimentos de relevancia e interesse de todos os cidadões Capelenses.
    Em primeiro lugar houve um erro por parte da Polícia, uma falta de preparo para lidar com essa situação e falta de capacidade dos gestores do Colégio Coelho e Campos, ao deixar a criança ser tratada como um delinquente.
    A criança ao ser tratada de tal forma fica com o psicológico abalado, levando a mesma incerteza de em quem confiar.

    Saudades da Minha terra Capela...

    ResponderExcluir
  16. O que aconteceu foi o despreparo de ambas as partes, da polícia e dos membros da escola. E isso tudo seria abafado, se não fosse por uma das mães dos alunos que fez a denúncia na ouro negro.

    Não quero saber quem é quem aqui nesse espaço.

    Quero apenas discutir o assunto, para que não haja novamente outra falha gravíssima como essa.

    ResponderExcluir